Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O Renato Sanches é um dos melhores, de longe, jovens jogadores na Europa»; «Benfica? A linha defensiva é talvez a melhor da Europa nesta altura»

Concorda? Os encarnados até tem apresentado algumas dificuldades no momento defensivo. Já sobre Renato, a Europa parece rendida ao talento da Musgueira.
Pep Guardiola, treinador do Bayern, não poupou nos elogios ao Benfica na antevisão da 1.ª mão dos quartos-de-final da Champions. «A linha defensiva é talvez a melhor da Europa nesta altura. O Benfica sofre muito poucos golos e vai ser muito, muito interessante», afirmou o espanhol. Por isso o treinador do Bayern Munique não considera que seja favorito nesta eliminatória. «A mentalidade alemã é ‘somos muito bons’, mas não me sinto favorito depois de ter visto os jogos do Benfica frente ao At. Madrid, Sporting ou Sp. Braga. Acho que é uma eliminatória igualada. O Benfica causou-me grandíssima impressão. É uma equipa que foi capaz de ganhar no Vicente Calderón, que se classificou com facilidade para a segunda fase da Champions e que jogou bem com Zenit tanto em casa como fora», acrescentou. «É uma equipa muito bem organizada defensivamente, mas também perigosa no ataque. Lê muito bem o jogo tanto quando tem de defender como de atacar. Perto da área tem muita qualidade com Mitroglou e Jonas. Ambos são muito fortes e causaram-me muita impressão,» referiu.
Já sobre Renato Sanches, que tem estado em destaque nas águias, Guardiola não tem dúvidas: «O Renato não sei quanto tempo vai jogar no Benfica. É um dos melhores, de longe, jovens jogadores na Europa. Tem grande personalidade. Tem grande futuro

0 Comentários

  • Bernardo Silva
    Posted Abril 4, 2016 at 5:20 pm

    Só cá em Portugal é que muitos duvidam da qualidade deste enorme jovem jogador, é verdade que tem muitas falhas mas aquilo que ele faz é qualquer coisa de incrível.

    • SCP_fan
      Posted Abril 4, 2016 at 5:34 pm

      o que é que o Renato faz melhor que o Enzo Perez?

      Eu que não sou do Benfica sei reconhecer que o Enzo era uma máquina cá, mas não consigo perceber o que o Renato acrescenta a mais do que o anterior ocupante da posiçao. Expliquem por favor

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:35 pm

      Ninguém com dois dedos de testa dúvida da grande qualidade, e ainda maior potêncial, que tem o Renato, mas tal como já aconteceu com o William no passado (que até pode não ser uma comparação injusta porque na minha opinião o "menino" tem tudo para lhe ser superior) contesta-se este enorme "hype" por parte de certas pessoas, em relação às suas capacidades atuais que embora sejam já notáveis, não deveriam ser o suficiente para, por exemplo, ir ao Europeu no lugar de jogadores como o Adrien ou Moutinho, que neste momento lhe são superiores.

      Quem gosta de ver futebol gosta do RS, mas vamos com calma, que devagar se vai longe.

      TheUnbroken

    • Bernardo Silva
      Posted Abril 4, 2016 at 5:37 pm

      Muito mais músculo no meio campo, maior velocidade em progressões sucessivas para o ataque rompendo linhas, embora o Enzo fosse excelente, o Renato com menos 10 ANOS QUE ELE na altura faz o mesmo ou mais..

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:39 pm

      SCP_fan, para começar tem 18 anos e uma margem de progressão imensa. Segundo, é da formação, pelo que é normal que tenha mais carinho dos adeptos. Terceiro, com 18 anos tem mais corpo e sabe usá-lo melhor que o Enzo. E quarto: não podem simplesmente ser os dois grandes jogadores?

      Diogo

    • André Dias
      Posted Abril 4, 2016 at 5:43 pm

      Faz o papel do Enzo (com as devidas diferenças) e é 12 anos mais novo.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:45 pm

      Onde andava o Enzo com 18 anos?
      Vieira

    • Islander
      Posted Abril 4, 2016 at 5:45 pm

      A maneira irreverente e a velocidade com que transporta a bola e quebra linhas adversárias é qualquer coisa de única. Para fazê-lo é lógico que arrisca muito mais que outros e as falhas são apontadas como erros a melhorar….
      O Enzo era muito bom, completo e com garra mas o Renato imprime uma velocidade no jogo atacante única e não é à toa que o Benfica não precisa de grande dominío em organização ofensiva para chegar à frente e criar perigo, o Renato dá uma velocidade vertiginosa ao jogo ofensivo, faz tudo acontecer muito mais rápido e desequilibra a organização defensiva do adversário….
      Repara como em poucos segundos quando a bola lhe chega aos pés a equipa já está em situação de perigo perto da área adversária e depois pensa em quantos jogadores o fazem por esse mundo fora.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:46 pm

      Comparação sem grande nexo na minha óptica, comparar Enzo, que se afirmou na posição com quase 28 anos, e o Renato, que tem 18 anos!

      Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:47 pm

      A diferença é que o Renato tem apenas 18 anos, eis a diferença.
      DM

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:51 pm

      O Renato tem menos 11 anos, a sua margem de progressão é gritante, fica a dica.
      Teg

    • Nuno R
      Posted Abril 4, 2016 at 6:05 pm

      Tem maior margem de progressão, pelo menos.
      O Enzo é tacticamente mais completo, em termos de técnica individual estará até algo acima, mas fisicamente o Sanches é superior, tanto em força como velocidade.
      As lacunas que ainda possui pode corrigir, por isso terá um tecto superior ao Enzo. Se e quando o alcança, e como vai evoluir, o futuro dirá. Certezas não há.

    • Gus Ledes
      Posted Abril 4, 2016 at 6:14 pm

      Quando comparas um internacional argentino, vice campeão do mundo de 28 anos e que custou 20M com um puto de 18 anos tás automaticamente a po-lo como uma das maiores promessas mundiais, e atenção que o Renato ainda nem meio Enzo é, mas Enzo com 18 anos nem meio Renato era, o seu potencial é imenso.
      Quando até acusam o Guardiola de fazer campanha a favor do Benfica penso que tá tudo dito.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 6:19 pm

      Tem mais semelhanças com o Enzo do que possa parecer, à semelhança deste último quando se mudou para um campeonato onde não há arbitragens "encomendadas" para o clube que representa estava suspenso por amarelos ao 6/7º jogo. O "músculo" defensivo desaparece todo quando se encontra outro tipo de juízos.
      RTA

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 6:32 pm

      Na minha opinião, o Renato não deve tanto ser comparado com o Enzo Perez, pois têm perfis (biográficos) algo distintos. Uma comparação talvez mais acertada seria com deus já que ambos são omnipresentes e omnipotentes (embora o renato possa ser um pouco mais velho, diz-se)
      Daniel

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 6:52 pm

      O Renato é intratavel na ocupação de espaços e na pressao sobre os portadores da bola. Aumenta a intensidade de um jogo em muito pois tão depressa está a pressionar como a levar a bola para a frente com bastante segurança e novamente cá atrás a fazer mais pressao. Depois, está "viciado" em disputas pessoais com os jogadores que jogam na mesma area. Isso é muito importante. Também é muito rápido a sair para o contra-ataque, tanto libertando a bola rapidamente com passe como saindo com ela controlada, muitas vezes assumindo uma posiçao sem bola que lhe permite sair mais rapido. Tem um remate muito mais forte.
      Ainda tem imperfeiçoes que pode e deve eliminar mais ou menos facilmente.
      Tem uma confiança incrivel, não se intimida e demonstra uma vontade muito grande de "lutar" contra os melhores.
      joao

    • António Tonga
      Posted Abril 4, 2016 at 8:50 pm

      Enorme Daniel! O que eu não me ri com esta piada :D
      Quanto à comparação julgo que Renato já é melhor defensivamente (ou está no mesmo nível) do que Enzo, mas ainda está longe do nível do argentino

    • Ace-XXI
      Posted Abril 4, 2016 at 9:12 pm

      Não tenho dúvidas que renato será dos melhores sub 20 da europa mais que isso é exagero, é acima de tudo um potencial enorme jogador mas está a ter 1 hype enorme e basta ver os seus dados estatísticos para confirmar isso.

    • Gus Ledes
      Posted Abril 6, 2016 at 8:16 pm

      Ace mas mais do que isso é o quê?
      Claro que é só dos melhores sub 20 da europa, mas ser mais do que isso nesta fase claro que seria impossivel? Queriam que fosse mais do que dos melhores da sua idade? Queriam que fosse dos melhores de qualquer idade?

  • André Dias
    Posted Abril 4, 2016 at 5:23 pm

    Há uns anos, ainda no Barça, também se fartou de elogiar Mircea Lucescu e o Shakhtar e depois deu-lhes uma goleada. É preciso cuidado com estes elogios e entrar em campo com a devida noção do que o Bayern.

    Teoricamente, nenhuma equipa fora dos campeonatos Big 3 é um adversário à altura de Bayern, Real ou Barça. A excepção à regra é o PSG, para mim o 4º favorito à conquista da Champions.

    Não tenho grande esperança em passar a eliminatória, só quero que o Benfica seja competitivo nas duas mãos e que saia da Champions, agora ou mais tarde, com dignidade.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 5:48 pm

      Concordo inteiramente, penso que o Guardiola com estas declarações quer colocar pressão no Benfica.

      Shevchenko

    • Jan the Man
      Posted Abril 4, 2016 at 5:50 pm

      PSG e Juventus, que chegou com todo o mérito à final do ano passado e por pouco não eliminou o Bayern nestes oitavos.

      No entanto quem aqui chega pode causar sempre surpresa. Basta recuar apenas um ano para lembrar que o Porto ganhou a 1ª mão ao Bayern e que o Schalke esteve a 1 golo de eliminar o Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu numa eliminatória muito apertada. Um bom resultado em Munique pode abrir a eliminatória..

    • Kafka I
      Posted Abril 4, 2016 at 6:02 pm

      André

      Concordo, como disse aqui antes do El Classico, neste momento Real/Barça/Bayern estão num patamar em que podem golear qualquer equipa do Mundo e em qualquer estádio (casa ou fora portanto) e inclusive podem-se golear entre eles (o Barça levou 4 do Bayern a 3 anos…o Bayern levou 4 do Real há 2 anos….o Bayern levou 3 do Barça o ano passado….o Real levou 4 do Barça este ano)…basta um dia bom e capummm vai tudo a eito…

      E as unicas equipas (para mim) capazes de lhes dar luta de forma efectiva, são a Juventus, Atl madrid e PSG…tudo o resto claro que pode acontecer mas as probabilidades são muito diminutas, portanto o Benfica ser goleado pelo Bayern, no contexto actual será "normal" como foi "normal" a goleada que o Porto sofreu o passado?

      Se é uma vergonha? não acho de todo…não é vergonha um orçamento de 70/80 milhões Eur ser goleado por um orçamento de quase 500 milhões Eur …como não é vergonha o Braga (orçamento de quê 10/15 mihões Eur? ter sido goleado por um orçamento de 70/80 milhões de eur na 6ª feira)…

      Claro que custa ser goleado…claro que os Sportinguistas e Portistas vão gozar à grande (como nos Benfiquistas e Sportinguistas gozamos o ano passado…)…mas só é goleado quem esta presente, portanto se acontecer a goleada, há que cair de cabeça levantada porque conseguimos lá chegar…como o Porto o ano passado pode dizer o mesmo…

    • André Dias
      Posted Abril 4, 2016 at 6:29 pm

      Concordo, Kafka.

      Num dia muito bom do Benfica e muito mau do Bayern podemos ter uma surpresa. Neste desporto tudo é possível. Fomos vencer a casa do Atlético, algo que ninguém estava à espera.
      Estou com os pés bem assentes na terra e com plena consciência que vamos ser eliminados e provavelmente goleados, mas espero que o Benfica venda a derrota cara.

      Sair da competição com dignidade, independentemente do resultado, é ser eliminado sabendo que se deu tudo em campo.

  • PAPbenfica
    Posted Abril 4, 2016 at 5:25 pm

    A campanha para o Renato ir ao Euro continua, enfim.

    Nestes pormenores se vê a diferença entre os "grandes" e os gigantes, grande discurso e postura do guardiola bem como da equipa do Bayern.

    • Humberto Cruz
      Posted Abril 4, 2016 at 6:17 pm

      Grande discurso e postura? Acreditas que ele acha a linha defensiva do benfica uma das melhores da europa? É conversa da treta a ver se amolece o benfica. Chegou a dizer que depois de estudar o benfica não se acha favorito. Percebo e concordo obviamente que se deve respeitar todo e qualquer adversário, mas daí a dizer isto e que não se considera favorito… Isto é conversa para amolecer ou então o guardiola não é tão bom a ver futebol como julgávamos todos

    • coach407
      Posted Abril 5, 2016 at 1:56 pm

      O Guardiola quer o Renato no Euro? Faz parte da campanha? Está comprado?

  • Gonçalo JFB
    Posted Abril 4, 2016 at 5:25 pm

    Deixem o menino evoluir, tanto sururu já chateia…e sou benfiquista…

    É bom? É

    Tem potencial? Imenso

    Mas ainda tem, naturalmente, muitos aspectos do seu jogo a afinar, nomeadamente o acerto no passe e o posicionamento táctico…vamos com calma que um jogador de topo não se faz com apenas do dia para a noite…

    Espero que possa continuar por cá pelo menos mais 2 aninhos…

  • Hugo M
    Posted Abril 4, 2016 at 5:27 pm

    Parece-me que estes elogios vêm com o objetivo de amolecer o Benfica, penso que o processo defensivo não é nem de perto nem de longe dos melhores da europa.
    Claro que desejo que o Benfica passe, mas a realidade é que isso é quase impossível e provavelmente a eliminatória infelizmente deve ser quase um passeio para o Bayern…

  • Humberto Cruz
    Posted Abril 4, 2016 at 5:27 pm

    Sem querer tirar nenhum valor ao benfica, parece me um bom bocado exagerada esta conversa do guardiola. Se para avisar os próprios jogadores que a eliminatória tem de ser ganha é em campo, se para aumentar o ego benfiquista a ver se facilitam, não sei.

  • Bernardo
    Posted Abril 4, 2016 at 5:30 pm

    Quando até o Guardiola sacode a pressão!

  • Rui costa
    Posted Abril 4, 2016 at 5:30 pm

    Esta conversa fiada… Eu sou benfiquista e sei que a defesa do Benfica tem algumas deficiências graves.

  • Zidane
    Posted Abril 4, 2016 at 5:33 pm

    Guardiola diz isto para os jogadores se focarem a 100 por cento e não cairem em euforias e desleixos. Toda a gente sabe que o Bayern é muito mais equipa que o Benfica (e do que qlqr outro clube português), para não falar da mais valia do plantel bavaro. O Benfica, neste tipo de jogos, defende com muitos atrás da linha da bola o que não quer dizer que seja especialmente forte na organização defensiva, que não é.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Abril 4, 2016 at 5:38 pm

    Acho que ninguém dúvida da qualidade do Renato. Agora o que duvido é do Endeusamento, e sobretudo do exagero que se faz ao jovem. Contínuo a dizer o que sempre disse. É um jogador com um potencial tremendo mas que muitas vezes desequilibra a equipa, tem uma capacidade tremenda de transportar a bola mas ainda falha bastantes passes e continua a precisar de evoluir taticamente. Quem joga ao seu lado acaba muitas vezes desamparado e a ter de fazer dobras.

    Se o Renato é um bom jogador? Sim é. Se é um grande jogador? Tem potencial para vir a ser mas ainda não é.

    Acho que não é muito difícil perceber isto.

    Em relação ao resto acho que serve um pouco para mostrar que não vão ser favas contadas. Eu pessoalmente não acredito que o Benfica passe mas também não acho que vá ser goleado. Desde que seja uma equipa organizada, que saiba jogar em bloco e sair rápido, pode ter uma hipótese. Eu nem gosto de entrar em % mas talvez 30% – 70%! É que ao contrário do que se continua a fazer querer parecer, este Bayern já não é equipa de goleadas. É uma equipa organizada, que controla o jogo, é asfixiante mas que não esmaga e que não marca 7 e 8 golos. Pelo menos neste momento…

  • Kafka I
    Posted Abril 4, 2016 at 5:39 pm

    Isto é conversa fiada do Guardiola como é obvio e que cai bem, agora claro que o Benfica não tem actualmente a melhor linha defensiva da Europa

    Agora há uma coisa que a linha defensiva do Benfica tem feito de forma eximia e que para mim é a melhor em Portugal, que é o controlo da profundidade e já o tinha dito aqui à uns dias atrás…agora claro que nem por sombras são os melhores da Europa

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 6:13 pm

      Kafka não somos os melhores da Europa mas olha que andamos lá perto. Uma coisa é a transição defensiva outra é a organização defensiva onde (nesta) está incutida a linha defensiva. O Benfica tem defeitos na transição defensiva, isso é notório, mas se há jogo onde a transição defensiva irá ocorrer menos vezes, é neste jogo. E em organização defensiva e controlo da linha defensiva somos mesmo muito fortes. Guardiola podia elogiar muita coisa, mas este aspecto não foi por acaso.

      Luís Magno

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 10:10 pm

      Luis, concordo contigo. Acho que foi a isso que o Guardiola se referiu. Uma coisa é ser apanhado em transição com um trinco, dois centrais e talvez um dos laterais de frente pra bola e o resto da equipa a correr atrás…outra completamente diferente é ter os 10 de campo em processo defensivo. O mais fraco na organizaçao é o Eliseu pois não gosta, e não pode ser apanhado a correr pra trás e chega-se mais à linha pra meter o corpo mais cedo. COm isso deixa mt espaço entre o central e não poucas vezes sofremos passes de rotura por aí…contra o galatasaray lembro-me que o central deles meteu a bola nesse espaço demasiadas vezes e uma deu golo…
      Parece-me que está melhor mas, os restantes são mt rápidos no controlo da profundidade e a defender em 4-4-2 com gaitan e pizzi a defender daquela maneira a equipa é mt bem organizada.
      Contra estes camaradas alemães n sei se há mt a fazer…jogar com dois avançados é suicidio? mas jogar com autocarro é ainda pior pois a arma do fora-de-jogo n vai funcionar e o jogo vai estar sempre perto da nossa baliza…acho que o pior que pode acontecer é abdicar de atacar e deixar o bayern sem medo de sofrer golos…vai ser um massacre.
      Penso que o segredo pra estas equipas é mt cardio e pressionar tudo o que mexa…ser chato como o boavista foi com o benfica(talvez a diferença seja identica) e aguentar os 90 mins nesse ritmo. um contra-ataque que dê golo pode dar esperança…pode enervar, pode deixa-los desconfortaveis…nunca se sabe…esperemos que o RV tenha as ideias bem delineadas neste momento e que dê a confiança necessária aos jogadores para eles n terem duvidas que aquilo que o treinador diz é o que deve ser feito sem qualquer margem pra hesitação.
      cumps.

    • Anónimo
      Posted Abril 5, 2016 at 10:39 am

      "Anónimo" exacto concordo, e Rui Vitória é muito forte naquilo que é a análise dos adversários (os recursos do Benfica assim o permitem). E jogar em autocarro, é meio caminho andado para levar 4 ou mais, simplesmente não pode ser, o Benfica tem de pressionar alto, não deixar o Bayern à vontade, mas ao mesmo tempo não pode deixar espaço na sua defesa (o Bayern na saída de bola abre os seus extremos ao máximo obrigando a defesa e não só, a abrir espaços para fazer uma marcação cerrada), fazendo isto acho que o Benfica pode ter boas possibilidades, não de ganhar, mas de sair com um resultado menos volumoso. O Bayern também explora muito os cruzamentos (Douglas Costa, Coman ou Ribery) e metem muitos jogadores na área (Lewa, Muller, o extremo do lado oposto e ainda talvez Thiago Alcantra), e parar isso também é essencial, e Ederson é forte nos cruzamentos. Deixar sempre alguém à entrada da área e fazer uma marcação à zona, ao homem vai abrir muitos espaços com as movimentações. O meio-campo é a peça chave de Guardiola de modo que usar 3 homens aí não seria mal pensado mas vamos ver. Isto tudo e a minha opinião claro.

      Luís Magno

  • Cuauhtemoc
    Posted Abril 4, 2016 at 5:43 pm

    o amigo Pep quer dar-nos música, espero que os jogadores do Benfica não se deixem adormecer…

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 4, 2016 at 5:46 pm

    Ora vamos por partes…

    Primeiro a observação de Guardiola tem razão de ser e só não vê quem não quer.

    A linha defensiva do Benfica é de facto muito forte no que toca a defender adversários que saibam assumir o jogo e jogar em ataque continuado. A velocidade dos jogadores do eixo central aliada ao facto de os laterais não serem propriamente portentos no que ao apoio ao ataque diz respeito, faz com que sejam também jogadores que raramente estão desposicionados nestes confrontos grandes.

    A defensiva benfiquista tem de facto uma lacuna grave, que é defender a profundidade dos adversários, trocas rápidas de flancos e bolas nas costas (foi esta a receita que o POrto de Peseiro usou com resultados práticos e que o Sporting também tentou da última vez desta feita sem sucesso, já que abusou dos passes para as costas de Eliseu). Mas exceptuando as trocas de flancos rápidas não creio que o Bayern vá jogar com passes nas costas…

    Sobre Renato, alguns benfiquistas dirão que é um prodígio, os dos clubes rivais dirão que é banal (porque não saiu de algumas escolas de formação…), mas não é uma coisa nem outra.

    É um miúdo de 18 anos cheio de talento que se impôs mas que tem que crescer muito mais para atingir o seu potencial que é de facto grande. Se Renato fosse de outra nacionalidade ou jogasse noutro país seria visto com outros olhos…

  • Rummenigge
    Posted Abril 4, 2016 at 5:47 pm

    Este Guardiola, é qualquer coisa! Não me lembro de o ver a menesprozar um adversário ( pelo menos em publico ) sempre muito respeituoso! Acho que não vamos ter a sorte de apanhar um Bayern pomposos com a ideia que são muito superiores, vamos apanhar uma equipa extremente focada na vitória o que de certa forma asssta-me um bocado! Espero um resultado positivo amanhã ( derrota por 1 golo de diferença seria menos mau ) mas vai ser muito dificil, mas com sorte e empenho podemos fazer uma gracinha, pelo menos não é impossivel, apenas muito dificil.

    O que estranho no comentário dele é a forma que elogia a defesa do Benfica, que para mim é o sector mais fraco da equipa, ainda contra o Braga se notou bem, tivemos foi a "sorte" de não sofrer nos primeiros minutos e embalarmos para uma atuação positiva depois do 1º golo.

    • Unknown
      Posted Abril 4, 2016 at 5:56 pm

      Apenas humilhou a sua futura equipa quando estes receberam o Barça epoca passada e o Messi fez o que quis com Guardiola a aparecer nas imagens com uma postura que na minha opinião não mostrou respeito por quem estava em campo. Pois ele também já foi jogador e provavelmente também já foi "comido" por algum adversário

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Abril 4, 2016 at 5:48 pm

    Bom para não relaxar os jogadores do Bayern.

  • Tiago Peres Santos
    Posted Abril 4, 2016 at 5:53 pm

    Este discurso só mostra uma coisa a confiança é tanta que Guardiola precisa de chamar à razão e dar alguma humildade aos seus jogadores…
    Dizer que a defesa do Benfica é uma das melhores da europa… só faltou dizer que o Eliseu faz lembrar o Maldini…
    A dupla atacante do SLB é mt boa, Jonas é fenomenal, mas digamos que Muller e Lewadovsky são a seguir a MSN o ataque mais temido (se Benzema tivesse sempre bem eram a terceira) da Europa… A questão que se pode colocar é se o SLB manterá esta dupla ou jogará à "Juve" com Jimenez à frente e Samaris ao lado de Fejsa.
    Quanto a Renato, espero que prove amanhã que Guardiola estava certo…
    Quanto ao resto, com maior ou menor dificuldade o Bayern passa, esperando que o SLB disfrute desta oportunidade para crescer como equipa de dimensão europeia, e isso passa por disputar a passagem (mesmo que o destino seja o mesmo é completamente diferente no crescimento da equipa, lutar pela passagem ou ser cilindrado) para que no futuro possa consolidar a posição no top 8 e não aparece apenas 3 vezes em 10 anos.

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2016 at 6:04 pm

    Embora ache que na transição defensiva o Benfica tem graves problemas, nomeadamente: no posicionamento dos laterais (fecham mal dentro, sobretudo Eliseu), na cobertura da profundidade (aqui mais uma vez Eliseu costuma dar muito espaço nas costas) e no posicionamento do 2º médio fazendo a cobertura do pivot defensivo quando este é obrigado a fazer dobras nas alas (aqui fruto sobretudo da inexperiência de Renato Sanches), acho que o Benfica a sua linha defensiva se sente defensiva se sente muito confortável quanto joga em bloco baixo e dá a iniciativa de jogo ao adversário, encaixando bem o ataque continuado sendo uma equipa coesa e muito solidária (Gaitán e Pizzi ajudam imensa neste aspecto). O problema é quando a equipa é "obrigada" a subir o bloco e tem que fazer transições defensivas de forma rápida para travar contra-ataques dos adversários.
    Isto tudo é retórica, mas contra o Bayern a balança está muito inclinada para os alemães, pelo modelo de jogo, pela qualidade individual, pelo peso do clube, etc. No entanto, não sendo nada provável, é possível, pois o Benfica nada tem a perder e tudo a ganhar/sonhar. A equipa deve fazer o seu jogo sem olhar às camisolas que estão do outro lado, manter a concentração e depois veremos como corre o jogo, sabendo (tendo a humildade para assumir) que o Benfica jogará também o que o Bayern deixar e o pouco que o jogo proporcionar há que aproveitar e nesse aspecto, da eficácia, aí sim o Benfica parece-me das melhores da Europa – a aproveitar de forma efectiva o que os jogos lhe dão!!!
    Deixem-me sonhar! Imensamente improvável, mas possível! Os portugueses sempre conheceram Adamastores na sua existência, e às vezes… dobramos o Cabo!
    Ah Guardiola é um senhor na postura e um génio na abordagem ao futebol!

    Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2016 at 7:34 pm

      pouco a pouco lá vão caindo as teorias e mitos sobre o Rui Vitoria e sobre a equipa do Benfica.
      Já caiu a ideia de que o Benfica nao tinha um bom processo ofensivo. depois a de que o benfica não defende bem. A ideia de o Rui vitoria nao ter maos para o ferrari e a de que o discurso dele era mau tambem já caíram. ainda há para aí uma teoria ou duas, a de que somos fracos na transição defensiva e que somos frageis quando os adversarios mudam de flanco. Até ao fim do ano caem estas tambem.
      Uma coisa é ter o Samaris e outra é ter o Fejsa. A transiçao defensiva melhora muito com o Servio. O Renato tem cada vez mais jogos nas pernas e já não tem exactamente os mesmos defeitos que tinha nos dois primeiros jogos. Até o Jonas já ajuda a defender para cá da linha do meio campo.
      PS: na transiçao defensiva e quando os adversarios têm a capacidade de mudar de flanco rapidamente, quase todas as equipas do mundo são mais frageis.
      Fracas eram as transiçoes defensivas do Jesus. Transiçoes defensivas contra autocarros sao faceis, as dificeis sao contra equipas forttes e nessas o Jesus ou nao ia lá a frente (porto, sporting) ou quando ia lá à frente, perdia os jogos (liga dos campeoes, braga).Aliás, era pela falta de consistencia (com o seu 442 classico) que eu já estava com o Jesus pelos cabelos.
      joao

    • Anónimo
      Posted Abril 5, 2016 at 4:27 am

      João,
      Não se tratam de mitos, mas sim de uma análise realista. Uma coisa é eu achar que desde Agosto a equipa evoluiu bastante, outra bem diferente é afirmar que esta equipa de Rui Vitória é perfeita! Algo que está longe de ser verdade, aliás todas as equipas têm pontos fracos, umas mais do que outras. Mais, acho que mesmo RV está ciente das fragilidades da equipa no seu processo defensivo, tendo preparado a equipa para colmatar tais fragilidades, nomeadamente jogando com um bloco mais baixo em jogos mais difíceis. Até acho isso uma característica das boas equipas, enaltecer as qualidades e esconder as fragilidades, coisa que o Benfica faz bem. Se bem que o Bayern está noutro patamar… a ver como corre mais logo…
      Saudações desportistas

      Knox_oTal

    • JSC
      Posted Abril 5, 2016 at 1:26 pm

      Outro situação que poderia funcionar contra o Benfica é quando o Benfica está no momento defensivo tem duas linhas de 4 declaradas (facilmente observável no último jogo) que estão muito juntas e não muito próximas da área, uma maneira de ultrapassar este tipo de defensivas é ao invés de serem os extremos/médios-alas a fazerem as diagonais para aproveitar o passe (quer curto quer longo) nas costas os médios centro também o podem fazer levando a uma descompensação na linha de 4 mais recuada (para não desequilibrar em caso de perda de bola, teriam de ser os médios-ala ou lateral do lado contrário ao passe a passar para a posição desocupada pelo médio centro).

  • - Stalley -
    Posted Abril 4, 2016 at 6:06 pm

    Acima de tudo Guardiola a mostrar respeito pelo Benfica, a pressão está do lado do Bayern, sair agora da Champions seria uma fracasso e não esquecer a diferença de qualidade entre Bayern e Benfica.

    Portanto ao Benfica,cabe manter-se concentrado sobretudo no primeiro jogo, para decidir a eliminatória na Luz, a ver vamos penso que um resultado acima dos 3-0 arruma com a eliminatória para o lado do Bayern, se for 1-0 ou 2-0, o Benfica ainda pode sonhar, como Sportinguista, espero que dêem tudo nestes dois jogos e escorreguem no campeonato, que está dificílimo para o Sporting.

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Abril 4, 2016 at 6:08 pm

    Algumas coisas que diz é só mesmo para parecer bem e não arriscar críticas.Mas é sempre preferível para o lado do Bayern este discurso do que o discurso se viu na eliminatória anterior com aquele ex jogador a dizer que o Benfica chorou por ter calhado o Zenit ou mesmo
    há uns anos um discurso identico por parte da Juventus.

  • David Muser
    Posted Abril 4, 2016 at 6:17 pm

    Guardiola é sempre assim, os adversários são fortíssimos e do melhor que há.
    Nada como passar a imagem de humildade e concentração para a própria equipa.

    Como já disse há uns dias atrás, o objetivo do Benfica é manter a eliminatória viva para a Luz.

    E como já deu para perceber, Guardiola estudou bem o adversário. Portanto para mim, Rui Vitória deveria surpreender (duplo pivot Fejsa e Samaris, Renato na frente a 10 e um avançado móvel).

    Bem sei que podemos perder a nossa "identidade" neste jogo e pode correr mal, mas a meu ver é a melhor opção. Com todo o respeito, o Benfica não encontrou nem de perto um rival tão forte esta época como este. O Bayern, é juntamente com o Barça, a melhor equipa do mundo. Jogar de igual para igual é praticamente suicídio. A Juve, que quase eliminou os bávaros, alterou a sua forma de jogar habitual.

    P.S Agora se me perguntarem qual vai ser o 11 do Rui Vitória. Apostava em:
    Ederson, A. Almeida, Lindelof, Jardel, Eliseu, Fejsa, Renato, Pizzi, Gaitan, Jonas e Raul Jimenez (pela maior mobilidade do mexicano em relação ao grego). Porque o 4x4x2 é para manter parece-me.

    Qualquer que seja a formação, não duvido que este grupo de jogadores fantásticos vai dar tudo o que estiver ao seu alcance. Sem medo nenhum, apenas respeito e uma enorme ambição de fazer história. Juntos. Carrega Benfica!

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2016 at 6:27 pm

    Confirma-se! Este gajo não percebe nada de futebol! Basta ligar a televisão portuguesa para ver verdadeiros entendidos dizer que o Benfica só ganha por sorte e pela flagrantissima ajuda dos árbitros… Talvez se estudar mais um bocado e com um pouco mais de experiência consiga finalmente começar a perceber o jogo como deve ser…(nem percebe o flop que o Renato, depois de ter revolucionado o jogo do Benfica, é!!!)
    Daniel
    Daniel

  • Pedritxo
    Posted Abril 4, 2016 at 6:39 pm

    Palavras elogiosas e esperadas do Guardiola, que da alguma reputaçao ao Benfica.

    E obvio que o Benfica nao tem a melhor linha defensiva, porque pecamos muito na transiçao defensiva e sofremos imenso com as trocas de flancos, mas o jogo com o Bayern nao vai ter esse processo , logo se jogarmos com Samaris e Fejsa penso que poderemos ter uma hipotese e fechar bem os espaços, saindo bem para o contra ataque.

    Sobre Renato, e obvio que ele tem deficiencias graves no momento sem bola, mas 1 miudo com 18 anos, fazer o que ele faz, e ver o que era o Benfica antes e depois(so de pensar que tinha que levar com Talisca),e notoria as diferenças para melhor.

  • Nuno_M
    Posted Abril 4, 2016 at 6:40 pm

    O Guardiola sabe muito, não é burro nenhum.
    Este tipo de discurso é tipo aquele rapaz que elogia imenso uma rapariga mas o seu único propósito é ir para a cama com ela uma noite.
    Neste caso é mais, do género, vocês são muito bons e tal mas estou desejoso de vos dar um cesto!

    Mas aproveito, desde já, p desejar boa sorte ao SLB amanhã!

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2016 at 8:29 pm

    O Guardiola no ano passado disse que a linha defensiva do Porto era a melhor da europa? Não.
    O Guardiola disse no ano passado que o Ruben Neves "era um dos melhores, DE LONGE, jogadores jovens da europa"? Não.
    Pronto…
    joao

  • Pedro Salgado
    Posted Abril 4, 2016 at 11:07 pm

    O Guardiola limitou-se a ser um Senhor simpático como sempre foi e será. Dá valor ao Benfica com o argumentário do costume, só faltou dizer que é uma grande equipa europeia e tal que era o adversário que todos queriam (juntamente com o wolfsburgo) por ser….fortíssimo a defender. Por volta das 21h00 a linha defensiva excepcional terá no papo 4 batatas.
    Não deixa de ser curioso o facto de Guardiola elogiar a defesa do Benfica quando é o ataque que tem feito miséria e até tem um jogador a lutar pela bota de ouro. Será que ele acredita que o Benfica não vai passar o meio campo??
    Posto isto, boa sorte para o Benfica.
    Cumprimentos
    Pedro Salgado

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 5, 2016 at 8:51 am

    Tentativa de amolecer (como se fosse preciso) o Benfica e meter a sua equipa ainda mais alerta.

    Obviamente que ele sabe que a sua equipa é muito mais forte, mas isso não invalida que algumas das coisas que disse sejam mesmo o que pensa.

    Parecem-me super naturais e normais os elogios feitos ao Renato.

Deixa um comentário