Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Arsène Wenger abandona Arsenal no final da temporada

Quem deve ser o substituto? Acaba uma Era e, para muitos, Arsène Wenger é sinónimo de Arsenal. O francês chegou à Premier League numa fase bem diferente da actual, na qual ainda não havia muita influência estrangeira, e não só revolucionou o jogo dos Gunners como teve bastante sucesso, conquistando a PL por 3 vezes nas primeiras 8 temporadas e potenciando jovens talentos como talvez nenhum outro treinador na história do futebol (a Liga dos Campeões ficou também perto). Na segunda década no cargo Wenger começou por ter de enfrentar o desinvestimento feito pelo Arsenal (muito por via da construção do novo estádio), o qual coincidiu com a aparição dos projectos milionários de Chelsea e City, descendo os Gunners alguns degraus dentro do futebol inglês. Ainda assim, continuou a valorizar jogadores e, enquanto Liverpool, Chelsea e United iam enfrentando, uns mais esporadicamente que outros, épocas no meio da tabela, foi mantendo sempre a equipa regular (só esta época não chegou à Champions) e nos últimos anos reentrou na rota dos troféus, com 6 conquistas desde 2014. Destacar também que o Arsenal era conhecido por ser uma equipa de futebol defensivo e pouco espectacular (o famoso “boring Arsenal”) e com o alsaciano essa imagem mudou por completo. Em suma, uns olharão para o trabalho de Wenger como revolucionário, icónico e triunfador e outros como uma linha descendente com um “prazo de validade” há muito esgotado, mas ninguém poderá negar a influência exercida pelo francês no futebol inglês e europeu.

Através de comunicado publicado no site oficial do Arsenal, Arsène Wenger anunciou que deixará o comando técnico dos Gunners no final da temporada. “Após reflexão cuidada e discussão com o clube, julgo que o final da época é o momento certo para abandonar. Estou muito agradecido por ter tido o privilégio de servir o clube por tantos anos memoráveis. Ocupei o meu cargo com total comprometimento e integridade. Quero agradecer ao staff, aos jogadores, aos directores e aos adeptos que tornam este clube tão especial. Peço aos adeptos que apoiem a equipa para terminarmos com sucesso. Peço a todos os que amam o Arsenal que tomem conta dos valores do clube. O meu amor e apoio será para sempre”, pode ler-se no referido comunicado. Wenger, de 68 anos, chegou ao emblema de Londres em 1996 e dirigiu 1229 jogos, conquistando a Premier League por 3 vezes e a FA Cup e a Supertaça de Inglaterra por 7 ocasiões cada.

VM
Author: VM

75 Comentários

  • MasterOfPuppets
    Posted Abril 21, 2018 at 7:01 pm

    Um senhor que modernizou a PL como nunca ninguem o fez. Tecnicas de motivaçao, de recuperaçao, metodologias fora do comum e futuristas para a epoca.
    O pecado dele foi aplica las demasiado rapido e depois deixar se ultrapassar pelos outros e não adaptar se.
    Ajudou o Arsenal a crescer e mesmo depois do break financeiro juntou as cinzas e renasceu.
    Club a vencer a PL SEM DERROTAS e bateno nothingam forest no record.
    Sai tarde demais e peca por n ter acompanhado a evoluçao

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2018 at 7:29 pm

    Para onde irá agora Wenger? Outro clube da PL? França? Itália? Benfica? xD

  • RuiF
    Posted Abril 20, 2018 at 5:44 pm

    Talvez o Arsenal necessite de um novo ciclo, mas tenho as minhas dúvidas sobre o sucesso do clube no futuro próximo. Já não tem o poder de outrora e é um clube que está demasiado habituado para uma determinada orientação e com uma metodologia muito enraízada. De certeza que vai ter dores de crescimento porque é complicado para quem chegar, trabalhar à sua maneira pois toda a estrutura está habituada a um determinado método de trabalho/organização.

    E a equipa não é assim tão boa, como já vi em alguns comentários aqui no blog. Tem algumas trutas é certo, mas acaba por estar na liga numa classificação condizente à sua qualidade. O que acontece, é que já há algum tempo que não se transcende.

    • Kacal
      Posted Abril 20, 2018 at 6:19 pm

      Precisam de alguns reforços de qualidade, sim. No entanto há jogadores como Koscielny, Mustafi, Bellerín, Ramsey, Ozil, Mkhitaryane e Lacazette que podem dar muito mais com um novo treinador, eu acredito. Além do Aubameyang que está a render, possivelmente Kolasinac, Xhaka e Wilshere também.

  • André Dias
    Posted Abril 20, 2018 at 5:31 pm

    Tenho o máximo respeito por Wenger, por tudo o que construiu no Arsenal e por todos os jogadores que formou para o futebol. Que tenha todo o sucesso no futuro, seja qual for o clube que escolher (se continuar a treinar). É para mim um dos melhores treinadores de sempre e fica definitivamente na história do Arsenal e da Premier League.

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2018 at 3:21 pm

    Wow não esperava por esta notícia, pensei que ainda ia demorar uns anitos. Eu não tenho memória curta e portanto não irei recordar o Wenger dos últimos tempos, mas sim aquele que revolucionou o Arsenal enquanto clube, que conquistou títulos e que teve impacto a todos os níveis na Premier League. Mas tudo tem o seu fim, todos os ciclos se encerram e estava na hora. O Arsenal poderá assim revolucionar-se e voltar aos grandes palcos em força, voltar a ser competitivo na luta por títulos. Mas isso só acontecerá caso a direcção também mude a sua mentalidade, dê mais ênfase à parte desportiva e tenha mais ambição nesse sentido. Caso o faça e com o treinador certo mais uns reforços, acredito que teremos um Arsenal em crescendo e forte nas próximas épocas.

    A minha aposta seria Leonardo Jardim, claro! Pode estar aqui o projecto que precisa para sair do Mónaco e dar um novo rumo à carreira.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 20, 2018 at 3:19 pm

    Vai com 5 anos de atraso.

    O grande problema de Wenger foi não ter percebido em tempo útil que o futebol e principalmente o meio onde se movimentava e do qual foi um dos grandes obreiros (a Premier League a par de Ferguson) mudou de tal forma que ele próprio teria que mudar.

    Não o fez.
    Wenger sempre foi um visionário, um filósofo do futebol bonito, e preferiu manter-se fiel a si próprio e aos seus princípios.

    Não é censurável, é bastante respeitoso até, mas quem sofreu foi o Arsenal…

    Acaba-se uma era, e Wenger era o que restava dos anos loucos e inocentes da Premier League que conforme já disse ajudou e de que maneira a criar e a potenciar deixando um legado de qualidade. Quem viu aquela equipa com Vieira, Henry, Bergkamp, Pires, Ljungberg, Seaman entre outros será sempre um saudosista mas o Arsenal dis últimos 5 anos é algo a não recordar.

    O Arsenal passa a ter a par do Chelsea o lugar mais quente deste Verão (talvez o mais quente porque reconstruir a identidade de um histórico será sempre mais interessante do que usar o dinheiro do russo) e candidatos não deverão faltar.

    Espero que não abandone o futebol e terá em sua casa, e na sua casa (seria um regresso) o projecto mais Wengeriano possível, já que o novo Monaco tem a cara do velho Wenger.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Abril 20, 2018 at 2:29 pm

    Fim de uma era é realmente a expressão que me ocorreu. Para o bem e para o mal. Tenho muito respeito pelo que Wenger fez e desejo-lhe saúde e sorte…mas talvez seja este o abanão de que o Arsenal precisa para voltar a algo parecido com aquilo que era. Na minha opinião, uma equipa que tem o/os plantel/plantéis que o Arsenal tem tido pode e deve fazer mais e melhor!

    Também gostava de ver Jardim como treinador do Arsenal, mas duvido que isso vá acontecer. :P

  • miguelvc
    Posted Abril 20, 2018 at 2:00 pm

    Nunca fui do clã dos Wenger Out, sempre o achei grande treinador e não existem prazos de validade para treinadores. O arsenal, se quisesse, era quem jogava mais bonito em Inglaterra, aqueles momentos que eles têm de tiki taka são lindos, os melhores da premier League.
    Agora para o futuro há vários treinadores possiveis para lá: Tuchel, jardim, Blanc, Luís Enrique, mas no futuro gostava do Marco Silva

  • Bruno_Costa
    Posted Abril 20, 2018 at 1:40 pm

    Gostaria de ver Sarri fazer a mudanca para os Gunners. Se isso acontecesse podia trazer com ele alguns craques com ele que estao prontos para dar um salto – Insigne para o lugar de Alexis, Koulibaly para a defesa, Allan para o meio campo seria mel.

  • paulopinheiro
    Posted Abril 20, 2018 at 1:35 pm

    Provavelmente, um dos treinadores mais influentes na história do futebol e, em particular, da liga inglesa. É triste ler comentários a afirmar que a saída de Wenger é um alívio. Atualmente, o Arsenal não tem um plantel capaz de ombrear com o Man City, Liverpool, Chelsea, Man Utd e Tottenham. Foram anos de investimento contido (comparado com os maiores rivais) e que impediram de construir uma base sólida como a maioria dos clubes acima mencionados fizeram. O Man City atual, por exemplo, não é um produto apenas de Guardiola, mas a soma de investimentos avultados ao longo de uma década: David Silva, Aguero, Otamendi, Fernandinho, entre outros, não foram contratações de Guardiola!

    Honestamente, acredito que o treinador que vier (e a não ser que o Arsenal faça um investimento extraordinário) faça melhor trabalho que o Wenger. Espero estar enganado.

  • DR
    Posted Abril 20, 2018 at 1:24 pm

    Pena que os últimos anos lhe tenham desgastado a imagem, já sabemos que o que fica é sempre a última impressão, mas o negrito do VM diz tudo: longe de deixar uma marca imaculada, mas fica para a história como o treinador que transfigurou o futebol inglês e o Arsenal.
    Diria mesmo que é, a par de Henry, a figura mais marcante da história do clube.
    Compreendo o afastamento e a necessidade de uma figura nova à frente da equipa, mas que não se menospreze o que fez.

  • RZR
    Posted Abril 20, 2018 at 12:37 pm

    Arsenal ponham os olhos no Rui Vitoria !

  • Alexandre
    Posted Abril 20, 2018 at 12:09 pm

    Um treinador que marcou uma era, e que fez muitas coisas boas que passaram despercebidas. O seu sucessor terá aqui um legado muito pesado e creio que irá fracassar.
    Não só toda a mística com que ele envolveu o clube, mas também ao nível de processos de jogo e plantel. O seu modelo requeria jogadores muito específicos que não encaixam em todos os sistemas e isso aliado a uma fraca qualidade individual (Cech, Mustafi, Koscielny, Xhaka, Elneny, Welbeck etc) pode pesar.
    A minha escolha seria Sarri, mas parece já estar a caminho do Chelsea, por isso na impossibilidade de contratar Tuchel, Ancelotti parece-me o nome mais capacitado, não só pela sua qualidade como também experiência. Vamos ver se o Arsenal consegue contornar o problema dos salários para reforçar devidamente o plantel, que bem precisa.

  • Manchester Is Red
    Posted Abril 20, 2018 at 11:55 am

    Foi um treinador que revolucionou a liga inglesa, destruindo a ideia de que o futebol era chutão para a frente e fé em Deus (Deus neste caso seria um inglês com 2 metros de altura e que não saberia dar 2 toques na bola).

    No entanto, peca por tardia esta saída do Arsenal. O clube agarrou-se demasiado àquilo que o francês trouxe mas o que é certo é que foi perdendo influência e relevância, acabando por sair com a sua imagem completamente desgastada.

    Como adepto do United fico triste por o ver sair, porque o Arsenal poderá agora ter outras aspirações no campeonato, se contratar um treinador com capacidade para fazer bom uso do orçamento dos gunners (só porque o Arsène não gastava, não significa que o clube não tenha os cofres cheios).

    Penso que o Leonardo Jardim seria uma escolha perfeita, mas duvido que se concretize.

    Quanto ao Arsène, veremos se não assumirá a selecção do seu pais, em caso de desaire do Deschamps no Mundial.

    • TheGolden
      Posted Abril 20, 2018 at 12:23 pm

      Acho que não seria muito a ideia de Wenger não querer contratar.

      Simplesmente, os donos dos Gunners quiseram fechar um pouco a torneira.

  • Gunnerz
    Posted Abril 20, 2018 at 11:43 am

    Concordo com o texto todo. Sou a favor da sua saída mas também a favor de lhe prestar homenagem. Revolucionou muito em Inglaterra e pelo mundo e não tenho dúvidas que teria tido sucesso em muitos clubes. Nos últimos anos ganhou troféus e espero que conquiste a liga Europa para terminar bem.

    Agora a minha dúvida é como vai ser o arsenal daqui para a frente, não tenho noção nenhuma do que vai acontecer.

  • Filipe Curado
    Posted Abril 20, 2018 at 11:29 am

    A «era Wenger» já devia ter terminado há uns anos. Foi, sem dúvida, uma lufada de ar fresco na PL, ajudando a exterminar a praga do kick and rush, mas cristalizou e ultimamente já não oferecia nada à equipa. Leonardo Jardim seria uma enorme (boa) surpresa no comando dos Gunners.

  • TH0014
    Posted Abril 20, 2018 at 11:28 am

    Esta despedida já devia ter acontecido, no mínimo no fim da época passada. Foi a primeira vez em 21 anos que terminou fora do top 4 e mesmo assim, por incrível que pareça, foi-lhe oferecido um novo contrato de dois anos e um aumento de 2 milhões de libras, passado a ganhar 10 milhões de libras por ano. É uma lenda do clube, do futebol inglês e do futebol mundial, e merece todo o crédito e respeito não só por ganhar uma golden Premier league e por potenciar jogadores como nenhum outro treinador, mas por, numa época de total desinvestimento ter conseguido manter a equipa no top 4.
    Mas este argumento já não é válido. Não nos podemos esquecer que nesta época o arsenal gastou 110 milhões de libras em dois avançados. E qual foi o resultado? 30 e muitos pontos atrás do líder (!!) e 13 pontos atrás do top 4.
    Penso que é muito bem pensado pelo clube a altura em que anunciam a despedida, visto que vêm aí 2 jogos cruciais com o atlético de Madrid, pois vencer a liga Europa é a única forma de entrarem na liga dos campeões. Trará mais força mental aos jogadores saberem que o seu treinador vai sair após 22 anos e que aquele troféu seria a despedida perfeita para o incrível trabalho que ele fez. Também trará de volta muitos dos adeptos que desistiram de ir ao estádio por já estarem saturados com os fracos resultados.
    Relativamente ao novo treinador, na minha opinião há duas hipóteses: ou se vai buscar alguém com uma reputação brilhante, como Ancelotti ou Allegri, sendo este último o ideal para mim, ou se aposta numa das antigas lendas do clube, como Henry ou Patrick Vieira. Gostaria de ver como seria com um destes dois antigos jogadores do clube, penso que faria bem a muitos dos jogadores daquela equipa uma mão firme que conheça a cultura ganhadora e implacável daquele clube, coisa que quase nenhum dos jogadores atuais tem.
    E, obviamente pelo lado português, gostaria de ver ou Leonardo Jardim ou Paulo Fonseca, porque tanto um como outro já mostraram que são treinadores de excelente nível, sobretudo Jardim tenho em conta a forma como potencializou jovens jogadores como Mbappe, Bernardo, Bakayoko, Mendy, e pela forma como venceu o campeonato francês, onde joga uma das equipas mais gastadoras do mundo, curiosamente utilizando o 4x4x2, a tática usada pelo Arsenal nos seus tempos áureos.

  • The Boss
    Posted Abril 20, 2018 at 11:13 am

    Já vai com uma década de atraso. Não me venham falar em desinvestimento e tais desculpas, até o Leicester conseguiu a proeza de um campeonato.
    Agora? Leonardo Jardim chamado à receção, please.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 20, 2018 at 12:15 pm

      O Leicester não serve de exemplo.

    • Diogo Costa
      Posted Abril 20, 2018 at 11:55 am

      Há uma década atrás tinha acabado de perder a final da champions no ano anterior.

      E sendo eu gooner, apesar de ser também sportinguista, enfiar lá o Leonardo Jardim para mim era o mesmo que não meter ninguém.

      Um puro resultadista, que fez uma época no Sporting com um futebol paupérrimo e com muitos golos nos últimos minutos, caídos no céu (Arouca, Guimarães, Rui Ave) que lhe permitiu o 2o lugar, mas ele nem sabe como.

      • miguelsb
        Posted Abril 20, 2018 at 12:29 pm

        o Leonardo Jardim ganhou há menos de um ano a Ligue 1…ou será que nao? marcar no final nao conta? se nao contasse o Sporting de Braga estaria confortavel em terceiro neste momento. Ate se pode nao gostar do homem, o que é legitimo mas achar que só ganhou com sorte e nao tem mérito é no mínimo rebuscado

      • TheGolden
        Posted Abril 20, 2018 at 12:24 pm

        Ganhou a Ligue 1 e foi até às meias da Champions também sem saber como.

  • Il Codino Divino
    Posted Abril 20, 2018 at 11:10 am

    Vamos ver qual vai ser a filosofia do Arsenal a partir de agora. Conseguiram segurar o Ozil, mas o Sanchez fugiu. Vão procurar um treinador com nome e que, com isso, traga jogadores atrás ou alguém que possa potenciar o que já lá têm?

    Vale o que vale, mas tenho a sensação que o Arsenal não vai buscar um Ancelotti, Luis Enrique ou Blanc.
    Leonardo Jardim seria um nome muito interessante, principalmente pelo trabalho com jovens. Mas acredito mais depressa no Arteta ou Eddie Howe.

    • AngeloGJ
      Posted Abril 20, 2018 at 1:01 pm

      Arteta ou Patrick Vieira, acho que a proxima moda serao ex-jogadores ou pessoas com ligacoes fortes aos clubes serem os tecnicos das equipas grandes, em Espanha tens o ZIDANE, SIMEONE, na Alemanha tens agora o Niko Kovac que vai treinar o Bayern, Em Portugal tens o Rui Vitoria, JJ e o Sergio Conceicao, e acho que num futuro proximo essa sera a tendecia, ACHO EU.

      • Il Codino Divino
        Posted Abril 20, 2018 at 3:51 pm

        Daí ter falado no Arteta. Ainda por cima como aprendiz do Guardiola, acho que pode ser uma opção forte. Não que concorde com ela, preferia ver alguém com algum crédito para arrumar a casa, mas há bons exemplos de adjuntos que deram resultado: Tito Vilanova, Zidane… Henry também já se fez ao lugar num passado recente. Por cá também tivemos o exemplo do Villas-Boas e Vítor Pereira. E ainda estamos à espera do sempre mencionado, Rui Faria. haha

  • Gravensilla
    Posted Abril 20, 2018 at 11:10 am

    Pessoalmente nunca gostei de Wenger. Deu sempre a ideia que era superior e bastante diplomático, quando nunca o foi.
    Muitos dos seus sucessos estão ligados aquilo que ele hoje acusa os outros clubes de fazerem. Pois até essa fantástica equipa que ele criou estava assente numa armada francesa que ele trouxe e não em miúdos da casa.
    Podemos mesmo dizer que foi ele que iniciou essa europeização e investimento no futebol inglês. Coisa que ele agora acusa todas as semanas.
    Contudo tem o seu lugar na história do clube e o seu valor seguro, mas nao deixa legado.

    • Gunnerz
      Posted Abril 20, 2018 at 12:29 pm

      Que barbaridades são estas?

    • João Lains
      Posted Abril 20, 2018 at 11:18 am

      E que arma da era essa? O Vieira que flopou no Milan ou o Henry flopou na Juventus.

      • Diogo Costa
        Posted Abril 20, 2018 at 11:56 am

        Explica-te.

        • Gravensilla
          Posted Abril 20, 2018 at 12:44 pm

          E de resto, obrigaram-me a deitar um olho nos preços e Vieira custou 5 milhões quando Wenger chegou. Henry 15. Valores importantes nos anos 90… Basicamente, o que o Mourinho fez no Chelsea aquando da sua primeira passagem, já havia sido feita por Wenger e indo tb buscar jogadores que conhecia ora do Monaco ora do campeonato francês. Atenção, nada de errado com isso. Mas aparecer a criticar isso anos depois é que não.

        • Gravensilla
          Posted Abril 20, 2018 at 12:27 pm

          Não falei de valores, pois nem sei como os comparar com os dias de hoje.
          Se floparam ou não noutros clubes, não deixavam de ser internacionais franceses, numa altura em que a França estava poderosa.
          E ele formou uma equipa alicerçada neles.
          Foi o primeiro treinador a iniciar a europeização da Liga Inglesa como a conhecemos hoje. Nao ha como negar. Mas para o bem e para o mal.
          E muitas vezes ouvimos Wenger dizer que não gostava disso e que os outros compravam equipas. Ele acabou por fazer o mesmo. Melhor, iniciou essa tendência. O 11 tipo dos invencíveis tinham o Cole como unico ingles por exemplo

      • Stravinsky
        Posted Abril 20, 2018 at 11:43 am

        Armada? Pires? Petit? Um Henry que era um miúdo fracassado em Itália? Um Anelka de 17 anos? Investimento? Contra o clube mais rico do mundo inteiro que era o United?

        Mais noção por favor.

  • MM
    Posted Abril 20, 2018 at 11:10 am

    Ale**ckingluia!
    Paulo fonseca, prepara te!

  • Maiqueke
    Posted Abril 20, 2018 at 11:08 am

    YASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS finalmente vou poder voltar a ver os jogos do Arsenal doutra forma, com ambição (quer dizer, vamos lá ver se quem o substitui é melhor xD)

  • João-Pedro Cordeiro
    Posted Abril 20, 2018 at 11:08 am

    Nunca escondi idolatrar Wenger, o homem que fez a Premier League muito daquilo que é hoje, que me deu a melhor equipa que vi jogar em Inglaterra (01/02) e que teve a obra prima dois anos mais tarde. Vou sempre achar que há muita coisa mal contada no clube e que Wenger, pelo amor que lhe tem, comeu e calou. Nenhum treinador destrói o seu legado porque sim. Espero que não abandone o futebol, o futebol precisa de Wenger.

    • G_Star
      Posted Abril 20, 2018 at 4:55 pm

      Wenger era o homem certo para o SLB e nova filosofia que se pretende.. Grande upgrade ao RV.

    • Filipe__Santos
      Posted Abril 20, 2018 at 2:35 pm

      Há cerca de dois anos (não consigo precisar bem), a Sporttv passou uma reportagem brilhante sobre o Wenger. Penso que é daqueles conteúdos oficias criados pela BPL que depois são vendidos para os canais desportivos dos diversos países.

      Nessa entrevista, para além de se abordar o papel de autêntico CEO que Wenger teve no Arsenal, também somos brindados com o testemunho de vários jogadores históricos da era “Wenger”. É engraçado ver precisamente como muitos desaguisados ficaram mal resolvidos simplesmente porque Wenger não parecia na disposição de queimar o clube.

    • T. Pinto13
      Posted Abril 20, 2018 at 1:41 pm

      Concordo plenamente.

    • Gunnerz
      Posted Abril 20, 2018 at 12:28 pm

      Melhor comentário é estou perfeitamente de acordo.

    • Stravinsky
      Posted Abril 20, 2018 at 11:18 am

      É bom ver alguém com uma opinião sempre tão certeira concordar inteiramente com aquilo que pensamos. Wenger é um dos gigantes.

  • ACT7
    Posted Abril 20, 2018 at 11:05 am

    A última imagem é a que fica, é pena.
    O Arsenal vai ter de investir muito para acompanhar City, Liverpool, United e Chelsea.
    Vejamos quem vai ser o substituto, é de esperar que não aconteça o mesmo que no United quando a saída do Sir. Alex.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 20, 2018 at 11:02 am

    A espera terminou! Os adeptos do Arsenal e do futebol inglês só têm que agradecer por tudo o que ele fez, mas estava na altura de uma mudança e espero uma revolução à grande.

    O primeiro passo é escolher o treinador certo. Alguém jovem, com bons métodos e que saiba valorizar jovens. A minha escolha seria o Leonardo Jardim.

    Quanto ao plantel, construir uma base e jogadores que o Jardim gosta. Talvez apostar no 4-4-2 têm bons avançados para tal e é um esquema que teve sucesso na Premier por muito tempo. Mas vamos a ver o que o Jardim poderia fazer com esta equipa.

  • SenyorPuyol
    Posted Abril 20, 2018 at 10:57 am

    Apesar de todas as críticas no passado recente, Wenger é o responsável por formar e orientar uma das equipas que mais gosto me deu ver jogar.
    O grande problema de Wenger foi não se saber adaptar ao futebol que foi mudando, toda a gente começou a usar o 4-3-3 ou esquemas muito parecidos ao dele que variava facilmente entre um 4-3-3 e um 4-4-2 durante os vários momentos do jogo. Consequentemente foi-se percebendo como anular esse sistema e, com pena minha, não se soube reinventar. Por fim, a construção do Emirates foi o pior que lhe podia ter acontecido precisamente na altura em que o investimento massivo chegou à Premier League.
    Fico-lhe, ainda assim, agradecido por se ter mantido fiel ao seu estilo de jogo, mesmo sem resultados, o Arsenal foi sempre uma equipa atrativa e durante vários anos foi um oásis na Premier League em termos táticos.
    Por tudo, pelo Arsenal, por Henry, pelos Invencíveis, Merci Arsène

    • AngeloGJ
      Posted Abril 20, 2018 at 1:03 pm

      Hum sera que o Mourinho tambem vai seguir o mesmo caminho? É que honestamente o portugues nao tem sabido reagir as mudancas no futebol actual.

  • Stravinsky
    Posted Abril 20, 2018 at 10:56 am

    Enorme treinador!!! O seu Arsenal foi a equipa que mais gozo me deu ver jogar futebol e isso não é por acaso.

    Um homem íntegro, sempre totalmente focado e dedicado ao clube e que rejeitou projetos milionários por se ter apaixonado pelo Arsenal.

    A ter um defeito será porventura a sua fé inabalável nos seus jogadores – ao contrário de outros, não entrava em conflito com o plantel e acreditava sempre que os jogadores podiam dar mais.

    Maior treinador de sempre a “fabricar” jogadores. Quem diz mal de Wenger tem uma visão muito curta do que deve ser o futebol. Esquecem-se que antes de Guardiola vs Mourinho era Wenger vs Ferguson.

    Em relação ao Arsenal, enquanto lá estiver o Stan Kroenke e o seu projeto de negócio duvido que voltem à rota dos troféus.

    Penso que o sucessor será Tuchel.

    • João Lains
      Posted Abril 20, 2018 at 11:42 am

      Não quiseram contratar o Tuchel enquanto foi tempo, agora é ele que se dá ao luxo de rejeitar clubes como o Arsenal, Chelsea ou Bayern.

      • Stravinsky
        Posted Abril 20, 2018 at 12:28 pm

        João, por acaso não tinha visto isso e como ele esteve em Londres tive esperança que fosse ele o escolhido. Fui ver agora as notícias e fiquei triste, pois aprecio imenso o Tuchel.

  • JoaoMiguel96
    Posted Abril 20, 2018 at 10:54 am

    Pena sair com o “reconhecimento” que tem agora.

    O treinador mais influente em Inglaterra nos últimos 20 anos. Trouxe um futebol totalmente diferente para a Ilha, trouxe novas maneiras de treinar, de fazer evoluir jovens e com isso ganhou títulos. Claro que começou a decair, especialmente pelo desinvestimento dos donos dos Gunners, e depois pela pouca ambição do próprio timoneiro francês.

    Marcou uma era, mas saiu tarde de mais.

    Vamos ver quem vai para lá. Sarri? Jardim? Luís Enrique?

  • Sam Tuga
    Posted Abril 20, 2018 at 10:54 am

    Bem o meu desejo era
    L.Jardim –》Arsenal
    R.Vitoria –》Mônaco
    M.Silva –》Benfica

    Sonhar nao custa ?

  • nelsonpulga
    Posted Abril 20, 2018 at 10:53 am

    Temos todos que agradecer ao Wenger pelos primeiros anos de Arsenal, mudou por completo a forma de jogar do Arsenal.

    Fica para historia aquele campeonato 2003/2004 onde foi campeão invicto com jogadores fantasticos que ele potenciou. Henry, Pires, Vieira, Wiltord, Kanu, Bergkamp, Gilberto Silva, Reyes, Ljungberg, Campbel, Cole, Keown…

    Grande equipa!

    Espero agora um treinador que revolucione um pouco este Arsenal e que o coloque a batalhar com City.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 20, 2018 at 10:53 am

    Finalmente…

    Por muito respeito que Wenger mereça, e merece-o, o seu ciclo nos Gunners já tinha claramente acabado, e já sai com uns bons aninhos de atraso na minha modesta opinião. Os seus métodos e ideias estavam esvaziados, sem ambição e presos a um caminho que levou à glória no passado (The Invincibles!!!) mas não tinha grandes resultados no presente.

    O futebol mundial, sobretudo o europeu, mudou, as suas “regras” mudaram, logo o que define um clube grande também se alterou. O peso histórico e tradição há muito tempo que foram ultrapassados pela pura e dura capacidade financeira, a Lei Marcial do Mercado de Transferências. E um dos mais históricos clube de futebol do Mundo não lidou muito bem com essa mudança, até pela teimosia e ideais do seu treinador. Apesar de ter havido alguns investimentos fortes, com a vinda de Ozil, Alexis ou Auba por exemplo, o grande problema é que agora não basta ter uma ou outra estrela, rodeadas de gente da casa ou talento jovem e/ou local, os plantéis agora, para quem quer lutar pelos títulos, tem que ser todos eles repletos de estrelas, de craques (desde a baliza até ao 9 de referência)… e ganha quem tiver o treinador que souber olear e operar tais “máquinas” de craques pagos a preço de ouro. Wenger não soube acompanhar os tempos, e diga-se que não foi por falta de recursos…

    Pessoalmente, acho louvável quem se mantém fiel aos seus princípios, independentemente da pressão de ganhar (por isso Mourinho tem me desiludido imenso ultimamente), mas tem que haver igualmente bom-senso e capacidade de adaptação/reciclagem. Por exemplo, Klopp é outros dos treinadores que têm dificuldade neste novo contexto, mas a excelente campanha na Liga dos Campeões deve lhe mais tempo e crédito, a somar aquele que já tinha angariado nos seus tempos no Borussia Dortmund (dos projectos de futebol mais fascinantes dos últimos largos anos quanto a mim), já Wenger conta já com muitos anos de desgaste, muitos títulos perdidos em Janeiro/Fevereiro, muitos craques perdidos para os rivais, enfim… o crédito que tinha parece ter chegado ao fim.

    Tendo em conta a história do Arsenal, penso que o seu sucessor deve pelo menos obedecer a um critério… facilidade em lidar com talento jovem, dar-lhe tempo e margem para crescer. Tendo em conta essas premissas salta-me desde logo um nome à ideia: Leonardo Jardim! Mas como gosto de ver o madeirense à frente dos monegascos, talvez outro nome se imponha, por exemplo Alegri, cujo ciclo na Juve sinceramente também se parece ter esgotado em mais uma derrota na Champions (porque em termos internos o reinado tem sido absoluto). Também gostaria de ver Blanc de volta aos bancos, mas é treinador que foge um pouco ao perfil que indiquei, mas se calhar também não seria de todo má opção. Marco Silva, pela aura que foi ganhando pelas Terras de sua Majestade, também pode estar na corrida, mas surpreenderia-me se arriscassem nele, até porque arriscar por arriscar vejo mais essa aposta num inglês, nomeadamente Sean Dyche ou Eddie Howe. Esperar para ver…

    Com a mudança de treinador virá também a reorganização do clube e sobretudo do plantel, está bem a precisar. Aquela defesa é possivelmente, a par do Liverpool, a pior (para o nível exigido claro) do Big 6!!!

    Saudações Desportivas

    • DR
      Posted Abril 20, 2018 at 1:52 pm

      Pelo que leio dos teus comentários, tenho para mim que és dos users mais informados e esclarecidos por aqui. Ainda assim vou discordar em parte.
      Como diz o negrito do VM, essa questão da “casmurrice” em não investir não está muito bem contada.
      Para já, pessoalmente acho louvável a confiança que sempre mostrou na prata da casa e nos jogadores mais jovens. Há quem critique a política, mas eu acho digna e nos dias de hoje têm-se vindo a perder nos grandes clubes, em prol do investimento em jogadores feitos (compreendo, a sede por resultados é enorme, dos adeptos aos dirigentes, mas acho que a “mística” se perde um bocado).
      Mas para além disso, a falta de investimento na equipa foi mais a consequência das limitações impostas pelo clube aquando da construção do Emirates do que por falta de vontade do Wenger, pelo menos é a ideia que tenho.
      Lidar com esse desinvestimento ao mesmo tempo que eram injectados rios e rios de dinheiro nos rivais directos, não deve ter sido fácil. E mesmo assim os resultados que foi apresentado não foram nada maus.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 20, 2018 at 3:24 pm

        Desde já agradeço a primeira parte, mas muita da informação vem do próprio blog ou de outros users, apenas interpreto essa informação à minha maneira, umas vezes de forma pertinente outras nem tanto eheheh

        Quanto ao que dizes, percebo e até concordo! Mas, tendo em conta que o homem deu sempre a cara por esse não investimento (desinvestimento acho algo exagerado pois o Arsenal nunca foi, sob a alçada de Wenger, clube para abrir muito os cordões à bolsa, mas sim fazer crescer talento jovem), e que supostamente seria o manager no que tocava ao futebol profissional do clube, mesmo sofrendo com imposições dos donos do clube londrino, ele enquanto responsável pelo menos compactuou com tal caminho. E este ficar para trás já vem desde os tempos da primeira chegada de Mourinho ao Chelsea, em que o Arsenal nunca acompanhou o investimento feito pelos dois maiores clubes da altura, Chelsea e Man United. Agora como dizes, essa falta de investimento não será culpa exclusiva ou sequer directamente sua (terá sido um bode expiatório até, por ser aquele que dava a cara), mas tem a sua quota parte de responsabilidade, sobretudo quando olhamos para a sua postura e ideias no futebol – para o bem e para o mal.

        Mas atenção, quando digo que FINALMENTE sai nem é tanto num sentido de falhanço completo ou totalmente negativo, porque aguentou-se sempre no top-4 e com resultados interessantes nas Taças, tendo um legado nos Gunners que poucos treinadores se podem orgulhar de ter num dos grandes clubes europeus. E nunca é demais realçar a fantástica equipa dos Invincibles, só de pensar na dupla Bergkamp-Henry fico nostálgico. Mas digo-o num sentido de mudança de ciclo, que é evidentemente necessário neste momento nos Gunners, até porque um clube como este não pode ficar tanto tempo afastado do título nacional. E mais do que maior investimento, é preciso uma outra perspectiva, outras ideias, um novo começar desta equipa que se apresentava ano após ano mais acomodada e sem ambição.

        Mas mais uma vez, tiro o chapéu a este Senhor do Futebol, por tudo o que nos deu… as equipas que montou, os jogadores que potencializou, os valores passados, mas como em tudo há um começo e um fim das coisas… um ciclo!

        Saudações Desportivas

    • Sombras
      Posted Abril 20, 2018 at 11:13 am

      Tuchel? É o nome mais falado…

      • Knox_oTal
        Posted Abril 20, 2018 at 1:50 pm

        Será um nome a ter conta claro, mas como já há rumores com alguma insistência que já terá assinado pelo PSG, foquei-me noutros nomes… Mas insisto que o nome que assim de repente mais se encaixava no que o Arsenal precisa neste momento, sobretudo se se quiser um certo perfil de treinador, é sem dúvida o do Leonardo Jardim.

        Quanto ao nome de Paulo Fonseca, sinceramente acho difícil, por muito bom que esteja a ser o seu trabalho na Ucrânia (tal como foi no Paços e em Braga) terá ainda pouco cartel e crédito para treinar uma das mais importantes equipas da Premier League, principalmente porque nunca lá treinou ou nunca o fez numa das outras principais ligas europeias. Terá que começar mais por baixo parece-me e ir subindo a escada do sucesso, algo em que ele já mostrou ser bastante eficaz (tirando a etapa falhada no FCP).

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 20, 2018 at 10:45 am

    Olhaaaaa abriram os olhos, parece mentira!!!

    Apesar de já estar a mais no clube há 6/7 anos o seu começo foi realmente de muita qualidade, mas deixou-se ultrapassar no tempo.

    E agora qual será o seu destino? Regresso ao Mónaco estando Jardim de saída?

    Benfica, estes já abriram os olhos… e tu, de que estás à espera???

  • Estigarribia
    Posted Abril 20, 2018 at 10:41 am

    Como diz o negrito do Visão de Mercado “Acaba uma era”. Mas finalmente vai sair, já que tinha uma imagem, como treinador, muito desgastada, e agora ficarão duas especulações: para onde vai (talvez o Mónaco fosse uma boa equipa para treinar e que seria um regresso a casa) e o sucessor que será contratado (Leonardo Jardim seria a melhor opção para os Gunners, mas não descartaria Mikel Arteta, Paulo Fonseca, Paulo Sousa ou Laurent Blanc).

  • Diogo Filipe
    Posted Abril 20, 2018 at 10:40 am

    Aleluia! Vai ficar para história por todas as razões já aqui descritas, mas já estava há alguns anos a mais no Arsenal. O clube tem potencial para ser uma potência mundial e com Wenger isso não seria possível. Fico ansioso por saber quem vai ser o eleito para a sucessão.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Abril 20, 2018 at 10:39 am

    Já era sem tempo, obrigado por tudo e uma boa reforma. Paulo Fonseca por favor!

  • Sombras
    Posted Abril 20, 2018 at 10:37 am

    Acaba uma era com 4 anos de atraso. Arsene é sem qualquer dúvida o melhor treinador da história do Arsenal, merece indiscutivelmente uma estátua à porta do Emirates, mas todas as coisas na vida têm o seu tempo, e o de Arsene nos Gunners já tinha passado. O maior erro desta direção foi não conseguir despachar Arsene e assegurar Guardiola, como tanto se falou quando o Espanhol saiu do Bayern. Agora vão tarde, ganhou o City.

    Para os Gunners o senhor que se segue deve ser Thomas Tuchel, mas o plantel está a anos luz de ter capacidade para disputar a Premier League, não só pela abundância de pernas de cristal, como pela ausência de talento de primeiro nível em quase todas as posições (quantos jogadores do Arsenal são top 10 mundial nas suas posições? 2/3?). Assim à cabeça falta um GR, um médio de classe mundial e um extremo que decida jogos (desde a saída de Alexis). GR metia as fichas todas em Jack Butland, GR que aprecio imenso e que acho que vai ser o titular dos 3 leões nos próximos anos (apesar do surgimento de Pickford). Outra boa opção podia ser o nosso Rui Patrício, uma vez que os GRs top mundial estão todos intocáveis.
    Médio quem eu queria mesmo era o Matic, mas esse também fugiu. Também não me importava de Matuidi, mas esse também fugiu. Danilo encaixava na perfeição ao lado de Ramsey, mas a lesão preocupa-me de sobremaneira. Não sei qual poderá ser a resposta aqui.
    Quanto ao extremo/avançado, a opção Mbappé já lá vai, mesmo que possa sair estará hiper inflacionado e não existem Hazards assim à vara larga. Uma opção muito interessante pode ser Julian Draxler que aparenta estar de saída do P$G.

    Uma coisa é certa, uma nova era aparenta começar. Vamos ver se o problema estava só no banco ou em quem manda. Mas hoje há festa no norte de Londres.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 20, 2018 at 12:28 pm

      Falta um médio defensivo de classe mundial, o Ozil é de classe mundial e o Ramsey é um super jogador completamente subvalorizado. O problema está na defesa, na minha opinião não há um jogador top mundial naquela linha defensiva. Patricio seria uma excelente contratação, mas Danilo não é top 10 mundial na sua posição, por exemplo. Seria necessário alguém com mais capacidade.

    • Alexandre
      Posted Abril 20, 2018 at 12:04 pm

      Tuchel, infelizmente, já assinou pelo PSG. Também acho que fosse o nome mais capacitado para assumir a equipa, não só pela qualidade de jogo e valorização de atletas, como parece ser dos poucos com arcaboiço para suportar este pesadíssimo legado. Além disso, o Sven Mislintat, novo diretor desportivo do clube, tem uma péssima relação com Tuchel derivado de uma discussão no BVB. Como estes dois postos têm de trabalhar em harmonia, creio que seja ainda mais difícil vermos o alemão nos Gunners.

    • Ze Maria
      Posted Abril 20, 2018 at 10:44 am

      Ui Patrício no Arsenal seria excelente para eles. Lá teria eu de ir comprar outra camisola.

      SL

  • Goncalo Silva
    Posted Abril 20, 2018 at 10:34 am

    Uau, que bomba!! Gostaria de ver um entre estes 4 nomes: Henry, Arteta, Luis Enrique ou Eddie Howe.
    Depois reforcem o plantel com um médio centro, um guarda-redes e um extremo. Apostaria em Martial, Bravo e NZonzi.
    Só a seguir se pensa em eventuais reforços extra como um central (Boateng) e as renovações de Ramsey e Wilshere.

  • Pipo
    Posted Abril 20, 2018 at 10:32 am

    Seria um bom desafio para o Leonardo Jardim.

  • josediogo
    Posted Abril 20, 2018 at 10:29 am

    Wow. Li várias vezes para confirmar que era mesmo verdade.
    E agora a especulação, quem será o homem que se segue? Leonardo Jardim e Paulo Fonseca na “corrida”.

  • Dca
    Posted Abril 20, 2018 at 10:27 am

    Finalmente. Não deixa de ser uma era, mas um projeto mais que desgastado e saturado mundialmente. Resta saber para onde vai (Monaco).

  • RicardoFaria
    Posted Abril 20, 2018 at 10:25 am

    Já estava mais que na altura.. pode ser que consiga um título europeu para se despedir.
    Curioso para saber quem será o próximo treinador do Arsenal.

    Saudações DesPortistas!

  • Ze Maria
    Posted Abril 20, 2018 at 10:22 am

    É pena a ideia com que as pessoas vão ficar dele.

    Foi um grande treinador. Revolucionou por completo o futebol inglês, trouxe outro perfume, mais rendilhado e com outras soluções maioritariamente ofensivas.

    Antes disso tudo levou o Mónaco ao título e à Champions League anos de seca depois.

    Na minha história do Wenger ficam 7 (!!!) Taças de Inglaterra, um feito notável, e a época dos invencíveis.

    Agora já era tempo de sair realmente. Gostava de ver o Leonardo Jardim!

Deixa um comentário