Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O substituto de Lewis Hamilton no GP de Sakhir

É apontado por muitos como o próximo piloto a ingressar na Mercedes, pelo seu potencial (tem uma taxa de superação em relação aos colegas que tem tido extramamente alta) e fator britânico. Sendo assim, o construtor já campeão de 2020 opta por testar o jovem da Williams e não usar o seu piloto de reserva, Stoffel Vandoorne.

Lewis Hamilton ficou impedido de participar no Grande Prémio de Sakhir de Fórmula 1 depois de ter testado positivo ao novo coronavírus e a Mercedes anunciou que vai ser substituído por George Russell, da Williams-Mercedes.

37 Comentários

  • Fut765
    Posted Dezembro 2, 2020 at 11:08 am

    Devia era ser anunciado para o próxima época para o lado do Hamilton. Parece ter muito mais talento que o Bottas, mas ambição e capacidade geral

    • BenDover
      Posted Dezembro 3, 2020 at 1:01 pm

      O segundo piloto nunca deve ser alguém para competir com o primeiro mas sim uma marioneta da equipa para salvaguardar os interesses do piloto principal. Isso é o que o Bottas faz muito bem. Meter um miúdo promissor nesta situação é queimá-lo pois nunca poderia atacar o primeiro lugar, mesmo que conseguisse.

      • Fut765
        Posted Dezembro 3, 2020 at 1:15 pm

        O que o Bottas faz muito bem é ter péssimos arranques constantemente. A admiração do Toto Wolf pelo Russell é pública e, mesmo Hamilton continuando a ser o primeiro piloto, o miúdo ganhava experiência, ganhava conhecimentos e, fazendo um bom trabalho, tinha tudo para vir a lutar por titulos, tendo em conta que o Hamilton não estará lá eternamente. E não concordo nada com essa de nao poder atacar o primeiro lugar. Se conseguisse roubar poles ao Lewis, que acredito que faria tendo em conta o seu talento demonstrado nas qualificações, tinha várias hipóteses de vitória. Isto não é a Ferrari e ninguém manda deixar ser ultrapassado pelo Schumi ao terceiro GP ou lá o que foi

        • BenDover
          Posted Dezembro 3, 2020 at 5:04 pm

          Se formos falar de péssimos arranques então temos de meter o Verstappen ao barulho mas esse pelo menos recupera as posições que perde.
          O bottas, no GP’s que ganhou arrancou bem. Aliás, esta época se não estou em erro, sempre que conseguiu pole acabou por ganhar. Acho que para segundo piloto o Bottas cumpre, não é preciso melhor e nem o Hamilton está interessado em ter como colega quem lhe puxe os calcanhares.
          O problema é que o Bottas, ao contrário do Hamilton não sabe atacar. Se estiver em 5/7º ou atrás dificilmente consegue chegar ao pódio sem que os carros da frente tenham problemas.

          Eu gostava era que revertessem a regra das boxes abertas durante o safety car. É que o hamilton já várias vezes esteve apertado e safou-se nessas circunstâncias, o que tira alguma emoção às corridas.

          • Fut765
            Posted Dezembro 3, 2020 at 5:57 pm

            Muitas das vezes que o bottas se apanha a liderar comete erros. Ou gere mal os pneus, ou sente-se demasiado pressionado e sai numa curva do nada. Enfim, não é um piloto que aprecie. Concordo totalmente com essa questão do safety

      • DYI
        Posted Dezembro 3, 2020 at 1:21 pm

        Só é queimado se a Mercedes quiser. Nem o Ricciardo foi queimado pelo Vettel, nem o Verstappen foi queimado pelo Ricciardo, nem o Hamilton foi queimado pelo Alonso, nem foi o Leclerc queimado pelo Vettel, nem o Lando foi queimado pelo Sainz. Ter dois pilotos que competem entre si de forma saudável é muito mais interessante de ver do que um piloto completamente banal e sem ambição a acabar centenas de pontos atrás do companheiro de equipa.

        • SatoshiNakamoto
          Posted Dezembro 3, 2020 at 2:09 pm

          Interessante para quem vê sim para a equipa pode ser que nem tanto. Dependerá sempre do que cada equipa pretende e como gere isso. Se dois pilotos competem ao ponto de fazer perder pontos à equipa de que lhes serve? E já houve N exemplos que não funcionaram da mesma forma que mencionaste o outro lado da moeda. Line up acabará sempre uma decisão estratégica pelos objectivos da equipa e como o manager vê a coisa.

          Neste caso o Bottas é o que Albon não consegue ser e que a RB quer (por agora).

          • DYI
            Posted Dezembro 3, 2020 at 4:37 pm

            A estratégia Hamilton Bottas funciona lindamente claro. E de facto o Albon está a ser um bocado queimado pela Redbull. O que eu queria dizer é que ter dois bons pilotos não é sinónimo de falta de sucesso. Ambas as estratégias podem correr mal se não tiverem os homens certos atrás do volante.

        • BenDover
          Posted Dezembro 3, 2020 at 5:08 pm

          A competição saudável entre colegas funciona quando não há objectivos individuais (nem pilotos pressionados a pontuar por terem o contrato a acabar) e trabalham para a equipa pontuar (exemplo da McLaren). Agora imagina que o Sainz e o Norris tinham ambos a possibilidade de lutar pelo primeiro lugar, achas que a competição continuaria a ser saudável?

          • DYI
            Posted Dezembro 3, 2020 at 7:42 pm

            Claro que há riscos. Mas há uma diferença entre ter um Prost e um Senna que propositadamente chocam um contra o outro e ter uma luta mais arriscada entre dois carros da mesma equipa. Dito isto, claro que há mais probabilidade de que os dois carros fiquem fora da corrida e esse ponto é completamente válido.

            Pura e simplesmente torna o desporto muito mais calculado e menos interessante. Mas mais uma vez reconheço que é uma preocupacao que as equipas e sobretudo a Mercedes (Hamilton e Rosberg) têm legitimamente em atenção.

  • Xyeh
    Posted Dezembro 2, 2020 at 11:22 am

    Bem pelo que o pessoal aqui do blog diz então vai vencer já a próxima corrida devido ao carro da Mercedes praticamente guiar-se sozinho, menos do que isso é um fail tremendo…

    • Kurt1904
      Posted Dezembro 2, 2020 at 11:36 am

      Não me admirava. O Hype is real. E parece ser mais talentoso que o Bottas. Mas não tem experiência a liderar na F1 e isso pode pesar

      • BenDover
        Posted Dezembro 3, 2020 at 12:59 pm

        Precisamente. E isso faz muita diferença para quem não está habituado a defender o lugar contra pilotos do top10. Aliás, a única vez que se viu com possibilidades reais de pontuar espetou o carro durante um safety car.

    • Cossery
      Posted Dezembro 2, 2020 at 2:48 pm

      Que exagero… Há dúvidas que o carro é de longe o melhor? Não. Como também não deve haver dúvidas que o Hamilton é o melhor piloto da sua geração. Daí a dizer-se (“como o pessoal deste blog”), que é o melhor de sempre…

      • Xyeh
        Posted Dezembro 2, 2020 at 6:10 pm

        Se é o melhor da sua geração tem que estar nos nomes falados para melhor de sempre, mesmo que a sua geração pareça mais fraca, na F1 as diferentes gerações não podem ser comparadas devido aos avanços estrondosos na tecnologia. Mesmo assim muitos leitores aqui acham que o Hamilton não é o melhor piloto da sua geração e que o carro é que faz a diferença, vamos ver como corre ao miúdo com o carro do Hamilton, como na minha opinião é a combinação do skill do Hamilton com o fantástico carro da Mercedes que limpam tudo não espero uma vitória mas segundo os argumentos de alguns experts deste blog tudo o que não seja vitória para o Russel será uma derrota.

        • Cossery
          Posted Dezembro 2, 2020 at 9:54 pm

          O que quis dizer, e creio que como muitos aqui, é que os recordes que teve foram possíveis devido ao facto de ter tido de longe o melhor carro durante tanto tempo. Mas claro que tem de ser posto numa lista dos melhores de sempre, seria ridículo não estar. Isso não significa que o Russel tenha de ganhar, é um exagero começar a dizer isso para tentar pôr em cheque quem acha que o Hamilton tem o melhor carro à muito tempo e com distância considerável para os restantes.

    • Litmanen
      Posted Dezembro 2, 2020 at 6:24 pm

      Pelo que tenho visto alguns a apregoar, há de ser um Grand Slam no mínimo, já que supostamente o Hamilton “é medíocre” e o hype todo à volta do George diz-nos que ele só pode ser um piloto de enormíssima qualidade.

      • DYI
        Posted Dezembro 2, 2020 at 6:49 pm

        Eu sou dos que acha que o Hamilton, sendo possivelmente o melhor da grid, não está milhas a frente dos restantes como muita gente afirma. Acho que os resultados do Hamilton são um mix da sua capacidade, um carro a milhas da concorrência e um segundo piloto que na minha opinião não é melhor que metade dos pilotos da grid. Prova disso é que quando a Ferrari fazia um mínimo de concorrência ele acabou em terceiro e em quinto (2017 e 2018).

        Não gostando muito da personagem do Hamilton gostava que o Russell ganhasse hehe. Mas sei que provavelmente é sonhar um bocadinho alto de mais

  • coach407
    Posted Dezembro 2, 2020 at 11:39 am

    Agora certamente a Mercedes vai tirar tudo que é de bom do carro do Hamilton que é para prejudicar propositadamente os seus próprios pilotos e assim verem que Hamilton é um Deus na Terra, dirão os conspiracionistas.

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 2, 2020 at 7:30 pm

      Ou então o miúdo limpa o GP e alguém irá ter de meter a viola no saco ?‍♂️
      Mas muito honestamente, estou super curioso para ver a sua performance do rapaz. Claro que não espero que vença – nem preciso de enumerar as razões. Carro novo, rockie, pista, etc.

    • BenDover
      Posted Dezembro 3, 2020 at 12:58 pm

      É o mais certo acontecer. Para o hamilton, o melhor seria que os dois mercedes ficassem de fora do pódio para ele poder dizer de peito feito que o mérito é todo dele e não do carro.

  • Mrleinad
    Posted Dezembro 2, 2020 at 12:07 pm

    Curioso por perceber qual será a performance de Russell.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 2, 2020 at 12:08 pm

    É a oportunidade do Russell, visto como um dos pilotos mais promissores e que está na linha da frente para substituir o Hamilton quando este sair. Terá que o provar agora, parece ser do agrado da Mercedes, se conseguir estar bem poderá tirar o lugar ao Bottas na Mercedes e depois poderá aprender com o Hamilton.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 2, 2020 at 4:55 pm

    Se o rapaz vence o grande prémio…

    • BenDover
      Posted Dezembro 3, 2020 at 12:57 pm

      Não seria totalmente descabido ficar à frente do Bottas mas o Verstappen, que saiba, não está infectado.
      Além disso, o russell sempre correu sem pressão lá atrás e não tem ainda experiência a defender o lugar conta o pilotos no top10. A única vez esta época em que se viu perto dos pontos espatifou o carro durante um safety car, o que diz muito da forma como lida com a pressão.

  • Richrad
    Posted Dezembro 2, 2020 at 7:27 pm

    Espetáculo!
    E que merecido é esta oportunidade pela Mercedes a Russell. O Esteban Ocon deve ter ficado um bocadinho incomodado eheh
    Para mim este jovem piloto merece muito mais que Williams, o que fez no passado faz por justificar a minha opinião. Não sei até que ponto um grande resultado ( top 3) seja possível. Terá carro mas passar de um smart para um mercedes… upa upa.
    Acredito que se as sensações transmitidas forem boas… o George abre para época de 2022, uma grande possibilidade de ingressar na Mercedes.

    • andresilvac
      Posted Dezembro 3, 2020 at 3:42 am

      Ocon fica incomodado porquê? Por não ser chamado para subsistir Hamilton, mesmo que fosse chamado tem contrato com a Renault teria que ser a Renault a autorizar e a marca francesa é(e com os seus motores na RB em 2022) será ainda mais “rival” da Mercedes que a Williams que é parceira da marca alemã não faz sentido essa informação agora teve azar sim mas sem covid não iria ninguém conduzir o Mercedes de Hamilton.
      Quando a Russel vejo nele muitos atributos mas pessoalmente prefiro Lando Norris por mais que toda a gente diga que é inferior prefiro o piloto da Mclaren.
      Agora Bottas pode ser corrido da Mercedes caso um “rookie” com 3 dias de carro faz lhe um brilharete deixa de ter condições para manter o seu lugar pelo menos para a opinião pública que já não vai à bola com ele.
      Cumprimentos

      • SatoshiNakamoto
        Posted Dezembro 3, 2020 at 11:23 am

        A RB só vai para as UM Renault se não existir mesmo mais nenhuma solução (competitiva).

      • Richrad
        Posted Dezembro 3, 2020 at 9:46 pm

        Refiro-me a Ocon pelo mesmo não ter tido essa oportunidade de substituir quando era piloto de reserva. O Ocon tem contrato com a Renault, um amor até antigo por parte da marca francesa mas pela percepção que tenho, Ocon está apenas ligado até 2021 e um semi-acordo para com a Mercedes.
        Claro que a Mercedes poderia ter apostado no seu piloto de reserva, visto que a F1 está completamente decidida; a Mercedes, até pelo desempenho e superação demonstrada, poderia ter optado por escolher Hulkenberg para lutar pela vitória; mas a decisão acabou em recair em Russel, um miúdo que a par do Norris e do Max serão para mim as três figuras principais da próxima década ( e a isto concordo, prefiro também eu o Norris ao Russel).
        Compreendo a ideia defendida pela rivalidade mas ao estado atual das coisas… não creio que a Renault tenha um poder negocial sequer atrativo comparado com o passado recente ( foi a equipa mais afetada pela pandemia). E nem sequer é certo que Red Bull volte a apostar no enginer dos franceses… como o Satoshi apenas condisero esse regresso como a última opção.

  • JJoker
    Posted Dezembro 2, 2020 at 7:55 pm

    Se Russell fizer melhor que Bottas vai ser giro….

  • andresilvac
    Posted Dezembro 2, 2020 at 9:28 pm

    Russel até nem vai ganhar o GP mas o Bottas não vai fugir dele isso tenho eu a certeza, é pouco tempo para habituar ao carro e nem muito simulador pode ter (embora já deva fazer alguns testes para a Mercedes de forma não oficial em simulador) tem aqui a oportunidade de agarrar um lugar para 2022 ou até antes

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 2, 2020 at 11:23 pm

    Decisão algo estranha uma vez que pela lógica deveria ser Vandoorne, mas que deve ter tido certamente dedo de Hamilton e Bonnington para manter a conexão inglesa, mas até de Toto Wolf para espicaçar o Bottas…

    Russell tem talento, tem sido incrível em qualificação mas a realidade é que em corrida tem deixado a desejar (aquele erro do despiste sozinho com o ponto na mão foi o cúmulo).

    Contudo acho que lhe vai correr bem e apontaria para uma classificação nos 5 primeiros.

    Nem acho que seja sequer o melhor britânico retirando Hamilton da equação. Lando Norris tem superado as melhores expectativas.

    Contudo e se pudesse fazer futurologia arriscaria na vitória de Bottas no próximo GP, primeiro porque o finlandês está bem longe de ser tão mau quanto o pintam (tem é o azar da conjuntura, não é ele que é mau, mas sim Hamilton que é muito bom), e segundo porque é claramente o piloto que tem mais a perder no próximo gp…

    • SatoshiNakamoto
      Posted Dezembro 3, 2020 at 11:22 am

      Não acho nada estranha.

      O Russell é piloto junior da Mercedes cedido à Williams.

      Neste momento, a Mercedes e o Lewis H. já têm os campeonatos fechados. Quem tem algo provar é o Bottas.

      A própria Mercedes tinha dito que as últimas 3 corridas eram de teste para eles e nem iam mexer no desenvolvimento do carro.

      Aproveitam as circustâncias para testar um candidato a um lugar na Mercedes e põe pressão no Bottas. Qualquer que seja o outcome, saem mais fortes da experiência (para além do marketing de estrear o primeiro junior Mercedes).

      Para além disso, dá o melhor carro da F1 e vai-se por a prova a discussão “Hamilton ganha pelo carro”.

      No outro ponto, não acho que tenha desiludido em corrida. O carro não dá para mais em tantas voltas e a diferença para o Latifi demonstra bem o piloto que o Russell é. O erro dele foi mau? Sim mas também se não me engano o Kimi já teve um semelhante, tiveste o Mika Hakkinen a espetar-se sozinho na liderança e o até o Lewis Hamilton a sair de prova a entrar nas boxes.

      Mas vamos lá ver a prova no Domingo que isso é que interessa.

      • BenDover
        Posted Dezembro 3, 2020 at 12:54 pm

        Concordo em absoluto mas além do Bottas outro pressionado é o Verstappen. Esta época, sempre que se viu na frente do Hamilton não acabou a corrida.
        Outro ponto interessante para o argumento skils vs carro da mercedes é se o Russell (que nunca foi à Q3) conseguir lá chegar, então o carro vale muito. Sem tirar mérito ao Hamilton que certamente chegaria à Q3 num Willians, o carro conta muito e domingo será interessante ver quanto do carro é que conta e quanto é que contam as skills do piloto.

        • SatoshiNakamoto
          Posted Dezembro 3, 2020 at 1:58 pm

          Verstappen está com a “obrigação” de vencer. Mas acho que vai ser interessante de se ver a corrida porque há muito a provar. Desde Bottas e Verstappen na frente, Albon pressionado, Perez a pôr pressão e querer mostrar-se, luta em aberto no mild-field. Até pode ser que tenhamos duas caso o Hamilton não recupere/seja aprovado para Abu Dhabi. Ficou tudo em aberto. Curioso ainda para ver Fittipaldi e o Aitken mas sempre de forma mais contida (Haas e Williams não dá para mais). Li ainda que a pista pode trazer surpresas nas lutas. De certa forma, acho que se conseguiu tornar uma das provas que se dizia vir a ser aborrecida para uma que toda a gente quer ver (no que vai dar).

          Pena ter que se “tirar” o Hamilton para isso…

          • BenDover
            Posted Dezembro 3, 2020 at 4:57 pm

            Concordo. É pena que seja preciso tirar o Hamilton para vermos emoção na F1 mas como não dá para nivelar os restante pilotos por cima, então nivela-se por baixo, ainda que seja apenas durante uma corrida ou duas.
            Vai ser interessante e o factor novidade também irá trazer expectativa…tal como para a próxima época. Se a Haas conseguir um carro decente, tem pilotos com potencial para lutar com a Alfa Romeo, e a Alpha Tauri. A Ferrari com um motor decente deve conseguir dar luta à RB.
            Gostava também que o Pérez conseguisse lugar, está a fazer um campeonato bastante bom e acho que seria merecido. Isto para dizer que, tal como na próxima corrida, tenho muito boas expectativas relativamente à próxima época.

            • SatoshiNakamoto
              Posted Dezembro 3, 2020 at 5:18 pm

              Por acaso acho que para o ano para já não será muito diferente deste. As regras mesmo só mudam para 2022 portanto 2021 vai ser muito transiação deste ano. Mesmo com as alterações que querem fazer para tornar os carros piores as equipas vão dar a volta a isso. A Haas vai começar a investir mais. O Nikita não vem por acaso mas até acho que pode ser interessante como piloto. Vai trazer uma personalidade diferente e está a fazer uma boa época de F2. Mick vem com o título (não pode falhar) e com o nome que também vai trazer mais interesse a Haas. Gunther já disse que a próxima época é para preparar 2022. Vamos lá ver do Perez (pena se não estiver em 2021 mas acaba tudo por estar nas mãos da RB…) e a Ferrari tem que fazer alguma coisa urgentemente.. LeClerc tira o melhor do carro quando pode mas tem sido penoso no geral ver a Ferrari.

Deixa um comentário