Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica contrata avançado do Boavista

Jogador com muita qualidade técnica, que apesar de ser de 2000 foi convocado em 3 ocasiões por Jorge Simão.

O Benfica anunciou a contratação de Vasco Paciência, filho de Domingos, antigo treinador do Sporting e ponta-de-lança do FC Porto. O avançado, de 18 anos, chega proveniente do Boavista e vai evoluir nos contextos de Juniores, Sub-23 e equipa B, tendo assinado um contrato até 2023. Vasco fez parte da formação no FC Porto e estava desde o início desta época nos axadrezados.

39 Comentários

  • The Mo
    Posted Janeiro 24, 2019 at 2:57 pm

    É só mais um jogador que faz 90% da formação no Porto e acaba no slb.
    Se nos casos de André Gomes e João Félix eu nunca os vi jogar na formação do Porto ( conheci-os já enquanto jogadores do slb), no caso do Vasco eu vi-o jogar várias vezes no Porto, e posso dizer que era um jogar forte tecnicamente tal como o irmão mais velho e o Pai, mas que no seu escalão não se destacava dos demais, nem sequer era titular, o titular era o Leandro Campos (e bem na minha opinião) que agora está no Feirense.
    Apesar de tudo desejo-lhe sucesso na sua carreira, excepto quando jogar contra o Porto.
    É triste que o Porto se esteja a marimbar para a sua formação, é que se não houvesse talento eu até entendia, mas existe e muito, e não pode se pode continuar a desperdiçar talento.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 24, 2019 at 2:42 pm

    Que seja bem vindo!

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 24, 2019 at 2:01 pm

    O José gomes tambem era um fenomeno na formação. Marcava 300 golos por época e agora a jogar contra is seniores precisa de 300 chances para marcar um golo. Pouco a pouco vai descaindo para trás e começar a jogar nas Costas de um brasileiro qualquer vindo dos estaduais..

    Em Portugal não se sabe formar pontas de lança.

    Nunca souberam, não é agora que vão saber

  • Tim Cahill
    Posted Janeiro 24, 2019 at 1:38 pm

    Agora podia vir o outro filho do conceição. Vi um vídeo no YouTube (vale o que vale) e gostei muito

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 24, 2019 at 1:34 pm

    Pergunta sem rabos: o jogador é assim tão bom? Se é, porque o deixou sair o Porto? Ou isto é apenas para tentar chatear o da Costa?

    • Logen
      Posted Janeiro 24, 2019 at 1:54 pm

      Não vás por aí
      Félix e Gomes tb saíram do Porto

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 24, 2019 at 1:42 pm

      O Porto também deixou sair o André Gomes e o João Felix (e o Fabio Silva ate o recuperar). Podemos apenas concluir que os coordenadores da formação do Porto são extremamente incompetentes.

      • El Mago
        Posted Janeiro 24, 2019 at 2:30 pm

        O Fábio Silva não saiu do Porto. O jogador com 13 anos tinha só contrato de formação e através do seu padrinho Nuno Gomes, e de um contrato mais oneroso foi desviado para o Benfica. Voltou pelo seu portismo e porque o Porto deve ter abrido os cordões à bolsa. O caso é completamente diferente dos outros 2,o Fábio silva com 12 anos era o melhor jogador da equipa de infantis do Porto e ganhou vários prémios individuais em torneios de formação.

        • Sombras
          Posted Janeiro 24, 2019 at 7:20 pm

          O Fábio Silva voltou ao Porto porque o Porto lhe paga 6x mais do que o Benfica lhe ofereceu. E justamente, o erro foi do Benfica em deixar sair um talento assim. E também a juntar à saída do seu irmão para Itália.

        • Daniel Alves
          Posted Janeiro 24, 2019 at 3:44 pm

          Isso também pode ser verdade, mas o que ouvi foi que ele veio para o Benfica porque o irmao mais velho, o Jorge Silva, veio para o Benfica (também vindo do Porto) e o Fábio veio com ele. E que o Fábio só tinha regressado ao Porto porque o irmão saiu do Benfica para a Lazio e ele sendo portista decidiu voltar ao Porto.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 24, 2019 at 1:15 pm

    Não conheço muito bem o jogador e dado ser novo, é melhor esperar para ver.
    Apenas me questiono se não será demais talento, porque nesta idade devem jogar para crescer e se houver muitos talentos, o espaço escasseia.
    Por outro lado, a estratégia pode passar por fazer dos escalões mais novos uma forma de rentabilização, vendendo os jogadores que são bons mas sem nível para a equipa principal, por alguns milhões. A ideia é que venham e se não derem para a nível da equipa principal, sejam vendidos.
    Não gosto muito desta ideia, acho que pode ser problemática na formação.

    Mas não deixa de ser curioso o número de jogadores dos rivais que já conseguimos. O Benfica trabalha muito bem a formação, sim, sem dúvida, mas acredito que este Paciência seja portista como o pai. O que o move a ir para o Benfica quando poderia sonhar com a equipa principal do Porto?
    Acho que os nossos rivais estão a cometer erros na formação, o que aliado à boa gestão do Benfica, explica a hegemonia do Benfica nesta questão.

    • Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 24, 2019 at 4:03 pm

      Mas é exactamente esse o modelo perfeito para o futebol português. O Benfica está a aplicar isto já há anos. e é por isso que o LFV quer duplicar o CFC. formar muitos jogadores, saltar etapas, e alguns chegam à AA outros são vendidos por valores “engraçados” este é o modelo económico do Benfica.
      Dentro de pouco tempo, as maiores receitas regulares virão de alguns talentos vendidos sem que cheguem à AA, mas evitam vender as pérolas sem ser por valores que justifiquem a sua venda.

  • pdomingues
    Posted Janeiro 24, 2019 at 12:33 pm

    Irra tanto reforço para os Juniores, B, e Sub-23… Afinal queremos ser campeões em que escalão? Fedja continua sem alternativa, André Almeida contina a ser titular, o Sferovic tb.
    Mas levamos 3 dos Azuis e estamos todos contentes pq só não ganhamos pq o Arbitro não deixou… lol, Mas o golo q o Sferovic perdoou cara a cara com o redes, e o que o Félix desperdiçou na marca do penalty, isso não interessa…
    Continuo a achar que equipas como Porto ou Benfica, a disparidades dos orçamentos para os restantes são tão grandes que arbitragem são meras desculpas para os fracassos internos.

    • TheGolden
      Posted Janeiro 24, 2019 at 1:10 pm

      Enquanto o futebol, na sua essência, for 11 contra 11, não há or€amento$ que garantam o sucesso a 100%.

  • De Carvalho
    Posted Janeiro 24, 2019 at 12:17 pm

    Já não digo nada no que diz respeito a formação do nosso clube.

    Se algum dia tiver um filho com qualidade para ser jogador e tiver de escolher entre porto e benfica o destino dele é claro como a agua.
    É triste de dizer mas é a pura realidade

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:54 am

    Preocupa-me a quantidade de jogadores que estamos a deixar sair das camadas jovens. Principalmente quando são jovens com valor (como André Gomes, João Mário, João Félix, Vasco Paciência). Isto significa que ou os olheiros são péssimos a avaliar o potencial do jogador ou que outros interesses (empresários com o clube) se levantam para apenas com alguns serem renovados contrato. De qualquer forma, é mais um tiro no pé na estrutura do Porto!

    • Daniel Alves
      Posted Janeiro 24, 2019 at 3:46 pm

      O João Mário que joga no Inter? Ele não saiu do Porto porque os pais se mudaram para Lisboa?

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 24, 2019 at 4:10 pm

        Não sei a razão, mas sim, é esse o jogador. E mesmo que seja por essa razão, uma academia pode ter um jogador com os pais longe. Antigamente não era nada assim, em termos de academia, e os jogadores ficavam igual longe de casa (Ronaldo da Madeira, Moutinho do Algarve, etc).

        • Daniel Alves
          Posted Janeiro 24, 2019 at 6:48 pm

          É verdade. No caso do João Mário acho que foi a mãe que quis os filhos ao pé dela, e eles foram os 2 para o Sporting.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Janeiro 24, 2019 at 12:29 pm

      Concordo que as camadas jovens do Porto estão muito mal entregues atualmente, com uma péssima gestão de recursos e com vários exemplos gritantes como alguns dos que mencionaste.
      Agora o Vasco Paciência? Nunca se destacou dos demais e sempre foi mais conhecido por ser filho do Domingos e irmão do Gonçalo do que pelo seu futebol. Neste caso, não concordo que tenha sido um tiro no pé. O futuro o dirá!

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 24, 2019 at 2:27 pm

        Eu vou apenas dar um exemplo para provar uma parte do ponto de vista. Busquets era o suplente na equipa B do Barcelona até ser promovido e se tornar aquilo que é. Alguém ouviu falar do titular? E como este exemplo, devem haver mais. Ruben Neves aparece porque o Mikel se lesiona e o Omar Govea vai aos Jogos Olimpicos. Não é por não se destacar logo que tenha que ser decartado.
        No fundo concordamos é que estão muito mal entregues aquelas camadas jovens, seja em recrutamento, em observação, em treino, em manutenção dos jovens, etc.

      • hugo7
        Posted Janeiro 24, 2019 at 12:41 pm

        O Félix também não se destacava dos demais no FCP.

        • Fabio Rodrigues
          Posted Janeiro 24, 2019 at 1:37 pm

          O Vasco Paciência tem 18 anos. Tinha 17 quando saiu do FC Porto. Queres comparar o que jogavam o João Félix e o Vasco paciência com a mesma idade?
          O Vasco vai ser no máximo um jogador com qualidade semelhante ao irmão. O João Félix tem o mundo do futebol aos seus pés.

        • El Mago
          Posted Janeiro 24, 2019 at 12:56 pm

          O Félix não se destacava porque que era pequeno. O Vasco sempre foi grande, tem bons pés mas não chega. Olhem para o Fábio Silva e vejam o melhor projecto de PL desde Fernando Gomes.

          • Chico
            Posted Janeiro 24, 2019 at 1:37 pm

            Tal como eram André Silva ou Gonçalo Paciência? Calma… Tem muita qualidade e potencial, mas, tal como o irmão, parece ser um mercenário. E depois os jogadores com mais potencial da formação do Porto (Dalot e Neves) não se desenvolveram no plantel principal do Porto.

  • Al-Gharb
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:35 am

    A seguir é o filho do Fernando Couto?

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 24, 2019 at 1:09 pm

      O Fernando couto é benfiquista desde sempre e nunca o escondeu. Só teve hipótese de jogar no Porto, mas nunca escondeu que era do Benfica.

  • El Mago
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:31 am

    Vi-o jogar várias vezes e não sendo um mau jogador, antes pelo contrário, não vale uma perna do Fábio Silva, que sendo 2 anos mais novo já é diferenciado no escalão sub 19 e anda a passar a ferro as defesas da zona Norte. Fico preocupado sim é com os casos do Afonso Sousa e Francisco Conceição que ainda não assinaram e correm o risco de rumar a novas paragens.

    • hugo7
      Posted Janeiro 24, 2019 at 12:09 pm

      Não concordo. Fábio Silva não é tão refinado como Vasco Paciência. Tem outras coisas, como a capacidade de finalização, o ataque ao espaço vazio com bola ou sem bola, a agressividade e velocidade, mas tecnicamente Vasco é superior. É uma fotocópia do seu irmão mas com menos físico.

      • El Mago
        Posted Janeiro 24, 2019 at 12:17 pm

        Não concordo minimamente. O Fábio Silva joga um jogo muito mais combinativo e interligado com os médios que o rodeiam, tem uma técnica de finalização, capacidade em jogar ao primeiro toque muito mais refinada que o VP, e é 2 anos mais novo. Não se distingue nos sub 19 por ser um portento físico, mas sim pela maturidade do seu jogo invulgar para tão tenra idade. É o maior projecto de PL do futebol português, superior ao André silva/ Gonçalo Paciência/ Rui Pedro quando tinham a sua idade. Para mim que acompanho a formação do Porto só vi talento igual em Dalot e Rúben Neves.

        • MegaBadjeras
          Posted Janeiro 24, 2019 at 1:53 pm

          Tudo dito!

        • hugo7
          Posted Janeiro 24, 2019 at 12:46 pm

          Com idade juvenil Rui Pedro e André Silva estavam a ter igual rendimento ao atual Fábio Silva. Rui Pedro quando com a idade do Fábio nos juniores conseguiu ter mais impacto tecnicamente que o Fábio atual está a fazer. Agora é um autêntico flop. Dizer que Fábio é superior a esses jogadores é incógnito, mas dá mais 2 aninhos, deixa ver o que ele cresce fisicamente. Só acho que tecnicamente Fábio é inferior a Rui Pedro e Gonçalo e mesmo o Vasco. Mas claro que tem outras coisas como disse anteriormente. Temo que estejam a fazer dele algo que não é, por vezes este endeusamento prejudica. E eu, mais depressa endeusava o Rui Pedro do que o Fábio, pelas carateristicas de um e outro.

          • El Mago
            Posted Janeiro 24, 2019 at 1:17 pm

            Aliás o insuspeito Manuel Fernandes também reparou no potencial que tinha pela frente, enaltecendo o jogador.

          • El Mago
            Posted Janeiro 24, 2019 at 1:16 pm

            Completamente em desacordo, até pelas skills psicológicas. Vejo no Fábio um jogo mais abnegado e em prol da equipa que o Fábio. O Fábio já se destaca na Youth League, o Rui Pedro nunca foi determinante. O Rui Pedro teve uma época estrondosa nos sub 15, e outra nos sub 17, mas a partir dos sub 19 começou a estagnar e tornou-se um jogador pedante cheio de vedetismo. O Fábio É um 9 completo, pode jogar sozinho, pode jogar com outro avançado ao lado, tem técnica, é combinativo, muito inteligente nas movimentações com bola e sem ela, aguenta cargas de centrais muito mais velhos, tem cheiro e frieza a finalizar. Só tem de melhorar o jogo de cabeça, mas é um pacote completo. Quanto ao André silva só jogou sub 19 quando era sub 19, e destacou-se mais pela potência física aliada a boa técnica. Excelente jogador mas o Fábio é um predestinado da posição, tal como o Félix é na posição de segundo avançado.

            • hugo7
              Posted Janeiro 24, 2019 at 2:29 pm

              Não te esqueças que estamos a comparar um e outro com a mesma idade. Estão a fazer trajetos algo idênticos mas analisando o potencial acho o Rui superior tecnicamente, mas em competitividade o Fábio é superior. Mas daqui a 2 anos é que podemos voltar a fazer as comparações. Porque o Rui brilhou e muito até aos 18 anos, é bom não esquecer. E o Fábio só tem 16 anos. Por vezes o futebol tem memória curta.

            • hugo7
              Posted Janeiro 24, 2019 at 2:26 pm

              O Rui Pedro nunca foi determinante na youth League? Não devemos ter visto a mesma competição. Tudo o que disseste do Fábio o Rui Pedro também tinha e também o fazia exceptuando a sua última época de juniores em que estagnou. Mas ele com a idade do Fábio mostrava mais atributos técnicos (aliás o Rui até começou a 10 no Porto, não é por acaso). Tabelava com os colegas, tinha potência, habilidade no um para um e em finalização era finíssimo. O Fábio apesar de tudo é mais intenso mas em talento puro o Rui é melhor tal como o Gonçalo.

            • MegaBadjeras
              Posted Janeiro 24, 2019 at 1:56 pm

              Novamente tudo dito!

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:04 am

    Bela contratação, faltava-nos um avançado português promissor nas nossas fileiras, porque o Zé Gomes tem desiludido e o Saponjic deveria ser emprestado porque não tem motivação nenhuma (o mesmo que aconteceu com o Jovic).

Deixa um comentário