Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Atlético Madrid compra Kondogbia por 15 ME

Para ser titular? Simeone tinha Herrera, Llorente, Koke, Saúl e Torreira, mas já se sabe que o argentino gosta de ter muitas soluções para o miolo, até pela maneira como adapta os médios a outras posições, e Kondogbia, apesar de estar bastantes furos abaixo em relação a Thomas, dá uma presença física diferente das actuais soluções. Já o Valencia perde outra unidade importante, enfraquecendo ainda mais um plantel que baixou muito o nível. 

O Atlético Madrid anunciou a contratação de Geoffrey Kondogbia. Pelo médio francês, de 27 anos, os colchoneros pagaram 15 milhões de euros, sendo que o ex-Inter entra no imediato no plantel de Simeone. Recorde-se que o Atlético teve uma autorização especial para inscrever mais um jogador face à saída de Thomas Partey pelo valor da cláusula no último dia de mercado.

27 Comentários

  • Oldasity
    Posted Novembro 3, 2020 at 11:50 am

    Não consigo perceber o Atlético e ainda menos o Simeone. Esta contratação é para quê mesmo?
    Já têm tantos médios. Ainda por cima só jogam, ou pelo menos só deviam jogar 2 médios centros.

    Isto deve ser para voltar às origens e jogar com Koke e Saul nas alas. Não consigo perceber.
    Simeone precisa de um ano parado para refrescar as ideias.

  • SenyorPuyol
    Posted Novembro 3, 2020 at 11:51 am

    Ansioso por ver se o nível de indignação será o mesmo que houve o ano passado quando o Barça contratou Braithwaite.

    • Mexicano
      Posted Novembro 3, 2020 at 11:59 am

      O nível de indignação é zero. O Braithwaite foi comprado pela clausula, o Leganés não teve opinião na matéria. O Kondogbia anda desde Julho para ser despachado pelo Lim e foi comprado num acordo entre atlético (que não podia gastar mais de 13 M devido aos regulamentos da La Liga) e o Valência, que ACEITOU vender nos termos em questão.

      Tenho o SenyorPuyol como alguém que consegue ser relativamente imparcial e com boas opiniões (pelo menos sempre bem fundamentadas). Esse comentário é ao nível de alguns comentadores que não costumam acrescentar nada, se me faço entender.

      • SenyorPuyol
        Posted Novembro 3, 2020 at 12:27 pm

        Agradeço a resposta e a apreciação final.
        E falha minha em lançar a provocação sem a devida justificação, aceito também o reparo!

        Quanto ao assunto em questão. O Leganés teve a “opinião na matéria” que se reservou a si próprio pela cláusula de rescisão.

        A partir do ponto em que o clube em questão estipula com o jogador o limite para a sua opinião na matéria, e esse limite é atingido, deixa de haver fundamento lógico para alegar a vontade de um clube como factor diferencial.

        • Mexicano
          Posted Novembro 3, 2020 at 12:39 pm

          Percebo o seu ponto de vista, e até aceito como compreensível.

          Mas discordo quando diz que o Leganés teve opinião. Esse argumento seria aceitável quando clausula de rescisão é batida dentro dos limites da janela de transferência. O Leganés não teve oportunidade de contratar ninguém e ainda desceu por causa disso.

          Complemetando, tal como o Gonçalo Silva disse, o Barcelona contratou porque um jogador se lesionou, algo que deveria estar previsto no planeamento do plantel. O que aconteceu foi dar feedback positivo a um planeamento ridículo. Ainda para mais, quando se sabe que o Barcelona tem equipa B.

          • SenyorPuyol
            Posted Novembro 3, 2020 at 1:42 pm

            Não entendo porque o argumento deixa de ser aceitável fora da janela de transferências. A cláusula em questão não estipulava um período de tempo específico em que pudesse ser batida. O Leganés reservou-se o direito de ter opinião até um certo valor ser posto em cima da mesa. Independentemente do momento em que esse fosse colocado.

            Eu não estou a dizer que o Leganés teve opinião plena no assunto, estou a dizer que teve toda a opinião que se reservou a si próprio.
            A partir do momento em que se avança com um valor fora dos limítes em que o Leganés se reserva a opinião. Não me parece lógico que se possa usar essa falta de voto na matéria como argumento para nada, porque foi o próprio Leganés que definiu essa falta de voto na matéria a partir de um certo valor.

            Quanto ao não poder contratar ninguém, o Leganés tinha conhecimento do regulamento da Liga, o qual aceitou para participar na mesma. A justiça ou injustiça da regra é um assunto para levantar indignação (se a houver) contra a Liga, não contra o Barcelona, como aconteceu.

            Com o planeamento do Barça eu indignei-me na altura, assim como com a regra em si. Nisso estaremos de acordo e não procuro contrapor nada.

            Mas isso já se desvia do meu ponto neste debate, que eram apenas os dois pesos e duas medidas que há sempre nos assuntos que envolvem o Barça. E você, que não me parece ter (nem me dá motivos para pensar que tenha) qualquer prejuízo perante o Barça, ao justificar uma situação e censurar outra, no contexto em que ambas decorrem, apenas me corrobora (a mim) a ideia que essa dualidade existe e prevalece, mesmo que inconscientemente.

            Importante ressalvar que esta discordância não me levanta qualquer problema consigo e até agradeço o interessante contraponto que está a oferecer!

            • Meu nome é Toni Sylva
              Posted Novembro 3, 2020 at 3:04 pm

              Prejudici no es diu prejuízo, sinó preconceito. Prejuízo vol dir dany.

            • Mexicano
              Posted Novembro 4, 2020 at 10:05 am

              SenyorPuyol,

              a minha questão não é se o que o Barcelona fez é legal ou não, nisso estamos completamente de acordo que, se a La Liga deixa, nada a dizer.

              O meu argumento é apenas que as situações não são comparáveis. Ou pelo menos, as situações não da mesma gravidade, no meu entender. Apenas isso.

              O Barcelona tinha mais que jogadores. Comprou outro porque lhe deram o aval para isso, apesar de nenhum dos jogadores ter tido uma lesão que durasse o resto da época e foi retirar um jogador pela clausula de rescisão a meio da época a um clube que depois não pode fazer nada para colmatar essa situação. Isto para mim é ridículo.

              O que o Atlético fez foi buscar um jogador que anda desde Julho a ser empurrado para fora do Valencia e ninguém o tinha ido buscar. Além do mais o Atlético podia gastar no máximo 13 M€ que não pagam a clausula de quase nenhum jogador.

              As situações são assim distintas quando um dos clubes queria vender um jogador e por um preço negociado e outro não queria vender a estrela da equipa e não consegue substituir com o dinheiro que recebeu. Independentemente da legalidade, são situações incomparáveis. Era este apenas o meu argumento.

              • SenyorPuyol
                Posted Novembro 4, 2020 at 10:40 am

                Apenas deram o aval ao Barcelona porque a regra estipula essa possibilidade quando há uma lesão no plantel com duração superior a 5 meses. Isso verificou-se com Dembélé.

                Já lhe expliquei que as situações não só são comparáveis. Como são plenamente equivalentes. Ambos clubes vendedores tiveram o direito a negociar dentro dos limites a que se reservaram direito. A vontade do Leganés deixa de ter validade quando é atingido o valor que eles próprios definiram como limite da sua própria vontade. Não foi o Barcelona que impôs nada, foi o próprio Leganés.

                Que as regras lhe pareçam injustas aceito perfeitamente, mas não vejo validade em dizer que são situações diferentes. E no seguimento disso não vejo fundamento na diferença de postura (das pessoas em geral) perante o Barcelona e o Atlético de Madrid face a situações equivalentes.

          • oMeuUserName
            Posted Novembro 3, 2020 at 2:39 pm

            Levando o argumento ao extremo, podemos dizer que o Braithwaite podia rescindir a qualquer momento pelo Leganés, pagando a tal cláusula. Em período de transferências ou não. Por isso, o valor da cláusula, negociado entre clube e jogador aquando da assinatura do contrato, é entendido como o valor fixado para que o jogador possa sair sem ter de haver concordância do clube, seja em que situação for. Por isso que os clubes costumam por cláusulas astronómicas, para se prevenirem. A real dualidade aqui é: o Atlético perdeu um jogador porque foi batida a sua cláusula e teve direito a contratar outro, o Leganés não. E isso sim, é injusto… Agora o facto do Barcelona ter ido buscar um jogador sem pedir opinião ao clube a que ele pertencia, isso faz parte do futebol e da política das cláusulas de rescisão.

            • Mexicano
              Posted Novembro 4, 2020 at 9:56 am

              É verdade que o Braithwaite poderia ter rescindido a qualquer momento (e a assumir que ele tem o dinheiro necessário para pagar a pronto é mais que uma posição extrema, mas ok) mas mesmo assim ninguém o poderia inscrever na liga, o que é sempre uma barreira para o jogador o fazer (além do já mencionado dinheiro).

              O Barcelona pode devido a uma regra ridícula que o pessoal teima em achar que é comparável ao acordo entre dois clubes, sendo que o Kondogbia anda para ser despachado desde Julho e o Valencia não o tinha conseguido fazer até agora. Além de que o Atlético tinha um teto de 13 M€ para gastar, devido a regras da La Liga para este ano, portanto nem que quisesse, não conseguia ativar clausula de rescisão da maior parte dos jogadores da liga.

              • SenyorPuyol
                Posted Novembro 4, 2020 at 10:31 am

                Está a baralhar dois conceitos, fala da regra para inscrever e diz que não é comparável a um acordo… Precisamente não são comparáveis porque são dois eventos diferentes e não correspondentes.

                A situação em si e o seu desenrolar não só é comparável como é inegavelmente equivalente.

                Fala que só pela regra o Barcelona pôde inscrever o Braithwaite.
                Exactamente o mesmo acontece aqui. Só pela regra o Atlético pode inscrever o Kondogbia. Não é o acordo com o Valência que valida a inscrição. É a regra. Repito, no que toca ao acto de inscrição fora da janela de transferências, é exactamente igual ao caso de Braithwaite.

                Quanto ao acordo entre os dois clubes, volto a chamar todo o debate que tivemos.
                Se preferir outra abordagem, a vontade do Leganés foi plenamente satisfeita porque a sua vontade estava limitada por um contrato assinado pelo próprio. A vontade a que se reservou direito foi plenamente satisfeita. Logo, não faz sentido alegar a vontade do clube vendedor como um factor diferencial.

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 3, 2020 at 12:06 pm

      SenyorPuyol, são casos diferentes. O Barcelona contratou um jogador fora de horas para substituir um jogador lesionado. Mas ele estava na equipa, pelo que em determinada altura acabariam por ter os dois jogadores.
      Aqui a substituição foi por um jogador que saiu pela cláusula de rescisão, ou seja o jogador saiu “para sempre”, sem que o Atlético pudesse fazer alguma coisa.

      No entanto concordo consigo, estas contratações nunca deveriam ser permitidas, até porque o Atlético já tinha ido buscar um substituto para Partey (Torreira).

      • SenyorPuyol
        Posted Novembro 3, 2020 at 12:33 pm

        A indignação com Braithwaite adveio, maioritariamente (ou pelo menos assim se alegou), do facto de retirar um jogador importante a um clube em situação delicada sem que este pudesse fazer o mesmo.
        Este contexto que refiro está replicado aqui com Kondogbia.

        • Goncalo Silva
          Posted Novembro 3, 2020 at 1:15 pm

          Certo SenyorPuyol, mas a grande diferença é que o Valência só vendeu Kondogbia porque quis. Mas a meu ver a regra está errada, por alguma razão existe um período de transferências e uma academia. Jogadores nunca iriam faltar.

          • SenyorPuyol
            Posted Novembro 3, 2020 at 1:54 pm

            Pronto, sobre isso já respondi ao Mexicano.
            A cláusula de rescisão, definida pelo próprio clube, limita o voto na matéria por parte do Leganés. Logo, se a cláusula é batida, o voto na matéria deixa de existir e não pode ser usado como argumento para justificar que um quis vender e outro não queria, o Leganés tinha direito a não querer vender até ao valor estipulado pelos próprios.

            Tudo isto na minha opinião, claro.

    • Mantorras
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:48 pm

      Bem visto.

  • Eder26
    Posted Novembro 3, 2020 at 12:39 pm

    Mais uma venda de grande prejuízo para o Valencia. Enquanto este vírus Peter Lim e as suas bactérias amigas não saírem dos che, continuaremos a dar passos largos para descer de divisão e perder o resto da nossa identidade , ainda mantida pela fiel mas muito crítica massa sócia e adepta e pelos jogadores da formação que estão na equipa A. Obrigado ao Lim e ao Mendes. O Thierry Correia é um grande jogador. Para equipas do 9º lugar para baixo da Liga NOS. 12M. 12 f u k i n milhões de euros.

  • Richrad
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:11 pm

    E eu a pensar que a escolha iria recair no William Carvalho ehehe
    Não deixa de ser um bom negócio, o francês a espaços tem-se mostrado a um bom nível relembrado outros tempos de Mónaco.
    Dará profundidade ao meio-campo e maior agressividade à posição de 6, visto com a saída de Partey, o Atlético não tinha nenhum jogador fisicamente parecido. Não acredito que seja opção de primeira linha, o Llorente parece estar à frente, mas a época é longa… casos de covid-19 mais lesões são ainda mais fatores para viabilizar esta contratação.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:23 pm

    Tenho muita pena dos adeptos do Valencia, neste momento

  • Kacal
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:04 pm

    O Atlético já tinha muitos médios e contrata mais um dentro do mesmo. Gostava de os ver a contratar um médio com outras características, mais criativo.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:23 pm

    Quando o Thierry Correia tem sido das melhores unidades no Valência neste começo de época (foi expulso no último jogo, mas tem jogado muito bem) está tudo dito da época do clube…

  • oMeuUserName
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:46 pm

    Isto para mim é uma regra estapafúrdia…
    O Atlético perdeu um jogador no último dia do mercado e entende que não o conseguiu substituir a tempo. Mas então não chegou o Torreira nesse mesmo dia depois da saída do Thomas?
    Percebo perfeitamente que seja frustrante para o clube que perde um jogador de repente e fica sem tempo de o substituir, mas acho que, neste caso, o Atlético não devia ter tido direito a inscrever mais ninguém, visto que recebeu o Torreira após a saída do Thomas. Se não era o perfil de jogador que pretendiam, não o aceitassem…

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:49 pm

    Percebe-se a contratação, 15M é pouco para um jogador como Kondogbia que está habituado ao futebol espanhol e encaixa na perfeição no meio-campo a 2 montado por Simeone. Para a posição 6 havia apenas Llorente e o Kondogbia tem um perfil físico bastante diferente do espanhol, sendo que o Herrera e o Torreira são mais 8s e o Koke e o Saul jogam muitas vezes na ala, percebe-se a contratação. Agora acho que o Atletico tem demasiadas opções, mas muito poucas de topo no meio-campo por exemplo porquê ter Torreira e Herrera? Poderiam ter apenas um deles e depois Saul como titular (onde rende mais), o próprio Koke rende nesta posição também. Acho que o Atlético precisa de mais poder de fogo nas alas, das atuais opções apenas Correa serve na minha opinião e rende mais como segundo avançado. Tentaria despachar Vitolo, Lemar, Carrasco, todos sem nível para o Atlético e apostaria num extremo a sério, 2 até seriam o ideal.

  • Chico
    Posted Novembro 3, 2020 at 6:18 pm

    Que jeitão dava este rapaz ao Glorioso.

  • Af2711
    Posted Novembro 3, 2020 at 6:46 pm

    O Valencia descerá.

  • Mantorras
    Posted Novembro 3, 2020 at 9:48 pm

    Mais um dado. Este Valencia…

Deixa um comentário