Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O regresso de Mourinho a Inglaterra é inevitável, a sua passagem por Madrid foi um fracasso

O ciclo de Mourinho nos merengues está perto do fim e o balanço ao fim de 3 anos não é, de todo, positivo. Falhou por completo o principal objectivo (foi para isso que o Real pagou um montante significativo ao Inter pela sua contratação): vencer a Liga dos Campeões (nem sequer chegou à final), e só ter ganho 1 campeonato, mesmo considerando o facto de ter lutado contra a melhor equipa da história, ter conseguido 1 taça (podem ser duas), uma supertaça e estar em 3 meias-finais da LC, é muito pouco e não pode deixar de ser considerado um fracasso .
Este insucesso ainda ganha outra dimensão quando Mourinho tem diante de si o melhor plantel que já treinou (Chelsea e Inter eram tremendamente inferiores a nível técnico), de longe o mais caro e durante este trajecto adquiriu jogadores por valores astronómicos, principalmente Coentrão e Modric (nenhum dos 2 rendeu o esperado e tendo em conta o elenco não eram de todo prioridades). Depois de uma temporada onde os merengues fizeram história (recorde de pontos na La Liga), a equipa de Madrid não podia ter tido pior regresso à competição. Perdeu o campeonato para o Barcelona demasiado cedo, não soube aproveitar os problemas de liderança dos blaugrana (o seu rival esteve praticamente “sem” treinador”), e – quando apenas estava focado na conquista da Champions – foi completamente vergado por um Dortmund que somente investiu 40 milhões de euros no seu onze (quase o que custou Modric). Para além dos aspectos desportivos, convém referir que José Mourinho também teve de enfrentar outras batalhas, diferentes daquelas que se disputavam dentro das quatro linhas. A imprensa espanhola nunca deu tréguas ao treinador português (nem mesmo a de Madrid esteve a seu lado), e foram várias as polémicas envolvendo jornalistas, um luta que o desgastou e que perdeu. Os conflitos com determinados jogadores também foram uma constante, e a promiscuidade com Jorge Mendes também não foi de toda benéfica. Após ter conseguido contrariar o domínio do Barcelona (os merengues com Mou encontraram o antíduto para combater o tiki-taka), esperava-se que os blancos iniciassem um novo ciclo mas Mourinho, que queria sair em grande (como é seu apanágio), acabou por sair pela porta pequena.
O regresso do Special One a Inglaterra é inevitável, o próprio reconheceu isso. «Sei que me querem em Inglaterra, os adeptos, a Imprensa, que me trata de forma justa, pois criticam-me mas também me elogiam quando tenho mérito. Sei que também há alguns clubes que me querem, sobretudo um, enquanto em Espanha a situação é diferente, há muita gente que me odeia, algumas delas estão nesta sala», afirmou Mou depois da eliminação frente ao Dortmund. O Chelsea parece ser o destino mais que provável, embora o cenário do clube londrino seja, nesta altura, muito diferente daquele que Mourinho encontrou na sua passagem pelos blues. Apesar de saber que vai contar com muitos milhões para investir, o treinador português vai encontrar uma Premier League mais competitiva (há mais candidatos ao título), e vai ter à sua disposição um plantel forte tecnicamente, mas com pouca experiência (Terry, Lampard, e Cole já estão na curva descendente), atributo predilecto do português. O Manchester City, em virtude da fraca prestação europeia, também pode apontar baterias para Mourinho, ainda que Mancini – ao que tudo indica – deverá continuar ao serviço dos citizens. A outra saída de José Mourinho pode ser o PSG. O clube francês tem um conjunto apetecível, vai apostar forte na Champions, vai agitar novamente o mercado, e uma troca com Ancelotti pode ser possível (o italiano tem sido apontado como o novo técnico dos merengues). Resta saber se Mourinho vai recolocar a Premier League ao rubro (Chelsea, City e United a disputar o título taco-a-taco), ou então liderar o PSG rumo à conquista da Liga dos Campeões.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

67 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 18, 2013 at 5:38 pm

    Mourinho não foi um fracasso, porque conseguiu abafar uma das melhores equipas e colocou o Real nas altas rodas europeias. Faltaram mais títulos, mas conseguiu quebrar a hegemonia do poderoso Barcelona.
    Começando pela imprensa e os constantes ataques aos jogadores portugueses e principalmente ao Mourinho, não há balneário que resista a tantos casos. Ainda se viu no jogo de ontem a pouca protecção que o CR7 tem em comparação com o Messi e outros jogadores espanhóis.
    Quando o Mourinho e o Cristiano saírem de Espanha, os espanhóis vão sentir a falta deles, não só desportivamente, mas principalmente pela mediatização que davam à liga Espanhola.
    O principal problema do Real Madrid são os jogadores pensarem que estão acima da equipa, principalmente os capitães, Casillas e o principal destabilizador, Sergio Ramos.
    Grande trabalho por parte do treinador Português porque conseguiu segurar um balneário altamente instável, irregular e com egos muitos grandes. Penso que por esta razão os próximos anos para o RM vão ser penosos e principalmente para CR7 se não sair de Madrid.
    Mourinho continuará a ser o melhor do mundo, vá para onde for, porque ninguém como ele consegue motivar os jogadores e pô-los a jogar futebol.

  • Jorge
    Posted Maio 4, 2013 at 12:22 am

    Considerar a passagem de Mourinho pelo Real Madrid um fracasso atesta muito bem as qualidades do técnico português. Para um Hiddink, Capello ou afins não estava nada mau mas tendo em conta as espectativas criadas esperava-se mais. A meu ver este "fracasso" prende-se essencialmente com dois factores: em primeiro lugar Mourinho nunca conseguiu formar um plantel equilibrado. Gastou uma fortuna em jogadores que, independentemente da qualidade, não faziam muita falta – Coentrão e Modric à cabeça – e não reforçou posições claramente deficitárias, como a lateral direita e a dianteira. Em segundo lugar, e talvez o factor preponderante, faltou harmonia entre Mourinho e os líderes do balneário madridista. Mais do que táctica e técnica, a grande arma de Mourinho sempre foi a liderança/motivação. Sempre contou com jogadores – mais do que isso, Homens – dispostos a "morrer em campo" por ele, como V. Baía, J. Costa, Terry, Lampard, Drogba, Eto'o, Materazzi ou Zanetti, e que carregavam consigo todo o plantel. A má relação com Casillas e S. Ramos deitou tudo a perder (o Chelsea de Terry ou o Inter de Zanetti nunca abordariam o jogo em Dortmund de forma tão displicente). Juntando a isto uma relação turbulenta com a imprensa espanhola (nojenta, diga-se de passagem) e a coisa não podia acabar bem.
    Agora é seguir em frente. Gostava de vê-lo de novo em Inglaterra (é a sua casa), mas não no Chelsea. Arsenal ou Liverpool seriam um grande desafio e são dois clubes com muito mais história. Veria também com bons olhos o regresso de Ronaldo ao United (nunca devia ter saído, muito menos para o Real). Posso estar enganado mas palpita-me que na próxima época o Real cai nos oitavos da LC…

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2013 at 11:40 pm

    Fracasso?
    Vence a taça do Rei 20 anos depois, tem o recorde da La Liga e em 3 anos vai a 3 semi-finais. Quando antes dele nem dos oitavos passavam. Eu queria ver outro treinador ganhar o que ele ganhou estando na mesma liga que o Barça e ter "jogadores" no plantel como Sergio Ramos, Cassillas entre outros e a imprensa espanhola sempre a "coca". O que eu vou rir para o ano quando os desgraçados serem arrasados em tudo que é competição nacional e internacional, só tenho pena dos portugueses que lá ficarem. E já agora voltando as semis finais, a primeira contra o Barça, Pepe expulso injustamente, a segunda foi contra o Bayern perdendo só nos penaltys e ai a sorte conta muito e a terceira que foi este ano e ai sim, realizaram um mau jogo na Alemanha e isso saiu lhe caro.
    Outra coisa que vejo muito nos sites de Espanha sobre desporto, é ver os espanhois a pedirem treinadores como Jupp Heynckes e Carlo Ancelotti e nenhum deles tem um melhor curriculum que o mourinho, o unico que chega perto é o Ancelotti e eu riu me e peço a Deus que para o ano o Mourinho com a sua equipa, seja ela qual for apanhe o Real Madrid na Liga dos Campeões e ele mostre aos xenófobos espanhois quem é Special ONE.
    Já agora gostava que ele fosse para a Alemanha, mais concretamente para o B.Dortmund caso o Klopp saia é claro só para meter o Guardiola no seu devido lugar.

    Saudaçoes Desportivas.

    Filipe Jorge.

  • diogoribeiro
    Posted Maio 3, 2013 at 11:12 pm

    Mas verdade seja dita… se Mourinho sai para o ano é que o Real nem perto da final da Champions chega…

  • Manuel
    Posted Maio 3, 2013 at 10:42 pm

    Não estou de acordo que a passagem do Mourinho pelo Real tivesse sido um fracasso. Bem pelo contrário. Conseguiu uma coisa que mais ninguém conseguiria: partiu a espinha ao Barça. A queda do Barça começou com um português.
    Se o Ronaldo tivesse na posse de todas as suas faculdades físicas provavelmente o Real teria passado à final.

  • Frederico Cruz
    Posted Maio 3, 2013 at 8:43 pm

    E se no final Mourinho continua? Que melhor desafio do que ir contra tudo e todos para o próximo ano?

  • Gepeto
    Posted Maio 3, 2013 at 6:11 pm

    Como o proprio disse, 21 anos, 18 treinadores, 5 meias finais, e o mau é o Mou. Deixem-se de coisas, se o real marcasse mais um golo ao dortmund já era o heroi. A verdade é que ele trabalha num ambiente muito dificil, quando toda a imprensa como alguns membros do plantel geram problemas internos torna-se dificil fazer um trabalho ao nivel do que tem feito.. mesmo assim bateu o recorde de pontos na La Liga contra a melhor equipa de todos os tempos. que venha o proximo ver se faz melhor, ainda vao chorar muito quando Mou sair..

  • paulo
    Posted Maio 3, 2013 at 6:11 pm

    nao é para tirar merito ao mourinho, porque até adoro o homem.

    .tem todo o merito na liga que ganhou, mas perdeu duas.
    .morreu 3 vezes na praia de conseguir o principal objectivo para que foi contratado, a champions
    .gastou milhoes com jogadores que não jogam nadinha
    .tem um plantel cheio de qualidade,com jogadores que são os melhores nas suas posiçoes e a equipa joga um futebol miseravel, só sabe jogar em contra-ataque
    .depois ganhou a taça ao fim de 20 anos, só que agora ganhar esse trofeu é muito mais facil quando existem praticamente só 2 equipas a lutar por ele, barcelona e real madrid.
    .conseguiu o que ninguem tinha conseguido antes, impor um odio nos jogadores e adeptos ao barcelona, e isso viu-se nas agressoes barbadas de certos jogadores.

    Tem como "desculpa", não é a palavra certa o ambiente criado envolta dele, e de certos jogadores não darem o maximo para minarem o trabalho do mourinho.

  • miguel ramos
    Posted Maio 3, 2013 at 5:49 pm

    Meus amigos, por muito que gostemos de Mourinho temos de ser realistas. Concordo com o post, apesar de "fracasso" ser uma palavra muito forte. A verdade é que Mou – face às expectativas que gerou – desiludiu e podia ter feito muito melhor. O post só vem apresentar alguns factos e referir que o trabalho do português não foi positivo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 3, 2013 at 5:39 pm

    Um fiasco? Pode não ter sido brilhante, mas um fiasco não foi! Tendo em conta o percurso dos ultimos anos que o Real vinha tendo nos anos que antecediam Mourinho, acho que fez um trabalho razoável, em todas as épocas ganhou pelo menos um troféu (se esta época vencer a Taça do Rei), e a época passada até ganhou o campeonato àquela que é considerada a melhor equipa de todos os tempos.

  • diogoribeiro
    Posted Maio 3, 2013 at 5:23 pm

    Não creio que tenha sido um fracasso tão grande… a verdade é que Mourinho ganhou tudo por onde tinha passado (faltou a Champions no Chelsea) e as expetativas era que chegasse ali e fizesse o mesmo. A verdade é que não é fácil e que foi um fracasso, mas houve muitas coisas boas e não foi um fracasso tão grande como o VM diz… 3 meias finais da Champions, recorde de pontos, uma ou duas taças e a vitória moral de provar que consegue passar por este Barça.

    cump. desportivos

  • Hugo Carvalho
    Posted Maio 3, 2013 at 5:02 pm

    Ah muita gente principalmente o user pedro,que sofrem de anti mourinhice aguda!Nao e nunca sera o melhor do mundo?tamos a brincar?que precisara de provar?ser um dos treinadores com mais titulos no mundo?Ter ganho duas lc com duas equipas que ninguem esperava,porto e inter?Ter transformado dinheiro em titulos? passagem pelo real nao foi um fracasso,falhou a lc,mas nao fosse ele o barca era pra ai penta,mesmo na lc fez melhor que nos ultimos seis anos,na primeira foi roubado ate ao tutano em jogos que estava a controlar.Fui muito vitima da imprensa,entao aqueles tipos do punto pelota,mesmo jogadores como o fabio,e vitima de crancos como o cassilhas.E como o jj no slb,o real tem as suas semelhancas com o slb,mas o slb ta a aprender.Ainda vao chorar muito por mou

  • David Silva
    Posted Maio 3, 2013 at 3:11 pm

    Respondo a esta Visão de Leitor apenas desta maneira.

    subscrevo isto

    https://visaodemercado.blogspot.pt/2013/01/o-homem-que-sabia-demais.html

  • NunoV
    Posted Maio 3, 2013 at 2:59 pm

    «O meu trabalho nunca é valorizado, e não falo do Real nem dos jornalistas, mas de uma maneira geral. Ganhei tanto, tanto, tanto, que as expectativas são sempre mais altas do que é possível atingir. E vou tirar um dos meus célebres papéis para vos dizer isto: a Liga dos recordes é minha e não vão conseguir apagá-la. Só o poderão fazer quando alguém a superar. Vencemos a Taça do Rei depois de 20 anos sem o conseguir fazer, o que demonstra que não é fácil. Também não o podem apagar. A Supertaça é pequena mas as três meias-finais da Champions, que não me alimentam o ego nem me deixam satisfeito, não devem ser fáceis de conseguir. Digo isto porque Toshack, Di Stéfano, Arsenio, Capello, Heynckes, Hiddink, López Caro, García Remón, Del Bosque, Luxemburgo, Juande, Schuster e Pellegrini… 18 treinadores passaram em 21 anos e todos juntos totalizam cinco meias-finais», argumentou o treinador português.

    «Não me parece que seja fácil bater o recorde de 100 pontos. O Barcelona pode atingir a mesma pontuação esta época e se o fizer é porque se trata da melhor equipa do mundo dos últimos 20 ou 30 anos. Tiveram agora alguns resultados menos bons e inesperados e, para vocês [dirigindo-se aos jornalistas], passaram a ser uma equipa má. Foi um orgulho interromper a hegemonia deles a nível nacional, porque a nível internacional foi o Inter que o fez», notou.

    Tavares tens toda a razão.

    Ó Pedro és pequeno. De facto só quem não abre a pestana é não quer ver. Mourinho bateu o recorde de pontos e tu ainda falas, haja paciência para estes tugas

  • Bruno
    Posted Maio 3, 2013 at 2:58 pm

    Não sei se Mou tirou a hegemonia do Barça, mas sei que colocou o Madrid no topo do futebol, patamar que se adequada ao estatuto do clube. Guardiola, que teve uma era de um sucesso gigantesco, chegou ao ponto de estar farto de competir contra Mourinho. Nos primeiros tempos, o Barcelona claramente levou a melhor, mas o Madrid veio a recuperar muito terreno nos confrontos directos. Nos últimos 7 clássicos, o Real apenas perdeu um.

    Claro que cometeu os seus erros, como qualquer pessoa. Foi a única vez que ele não conseguiu ser maior do que o clube. De facto, o Real Madrid é maior que tudo, as estratégias de comunicação, blindagem de balneário, etc… que tinha nos anteriores clubes foram impossíveis de realizar na totalidade no Madrid. Aí errou claramente ao não perceber essa diferença enorme do clube espanhol em relação aos outros. Mas também é vergonhosa a perseguição que sofreu por parte da imprensa. Só em imprensa escrita, em jornais de grande reputação em Espanha, chamaram-lhe: "Hitler", "ditador", "nazi português", "fascista", "Himmler", "rufia", "deficiente mental", "assassino" e "primata". Na rádio então, dava para estar uma tarde a escrever. E claro, já nem falo no que inventavam para destabilizar o balneário, mas isso já me parece mais comum por aqueles lados.

    E só uma coisa: O Madrid foi 9 vezes campeão europeu. Mourinho não o chegou a ser. Mas sabem qual é o único nome (de treinadores) que o Bernabéu cantou em quase todos os jogos? Pois sim, Mourinho (não por todos, claro, mas pela grande maioria; quando o speaker anuncia o seu nome, foi quase sempre dos mais ovacionados). Por exemplo, del Bosque ganhou duas Champions e só coroaram o seu nome nos dois festejos da conquista do troféu. Para quem alguns dizem que fracassou….

  • Bruno
    Posted Maio 3, 2013 at 2:58 pm

    apelidar de fracasso a passagem de Mou pelo Madrid é não ter noção da realidade futebolística em Espanha nestes últimos anos. Mas enfim, é uma opinião que tem que se respeitar.

    De qualquer modo, segundo inúmeras sondagens de jornais e televisões, mais de 80% dos adeptos madrilistas queriam que ele continuasse e pensam que a sua passagem valeu a pena (apesar de não ter conseguido a tão ambicionada "décima"), entre outras, por estas razões:

    – conseguiu "chegar" aos adeptos; há muitos anos que os adeptos não se reviam no seu treinador; estavam fartos de conversas para ficar bem e de que nunca respondessem à altura aos rivais de Barcelona. Aliás, muitos diziam que Valdano parecia ser do Barcelona pelo que dizia. Além de responder aos catalães, a "afición" queria que o clube protestasse quando era prejudicado pela arbitragem.

    – conseguiu recuperar o estatuto de colosso mundial que o Madrid há muito que tinha perdido. Inclusive, tinham deixado de ser cabeça-de-série. Quando chegou Mou, o clube estava em 13º no ranking UEFA, hoje está em 3º. Hoje, a equipa do Madrid merece, no mínimo, respeito por parte dos adversários. Há 4 ou 5 anos, nem por isso, caía constantemente nos 1/8 de final. Para o maior clube do mundo 3 meias-finais em 3 anos pode não ser positivo porque não se conquistou o troféu, mas tendo em conta a última década não me parece propriamente um mau registo, até porque esteve sempre muito perto de atingir a final.

    – na taça do rei, desde 2004 que não chegava à final e desde 1993 que não a ganhava, sendo que andava há alguns anos a cair nas primeiras eliminatórias com equipas de 2ª e 3ª divisão. Em 3 anos são 2 finais (1 ganha e 1 por disputar) e eliminados nos 1/4 contra o Barça de Guardiola. É certo que é apenas o 3º troféu, mas é um saldo muito positivo.

    – no campeonato fez 1 ano bastante bom (muito semelhante ao de Pelegrini), a melhor liga de sempre em termos de pontos e golos marcados e esta última bastante aquém das expectativas. O saldo parece-me claramente positivo tendo em conta que se competia com o Barça de Guardiola, o melhor da história do clube e certamente uma das melhores equipas de sempre. Este facto também tem que ser levado em conta nas análises às prestações da Champions e da Taça.

    • joel
      Posted Maio 4, 2013 at 5:04 pm

      de certeza que nao anda a par das sondagem ainda ontem mais de 60% nao queria o mourinho no real madrid e mais de 80% nao queria o coentrao por exemplo, mas mais de 95% queriam o ronaldo.

  • Vadeer
    Posted Maio 3, 2013 at 2:52 pm

    "José Mourinho considera que o trabalho por ele desenvolvido nos diferentes clubes por onde passa nunca será devidamente valorizado, pelo simples facto de as várias conquistas que conta no currículo elevarem as expectativas para níveis muitas vezes irrealistas.

    «O meu trabalho nunca é valorizado, e não falo do Real nem dos jornalistas, mas de uma maneira geral. Ganhei tanto, tanto, tanto, que as expectativas são sempre mais altas do que é possível atingir. E vou tirar um dos meus célebres papéis para vos dizer isto: a Liga dos recordes é minha e não vão conseguir apagá-la. Só o poderão fazer quando alguém a superar. Vencemos a Taça do Rei depois de 20 anos sem o conseguir fazer, o que demonstra que não é fácil. Também não o podem apagar. A Supertaça é pequena mas as três meias-finais da Champions, que não me alimentam o ego nem me deixam satisfeito, não devem ser fáceis de conseguir. Digo isto porque Toshack, Di Stéfano, Arsenio, Capello, Heynckes, Hiddink, López Caro, García Remón, Del Bosque, Luxemburgo, Juande, Schuster e Pellegrini… 18 treinadores passaram em 21 anos e todos juntos totalizam cinco meias-finais», argumentou o treinador português.

    «Não me parece que seja fácil bater o recorde de 100 pontos. O Barcelona pode atingir a mesma pontuação esta época e se o fizer é porque se trata da melhor equipa do mundo dos últimos 20 ou 30 anos. Tiveram agora alguns resultados menos bons e inesperados e, para vocês [dirigindo-se aos jornalistas], passaram a ser uma equipa má. Foi um orgulho interromper a hegemonia deles a nível nacional, porque a nível internacional foi o Inter que o fez», notou."

    Retirado do site de Abola, pelos vistos o Mourinho tb respondeu a voces todos

  • Jorge
    Posted Maio 3, 2013 at 2:10 pm

    Desculpem lá…"melhor?"

    A força de Mourinho sempre consistiu na liberdade em que tinha para fazer as suas equipas, quando isso não aconteceu no Chelsea em que lhe forçaram Ballack e Shevchenko pela goela abaixo foi o que se viu. No Leiria, nos 2 primeiros anos de Chelsea, no Porto e no Inter deram-lhe carta branca para fazer tudo o que queria, e todos conhecemos os resultados.

    No Real, errou em contratar Coentrão sem dúvida, mas eu sei de fonte segura que a Mourinho houve muitas coisas que não lhe permitiram fazer. A vinda de Modric por exemplo foi algo imposto por Perez e não por Mourinho, tudo para desviar o jogador de Barcelona, a Mourinho nunca lhe deixaram tirar jogadores como Iker, Sergio Ramos e Xabi Alonso por opção técnica e porquê? São os espanhóis, curiosamente bastou tirar Iker, que Sérgio Ramos amansou e o Real praticou o melhor futebol desta época. Mas ninguém culpa Iker por este ter entregue cerca de 15 pontos graças aos seus frangos.

    Já agora, é ver como futebol é feito de pequenos detalhes, na 1a meia final contra o Barcelona, Pepe expulso de forma injusta e golo roubado a Higuain em Camp Nou. O ano passado penalti marcado sobre Robben por carga nas costas mas penalti sobre as costas de Callejon que dava o 3-1 ao Madrid nada, este ano, carga sobre Reus deu o penalti que deu o 4-1, mas em Madrid Santana carrega Cristiano pelas costas e sem se preocupar com a bola e nada. Tivesse o Real Madrid o Villar pelas costas e Mourinho no mínimo já teria 1 Champions e 2 campeonatos de Espanha. Assim em 3 anos vai ter de sair com 1 campeonato, 1 supertaça de Espanha, 2 taças do Rei (esperemos), vários records, o ter potenciado Cristiano a ponto de o tornar o melhor jogador do Mundo e acima de tudo o ter desmascarado a máquina que levou o Barcelona ao colo, Mourinho destruiu a sua imagem a lutar contra um sistema mais que visível e a paga que lhe deram foi terem quase aniquilado a sua carreira…mas só quase, porque é impossível destruir a carreira de quem ganha em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra e isto só com 50 anos. Gostaria que Mourinho ainda fosse para França e Alemanha ganhar os campeonatos de lá, assim seria de longe o melhor treinador de todos os tempos.

    E respondendo ao VM, o que Mourinho fez pelo futebol no Real Madrid, deve orgulhar os verdadeiros desportistas, ou preferem o colinho do Farsa?

  • FLCE6
    Posted Maio 3, 2013 at 2:07 pm

    Garanto-vos que o Real Madrid, saindo José Mourinho, dá passos de gigante para trás na luta pelo domínio do futebol europeu. Em Espanha não digo isso, pois o Barcelona também os deu esta época.

    José Mourinho foi a melhor coisa que aconteceu ao Real Madrid nestes últimos anos. Ele e CR. Sem eles o domínio do Barça teria sido impossível de evitar. Sem eles nunca na vida teriam sido campeões na época passada. Sem eles ninguém no mundo conseguiria vencer o Barcelona. Todos os que querem ganhar ao Barça, jogam como o Real joga.

    Quanto à Champions é também preciso ver que foram muito condicionadas por factores como o àrbitro da 1ª mão há 2 anos contra o Barcelona (e isto para mim é indiscutível) e pela sorte no ano passado nos pénaltis contra o Bayern Munique. Este ano perdeu justamente contra o Borussia depois de uma terrível 1ª mão. Isto depois de anos consecutivos a ficarem barrados nos Oitavos, ridiculamente.

    Quanto apostam que daqui a uns 5 anos o vão querer lá outra vez???

  • xKORDSx
    Posted Maio 3, 2013 at 1:56 pm

    Um fracasso? Muito pouco 1 campeonato (recorde de pontos!!!), 1 taça, 2 meias finais em 3 anos? A sério? Cada um tem direito à sua opinião, mas convém ter um bocadinho de noção. E quando vejo comentários depois como alguns que vejo por aqui, há mesmo muita falta dela. O Real em condições normais, com o Mourinho, só não ganhava este campeonato. Tinha ganho 2 em 3, ainda assim. O que é engraçado e dizer-se no próprio artigo que competiu contra a "melhor equipa da história" (olá Milan do Sacchi), como se isso por si só não servisse de atenuante. Mas não, é um fracasso.

    O Real Madrid é um circo, cada vez mais. Um cemitério de treinadores. Muito fez o Mourinho. Os factos estão todos do seu lado e ele próprio o diz: "a Liga dos recordes é minha e não vão conseguir apagá-la. Só o poderão fazer quando alguém a superar. Vencemos a Taça do Rei depois de 20 anos sem o conseguir fazer, o que demonstra que não é fácil. Também não o podem apagar. A Supertaça é pequena mas as três meias-finais da Champions, que não me alimentam o ego nem me deixam satisfeito, não devem ser fáceis de conseguir. Digo isto porque Toshack, Di Stéfano, Arsenio, Capello, Heynckes, Hiddink, López Caro, García Remón, Del Bosque, Luxemburgo, Juande, Schuster e Pellegrini… 18 treinadores passaram em 21 anos e todos juntos totalizam cinco meias-finais», argumentou o treinador português." E não há nada que apague isto.

    E só quem vê futebol há uns 2 anos é que não sabe o que esperar o Florentino Perez. Têm mesmo a certeza que todas as contratações feitas pelo Real tiveram o pedido do Mourinho? Querem jurar sobre isso? Eu sei que não queria…

    Ninguém consegue trabalhar assim. Já o ano passado achava que o Mourinho não devia ter continuado e esta época só veio confirmar isso. Mas, vejamos, se esta época foi um fracasso e chega às meias finais da champions e arrisca-se a ganhar a Taça… que todos os fracassos sejam como este.

    E só para terminar, a equipa do Inter do Mourinho era muito mais equilibrada, profissional e competente que o Real de Mourinho. Por muita coisa que vai além da própria capacidade do Português.

  • MM
    Posted Maio 3, 2013 at 1:54 pm

    para mim,josé mourinho é o melhor treinador do mundo.
    mas também,na minha opinião,as grandes conquistas e as que merecem um grande reconhecimento,até agora,na sua carreira foram feitas no porto e no inter.no porto consegue formar uma equipa praticamente apenas recorrendo ao mercado nacional e fazer dessa equipa uma equipa que conquista a taça uefa e depois a liga dos campeões.penso que nada que mourinho faça no resto da sua carreira conseguirá bater isto.depois no chelsea é certo que foi campeão,algo que o clube estava longe de conseguir,mas a verdade é que depois de ganhar o estatuto que tem no porto,foi-lhe disponibilizado um rio de dinheiro para gastar a seu belo prazer e formar uma equipa.não conseguiu mais uma champions e foi para itália,onde com um bom plantel,mas nada de extraordinário e até um pouco envelhecido,consegue fazer um triplete genial,coisa única,e consegue,nesse caminho para a sua 2ª liga dos campeões,eliminar um super barça e o bayern na final,que tinham planteis superiores ao do inter.
    depois vem para o real e encontra um dos melhores plantéis do mundo com dinheiro para gastar no que ele "quisesse",sabendo que os únicos jogadores fora do alcance seriam,na sua grande maioria,jogadores do barcelona e do bayern.na minha opinião falha por completo na maior parte das aquisições,é rídiculo dar 30 milhoes por um bom lateral esquerdo,quando se tem um de nivel superior no plantel e quando a grande deficiência da equipa é exatamente na outra lateral,queima quase uma mão cheia de médios que eram,no momento,dos melhores do mundo,káká nunca rendeu o que se esperava e mourinho nunca tirou dele o que toda a gente esperava,sahin é um exelente jogador que poucas hipoteses teve e que acabou por ser emprestado,modric foi contratado por mais um balúrdio e nunca se afirmou como titular indiscutível…um plantel forte como o do real precisaria de 1/2 contratações por época,mas que sejam de jogadores realmente necessários e que entrem no 11,precisavam de um lateral direito que em 3 anos não chegou e precisavam de um grande ponta de lança,que higuain e benzema,apesar de bons,nunca o serão.em vez disso foram buscar jogadores por preços exorbitantes para posições onde já havia qualidade.foram demasiados erros…
    posto isto,não acho um fracasso a passagem pelo real,conseguiu numa época bater um grande barça,conseguiu voltar a ganhar uma taça do rei,feito que deverá repetir este ano,mas ainda assim acho que foi uma passagem fraca,porque estes títulos(sem a desejada champions) são manifestamente pouco para um plantel destes,com cristiano ronaldo e com o melhor treinador do mundo…

  • NoSense
    Posted Maio 3, 2013 at 1:53 pm

    Não concordo de todo com o post, mas longe de mim criticá-lo, pois cada um tem a sua opinião.

    A maior vitória de todas do Mourinho no Real Madrid, foi o que poucos ou nenhum ocnseguiria fazê-lo: tirar Guardiola do Barcelona. Com Guardiola no Barcelona, estes "só" não ganharam a Champions que Mourinho venceu com o Inter e a Champions passada (frente ao Chelsea) quando Mourinho mostrou que o Barcelona não era o invencível que parecia. Creio que mais nenhum treinador o conseguiria.
    Um campeonato, uma Taça do Rei, uma Supertaça espanhola não é pouco, bem como chegar a 3 meias-finais consecutivas (uma delas sabe-se como perdeu frente ao Barcelona) quando o clube já não ultrapassava os quartos há alguns anos, também não é de todo um fracasso.
    Se foi contratado para a décima e falhou, é uma realidade que falhou a décima, mas sem ele, nem o campeonato creio que ganhassem e enquanto Guardiola permanecesse no Barcelona não creio que o Barcelona quebrasse, só que este não aguentou a pressão de Mourinho nem lidou bem com o facto de alguém vencer mais que ele em Espanha e quis sair pela porta grande com receio de pouco mais conquistar (afirmar cansaço para não continuar, ao fim de 4 anos…o que dirá Alex Ferguson?)

  • RodCarmo
    Posted Maio 3, 2013 at 1:31 pm

    Mourinho está longe de ser o melhor treinador do mundo? É triste ver a inveja a falar mais alto que os factos.
    Em 3 anos no Real Madrid ganhou "apenas" um campeonato(batendo o recorde de pontos e de golos marcados), uma taça do rei (podem ser duas), uma supertaça e chegou nos 3 anos às meias finais da LC sendo eliminado apenas pelo Barcelona (num jogo que se nao tivesse tido a ajuda do arbitro se calhar estariamos aqui a debater o quão fantástico mourinho tinha sido nestes ultimos 3 anos), Bayern (um dos maiores colossos europeus, e foram derrotadas apenas na marcação de GP) e Bor.Dortmund (uma equipa fantástica, que conjuga a irreverência dos jogadores com o poder táctico e psicológico de Jurgen Klopp).
    Mourinho, à excepção desta ultima época onde mesmo assim sempre que enfrentou o Barcelona conseguiu bons resultados, foi o único a ser capaz de contrariar o poderio tanto interno como europeu do barcelona, isto num clube onde a desorganização e os egos prevalecem sobre o organização e o espirito colectivo.
    Estes 3 anos de Mourinho em Madrid parecem um desastre, mas isso é apenas porque estamos mal habituados.
    Em suma, este Real Madrid não merece ter Mourinho como treinador. Inglaterra espera por ele, e podem ter a certeza que quando isso acontecer vamos voltar a ter o futebol inglês na ribalta.

    Rodrigo Carmo

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 3, 2013 at 1:34 pm

      E provavelmente a ver Mourinho campeão Europeu,estou certo que ainda será mais duas ou três vezes na vida.Só tenho pena que seja difícil voltar a encontrar na mesma equipa o Cristiano.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 3, 2013 at 1:28 pm

    Não considero que tenha sido um fracasso,muito fez ele num clube com certas cobras e certos adeptos.Sem contar com o campeonato que foi ganho de forma brilhante.

  • Hugo São Bento Pereira
    Posted Maio 3, 2013 at 1:21 pm

    Concordo em geral com este post. Sou um grande admirador de Mourinho, mas ele trazia expectativas altas e não conseguiu cumprir com os principais objectivos.

    No entanto se compararmos com outros treinadores do Real, a competição (a melhor equipa dos últimos 20 ou 30 anos e ele ganhou duelos várias vezes) até acho que foi dos melhores treinadores que o Real viu.

    Aqui estão as últimas declarações dele:
    "O meu trabalho nunca é valorizado, e não falo do Real nem dos jornalistas, mas de uma maneira geral. Ganhei tanto, tanto, tanto, que as expectativas são sempre mais altas do que é possível atingir. E vou tirar um dos meus célebres papéis para vos dizer isto: a Liga dos recordes é minha e não vão conseguir apagá-la. Só o poderão fazer quando alguém a superar. Vencemos a Taça do Rei depois de 20 anos sem o conseguir fazer, o que demonstra que não é fácil. Também não o podem apagar. A Supertaça é pequena mas as três meias-finais da Champions, que não me alimentam o ego nem me deixam satisfeito, não devem ser fáceis de conseguir. Digo isto porque Toshack, Di Stéfano, Arsenio, Capello, Heynckes, Hiddink, López Caro, García Remón, Del Bosque, Luxemburgo, Juande, Schuster e Pellegrini… 18 treinadores passaram em 21 anos e todos juntos totalizam cinco meias-finais», argumentou o treinador português.

    Não me parece que seja fácil bater o recorde de 100 pontos. O Barcelona pode atingir a mesma pontuação esta época e se o fizer é porque se trata da melhor equipa do mundo dos últimos 20 ou 30 anos. Tiveram agora alguns resultados menos bons e inesperados e, para vocês [dirigindo-se aos jornalistas], passaram a ser uma equipa má. Foi um orgulho interromper a hegemonia deles a nível nacional, porque a nível internacional foi o Inter que o fez".

    Mourinho fez o seu melhor mas não conseguiu criar uma equipa dominadora como pretendia.

    Fica para a próxima.

  • João
    Posted Maio 3, 2013 at 1:16 pm

    Nao esquecendo que Arsenal ao que tudo indica, este ano vai investir uns belos milhoes..

    a ver vamos se não será uma luta a 4/5 (incluindo o liverpool/spurs) pla luta do titulo..

    GL Mou

  • Fábio Nogueira
    Posted Maio 3, 2013 at 1:09 pm

    Uma coisa é certa, não é o Real que não vai renovar com o Mourinho, mas sim Mourinho é que não vai renovar com o Real.

  • FT
    Posted Maio 3, 2013 at 1:03 pm

    Nao acho que tinha sido um fracasso. O problema é que nunca foi amado em Madrid. Ainda ganhou um campeonato, uma taça, pode vir a ganhar a 2º. Nao é assim tao mau de todo, poderia ser melhor (e deveria), mas acho que nao pode ser considerado fracasso.
    SL

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2013 at 12:54 pm

    Penso que tal como Paulo Bento teve uma época a mais no Sporting, também Mourinho teve uma época a mais no Real, pois desde inicio viu-se que este ano seria muito difícil ganhar alguma coisa. Desde inicio a equipa não mostrou vontade de jogar, o seu trabalho foi constantemente minado por alguns jogadores (principalmente pelo aziado casillas), sucessivas lesões na defesa que o obrigaram a muda-la varias vezes de jogo para jogo, o Benzema que voltou a ser um gato e arrastou consigo o Higuaim,o Ozil e o Di Maria muito irregulares capazes do melhor e do pior de jogo para jogo enfim, foi muita coisa má a acontecer esta época e que limitaram o seu trabalho, sendo que, acho que não se pode falar de fracasso por tudo o que mesmo assim conquistou.

    P.s este ano falha a champions pois o Real faz um jogo horrível com o Dortmund que por sua vez faz um jogo perfeito em que nada correu mal.

    Flávio

  • Eugenio
    Posted Maio 3, 2013 at 12:53 pm

    O Special One será sempre o Special One.. Melhor treinador a nível mundial.. Com jogadores a minar, com tanta xenofobia, imprensa sempre a inventar casos queriam o que? assim não há balneario que aguente.. Não ganhou a Champions e depois? Pensam que aquilo é só chegar e ganhar ou se calhar era melhor no tempo em que fizeram 96 pontos e ficaram a 3 pontos do Barcelona mas cairam nos quartos da Champions, é com cada um.. Há que ter paciência, e isso não existe pelos lados do Bernabéu.. Mas fazer o que… Haters Gonna Hate.. Acho bem que saia, e aí sim o Real Madrid vai voltar ao mundo das trevas sob um dominio total do Barça.. É o meu clube, mas o REAL os seus dirigentes e adeptos não merecem o MOU nem CR7..

  • emot
    Posted Maio 3, 2013 at 12:52 pm

    3 anos para ganhar uma Champions chega? quantas Champions ganhou o Real nos últimos anos antes de Mourinho, quantas Champions ganhou o Bayern nos últimos anos, quantas ganhou Manchester United (ou o Ronaldo, for that matter), quantas ganhou o Milan, quantas ganhou o Manchester City (com um dos melhores plantéis do mundo)… 0
    só o Barça dominou nos últimos anos e tem 2 em 4 anos.
    pede-se a Mourinho o que nunca se pediu a ninguém. quantos grandes clubes tentaram estar nas meias finais e não conseguiram? quantos treinadores tentaram quebrar o Barça e não conseguiram? o Real Madrid não é a melhor equipa que Mourinho já treinou e ele não manda assim tanto quanto pensam nas saídas e entradas. o Real Madrid tem muitos cancros (a imprensa é um deles). Xabi Alonso é bom nos passes (mas é fraco fisicamente, faltam-lhe rins para a posição que tem, Maniche foi mais útil ao FC Porto), Casillas tem vindo a cair de qualidade e (aparentemente) com a ajuda da esposa minou o balneário. os espanhóis são o elo mais fraco do Real, curiosamente.
    Mourinho é o melhor do mundo e mostrou isso no Real, mesmo não ganhando a Champions – é uma prova que nos jogos a doer se resolve em pormenores (o ano passo ganhou aquele Chelsea!!! Em pouco mais de 10 anos de carreira, Mourinho ganhou com FCP e Inter e levou Chelsea e Real bem perto do título.

    PS: o Real Madrid tem feito jogos incríveis, brilhantes. Tem feito outros com exibições péssimas e em que até ganha (mas o Benfica também tem feito o mesmo, tal como o próprio Barça ou o Man. United!).

    • Johnny W.
      Posted Maio 18, 2013 at 5:35 pm

      não foi o mourinho que gastou os 400 milhoes no plantel. O que se pediu ao Mourinho foi de acabar com a hegemonia do barcelona. e ela foi afetada. Ganhar a liga dos campeoes nao é como ganhar o campeonato. Não ganha a regularidade mas sim um detalhe. Mourinho ganhou o campeonato batendo todos os records sendo atacado dia apos dia pela imprensa, inventado historias sobre os jogadores, e na epoca actual o jornal Marca já especula o seu sucessor desde dezembro. Trabalhar assim não é facil. Eu acho este RMadrid pouco compacto e não é de todo a melhor equipa dele mas chegar 3 anos seguidos as meias finais é mt bom. e este ano em especial tendo em conta o grupo em que estava

    • quim
      Posted Maio 3, 2013 at 5:57 pm

      o problema é que o mourinho foi contratado para o real ganhar a champions e ao fim de 3 anos nada. tem um 11 que custou cerca de 400 milhoes e consegue apresentar um futebol miseravel, eu sei que a culpa não é só dele, mas ele é o principal pois é ele o boss,o treinador.

    • Afonso Nunes
      Posted Maio 3, 2013 at 4:08 pm

      Concordo totalmente!

  • Diogo
    Posted Maio 3, 2013 at 12:45 pm

    Acho que o que o Mourinho fez em Espanha não foi nenhum fracasso de todo.
    -Para começar conseguiu abalar a hegemonia do Barcelona que era, até à sua chegada, tida como a melhor equipa do Mundo e supostamente imbatível. Sei que não ganhou todos os troféus numa época (como fez noutros clubes) mas a verdade é que o Barcelona a partir do momento em que Mourinho chegou também deixou de o conseguir fazer.
    -Conseguiu bater o recorde de pontos de "La Liga" (não é qualquer treinador que vai conseguir iguala-lo/bate-lo.
    -Acho que muita gente se esquece que antes de Mourinho chegar o Real Madrid não passava dos oitavos de final da champions e nas 3 épocas que teve no Real foi às meias.
    -Usou o seu estatuto para pôr o Casillas no Banco (estava a fazer uma época HORRIVEL, nem sei porque é que os espanhóis tanto contestaram a decisão).

    Por fim, queria apenas comentar que, em relação a contratações, penso que o Mourinho queria ter feito algumas compras/vendas que foram bloqueadas pelo clube por causa do estatuto dos jogadores (não percebo o que ficou lá a fazer o Káká, porque não foi comprado um lateral direito em condiçoes e foi necessário mandar vir o adaptado Essien, etc)

  • Adriano Santos
    Posted Maio 3, 2013 at 12:29 pm

    Não acho que tenha sido um fracasso de todo. Há quantos anos os madrilenos não ganham uma champions ? há quanto tempo nenhum treinador faz melhor que mourinho no comando dos Blancos ? Para mim o problema não é do treinador nem do plantel.
    Há uma falta de protecção aos jogadores em relação ao "odio" que os espanhois têm pelos portugueses que jogam no real, isto não acontece com o barcelona , ninguem diz mal do messi em espanha , ninguem critica e destabiliza sistematicamente os Catalães como acontece no Real Madrid.
    em 3 anos Mou voltou a ganhar , ganha em todo lado por onde passa. se não é o melhor do mundo ? quem é melhor que ele ???

    Cumprimentos

  • Nuno
    Posted Maio 3, 2013 at 12:21 pm

    A passagem não foi bem sucedida, mas há "atenuantes". Uma é o Barcelona. A outra é o Real Madrid. Aquilo é um vespeiro, e se há coisa que o Mourinho exige, é ser o único a mandar. Era o Valdano a boicotar, mais os jogadores a minar (ao contrário do Chelsea, em que os pesos-pesados estavam a seu lado), e toda a confusão à volta dos galácticos. Depois há aquela espécie de xenofobia castelhana em relação ao irmão lusitano, que também não ajuda. Mourinho, ao contrário de Portugal e Inglaterra, não teve imprensa amiga.
    Algumas movimentações foram mal sucedidas. Coentrão foi um erro. Nunca conseguiram despachar o Carvalho e o Kaka (deve ser excelente ter dois jogadores daqueles no plantel, que sabem não ser opção).
    Mas acima de tudo faltou o clique. E quanto a mim, o CR renderia ainda mais no actual MU do que no RM. Mas isso é uma suposição.

    • Nuno
      Posted Maio 3, 2013 at 2:25 pm

      E continua arrOgante.
      Comparar o que a imprensa dizia dele cá em em Espanha é impossível. É verdade que lá a CS aperta, e cá faz fretes, mas mesmo assim, em Portugal nunca foi alvo dos ataques que se sucederam em Espanha.

    • HUGO TELES
      Posted Maio 3, 2013 at 2:17 pm

      Quando treinou em Portugal , TB não tinha bom imprensa alias era chamado constantemente de arrugante , depois de se tornar Special One é que ganhou adeptos de Portugal…

  • Tavares
    Posted Maio 3, 2013 at 12:16 pm

    Raros os portugueses capazes de não lhe doer algo com o sucesso de terceiros.

    E muito fica por dizer…

    Só para "remate" final face à exposição que roça o absurdo, o treinador português ganhou, além das taças, um campeonato com um record de pontos enfrentando para esse feito a melhor equipa de todos os tempos (possivelmente e atento aos resultados). Essa proeza, meus caros invejosos: Só Mourinho.
    Se se recordarem, antes da chegada de Mourinho como ia o clube de Madrid?

    Enfim, grandes são aqueles que vivem com o proprio sucesso de forma humilde e são capazes enaltecer os actos de terceiros.

    • Jorge
      Posted Maio 3, 2013 at 8:06 pm

      Concordo consigo , quando o Real estava nas ruas da amargura e era cilindrado pelo Barcelona a nível interno e não passava sequer dos oitavos / quartos de final da champions , quem chegou lá e conseguiu mudar esta sequência de resultados ? Mourinho , pois claro .

      Acredito que ele considere um fracasso a sua passagem pelo Real Madrid , mas apenas porque (ainda) não ganhou a champions com este clube .. Agora dizerem que a passagem dele foi um fracasso quando em 2 anos ganhou tudo o que havia para ganhar em Espanha e frente à melhor equipa do mundo é obra ! Ainda vai a caminho de ganhar mais uma Taça do Rei , que não parece ser assim tão desprestigiante , já que é o suficiente para que um jogador seja eleito o melhor jogador do mundo ..

      Cumprimentos

    • Carlos
      Posted Maio 3, 2013 at 7:06 pm

      Mourinho chegou a Madrid no Verão de 2010, sendo que no ano anterior à sua chegada quem foi campeão foi o Barcelona e não o Real (tal como no ano anterior a esse).

    • Pedro
      Posted Maio 3, 2013 at 12:20 pm

      No ano antes do Mourinho chegar a Madrid o Real fez 96 pontos, na altura recorde histórico do clube e só ficou a 3 do poderoso Barcelona.

      Mourinho em 3 anos só ganhou uma Liga, achas que fez um bom trabalho?

      Ainda por cima fui humilhado com um 5-0 do Barcelona.

  • Pedro
    Posted Maio 3, 2013 at 12:15 pm

    E já agora, porque me parece ser essa a base do post. Concordo que ele tem de ir para Inglaterra, lá como ele diz vão respeitar o seu trabalho e não terá de lidar com críticas de jogadores e imprensa. Mas tenho a certeza de que se for para o Chelsea vai passar mal. O Chelsea é muito mais fraco que o City e Manchester, aliás parece-me mais fraco que o Tottenham e Arsenal.

    • Eugénio Oliveira
      Posted Maio 3, 2013 at 4:36 pm

      Para o seu comentário só tenho uma coisa a dizer "LOL".

      O chelsea deste ano em termos individuais é das equipas em Inglaterra mais fortes, só perde para o Man City, até digo mais, se este ano o Manchester United não tivesse comprado o Van Persie garanto-lhe que este ano não teriam sido campeões.

      E já agora se o tottenham e Arsenal são mais fortes que o chelsea, então explique-me la o porque destas duas equipas estarem atrás do chelsea na classificação do campeonato e ja agora relembro-lhe que estas duas equipas perderam com o chelsea em casa para o campeonato.

  • Hugo Ramalho
    Posted Maio 3, 2013 at 12:12 pm

    Por mais qualidade que haja no plantel do Real Madrid ( e é muita ) , é impossivel praticarem um futebol correspondente à sua qualidade quando os jogadores nao gostam do Mourinho.
    O melhor exemplo disso, foi o Casillas.
    Para uma equipa jogar bem, tem de haver espírito de sacrifício, e motivaçao, para nao falar no talento obviamente.
    Se nao houver nem espírito de sacrifício nem motivaçao, podem esqueçer. Até podem ser os melhores do mundo, mas basta encontrarem uma equipa cheia de ambiçao como o dortmund, que sao vergados tal e qual como foram.

  • Ruben
    Posted Maio 3, 2013 at 12:05 pm

    Concordo com as palavras do Pedro.

    Além do insucesso junto o mau futebol. O Real é a equipa de Top da Europa que joga pior futebol. Uma vergonha considerando toda a qualidade do plantel.

  • Fábio
    Posted Maio 3, 2013 at 12:04 pm

    Gostava de ver Mourinho no United(meu 2º clube) mas tal parece nao ser possivel, com Mourinho a treinador e um 11 tipo: De gea, Rafael, Pepe, Vidic, Coentrao, Carrick, Cleverley, Rooney, CR7, Nani e Van persie seria fantástico.

    • paulo
      Posted Maio 3, 2013 at 5:26 pm

      tem lá o evra e iam gastar milhoes desnecesarios no coentrao quando o problema do united são os centrais e o meio campo.

  • João Carlos
    Posted Maio 3, 2013 at 12:03 pm

    Dizer que este plantel do Real Madrid é muito mais forte que o do Chelsea e Inter de Mourinho (principalmente Chelsea), é um exagero desnecessário. Ambos tinham jogadores mais fortes em várias posições do que este plantel desorganizado do RM.

    • Djau
      Posted Maio 17, 2013 at 11:18 pm

      Uma Vénia à sua análise imaculada. Subscrevo na integra.

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Maio 3, 2013 at 1:35 pm

      Já vi que o Pedro é um Anti-Mourinho com as quotas em dia, já fez três comentários com muito pouco sentido..
      -"que não é o melhor treinador do mundo longe disso"
      -"contratou pelo menos 10 jogadores com indicação do português"
      -"o real tem 2 jogadores de Top Mundial para cada posição"

      Vamos lá ver bem, a primeira coisa:
      -Pode não ser o melhor do mundo, mas "longe disso"? Gostava eu de saber o número tão grande de treinadores melhor que ele…

      Depois em relação às contratações:
      -Não estou a ver "pelo menos 10 jogadores" contratados, mas se formos analisar, Varane e Diego Lopes foram apostas ganhas, Essien, Adebayor e Haltintop ainda que não tenham feito nada vieram por empréstimo, se não estou em erro, e Ricardo Carvalho não esteve tão mal… Modric, Coentrão e Sahin(este ainda muito novo) foram as apostas fracassadas.. Se pensar-mos que Alexis Sanchez(26 milhões), Alex Song(19M), Fabregas(40M), Adriano(9,5M), Afellay(3M) foram apostas fracassadas, o Barcelona esteve muito pior neste capitulo – fazendo um paralelo entre rivais.

      As individualidades não são tudo:
      -Quantos jogadores de TOP por posição tem o Borussia comparando ao Barcelona, Madrid, Bayern, Chelsea…? Por essa lógica estão muito piores o City que tem um plantel da qualidade dos melhores e nem da fase grupos passou nos últimos dois anos… No futebol, as individualidades não são tudo, e tanto o Chelsea e o Inter de Mourinho eram equipas mais completas, não tão fortes individualmente mas muito mais fortes colectivamente! Tal como o Chelsea que ganhou a Champions o ano passado, como o Barça que dominou o futebol nos ultímos anos, e o maior dos exemplos, tal como o FC Porto do GRANDE MOURINHO que venceu a Champions.

      A realidade é que Mourinho fracassou em Espanha, mas vamos pensar assim:
      – Há quanto tempo não estava o Madrid 3 anos seguidos nas meias-finais?
      – Quem conseguiu vencer a La Liga frente à melhor equipa de sempre com 100 pontos?

      Eu só queria ver o Ronaldo e o Mourinho fora do Madrid e ver o que faziam frente ao Barcelona, Barcelona que já tem o Xavi na fase descendente da carreira, mas que ainda assim iam ficar a 30 pontos do Barça.

    • João Carlos
      Posted Maio 3, 2013 at 1:28 pm

      Pedro, estou a dizer que ou ele ou a direcção ou toda a gente falharam a fazer o plantel. Não disse que o plantel do Real é pior que os outros, disse que não era muito melhor como o post defende. Drogba e Eto'o são mais fortes que os avançados do RM, Maicon era a milhas o melhor lateral direito do mundo, Cech e Júlio César no minímo tão bons como Casillas. Já para não falar de Makelele, Sneijder, e a lista continua. O que faz o plantel do RM ser mais forte que estes é exclusivamente Cristiano Ronaldo.

    • Nelson
      Posted Maio 3, 2013 at 12:40 pm

      na lateral direita tinha mesmo um jogador de top mundial…. o Arbeloa é fantástico não haja duvida…

    • Pedro
      Posted Maio 3, 2013 at 12:12 pm

      Plantel desorganizado. Conclusão: estás a dizer que o Mourinho é incompetente porque em 3 anos não soube organizar um plantel.

      Já agora o plantel do Inter e Chelsea melhor do que este Real? Mais uma brincadeira. O Real tem 2 jogadores de Top Mundial para cada posição, aliás tem alguns dos melhores jogadores do Mundo. No Inter e Chelsea não tinha metade da qualidade.

  • joao gonçalves
    Posted Maio 3, 2013 at 12:02 pm

    um melhor plantel a nivel tecnico nao quer dizer nada, o mourinho tinha mais poder de ataque com o ronaldo, mas o proprio mourinho preferia o plantel que tinha no inter, tacticamente perfeito, nao vou estar aqui a citar os jogadores quee o inter tinha naquela altura, mas lembro de jogos perfeitos, por exemplo em stamford bridge, e na final da champions contra o bayern, claro que o kedira e o xabi sao bons tacticamente mas o inter e mesmo o chelsea eram equipas mais equilibradas do que este real madrid, muito talento mas pouca agressividade na maior parte dos jogos, a excepçao dos jogos contra o barça ai davam tudo

    Nao foi um fracasso, claro que nao foi bom, mas nao foi de todo um fracasso, com o mourinho o real madrid voltou a ser temido, e digo isto porque o real-pos galacticos, era eliminado nos oitavos de final, nao foi mau de todo, mas nao foi o esperado

    • Pedro
      Posted Maio 3, 2013 at 12:10 pm

      Jogadores mais agressivos e melhores tacticamente!?!?

      Estás a brincar, certo?

      O Real desde que o Mourinho é treinador contratou pelo menos 10 jogadores todos pela indicação do português. Se esses reforços não são agressivos ou fortes tacticamente a culpa é de Mourinho. Quem o mandou dar 30 milhões pelo Coentrão?

  • Pedro
    Posted Maio 3, 2013 at 12:01 pm

    Por mais que custe aos defensores de Mourinho, falhou em toda a linha.

    3 anos era tempo mais do que suficiente para ganhar a LC. Não tem desculpas.

    Mesmo na La Liga ganhou 1 campeonato e perdeu 2, um deles para uma equipa que nem tinha treinador.

    Foi muito mau, aliás Mourinho provou com esta passagem pela La Liga que não é o melhor treinador do Mundo, longe disso.

    • Carlos Gonçalves
      Posted Maio 19, 2013 at 12:09 am

      Cheira-me a adeptos do barcelona estes comentários?mourinho nao é o melhor treinador do mundo? vão-me dizer que é pep guardiola?? ou o tito vila nova??? só faltava isso,mourinho por onde passa ganha e nao ha ninguem como ele nem melhor que ele ponto final.

    • Djau
      Posted Maio 17, 2013 at 11:12 pm

      Reitero a pergunta de Sancho.

    • Sancho
      Posted Maio 3, 2013 at 1:32 pm

      Então quem é o melhor do Mundo na sua opiniao?

    • Rabensandratana
      Posted Maio 3, 2013 at 12:40 pm

      Totalmente de acordo com a sua opinião!!!

      Mourinho não é e se continua com as peneiras que tem, nunca será o melhor do mundo!!!

      Estou farto de ouvir as desculpas do Mourinho, menospreza o trabalho de outros colegas de profissão e tenta arranjar sempre conflitos.

      Uma equipa como o Real Madrid tem de ganhar a maior prova de clubes europeus com o "intitulado melhor treinador do mundo".

      Épocas decepcionantes ao serviço dos madridistas.

Deixa um comentário