Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Já há campeão na Bélgica

Justo? É uma decisão semelhante à da Ligue 1 e bastante diferente dos vizinhos holandeses, que não foram na ideia dos campeões na secretaria.

Depois de alguns avanços e recuos (pela pressão da UEFA) a Pro League decidiu que a Liga Belga não será retomara e declarou o Club Brugge oficialmente campeão. Já o Waasland-Beveren foi despromovido. A decisão surgiu de uma votação dos clubes na Assembleia Geral, sendo que 84% votaram a favor deste desfecho. Recorde-se que o Brugge liderava a Liga com mais 15 pontos que o Gent.

23 Comentários

  • Romulo
    Posted Maio 17, 2020 at 10:23 am

    Levavam 15 pontos de avanço. Se o senhor Pinto da Costa vier invocar este exemplo, e mais uma prova de falta de seriedade.

  • TBL
    Posted Maio 16, 2020 at 12:59 am

    Vejo muita gente a falar de Portugal como se fosse um vergonhoso caso único na Europa. Até ver, só temos 4 ligas encerradas, apenas uma das quais fazendo parte do Big 5. Portanto, Portugal até está na linha da maioria e das principais ligas europeias.

    Se é ou não a melhor decisão, isso é outra questão… O meu grande receio é que se retome a liga e, ao fim de algumas jornadas, deixe de haver condições para seja concluída. Ferirá (ainda mais) de morte a presente época.

    No entanto, e voltando ao tema, por coincidência ou não (creio que não), nas 2 ligas em que o primeiro ia destacado na classificação optou-se por atribuir o título; na Holanda e no Chipre, que tinham dois clubes empatados no primeiro lugar, não há campeão. Ou seja, seguindo a mesma lógica, dir-se-á que, no caso de uma não retoma generalizada, de entre os principais campeonatos que ainda não foram terminados, só a Premier League teria possibilidade de declarar um campeão.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Maio 16, 2020 at 12:57 am

    É tudo uma questão de razoabilidade. Havendo distâncias grandes, um título atribuído deste modo acaba por se tornar consensual com o tempo. Não havendo distâncias grandes, vai ser sempre considerado um título falso.

  • thiago97
    Posted Maio 15, 2020 at 11:47 pm

    Em Portugal é urgente a ver jogos para alguns clubes que estão desesperados porque a TV vai cortar o investimento

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 15, 2020 at 10:50 pm

    Se o Porto estivesse aqui com 15 pontos de avanço até eu lhes dava as faixas de campeão.

    Mas não há comparação.

    O Porto ganhou os dois confrontos e tem um ponto de vantagem.

    O Benfica tem ligeiramente melhor plantel e melhor onze.. É o melhor ataque, melhor defesa, melhor goal average, passou quase 80% dos jogos na liderança, campeão de Inverno…

    Enfim, mais equilibrado, só mesmo com pontuação igual. As duas equipes estão a jogar mal, não há uma que esteja a jogar consistentemente, que esteja a praticar bom futebol… Tudo pode acontecer.

    Esta é a realidade que eu vejo e a maioria das pessoas acho que vai concordar. Portanto se houver um campeão nestas condições, será muito forçado ( pra ser simpático ) ..

  • Rui Oliveira
    Posted Maio 15, 2020 at 9:29 pm

    Corrijam-me se estiver errado, mas na Bélgica neste momento ter 15 pontos de avanço não dava direito a ser campeão, até porque a Bélgica depois do campeonato não tem o Play-Off para decidir o campeão? Eles la tem a fase regular e o Play-off final, ou estou enganado?

  • Gunnerz
    Posted Maio 15, 2020 at 9:11 pm

    Não se podendo jogar, concordo com a decisão.

  • DNowitzki
    Posted Maio 15, 2020 at 8:39 pm

    Volto a um dos meus pontos. Quando alguns recorrem ao argumento falacioso e demagógico dos coitados dos funcionários dos clubes e tal, depois são confrontados com estes casos e esse argumento estatela-se redondamente no chão, porque o foco está, como sempre esteve, não andemos para aqui a fingir, nos resultados desportivos.

    Com a sinceridade máxima, uma redundância, é-me absolutamente indiferente se concluem o campeonato, se atribuem o título ao Porto, se votam, se não votam. Todos sabemos que, qualquer que seja o desfecho desta «estória», não será respeitado o princípio base do desporto, porque nunca poderá sê-lo. Assim sendo, a nível desportivo, tanto me faz como me fez.

    É verdade que já só via praticamente os jogos do Benfica – e alguns com extrema dificuldade – e um ou outro do Barcelona – mas também aí já estava a desligar a ficha, tão mal se jogava -, além dos clássicos de Inglaterra, mas… tenho passado lindamente sem a bola e tudo o que lhe está associado.

    Ciclismo, com ou sem “doping” (desde que nunca parem a caçada aos infratores), sim, faz-me muita falta. O resto siga…

  • Kacal
    Posted Maio 15, 2020 at 6:45 pm

    A votação é uma boa ideia e a maioria votou sim ao Club Brugge campeão portanto é o que é, não há decisões totalmente justas e certas a não jogar o que falta do campeonato. Mas neste caso o Club Brugge era um campeão anunciado, era questão de tempo.

  • luismcaixinha
    Posted Maio 15, 2020 at 6:37 pm

    Completamente de acordo, se não se pode retomar, deve-se terminar o campeonato com as atuais classificações.

  • Claudio V.
    Posted Maio 15, 2020 at 6:29 pm

    Campeão até pode haver poucas polémica, agora promoverem uma descida é que é absurdo…

  • Bio
    Posted Maio 15, 2020 at 6:17 pm

    Eu não concordo nada com isto, mas em relação ao campeão já não existiam muitas dúvidas…

  • MuchoG
    Posted Maio 15, 2020 at 6:15 pm

    Torna-se mais fácil declarar campeão quando o Brugge está com 15 pontos de vantagem, o Waasland-Beveren é a equipa mais prejudicada visto que estava a 2 pontos da zona de permanência. Nestes casos certas equipas vão ser sempre prejudicadas, aconteceu o mesmo na Ligue 1 com as equipas que ainda estavam a lutar por lugares europeus.

    Em Portugal não sei se estou a ver isto acontecer, é um ambiente demasiado tóxico e tanto o primeiro lugar, terceiro lugar, quarto lugar e um lugar de despromoção estão em grande disputa. As equipas que estão atrás não devem querer declarar nada, claro que não sabemos o que se passa atrás dos bastidores e se calhar uma votação de clubes acabaria por declarar campeão mas seria difícil.

    A opção que me faz zero sentido e que já vi ser usada por adeptos do Porto é cancelar a época, não declarar campeão nem despromovidos mas os lugares contam à mesma para quem vai à Europa, logo o Porto iria direto à Champions que neste momento é muito mais importante que vencer o campeonato. Corrijam-me se estiver errado mas cancelar a época significa que o que aconteceu este ano não conta para nada, se não conta para declarar campeão ou despromover não pode contar para definir lugares europeus. Nem é por ser do Benfica porque mesmo se estivéssemos hoje em primeiro eu diria a mesma coisa.

    Cancelar a época mas usar a classificação atual para decidir quem vai à Europa seria uma decisão claramente a beneficiar um clube, ou se acaba a época e a classificação atual conta para tudo, joga-se tudo até ao fim ou cancela-se e usam-se a classificação do ano passado para definir lugares europeus.

    • Vespas
      Posted Maio 15, 2020 at 6:53 pm

      A classificação deste ano é injusta e a do ano passado é mais justa? Isso não faz sentido rigorosamente nenhum. A deste ano é injusta sim, e a do ano passado ainda mais (como é obvio). Parece mais lógico que numa decisão (hipotética) que será sempre injusta se vá pelo menos injusto. Ou então o Portimonense é que está quase a ir à Liga Europa e o SCP vai também como vencedor “deste ano” da taça. (Se não jogarmos a final anulamos tudo pela lógica).

      Contudo…Tanto o Porto como o Benfica têm bastantes probabilidades de ir à liga dos campeões. Em último caso, há um acordo em que o FC Porto vai à champions e caso o benfica não consiga, divide-se o dinheiro de entrada entre os dois. Isso não seria justo, porque a única justiça é acabar o campeonato, mas seria neutro.

      • Minha Pessoa
        Posted Maio 15, 2020 at 7:57 pm

        Sou Benfiquista e a opção de não haver campeão e a actual classificação contar para as provas europeias parece a opção mais sensata.
        Não há campeão pq o campeonato não chegou ao fim. Conta a actual classificação por ser a opção menos má.

    • mmv297
      Posted Maio 15, 2020 at 6:50 pm

      Já agora o Chipre e a Holanda terminaram o campeonato sem campeão mas com a classificação actual a contar para as competições europeias. Já não seria uma decisão inédita, portanto

    • Joao F
      Posted Maio 15, 2020 at 6:45 pm

      Apenas uma correção para dizer que o FC Porto ou qualquer outra equipa se ficar em segundo não irá diretamente para a fase de grupos da Champions, essa situação apenas se irá verificar na época 2021/2022, que será referente à classificação da época 2020/2021.
      De resto, e com todos os riscos que poderão estar associados, a única situação que do ponto de vista desportivo se pode dizer que é justa é jogar as jornadas até ao final. Qualquer outra decisão, pode ter os seus prós e os seus contras, mas nunca será justa.

    • mmv297
      Posted Maio 15, 2020 at 6:44 pm

      Sempre é mais justo atribuir campeão do que não atribuir campeão e contar a classificação da época passada… Isso seria ignorar 9 meses de campeonato, investimento e trabalho.

      Nenhum adepto do Porto defende o cancelamento do campeonato. Há quem defenda sim o encerramento do campeonato sem a atribuição de campeão, como aconteceu na II Liga. Duas coisas muito diferentes.

      Atribuir os lugares europeus de acordo com a classificação da época passada é o pior critério, porque já se jogou este ano. Basta perceber que nenhuma outra liga do mundo vai adoptar esse critério.

      • Marcio Ricardo
        Posted Maio 16, 2020 at 1:41 am

        A maior parte dos adeptos do Porto defende encerramento do campeonato e atribuição de campeão ao Porto.. Só não vê quem não quer.

  • Joao X
    Posted Maio 15, 2020 at 6:03 pm

    Absurdo.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 15, 2020 at 6:01 pm

    Mesmo com a votação é errado. O único princípio universalmente aceite era terminar o campeonato no campo, quando fosse possível. Vou-me rir se daqui a uns meses houver outra epidemia e de novo o futebol tiver de parar, vou ver o que se dirá por parte destes organismos que estão obcecados em não prejudicar uma época que ainda nem começou. Vamos andar nisto no futebol? Faz-se uma parte da época e depois encerra-se assim, sem se importar com a verdade desportiva?
    Palhaçada é o que isto é!
    Esperavam para ver como isto poderia retomar! Estão mesmo a merecer que na próxima época tudo pare de novo, cancelem-se contratos às ligas e os clubes avancem com processos contra eles pelos prejuízos! Fica o aviso!

    • LevonAronian
      Posted Maio 15, 2020 at 6:54 pm

      Recomeçarr os campeonatos porque os clubes precisam do dinheiro das transmissões e porque há o perigo de clubes levarem as ligas a tribunal até percebo, mas isso da verdade desportiva neste momento vale zero, pois por vários motivos, recomece-se quando recomeçar, essa está inevitavelmente adulterada

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 15, 2020 at 6:59 pm

        Mas recomeçando o campeonato e acabando-o é a única forma mais aproximada da verdade desportiva. Eu sei que não há uma verdade desportiva a 100% mas o mais próximo dela era recomeçar o campeonato e acabar. Agora pôr fim sem jogar tudo adultera totalmente o campeonato.

Deixa um comentário