Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O treinador que os espanhóis apontam ao Sporting

Quem devia ser o próximo treinador do Sporting? Varandas tentou um estilo Ajax com a aposta em Keizer, e agora seria uma espécie de modelo Barça, já que Eusebio é um Cruyfista (foi treinado pelo holandês e esteve muitos anos no Barça como adjunto de Rijkaard ou na formação). Mas, apesar da sua passagem pela Real Sociedad ter sido interessante, parecem haver melhores opções no mercado.

Radio Marca avança que Eusebio Sacristán está entre as possibilidades para suceder a Marcel Keizer no comando técnico do Sporting. O treinador espanhol, de 55 anos,  esteve à frente do Girona na última época, acabando por não conseguir evitar a descida à segunda divisão.  Antes orientou a Real Sociedad, tendo também passado pela formação do Barcelona.

92 Comentários

  • magISCO22
    Posted Setembro 3, 2019 at 8:47 pm

    Preferia o Quique Setién.

  • Joao X
    Posted Setembro 3, 2019 at 8:51 pm

    Não conheço.
    O Flávio costuma acompanhar a La Liga, parece-me, podes dar o teu input?

    • Flavio Trindade
      Posted Setembro 3, 2019 at 11:58 pm

      João, depende da ideia do Varandas para o futuro do clube.

      Eusébio teve bons momentos na Real Sociedad, revelou e deu oportunidade a muitos jovens talentos, tem uma matriz de formação e não é um nome que considero negativo. Ainda assim penso que Varandas pode ser mais arrojado.

      Não acredito que nenhum treinador de topo (ou sequer perto disso) pegue no Sporting actual mas há nomes que fizeram bons trabalhos e tiveram azar no projecto seguinte que podiam ver no Sporting um excelente desafio.

      Tentaria Domenico Tedesco ou então mesmo em Espanha tens a opção Pablo Machin que me parece bem mais interessante.

      • J Silver
        Posted Setembro 4, 2019 at 10:55 am

        Parece-me que, independentemente das competências ou filosofia que o treinador possa ter, vai sempre ser decapitado ao fim de uns meses no Sporting. Porque chegar e ganhar logo o campeonato é… impossível. Nem o Guardiola. Ora como é isso que os iludidos sportinguistas querem, está feita a receita para o futuro do clube, que é ir despachando treinadores porque perderam um punhado de jogos.

  • Rui Barreira
    Posted Setembro 3, 2019 at 8:53 pm

    Sinceramente, não obrigado. Neste momento preferia um treinador português,ou a ser estrangeiro, só Quique Setien

  • Francis19scp
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:01 pm

    Eu não tenho noção nenhuma de qual será o treinador ideal para o Sporting mas quase que consigo apostar que este treinador não aguenta duas épocas no Sporting. E isso é tudo aquilo que o Varandas não precisa.

  • DICAS
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:08 pm

    Eu vou repetir a minha opinião

    O treinador tem de ser o activo onde o presidente não deverá olhar ao dinheiro para garantir qualidade.
    Desta forma, se falarmos em salários milionários para um treinador não me faz mal nenhum ao estômago pois a equipa estará bem mais próxima de garantir SUCESSO (diferente de títulos dependendo do que este significa nos vários momentos que os clubes atravessam) e os jogadores TODOS terão certamente uma evolução, sendo que alguns poderão mesmo “passar para outro nível”.

    Assim sendo de treinadores livres tentaria os seguintes que irei enumerar, com um bom salário, apresentando um bom projecto e um suporte total nas suas decisões na pasta do futebol:

    Blanc
    Wenger
    Setien

    Tambem apresentaria uma proposta a Jesualdo

    e

    Tentaria o resgate de Leonardo Jardim

    Apresentaria propostas a todos acima referidos e consoante as respostas positivas decidiria qual a melhor opção.

    Quando digo que apresentaria propostas, seriam propostas irrecusáveis para cada um deles.

    O treinador mais bem pago do mundo deverá receber 25M ano

    O treinador anterior do Sporting eram 10 mais bem pago do mundo com 7M ano … nao estamos a falar de jogadores, estamos a falar do individuo que faz o que os jogadores são …

    • Joao X
      Posted Setembro 3, 2019 at 9:25 pm

      Concordo.

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 3, 2019 at 9:53 pm

      Nem todos aceitam entrar com uma temporada em andamento. Por exemplo, o JJ não o aceitaria. Mesmo que ofereças um salário elevado. É uma questão de evitarem projetos que podem dar asneira e manter o currículo “limpo” mas concordo com a ideia base do teu comentário.

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 3, 2019 at 10:13 pm

        *ele aceitou o Flamengo a meio da época porque era o único que o queria. Além disso, era um caso especial porque houve uma pausa grande (devido à copa América) que lhe permitiu fazer uma “pré-época” e o mercado ainda estava aberto permitindo fazer os seus pedidos.

      • DICAS
        Posted Setembro 3, 2019 at 10:16 pm

        Sim sei disso, dai oferecer propostas em simultâneo e consoante os sim´s optar pela melhor opção

    • DICAS
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:20 pm

      Tambem tentaria Vitor Pereira e Ivo Vieira

    • Acarub
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:50 pm

      É esta parte ilusional por parte dos adeptos do Sporting que prejudica o clube. Primeiro ponto, onde é que o Sporting tem dinheiro para pagar a um Blanc ou Wenger?!?! Segundo, qual treinador deste nível que vir treinar um clube que há pouco tempo teve uma invasão ao clube onde os adeptos agrediram jogadores?!?! Terceiro, mas que aliciamento tem o Sporting de marketing neste momento para conseguir um treinador destes?!?! Que jogadores tem o Sporting para convencer um treinador destes a vir? Epa completamente delusional!!!!

    • castigador.da.parvoice
      Posted Setembro 4, 2019 at 1:20 am

      Incrivel como os adeptos de um clube na mais completa bancarrota pensam assim… olhem que o subsídio estatal do antigo BES acabou (sendo gáudio de muito o facto dos contribuintes ficaram a arder 100 milhões de euros em favor de o SCP poder ter contratado o Jesus que aliás tanto sucesso teve…

    • Pedro Leal
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:00 am

      Blanc? Wenger? Setien?
      Qual desses 3 treinadores quer ir para um clube como o Sporting, ainda para mais com a época em andamento? Mesmo o Leonardo Jardim não deve ser possível.
      O Sporting não tem atualmente capacidade para pagar um salário tão elevado como pagava ao Jesus, logo não pode pagar o salário de algum desses 3 treinadores.
      O problema da maioria dos sportinguistas é mesmo este, têm expectativas demasiado elevadas para a realidade atual do clube e não conseguem ser pacientes para entenderem que é preciso montar um projeto a longo prazo.
      Por fim é normal alguns jogadores ganharem mais que os treinadores, pois apesar de serem os treinadores que os metem a jogar, os jogadores é que são os ativos do clube.

    • josediogo
      Posted Setembro 4, 2019 at 12:04 pm

      Plenamente de acordo.
      Mais do que um investimento num jogador x ou y, deve-se acertar no treinador, porque será ele a potenciar os jogadores que tem.
      Bem que podemos ter grandes jogadores, mas se tivermos um treinador que não os potencia e desenvolva, não serve de muito, que é o caso agora.
      Dizer que o Sporting tem uma equipa muito inferior a porto e benfica entendo. Porém, apenas concordo na parte em que tem um plantel claramente inferior.
      Sendo que, quanto ao 11, e se formos ver as individualidades de cada um, associadas à qualidade e potencial, o sporting não fica muito atrás.
      Não tendo treinador, até jogadores muito bons, parecem muito fracos. Vejam-se os centrais por exemplo. Têm tido exibições horríveis, muito por culpa da organização defensiva no seu todo.
      Médios centro, não defendem, não se sabem posicionar. Precisam de alguém que os ensine.
      Os setores da equipa jogam super afastados, bem que podiam efetuar uma pressão alta que havia sempre espaço entre linhas.
      O segredo está em apostar no treinador certo, que potencie os jogadores que tem e esta equipa pode jogar o dobro ou triplo que que tem jogado, que deve ser à volta de 30%/40% do seu potencial.

  • Macaco
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:14 pm

    Bom como jogador. Fazia parte das escolhas de Cruift. Como treinador das camadas jovens foi bom também, ja como treinador dos seniores… enfim. Acho que não possui as características necessárias para treinar o Sporting. Será uma especie de Lopetegui mas menos arrogante e prepotente, no entanto não o considero opção. Talvez Quique Setien esteja interessado. Acho que um Estilo menos vertiginoso seja Ajax ou Barça seria melhor tendo em conta o plantel. Algo mais ao estilo Luis Enrique ( não disponível por razões pessoais graves). Mas como Sportinguista vejo mais uma época perdida e mais um ano de resignação. Mais um treinador que vai vir e não ter o plantel que “escolheu” e ter que jogar com o que tem.Caixinha talvez.
    Já agora com as vendas que houve também não dava para fazer mais omolete… Isso deve ter pesado na saida do treinador por ver que não ia poder acabar a epoca nos objectivos definidos..
    Pena, mas ja foi. Inicios de época nunca são bons para despedir… fica se com uma herança pesada para projectar o futuro.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:18 pm

    Espero que o novo treinador seja alguém com conhecimento sobre o nosso campeonato e sobre o clube.
    Leonardo Jardim está tremido no Mónaco e poderia ser a melhor opção para o Sporting, o Carvalhal também seria uma opção interessante mas não será fácil sair agora do Rio Ave quando estão a iniciar um projecto tão ambicioso e o José Mourinho não deverá querer voltar a Portugal mas estas seriam as minhas três primeiras opções.
    Depois há nomes como Caixinha e Miguel Cardoso que estão no desemprego mas ainda não mostraram nada para chegar a um “grande”, para isso mais valia apostar no Leonel Pontes com a intenção de integrar mais jovens da equipa sub23 no plantel (Joelson, Nuno Mendes, Pedro Mendes, Tomás, Quaresma, etc à cabeça).
    Se o Sporting não está bem financeiramente que aposte nos jovens como estava a fazer com o Thierry que mesmo não mostrando grande qualidade foi vendido por uma boa verba e para um bom clube de uma das principais ligas mundiais.

  • carlos alves
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:21 pm

    SCOLARI, sera o unico a conseguir unir os adeptos, vejam o trabalho que fez com a seleçao de portugal. Esta livre e com vontade de regressar a Portugal.

    • kurt cobain
      Posted Setembro 4, 2019 at 7:42 am

      Sim, sem dúvida, unia os adeptos rivais – principalmente os do Braga já que teriam uma oportunidade de ouro de fazer top 3 – no apoio a essa escolha e unia os adeptos do sporting (que percebem minimamente de bola) contra essa opção…

  • Gunnerz
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:25 pm

    Eu se pudesse escolher ia de caras para Wenger :D

    Mas não faço a mínima de qual será a ideia de varandas honestamente, mas duvido q seja um português.

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:49 pm

    Se fosse eu a escolher, seria sempre um técnico português por razões óbvias e já debatidas desde o último ano de Keizer.

    Dentro das nossas possibilidades e com alguma probabilidade de aceitar o nosso convite (não é todos os dias que um dos três grandes faz um convite e é um comboio que pode não voltar a passar) , diria o Ivo Vieira.

    Gosto do seu modelo e do seu discurso. Não me parece ser um yesman e não tem problemas em dar um grito a partir do banco. Privilegia o futebol ofensivo e não é treinador de pôr um defesa só para defender o resultado. Basta ver a atitude do Vitória de Guimarães no jogo deste fim de semana com menos 1 e 2. Nunca abdicaram de ir lá à frente.

    Pode não estar totalmente preparado mas não vejo melhor opção de um treinador português dentro das nossas possibilidades e que aceite vir.

    • Joao X
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:24 pm

      Seria a melhor opção mas não deve ser fácil de tira-lo do VSC.

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 3, 2019 at 10:47 pm

        Não faço ideia se tem cláusula de rescisão. Sei que o contrato é de apenas 1 ano fruto da situação presidencial do Vitória na altura em que foi contratado.

    • J Silver
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:01 am

      Se um treinador se mantiver num clube com estabilidade (e se for verdadeiramente competente), o comboio dos grandes vai lá passar eventualmente, sobretudo o do Sporting que tende a passar algumas vezes. Até gostava do Ivo mas se estivesse no lugar dele ficava no Vitória e tentava construir um legado lá, ao invés de me vir meter no Sporting a meio da época e com a forte possibilidade de ser despachado porque não ganhei o campeonato (que é certo).

  • Chico
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:56 pm

    Rui Vitória.

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:21 pm

      Um dos treinadores com mais sorte no futebol num dos clubes com mais azar?
      Cancelavam-se um ao outro.

  • Mantorras
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:57 pm

    Nao gozem comigo pf, mas eu gostava que o Vitor Oliveira fosse o escolhido.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:10 pm

      Não estou a dizer que o queria no Sporting, mas sempre tive curiosidade para ver o que poderia fazer num Clube mais ambicioso.

      • Mantorras
        Posted Setembro 3, 2019 at 10:31 pm

        Da forma como o Sporting esta, com a epoca a comecar, o mercado fechado e alguem que entre nunca tera hipotese de moldar o plantel, nem vai ter grande espaco de manobra para “aprender” a liga, etc… eu preferia uma opcao barata, que certamente aceitatia um contrato de um ano e que conhece a liga… alem disso, no resto tambem tenho muita curiosidade e aquele feeling no homem. Nao duvido que nao seria pior que o Keizer.

  • MAON
    Posted Setembro 3, 2019 at 9:58 pm

    A única opção válida apenas poderá ser Jesualdo Ferreira. Conhece a realidade do Sporting e do futebol português, já passou pelo clube numa fase complicada e lançou vários jovens, que permitiram ao Sporting ou encaixar alguma verba para depois investir ou serem jogadores do clube. Para além disso, reúne em Portugal um notório respeito dos adeptos…Por isso, devem ser feitos todos os esforços para convencer ‘O PROFESSOR’.

    • DICAS
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:19 pm

      E seria um elemento “pacificador” visto que a ultima vez que passou no clube deixou uma boa imagem com boas prestações e com lançamento de jovens

    • King Buzzo
      Posted Setembro 3, 2019 at 10:49 pm

      Na minha opinião um treinador estrangeiro está fora de questão para entrar com a época em andamento. Infelizmente, com os adeptos que temos e a bomba relógio que rapidamente acionam não permite esperar pela adaptação de um treinador sem conhecimento da liga. Jesualdo e Vítor Pereira seriam também as minhas primeiras opções. Descarto Miguel e Ivo Vieira pela incógnita que são a este nível. Se querem arriscar subam o Vítor Pontes, mas com a consciência de quem podem estar a estragar duas equipas de uma assentada.

      SL

  • FVRicardo
    Posted Setembro 3, 2019 at 10:08 pm

    Wenger, Vítor Pereira, Jesualdo, Setien, Carvalhal, Ivo Vieira ou Spalletti seriam as minhas opções por esta ordem.

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 3, 2019 at 10:23 pm

    Por ordem seriam estas as minhas apostas (admitindo que Allegri, Blanc, Mourinho, Wenger e Spalletti são impossíveis):
    1. Quique Seitén
    2. Miguel Cardoso
    3. Rudi Garcia/Claude Puel

  • Chico
    Posted Setembro 3, 2019 at 10:40 pm

    Nunca pensei ver o Eusébio a treinar o Sporting.

  • bmcrl
    Posted Setembro 3, 2019 at 11:03 pm

    A crítica a estrangeiros é sempre normal, mas acho ridículo rejeitarem-se treinadores estrangeiros logo à partida apenas porque são estrangeiros. O problema não é serem portugueses ou não, é serem bons ou maus. Os bons treinadores não portugueses simplesmente não estão muito inclinados a vir para cá, mas um treinador bom é bom em todo o lado. Pode ter problemas de adaptação, como qualquer pessoa, mas o critério terá de ser sempre a qualidade e não a nacionalidade.
    Eusébio já fez bons trabalhos e é um bom treinador, seria uma boa opção. Setien seria a minha primeira escolha, mas é preciso paciência (até porque com o atual plantel é impossível ter bons resultados no imediato).

  • DNowitzki
    Posted Setembro 3, 2019 at 11:25 pm

    O Mourinho anda, ocasionalmente, por Setúbal.
    Mais a sério, eu tentaria o Ivo Vieira. Perdido por 100, perdido por 1000… ou ganho por 1000000.

    • Pedro Leal
      Posted Setembro 4, 2019 at 10:46 am

      Porque é que o Ivo Vieira iria sair do Vitória de Guimarães, onde está a começar a montar um bom projeto e tem uma equipa à sua imagem para ir para o Sporting que é uma clube extremamente instável?
      Para além disso ele ainda tem de provar mais alguma coisa antes de dar o salto para um dos grandes e no Guimarães como já disse tem todas as condições para fazer uma boa época.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 3, 2019 at 11:27 pm

    Para entrar a meio não me parece uma boa opção, a não ser que os adeptos do Sporting fossem pacientes, o que não são. Uma opção entre Pedro Caixinha ou Jesualdo Ferreira parecem-me as mais prováveis e com mais sentido, principalmente o Professor.

    • J Silver
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:04 am

      Sim, neste momento mais vale apostar num treinador a prazo que saiba pelo menos que o Sporting tem de ficar em 3º lugar. Para apostar em projectos tem de ser antes da época começar. Porque é mais que certo que qualquer que seja o treinador a vir agora, para o ano já cá não está.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 3, 2019 at 11:40 pm

    Jesualdo Ferreira.

  • DeMachado
    Posted Setembro 4, 2019 at 12:10 am

    Não me parece que este seja o treinador ideal para o Sporting. Não fez nada de mais para merecer um cargo destes.

    Quando se falou da saída de Sérgio, só 3 nomes me vinham à cabeça para o meu Porto e acho que também podem ser nomes fortíssimos para o Sporting.

    Jesualdo Ferreira – Elemento sóbrio e por onde passa faz sempre bons trabalhos e habituado a trabalhar a este nível. Para além de ser uma figura respeitada, algo que não levantaria muitas ondas.
    Vitor Oliveira – É uma pena que não tenha tido oportunidades em grandes já que fez bem mais que qualquer um treinador que tenha passado pelos grandes nos últimos anos antes de entrarem nos grandes. Muita curiosidade para ver o que faria com um plantel melhor e com outros objetivos.
    Quique Setién – Era o meu preferido para o Porto. Sem clube, as suas equipas a jogarem sempre um futebol muito positivo (independentemente dos recursos) e um treinador já experiente. Não é um Lopetegui nem um Quique Flores. É bem mais maduro que os acima mencionados (na altura que vierem para Portugal), mais ponderado e poderia ter imenso sucesso por estes lados.

    No entanto, prevejo uma surpresa aqui. Para o bem do futuro próximo do Sporting, espero que não seja Miguel Cardoso mas algo me diz que será este senhor. Se não for este, que também não fique Leonel Pontes porque é limitadíssimo.

  • Bujard
    Posted Setembro 4, 2019 at 1:05 am

    E Silas continua perdido num clube sem adeptos??
    Silas num grande pode fazer muitos estragos. Nao tenham duvidas.

  • Chomate
    Posted Setembro 4, 2019 at 1:26 am

    Dos treinadores desempregados (e realistas para a realidade do clube) o meu favorito seria Setien, mas não sei se aceitaria, nem se o Sporting tem dinheiro para lhe fazer uma boa proposta.
    Dos treinadores empregados, Silas e Ivo Vieira. Silas parece-me totalmente possível, ainda para mais com este terrível começo de época do Belém Sad. Ivo Vieira já parece-me mais difícil. Tem um bom projeto no Vitória, já com uma equipa feita para ele, e sabe que se fizer um bom trabalho lá , poderá dar o salto para um clube melhor que o Sporting (L. Castro nem estava a ter grande sucesso, e conseguiu logo ir para o Shakhtar).
    Jesualdo também seria uma boa opção, mas nunca seria um treinador para ficar lá a longo prazo. Vitor Oliveira seria um wild card, mas até podia dar resultado, e não ficava chateado se pudesse.
    Já quanto a Eusébio, nao conheci e por isso não posso dizer nada.

  • Richrad
    Posted Setembro 4, 2019 at 1:31 am

    Quando Varandas ganhou as eleições foi-se falando no regresso de Jesus, no regresso de Jardim… e o mesmo presidente não negou tal possibilidade.
    O que quero indicar com este comentário? Varandas não olhou nas suas prioridades com a possível contenção de custos, tal tivesse ponderado a mesma situação, Peseiro teria sido por mais tempo treinador.
    Veio após mais de 10 dias de indecisões e jogos “cruciais” pelo meio como a deslocação ao Emirates, visita aos Açores e o “clássico” com o Boavista em que o jovem Tiago Fernandes passou com distinção. E o que lhe aconteceu? Acabou por ter uma oportunidade numa época em que o principal objectivo era renascer das cinzas? Veio lá então desconhecido Marcel Keizer, treinador/coordenador de futebol técnico com anos de Ajax em que a filosofia de Cruyff reina por terras holandesas, uma aposta surpreendente de uma direção que referenciava a contenção financeira como principal obstáculo na contratação de um treinador e que de uma assentada se relacionou com 3 equipas técnicas, algo irónico portanto, quando esta contratação a olhos nus saberia-se que não teria sido a primeira nem quarta opção.
    Desde os primeiros jogos, muito antes da queda em Guimarães, do milagre em Braga, do desastre na Liga Europa, da semana pesada com o Benfica, da louvável tarde do Jamor, que tinha percebido que Keizer não era o homem certo para liderar o futebol de um clube como o Sporting e dificilmente a curto-médio prazo, um projeto em qualquer clube de Primeira Liga em Portugal. Faltou o conhecimento técnico-tático de jogo do nosso pais, faltou o conhecimento e a vivência com factores sociais e culturais referentes ao nosso pais e tão mais importante faltou a aprendizagem linguística do nosso idioma.
    Keizer na integra não trouxe ideias, dá-se o mérito por ter apostado em Wendel mas não se pode esquecer que essa mesma aposta levou ao detrimento de Miguel Luís… uma carência visível na formação que tanto o clube precisa de ser recuperado com apostas regulares de miúdos na equipa principal, ao mesmo passo que Jovane desapareceu dos radares para que Diaby’s pudessem brilhar; A equipa melhorava a espaços curtos de rendimento desportivo ao passo que caia abruptamente e regularmente levando a fazer diversas mediocridades em pleno Alvalade; Keizer chega ao fim do seu trajecto com dois títulos numa só época, algo inédito na história recente mas da mesma forma que lhe dou “pouco” mas dou mérito por tal, da mesma forma repudio-o pelo estrondoso fracasso na derrota da Supertaça, um jogo que teve 2 meses para preparar, teve uma nova equipa para construir.
    De Junho a Setembro, a noticia do costume para Keizer era o desejo de que Bruno Fernandes não saísse, compreensível esse desejo, certamente que Lage gostaria de contar com Félix, mas em público, para a comunicação social, para os adeptos essa postura nunca poderia ser adotada, um clube como o Sporting, a dimensão do Sporting nunca poderá depender de obter sucesso por um jogador. E um treinador com o mínimo conhecimento dessa dimensão perceberia que essa comunicação não poderia ser feita.
    Voltando ao estilo metodológico que se antevia que Keizer traria, a pré-época, a altura mais importante para o clube, tão ou mais importante que os títulos conquistados, perspectivava-se que a construção do plantel passasse por englobar elementos da formação, prontos a dar o salto competitivo.
    E no fim, que elementos ficaram? Quaresma e Joelson passaram a integrar apenas e só o plantel sub-23 após aposta repentina na pré-época, Miguel Luís tornou-se a incógnita do plantel: solução válida ou apenas 1 para fazer número?, Bragança a olhos nus não foi sequer real aposta, Matheus pelos vistos um problema que o treinador não se queria encarregar e por fim Ivanildo “despachado” e Jovane “esquecido”. Mesmo que pudéssemos dar essa aposta suposta aposta como objectivo na sua contratação, a verdade é que ponto fulcral: a qualidade desportiva nunca foi atingida.
    Fim da linha de Keizer em que como simpatizante de futebol, agradeço pela sua dedicação e acima de tudo pelo seu espírito desportivo. Algo a louvar e a seguir para outros treinadores.

    E assim volta Varandas a um ponto que tão bem conhece, irónico ter começado este meu comentário a justificar que se calhar a contenção financeira do Sporting não seja assim tão “problemática” ao ponto de não fechar com um treinador. A questão que se põe a Varandas, e considero que seja o seu principal fator na escolha, é a credibilidade, o histórico que o novo treinador terá que trazer. O Sporting está nesta modalidade, os adeptos estão sedentos de títulos, com fome de ver bom futebol, de exibições de encher o olho e de verem uma equipa a dominar os adversários nos jogos em Alvalade. Porque se algo de bom Jorge Jesus demonstrou no Sporting, referindo-me à sua primeira época, é que o bom futebol cativa e contagia adeptos independentemente de não se traduzirem em títulos.
    Em tom de brincadeira e como o Jackpot do EuroMilhões sairá-me na sexta-feira nada melhor que dentro da minha opinião considerar alguns treinadores para o cargo:
    Leonel Pontes – Ok, experiência como treinador principal não foi de longe a sua melhor experiência mas se existe atualmente alguêm com maior conhecimento da casa, dos jogadores e da filosofia do clube é o Leonel.
    Rui Faria – Para muitos, dos melhores treinadores do mundo, e na minha ótica existem inúmeros excelentes treinadores de futebol, nomeadamente em escalões secundários mas um grande treinador que se destaca dos outros é a capacidade na relação com os jogadores, um grande treinador tem por trás de si uma grande equipa técnica, daí o sucesso de Mourinho. Aqui a dúvida não está nas suas capacidades cognitivas mas sim na sua capacidade relacional.
    Vitor Pereira – Para muitos um treinador visto como “patinho feio” que com a sorte deixada pelo seu colega André Vilas Boas e o demérito de Jorge Jesus, conseguiu triunfar no FC Porto. Mas aqui para esses que defendem essa opinião, o que dizer… de Keizer? O mesmo ganhou 2 títulos numa só época. Será os títulos o principal fator de decisão? Na minha humilde opinião, tem o Vitor Pereira mais que qualidade suficiente para liderar um projeto desta dimensão, com a sua irreverência poderia ser uma lufada que tanto precisa o clube.
    Jesualdo Ferreira – De todo, entre treinadores de Godinho Lopes a Leonardo Jardim, foi quem para mim mais deu ao Sporting, vejamos: em 18 jogos, ganhou 12, lançou Cédric, Ilori, Dier, Bruma e ainda estreou João Mário. Remodelou filosofias de treinos e não teve problemas em apostar em jovens em detrimento das “vedetas” que por lá passaram. Saiu de Alvalade de logo a seguir conseguiu uma boa época em Braga, juntando ao facto de não ter que comprovar nada em Portugal. Conhecedor de qualquer realidade futebolística, é um professor que tem ainda imensa qualidade e capacidade para oferecer a um projeto.
    E para não acharem que sou algum contra estrangeiros, deixo o meu joker em Frank Rijkaard, ex jogador do Sporting, correto?
    É um treinador que apesar de estar em atividade, caso o mesmo tivesse interesse de regressar ao ativo, é alguêm com uma experiência tremenda de futebol internacional, de futebol diversificado e acima de tudo um universalista nato que absorve várias filosofias.
    Acima de tudo, apenas quero um Sporting competitivo, uma equipa que mesmo que seja mais uns tempos sem alvejar o principal objectivo, que dê competitivade a um futebol português que tanto precisa que esta instituição volte a ser uma referência.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:23 am

      Jesualdo e Vítor Pereira… Jesualdo poderia ser uma escolha muito interessante mas não sei se ainda terá, por via da sua idade, cabeça para se meter nestas aventuras, ou seja: treinar clubes com alguma instabilidade como é o caso do Sporting. É verdade que lançou jovens, mas foi num contexto diferente. O Sporting já estava em 7º e não havia nada a perder. Faria o mesmo se o Sporting estivesse a lutar pelo título? Não sei. E no Porto, se a memória não me falha, nem apostou assim tanto em rapazes das escolas. Mas, lá está, posso estar enganado.

      Em relação ao Vítor Pereira… Parece-me ser um treinador na onda do Sérgio Conceição: intempestivo… até mesmo algo “briguento”. Estará, quanto a mim, nos antípodas da personalidade de Varandas, mais calmo ou “diplomático”. Não me parece que esteja interessado em voltar a um país onde já ganhou tudo, e para um clube que não lhe dá grandes garantias de sucesso imediato. O Sporting tem um bom naipe de jogadores, com “potencial” para vencer qualquer equipa nacional, mas este mercado mostrou que ainda há muita incoerência na planificação do Sporting. Vítor Pereira estará mais interessado em ir para ligas top, mesmo que seja para clubes médios. Ele certamente almeja continuar a sua carreira por essas bandas. Sporting seria um passo atrás. Tanto económica como desportivamente.

      Rijkaard? … É da escola Barcelona, sim… mas para ser treinador principal? Se fosse como coordenador geral da academia… até concordava. Acho que não tem a mínima noção do que é treinar um clube “modesto” como o Sporting. Modesto no sentido de não ter uma grande capacidade aquisitiva. Acho que seria um tiro ao lado.

      Rui Faria… Não sei o que vale como treinador principal, mas sei que, por via do que fez com Mourinho, deve ter as suas pretensões. Será que ele vê o Sporting como o clube ideal para dar o impulso à sua carreira? Não sei… O risco de ser considerado um valente flop poderá fazer com que evite o Sporting. Tudo depende do projecto do clube. Mas Varandas demonstrou, com as saídas de Peseiro e de Keizer, que não é o mais paciente dos presidentes…

  • Axel Matic
    Posted Setembro 4, 2019 at 3:23 am

    Para mim o melhor neste momento é o Silas, se há alguém que pode ganhar um balneário, que pode alavancar uma equipa e que está habituado a treinar um clube turbulento, esse é o Silas, junta a isso ser Sportinguista e ser um treinador muito prático que pode desenvolver e muito jogadores da formação!

    • pitico
      Posted Setembro 4, 2019 at 10:50 am

      Muito bom treinador embora ainda com poucas provas. Tem um problema, o facto de não ter credenciação que lhe permita em termos legais ser considerado o nº 1 da equipa técnica. Se repararmos, no banco da Belenenses SAD é o Zé Pedro que figura como treinador principal.

    • J Silver
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:07 am

      O Silas é sportinguista? Como sabes isso?

      • pitico
        Posted Setembro 4, 2019 at 11:56 am

        É sim, todo sportinguista. Eu também sei.

        • JMF
          Posted Setembro 4, 2019 at 1:01 pm

          Gosto do Silas mas acho que ainda lhe falta tarimba havendo um risco enorme de que ao primeiro mau resultado se comece a dizer que a sua contratação foi um erro e ainda não estava preparado para um grande.

          Neste momento acho que precisamos de alguém que tenha um currículo sólido e já com provas dadas num grande em Portugal. Em síntese alguém que quando os resultados não aparecerem não seja automaticamente rotulado como o elo mais fraco e tenha margem para continuar a trabalhar.

          Neste momento a pessoa com este perfil que me parece mais acessível é o jesualdo ferreira. Veremos.

      • josediogo
        Posted Setembro 4, 2019 at 12:57 pm

        Já ouvi falar no assunto por diversas vezes.

  • The_Ricky
    Posted Setembro 4, 2019 at 7:53 am

    O Alex Ferguson quando entrou no United esteve alguns 5 anos sem ser campeão. Obviamente em Portugal não teria tido oportunidade de o ser. O mal no Sporting é a falta de um projeto desportivo. Um clube da grandeza do Sporting não pode ganhar 2 campeonatos em 40 anos e todos os anos se apelar a união dos adeptos. Os adeptos do Sporting até tem sido pacientes demais. Foi essa paciência que permitiu delapidar todo um património de anos e anos. Depois, todos os anos se muda tudo e se fala em ano zero. Ano zero? Ano zero já dura há 40 anos. Já chega.

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 4, 2019 at 10:14 am

      Isto.

    • J Silver
      Posted Setembro 4, 2019 at 10:51 am

      O exemplo de Sir Alex é sempre o que gosto de dar quando falo do Sporting. Mas com a cultura de idiotice que reina em Alvalade (distribuída por adeptos e direcção) é impossível. Não existe visão no clube.

    • Ricardo Xavier
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:22 am

      Primeiro fala no Alex Ferguson e depois diz que “Já chega” de anos zero? Mas um ano zero pressupõe que os próximos anos vão ser o um o dois e o três.
      Falou do Ferguson e dos 5 anos, qual o treinador que ficou 5 anos no Sporting? Se todos os anos ou de dois em dois mandam embora o treinador como não querem ir de ano zero em ano zero? Precisavam de paciência, nunca tiveram, e agora dizem “já chega”… Não compreendo.

      • The_Ricky
        Posted Setembro 4, 2019 at 4:14 pm

        Ricardo, falo do Alex na medida em que o Sporting não pode estar sempre em anos zero. Ou seja, tem que escolher um projeto, pois parece que não tem nenhum, tem que escolher um treinador que encaixe nesse projeto e depois tem que ter continuidade. Não se pode mudar tudo apenas porque não se ganha um ou dois anos. Entendes o que quero dizer?
        Bye, alguém sabe como muda a imagem que temos?

  • slicky
    Posted Setembro 4, 2019 at 8:45 am

    Não é que eu acho que ele aceitasse mas o aço bem podia oferecer 1 ano de contrato ao Mourinho, se correr bem ficam os 2 ganhar, vejo isto em como mais valia o Mourinho dar um passo atrás em vez de estar no desemprego 1 ano. Mas basta ele olhar para o equilíbrio do plantel para dizer logo que não eheh

    • Ricardo Xavier
      Posted Setembro 4, 2019 at 11:13 am

      Não querendo ofender ninguém, mas a verdade é que o Sporting está num situação muito delicada. O Mourinho até devia dar um passo atrás, mas nem a isso parece estar disposto, quanto mais dois ou três… Em Portugal não o vejo a vir para nenhuma equipa sem ser o Porto neste momento.(Não o Benfica apenas pela política de apostar na casa e aparecer ter treinador para muitos anos)

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Setembro 4, 2019 at 10:41 am

    Repetindo o que disse antes da vinda de Peseiro, gostaria de ver Vítor Oliveira no comando do Sporting. Tem um profundo conhecimento do futebol português e sabe, por via dos seus títulos, montar equipas para ganhar. Ok, são títulos da segunda divisão… mesmo assim, tendo em conta a forma como os conquistou por equipas diferentes, são uma marca diferenciadora em relação a outros técnicos da moda.

    Até à escolha do novo técnico, vou esperar para ver o que nos traz o Lionel Pontes. Confesso que estou bastante curioso. Fará um corte com o estilo até agora aplicado? Manterá a base de Keizer? São questões interessantes. Independentemente da opção, creio que há algumas situações que carecerão de algum tacto.

    —> A rivalidade Neto/Coates = Coates fez uma exibição pobre, e não estará no próximo jogo. Jogará Neto que, tendo em conta o que produziu na pré, até merecia a titularidade desde o início. O que fará Pontes se Neto jogar bem? Mandá-lo-á novamente para o banco? Isso poderá criar muita insatisfação no português e mandará uma mensagem muito clara para o plantel: por mais que treinem, haverá sempre intocáveis. Mas se Coates for para o banco… isso também será meio caminho andado para querer sair em Dezembro. 28 anos, internacional uruguaio, alguns anos de clube … … banco no Sporting não é para ele, certamente. É uma situação algo delicada mas que não me surpreende: há 3 galos para 2 poleiros. Será necessária capacidade de liderança e gestão de egos ou, então, uma defesa a 3. Vamos aguardar.

    —> Jesé/Vietto/Bolasie/Wendel/Bruno Fernandes = Tenho ideia que Jesé e Bolasie gostam preferencialmente de jogar na esquerda, flectindo para zonas interiores em progressão. Mas esse lugar está ocupado por Vietto que, até pelo que custou e pela presença de Bruno Fernandes, aí se deverá manter. Sendo assim, como integrar essas duas contratações? Sejamos claros: não vieram para o Sporting para aquecer banco. Tenho a certeza que se piram em Dezembro se jogarem pouco. Pior: até podem ficar, mas em regime férias pagas. Não me parece que tenham características para jogarem como o homem mais avançado. E colados à linha, tipo extremo clássico pela direita, também me parece contraproducente.
    E que tal Bruno Fernandes mais recuado? Bom, sem os golos o seu valor de mercado cairia… e convém não esquecer Wendel, que foi uma aposta elevada e que necessita de jogar para se ir tornando um box-to-box completo.
    Acho que Pontes manterá a aposta em Phellype (bolas, nunca sei como se escreve o nome dele…). É um jogador com golo, com presença na área, trabalhador e sem medo do choque.
    Acho que Raphinha fará falta. Tinha os seus defeitos para fazia diagonais sempre com muita garra e estava de pé quente. Plata – único “extremo” canhoto no plantel! – parece algo verde.
    Camacho, Jovane e Fernando – tudo jogadores destros – vão estar mais tempo ou nos sub 23 ou em casa.

    Vamos aguardar para perceber se Pontes consegue fazer uma gestão inteligente do plantel, colocando os mesmos em funções nos quais se sintam confortáveis.

    • mcthespecialone
      Posted Setembro 4, 2019 at 12:29 pm

      Espero que o Leonel Pontes mantenha o modelo que tinha vindo a adotar nos sub-23.

      Alguns dos principios desse modelo:

      – Centrais fortes na construção e com alguma capacidade para defender a profundidade. Neto e Mathieu deverão ganhar maior protagonismo.

      – Trinco com qualidade técnica para dar segurança na construção permitindo um jogo curto e mudanças de flanco a procurar o lateral ou o extremo do lado oposto ao da bola. Doumbia ou Eduardo deverão ser os testados neste lugar. Battaglia não tem a qualidade de passe que o Leonel procura num 6.

      – No momento ofensivo, os medios centro colocam-se entre linhas pisando terrenos bastante próximos do ponta de lança para promover combinações e o aparecimento de vários elementos em zonas de finalização. Obviamente Bruno Fernandes será um deles. Não me admiraria que Matheus Nunes fosse promovido já para entrar a titular. Tem muita qualidade.

      – Gosta de colocar alas de pé trocado em relação ao flanco em que jogam para promover diagonais e associações com os médios centro e para criar situações de 2vs1 na ala aquando da subida dos laterais. Posto isto, não tenho dúvidas que Plata terá um papel de destaque a partir do flanco direito.

      Prevendo um primeiro onze do Leonel Pontes, acho que será algo deste género:

      Renan
      Rosier
      Neto
      Mathieu
      Acuna
      Eduardo
      Matheus N.
      BF
      Plata
      Bolasie
      Luíz Phellype

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 4, 2019 at 12:44 pm

        A entrada de Matheus Nunes poderia ser uma espécie de jogada psicológica muito usada para mostrar aos habituais titulares que a época dos protegidos acabou.
        No entanto, tendo em conta o que Wendel custou e o que dele se espera, não me parece que saia do onze.

        Plata… características interessantes, mas numa realidade competitiva completamente diferente. Não sei se ele alguma fez 90 minutos em contexto de competição a sério. Ok, é internacional Jovem. Ok, tem jogado nos sub 23… mas convém não esquecer que o Sporting luta por títulos e não sei se o jogador estará preparado para agarrar o lugar em ambiente muito adverso como é o actual.
        Interessante: começámos a pré com Medeiros, Raphinha, Matheus Pereira e Plata. Agora… só há plata. Esperemos que seja bem tratada e que não oxide. Mesmo assim, acho curto.

        Concordo com a análise ao Battaglia. O passe não é o seu forte. Mas… tendo em conta a presença de Wendel e Fernandes, o meio campo precisa de algo diferente. Mais capacidade defensiva.

        Pontes tem as suas ideias, mas também de as adaptar às características do plantel do Sporting e aos jogadores que, por variadas razões, como as financeiras, têm de jogar.
        Será um desafio interessante. Estou curioso para ver no que dá.

        • mcthespecialone
          Posted Setembro 4, 2019 at 1:53 pm

          Leonel Pontes terá de apostar em alguns jovens dos sub23. Foi uma das razões que fez cair Keizer. Nunca apostou realmente na formação. Só em último caso. Apostar em Plata e Matheus Nunes seria uma maneira de Leonel Pontes deixar a sua marca e fazer aos outros jogadores que ele não olha à idade/experiência para fazer as suas escolhas.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Setembro 4, 2019 at 3:19 pm

            Não concordo. Acho que o que fez Keizer cair foram estas últimas prestações. Se o Sporting jogasse muito à bola ninguém se importaria muito com a falta de jovens.
            Eu não discordo da aposta nesses jogadores referidos… mas, pelas razões que apontei, não acredito muito. Tudo dependerá do papel que Pontes quiser desempenhar. Ou se mostra bastante atrevido, mudando alguns paradigmas, ou mantém tudo “estável” até à chegada do novo treinador. Não é certo, aliás, que esse novo treinador surja.
            Vamos aguardar…

            • mcthespecialone
              Posted Setembro 4, 2019 at 3:47 pm

              Eu disse “foi uma das”. E se pensas que a saída de Keizer deveu-se às últimas exibições estás muito enganado. Mesmo muito. Foi um conjunto de fatores que levou à sua saída.

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Setembro 4, 2019 at 3:56 pm

                Keizer teve a sorte de ficar com um onze base muito parecido ao que tinha no ano passado, com o qual venceu títulos e com o qual acabou a época com uma sequência muito interessante de vitórias. Acho que ele falho esta época. Tem equipa para não levar 5 do Benfica, e tem equipa para vencer o Rio Ave em casa. Os resultados e as exibições foram muito pobres tendo em conta os jogadores à sua disposição. Mas ok… se quiseres dizer que motivos foram esses ficarei agradecido 

                • mcthespecialone
                  Posted Setembro 4, 2019 at 4:30 pm

                  – Gestão de alguns elementos:Quantos reforços é que têm jogado? Em quantos jogos Keizer fez as 3 substituições?

                  – Discurso: Em quase todas as conferências demonstrou um desconforto total nomeadamente no que toca à saida de alguns elementos (Matheus, Dost, Etc).

                  – Falta de aposta efetiva em alguns valores da formação na época passada (Miguel Luís, Bruno Paz, Jovane,Thierry, etc).

                  – Postura no banco de suplentes. Um homem incapaz de corrigir o quer que seja no decorrer do jogo mantendo-se em silêncio quase todo o jogo.

                  Queres mais? Tenho de ligar ao meu conhecido que trabalha no Sporting. Ele saberá mais.

                  • OMotoqueiroGuti
                    Posted Setembro 4, 2019 at 5:06 pm

                    Tirando a parte relativa ao discurso, todas as restantes se podem englobar no campo da “má prestação da equipa” de que eu falei. Má gestão, más substituições, etc, já eu sabia.
                    Em relação ao discurso sobre as vendas… não surpreende. Como disse o Paulo Bento recentemente, a força de um treinador é cada vez menos, até porque as questões financeiras e as birras dos empresários têm muito peso. Keizer não teve, sejamos claros, a palavra final sobre muito do que se passou. Mas isso é, hoje em dia, muito normal. É natural que se tenha sentido intranquilo. Não poderia atacar a estrutura… mas também não tinha de mentir, afirmando que as opções tinham sido todas suas. Não foram.
                    Mas, lá está, com um Sporting a ganhar jogos de forma inequívoca tudo seria diferente.

      • Chomate
        Posted Setembro 4, 2019 at 3:14 pm

        Concordo. Também gostei muito de Matheus Nunes.
        Também acho que Rodrigo Fernandes, podera ser opção a curto prazo, já que não existe um verdadeiro 6 no plantel

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 4, 2019 at 12:33 pm

      Só para complementar a minha ideia: sei que a época é longa e que há muitos jogos… mas o problema está no estatuto e nas pretensões dos jogadores. Bolasie, Jesé, Vietto, não vieram para Portugal para serem segundas escolhas. Nem vieram para fazer jogos da Taça da Liga e da Taça de Portugal. Poderão fazê-lo? Claro, mas o foco desses jogadores é serem apostas efectivas.

      Tenho pena que Keizer não tenha dado seguimento à boa fase de Jovane. Com Peseiro, o jovem fez jogos muito interessantes. Apesar das diferenças, o Jovane chegou a ser o nosso Marega, isto é: um jogador muito batalhador, rápido e trabalhador e que entrava sempre com muita garra para, com as suas características, moer as já fatigadas defesas adversárias. Jogadores desses dão sempre outras possibilidades.

      Estou também curioso para perceber quem jogará como médio mais recuado. Keizer é um apaixonado pelo futebol ofensivo, e Pontes parece ser mais cauteloso. Doumbia é um 8 lutador que gosta de subir, Eduardo é um 8 mais fino e Battaglia, como mostrou em Braga, em Chaves e no Sporting, também gosta das suas incursões. Tendo em conta as características dos jogadores ofensivos, o Sporting é neste momento uma equipa demasiado permeável. Wendel só ataca, Bruno é para marcar golos, Vietto é para jogar com bola… Faz falta um jogador mais defensivo e a quem se peça que jogue de forma simples e seja forte a defender até porque Acuña e Rosier, que pelo que custou terá de começar a ser titular, são jogadores que sobem bastante.
      Enfim, muita incógnita neste Sporting.

      Eu pensava que, tendo em conta as mexidas no Porto e a manutenção da equipa base do Sporting, o meu clube seria o mais forte candidato dos dois a lutar pelo título.
      Os maus resultados recentes, e a forma como a equipa foi sendo alterada, talvez tenham mudado tudo. É pena.
      Continuo a achar que Fernandes deveria ter sido vendido. Muito dificilmente vai valer mais e, apesar de ser um bom jogador, há mais vida para além dele. O dinheiro poderia ter sido canalizado para mais opções noutras posições até porque Vietto, bom jogador, também tem tudo para ser uma óptima solução a 10.
      Vamos aguardar…

    • Joao X
      Posted Setembro 4, 2019 at 1:10 pm

      Comentário pertinente pois tem várias questões… pertinentes.
      Também estou curioso para ver o que vai fazer o Pontes em relação à gestão do plantel. Vai ser uma tarefa árdua pois tem vários jogadores de qualidade para algumas posições. E vários deles consideram-se estrelas cá.. vamos ver.
      Quanto ao Neto, caso jogue bem, deve-se mantê-lo. O Coates que trabalhe, só tem feito cagada quando joga. Aliás devia ter sido o Neto a começar a época a titular ao lado de Mathieu.
      Acho que vai manter a ideia de jogar com extremos de pé trocado, até porque os sub23 jogam assim. Também estou curioso para ver se apostará em Plata.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 4, 2019 at 3:27 pm

        Pois… mas “extremos” de pé esquerdo… agora só tens um. E com o pé direito? Camacho, Jovane, Bolasie, Fernando, Jesé, Vietto…
        Há nitidamente um grande desequilíbrio nesse aspecto. Mas ok, o Pontes pode até ter outras ideias ou os jogadores até podem mostrar coisas novas… Mesmo assim, estou desapontado.
        Se o Diaby estava no mercado, então o Matheus Pereira deveria ter ficado. Além disso, não acredito que o Sporting estivesse completamente “a leste” do interesse de alguns clubes em Raphinha.
        Acho que a situação foi mal gerida, por todos.

        Eu também acho que o Neto deveria ter iniciado a época como titular, mas o estatuto pesa nestas coisas. Se ele perder o lugar… acho que em Dezembro vai pedir para sair. Ficamos com o Ilori hehe

  • FinalBoss
    Posted Setembro 4, 2019 at 12:08 pm

    Domenico Tedesco seria uma boa escolha a meu ver.

  • josediogo
    Posted Setembro 4, 2019 at 12:10 pm

    Um treinador mais ou menos, mantém sempre a sua ideia de jogo, deixando, por vezes, de lado bons jogadores, em detrimento de outros de qualidade inferior, apenas porque se enquadram no seu estilo.
    Um grande treinador, adapta a sua ideia de jogo, consoante os jogadores que tem, procurando a melhor maneira de jogar, de acordo com as características dos jogadores, potenciando-os.
    Aqui está a diferença de Keizer, e de um grande treinador.

  • Primo do Mendes
    Posted Setembro 4, 2019 at 12:14 pm

    Sem querer entrar em picardias, há adeptos do Sporting que pensam como se o Sporting fosse uma equipa financeiramente saudável, com grandes jogadores e presenças assiduas nos quartos da Champions. Quer dizer, o Sporting conseguiu o Kaiser para aí na quarta tentative de contratar um treinador, e agora que o Sporting nem hipoteses tem de jogar na Champions, com um dos planteis mais banais que me lembro de ter na história, sem os subsidios do BES, vêmadeptos há primeira hipotese pedir Mourinho, Wenger_ Por amor de deus, nem o Benfica conseguiu!

    Silas é o treinador que se segue, sem muitas dúvidas.
    Apostar no Pontes, se assim for, penso que será um erro tremendo. Para treinador sem carisma, tinham lá deixado o holandês.

    aqueles que pedem o Carvalhal, são os mesmos que pedem o Peseiro – ao final da primeira derrota, querem-no na rua.

    Sinceramente não vejo como é o que o Varandas vai descalcar bem esta bota, devia pelo menos ter assegurado que antes de despedir Keiser, tinha uma alternativa – minha opinião. Sendo assim parece-me que a aposta dele é mesmo o Pontes e nesse cenário acho uma decisão horrivel.

    • josediogo
      Posted Setembro 4, 2019 at 1:00 pm

      O sporting não tem um plantel tão banal quanto isso.
      Não estou a dizer que é óptimo, mas lembro-me de muitos, na altura do Paulo Bento e após, bem mais fracos, no que toca a qualidade individual.
      Falta é um treinador que saiba potenciar aquilo que tem.
      Também tenho é duvidas sobre se será o Leonel Pontes…

  • Luisinho
    Posted Setembro 4, 2019 at 12:50 pm

    O mais importante é sermo nos elegantes! Eu já perdi a paciência toda com esta direção ou os “sócios” que andam com rose tinted glasses.

    Não há dinheiro para treinador? Mas o Bruno Fernades não abdicou de receber os 5 milhões? Quando diz que tinha plano financeiro, ou o plano era para vender o futebol principal, para colmatar essas dívidas do maníaco anterior?

    Não estou a querer dividir ou ser mais um que só quer é desestabilizar, mas por amor de Dues! É isto que se chama um projeto?

    Qual foi o 6 que este projeto contratou que, pela maneira de jogar o Sporting é peça fundamental?

    Isto é mutio grave, e vez se que este sistema de 1000 votos por sócio dinossauro só prejudica o clube.

    Ganhamos quantos campeonatos?

    É só egos neste clube, sinceramente!

  • Steleao
    Posted Setembro 4, 2019 at 7:15 pm

    O Jese joga melhora a direita e descai para o centro nessa posição, fazendo ate golos

Deixa um comentário