Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O XI que Portugal deixou fora do Europeu

58 Comentários

  • Judge_Dredd
    Posted Maio 21, 2021 at 1:10 pm

    Há de facto uma serie de jogadores de 2ª linha que poderiam ser incluidos aqui e sem escolhas sub 21.
    Passo a citar
    G-r – José Sá, André Moreira
    Lateral direito -Ricardo, Diogo Gonçalves
    Centrais – Domingos Duarte, Ruben Semedo, Vezo, Paulo Oliveira, Fabio Cardoso
    Lateral esquerdo – Mario Rui, Rafa Soares, Rebocho
    Medios centro – André Gomes, João Mario,Xeka,
    Medios ala/extremos – Rony Lopes, Gelson Martins, Bruma, Matheus Pereira
    Avançados – Paulinho, Gonçalo Paciencia e Lucas João

    Basicamente é isto

  • BenDover
    Posted Maio 21, 2021 at 12:29 pm

    Com quem então o Pizzidane não calça no europeu. Grande barrete que tem andado a enfiar ao SLV.

  • Tó Madeira
    Posted Maio 21, 2021 at 11:51 am

    Não é só um 11, Portugal tem mesmo muitas opções para qualquer posição. Podiamos fazer 2 ou 3 seleções com bom nível.
    Existem muitos jogadores que tendo uma boa fase podiam andar no radar da seleção:

    GR: Patricio (Wolves), Lopes (Lyon), José Sá (Olympiakos), Rui Silva (Granada), Beto (Farense), Varela (Vitoria), Diogo Costa (Porto), Virginia (Everton), Tiago Sá, Max, André Moreira, Claudio Ramos, …

    DD: Cancelo (City), Ricardo Pereira (Leicester), Semedo (Wolves), Cedric (Arsenal), Dalot (Milan), Manafá (Porto), Thierry Correia (Valência), R. Esgaio (Braga), T. Esgaio (Belenenses), Vieirinha (PAOK), Diogo Gonçalves (Benfica), Andre Almeida (Benfica), Pedro Pereira (Crotone), Joao Mario (Porto), Fernando Fonseca, João Pereira, Tiago Esteves, Silvio, Miguel Lopes, Bruno Gaspar…

    DE: Guerreiro (Dortmund), Nuno Mendes (Sporting), Mario Rui (Napoles), Sequeira (Braga), Vinagre (Fama), Mangas (Boavista), Rebocho (Paços), Nilton Varela (Belenenses), Coentrao (Rio Ave), Nuno Tavares (Benfica), Antunes (Sporting), Diogo Figueiras (Fama), Francisco Moura (Braga), Conté, Filipe Ferreira, Tiago Pinto, …

    DC1: Ruben Dias (City), David Carmo (Braga), Domingos Duarte (Granada), Ruben Vezo (Levante), Pedro Mendes (Montpellier), Edgar IÉ (Trabzonsport), Neto (Sporting), Leite (Porto), Rolando (Braga), Baixinho, Ferro, Nelson Monte, Illori, …

    DC2: Pepe (Porto), Fonte (Lille), Ruben Semedo ( Olympiakos), Bruno Alves (Parma), Tiago Djaló (lille), Gonçalo Inacio (Sporting), Fabio Cardoso (Santa Clara), Paulo Oliveira (Eibar), Tomas Ribeiro (Belenenses), Eduardo Quaresma (Sporting), Jorge Fernandes (Vitoria), Josue Sá, Diogo Queiros, …

    MDC: Danilo (PSG), Neves (Wolves), Palhinha (Sporting), William (Betis), Castro (Braga), Florentino (Monaco), Gustavo Assunção (Fama), Pepe (Fama), Miguel Veloso (Verona), Andre Simoes (AEK), Cafu (Nottingham), …

    MC: Sanches (Lille), Moutinho (Wolves), Sergio Oliveira (Porto), Andre Gomes (Everton), Adrien (Sampdoria), Matheus Nunes (Sporting), Vitinha (Wolves), Xeka (Lille), Gedson (Galatasaray), Daniel Bragança (Sporting), Bruno Costa (Paços), Andre Almeida (Vitoria), Filipe Soares (Moreirense), Manuel Fernandes ( Kayserispor), Tiba (Lech Poznan), Andre Andre (Vitoria), Novais (Braga), Andre Horta (Braga), Joao Pedro (Tondela), Fabio Pacheco (Moreirense), Nuno Santos (Boavista), …

    MCO: Bruno Fernandes (Man Utd), Pote (Sporting), Joao Mario (Sporting), Pizzi (Benfica), Otavio (Porto), Joao Carlos Teixeira (Feyenord), Chiquino (Benfica), Fabio Vieira (Porto), Baró (Porto), Geraldes (Rio Ave), Tiago Silva (Olympiakos), Tozé (Al Nasr), Josue (Hapoel), Sidnei Tavares (Leicester), …

    ED: Bernando Silva (City), Felix (Atletico), Pedro Neto (Wolves), Trincao (Barça), Gelson Martins (Monaco), Rony Lopes (Nice), Quaresma (Vitoria), Ricardo Horta (Braga), Gil Dias (Fama), Iuri Medeiros (Braga), Mané (Rio Ave), Domingos Quina (Granada), Francisco Conceição (Porto), Cavaleiro (Fulham), Silvestre Varela (Belenenses), Licá (Farense), Miguel Cardoso, Boa Morte, Tomane, Ukra, …

    EE: Diogo Jota (Liverpool), Podence (Wolves), Gonçalo Guedes (Valencia), Rafael Leao (Milan), Rafa (Benfica), Nuno Santos (Sporting), Bruma (Galatasaray), Matheus Pereira (West B.), Nani (Orlando), Angel Gomes (Boavista), Helder Costa (Leeds), Fabio Martins (Al Shabab), Rochinha (Vitoria), Bebe (Rayo V.), Felix Correia (Juventus), Heriberto ( Fama), Jota (Valladolid), …

    AC: Ronaldo (Juventus), André Silva (Frankfurt), Paulinho (Sporting), Beto (Portimonense), Eder (Lokomotiv), Lucas Joao (Reading), Fabio Silva (Wolves), Tiago Tomas (Sporting), Gonçalo Paciencia (Schalke), Marcos Paulo (Fluminense), Nelson Oliveira ( AEK), Hugo Vieira, Rui Fonte, Joao Pedro, …

    Alguns já não tem andamento mas é só para vermos que temos mesmo muitas soluções. A pior posição até deve ser mesmo a baliza.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2021 at 1:58 pm

      Calma.
      Há boas opções, é certo. Mas se um jogador não é bom o suficiente para um dos grandes, então também não serve para a seleção

      • Tó Madeira
        Posted Maio 21, 2021 at 3:22 pm

        Certo, o Carraça não está na lista. E um jogador não precisa de jogar de inicio num grande para ser 6ª ou 7ª opção numa posição na seleção.

  • Jose Padeiro
    Posted Maio 21, 2021 at 11:48 am

    É pena que o Sergio Oliveira tenha sido convocado e que o Seferovic seja suiço, senão um meio campo com Pizzi e Sergio Oliveira, com Otávio a pautar jogo e Seferovic na frente com Manafá a fazer cruzamentos daria cartas, certamente!

  • Mantorras
    Posted Maio 21, 2021 at 11:41 am

    Nao acho nada de mais esta equipa.

    Tem bons jogadores? Tem.
    Sao jogadores de seleccao? Sim.
    Sao titulares, ou daqueles que tem que ser convocados? Nao.

    Tirando Ricardo Pereira, que nao vai pela lesao e falta de ritmo ja que nao jogou praticamente depois da lesao (vejo aqui malta a comparar ao William, e apesar de perceber a comparacao, ao mesmo tempo e preciso ver que o Ricardo veio de uma lesao grave e depois disso quase so treinou, nao e bem igual), que me parece um jogador que teria sempre de ser convocado se estivesse bem, os outros nao entram nos 15/16 mais cotados.

    Joao Mario e Andre Gomes tem muita concorrencia, e provavelmente o seu tempo na seleccao ja passou, enquanto que Ruben Semedo, Domingos Duarte e Trincao, provavelmente fazem parte do futuro da seleccao, mas no presente ainda andam ali no limbo.

  • Peter S
    Posted Maio 21, 2021 at 10:55 am

    Este 11 faz-me lembrar aqueles anos negros em que levávamos Danny, Duda, Hugo Almeida, Rúben Amorim, Pedro Mendes… Tirando o Ricardo (e talvez o Domingos), são todos banais ou maus, principalmente o jogador com maior diferença entre qualidade em campo e adoração da imprensa que o futebol português já viu.

  • Nando V
    Posted Maio 21, 2021 at 9:33 am

    A maior ausência é indiscutivelmente o Pedro Neto, que foi considerado o jogador do ano no clube que dá mais jogadores à Seleção.

    Ou este é apenas o melhor XI sem os lesionados?

  • Xyeh
    Posted Maio 21, 2021 at 9:23 am

    Esta seleção dava cartas mas seria só na ida para o Europeu e na volta, no avião a bater uma sueca italiana ou um peixinho, Ricardo Pereira é o jogador mais diferenciado desse 1, depois André Gomes é sempre coinflip ou os deuses te presenteiam com o André Gomes craque ou te dão o pastelão perdido em campo (jogador que mais vi a oscilar do 8 ao 80 ao 8 no mesmo jogo). Trincão ainda é verdinho mas tem o potencial.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 21, 2021 at 9:05 am

    Vamos lá aprofundar ainda mais o exercício , com uma convocatória a 26! E considerando toda gente apta fisicamente…

    GR – José Sá, Tiago Sá, Marco Pereira
    Defesas centrais – Domingos Duarte, David Carmo, Rúben Vezo, Rúben Semedo
    Laterais – Ricardo Pereira, Cédric Soares, Ricardo Esgaio, Mário Rui, Pedro Rebocho
    Médios – Pizzi, Gedson, André Castro, André Gomes, João Mário, Xeka, Daniel Bragança
    Extremos/avançados – Ricardo Horta, Paulinho, Trincão, Pedro Neto, Lucas João, Daniel Podence, Rony Lopes

    XI inicial:
    José Sá; Ricardo Pereira, Domingos Duarte, David Carmo, Mário Rui; André Gomes, João Mário, Pizzi; Trincão, Paulinho, Pedro Neto.

    Para mim é uma equipa alternativa excelente, tendo em conta o contexto e dimensões do país, e num grupo mais acessível que o actual eram bem capazes de passarem pelo menos essa fase.

    Saudações Desportivas

    • Tiago Silva
      Posted Maio 21, 2021 at 10:54 am

      Concordo com praticamente tudo, talvez punha o Gonçalo Inácio pelo Rúben Vezo, o Vinagre pelo Rebocho e Florentino por Esgaio. Concordo com o Joao Silvino que poderia muito bem ser a convocatória para os Jogos Olimpicos, mas acho que só podem haver 3 jogadores com mais de 23 anos se não estou em erro, o que acho estúpido.

      • Knox_oTal
        Posted Maio 21, 2021 at 3:27 pm

        Sim, também eram excelentes opções, mas optei por utilizar o mínimo possível de jogadores dos sub-21/sub-20 (e mesmo assim estão 5).

        Saudações Desportivas

    • Joao Silvino
      Posted Maio 21, 2021 at 10:23 am

      Excelente exercício. Concordo com todas as escolhas, e parece-me uma boa segunda linha.

      Boa convocatória para os Jogos Olímpicos :P E quem se lembra das selecções “B”? :P

      • Knox_oTal
        Posted Maio 21, 2021 at 3:23 pm

        Os JO são sub-23, com 3 excepções permitidas (salvo erro), mas gostaria muito mas de ver esse conceito de selecção B neste torneio. A UEFA/FIFA não gostam muito da ideia de expandir o futebol nos Jogos, mas poderiam chegar a um consenso, tipo não impor limite de idade mas de internacionalizações! Por exemplo, só poderiam ser convocados jogadores com 15 caps no máximo, assim haveriam na mesma bastantes jovens, mas com equipas mais apetrechadas, mais experientes e um torneio bem mais interessante!

        E serviria para dar um espaço, uma montra a outros jogadores de qualidade mas que por diversas razões nunca conseguiram ser internacionais ou ter uma presença assídua, jogadores menos mediáticos, por aí fora. Já se fez esse exercício com Portugal, mas uma França B, um Brasil B ou uma Argentina B com estes critérios acho que também seriam muito interessantes de acompanhar… aliás, como já demonstrado a França até teria um grupo fortíssimo e competitivo mesmo no Europeu.

        Saudações Desportivas

  • Nickles
    Posted Maio 21, 2021 at 8:53 am

    Com esta equipa nem a Liga Portuguesa era certa.

  • Wey
    Posted Maio 21, 2021 at 8:27 am

    11 sem um trinco ? Ah o FS levou-os todos ao Europeu.

  • Louco de Lisboa
    Posted Maio 21, 2021 at 12:15 am

    Que 11 de luxo. Ainda sobrava Andre Andre, Bruno Varela, Licá e, claro, Gonçalo Paciência.

  • Af2711
    Posted Maio 20, 2021 at 11:58 pm

    Desta vez acho que foi uma boa lista de 26, mas com alguns nomes que não se percebe a insistência. Também não acho este um XI de luxo. É um XI ao nível Liga Europa.

    A falta de um quarto central não será assim tão sentida com Danilo tendo exercido algumas vezes essa função nesta temporada (a fazer lembrar o seu percurso no Roda JC).
    No meio é o que se sabe, tanto João Mário quanto André Gomes poderiam e deveriam ser chamados para o lugar de William. Ricardo também não tem esteve bem deste regresso de lesão no Leicester, mas no Mundial 2022 poderá estar no grupo.

    No mais, todos não passariam de suplentes, a terem minutos numa eventual ausência por castigo ou lesão de algum titular.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 20, 2021 at 11:13 pm

    Acho que com este 11 teríamos dificuldades em chegar ao Euro se quer.

  • Kacal
    Posted Maio 20, 2021 at 11:12 pm

    Para um país do nosso tamanho ter um XI destes de fora não é nada mau, pelo menos contra as selecções menos fortes (Suécia, Dinamarca, etc) acredito que podíamos dar luta. Não temos as soluções de uma França e assim, mas not bad. Ainda podia estar Nani e Rafael Leão aí, por exemplo.

  • MisterVaz
    Posted Maio 20, 2021 at 10:56 pm

    Podia ser que com este 11 os velhos do Restelo não dissessem “não passamos da fase de grupos”.

  • Gunnerz
    Posted Maio 20, 2021 at 10:53 pm

    Luxo? Não concordo nada. Nenhum destes jogadores é top. Jogadores destes de fora todas as seleções deixam. Não são fracos, são normais.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 20, 2021 at 10:50 pm

    Com o Pizzi a titular só se fossem cartas para serem logo eliminados na fase de grupos em último lugar do grupo.

  • SCP99
    Posted Maio 20, 2021 at 10:47 pm

    Em relação ao meu último comentário falo em contexto internacional porque por exemplo o Pizzi ou o NS para consumo interno até são acima da média.

  • SCP99
    Posted Maio 20, 2021 at 10:45 pm

    Sinceramente tirando o Ricardo e o Domingos (vá o JM também mas não ao mesmo nível destes 2) é tudo fraco/banal…

    • Sporting1906
      Posted Maio 21, 2021 at 10:54 am

      O Domingos é uma das 2 suas excepções? Para mim o melhor deste 11 é o Ricardo, seguido do Trincão que é o menos banal de todos e tem potencial para vir um craque. Depois, João Mário e André Gomes são os melhores dos que restam e os outros não sendo maus não são nada de especial.

    • Estigarribia
      Posted Maio 21, 2021 at 9:24 am

      SCP99,

      Francisco Trincão banal? Não sei se vimos o mesmo do Trincão no Barcelona… Se o Barça fez a miséria de época que fez não foi, certamente, por culpa do Trincão. O miúdo ainda vai mostrar que tem qualidade para jogar nos melhores campeonatos e ainda vai calar os críticos.

      Saudações Leoninas

      • SCP99
        Posted Maio 21, 2021 at 3:48 pm

        Eu corrigi, no caso do Trincão para mim fez uma época banal, mas ainda vai a tempo de mostrar que não é essa a sua bitola habitual. É um caso diferente dos outros precisamente por ser um miúdo!

        SL

    • Amigos e bola
      Posted Maio 20, 2021 at 10:52 pm

      Trincão e André Gomes são tudo menos banal.

      • SCP99
        Posted Maio 20, 2021 at 10:57 pm

        Trincão ainda pode mostrar que não é e aí corrijo mas para já nada mostrou que me fizesse ver o contrário. Já o André Gomes é só mesmo banal.

        • Kacal
          Posted Maio 21, 2021 at 11:39 am

          Vocês usam a palavra banal como se nada fosse… acredito que sejam melhores na vossa profissão… banal é um jogador sem qualidade alguma, André Gomes e Trincão são bons jogadores e de um nível bastante decente basta ver que jogam em bons clubes de Ligas de topo. No caso do Trincão tem potencial para subir ainda mais o nível.

          • SCP99
            Posted Maio 21, 2021 at 3:49 pm

            Eu depois referi, porque me apercebi que podia ser interpretado dessa forma, que são banais num contexto internacional. Numa segunda linha do futebol mundial, tipo liga portuguesa, a conversa é outra mas não é disso que estou a falar.

        • Abbas
          Posted Maio 21, 2021 at 10:31 am

          André Goles banal? Isso é a sério? É o melhor jogador deste XI, com mais provas dadas em boas ligas.

        • fishabc
          Posted Maio 21, 2021 at 2:30 am

          Incluir o domingos e joao mario e nao incluir o pizzi o andre gomes o trincao, é rir

        • El Pipito
          Posted Maio 21, 2021 at 1:09 am

          Se o André Gomes*

        • El Pipito
          Posted Maio 21, 2021 at 1:08 am

          Se o Trincão é banal o que será o João Mário.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 20, 2021 at 11:16 pm

          O André Gomes é banal e o João Mário é que é jeitoso? Epah o Gones não é nenhum Iniesta mas parece-me que banal também não é..

  • Amigos e bola
    Posted Maio 20, 2021 at 10:44 pm

    Seleção ao nível de uma Suécia ou de uma Dinamarca. Passaria da fase de grupos, talvez.

  • ForsenCD
    Posted Maio 20, 2021 at 10:44 pm

    Com um treinador competente e bem trabalhada era equipa para se apurar para um mundial ou europeu.

  • Filipe22
    Posted Maio 20, 2021 at 10:43 pm

    Nomes interessantes mas até que ponto ganhariam aos sub21 franceses?

    • coach407
      Posted Maio 20, 2021 at 11:47 pm

      Vamos ver se os sub-21 de Portugal que ficaram de fora da seleção principal não chegam para esses…

    • Amigos e bola
      Posted Maio 20, 2021 at 11:06 pm

      Claro que ganhavam. Também não vamos exagerar. São patamares diferentes.

      • coach407
        Posted Maio 21, 2021 at 10:47 am

        Olha que não sei. Em termos de qualidade individual não é assim tão desequilibrado.

        Na baliza eles têm o Lafont, titular do Nantes, ou o Meslier, titular do Leeds. Nós temos o José Sá. Posso aceitar que Portugal está melhor até porque o José Sá está bem maduro comparando com os outros dois. Ainda assim, a França também não tem propriamente um Diogo Costa na baliza. Tem jogadores titulares em campeonatos de topo há muito tempo.

        Em termos de defesas centrais, a seleção francesa sub-21 está claramente melhor. O Wesley Fofana e o Jules Koundé são bem melhores que o Domingos Duarte e o Rúben Semedo. Mesmo o Badiashile do Mónaco é melhor. Ainda têm o Ibrahima Konaté do Leipzig que vai agora para o Liverpool… Enfim, uma posição que nem aceito trocar argumentos. Se achas que Portugal está melhor fiquemos por discordar.

        A lateral esquerdo a seleção francesa tem o titular do Rennes, o Adrien Truffert. Na minha opinião, é melhor que o Mário Rui, mas aqui aceito que possas discordar porque o Mário tem sido um jogador consistente no Nápoles e tal… Tem mais estatuto, sim, mas qualidade não tem, na minha opinião.

        Na lateral direita, concordo que Portugal está bem melhor com o Ricardo Pereira, mas relembro que o SUPLENTE da seleção francesa sub-21 é o Kalulu que é mais novo que o Dalot e sentou-o no Milan. Não estão propriamente mal servidos.

        No meio-campo podemos excluir logo o Pizzi desta conversa. A França tem para médio defensivo o Kamara, titular do Marselha, e o Soumaré, titular do Lille (possível campeão). Depois para a posição 8 a França tem outros elementos como Camavinga, Tchouameni e Guendouzi. O Guendouzi, por exemplo, fez 82 jogos no Arsenal em 2 épocas. O João Mário não mostrou o mesmo no Inter ou West Ham. Os outros dois penso que dispensam apresentações, titulares do Rennes e Mónaco.

        Escolher 3 para o meio-campo é discutível, mas colocar mais que 1 português parece-me abusado. Eu, pessoalmente, escolheria Soumaré/Kamara, Camavinga e Tchou.

        Em relação ao ponta de lança nem sequer há discussão possível. O Odsonne Édouard é muito melhor que o Paulinho.

        Nas alas Trincão e Nuno Santos são bons jogadores. França tem o Amine Gouiri (vai em 16 golos esta época pelo Nice) e o Jonathan Ikoné do Lille. Se fosse eu a escolher, escolheria novamente os dois franceses.

        Portanto eu, pessoalmente, penso que Portugal tem 2 posições com mais qualidade individual (atual) que são o José Sá e o Ricardo Pereira.

        Ainda assim, como eu disse mais em baixo eu acredito que os sub-21 de Portugal cheguem para eles, mas é por uma questão coletiva. Em termos de qualidade individual, está longe de ser verdade que estes 11 portugueses estejam num patamar superior.

        • Judge_Dredd
          Posted Maio 21, 2021 at 1:20 pm

          Acho que comparar uma sub 21 de França com uma 2ª linha portuguesa não faz sentido e é inventar.
          Podemos comparar uma 2ª linha francesa A com uma 2ª linha portuguesa A.
          Ainda assim nem acho que os sub 21 sejam melhores no seu global que os nossos.
          Fisicamente mais maturados de base?Sem duvida!
          E tal permite lhes uma utilização regular mais cedo.
          Melhores individualmente? Já é estender porque a nossa selecção sub 21 é uma selecção muito dificil de ser vencida porque tem um estilo de jogo muito chato para os adversarios

          • coach407
            Posted Maio 21, 2021 at 2:13 pm

            Não importa se são mais maturados ou não. O que importa é que, ao dia de hoje, são melhores jogadores que as 2as linhas de Portugal.

            Coletivamente é outra história. Antes de tu dizeres que são bem capazes de perder com os sub-21 de Portugal já eu tinha dito 2 vezes. Mas isso é uma questão coletiva porque realmente nós temos um dos melhores selecionadores sub-21 do Mundo.

            Em termos de qualidade individual e patamar competitivo ATUAL, os sub-21 da França não devem nada a estes jogadores da 2a linha portuguesa.

            Basta ver que o Renato Sanches vem sendo menos importante que o Soumaré ou o Ikoné no Lille e está na seleção A, não é nos sub-21. E o Renato Sanches é melhor atualmente que estes jogadores todos da 2a linha portuguesa… tal como o Soumaré e o Ikoné são melhores que os das respetivas posições deste 11.

            O Domingos Duarte é titular no Granada e é o 4° central português. O Koundé é titular no Sevilla, um patamar muito superior ao Granada no mesmo campeonato e na calha para saltar ainda mais para cima. O Ricardo Pereira é talvez o melhor jogador destas 2as linhas e é suplente no Leicester. O Fofana é completamente indiscutível no mesmo clube.

            Mas tu achas que nem faz sentido comparar, o que é ainda mais chocante que dizeres que Portugal “claro” que ganhava com estes jogadores.

            Ser melhor individualmente não significa que ganhem, ninguém disse isso.

Deixa um comentário