Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O XI desilusão da I Liga

Está a terminar a época e é a fase de balanços, um deles sobre os jogadores que desiludiram. Considerando apenas elementos que já estavam em Portugal, pelo pouco ou nada que fizeram, maneira como, apesar de estarem em contextos favoráveis e terem hype, não corresponderam às expetativas (Pedro Marques, Baró, Leite ou Esgaio à cabeça), ou deixaram de ter a desculpa do ano de adaptação (como Everton), fica o 11 desilusão da I Liga 2021-22 do Visão de Mercado:

43 Comentários

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 11, 2022 at 10:28 am

    Incluiria o Vinagre e o Yaremchuk

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 11, 2022 at 1:52 am

    O Sporting tem no seu plantel jogadores de classe mundial. Vou dormir mais descansado hoje.

  • coach407
    Posted Maio 10, 2022 at 2:48 pm

    Queria destacar as referências ao Lucas Mineiro e ao Pedro Marques.

    O Gil Vicente na época passada foi a 5ª melhor equipa do campeonato na 2ª volta (em termos pontuais), com a entrada do Ricardo Soares chegou o Pedro Marques e o Lucas Mineiro passou a jogar como nº 10.

    5ª melhor equipa do campeonato. Pedro Marques e Mineiro eram estrelas. Agora são flopes. Que novidade… Isto só valoriza o trabalho do Ricardo Soares.

    No outro dia estava aqui um user a dizer que o Gil Vicente tinha uma equipa de um nível semelhante ao Braga ou até melhor… Eu diria que nas mãos do Ricardo Soares qualquer um parece craque na realidade.

    Há 2 épocas avisei que o Kraev era um autêntico Marega e não dava para muitos mais. Flop no Famalicão. Na época passada já tinha avisado que o Mineiro (demasiado lento e pouco intenso) ia ser um flop. Também referi que o Lourency não dava para muito mais (nunca na vida jogava no Vitória, por exemplo). Sandro Lima também não.

    O Fran Navarro é outro que vai ser flop. Não é aquilo tudo. Vai para um grande? Fazer o quê? Limpar as chuteiras ao Rodrigo Pinho ou ao Musa? É que o Navarro está longe do nível do Pinho e do Musa. Se estes são considerados insuficientes para o Benfica por muitos (discordo)… o que dizer do Fran Navarro.

    O Fran vai para um Braga e dificilmente joga. Ok que se calhar até pode marcar uns golos e acaba por ter muitos minutos, mas para mim não há comparação possível com o Abel Ruiz. Talvez seja um pouco melhor que o Mario Gonzalez, mas é isso: “um pouco”.

    Para um grande continuo a dizer que o Samuel Lino é o único que claramente pode dar o salto e o 2º seria o Frelih, mas ultimamente tem sido suplente do Andrew depois da lesão… Não sei o que se passa, mas o Frelih também pode perfeitamente ser observado por um grande. Seria sempre um suplente de excelente nível, fantástico pé esquerdo, muito seguro e ainda é jovem.

    Zé Carlos, Lucas Cunha, Vítor Carvalho, Pedrinho ou Fujimoto podem ser ponderados para o plantel de um Braga. Qualquer um destes é melhor que Kraev, Sandro Lima, Lourency, Lucas Mineiro ou Pedro Marques.

    Aliás, o Braga na época passada ia ao meio-campo do Gil Vicente e tinha lá Claude Gonçalves, Pedrinho e Lucas Mineiro. Levou o que menos qualidade tem para aquele patamar.

    É a primeira vez na história do Gil que vejo 6/7 jogadores a poderem integrar um plantel bastante superior ao Gil… mas o Fran Navarro não é um deles.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 10, 2022 at 2:46 pm

    Agora sim, o Everton entra, e deve ser o capitão…. Espero que seja o primeiro a sair do Benfica. E junto com ele pode levar o Grimaldo, João Mário, Vertoghen, Taarabt, Diogo Gonçalves, André Almeida, Lázaro, Gil Dias, Yaremchuck. Pelo menos estes já deviam estar a procurar clube.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 10, 2022 at 2:25 pm

    JM, Diogo Leite e Berevkovic estão regulares nestes prémios… Na minha opinião o Meite (que tem qualidade mas faltou-lhe vontade) “merecia” mais, ainda que neste caso ele não fosse elegível por só ter chegado este ano.

    O Paulinho é que se safou bem; nos flops não contava porque já cá estava e neste lá se arranjou o P. Marques, o que mostra uma incoerência a meu ver pois: Mário González já cá estava e mudou de clube, mas foi considerado flop como se tivesse chegado está época (critério dos flops) e o mesmo aplicar-se-ia ao Pedro Marques que também já cá estava e mudou de clube. Faria sentido a meu ver que ( embora o Yaremchuk tenha custado mais, é certo) o avançado flop fosse também o Pedro Marques; se quisessem manter o Yaremchuk (muito abaixo do seu valor, também é certo) no onze, então que pusessem o Marques no lugar do González…

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 10, 2022 at 2:14 pm

    Pena pelo Romário. Estava na esperança que esta temporada desse o salto neste empréstimo a uma equipa da 1.ª Liga que até costuma jogar um bom futebol e podia beneficiar muito as sua caraterísticas. Não acompanhei a sua época, mas pelo que fui lendo (e vejo-o agora no XI desilusão do VM) não foi nada boa e não é, por isso, crível que fique na equipa A na próxima temporada. Aliás, até diria ser mais provável que abandone o clube a nível definitivo. Engraçado que quando apareceu na equipa A, era visto como a principal promessa da formação, à frente do Fábio Silva (vendido por 40M), Fábio Vieira e Vitinha (que era suplente na formação). Até entrou bem há 2 anos atrás, mas uma grave lesão (curiosamente às mãos do Fábio Cardoso, agora jogador do FC Porto) estragou a progressão que estava a ter. A partir daí teve escassos minutos na A e este empréstimo, que na altura parecia uma boa ideia para ele, não ajudou.

    Falando agora do outro portista emprestado neste XI, diria que apesar de tudo não surpreende. Aquando do seu empréstimo, eu opus-me bastante, defendendo que era uma mau negócio, uma vez que ora o Diogo Leite tinha um ótimo rendimento e o Braga exercia a cláusula de 12M e revendia (ao estilo Iturbe) ora seria um empréstimo falhado e o jogador perderia o mercado que até parecia ir tendo. Parece ter sido a 2.ª opção que se comprovou. Ao contrário do Romário, com a saída do Mbemba, Marcano e Ruben Semedo (penso que a cláusula não é obrigatória), ficamos apenas com o Fábio Cardoso e um Pepe de 40 anos no plantel, por isso, até para poupar dinheiro em reforços para o banco, acredito que o Diogo fique no plantel na próxima temporada. Acho que até serve para suplente (mas será necessário comprar alguém para o lugar do Mbemba).

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 10, 2022 at 2:20 pm

      E faltou referir que concordo com alguns users que pediam a presença do Pote. O que ele fez a temporada passada foi uma barbaridade e para ser honesto estava à espera que fizesse uma temporada ainda melhor. Porém, e apesar dos bons números (15G + 10A), esteve muito apagado e acabou por desiludir os adeptos que, tal como eu, esperavam que fizesse uma época ainda melhor (talvez ao estilo da última época inteira do Bruno Fernandes em Portugal).
      Não estou a dizer que fez uma má época, mas a verdade é que desiludiu.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 11, 2022 at 1:47 am

        Um jogador para ter esses números e não ser avançado, ser considerado desilusão, é capaz de ser o Messi.

        • Tiago Peixoto
          Posted Maio 11, 2022 at 9:20 am

          Tu, que és sportinguista, não estavas à espera que o Pote fizesse o uma época semelhante ou melhor que a anterior? Não te desiludiu um pouco que tenha descido o nível?
          Mais uma vez, não estou a dizer que fez uma má época.

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 11, 2022 at 2:02 pm

            Sinceramente? Não. Sabia que era uma época atípica. O Pizzi já teve estes números em Portugal por exemplo.

            É preciso é ter calma nas avaliações.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 10, 2022 at 2:13 pm

    Diria que Everton e Diogo Leite. Quaresma apesar de tudo, pela idade eu já não esperava que desse nada de muito bom, os anos passam para todos. Se existia expectativa sobre ele era então infundada, não faz sentido pedir mais a quem tem 39 anos!
    Já Everton tem sido um flop total. Considerando o que custou, o hype que tinha no Brasil e pelo facto de pela idade dever estar a iniciar o seu prime, o que mostrou tem sido muito fraco. Quando muito vê-se lampejos de alguns lances bons, mas nada de outro mundo, nada que um jogador banal não fizesse. E a defender também dá pouco.
    Diogo Leite pelo hype que tem é outra desilusão. Não me parece que vá dar mais que um jogador banal, mas teve um hype enorme e daí a desilusão.

    • Xyeh
      Posted Maio 10, 2022 at 4:08 pm

      A próxima época é que poderá moldar o resto da carreira do Diogo Leite, tem 23 anos, tem que explodir na próxima época ou nunca será um centralão, o mesmo com o Diogo Queirós que para mim ainda prometia mais e ainda mais estagnado ficou. Daquela incrível geração do FCP apenas Vitinha, Fábio Vieira e Diogo Costa mostraram evolução, Diogo Leite, Queirós, Fábio Silva (o mais novo) e Tomás Esteves a desiludir bastante.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 10, 2022 at 5:35 pm

        Sim. Acho que até aos 21 anos se vê o potencial de um jogador. Depois entre os 22-25 é o momento chave de afirmação de uma carreira. Ou um jogador se afirma e vai ganhando espaço no futebol e dá um salto ou fica estagnado no mínimo, ou pode mesmo suceder que a carreira caia a pique. Antes dos 22 anos só aqueles que são prodígios ou que tiveram sorte de se estrear e as coisas correrem bem contrariam esta ideia. Por exemplo, o Jota do Benfica, tinha a carreira em risco, parecia que ia dar flop mas deu um volte de face tremendo no Celtic, isto aos 22 anos. Se falhasse aí às tantas tinha tudo para ser um Paim versão Benfica.

  • Nazgul
    Posted Maio 10, 2022 at 2:11 pm

    Claramente que o cebola foi a desilusão da época, sempre achaquei que ele e o Luís diaz iam dominar fácil o campeonato, mas enganei-me!

    Mas para mim a segunda desilusão foi o Pote, apesar de nunca ter achado um jogador top como pintavam, era acima da média para o nosso campeonato!

  • riscas
    Posted Maio 10, 2022 at 2:01 pm

    Nesse onze trocaria Baró ou João Mário (para mim o Baró nunca gerou grande expectativa por isso não pode ser desilusão) por troca com Palhinha e Quaresma por Pote. O Quaresma apesar de ainda ter sido decisivo em muitos jogos da temporada anterior era expectável que esta época fosse perdendo gás.

    • DICAS
      Posted Maio 10, 2022 at 3:59 pm

      What ? O Palhinha e o Pote ??

      O Palhinha foi um esteio a época toda e o Pote teve mesmo grande da parte da época lesionado melhores estatísticas que 90% dos jogadores do campeonato…

      Não queres meter mais o Inácio, coates, Adan, Nuno Santos, Matheus Nunes e Ugarte ?

      • riscas
        Posted Maio 10, 2022 at 10:40 pm

        Que raio de resposta é esta?
        Se considero o Pote e o Palhinha desilusões é porque não corresponderam às expectativas.
        Ambos estiveram muito abaixo do que fizeram na temporada anterior. Não interessa se por lesão ou porque outro motivo, a verdade é que não corresponderam, na minha opinião, às expectativas.
        O meu comentário foi fundamentado e e justificado, mas a maioria dos adeptos dos ‘grandes’ vê tu como um ataque pessoal.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 11, 2022 at 1:49 am

          A resposta na verdade não é assim tão desajustada.
          Ele achou a tua opinião ridícula e ridicularizou na resposta.

          O Palhinha não é o Kante e o Pote não é o De Bruyne. Se fossem eu ainda compreendia que tivessem desiludido. Assim de facto fica difícil perceber.

  • Napoleon
    Posted Maio 10, 2022 at 1:40 pm

    Pote? Palhinha? Onde estão? Claramente merecem estar neste 11. O nível de ambos este ano foi paupérrimo.
    Foram duas grandes desilusões esta época. Quase uma volta de 180º desde o que apresentaram o ano passado.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 11, 2022 at 1:50 am

      Eu ia mais longe. Paupérrimo só?

      Eu acho incrível como é que não foram ainda dispensados pelo treinador.

    • Foge Quim
      Posted Maio 10, 2022 at 2:05 pm

      Epa, nem 8 nem 80…
      Pote esteve apagado mas daí a uma desilusão… Um jogador que faz 8 golos e 8 assistências, não concordo. Claro que, para nós Sportinguistas, esperávamos bem mais dele, ou pelo menos o mesmo que o ano passado. Mas não pode ser equiparado neste 11 acima.
      Palhinha então, nem entra na discussão. Ugarte teve bastante mérito em sentar o Palhinha.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 10, 2022 at 2:04 pm

      Nada exagerado. O Pote entre 2 ou 3 lesões (uma delas de 2 meses) ainda foi a tempo de ter 25 contribuições diretas para golo.
      O Palhinha foi titular e com ótimo rendimento em quase 2/3 da época.

      Foram tão maus, tão maus que foram peças importantes numa equipa que fez 85 pontos. Paupérrimo mesmo.

  • tiagoagm
    Posted Maio 10, 2022 at 1:12 pm

    Everton que vá a vida dele. Joao mario igual. Ao Quaresma ninguem dava dois centimos por ele.

  • João Ribeiro
    Posted Maio 10, 2022 at 12:55 pm

    Iago Maidana, central extremamente cotado no Brasil (titular creio que no América), também teve uma passagem muito dececionante por Barcelos.

    Na lateral esquerda não colocaria Rúben Lima porque a sua falta de afirmação deveu-se às lesões. Achraf Lazaar, pelo hype de vir para Portimão como mais um dos “reforços bomba” e acabar por ter uma passagem tão fugaz que, inclusivamente para alguém se lembrar dele, é preciso puxar bem pela cabeça.

    • Joca26
      Posted Maio 10, 2022 at 4:54 pm

      Caro João Ribeiro,
      Imagino que não saiba, mas o Achraf Lazaar dp Portimonense esteve grande parte da época lesionado. Partiu um osso da perna no inicio da época e só recentemente voltou a competir. Para azar dele, regressou no famoso jogo com o Porto.

    • coach407
      Posted Maio 10, 2022 at 2:34 pm

      Este post é só para jogadores que já estavam em Portugal, o Iago Maidana enquadra-se no post anterior que foi feito.

      Ainda assim, concordo que o Iago Maidana foi uma desilusão, nem conseguiu passar o Diogo Silva na hierarquia que é um central fraco.

      De qualquer forma, nem jogou, não sei se teve a ver com motivos desportivos.

  • Periklis
    Posted Maio 10, 2022 at 12:52 pm

    João Mário outra vez?
    O homem foi titular do Benfica e dos que maior rendimento tiveram até Dezembro.
    Depois deixa de ser opção com o novo treinador e passa a desilusão?
    Ainda para mais quando os que passaram a ser opção não tiveram o rendimento do João, à cabeça o mago Tarabt.
    Esse é que devia estar neste 11.
    Futebol não é cuecas e 9 passes de risco em cada 10.
    Isso era na praceta do meu bairro nos anos 80.

    • Borsalino
      Posted Maio 10, 2022 at 1:11 pm

      Deixou de ser opção porquê?! Por simples birra do treinador? O jogador tem 0 intensidade, nunca deveria ter sido contratado.
      Um problemão de 2,5M em salários!

      • Periklis
        Posted Maio 10, 2022 at 2:01 pm

        Fui contra a vinda do João Mário para o Benfica.
        Esperava o regresso do 442 e João Mário não pode ser o 8 no sistema.
        Afinal manteve-se o 352 e o João foi dos melhores até Dezembro.
        Nao há colo nega – lo.
        Depois o que se passou com o novo treinador não faço ideia, mas como não o tenho em grande conta, pelo Contrario, não é fácil adivinhar que se equívocou.
        Mas quando se refere a intensidade lembra se do tarabt é?
        É intenso a perder bolas, intenso a deapoaicionar-se e intenso a desequilibrar a equipa.
        Se for isso estamos de acordo.

    • GabCel
      Posted Maio 10, 2022 at 1:06 pm

      só o ordenado astronómico do JM devia dar direito ao prémio de desilusão da temporada… a quem o contratou.

      Movimento de mercado completamente imbecil. Mais um para o ramalhete de reformas douradas do plantel do SLB.

  • Dca
    Posted Maio 10, 2022 at 12:49 pm

    Pote para mim é uma enorme desilusão. Época muito fraca, desde Setembro, apenas 2 golos na Liga.

    • Dca
      Posted Maio 10, 2022 at 1:39 pm

      Disseram me e confiei, peço desculpa! No entanto, parece me óbvio que foi uma desilusão, que é a isso a que o post se refere. Ou cumpriu com as expectativas? Não creio.

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 10, 2022 at 1:35 pm

      Desde Setembro? Em Setembro nem jogou para a Liga por causa da lesão mas desde Novembro fez 5 golos só na Liga e ainda 8 assistências

    • josecarvalho
      Posted Maio 10, 2022 at 1:32 pm

      Acho que se fores ver as stats dele na liga não é bem assim. É mais 5 golos e 8 assistencias desde novembro. Depois é so juntar mais 4 golos e 2 assistencias na champions e outros 2 golos e 2 assistencias na taça. Por outro lado recomendo verem as stats do everton para se comparar.

    • Sporting1906
      Posted Maio 10, 2022 at 1:23 pm

      O Pote tem 8 golos na liga. Claramente abaixo das expectativas mas bem mais do que 2 golos. E mesmo que só contem golos desde Setembro (o que não faz sentido nenhum), são 5 golos, não são 2.

  • hferreira
    Posted Maio 10, 2022 at 12:39 pm

    A adicionar, acho que o Pote merece estar neste 11. Epoca muito fraca mesmo comparado com a anterior.

    • Niall joaQuinn
      Posted Maio 10, 2022 at 12:54 pm

      Um médio/extremo com 15 golos e 10 assistências numa época não pode ser desilusão.

      Não é por ter feito uma época estratosférica no ano passado, que este ano, ainda por cima com estes números, passou a ser mau.

      • Borsalino
        Posted Maio 10, 2022 at 1:15 pm

        Desde finais de Novembro, com lesões pelo meio, marcou apenas 4 golos na Liga Portuguesa (ao final das duas primeiras jornada tinha 3 golos).

        • josecarvalho
          Posted Maio 10, 2022 at 1:38 pm

          Portanto um jogador que tem 15g e 12a na epoca em 40 jogos é uma desilusão. Contribui diretamente para 27g em 40j e o pessoal acha que é dos 11 gajos que merecem estar num 11 de desilusoes no meio dos 500 manéis que devem estar inscritos na liga. Cada vez percebo melhor os fenómenos do Entroncamento.

          • josecarvalho
            Posted Maio 10, 2022 at 1:42 pm

            A titulo de curiosidade, desde que regressou de lesao em final de outubro tem influencia direta em 13g dos 51 que a equipa marcou na liga quando estava disponível. É so participar em 1 a cada 4 golos.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 10, 2022 at 1:37 pm

          Desde Novembro só fez 1428 minutos e com 5 golos e 8 assistências. Uma participação em golo a cada 110 minutos. Por vezes de fora por lesão e suplente utilizado noutras ocasiões.

  • JFN
    Posted Maio 10, 2022 at 12:30 pm

    O Everton desiliusão? Pensava que para ser desilusão era preciso estar abaixo das expectativas… depois do ano passado já eram bastante baixas.

    • LevonAronian
      Posted Maio 10, 2022 at 12:35 pm

      Apesar de tudo tinha acabado muito bem a época anterior, e era o primeira época de Europa, equipa com problemas etc.

Deixa um comentário