Jorge Mendes é o braço direito de Peter Lim, milionário de Singapura, na sua tentativa, ainda não consumada, de aquisição do Valencia. Da mesma forma, o super empresário negoceia ano após ano com os grandes portugueses, proporcionando aos clubes excelentes encaixes financeiros. É de tal forma frequente vermos os principais clubes nacionais no top das transferências mundiais época sim, época sim, que um olhar mais desatento ou alguém que observe este fenómeno de fora das fronteiras portuguesas, poderá pensar que os principais emblemas da nossa primeira Liga vivem tempos de fartura e de pujança financeira, completamente em contra ciclo com a actividade económica do país e até da Europa. Mas…
O cenário real é assustadoramente diferente! As contas dos três grandes portugueses mostram precisamente o contrário, e reflectidas numa outra qualquer actividade empresarial, faria destes clubes os próximos principais candidatos à apresentação de insolvência. Lógico que as justificações que emanam dos clubes para os seus sócios, é que a situação está completamente sobre controlo, porque os activos da sua pertença são mais que suficientes para fazer face aos gigantescos passivos. Em teoria isto até é verdade, mas na prática a sua execução seria quase como o liquidar absoluto dos clubes. Vencer a todo o custo, parece ser a máxima a seguir, e o endividamento (em tudo semelhante às políticas ruinosas que levaram o país à falência técnica e consequente intervenção da troika) a arma utilizada. Os clubes gastam sem excepção, muito acima das receitas fixas que conseguem arrecadar, as políticas salariais são totalmente desajustadas da realidade portuguesa, a aposta na formação é praticamente nula, mas tudo isso é validado desde que no fim da época chegue o tão almejado título nacional, ou uma presença nas finais europeias. Este sucesso desportivo dos nossos clubes (e que colocam Portugal numa posição no ranking da Uefa, bem mais acima do que países com Ligas financeiramente pujantes) é alicerçado por uma política financeira desastrosa e que mais cedo ou mais tarde levará o futebol português a tomar medidas drásticas. Desde as negociatas com empresários, muitos deles com idoneidade altamente duvidosa, passando pela hiper dependência da Banca (curioso como os três grandes portugueses são patrocinados pelo mesmo banco), até aos negócios da moda com os fundos de jogadores, que mais não são que sociedades off-shore da própria banca (vide BES nos casos do Benfica e Sporting e o BMG no caso do Porto) e grupos de empresários que se estão literalmente nas tintas para o futuro dos clubes, mas sim preocupados com os seus rendimentos que advêm das transferências. Michel Platini já mostrou a sua preocupação com estes negócios e a Uefa prepara-se para proibir os fundos no futebol.
Curiosamente, o Sporting aquando da entrada de Bruno de Carvalho começou a limpar a casa, no Benfica assiste-se a um desinvestimento na equipa de futebol e a direcção benfiquista irá liquidar o seu fundo de jogadores em Setembro deste ano, e até o Porto que está a ser o grande animador do mercado, inverteu a sua política de transferências e começou a apostar nos jogadores emprestados ou na compra directa. Coincidências?
Saliente-se que a Liga Inglesa onde é expressamente proibida a contratação de jogadores via fundos, é aquela onde se assiste a um maior número de aquisições por parte dos “sugar daddys”. Será que os adeptos do futebol português estarão preparados para o tempo das vacas magras que se avizinha? Será que estão preparados para uma cada vez maior aposta no produto oriundo da formação? Será que estão preparados para a perda de competitividade na Europa? Estas perguntas serão respondidas a pouco e pouco, e é aqui que aparece Peter Lim. Ficando secas as fontes de financiamento, e quando o mercado louco das transferências for regulado, deixando de estar à mercê de fundos/pessoas/investidores sem rosto, estarão os adeptos do futebol português preparados para terem à frente dos seus destinos um qualquer Sheik árabe, ou um bilionário russo?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Flávio Trindade



0 Comentários
JesusTheLamego
Quem le este artigo até parece que o SCP está em boa situação quando é este que deve mais dinheiro à banca, acredito piamente que exista maroscas em todos os clubes, vejam pe o caso da Naval.
Mas lá continuamos nós, a culpa é do BES e como o Porto até tem uma parceria com um banco brasileiro (em tudo diferente do bes e os clubes de lisboa), vamos falar do Porto quando na verdade a parceria bmg só entrou que eu saiba num campo de treinos brasileiro e foi falada no caso do bernard, já o bes mascarou-se como benfica stars fund e durante muito tempo escolheu presidentes no scp, quem le este artigo pode pensar o contrário. Só para esclarecer.
Tiago Gomes
a parceria é muito forte entre o fcp e o BMG! se nao, nunca se teria tentado a contrataçao do bernard, um activo carissimo em ordenados e compra (hoje em dia muito desvalorizado e mais acessivel)! nem danilo(s) nem alex sandro, pois ambos vieram do santos, clube onde o BMG é mais que dono!
Rúben Cardoso
O Sporting pode estar em melhor situação, porque já se está a acautelar para os tempos difíceis que aí vêm.
CRF
Concordo consigo em quase tudo, excepto quando diz indirectamente, que apostar na formação vai trazer um tempo de vacas magras. Então não somos nós o País de Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, Paulo Sousa, Ricardo Carvalho, Baia, entre tantos outros que deram cartas em Portugal e no estrangeiro? Devemos ser o país do mundo com mais bolas de ouro per capita..
A questão é os clubes apostarem com qualidade, segurarem os bons jogadores da formação ao máximo e deixarem-nos ir para campeonatos mais atraentes em termos financeiros/competitivos por bons preços. Claro que ter só portugueses não é possivel, mas quantos portugueses com qualidade não foram tapados porque se achou que um rapaz com sotaque ou um novo Messi desta vida tinham mais qualidade?
Os clubes portugueses têm de acreditar mais nas suas camadas jovens, fazer scouting de qualidade e jogar em antecipação. O Chelsea hoje em dia tem um excelente scouting para as camadas jovens (apesar de não as potenciar), a Udinese quase todos os anos descobre 4 ou 5 talentos que acabam a dar cartas no futebol europeu..
Os clubes Holandeses quase todos os anos têm uma nova fornada de talentos internos e importados com menos de 23 anos, são pouco competitivos em termos europeus, é certo, mas também se deve à propria cultura do seu futebol atacante contra todos os adversários.
Em suma, eu acredito que os clubes portugueses podem fazer mais com menos, desde que no menos não entre o trabalho, a exigência e o rigor.
Bruno Fonseca
Concordo inteiramente CRF.
Os clubes holandeses são um bom exemplo, todos os anos aparecem jovens talentos a singrar e a sua seleção teve um acréscimo de rendimento no Mundial este ano.
Acho que os nossos clubes como o senhor refere podem fazer mais com menos, o que é preciso é haver trabalho, humildade e qualidade também é preciso claro. Eu acredito piamente que o possamos conseguir, já o conseguimos.
E refere outro ponto interessante, muitos foram os estrangeiros que tiraram lugar aos portugueses, dou como exemplo o Castro, seria ele pior que o Defour?
Também há jogadores portugueses que tiveram pouca cabeça, casos do Fábio Paim e do Márcio Sousa.
Anónimo
Não obstante a qualidade do texto, parece-me que não seja caso para tamanho drama. Todavia, é visível para todos os adeptos, que os três grandes não passam por uma fase de bonança. Falando do Benfica, clube do meu coração, há uma clara preocupação em vender os activos com mercado ao preço mais alto possível, preocupação um pouco desenfreada, mas, infelizmente, necessária, pois não esqueçamos o esforço financeiro que foi feito no início da época passada, esforço esse publicamente assumido pelo Presidente. Claro que deu frutos, para bem de toda a nação benfiquista, mas seria óbvio que, neste mercado, o Benfica não iria suportar outro esforço daquele género, fruto, também, da fraca prestação na Liga dos Campeões (porque estou certo que se estivéssemos "xigado" aos quartos de finais não haveria tanta preocupação em vender, devido às receitas que seriam obtidas). Mas esta é a realidade do futebol português: descobrir diamantes em bruto a um preço acessível, lapidá-los e vender ao preço mais elevado possível. Parece-me, também, que deveria existir um numero mínimo de portugueses no 11 inicial nas competições internas, de forma a fomentar a aposta na formação, reduzindo os custos em contratações de jogadores de qualidades duvidosas. Não me importava nada de ter um multimilionário à frente do meu Benfica, mas não me dava um "ganda goze".
João Lima
Bruno Fonseca
Esta situação do Porto e do Benfica mais tarde ou mais cedo vai-se tornar insustentável e os clubes vão ter que apostar mais na formação e no mercado interno.
E não concordo quando dizem que os resultados nas competições europeias vão ser piores porque o Porto foi campeão europeu em 2004 com uma equipa 90 % portuguesa. Preciso é que hajam treinadores com capacidade para tirar o melhor dos jogadores como foi o caso de Mourinho.
Tudo isto é o culminar da incompetência que se tem verificado nos últimos anos a nível financeiro.
Quanto a esses compradores não me parece que Portugal seja um país muito atrativo para alguém comprar algum clube, temos um mercado pequeno e o nosso poder de compra é pequeno também.
Nuno R
Os clubes portugueses, e FPF, em vez de estarem com m###s, deviam fazer lobby na UEFA para criar mecanismos que os protegessem. Até podiam ter o apoio dos alemães, que foram os impulsionadores do fair-play financeiro. Esses mecanismos passariam por regular o mercado de transferências, impor tectos salariais, proteger a formação. Mas continuamos a preferir reuniões em bombas de gasolina.
André Pinho
Volto a dizer. Porque não regularizar de forma séria os Fundos que podem deter passes de jogadores? Exigir que o Fundo esteja registado sob a lei financeira de um país "não Paraíso fiscal", exigir que estejam perfeitamente identificados os rostos que detêm esses Fundos, limitar a carteira dos Fundos a X jogadores por clube e Y por campeonato. Limitar a número de transferências que um Fundo pode fazer com um clube ou numa determinada federação, em dado espaço de tempo. E o mesmo para os clubes… Limitar o número de jogadores partilhados com Fundos no plantel, limitar o (mínimo de) tempo que um jogador permanece no clube, sendo o seu passe partilhado com um Fundo…
Os Fundos, se desligados – na medida do possível – dos meandros da corrupção e do vazio legal, podem realmente ser um factor de entusiasmo no futebol. Proibi-los é o caminho fácil e acaba por ser uma espécie de "adiar o inevitável". Regularizá-los e tirar deles o que de bom têm para dar, é o caminho a seguir.
Euclides!
O artigo tenta incluir o Sporting ao barulho para dar um aspecto de imparcialidade
Mas o quê que o Sporting actual tem a ver com Jorge Mendes? tem algum tipo de promiscuidade com esse senhor e fundos com esta direcção? Obviamente que não…
Depois a questão do BES, lá porque Ricciardi foi membro do Conselho Fiscal durante anos, não quer dizer que o BES seja uma espécie de braço armado do clube (embora muitos Benfiquistas ignorantes pensem da forma)
O maior credor do Sporting SAD é o Milénio BCP, consultem os relatórios contas…
O Sporting desde que a nova direcção assumiu o clube, já se reestruturou e criou planos de saneamento das suas contas até 2025, nesse aspecto o Sporting dá 10 a zero aos rivais directos, porque além de já estar um passo a frente, conseguiu um acordo muito bom, em que mesmo que hipoteticamente não conseguisse pagar todo o plano da reestruturação (80 milhões de euros em 2025) a parte que ficasse em falta viria a ser convertida em capital da SAD, tornando não os Bancos em credores mas sim em investidores da SAD
O Sporting reduziu drasticamente o seu orçamento para o futebol e continua como é seu apanágio a apostar na formação
Portanto este artigo está mais orientado para a vida de Benfica e Porto…
pois são essas sociedades que precisam de fazer tudo o que o Sporting já fez e deixarem-se de promiscuidades com fundos, caso contrário não vão conseguir continuar com a sua política…
Isto que está acontecer com o Benfica já era previsível, não há balão nenhum que encha sem rebentar…
aumentar sucessivamente passivos com novas dividas para pagar dividas anteriores e continuar a feira dos
vaidosos aberta só poderia dar nisto…
Rúben Cardoso
E eis que aparece mais um, Nuno R!
Eu só concordo com o Euclides num ponto: o Sporting está já a fazer/sofrer aquilo que Benfica e Porto provavelmente terão que fazer/sofrer num curto-médio prazo.
Manuel
Euclides, o Sporting tem 265M NEGATIVOS de capitais próprios consolidados (números do Sporting). Sabe os proveitos operacionais anuais? Não chegam aos 35M!!
Com isso a discussão acaba aqui!
Nuno R
Olha que vejo por aqui alucinados de todas as cores.
Bruno de Mendonça Placido
O mais interessante…para além de afirmações muito duvidosas como "o Sporting tem melhor qualidade na formação" (os titulos recentes assim não o confirmam…geração nani/joao moutinho datada)…é que afirma que "como o seu apanagio apostar na formação"; o que é certo é que já investiu quase tanto como o Benfica em jogadores…o que dá toda a ideia que com algum dinheiro fresco a inevitavel corrida às negociatas e comissões fará todo o sentido.
Mais ainda, a criação dum projecto como a SportingTv com prejuízo mais do que garantido.
Se fosse a si, estaria bem mais preocupado com o seu Sporting.
Renato Teixeira
Porto e Benfica sem milhões não são nada…O Sporting passa-lhes por cima porque tem melhor qualidade na formação… o Sporting passa-vos por cima com um rolo compressor…
Acho que as tuas atitudes se devem ao facto de estares há 12 anos longe dos títulos… Se disseres isso nos próximos 50 anos, há-de haver algum ano em que acertes…caramba, deve ser difícil ser do Sporting. Se bem que tenho muitos amigos sportinguistas que não são tão alucinados como tu…graças a Deus!
Euclides!
O Sporting está falido? Sim, tal como os outros estão (e bem mais que o Sporting)
mas a diferença é que o Sporting já fez o que os ainda tem que fazer…
O Sporting com o seu plantel low-cost, neste ultimo fim-de-semana mostrou o que pode acontecer ao Benfica e Porto quando este forem obrigados a não gastar milhões em craques
a diferença é essa, é que Benfica e Porto sem os milhões que estoiram em reforços lá fora, não são nada… o Sporting passa-lhes por cima, porque tem melhor qualidade na formação e tem conseguido fazer negócios interessantes com jogadores baratos
Eu quero ver que plantel vai apresentar o Benfica a 31 de Setembro, hoje já há noticias que o Jesus está a ficar impaciente e esta a tentar apertar com Vieira para este lhe dar alguns jogadores de melhor qualidade,
Vão ter o que merecem, vão dar o estoiro, e depois quando derem o estoiro, o Sporting passa-vos por cima com um rolo compressor, é o que vai acontecer
por isso deixem-se estar sentadinhos e a olhar com esse ar de sobranceiro, que Eu vou adorar ver-vos deprimidos e espezinhados na altura certa.
Renato Teixeira
O Euclides é a versão Manuel do Sporting
Ricardo Ricard
Ainda vamos descobrir que o Sporting é dos clubes mais ricos do mundo.
Nuno R
Euclides, deixa dar-te uma novidade: o Sporting está falido.
É verdade… a diferença é que a Direcção sabe-o, e os adeptos também. Alguns, porque outros pensam que depois de um ano com contas positivas, voltou o tempo dos bovinos gordos.
O caminho do Sporting é longo e duro, e desportivamente vai sofrer revezes, pois será obrigado periodicamente a vender activos, hipotecando a continuidade de um projecto desportivo vencedor.
Mais cedo ou mais tarde, Benfica e Porto vão ter que levar com a austeridade, e ao contrário do que diz o Seguro, a austeridade nunca é suave. Ou corta, ou não corta.
Wonderkid
Excelente post! Parabéns Flávio Trindade.
O fim dos Fundos no Futebol já era para ontem e urge também regular de uma forma mais eficaz a actividade dos empresários, os verdadeiros parasitas do Futebol actual!
Por cá, começa-se a ver algumas movimentações dos 3 grandes num sentido de maior responsabilidade financeira, mas é manifestamente insuficiente e tardio… até o Sporting, neste momento, aparenta estar com menos qualidade no que a gerações futuras a sair da Academia diz respeito, o que confesso que me deixa um pouco preocupado…
De qualquer das formas, o que os clubes têm de fazer e que os adeptos têm de se mentalizar é que os clubes não podem andar a gastar e a pagar salários como o têm feito nestes últimos tempos, e tem que se fazer um esforço para se ir baixando os passivos época após época. Nesse sentido, estou satisfeito com o trabalho de Bruno de Carvalho no Sporting até ao momento.
Bruno R.
O Sporting no tempo do Paulo Bento tinha ainda mais restrições que o Sporting de hoje e mesmo assim teve mais sucesso que o "Sporting Milionário", portanto não acredito que haja falta de competitividade no futuro, os jogadores da formação são extremamente capazes só precisam de oportunidades. A razão pela qual os sul-americanos são melhores é porque os seus clubes não tem outra hipótese se não dar-lhes oportunidade, não tem mais potencial que os nossos jogadores nem são mais capazes.
Rodolfo Trindade
Não acredito muito que um milionário daqueles mesmo poderosos queira pegar num clube português, pois a nossa liga oferece pouca visibilidade e os estádios estão em grande parte vazios..
Se esta onda de desinvestimento continuar é óbvio que o caminho a seguir será o da formação, mas também não será menos verdade que as grandes campanhas europeias de vão esfumar nos próximos anos.. Em suma, teremos um campeonato mais competitivo, mas em termos europeus vamos perder muita qualidade e vamos voltar a andar aflitos contra equipas como o Viking e coisas assim!
humberto
2004/2005 nao eram imensos……eram só Miguel Garcia, Beto, Carlos Martins, Miguel Veloso, Custódio, Hugo Viana , Danny , Paulo Sérgio , Carlos Saleiro , Tiago e Nelson
Chegam? Joao Dias?
João Dias
Chegam. Por isso é que digo que o caminho deve ser a formação.
Anónimo
quem anda dentro dos clubes sabe o que se passa, não venham aqui declarar cenas dos generos tal clube está em banca rota… Não se deve fazer isso prejudica a imagem do clube e dá informaçoes erradas as pessoas que lêm ps comentários.Faca a este post,muito bom,um assunto que ja devia ter sido descutido.
Abraço Matias
Julio Alves
Acho que é possivel ter bom plantel sem recorrer a fundos, não acho tenho certeza
Para mim abolia-e os fundos em portugal quando os princiapis clubes 1º e 2º liga tivessem as finanºas saudáveis, pois assim cada um fazia o seu investimento sem maluqueiras e prontos xD
Mas o mundo não é nenhum conto de fadas, nem porcarias assim
Se os fundos desaparecem, os clubes grandes dificilmente irão perder a qualidade e estatuto, mas agora os pequenos esqueçam
Ultimamente têm vindo jogadores bons para clubes pequenos, decerteza que há fundos por trás
3º GR do Bayern no Setubal -,- bah
Kacal l
Excelente artigo, dou-te valor pelo trabalho que tiveste e pela qualidade do texto, Parabéns! Flávio Trindade.
Porém, embora gostasse de concordar contigo, a verdade é que pouco entendo de finanças e apenas leio o que vão escrevendo aqui, é óbvio que me preocupo com o meu clube e com o futebol português, e também gostava que se apostasse mais na formação, e admito que o tu estás a dizer possa ser verdade, e tenho receio pelo caminho que o meu clube está a levar, mas prefiro estar calado, esperar e confiar na minha/nossa (adeptos e sócios do Porto) direcção e depois lidar com a verdade mais tarde, mas não tenho conhecimento profundo para opinar sobre este assunto, mas vou percebendo +/- e gostei de ler o teu post.
Bom trabalho. :-)
luis o.
Embora a minha preferência seja a de uma gestão bastante conservadora nas SAD dos grandes, a verdade é que elas são empresas muito especiais na medida em que têm várias vidas fruto do seu capital no coração dos adeptos. (Ex. Fiorentina) Daí que a partir de certo ponto, seja preferível a fuga para a frente e o inchar da bolha que um definhamento muito longo resultado do desinvestimento só para acabar da mesma forma. Quanto ao Benfica, cujo ambiente à volta desta pré-época parece ser o motivo para estes assuntos estarem na ordem do dia, a renúncia do ROC em Janeiro era um péssimo augúrio. Juntando-se ao quer que seja que motivou essa renúncia a crise no GES precisamente no ano em que a SAD está mais sensível a nível de financiamento, sendo o BES o principal ou um dos principais financiadores institucionais, de facto não dá para esperar nada de positivo. Se LFV sobrevive a 2014, fica lá para semente.
luis bcn
O Porto creio que faz cerca de 4 milhoes de euros na venda de lugares anuais…Se o Porto tivesse um mecanismo de ajuda aos adeptos- exemplo: 5% das vendas para um desconto na renovaçao de lugares anuais para pessoas que nunca faltassem .Se o Porto fizesse 40 milhoes em vendas os lugares anuais ficariam a metade do preço e com certeza o Porto aumentaria os adeptos no estádio…
Mas isto ja nao é um clube, isto é uma empresa em que o filho do presidente é agente e negoceias jogadores com o…pai (deve ser uma negociação do caraças). Ou então quando vendemos por X uma parte do passe do Moutinho e do James e depois readquirimos por x+y.
É por estas que o Porto está mal, porque nao somos um clube, somos uma empresa em que os administradores ganham milhões…à nossa custa.
Tudo o que é lucro vai para eles…em vez de ir para os adeptos. O Porto (e os outros) não se endividam para formar uma grande equipa, endividam-se para os administradores terem muito dinheirinho e poderem criar a sua rede de negócios…é assim que funciona, não se iludam.
Metam é tectos salariais nos quadros…
Fábio Coutada
A melhor coisa que pode acontecer ao futebol português é que todos os clubes, principalmente Benfica e Porto colapsem financeiramente. Assim serão obrigados a postar na formação, as equipas irão perder competitividade a nível internacional porque é impossível chegar a finas europeias com jogadores tão jovens e tão imaturos a nível competitivo, mas certamente o nível do futebol português irá aumentar.
E provavelmente até o campeonato terá melhores jogos, ou pelo menos mais abertos, com jogadores menos experientes e menos obedientes ás ordens tácticas dos treinadores.
O melhor exemplo está na Holanda. Pouco competitividade a nível europeu, grandes jogos a nível interno e uma constante renovação da selecção nacional.
Anónimo
Concordo. Se o fosso entre os grandes e os restantes clubes diminuir só fica o futebol português a ganhar.
Tiago.
Dinis Lopes
Os três grandes estão na bancarrota e só não vê quem quer mesmo ser cego, nem é quem não quer ver. Agora consoante a vontade de um senhor que pensa poder comprar o futebol português (sim esse senhor que todos sabem o nome), um clube pode ou não investir e ganhar, mas isso é só o adiar da morte, quanto mais investem, mais ficam na mão dele. Este ano de Porto devê-se a uma birra desse senhor, por o Porto não lhe fazer duas ou três vontades o ano passado, tanto a nível de compras como de vendas, este ano como já ganharam juízo o Sr.dr. já os vai deixar enterrar mais ainda. .. Isto é válido para os três grandes, como para o Braga, o Rio Ave, etc… Mas nada dura sempre e quem não se preparar vai sofrer, já há demasiada gente a ver isto, mais tarde ou mais cedo vai dar buraco. .. Ele são jogadores que foram vendidos, depois afinal nem foram, são clubes sem receitas a comprar jogadores de milhões, são clubes sem equipas por aí além a chegar a várias finais no mesmo ano, são jogadores a ser vendidos a preços elevadíssimos para a sua cotação internacional, mas alguém dúvida que quanto maior for a venda L, mais dinheiro fica limpinho e pronto para o bolso dos meliantes. … Um jogador de bom ou alto nível em Portugal custa facilmente o dobro do que lá fora, tirando foras de série que por cá há neste momento muito poucos se houver algum que seja. .. Mas quem é o André Almeida? Ou o Bebé? Mesmo o Mangala, suplente da seleção francesa 40M ? Porque raio vão certos jogadores à seleção e outros não? Porque raio não jogam os melhores? Como raio vai o suplente do Porto e o titular não? Como raio lá vai esse suplente, se o seleccionador é um treinador que num clube já o dispensou por falta de valor? Será preciso vender uns e outros já não? Será preciso valorizar os jogadores que se querem vender????
Paulo Batista
Excelente post. Apenas a tirada "política" era desnecessária – porque a narrativa do "andamos anos a viver acima das nossas possibilidades" é muito questionável.
Assim como nós não "andamos a viver acima das nossas possibilidades", mas sim pactuamos (enquanto eleitores – o maior poder de todos) com grandes aldrabices, premiando e elegendo continuamente aqueles que alegremente estavam ao serviço de interesses particulares, desresponsabilizando-nos de "estudar" as opções, de analisar as "consequências", etc [é sempre culpa "dos políticos" – mas, na verdade, os políticos somos nós…], também os adeptos – e, em especial os sócios dos respectivos clubes – pactuaram e pactuam com este descalabro: não há o mínimo de contestação (e participação!) – e quando aparece é, simplesmente, quando as "consequências" da irresponsabilidade, falta de exigência e ganância estão à vista.
Note-se que, ao contrário do que é habitual, não quero aqui "mandar o menino com a água do banho": muitos tentam fazer diferente, é verdade! E muitos fizeram realmente diferente. Na política e no futebol. Mas, esses, nunca, nunca foram premiados. São chamados de "fracos" ou de "intelectualoides" ou designados como "não sabem nada da vida, da realidade" – e, sem apoio, são afastados rapidamente ou capturados pelos sistema (não, não me venham com a treta do "são todos iguais").
Sou adepto (com pouco fulgor) do Benfica e, tal como muitos outros, acho a gestão deste clube um desastre. É o que se chama "populismo". Que vai do Sr Vieira ao Sr Jorge e ao Manel.
Anónimo
Na minha opinião só será benéfico para o futebol português. Neste momento os três grandes têm condições de trabalho para as camadas jovens que fazem inveja a muitos grandes clubes europeus, por certo que esta transição não será nada fácil, começando pelos resultados desportivos passando pela parte financeira e pela mentalidade portuguesa que o que se faz "lá fora" é que é bom.
Ao mesmo tempo acredito que grande pérolas podem sair da formação dos clubes portugueses, porque Portugal é um país de futebol e são poucos os países que podem dizer que têm três ou mais diferentes jogadores a ganhar o Ballon d'Or, ainda para mais comparando a nossa população para esses países que formaram três ou mais, que creio serem Inglaterra, Itália, Alemanha, Brasil, Holanda e França (isto sem querer meter ao barulho os critérios duvidosos para a atribuição do mesmo).
Temos tudo para desenvolver um bom trabalho na formação e como li num post há alguns dias sobre a selecção do Brasil, o mesmo também se aplica a este caso "se ainda fosse preciso criar alguma coisa talvez fosse difícil, mas há vários bons exemplos que podemos seguir que torna tudo mais fácil".
Há muito que se pode discutir sobre este tema, desde a naturalização de jogadores dos PALOP às políticas das ligas mas isso ficará para uma dissertação para outra altura.
Resumindo, apesar de achar que vamos passar por algumas dificuldades nessa transição acho que só será benéfico a longo-prazo, tanto para os clubes como para a nossa selecção nacional.
Gonçalo
m1950
Quando li Peter Lim quase pensei que fosse direto ao assunto e referisse que Lim está a lavar dinheiro simplesmente , e o Valência é mais uma lavandaria do sócio do Jorge Mendes , caso o Valência fosse comprado por ele , o Benfica poderia liquidar jogadores para o Valência , e receber uns 100M a pronto vendendo uns 3 jogadores… mas como está difícil , o Benfica para ter os mesmos 100M a pronto vai ter de vender a equipa toda , pois só as lavandarias pagam a pronto não clubes como o Atlético que pagam tudo a 4 ou 5 tranches.
O FCP está aterrorizado com a linha de comunicação lançada pelos rivais de que está a chegar o fim de do seu ciclo , e está a meter a carne toda no assador com uma parceria com Jorge Mendes , vamos ver quais são os custos deste ousado investimento.
SCP , anjo não é de certeza , pois vemos jogadores claramente a chegar por mão de empresarios como o Tanaka por exemplo ou mesmo o Montero , resumindo cada clube escolhe quem é o seu sócio , o que eu temo no caso do SCP , é o facto de ter problemas com Jorge Mendes que domina o futebol portugues , este ano vimos 4 dos seus sócios , a jogarem as 2 meias finais da taça de Portugal e da Liga , na epoca passada vimos os 4 acima do Sporting , e 1 deles até ousou dizer-se maior que o Sporting. Espero que o clube tenha robustez suficiente para embater contra tamanha força no futebol portugues , o Oliveira disse e muito bem : " Qualquer dia , esse empresário escolhe o campeão , e quem vai ou não à champions ou à Europa."
Outra denuncia de Oliveira , foi a convocatoria de Rafa ao Mundial… foi convocado e 2 dias depois Jorge Mendes comprou o seu passe , até a seleção nacional está exposta a este polvo maligno.
Algo tem de ser feito.
Miguel Borges
Toda a gente agora percebe de finanças, é o mal comum dos portugueses. Toda a gente percebe de tudo mas na realidade ninguém percebe de nada. Eu não ando a analisar os relatórios dos 3 grandes mas caso não saibam não há provas de que ter um endividamento de capitais alheios de 100% é pior do que ter endividamento de capitais próprios de 50% e capitais alheios 50%, por exemplo. Isso só com calculos e pesquisa mais aprofundada em cada caso é que se veria a melhor forma de financiamento e não me parece que sejam os "peritos" do VM a saber mais que os administradores das SAD's, não quero dizer com isto que eles não possam estar a errar. Agora acho melhor deixarem de opiniões de senso comum sobre passivos, activos e tudo que envolve finanças e relatórios e contas
Manuel
É pena que num blogue que se diz com maior audiência se escrevam textos com tanto disparate fruto de uma ignorância que roça a indigência. Era perfeitamente possível chegar à mesma conclusão sem esse tipo de argumentos falsos. Deixo um par de exemplos.´
"… mas na prática a sua execução seria como o liquidar absoluto dos clubes".
Mas não é isso que se passa com 99% das empresas em todo o lado, em todos os tempos? Negar isso é negar as bases do capitalismo. Então se falamos dos bancos é muito pior porque estão alavancados 20 30 e até 60 vezes.
"Os clubes gastam sem excepção muito acima das receitas fixas que conseguem arrecadar".
Presumo que com "gastam" se esteja a referir a "investimentos" e com "receitas fixas" se refira a "receitas operacionais". Então posso afirmar que isso não é verdade. Pelo menos no clube de que sou adepto, o Benfica, posso provar-lhe facilmente que isso é mentira!
"As políticas salariais são totalmente desajustadas da realidade portuguesa".
Não sei quanto cada pessoa ganha no Benfica mas posso afirmar com segurança que no Benfica isso não é verdade, os custos com pessoal na sua totalidade estão abaixo da exigência do fair play financeiro da UEFA, estão abaixo dos 60% dos proveitos operacionais quando o fair play UEFA exige inferior a 70%. E penso que no caso do Benfica, um clube que concorre nos mercados internacionais, seja a UEFA a colocar as regras.
"é alicerçado numa política financeira desastrosa e que mais tarde ou mais cedo levará o futebol português a tomar medidas drásticas".
Eu conheço dois ou três casos em que isso é real, no entanto existem clubes em Portugal em que isso não acontece, que têm tido orçamentos equilibrados entre os proveitos e os custos operacionais.
Acho estranho que só agora as pessoas comecem a abrir os olhos quando nos últimos anos se cometeram verdadeiras barbaridades em questão de contas dos clubes profissionais. O caso mais flagrante é sem dúvida o Sporting.
Dar o exemplo do Sporting é correcto, mas já vem um pouco tarde.
O Fundo do Benfica que é totalmente legal e transparente, português e gerido por um banco português, e não baseado num offshore como incorrectamente é insinuado, tem um tempo de vida de 5 anos o qual termina em Setembro de 2014. Isto é, terminaria de qualquer modo nessa data e não devido a alguma razão especial.
A principal razão será porventura porque o Benfica já não precisa do Fundo para se financiar.
João
6M€ + 4M€ que eu li num post de um jornalista que toda a gente tem por, simpaticamente, lunático e imediatamente apagado da conta.
Manuel, nível habitual.
Bernardo
O que todos vemos é o desmantelamento de uma equipa ganhadora, e ninguem da satisfações aos socios. Ninguem explica nada.
Mas gostei das suas desculpas, a do Garay e do James foram as melhores.
Realmente se o Benfica tivesse vendido os jogadores todos por 80 Milhoes os adeptos nem refilavam, o problema é o que ja disse em cima, o desmantelamento de uma equipa ganhadora e por valores de saldos.
Curioso que eles quando chegam tem clausulas de 30/40 Milhoes, mas depois quando é para sair as clausulas caem a pique para 25 e 16 Milhoes.
Carlos
Ontem que tinha a oportunidade de defender o seu treinador, nao apareceu cá.
Eu percebo aas verdades eram muitas e as desculpas(mentiras) poucas não é Manuel.
E os milhoes que devem á banca se calhar vou ser eu que os vou pagar.
Maldita crise no BES, ao que obrigas.
Ja leu a noticia do Hulk eleito melhor jogador da Russia, para depois nao andar a dizer mentiras aqui pelo Blog.
Diogo
então explique lá o porque do Benfica andar a vender ao desbarato tudo o que mexe ?
O que voce nao quer dizer é a divida enorme que o clube da saude financeira tem pagar.
Renato Teixeira
Manuel, deixaste-me a verter uma lágrima. Um bem haja
Rúben Cardoso
O Kroos saiu do Bayern porque a direcção se desleixou, e deixou chegar o contrato ao último ano, sem o terem renovado por antecipação.
Manuel
O Benfica anda a vender porque é obrigado a isso por razões desportivas (vontade dos jogadores e dos clubes compradores) e não por necessidades de liquidez. Talvez seja bom porque irá abater algum passivo e poupar nos juros anuais (8%).
Oblak foi vendido por que quis sair como é publico. Saiu pela claúsula (16M).
Markovic, a mesma coisa, o Liverpool quis e pagou a cláusula (25M).
Matic saiu porque forçou o Benfica a vendê-lo. Leiam o que ele disse à CS mais do que uma vez. (25M)
Garay foi ainda pior, colocou o Benfica entre a espada e a parede. Saiu por 6M + 4M de salários e prémios pagos.
Se Enzo e Gaitan saírem será porque os querem comprar e os jogadores querem sair. Contra isso não há nada a fazer.
Quando um jogador quer sair não há nada que um clube possa fazer e isso acontece em todos os clubes sem excepção. Vejam o Kroos e o James que quiseram ir para o RM e o que fizeram o Monaco e o Bayern? Nada!
Vejam o que aconteceu com Fucile, Atsu, Fernando, agora Rolando e irá acontecer com Jackson, que são casos públicos.
Não foram as necessidades de liquidez que obrigaram o Benfica a vender, foi o sucesso do clube que tornaram os seus jogadores objectos de cobiça e já se começa a ver o mesmo nos seus jogadores da formação. Ainda agora dois miúdos com 15 foram aliciados pelo MU e recusaram assinar contrato com o Benfica. O que é o Benfica pode fazer? O Benfica não tem por hábito lançar os seu cães de fila contra os jogadores.
Por isso, quando se fala sobre algo devemos falar com conhecimento de causa e sem intenções de lançar mentiras e inventar suspeitas apenas porque o Benfica é competente.
Rabensandratana I
Manuel, a melhor tirada do seu texto: " O SLB já não precisa do Fundo para se financiar", que tremendo disparate a juntar a muitos outros que diz constante aqui na VM!!!
O SLB está com a corda na garganta, por isso é que anda a desinvestir fortemente na equipa principal essa a grande razão!!!
As próprias palavras do JJ no final do jogo diante do SCP dizem tudo, ele quer bons jogadores daqueles que custam largos milhões de euros e que já sejam internacionais dos devidos países, neste momento o SLB praticamente só tem contratado jogadores que não se enquadram com o que o JJ quer, caso contrário o treinador do SLB não tinha proferido essas tais palavras.
Renato Teixeira
Manuel, porque é que o Benfica anda a vender tanto? E porque é que ainda vai perder Gaitan e Enzo? Já estou como o outro…você sabe do que estou a falar!
João Dias
O Benfica tem uma dívida aos bancos diabólica!
Se não fosse o crédito bancário cedido pelo BES há muito que o Benfica tinha colapsado!
Esta gente vive no mundo da Lua. Pensam que os seus clubes estão nas nuvens financeiramente quando nem sequer tinham dinheiro para pagar salários se não fosse a banca.
Nuno R
Manuel a Ministro das Finanças, já!!!!!!!!!!!!!!!!!
João Dias
Anónimo,
Da única vez onde o Sporting foi a uma final europeia em 2005 quantos jogadores da formação lá estavam ? Imensos…
João
Isto é um 11 ou uma listagem de flops? Roberto "vai para o Real já, já para o ano" Severo, Custódio, Carlos Martins, Miguel "equipa do sindicato" García, Paíto. Faz muito mais sentido agora, perder finais europeias com o CSKA em casa..
Gonçalo Batista
E o que é que aconteceu nesse ano ? O Sporting perdeu a final em casa, se calhar a formação não é o melhor caminho
Luís Suarez
À uns tempos atrás ainda lia comentários seus produtivos, agora passa a vida a atacar quem não concorda consigo ou tem uma opinião diferente, não sei o que é que lhe aconteceu, mas deve ter apanhado um clubite aguda.
Se for possivel volte a ser o João Dias que antes era. SFF
Bruno
Imensos como quem diz….(parece que era mais de meia equipa)
Estão 3 jogadores da Formação na equipa titular e entrou um no decorrer do jogo
Filipe Leite
GK 76 Portugal Ricardo
RB 15 Portugal Miguel Garcia
CB 14 Nigeria Joseph Enakarhire
CB 22 Portugal Beto
LB 37 Brazil Rogério Substituted off 80'
RM 8 Portugal Pedro Barbosa (c) Booked 14'
CM 26 Brazil Fábio Rochemback
CM 28 Portugal João Moutinho Substituted off 88'
LM 11 Chile Rodrigo Tello
CF 31 Brazil Liédson
CF 10 Portugal Ricardo Sá Pinto Substituted off 73'
Substitutes:
GK 1 Portugal Nélson
DF 4 Brazil Anderson Polga
DF 27 Portugal Custódio
MF 45 Portugal Hugo Viana Substituted in 88'
MF 23 Portugal Rui Jorge
FW 9 Romania Marius Niculae Substituted in 73'
FW 17 Cameroon Roudolphe Douala
18 convocados, 10 portugueses, 7/8 Formados no clube….
Euclides!
Não sei em que contexto tem isso a ver com o artigo…
mas só para responder assim por alto…
Beto, Custódio, Moutinho, Miguel Garcia… participaram na campanha de 2005
O Sporting tem tido sempre de forma regular vários elementos da formação a sair para a equipa principal… mesmo quando foi campeão em 2002 quando tinha de longe o melhor plantel em Portugal
apareceram jogadores como o Quaresma, Carlos Martins, C. Ronaldo, entre outros…
Isso parece me um tanto um comentário completamente descabido…
então se for a insinuar que não se consegue ter resultados Europeus com jogadores Portugueses é um atestado de estupidez porque o Porto deu um exemplo disso mesmo quando entre 2003-2004 ganhou praticamente tudo com equipa feita de jogadores nacionais e contratados no mercado interno…
Bruno Rocha
Esqueci-me do Paíto, que também fez mais de 20 jogos. Sete jogadores, portanto
Bruno Rocha
João Dias,
Na época de 2004/2005 o Sporting tinha 6 jogadores da formação entre os habituais titulares/suplentes utilizados: Beto, Miguel Garcia, Custódio, Hugo Viana, João Moutinho, Carlos Martins. Parece-lhe pouco?
Manel Brandão
Miguel Garcia, Beto, Joao Moutinho, e até posso considerar Pedro Barbosa e Sá pinto. Plantel que tinha ainda Hugo Viana, Danny, Custódio, Carlos Martins entre outros.
Pedro T
E quando o Porto ganhou a champions em 2003, quantos lá estavam?
Enfim, manias de seguir os outros, começou-se a apostar no mercado sul americano e Portugal nunca mais foi o mesmo.
Anónimo
Miguel Garcia, Beto, Carlos Martins, Hugo Viana e Moutinho.
Paulo Sousa
Anónimo
Beto, Miguel Garcia, João Moutinho, Custódio e Hugo Viana… poucos.
João
Kafka I
Flávio,
Excelente artigo, estou inteiramente de acordo com o que escreveste….basta olhar para os Relatórios e Contas dos 3 clubes para se ver o caos financeiro em que todos estão
Respondendo à questão final, acho que preparados os adeptos do Benfica e Porto ainda não estão de facto (os do Sporting já estão), mas como em tudo na vida, rapidamente se habituarão às evidencias e os Benfiquistas até já esta época estão a ter um belo banho de realidade com o tremendo desinvestimento que está a ser feito na equipa (no entanto acho que até ao fim do mercado o Benfica vá fazer mais uma típica fuga para a frente dada a pressão dos sócios, e comprar 2 ou 3 "trutas" só para calar os sócios)…
Rabensandratana I
Completamente de acordo Kafka!!!
Antes quero dar congratular o Flávio, excelente texto!!!
Infelizmente muitos adeptos ainda não se aperceberam que o SLB e FCPORTO não vão aguentar muito tempo com esta política atípica de compras por largos milhões de euros e depois vendas de % de passes a empresas que ninguém sabe a sua proveniência etc.
Eu como adepto portista e como também adoro o meu VSC posso ver que o futuro não é risonho e a solução passará pela formula encontrada pelo clube sediado em Guimarães.
Quem não tem dinheiro não tem vícios, o FCPORTO tem de deixar de gastar largos milhões e apostar na prata da casa ou nos melhores jogadores que jogam em Portugal tendo em conta sempre um tecto máximo para gastar internamente num determinado jogador.
Eu acredito que é complicado formar uma equipa competitiva com pouco dinheiro mas não é impossível. O VSC fez isso e está a potenciar constantemente os seus jovens jogadores formados na cantera e também está gradualmente a abater o passivo deixado pelos ladrões Pimenta Machado e o Emídio Macedo felizmente chegou um homem como o Júlio Mendes que puxou o clube para a frente.
Jinga na minga
Pois… Tal como Antonio Oliveira vaticinou, os rivais puseram o Mendes a trabalhar. Não conseguiram tirar o Jesus de lá, foi pela outra via. Toca de arranjar compradores para todos e mais alguns. A situação no BES também não ajudou.
Vamos ver…
Rúben Cardoso
E o que é que isso interessa? Já não está lá, não é ele que lidera o banco, logo não é ele que tem que ser chamado para a conversa.
João Dias
João,
Gostas de descer o nível, não gostas?
Há quanto tempo é que o Ricardo Salgado saii da administração do BES? Há 10 anos??
João
Mais uma intervenção brilhante do doutorado em Economia, ao nível do outro que acreditou na treta de tirar o Jesus do Benfica.
Rúben Cardoso
O Ricardo Salgado já não é CEO do BES, desde meados de Julho, agora é o Vítor Bento.
João Dias
O Ricardo Salgado vai por o Jesus a apostar na formação quer eles queiram, quer não.
Os tempos das vacas gordas acabaram.
Nuno R
Dificilmente teremos um xeque por cá (a não ser que seja um pelintra), simplesmente porque a Liga em si mesma não é atractiva.
O Abramovich não comprou apenas o Chelsea, comprou um LUGAR na Liga Inglesa.
Se os grandes portugueses fossem "isso tudo", aquelas "brandes", chamavam grandes patrocinadores, as grandes multinacionais. E isso não acontece. Porque será?
João Dias
Diogo J,
E eu que o diga. O Pyshiar prometeu-nos a LC e passado 2 anos deu aos frosques quando nem havia dinheiro para irmos à Madeira jogar!!!
Sabias disso?
Ninja
Podes comecar ja a esperar pelo ''Azerbeijan Land of Fire'' numa camisola Warrior de um clube bem português muito em breve. Os sugar daddys vao chegar mas nao da maneira directa (via compra de clube) que todos pensamos.
Essa dos clubes e suas ''brandes'' não atraírem grandes patrocinadores e um reflexo do mercado minúsculo que Portugal representa e nao apenas da sua (relativamente) fraca liga.
Algum dia por exemplo a Fly Emirates ia patrocinar um clube português? E um investimento que não faz sentido tendo em conta os poucos consumidores e acima de tudo o fraco poder de compra do nosso mercado… No mercado alemao nao so o fazem como e atraves de uma equipa que nem as competições europeias vai. Mas isso e uma questão que passa completamente ao lado dos clubes.
Os clubes Portugueses compreenderam as suas limitações e adaptaram se a uma realidade na qual o seu papel e de clubes vendedores. Isso não vai mudar com a transição para uma maior aposta na formação e o desaparecimento dos fundos.
Diogo JR
Olhem para o Beira Mar… chegou lá um xeque, deixou aquilo pior do que o que estava
Kafka I
Concordo inteiramente, isso nunca acontecerá porque o Campeonato Português é fraco, não vende, logo não é apelativo para investir…a única coisa que podia acontecer é o que tem acontecido muito na Ucrânia por exemplo, que tem sido os Homens mais ricos da Ucrânia a comprar os clubes (o dono do Shaktar Donetsk é um dos 2 ou 3 Homens mais ricos da Ucrânia) e dono do Dinamo Kiev e do Metalist também estão no Top Ten de Homens mais ricos da Ucrânia…(na Rússia também é parecido) ….no entanto isso em Portugal também não acontecerá, porque os Homens mais ricos de Portugal por norma não só não têm esse hábito de comprar clubes, como também não têm essa paixão pelo Futebol, que esses Oligarcas Ucranianos e Russos têm…
Artur
Gostei bastante da crónica.
Bem esse assunto é algo onde existe muuuiiiitoooo pano para mangas, os fundos por um lado fazem mal ao futebol mas por outro fazem bem, o futebol em Portugal cresceu imenso além fronteiras graças a esses fundos, conseguimos montar equipas mais competitivas para as provas europeias e o sucesso é imenso.
Acabar com os fundos pode ser o inicio de uma era negra para o futebol português ou então pode ser a cereja no topo do bolo.
A era negra começa a partir do momento em que os clubes portugueses deixarem de ter poderio financeiro para montar um plantel competitivo na Europa, isso iria deixar com que apostassem em Portugal para as normais compras de final de época e o nosso campeonato ficasse a ser mais um campeonato de 4ª linha, neste caso tínhamos o beneficio da formação se impor e começar a formar, quiçá, outros Cristiano's Ronaldo's…
A cereja no topo do bolo seria a chegada de um Sheik qualquer, algo que esses bilionarios querem é um clube com nome ou alguma tradição na Europa, todos os clubes fora desse contexto nome/tradição foram um tremendo falhanço (Anzhi, Málaga).
Joel
Caro escritor deste texto, sabe os passivos massivos do Real Madrid e do Barcelona por exemplo? Sabe o momento económico de Espanha? Taxa de desemprego e outros flagelos sociais?
Não é preciso amenizar, mas tambem nao é preciso alarmar ou dramatizar. Os modelos negociais das empresas, tal como os clubes, passam muitas vezes por estratégias economicas, que embora arriscadas, são calculadas. Até 2016, em principio, verá o passivo dos principais clubes nacionais a baixar drasticamente, principalmente o FCP e o SLB; porque o SCP tem acordos com a banca que irão atrasar provavelmente esse processo. Isso significa um menor investimento? Talvez, muito provavelmente, mas sem o risco também não se tem o ganho.
Há 10 anos, não muito tempo, mais propriamente antes do FCP ganhar 2 titulos europeus seguidos, pouco após o virar do seculo, era normal vermos as equipas portuguesas a ser eliminadas das competições europeias por clubes como o Rosenberg, Brondby, Anderlech, Estrela Vermelha, Dinamo de Zagreb, Partizan de Belgrado, Wisla de Cracóvia, Ajax, Feyenoord, PSV, etc.. Hoje em dia isso é quase impensavel, somos favoritos sempre.
Compreendo o assunto, partilho parcialmente das mesmas preocupações, mas as situações economicas dos 3 maiores clubes nacionais não sao comparaveis, logo não faz sentido generalizar quando o FCP tem 220 milheos de passivo, o SCP 400 e muito e o SLB quase 600 (correm boatos que é mais), ainda para mais tambem sem se ter em conta os planteis, idades, vendabilidade dos jogadores e possiveis mais valias que os mesmos podem trazer, sem referir, como é obvio, a quantidade dos ativos e dos seus valores, nos quais estão englobados vários itens sem ser os passes dos jogadores.
João
Pronto, agora o obcecado do jogador português doutorou-se em Economia na Lusófona. Lindo.
Menos asneira, sff. Se não conhece a realidade financeira dos clubes, não se pronuncie. Para o Pedro Santos, único clube com contas consolidadas, devidamente consolidadas. Chega? É que se o passivo do Porto é manipulado, imagino os outros…
Renato Teixeira
João Dias… Gostava que provasse que o Indi e que o Adrian veio por um fundo… É que eu não li nada disso em lado nenhum mas você sendo, um grande adepto portista, podia elucidar toda a gente sobre esse facto.
Já agora, gostava que provasse também que o Porto está na bancarrota se faz favor.
Ou então, prove quando diz que o Porto não tem dinheiro para investir…
É que desinformadores como você é o que mais há por aí. Mandam postas de pescada e como ninguém pede satisfações, atiram ao tecto e ficam a ver se cola…
Típico adepto que vem aos blogues criticar os rivais dizendo que o seu clube é que está no bom caminho… Os seus comentários neste blog têm sido sempre um lixo tóxico autêntico…
Quando o Porto abrir falência, já o Sporting deixou o futebol e virou marca de papel higiénico
Ninja
Auditoria no Porto? Você deve achar que isto e o Sporting.
Quando entrarem auditores nos escritorios do Dragão já a economia mundial colapsou há muito tempo. Aqui no Norte aprendemos há muito a viver sem apoios do estado/Banca lisboeta. La por não compreender as contas do Porto não queira comparar o incomparável.
Ninja
Adrian vem com um fundo? Que eu saiba o BMG ja nao faz um negocio com o Porto desde a compra de Danilo e Alex. Martins Indi veio com um fundo? So ouvi falar em fundos esta epoca no negocio Brahimi que ainda nem se concretizou.
Adrian: 11M (60%) futura compra de 100% por mais 4M adicionais
Tello: Emp. 2 anos, 2M/ano, opcao compra por 8M adicionais (total 12M) Barcelona suporta parte de salario (3M brutos), impossibilidade de compra para revenda (a la Iturbe) estipulada contratualmente, regresso antecipado do atleta implica compensação financeira ao Porto (Suarez, Messi, Neymar, Pedro… De facto regresso garantido)
Oliver: Alguém acha que o Porto paga para o ter por cá?
Indi: 7,7M (100%)
Evandro: 1,5M mais parte passe de Toze com opção de recompra dessa percentagem
Sami: Custo ''Zero''
Opare: Custo ''Zero''
Ivan: 3M
Lichnovsky:2,5M
Investimento em passes/emp. esta época: 11+2+7,7+1.5+3+2.5: 27.7M
Assumindo opcao de adquirir 100% de passes, Futuro Inv.Total: 15+12+7,7+1.5+3+2,5: 41.7M
Uns chamam lhe desgraça financeira, eu vejo-o mais como uma mudança na visao de mercado com ênfase na valorização de atletas principalmente europeus e com extensa rodagem em ligas de qualidade para inflacionar ainda mais a sua futura venda tendo em conta nao serem extra comunitários com experiência em uma liga apenas (maior risco de investimento pelo clube comprador)
Este lote de jogadores representa o núcleo do plantel do Porto para os próximos 3 anos. Um investimento de 41M ao longo de 3 anos (talvez 50M com brahimi) com 1/2 vendas significativas por ano e subsequente investimento em substituto para colmatar a saida não me parece nada de anormal para um clube que facturou mais de 600 milhoes de euros nos ultimos 10 anos.
Este modelo de negocio serve o Porto idealmente, o que e preciso e remover os fundos da equacao para ter acesso aos proveitos das vendas na sua totalidade.
Filipe Leite
João Dias continua a falar duma situação económica dum clube que não conhece e diz barbaridades… Limite-se a dizer as poucas coisas que sabe… Eu se não sei não invento… O que sei deixa me tranquilo sobre a situação do meu clube… Só lhe digo… Dos 3 clubes Portugueses é o que tem melhores condições económicas actuais é o FCP…
Gonçalo Mano
Artur,
Investimento a pensar no futuro? Pedir emprestado jogadores da La Liga que são hiper-valorizados, na hipótese de se valorizarem ainda mais e talvez comprar-vender de imediato (Ao melhor estilo do Iturbe)?
Não me parece que haja grande investimento no futuro.
Parece-me mais uma tentativa "à bruta" do Lopetegui conseguir um bom contracto em Espanha para o Ano.
A folha salarial do Porto deve ser algo de irreal…
Samuel Noronha
Porto está a fazer um investimento virtual? O FCP em vendas já realizou 29,48 Mil € sem contar com Mangala e Jackson que podem ainda sair. Em compras gastou 27,02 Mil € , ou seja, lá por outros clubes fazerem vendas virtuais não quer dizer que todos façam jogadas manhosas.
luis o.
Partindo do princípio que os clubes vendedores em relação ao FCP estão a pedir garantias bancárias para realizar as transferências, o FCP não pode estar na bancarrota. É de facto algo surpreendente a capacidade de investimento após estes trimestres muito maus mas lá que estão a conseguir investir, estão. Talvez a hipótese mais provável para explicar isso sejam as transferências do Mangala e do Jackson na medida em que o FCP tem 100% do passe deste. No entanto creio que o FCP ao contrário do SLB não tem muita dívida para rolar nesta próxima época, o que ajuda tremendamente à situação.
Artur
João Dias,
sim acabavam os Adrian's, Danilo's, etc, etc…mas também acabava o futebol em Portugal, que se tornaria tipo campeonato chinês, sem espectáculo nenhum.
Eu gosto de futebol e fico com muita pena se o nosso campeonato ficar pior que o campeonato chinês mas por outro lado fico contente, é na maneira que começamos a dar valor a outras modalidades que fazem levar o nome de Portugal ao mais alto, falo principalmente do ciclismo (também porque é a modalidade que sigo mais atentamente).
Flávio Trindade
Caro Joel,
Segundo o estudo anual da Deloitte os passivos do Real e do Barcelona são quase do mesmo nível, embora superiores é certo ao do Benfica por exemplo.
A diferença aqui e como também já referiram é que a facturacao anual dos dois grandes espanhóis é suficiente para abater o seu passivo na totalidade.
Se consultar essa lista chega à conclusão que apesar do Real aparecer em primeiro o clube mais rico é de longe o Manchester United.
Relativamente à competitividade muito antes de todas estas questões relativas a fundos se colocarem já o Porto tinha ganho com trocos uma taça dos campeões e o Benfica chegado a finais duas vezes nos anos seguintes.
Para o futuro o grau de alarmismo será maior quanto maior for a capacidade da UEFA em fazer cumprir a vontade de proibir os fundos, bem como de aplicar a sério o seu fair play financeiro.
Note os casos do City e do Barcelona por exemplo. No caso dos espanhóis e a não ser que eles vendam mais um ou dois Alexis, estarão em incumprimento novamente.
No caso dos portugueses para existir uma diminuição do passivo terá que haver forçosamente desinvestimento. Acreditar que os passivos se abatem apenas com receitas extraordinárias é ingenuidade.
Anónimo
O Sporting tem um passivo de 570 M (SAD, SPM, SGPS).
O passivo do Benfica não é de 600 M coisa nenhuma, já contemplando nesse montante SAD, estádio, centro de estágio, etc.. (valores não incluídos nos passivos dos rivais.)
Quanto ao Porto, o valor associado ao passivo é constantemente manipulado, vá se lá saber porquê.
Pedro Santos
João Dias
Artur, é um investimento virtual na medida em que o Porto sabe que não tem dinheiro para gastar o que está a gastar. De modo, algum.
Isto é muito lindo agora. Daqui a uns meses quando se fizer uma auditoria aí é que " a porca torce o rabo ".
E se os fundos forem proibidos aí que se acabaam os Adrians, Brunos Martins e os Danilos desta vida.
Artur
João Dias,
o investimento do FC Porto esta época não é virtual, é um investimento a pensar no futuro.
O FC Porto já está a começar a pensar em empréstimos porque sabe que as contas não estão bem e toda a gente o sabe à imenso tempo, a única diferença é que o FC Porto tem sempre mais retorno que o Benfica e Sporting, apesar que este ano o Benfica foi o que melhor retorno teve.
Nuno R
Esses clubes malhavam nos nosso quando não havia o movimento de jogadores que há hoje, numa altura em que consseguiam aguentar boa parte dos seus melhores jogadores.
Quanto ao passivo do Real… o Real foi SALVO pelo Estado há uns anos, através do imobiliário. Hoje, com a crise e o escrutínio, desconfio que tal negócio não se repetisse.
De qualquer modo, o Real e Barcelona têm receitas com que os portugueses apenas podem sonhar…
João Dias
Vou-te ser direto. O Porto está na bancarrota.
Os prejuízos acumulados na relação com a banca e o passivo está a esmagar o quotidiano do Porto.
O investimento que está a fazer esta época é virtual.
É como uma droga. No momento sabe bem. A seguir é que surgem os problemas todos…
E o pior é que o Porto há muito que se viciou.
Se não houver um retorno gigantesco o Porto entra em colapso e só restará uma alternativa: apostar na formação.
Alexis
João só uma correcção, o passivo di Benfica ronda os 450 Milhões de euros segundo o relatorio de contas consolidadas.
De resto prevejo desaceleração de investimento sim mas não tão dramático como o post faz prever.
Lima
Que lhe adianta ter um ativo que saia por 30 Milhões e no clube entra 3
É exatamente o tipo de adepto a que o post menciona, divida? temos ativos
Anónimo
quem me dera ter um milionario no meu clube, nao me importava nada de ver ibrahimovic's, cavanis, ou agueros todos os fins de semana e ganhar titulos "facilmente".
Luis Gomes
Jose Nuno Alves
Ninja, seguindo a tua linha de ideias da valorização do Mangala… o Benfica também formou o Witsel e foi no micro-ondas para ser mais rápido, já que o comprou num ano por 8M e o vendeu no ano seguinte por 40M. Foi o JJ que o formou.
Vuk
Mangala juntou-se ao Standard de Liège, e após sua chegada, durante a temporada de 2007-08…No dia 16 de agosto de 2011, o FC Porto confirma a contratação de Mangala, estes 4 anos devem ter sido de pré-formação…
Ninja
Mangala era um jogador feito quando chegou ao Porto.
Obrigado pelo momento de humor João Dias. A valorização que o mercado agora lhe atribui (35-40M) vs custo de compra e o trabalho de Vítor Pereira no desenvolvimento do atleta estão em total sintonia com a sua opinião.
Euclides!
Pois Carlos Monteiro, então o Porto que continue apostar nessa sua teoria de formação…
Vai ser grande o estoiro…
Filipe Leite
João Dias, tem que rever a definição de "formar jogadores"… Jogador é formado com chega ao um clube e sendo ele um projecto de jogador, e o clube forma e molda-o de forma a virar um jogador profissional… (James, Mangala, Atsu, Pepe, e tantos outros…Formar não é apenas dar lhe os ensinamentos futebolísticos, é também detectar pontos fracos e melhora-los… Formação dum jogador preve trabalho especifico dos 15 aos 22 anos…
Diogo JR
Dizer que Porto e Benfica não formam jogadores é uma aberração… Tanto um como outro têm camadas jovens que vão desde os escolinhas até aos juniores, muitos jogadores são formados no Porto e no Benfica também, a única diferença é que depois não arranjam espaço nos séniores, pois, digam o que disserem, tanto um como o outro têm equipas muito mais competitivas do que o Sporting, daí ser mais fácil para um jogador das escolas entrar no plantel do Sporting, do que no do Porto ou Benfica…
PS – o Sporting é o clube em Portugal que vai buscar os "craques" a África com 14 anos, jogadores já com potencial desenvolvido, mas que depois são metidos no mesmo "saco" que os outros, pois chegaram com menos de 15 anos, logo são "formados no clube", e como chegaram cedo, são naturalizados portugueses sem que ninguém se aperceba, como por exemplo o Varela, o Bruma, etc…
Carlos Monteiro
João Dias,
Deves achar que foi o Sporting que formou o Ronaldo e o Figo, certo?
O James chegou ao Porto com 18 anos. Ele sabia lá o que era uma Champions ou jogar num clube em que se ganhar por 1-0 em casa é assobiado!! O Mangala sabia lá o que é ser campeão. Claro que o Porto os formou e os dotou para outros patamares.
Formar não é pegar num sepo de 15 anos e aos 17 dizer que já sabe dar 10 toques. Formar é ajudá-los a dar um salto que, muitas vezes, não é técnico mas sim de experiência, cultura e exigência.
Frederico Macedo
É impressão minha ou o sr João Dias tem algo pessoal contra o Porto?
Formar jovens jogadores e bons cidadãos todos os clubes fazem na mesma medida. Agora se o objectivo for criar mais valias na equipa principal, não interessa a cor nem a nacionalidade do jogador, apenas a qualidade ( é sempre bom ter jogadores nacionais claro, mas é impossivel ter uma equipa competitiva só contando com eles)…
P.S. – E dizer que o Mangala e o James eram jogadores feitos é qualquer coisa…
Artur
João Dias,
Antes do empresário deles dizer que o FC Porto os queria não sabiam que o FC Porto existia?
Não sei de que clube és, nem me interessa mas de certeza que dos clubes que existem em Portugal o FC Porto e o SL Benfica são sem dúvida os clubes mais conhecidos por todo o Mundo devido aos seus êxitos internacionais, ao fazer vergar grandes equipas europeias. E em 2010, altura em que o James assinou pelo FC Porto, já o FC Porto tinha ganho muitos titulos internos como externos.
João Dias
Carlos Monteiro,
O Porto formou o James e o Mangala??
Que disparate. Todos eles já tinham experiência de 1° Liga antes de vir para o Porto. Já eram jogadores feitos.
Antes do empresário deles dizer que o Porto os queria nem sabiam que o teu clube existia…
Formar jogadores é ensinar-lhes sobre o mundo do futebol quer dentro quer fora do campo desde as camadas jovens.
Artur
João Dias,
é viver num mundo irreal porquê?
O que falta em Portugal é poder económico, queres uma aposta sistemática na formação mas esqueceste que para haver dinheiro a correr no futebol português é preciso uma boa passagem nas provas europeias e diz-me como é que com uma aposta sistemática na formação isso seria possível. Por mais que digam que ninguém liga às formações, todos estão atentos a elas, simplesmente não sai todos os dias um Figo nem um Ronaldo.
Carlos Monteiro
Há o mito de que em Portugal, dos três grandes, só o Sporting é que aposta na formação. Porque é que o conceito de formação é redutor ao ponto de encararem como formação só os miúdos Portugueses que jogam nas equipas B ou equipas júniores?
Por exemplo, não formou o Porto jogadores como Mangala, James Rodriguez ou Pepe? Claro que formou! Claro que o Porto aposta na formação…mas na formação de jogadores com potencial elevado e não de qualquer miúdo que esteja na equipa B.
O Sporting "forma" porque parece não ter outra solução e, quando sai da formação, perde-se em contratações completamente estúpidas.
Acima de tudo, tem que haver aposta em talento. Pelas vendas dos últimos anos, Porto e Benfica são os que têm acertado.
Anónimo
isso de apostar na formação e esperar sucesso é tambem viver num mundo irreal (o que é que o sporting ganha por exemplo), raramente saem messis da formaçao. Claro que depois vêm com o exemplo do barça, mas essa é a unica exceção que ganha alguma coisa, mas gasta 80 milhoes no suarez, o neymar ninguem sabe mas foi mais que isso, entre tantos outros
Luis Gomes
João Dias
Isso é viver num mundo irreal…
A realidade portuguesa não é nem deve ser essa. Deve sim é haver uma aposta sistemática na formação.
Nuno R
Este post merece muitos, muitos comentários…
Uma das questões é a expectativa irrealista em que vivemos. Sinceramente, há gente que pensava que o Benfica conseguiria manter este ritmo de investimento e aguentar a maior parte dos seus jogadores. Pelo menos é a ideia que tenho, por aquilo que li e ouvi há uns meses. Agora já colocam em causa uma política cujo resultado só poderia ser este: um brusco desinvestimento.
Frederico B
O Nuno R tem toda a razão no que diz. O benfica pode construir uma boa equipa, mas se saem jogadores melhores do que entram entao a equipa tem maior probabilidade de ser mais fraca!
Rúben Cardoso
Dava Héldon + Capel + Wilson Eduardo + Vítor para ter o Pizzi no Sporting.
Nuno R
#Tiago
A leitura que faço não é em relação ao comentário em particular, mas na generalidade, e o Pizzi é uma espécie de metáfora.
Quando se discute o porquê do Benfica não apostar em portugueses (como o Pizzi, que faz parte dos quadros), a resposta é que os que lá estão (Salvio, Gaitan, Markovic) são muito melhores.
Quando esse saem, e se coloca a questão da qualidade descer, respondem que não, porque o Pizzi faz o lugar da mesma maneira.
O mesmo vale para o Garay… durante anos foi elevado a um dos melhores centrais do mundo… agora sai, não é problema, o Lisandro faz o mesmo.
Tiago Martins
Nuno R,
Não sei se tens alguma dificuldade em ler correctamente comentários de leitores benfiquistas, mas o João Lains referiu : "Pizzi está bem acima do nível médio de qualquer jogador do nosso campeonato" e não que era tão bom como Gaitán e Markovic.
Mas o mais engraçado é que Pizzi há pouco mais de um ano era dos jogadores mais desejados por adeptos de Porto e Sporting; desde que assinou pelo Benfica tornou-se fraco.
Haja quem entenda isto….
Nuno R
Gosto da linha de pensamento… como é que o Pizzi tem lugar se o gaitan e o markovic são muito melhores? Depois saindo… o Pizzi já é tão bom como eles.
Anyways…
Eu referi uma política de investimento, tu respondes com FM. O Ze entra para o lugar do manel, o Xico joga em vez do Jaquim. Não é isso que está em causa. A equipa de 2014 até pode ser mais competitiva que a de 2013, mas…
O facto é que muitos benfiquistas (e não só) acreditavam que este grupo iria atacar o bi, e inicia a tal hegemonia prometida pelo Vieira. Quando alguém dizia que muita gente iria sair no defeso, era acusado de anti e o camandro. Agora se vê quem tem razão. Verdade seja dita, não era difícil de prever este cenário.
Continuem a viver na ilusão (e isto é válido para qualquer clube), pode ser que um dia acordem da pior maneira.
A não ser, claro, que enquanto contribuinte, continues a aceitar perdões fiscais e outro tipo de benesses…
João Lains
O Benfica perdeu o Oblak, o Siqueira, o Garay, o André Gomes, o Markovic e muito provavelmente Rodrigo e o Gaitán.
Contudo apesar do fraco investimento que tem sido feito ao contrário do Porto, o que me deixa algo apreensivo, ninguém disse que o reforço do plante tinha de partir de fora.
Garay saiu, Lisandro pode perfeitamente substitui-lo; Markovic não era fundamental para a equipa e é inferior ao Salvio, que era o melhor jogador do Benfica quando se lesionou (queres melhor reforço?); Gaitan pode deixar a equipa mas a sua saída está mais ou menos acautelada. John está novamente focado, Pizzi está bem acima do nível médio de qualquer jogador do nosso campeonato; Derley é uma óptima alternativa e quem sabe se não pode ter um impacto semelhante ao de Lima? (metade já seria bom).
Portanto, um brusco desinvestimento não significa necessariamente uma queda brusca de qualidade da equipa existem três a quatro posições que exigem reforço mas ainda não será desta que o teu Sporting ultrapassa o Benfica.
Cumprimentos
João Dias
Adorei o teu post, Fábio! ;)
Infelizmente, Benfica e Porto vivem numa realidade imaginária onde tudo o que interesssa se resume a conseguir meter mais bolas para dentro da baliza que o rival.
Mas o futebol há muito que deixou de ser visto desta maneira.
Ter sucesso éctambém apostar no jogador nacional, dar jogadores à seleção, formar jovens para a alta roda do futebol.
Tudo isso Benfica e Porto não fazem.
Depois é claro que a cantera é deixada de lado. Quando a UEFa proibir os fundos de todo quero ver como eles se safam.
O camião de sul-americanos vai ficar sem pneus e aí é que vão ser obrigados a olhar para a formação, quer queiram, quer não.
Islander
Curioso que a "realidade imaginária" como lhe chama do Benfica e Porto em termos de resultados operacionais demonstra muito melhor saúde financeira que o Sporting. Imagino que seja reconfortante olhar para o Sporting e usar apenas a aparente racionalização de meios da última temporada mas isso está longe de corresponder à realidade: mesmo no último ano o Sporting teve maus resultados operacionais e desde 2007(de memória…) que não tem um único ano com resultados positivos, mesmo que marginais. Portanto, quem é que realmente vive numa "realidade imaginária"?
JesusTheLamego
Eu ia jurar que a ultima equipa que serviu de base ,com sucesso, à seleção foi o fcp em 2004.
Gonçalo Batista
"Serve para ajudar a selecção …" Está explicado porque é que a selecção não ganha nada
Renato Teixeira
Sou portista…Chama-se ironia
Ricardo Ricard
Estou só a limpar as lágrimas de tanto rir com essa dos títulos e de ajudar a selecção que nem consigo responder…A serio…Chega de internet por hoje!
JM
" Entenda-se por "equipa B" os que estiveram nessa equipa no ano passado, ou que tiveram empréstimos durante a época. "
Parece-me explicito, portanto deve estar mesmo convencido.
Bruno de Mendonça Placido
O Objectivo principal do Sporting não são titulos é ajudar a selecção!!!
Epa quase me emocionei.
Ele ha com cada um…
Bruno de Mendonça Placido
Bom estou sempre a aprender…Julgava que o Setubal não fosse a equipa B do Sporting. Mas sao ambos de verde e branco, estilo naval. Ok, esta certo, convencido.
Rúben Cardoso
A formação, a pouco e pouco, está a tirar a corda do pescoço. E vai demorar ainda 1/2 anos a conseguir que a balança equilibre depois das gestões danosas que existiram anteriormente. Basta ver os salários principescos que auferem tais craques como Rubio ou Viola, ambos a receberem para cima de 60 mil euros/mês, e com prémios de assinatura chorudos, para depois andar a vender Matías's por 3M.
Vai ajudar. Não é a curtíssimo prazo, mas a médio prazo. E se o William for vendido neste defeso, é uma tremenda ajuda, directamente de Alcochete.
Renato Teixeira
O Sporting é de Portugal. Serve para ajudar a selecção… O Objectivo principal não é ganhar títulos, é dar jogadores para a selecção. Bom trabalho Sporting. Espero que o bom trabalho continue
Ricardo Ricard
E onde é que isso ajudou o Sporting? O Sporting está falido e aposta na formação há quantos anos?!
Rúben Cardoso
E não contribui para a saúde financeira? É que se se apostar na formação, evitam-se comissões e transferências/gastos desnecessários.
Rúben Cardoso
Caro rmcl, está aqui a sua resposta. Jogadores que seguiram para o estágio na Holanda:
Rui Patrício
Luis Ribeiro (equipa B)
Vladimir Stojkovic (Juniores)
Eric Dier
Tobias Figueiredo (equipa B)
Cédric Soares
William Carvalho
Adrien Silva
Wallyson Mallmann (equipa B)
André Martins
Filipe Chaby (equipa B)
Iuri Medeiros (equipa B)
Carlos Mané
Ricardo Esgaio (equipa B)
João Mário (equipa B)
Entenda-se por "equipa B" os que estiveram nessa equipa no ano passado, ou que tiveram empréstimos durante a época.
Realmente, zerinhos.
ACF
rmcl,
a época ainda nem começou oficialmente e por enquanto o estágio começa hoje, mas à cabeça digo-lhe já:
– João Mário
– Ricardo Esgaio
– Tobias Figueiredo
Estes 3 vão ter muitos minutos pela equipa principal durante esta época.
A não ser que se refira à época anterior. Aí temos Carlos Mané e, se bem que num registo diferente, William Carvalho.
Não chega?
Na época anterior: Dier, Bruma, Ilori (fixou-se na A em 2012-2013), Fokobo, Zezinho, Betinho.
Podia continuar o dia todo.
Ricardo Ricard
Engraçado é falar do Sporting que é o melhor clube do mundo e arredores na formação e como se isso tivesse contribuído muito para a sua saúde financeira,devem ter milhões debaixo do colchão certamente.
Fredy
Se isso acontecer, o benfica e o porto vão continuar a ganhar na mesma, porque ao contrário do sporting, têm uma cultura de vitória. Logo os seus jovens vão quase sempre ser melhores do que aqueles que saem de alcochete.
rmcl
O scp promove a formacao? Que tenha dado conta esta época quantos jogadores transitaram da formacao para a equipa principal do scp? Zero
João Dias
Flávio ;) Erro de texto xD
Kafka I
Fábio?? Não te enganaste? :)