Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que é necessário para contrariar o domínio de Sebastian Vettel e da Red Bull?

Aos 26 anos, o miúdo franzino nascido do lado oeste do Muro de Berlim, tem tudo para se tornar o piloto da F1 mais titulado de sempre, suplantando o lendário Michael Schumacher, a todos os níveis. Com 4 títulos de campeão mundial de F1, já poucos acreditam que a hegemonia de Vettel pode ser quebrada. Mas 2014, reune uma panóplia de factores que podem alterar o rumo deste conto de fadas.
Em Setembro, a Ferrari anunciou a contratação do Iceman, Kimi Raikkonen. O campeão mundial de 2007 parece ser o homem certo para comandar os destinos da Ferrari, mas, já lá está Fernando Alonso. Justamente em 2007, Hamilton e Alonso, ambos pilotos da Mclaren, assinaram um dos capítulos mais tristes da F1. Entre o fogo cruzado de duas criancinhas, quem aproveitou foi Raikkonen que se sagrou campeão sem que nada o fizesse prever, às mãos de um Ferrari. É exatamente este tipo de milagres que a Ferrari espera que aconteça na próxima época para quebrar o domínio da marca austríaca de bebidas energéticas. Do outro lado da barricada estará a Mercedes. Em 2013, a marca de Stuttgart tem-se exibido a um nível bastante bom, nomeadamente ao nível de qualificações, assegurando desde já, quando ainda faltam 3 GP’s para terminar a temporada, o segundo lugar no Mundial de Construtores. Apenas a má sorte e alguma irregularidade dos pilotos, não permitiram voos mais altos. Hamilton com 5 pole-positions e uma vitória, foi um dos destaques desta temporada, tendo sido bem escudado pelo talentoso Nico Rosberg, filho do mítico Keke Rosberg, que já amealhou duas vitórias em 2013, além de 3 pole positions. Em 2014, a Mercedes AMG tem tudo para voltar ao topo da hierarquia mundial, quer ao nível de construtores quer ao nível individual. Um inglês e um alemão parecem ser a dupla perfeita para devolver a hegemonia à marca fundada por Karl Benz. 2014 marcará também o início de uma nova era na Fórmula 1. Surgirá na próxima temporada um novo tipo de motorização, V6 turbo-alimentado de 1.6 litros que substitui os actuais V8, além de que será incorporado um novo sistema de recuperação de energia. Daqui em diante, todas as marcas partem em pé de igualdade. Por fim, na próxima temporada serão incorporados 4 novos Grande Prémio. O regresso do Grande Prémio do México e da Austría, bem como o primeiro Grande Prémio na Terra dos Czares e a estreia do circuito americano de New Jersey.
Ou seja, 2014 inclui todos os ingredientes para colar os fanáticos da Fórmula 1, quer pelo jogo de bastidores que certamente haverá entre um finlandês e um espanhol, quer pelas novidades que surgirão e prometem desafiar o actual campeão mundial Sebastian Vettel e a sua companheira de crime perfeita, a Red Bull. Mas sempre sob o olhar atento de um inglês à procura do seu segundo ceptro mundial.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Francisco Silva

27 Comentários

  • Tomas Tudela
    Posted Novembro 1, 2013 at 11:35 pm

    Não acho nada que haja todos os ingredientes para colar os adeptos da F1 na próxima época. A Redbull é muito melhor que a Mercedes e Ferrari e não tem nada que ver com o condutor, mas sim com o carro. Não tenho expectativas de ver uma grande mudança na próxima época. Como o autor bem disse a meio do texto, é um milagre o que a Ferrari espera para ganhar na próxima época. O que é preciso é um carro Ferrari ou Mercedes que seja tão bom como o da Redbull. Claramente o que se tem passado nas últimas épocas é a superioridade mecânica da Redbull face às outras construtoras, e esta é a opinião assente da maior parte das pessoas envolvidas na indústria. As próprias equipas da Ferrari e Mercedes já admitiram a superioridade dos carros da Redbull, e nos últimos anos tem-se assistido a uma menor importância da intervenção humana em face dos desenvolvimentos tecnológicos dos carros. A substituição do Massa pelo Raikkonen é muito boa, mas não é isso que vai influenciar o campeonato. São os carros.

  • ZH
    Posted Outubro 31, 2013 at 10:29 pm

    Espero que um mundial de 2014 ao nivel de 2012, pois vejo que tudo pode mesmo acontecer.

    A questão dos motores vai ser importante. A Ferrari nunca teve motores do outro mundo, a Renault já não tem o investimento que tinha quando desenvolveu o actual motor (2008). Quem esta a apostar forte é a Mercedes, que já tem o melhor motor, visto que a Honda só chega em 2015. Isto pode ser muito bom para tirar a Williams e a McLaren do fosse em que estão.

    Depois vem as pequenas alteracoes aerodinamicas, em que certamente a Red Bull estará sempre a frente. Lá pra 2015 quando o Prodromou sair e o Newey começar a pensar em ir pescar a coisa equilibra.

    A variavel mais importante provavelmente serao novamente os pneus, em que ai creio que dependera da sorte, pois com a ausencia de testes nem a pirelli sabe bem o que vai fazer.

  • Miguel Antunes
    Posted Outubro 31, 2013 at 10:13 pm

    Vettel é o melhor do Mundo a par do Kimi, e para o ano o mito Alonso vai morrer de vez, porque vai levar uma coça enorme do Kimi, e como vão ter os 2 o mesmo carro, os cegos pelo Alonso já não vão ter desculpa nenhuma para dar, quanto a incapacidade do Espanhol

    • ZH
      Posted Novembro 1, 2013 at 6:14 pm

      Eu também não disse que em 2007 a Mclaren não tinha o melhor carro, Mas foi um ano em se passaram coisas muito estranhas. Apenas te relembro o que aconteceu na Hungria.
      E já que estamos a comparar, será este Lotus, quer de 2012, quer de 2013, pior que os Ferraris?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 31, 2013 at 10:50 pm

      Em 2008 e 2009 se te recordares ele andava com a cabeça em todo o lado menos na Fórmula 1, não levou a F1 a sério…e por falares em 2007 secalhar não te recordas mas o Alonso até tinha o melhor carro, e foi o Kimi que conseguiu vencer o campeonato…mas pronto é a tua opinião, a minha e diferente, para o ano vai ser o tira teimas, os 2 na mesma equipa e com o mesmo carro, vamos ver quem tem razão, se eu ou se tu

    • ZH
      Posted Outubro 31, 2013 at 10:37 pm

      Discordo completamente do que disseste. Que o Kimi é um piloto extraordinario, é, e que ate gosto bastnate, mas daí a ser melhor que o Alonso… O Alonso já provou muito mais, o unico companheiro de equipa que lhe deu luta foi o Hamilton em 2007, num ano em que a McLaren estava a salganhada que todos sabemos. Mesmo assim vai a luta pelo titulo ate a ultima corrida, onde ate era favorito. O que fez na Renault em 2005 e 2006 foi extraordinario. Ganhou corridas em 2008 e 2009 com um renault de meio do pelotao. Depois há o campeonato que fez o ano passado…

      O Kimi começou bem, mas na Mclaren já estava a ser batido pelo Montoya, vejam lá. Em 2007 foi campeão um bocado por acaso, e a prova é que em 2008 e 2009 acabou por ser copiosamente batido pelo Massa…

  • Filopez
    Posted Outubro 31, 2013 at 8:04 pm

    O Vettel é só um dos melhores pitotos da historia da F1 por isso isto nao é só Red Bull e Newey, basta olhar para os percurso todo dele (nas equipas por onde passou e pelos resultados conseguidos) que facilmente percebem que ele é um craque e que a historia do Alonso ser o melhor piloto é uma fantochada (alias o Kimi tem sido claramente superior ao espanhol e tivermos em atençao que um anda de ferrari e outro de Lotus…).

    Acho que a F1 devia fazer regressar como ja alguem disse aqui os abastecimentos, a Ferrari em taticas dava sempre uma coça a toda a gente.

    Para o ano prevejo uma melhoria da Mercedes e acho que podem ser os únicos a impedir o penta do Seb (veremos o que faz o novo Australiano da RB). Na Ferrari vai acabar tudo à batatada, principalmente se o Alonso começar pior que o Kimi. Da McLaren nao espero muito, espero o mesmo de este ano (uma desgraça) e da Lotus acho que vao ser uma caixinha de surpresa.

    • VESB
      Posted Outubro 31, 2013 at 9:07 pm

      Sim os já famosos "Sunday Miracles" do Alonso não provam nada. Aliado ao facto de ser, de longe, o melhor piloto no momento do arranque. É pena a Ferrari ter sido, nestes últimos anos, bastante fraca em qualificação.

  • Anónimo
    Posted Outubro 31, 2013 at 7:58 pm

    Quem acreditar que se ganha um tetra (com 26 anos!!!) só porque se tem um carro melhor também deve acreditar no Pai Natal. Obviamente que o Vettel é um piloto excepcional e que se distingue de todos os demais. Nas corridas em que não tem problemas nenhuns, chega à primeira paragem com distância suficiente para ainda sair em primeiro ; as corridas acabam com os engenheiros a dizer-lhe para ir mais devagar ("don't go bananas"…). Quem acredita que isto é só porque o carro é melhor, enfim… E se fosse o caso, já agora porque é que o Webber não faz algo parecido (já nem digo o mesmo, só parecido)?

    Odeio o Vettel, da mesma maneira que odiava o Shummacer, mas há que reconhecer mérito onde ele existe, e aqui é claramente o caso.

    Para o ano tudo vai depender dos motores, pelo menos a primeira metade da época. Nas performances não haverá grandes diferenças, mas na fiabilidade serão muitas, porque tirar 800 cavalos de um motor 1.6 turbo, não é pêra doce. E espero que isso sirva para pelo menos dar mais algum interesse à temporada, porque realmente ver estas corridas em que o 1.º está entregue e o interesse é só ver as lutas nos lugares atrás… é uma questão de tempo até toda a gente começar a perder o interesse pela Fórmula 1.

    Tomás

  • macf
    Posted Outubro 31, 2013 at 7:53 pm

    o que é preciso é FELIX DA COSTA

  • Santos
    Posted Outubro 31, 2013 at 7:41 pm

    Raikkonen para mim é melhor que Alonso, e espero que o prove na pista (ou o deixem). Quase que adivinhava que irá ser mais uma rivalidade dentro de mesma equipa como já houve N vezes noutros anos… Raikkonen não vai "abrir a perna" a Alonso como outros fizeram, aqui são dois pilotos que lutam pelo 1º lugar seja ou não da equipa.

    RB irá ser sempre a favorita, mesmo com as mudanças, até porque eles foram sempre os melhores quando uma nova tecnologia podia ser usada. Vettel com a sua condução agressiva principalmente no seco é quase sempre vitoria certa, mas agora com outro piloto na equipa pode deixar de haver "tampão" para aqueles passeios de outros anos…
    Mercedes acho que terá a sua hipótese, principalmente se Hamilton estiver a bom nível, é o melhor piloto na chuva da grelha.

    • Santos
      Posted Outubro 31, 2013 at 11:54 pm

      "Quem precisa do KERS quando se vai 20s à frente"… não era o pior, talvez o menos eficaz acredito (na recuperação), em tudo o resto era bastante idêntico, até porque todos tinham de dar a mesma potencia extra quando usados.
      Surpreende-me é como sendo dos piores, conseguiam arrancar tão bem na grelha :)

    • André
      Posted Outubro 31, 2013 at 11:02 pm

      A Red Bull não é a melhor equipa quando há novidades. Prova disse é que é provavelmente a equipa com uma das piores unidade de KERS do pelotão. Aliás a grande maioria dos abandonos por razões técnicas dos carros da Red Bull tem tido na sua origem problemas eléctricos. Isto tudo para dizer que a potência do KERS vai duplicar, ou acertam na nova unidade, ou vão ter problemas sérios porque sem potência ter a melhor aerodinâmica não basta…

      É importante tentar perceber como a RBR vai gerir a saída do seu Chief Aero Engineer para a McLaren…

      Raikkonen ainda no último GP quando estava sem ritmo nenhum ia estragando a corrida do seu colega de equipa, quando este o ia passar… para Alonso não vai ser diferente ;)

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 31, 2013 at 10:14 pm

      Santos, aqui estou plenamente de acordo contigo

    • Pedro Froes
      Posted Outubro 31, 2013 at 8:47 pm

      Acrescente-se isto ao comentário em que disse que estava 100% de acordo e não preciso de dizer mais nada!

  • Guilherme Taveira
    Posted Outubro 31, 2013 at 7:05 pm

    excelente post. Vai ser dificil de facto fazer a gestão dos egos…
    espero que o Button consiga ser o intruso desta vez

  • Euclides!
    Posted Outubro 31, 2013 at 7:03 pm

    tinha que o Adrian Newey deixar de projectar os carros da Redbull

    Vettel é um grande piloto, mas estou seguro que sem toda a superioridade que o carro lhe proporciona
    a Formula 1 seria mais equilibrada, neste momento existe mais diferença entre Redbull e as outras melhores equipas, do que entre as outras melhores equipas entre si, Lotus, Ferrari, Mercedes e mesmo a macclaren a tentar recuperar…

    a formula 1 perdeu muita espectacularidade em termos tácticos com abolição dos abastecimentos de combustível durante a prova, hoje em dia ganham os carros que forem melhores Ponto, porque o carro que for mais eficiente consegue não só ser mais rápido, como poupar nos pneus, já não existe aquela coisa de os carros menos competitivos poderem jogar com as paragens longas ou curtas para terem os carros mais leves e com isso aumentarem o seu desempenho…

    a formula 1 precisa de voltar as qualificações como antigamente, 1 hora de cessão com 12 voltas possíveis, 3 jogos de pneus e permitir abastecimentos, porque esta treta como é agora esta a fazer muito publico perder o interesse, mas talvez seja preciso Ecclestone ir ver corridas do Gil Vileneuve com o Senna no além antes de tal acontecer…

  • Anónimo
    Posted Outubro 31, 2013 at 6:59 pm

    A minha opinião é simples:
    Sim o Vettel é um bom piloto, mas o Alonso é de longe o melhor do pelotão. Aliás se Alonso ou Hamilton tivessem um RB seriam facilmente campeões também.
    Posto isto, quem gosta deste desporto sabe sempre que o carro é muito muito importante. Todos sabemos que o Schumacher é um excelente piloto, mas o excelente ferrari que teve foi uma ajuda gigante para os feitos que atingiu.

    Para mim 2014 vai resumir-se aos propulsores! Acredito que vão existir diferenças significativas (não só performance mas também fiabilidade) entre os 3 propulsores dos 3 fabricantes (Renault, Mercedes e Ferrari) e que isso vai determinar pelo menos a primeira parte da época.

    Portanto penso que o título será entre RB, Mercedes ou Ferrari, caindo para a que apresentar o melhor propulsor.

    Em relação a pilotos, Vettel para a RB, Hamilton para a Mercedes e Alonso para a Ferrari. Penso que o Iceman a única coisa que vai retirar da proxima época é o salário, pois penso que será batido pelo Alonso na maioria das corridas. O Ricciardo não vai ter andamento para o Vettel e penso também que o Hamilton é superior ao alemão Rosberg.

    BU2T3R

    • Filopez
      Posted Novembro 1, 2013 at 2:13 am

      Hugo,

      Eu disse na teoria…obviamente ha afinações que sao da responsabilidade do piloto e tambem é verdade que o Webber é mais prejudicado mas o Webber nem consegue fazer nada parecido com o Seb por isso nao pode ser só o carro.

    • Santos
      Posted Outubro 31, 2013 at 11:46 pm

      Da mesma forma que a McLaren foi acusada de espionagem quando na verdade andava a tentar provar que a Ferrari de Schumacher tinha mecanismos ilegais no carro para distribuição do peso, que ajudava nas travagens e acelerações.
      O Williams de Senna, no ano anterior onde Prost ganhou tinha dispositivos electrónicos de controlo, quando Senna entrou mudaram as regras…

      Eu sei que sou "o da teoria da conspiração" mas a verdade é que nesse tempo aqueles senhores faziam tudo para que Senna não ganhasse.

    • Euclides!
      Posted Outubro 31, 2013 at 11:20 pm

      Essa conversa do Schumacher ter ganho na Benetton por ter controlo de tracção é um dos mitos mais absurdos que existe, os carros eram escrutinados de alto a baixo, inclusivamente o combustível era analisado em todas as corridas, qualquer tipo de anomalia no peso na estrutura do carro era detectada pelos comissários e engenheiros da FIA…

      Admitia era isso sim, se alguém dissesse que Schumacher beneficiava de avanças tecnológicos no desenvolvimento do carro ao longo da temporada, isto é: a equipa quando tinha algum novo modelo de asa ou versão do motor, o primeiro a beneficiar de tal avanço era normalmente o principal piloto, mas isto acontece mais em equipas onde não há muito dinheiro, por acaso a Benetton em que Schumacher ganhou estava longe de ser a equipa que mais gastava na altura, no dias de hoje seria uma "Lotus" , ganhar na Benetton naquela altura era um feito brutal, principalmente se pensarmos isto, os Motores da Benetton eram no primeiro ano um Ford V8, e os Williams corriam com Renault V10, os Ford tinham menos potência e não eram tão rapidos embora fossem extremamente fiáveis, só que o Benetton tinha um design revolucionário em termos de aero-dinamica, para quem se lembra, o Benetton ford foi o primeiro carro a usar o "nariz" elevado relativamente a asa dianteira… todos os outros carros tinham o frente curvada e colada a asa…

      no ano seguinte quando a Benetton teve direito a motores Renault, embora não fosse com a mesma prioridade que a williams, ganhou ainda com mais facilidade o mundial de pilotos porque de facto o Schumacher era superior ao Damon Hill, que só depois de ele sair para a Ferrari que pagava bem, mas o carro não tinha nível para lutar pelo mundial e que o Hill lá ganhou…

      Há muita gente que ficou com uma imagem distorcida do que foi Michael Schumacher porque ele cometeu o erro de ter voltado a Formula 1 já "velhote", porque seguramente ele foi um dos 3 melhores Pilotos da História, estatisticamente foi o melhor… mesmo com a palhaçada de agora dizerem que o Alonso é o piloto com mais pontos, quando a pontuação foi alterada a uns anos atrás .

    • Santos
      Posted Outubro 31, 2013 at 10:16 pm

      Filopez, Schumacher ganhou na Benetton por causa da marosca… Para uns era sem controlo de tracção (e mais uns quantos controlos electrónicos), para outros era com, mesmo sendo proibidos naquele ano. Foi o ultimo presente envenenado para Senna…

    • Hugo
      Posted Outubro 31, 2013 at 10:04 pm

      Filopez, o carro de Webber não é igual ao de Vettel.

    • Filopez
      Posted Outubro 31, 2013 at 8:14 pm

      Se o Alonso é o melhor piloto de longe porque é que o Vettel é o mais novo de sempre a participar na F1. E a ganhar uma corrida…e nao foi pela RB. Nao se dá o mérito merecido ao Seb, ele ja bateu recordes atras de recordes enquanto o Webber que na teoria tem um carro igual nao faz metade do que ele faz. E nem o australiano é tao amigo como o Alonso que tem (tinha) o Massa.

      PS:O Shumacher antes da ferrari ja tinha sido campeão pela Benetton . Com certeza que os carros ajudam mas a carreira do Seb é feita de recordes e muitos nao foram com a RB e dizer que o Alonso é o melhor é ignorar a historia toda da carreira do Seb (e de outros)…na lotus aposto que o espanhol fazia pior figura que o grojean

    • Santos
      Posted Outubro 31, 2013 at 7:33 pm

      Os 3 fabricantes que mencionou são os que vão fornecer motores para todas as equipas (tirando a McLaren que deve usar Honda). Mesmo a Mercedes usa o bloco da Renault (ou fabricado por eles), depois fazem é o motor deles naquela base, tantos anos com blocos a partir decidiram mudar. (penso que a Ferrari também o faz mas não tenho bem a certeza). Agora cada motor é um motor, e há melhores engenheiros que outros…

      A diferença vai estar novamente na aerodinâmica e eficiência do carro, principalmente nas qualificações. Para mim será entre a RB e a Mercedes.

    • EBITDA
      Posted Outubro 31, 2013 at 7:29 pm

      Ninguém duvida da superioridade do carro da Red Bull.
      Aliás, Webber não é de perto nem de longe melhor do que Rosberg ou Button.

      Mas não se pode tirar o mérito ao Vettel pela sua regularidade e frieza. Com apenas 26 anos é digno sucessor do Schumacher.

Deixa um comentário