Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O problema de Óliver no Atlético? A média de posse de bola do FC Porto; Santos pede seis meses de suspensão para Neymar; Nibali no Giro, Aru no Tour

Saíram 4 elementos do conjunto de Lopetegui para Madrid este ano, e curiosamente o que está a render mais, não só pelo jogo mas pela maneira convenceu a crítica, é… Casemiro (que ainda esta semana recebeu um grande elogio de Karembeu, que o considerou o 2.º jogador mais importante dos merengues depois de Ronaldo). 

Além de Jackson Martínez também Óliver Torres não está a corresponder às expectativas do Atlético. O médio foi titular em alguns jogos mas o seu rendimento tem ficado muito aquém do que apresentou em Portugal. Na perspectiva do jornal As a explicação prende-se com a posse de bola. O FC Porto na época passada tinha uma média muito superior à que apresenta o Atlético, o que beneficiava o espanhol. Além disso o médio ainda não parece ter percebido que os dois clubes jogam de maneira diferente o que obriga a ter outro papel em campo.

As partes (jogador e Barça) inicialmente comunicaram que o negócio tinha sido feito por 57 ME, mas uma investigação, que até levou à demissão de Sandro Rosell, revelou que o negócio superou os 85 milhões –  O Santos pediu à FIFA para sancionar o avançado Neymar com seis meses de suspensão, por considerar que o jogador atuou de “má-fé” durante a transferência para o FC Barcelona. O clube brasileiro “só” recebeu 17.1 ME pelo negócio, quando devia ter arrecadado uma percentagem dos 85 Milhões de euros.

Boa politica (o “Tubarão” parece ter sido despromovido, mas assim até tem mais hipóteses de aumentar o currículo)? – Alexandr Vinokourov, director da Astana, revelou à Gazetta dello Sport que Vincenzo Nibali, vencedor da Volta a França em 2014, vai fazer o Giro’2016 enquanto que Fabio Aru, que conquistou a última Vuelta, irá competir no Tour. Vinokourov adiantou que há a hipótese de Nibali fazer as duas provas, mas a estar na Volta a França só com o objectivo de preparar os Jogos Olímpicos. 

0 Comentários

  • de Carvalho
    Posted Outubro 16, 2015 at 11:18 am

    Sem por em causa a qualidade de IMBULA acho que o porto geriu mal a dossier OLIVER pois toda a quantia paga pelo primeiro conseguia ficar com o segundo bem mais barato e ja tinha o jogador que precisava e adaptado ao futebol portugues

  • Miguel Bitton
    Posted Outubro 16, 2015 at 11:05 am

    Não concordo, mas a verdade é que temos de esperar para saber se o contra-relógio (ou os) serão longos ou não. Abraço

  • Đjλиgo К¡иg
    Posted Outubro 16, 2015 at 10:49 am

    Oliver nao Jogou nada demais no porto e continua o jogador normal e nao vi grande epoca dela ao passo que nem fez 5 assistencias e apenas marcou 6 golos mas nada mais queo normal , ele se limita apenas a rodopiar e fazer passes atrasados, tem boa tecnica mas pouca visao de jogo

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 16, 2015 at 9:05 am

    Parece-me óbvio que o estilo de jogo do Atlético não favorece minimamente as características do Oliver.

    Oliver é um jogador de bola no pé, é um pensador, depois a jogar na ala ainda mais dificuldades tem.

    O futebol de transicções do Simeone é para jogadores rápidos e agressivos e não para jogadores que gostam de pautar o jogo.

    • Rabensandratana I
      Posted Outubro 16, 2015 at 9:51 am

      Tenho exactamente a tua opinião!, Rodolfo!!

      Sistemas distintos e funções completamente diferentes, claro que o Óliver se enquadrava mais num sistema como o FCPORTO tem jogado desde que o basco tomou conta do clube e a meu ver bem.

      P.S.- Solução plausível enviem o Óliver de volta para o Porto mas desta vez sem retorno.

  • Rúben Gomes
    Posted Outubro 16, 2015 at 8:28 am

    Concordo. Alem disso esta na capacidade fisica que o jogo do Atletico exige. Arda Turan defendia, pressionava, recuperava e ainda era decisivo no ataque, não só devido a sua tremenda qualidade tecnica, como tambem ao seu poder fisico. Oliver é um trinca espinhas, nunca encaixará neste estilo de jogo.

    O problema de Jackson é ter que atuar num sistema onde não é ele a ser alimentado, trm de vir varias vezes buscar jogo e dar profundidade à equipa. Não esta habituado a isso. Se o Jonas não rende sozinho na frente. Jackson não rende num sistema de dois avançados… por enquanto.

  • KG
    Posted Outubro 16, 2015 at 8:17 am

    Sinceramente, sendo adepto do Porto e tendo oportunidade de acompanhar todos os jogos do Óliver de dragão ao peito este é um desenvolvimento que eu previa há já algum tempo, desde logo porque na pré-época Simeone anunciava a intenção de jogar com Óliver num dos flancos, sendo na perspetiva dele o substituto de Arda Turan num sistema de 4-4-2, relembro que neste sistema Óliver terá sempre de jogar numa das alas e é sem duvida no centro onde ele se sente mais confortável, mais precisamente no vértice mais ofensivo do triangulo do meio campo num 4-3-3, ora no sistema do Atlético essa posição não existe e deste modo Simeone terá obrigatoriamente de jogar numa das alas, isto para mim, é o principal problema, e não estou a ver Simeone a mudar o sistema de jogo para que Óliver se sinta mais confortável . Para além disto outro fator essencial é a filosofia de transições rápidas do Atlético ao contrário do FCP em que estas são uma raridade e onde priveligia a posse e o ataque em bloco sempre com vários apoios, ora isto favorecia muito Óliver pois este é um jogador que precisa de ter bola, e sem esta não é metade do jogador . Com isto, afirmo que Óliver é um craque, o que mais prazer me dava ver na época passada, um jogador que apesar de ter sempre "fome" de bola, quando não a tem, não perde a entrega ao jogo e a raça que o distingue de Quintero por exemplo, tem criatividade, inteligencia, qualidade de passe, visão de jogo e um enorme talento, tudo o que um médio ofensivo precisa . É sem duvida um grande jogador mas que neste sistema do Atlético é, ainda como um peixe fora de água, no entanto relembro que este tem apenas 20 anos !!!! Portanto muita mas, muita margem de progressão e Simeone pode fazer dele um jogador à sua medida mas é sem duvida mais talhado para jogar noutro sistema. No que me diz respeito, desejo-lhe o melhor mas não escondo a enorme vontade de voltar a contar com este muido maravilha na coqueluche do Porto, acrescento que não tenho a minima duvida que estamos a falar do futuro 10 da seleção espanhola é um jogador que aspira a figurar como um dos melhores do mundo e ainda vai maravilhar muito adeptos de Futebol .

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 16, 2015 at 3:17 am

    Já tenho dito aqui que o maior mérito de Lopetegui no Porto, é até ao momento a evolução de Casemiro… fundamental na carreira do brasileiro e isso está a refletir-se. Quem viu o Casemiro nos primeiros jogos pelo Porto e o dos últimos jogos, não diria que é o mesmo jogador.

    Em relação a Oliver e Jackson, surpreende-me acima de tudo, o "falhanço" do colombiano, pelas qualidades que tem, esperava que nesta altura já fosse indiscutível e o goleador da equipa. Quanto ao Oliver, apesar da enorme qualidade, já esperava que sofresse numa equipa que está moldada à imagem de Simeone e onde tem à sua frente um núcleo duro de jogadores para o meio campo que se enquadram mais naquilo que Simeone pretende.

  • PedroJCMorais
    Posted Outubro 16, 2015 at 12:30 am

    o problema do Oliver é o mesmo do que o Jackson… estilo e sistema de jogo completamente diferente de um clube para o outro, o que implica maior período de adaptação

  • Anónimo
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:33 pm

    Óliver é daqueles médios que não me enche nada as medidas. É um jogador com qualidades sem dúvida mas não tem criatividade suficiente para jogar na posição de médio mais ofensivo, e que cumpre bem as suas funções mas parece-me manifestamente curto para um equipa com ambições como o Atlético.

    No Porto de facto encontrou espaço para jogar mas no Atlético está muito longe de ser um jogador como Arda Turan, que fazia a ligação do meio campo com o ataque de forma brilhante, ou até mesmo do Koke.
    Numa posição mais recuada também não parece que tenha disponibilidade física para ocupar uma posição no duplo pivô do Tiago-Gabri.

    Concluindo, não acho que tenha sido uma boa aposta dos colchoneros e não espero uma carreira tão auspiciosa como muito falam que este miúdo vai ter.

    Espero estar enganado porque parece um excelente profissional que representou bem a camisola dos Dragões.

    Ass. Carlos

    • dd
      Posted Outubro 16, 2015 at 10:36 am

      De acordo, nunca vi nada assim tão de especial do Oliver! O Porto ficou a ganhar com o André André e se colocarem o Coronas no meio… não sei não.

  • Judge Dredd
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:18 pm

    A questão tem a ver com as caracteristicas do jogador.Obviamente que o Oliver jogando no centro do jogo numa equipa que prefere ter a bola(FCP) vai se destacar mais do que numa equipa de contra ataque/transições rapidas ainda por cima jogando numa das faixas(zona do terreno para a qual não tem a minima apetencia).

    • Joao Goncalves
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:39 pm

      E ainda relembro, Judge Dredd. que sempre que Oliver jogou na ala no Porto, não tinha o mesmo rendimento do que a jogar como interior.

      Cumpria e era esforçado a defender, mas a qualidade de visão de jogo e a creatividade, eram severamente afetadas.

  • Francisco A.
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:15 pm

    Apesar das várias saídas, tais, não podem servir de justificação para nada, no final da época.
    O AA está a ter um rendimento muito superior ao esperado ( uma coisa é jogar bem num clube médio e outra num grande).
    O Rúben não tem a agressividade do Casimiro mas de resto é superior em tudo.
    O Aboubakar nestes últimos jogos não tem tido um rendimento constante, mas, há que ter a noção do desgaste provocado pelo início de época.
    O Imbula é melhor que o Herrera.
    O Corona dá 20-0 em quase tudo ao Quaresma, exepto no número de fintas inconsequentes.
    O Maxi está taco-a-taco com Danilo.
    Layun cumpre.
    E temos Casillas que em Kiev ficou mal na foto mas ajudou a ganhar o clássico.

    Logo, Lopetegui, só tens uma solução. Ganhar o Campetonato, no mínimo!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 16, 2015 at 7:27 am

      O Maxi é esforçado, experiente, um bom lateral… mas taco a taco com o Danilo? Longe.

      Mas subscrevo totalmente a tua última frase..

    • jagga0ruba
      Posted Outubro 16, 2015 at 6:22 am

      Gabriel, qual dos Danilos? (piada…)

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2015 at 3:32 am

      Sou do Benfica, mas dizer que o Danilo é MT superior ao maxi não faz sentido. Se me dessem a escolher, claro q escolhia Danilo, ainda pode evoluir MT e é mais novo. Agr exclusivamente para o tufão, o maxi é melhor. Basta comparar as exibições do maxi ate agr para o campeonato com as do Danilo o ano passado.

      Luis

    • Invictus
      Posted Outubro 16, 2015 at 2:32 am

      O Maxi fez esquecer o P.Santos…
      Aboubakar "o monstro" superior a J.Martinez
      Imbula craque de miudo, outro "monstro" dentro de campo..
      Corona 4 jogos 4 golos(ñ se podia pedir mais..)

      De resto ninguem fez esquecer os classe mundial Danilo e A.Sandro..

      Obviamente Lopetegui tem que ser campeão, ate para poder assinar por mais 3 ou 4 epocas..

    • Gabriel Esteves
      Posted Outubro 16, 2015 at 12:03 am

      Dizer que o Danilo está taco a taco com o Danilo é, no mínimo, exagerado. Danilo muito superior!

    • Francisco A.
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:32 pm

      *Campeonato

  • José G.
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:13 pm

    Muito Bom para o Aru! veremos como será ele no tour sem o landa, e pelo que foi dito, se o nibali for não o ajudará muito (se é para preparar os JO provavelmente abandonará aprova a meio).
    Contudo fico triste pelo nibali, aquelas descidas fantásticas e o espetáculo que dá no pavé não vão acontecer.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2015 at 2:57 pm

      Para já o Quintana está bem à frente do Aru e são da mesma idade mas já se sabe que alguns desportistas atingem o nível máximo mais cedo outros mais tarde. O italiano tem mais físico de rodador do que o Nairo que nunca será forte no plano seja qual for a equipa em que esteja.
      Tanto o Porte como o TVG têm de lutar por uma grande volta antes de serem favoritos. Na luta futura acrescento o Landa e o Pinot que como escaladores penso que não vão dever nada a ninguém.
      Gostava que o Nibali tivesse o Tour como objectivo, acho que não devia desistir da ronda francesa por causa de um mau ano, além disso não o vi inferior ao Froome nos Alpes.

      Saganas

    • Rafael Vicente
      Posted Outubro 16, 2015 at 11:14 am

      Concordo em tudo Rui. E relevo, MUITA atenção à Cannondale-Garmin, que foi quanto a mim a equipa que melhor contratou (a par da Sky talvez, mas estes estão noutro nível em tudo, quanto mais financeiro)!

    • Rui Magalhaes
      Posted Outubro 16, 2015 at 10:16 am

      José G. enquanto Quintana resolver ir ao Tour mesmo com contra-relógio ou não, neste momento Quintana ganharia facilmente (obvio excluído os percalços que o Tour tem sempre). Para além disso disseste que o Aru poderá melhor o contra-relógio também não acredito pois Quintana está numa equipa que tem trabalhado melhor os contra-relógios e ele tem evoluído muito. Portanto só num ano de percalços o Aru vencerá o Tour, para além disso a qualquer momento aparecerá um novo Froome ou Contador para lutar contra Quintana. Ah, e se houver um Tour com o CR que haverá para o ano no Giro, o favorito passará a ser o Tejay, forte no CR e defende-se bem na montanha e a BMC está a trabalhar no sentido de defender Tejay e Porte na montanha. Para mim a BMC será a surpresa na montanha a par da Cannondale-Garmin.

    • José G.
      Posted Outubro 16, 2015 at 8:44 am

      O aru é novo acredito que ganhe no futuro . basicamente ele tem de se tornar bem melhor que o quintana no contra relogio e irá ganhar o tour mais ano menos ano

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2015 at 12:40 am

      Para o Aru o pódio já seria muito ambicioso.

      Saganas

    • Rafael Vicente
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:21 pm

      O Aru ao momento não tem hipótese nenhuma de vencer o Tour, se nem o Nibali conseguiu este ano, quanto mais o Aru contra Froome, Contador e Quintana. Aliás eu duvido que ele alguma vez consiga vencer um Tour (apesar de gostar muito dele e do estilo de correr dele).

  • André L.
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:12 pm

    O meio campo do Porto é tão povoado e tem tanta posse de bola que todos os médios parece que fazem sempre um bom jogo. Parece que nunca joga mal! Não sobressaem, mas cumprem. No Atletico a posse de bola não é tão alta, logo, com menos tempo com a bola em sua posse, Oliver não consegue ter tempo para ler o jogo, distribuir calmamente como fazia o ano passado. Até porque o Atletico é uma equipa que joga pressão alta constante, para que quando ganham a bola, apostarem logo em transições rápidas.

  • Nuno
    Posted Outubro 15, 2015 at 11:04 pm

    Se ele não percebeu que os dois clubes jogam de maneira diferente então jamais poderá (nem nunca pode porque não tem qualidade para tal) substituir Xavi no Barcelona como aqui alguns apregoavam.

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 16, 2015 at 11:12 am

      Sim, eu sei que não foste tu a afirmar isso.

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2015 at 11:08 am

      Ruben, por isso mesmo eu fiz este comentário! Porque ele jamais poderia ser o substituto de Xavi!!

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 16, 2015 at 10:45 am

      Mas não é. Porque haveria de ser ? Por ter qualidade no passe, por jogar melhor em posse de bola ? Por ter boa visão de jogo ?

      Quando leio estes comentarios começo a pensar se o Xavi era médio ofensivo. É que jurava que era o médio mais recuado aseguir ao Busquets. Julgo também que para jogar nessa posição é preciso muito mais do que qualidade de passe, como por exemplo o seu posicionamento, o timing de corte, a forma como pressionava, recuperava de forma "limpa", a temporização, a forma como circulava a bola numa posição muitas vezes recuado do campo e ainda forma "silenciosa" como fechava os espaços.

      Quando pensamos em Xavi o que vem logo à cabeça é a sua visão de jogo e a sua qualidade de passe, mas ele tinha muito mais que isso. Podemos pensar que defender é fazer carrinhos como um louco, puxar as camisolas, fazer faltas grosseiras e entradas assassinas, mas ele era um excelente complemento de Busquets.

      Agora pergunto vos: Onde é que Oliver pode ser o substituto de Xavi?

      Repito: Quanto muito o substituto de Iniesta. E, para ai, prefiro o Coutinho.

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2015 at 10:20 am

      Ruben eu disse Xavi porque no outro dia falavam que ele era o substituto ideal do Xavi no Barça.

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 16, 2015 at 9:52 am

      Mas porque raio ele seria o substituto de Xavi? No maximo é o substituto de Iniesta. Jogar na posição de Xavi implicava muito mais que qualidade de passe e visão de jogo.

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2015 at 9:35 am

      Eu sei que ele não é um jogador de transições. Eu nem discuto isso. A minha ideia foi transmitir que se ele não é inteligente( eu acho que ele é mas não saber que oa estilos mudaram) não pode ser o substituto de Xavi no Barça. So isso. Para mim ele é um grande jogador.

    • José Silva
      Posted Outubro 16, 2015 at 8:17 am

      Nuno, penso que é óbvio que o Oliver sabe melhor que ninguém que os estilos são diferentes, a questão é que as suas melhores qualidades não encaixam no estilo de jogo do Atlético porque não é um jogador de transições e acho que por muito que treine ou se tente adaptar não conseguirá render neste modelo porque pura e simplesmente não tem características para tal.

    • I.C.E.
      Posted Outubro 16, 2015 at 7:47 am

      Nuno,

      O que Simeone pede a Óliver é algo que ele nunca teve de fazer na sua carreira sénior. Além disso, o estilo de jogo não o beneficia.

      Se ele encaixa no Barcelona e na sua filosofia? Encaixa perfeitamente, não digo que consiga ter a quantidade enorme de títulos que Xavi consegui, mas atrevo-me a dizer que em tudo o resto pode chegar ao seu nível.

    • Rafa
      Posted Outubro 16, 2015 at 12:03 am

      Duvido que o Xavi triunfasse num modelo que o obrigasse a jogar na linha e a partir para cima dos adversários. Porque não era isso que o Xavi tinha de bom… E a jogar neste modelo ainda acho que fazia menos que o Oliver por muita inteligência que tenha como jogador..

    • Nuno
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:44 pm

      Mas eu não fiz referencia a qualidade do Oliver porque para mim tem muita. O que eu quis dizer foi que se ele nao percebe que os estilos sao diferentes jamais poderia ser o substituto de Xavi. Porque? Porque a maior valia do Xavi era a inteligência. Se ele nao percebe que mudou, inteligente não pode ser (embora eu acho que ele seja). Foi só isso. Claro que o Oliver é craque. Não ha duvida. E eu acredito que ele seja inteligente.

    • Daniel Soares
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:23 pm

      Lógica da batata. Como se o Xavi a jogar na ala no esquema do atlético teria sido o jogador que foi.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:22 pm

      Nuno, mas, há sequer uma relação com o que estás a dizer?

      Quantos craques já vimos a flopar, não por falta de qualidade mas por dificuldade de adaptação?
      Kaka no Real, Torres no Chelsea, Shevchenko no Chelsea, Falcão UTD e Chelsea, Di Maria UTD etc etc

      O Xavi encaixava num modelo de posse, tal como, o Óliver. Não quero com isto dizer têm a mesma qualidade, mas, exibem o seu melhor futebol em posse-de-bola. Do que tenho visto, e não vi muito do Atlético este ano, o Óliver tem sido encostado à linha,

    • André L.
      Posted Outubro 15, 2015 at 11:15 pm

      A forma de jogar do Barcelona não tem nada a ver com a forma de jogar do Atletico. Assim como a do Benfica não tem nada a ver como a do Porto. No Barcelona até penso que o Oliver se integraria melhor no estilo de jogo. Há mais posse, mais tempo para pensar nas jogadas, etc. Não jogam em transição, como o Atletico o faz.

Deixa um comentário