Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O único médio português a jogar ao mais alto nível

A extraordinária prestação do Atlético Madrid na eliminatória da Champions diante do Barcelona teve um protagonista português. Tiago fez 2 jogos absolutamente irrepreensíveis, encheu o meio-campo (jogador com mais recuperações de bola) e anulou por completo o jogo dos catalães. Um elemento importantíssimo no plantel de Simeone (já é, inclusive, uma bandeiras do emblema de Madrid) que, desde a chegada do argentino ao Atlético parece ter fortalecido a sua capacidade física (uma das lacunas que tinha) e interpreta como poucos o domínio do espaço (a que junta uma excelente leitura de jogo). Curiosamente, apesar de ter renunciado à selecção já há 3 anos nunca se falou tanto da importância que o médio podia ter  para Portugal como agora, nem durante as suas passagens pelo Chelsea, Lyon ou Juventus. E compreende-se, Tiago está num super-momento e nesta fase é o único centro-campista português a jogar ao mais alto nível. Moutinho milita no Mónaco e está a realizar uma época aquém das expectactivas, Meireles nem sempre foi titular no Fenerbahçe (e nenhuma das Ligas é das mais fortes da actualidade), e as restantes opções para o meio campo são elementos que jogam no campeonato português. Resta saber se o único médio português que é titular numa equipa que está no top4 da Europa este ano vai imitar Figo e abdicar da sua renúncia à selecção.

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Abril 11, 2014 at 7:12 pm

    Obviamente que o Tiago ao dia de hoje assentava que nem uma luva no meio campo da Selecção, fazendo um trio com Moutinho e William Carvalho…agora a partir do momento que foi ele que decidiu renunciar à Selecção, não há nada que se possa fazer..

    • JPIRES
      Posted Abril 11, 2014 at 7:43 pm

      Verdade. Parte dele a decisao de voltar ou nao.

    • Renato
      Posted Maio 17, 2014 at 6:12 pm

      Ele nao deixou expressou já claramente que nao queria voltar, que estava a viver um momento feliz no Atletico e que dará espaço a outras estrelas portuguesas para brilhar? Porque insistem neste assunto?
      Para além disso, nao acho de todo que ele mudaria de ideias a 1 mês do Mundial quando não joga pela seleccao há anos. O facto de ter feito uma super temporada no Atletico, nada garantiria que o mesmo se sucedesse pela seleccao. Há uns tempos, o proprio Ronaldo foi criticado por nao ter o mesmo rendimento na seleccao que no Real. Having said that, não acho que Tiago pudesse ter tanto impacto na seleccao como teve no Atletico…mas essa dúvida persistirá.

  • João Lains
    Posted Abril 11, 2014 at 7:17 pm

    O Tiago falhou muitos jogos está temporada por lesão? É que para um titular, ter metade dos minutos do jogador mais utilizado em plantel, é estranho.

    • Anónimo
      Posted Abril 11, 2014 at 8:36 pm

      Falhou alguns por lesão e quando voltou, o Mario Suarez era dono do lugar e por isso ficava no banco. O Mario Suarez lesionou-se, ele aproveitou e voltou aos titulares. O Mario Suarez nessa altura, até foi chamado à selecção salvo erro. Isso justifica esses minutos de que falas.
      Saudações
      Crow

    • Manel Trigueiros
      Posted Abril 11, 2014 at 8:44 pm

      O Tiago nem sempre é titular no Atlético. Em vário jogos está o Mario Suarez ou passa o Koke para o lado do Gabi

  • I.C.E.
    Posted Abril 11, 2014 at 7:23 pm

    Seria uma mais-valia clara para a seleção de todos nós. E pedir que ele volte, não vejo que seja descabido ou mesmo impossível!

  • Anónimo
    Posted Abril 11, 2014 at 7:30 pm

    Não vale a pena chover no molhado. Renunciou, está renunciado. Outros jogarão.

    Ainda há dias se viu um video do Simeone a sugerir que o Tiago parasse de comer, que já tinha tido o suficiente. Teve graça, mas se calhar por aí passa muito do sucesso do atlético. Não pelo facto de serem magros mas sim, pela forma como o treinador impõe a sua presença no balneário. Faz lembrar Mourinho nos projetos vencedores e outros que tais.

    João Costa

  • Ricardo_SCP
    Posted Abril 11, 2014 at 7:31 pm

    Para mim sem duvida alguma que o Tiago merecia vir novamente à selecção, mas acho o Paulo Bento muito casmurro para o tentar convencer a regressar…

  • Anónimo
    Posted Abril 11, 2014 at 7:34 pm

    William Carvalho Moutinho e Tiago era bom demais!

    rpga

  • Filipe M
    Posted Abril 11, 2014 at 7:37 pm

    Grande jogador, excelente rapaz igualmente. Teve um bom curriculum pois passou por equipas de grande craveira. Benfica, Juventus, Chelsea e num grande Lyon onde foi figura. No entanto, só nesta fase da sua carreira, em Madrid, é que Tiago Mendes parece estar a ter o reconhecimento que merece no seu próprio país.

  • Stalley
    Posted Abril 11, 2014 at 7:40 pm

    Nunca achei o Tiago um grande jogador, sempre foi para mim um jogador "normal", nada de extraordinário. Mas este ano tem me vindo a surpreender, e concordo que neste momento é o melhor médio Português a jogar ao mais alto nível(tal como o VM diz no Post), quanto a ida á Selecção, nem acho um cenário possível, nem estou a ver PB, "ligar" ao Tiago a pedir para ele voltar a jogar pela Selecção depois de o mesmo ter renunciado…

    O meio campo Português no Mundial, não deverá andar longe de isto: William Carvalho/Veloso, Moutinho e Meireles…

    SL!

  • João S
    Posted Abril 11, 2014 at 7:47 pm

    Ainda há 2 dias pensava nisto… Faria todo o sentido!
    Num 4-3-3…

    MDC: William/Fernando
    MC: Moutinho/Adrien
    MC: Veloso/Tiago

    Acho que seria o melhor meio campo possível neste momento para a Selecção

    • Kafka I
      Posted Abril 11, 2014 at 7:58 pm

      Concordo com todos, excepto com o Veloso, mas admito ser uma embirração, porque não gosto de jogadores pastelões e que não dão tudo em campo, e o Veloso é claramente um jogador desse género, apesar da sua boa qualidade técnica, mas tudo o resta-me leva-me a não gostar dele…de resto subscrevo os outros 5 e punha aí o Ruben Amorim no lugar do Veloso…

    • Rui Sancho
      Posted Abril 11, 2014 at 9:36 pm

      Alguem que me entenda, Kafka

    • Carapalida
      Posted Abril 11, 2014 at 9:45 pm

      Discordo Kafka. Em tempos o Veloso era pastelão. Até admito que no clube possa ser (não vejo os jogos dele), mas na seleção "costuma deixar a pele em campo"

    • João S
      Posted Abril 11, 2014 at 10:55 pm

      Disse Veloso, como podia ter dito Meireles ou Amorim.
      Ou seja, um jogador que, se o Paulo Bento tomasse opções racionais, não seria titular, logo para ocupar um lugar no banco qualquer um destes cumpriria.

  • Baresi
    Posted Abril 11, 2014 at 7:59 pm

    É o único médio português que joga há 10 anos em alta rotação, nos melhores campeonatos do Mundo.
    A renuncia tem a ver com a chegada de Paulo Bento, como já tinha dito aqui.
    Para uns jogarem, outros teriam de sair… e Tiago não estava para aturar compadrios.

    Tenho pena, mas é assim a vida.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 12:40 pm

      Por acaso o Tiago renunciou depois do Paulo Bento ser apresentado. Fez 1 jogo ainda com Paulo Bento, abdicou depois. Informa-te Pedro Miguel Costa.

      Ass: Carlos Barbosa

    • pcosta
      Posted Abril 12, 2014 at 2:02 pm

      Tem razão Carlos Barbosa. O ponto onde queria chegar, é que imensos jogadores renunciaram na altura do Queiroz ou pouco depois. E no caso especifico do Tiago, acredito muito mais que tenha sido o Queiroz a contribuir para isso, que o Paulo Bento.

    • pcosta
      Posted Abril 12, 2014 at 2:20 pm

      Em relação ao tópico (Sem mencionar datas desta vez) ,ele renunciou e se quiser também pode pedir para voltar. Acho que ninguem tem de ir chorar por ele, nem me parecia bem. Tiveram lá outros a correr para garantir a qualificação e não renunciaram ao seu País. Mas penso que a sua ajuda, era importante, sim. (E obrigado Carlos Barbosa, pelo aviso :) )

      Melhores Cumprimentos,

      Pedro Costa

  • Kacal l
    Posted Abril 11, 2014 at 8:25 pm

    O Tiago é um jogador com qualidade, experiência e está numa excelente forma, com o Simeone ganhou outra intensidade e tem jogado a um nível de exigência alto, em alta rotação, não tenho duvidas que merece estar entre os 23 convocados para o Mundial e que seria titular, com o Moutinho e o Fernando (caso fosse chamado) ou o William Carvalho, seria dos melhores trios que podemos formar, mas foi ele que renunciou e não há nada a fazer, a única (possível) hipótese é o PB e a FPF falarem com ele e tentarem convence-lo a representar novamente a Selecção, nem que fosse só para este Verão, não custa nada tentar e não há nada a perder, só a ganhar, se ele rejeitasse, aí respeitavam e aceitavam e não se falava mais nisso, mas é preciso tentar uma última vez, seria uma enorme mais-valia, não acredito que façam ou tentem alguma coisa, mas nunca se sabe, vamos esperar e ver o que acontece.

    MDF: Fernando e William Carvalho;
    MC: Moutinho e Adrien;
    MC: Tiago e Veloso/Amorim (não consigo escolher)

    Mas visto que o Tiago renunciou, eu leva o Veloso e o Amorim, não acredito que o PB chame o Rafa e o Danny está fora das contas, embora o Danny fosse o meu 4º extremo, podendo ser #10 se fosse necessário.

  • João Dias
    Posted Abril 11, 2014 at 8:37 pm

    Um meio campo com Fernando, Willian Carvalho, Moutinho e Tiago era mel…
    Seria excelente se regressasse á seleção.Era de top mundial…
    Mas duvido que volte atrás na palavra.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Abril 11, 2014 at 8:47 pm

    Antes deste post é preciso mentalizarmo-nos de uma coisa… É o Paulo Bento que treina a seleção…
    Isto quer dizer que o Paulo Bento mete os seus boys a titular! Ele convoca os que são do interesse do seu compadre. As nossas convocatorias não são feitas com base no mérito e na forma física dos jogadores. Por isso esqueçam o Adrien na convocatória e o William Carvalho a titular.
    Não tenho dúvidas que o Tiago mesmo que decidisse voltar, que o Paulo Bento não o convocava.
    Os Sportinguistas que se preparem, para ver o Benfica e Porto a meter mais portugueses na seleção que o Sporting.

    • Anónimo
      Posted Abril 11, 2014 at 9:37 pm

      Por mim o Scolari teria ficado eternamente, quanto mais não fosse pelo facto de não "papar grupos". Com treinadores portugueses é sempre a mesma mesquinhez de interesses de empresários, de favorzinhos a este e aquele. Dá dó, mas infelizmente é a extensão das mentalidades deste país.

      João

    • Cruz
      Posted Abril 11, 2014 at 10:04 pm

      O Adrien é representado pelo Jorge Mendes, logo a teoria da conspiração nem sempre funciona (e eu sou sportinguista)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 11, 2014 at 10:09 pm

      É para o lado que durmo melhor. Nao vai o Adrien nem o Cedric? Tenho pena por eles, pois sera certamente um objectivo deles, mas e da forma que têm ferias para estarem em grande na proxima epoca que é muito importante para o Sporting.
      Nao.se preocupem demais com isso.

    • João
      Posted Abril 12, 2014 at 11:26 am

      Outra vez esse arroz? Já não chega de choro? O William já não foi à selecção? Agora queriam lá os tropeços todos, mas só porque vocês dizem que devem lá estar.

      Scolari? É para rir? Ricardo Labreca? Bruno Vale em todas as convocatórias? Foram logo buscar o pior exemplo, realmente o Scolari tinha um grupo e não papava grupos. Pelo menos até perder com a Grécia no primeiro jogo de um Europeu em casa. E mudar metade da equipa para o que toda a gente sabia que devia ser. Mas ele tinha o grupo. E defendia os mininu. O Scolari que não convocava o Baía porque lhe disseram num jogo que não foi quando ele disse, nem onde ele disse, nem como ele disse, que pessoas que lá não estiveram disseram coisas que não aconteceram? Que fazia todas as observações de jogadores portugueses entre Telheiras e Alfragide. Não é, esse é que não papava grupos.

      Tenham um bocadinho mais de noção. Custa muito?

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 11, 2014 at 10:06 pm

    Nunca foi dada grande relevancia à renuncia do Tiago, so actualmente parece que se lembraram dele, o que acaba por ser normal visto que esta a atravessar o seu melhor momento.
    De qualquer das formas um jogador que renunciou à 3 anos à sua selecçao, que nao fez parte da qualificaçao, nao deve ser integrado no grupo do mundial.

  • porquinhodaindia
    Posted Abril 12, 2014 at 12:03 am

    Tiago é seguramente um dos 5 melhores médios portugueses das duas últimas décadas. O seu percurso é prova disso. Sempre passou muito ao lado da imprensa nacional (ainda agora houve muito mais falatório a propósito dos portugueses no Sevilha do que de Tiago no Atlético)

    • porquinhodaindia
      Posted Abril 12, 2014 at 2:19 pm

      Já agora concluo. 5 melhores médios portugueses das duas últimas décadas: Tiago, Maniche, Deco, Rui Costa e Paulo Sousa.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 12, 2014 at 7:02 am

    O Tiago está num bom momento, mas também não está a realizar uma época extraordinária e não tem sido um titular indiscutível na equipa do Simeone.
    Vejamos:
    – Na Liga espanhola tem 18 jogos realizados, 1448 minutos de jogo;
    – Na Liga dos Campeões tem 5 jogos realizados, 416 minutos de jogo;

    Por isso acho apenas que estão a exagerar em relação em Tiago que à uma semana atrás estava esquecido, claro que está num excelente momento de forma, para mim está no seu melhor momento da carreira.
    Aliás o Tiago jogou em alguns clubes de top ao longo da sua carreira mas nunca se impôs como um titular indiscutível.
    Se deveria ir ao mundial? Sim, não digo que fosse titular mas é uma boa opção.

  • Diogo Araujo
    Posted Abril 12, 2014 at 7:46 am

    Um meio campo de Fernando-William-Moutinho ou William-Tiago-Moutinho era o ideal se quiséssemos anular o jogo de seleções como a Espanha e a Alemanha.

  • Anónimo
    Posted Abril 12, 2014 at 10:59 am

    Prefiro um jogador naturalizado que queira jogar por portugal, do que um portugues que tenha renunciado à seleção…

    Não me lembro da justificação que ele deu, e posso estar a ser injusto para com o Tiago.

    rikhardo

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 12, 2014 at 11:26 am

      Também ficaste muito chateado quando o Figo voltou?

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 4:17 pm

      sim fiquei.
      Mas não estou a por em causa o valor do jogador e se será uma mais-valia ou não.
      representar a seleção nacional portuguesa deveria ser um motivo de orgulho e os jogadores deveriam sentir-se honrados de vestir aquela camisola.
      Quando renunciam, estão a dizer, que mesmo que a seleção necessite deles não estão dispostos a ajudar…

      rikhardo

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 12, 2014 at 11:30 am

    O que faz e fez do Tiago um grande jogador é a sua inteligência,antes das suas capacidades como atleta é sem dúvidas um homem inteligente e sabe muito bem ler o jogo.

    A imagem que me fica na cabeça cada vez que me recordo do Tiago é em Guimarães,na noite em que o Feher nos deixou.

  • Anónimo
    Posted Abril 12, 2014 at 12:15 pm

    Tudo bem que Paulo Bento poderia abordar um possível regresso, mas a verdade é que Tiago desistiu da selecção aos 28 anos. Não sei as razões ao certo, mas abdicar da pátria não me parece muito bem. Portanto, caso eu fosse o Paulo Bento não o abordaria para retornar. Até porque foram outros a jogar para a equipa se apurar.

    Ass: Carlos Barbosa

  • Sam
    Posted Abril 12, 2014 at 4:08 pm

    Embora goste muito das qualidade de Tiago, creio que desta vez Paulo Bento tem toda a razão. Seria injusto preterir um jogador que participou em todo o percurso da selecção nos ultimos anos, por um jogador que POR OPÇÃO PROPRIA, não o fez. Em termos de gestão de grupo, a chamada de Tiago por muito bem que esteja, e está, seria uma injustiça no balneario e poderia criar alguns problemas.

Deixa um comentário