Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica volta a emprestar Salvador Agra

Nunca vai fazer um minuto pelas águias, a dúvida é perceber se estes empréstimos vão dar um retorno financeiro que compense este tipo de aquisições.

O Benfica cedeu Salvador Agra ao Cádiz, da II Liga espanhola, para a temporada 2018-19. O extremo de 26 anos foi contratado ao Nacional há um ano, mas dividiu a época entre Desp. Aves (onde fez 22 jogos e 3 golos) e Granada (não marcou nos 14 encontros que participou). Agra é assim o 6.º reforço da formação do sul de Espanha, depois de David Barco, Carmona, Matos, Aketxe e Karim Azamoum.

VM
Author: VM

34 Comentários

  • Kacal
    Posted Julho 20, 2018 at 1:27 pm

    Um jogador que tem como “arma” a velocidade. De resto, não é nada de mais mas numa equipa mais modesta e que jogue em contra-ataque, pode ser útil. Não sei se será o caso do Cádiz, mas acredito que sim. Acho que podia ter tido mais oportunidades no Benfica… como DD! Como extremo nunca passou, nem passará, de razoável mas como DD podia ter evoluído para outro nível caso se adaptasse bem e fosse trabalhado. Tem muita velocidade, é baixo mas robusto e sobe bem no terreno em desmarcação e profundidade, tecnicamente não é nenhum “cepo” e nem cruza mal, aprendendo as noções tácticas e defensivas da posição podia ter corrido bem. Ele chegou ao Benfica com 24 anos, ia a tempo de o fazer.

    • RuiCosta10
      Posted Julho 20, 2018 at 5:01 pm

      Também não era com RV que ia ganhar essas noções. Mas talvez desse bom resultado, apesar de ser baixo para defesa.

      • Kacal
        Posted Julho 20, 2018 at 11:40 pm

        Talvez, mas o RV também potenciou alguns jovens da formação, não é tão mau como pintam. É baixo, mas é robusto e nem todos os laterais são altos,aliás, os melhores do Mundo não são tão altos assim. Carvajal tem 1.73m e o Kimmich 1.76, por exemplo. É verdade que o Agra tem 1.66m apenas, mas os outros dois não são altos também.

  • Rambo13
    Posted Julho 20, 2018 at 1:44 pm

    Neste momento só faltam 17 jogadores serem colocados.

    Não é mau de todo, mas este seria um jogador que com Lisandro deveriam ser usados na compra de Gabriel (5M + dois jogadores)

  • Francisco Rocha
    Posted Julho 20, 2018 at 1:59 pm

    Menos um…

  • Knox_oTal
    Posted Julho 20, 2018 at 2:15 pm

    Enfim… para mim é triste estas situações! O Benfica mete-se em negócios pouco claros, com jogadores que não são mais valias desportivas e muito dificilmente serão financeiras, e ao mesmo tempo contribui-se drasticamente para a perda de competitividade e qualidade na Liga, pois o Agra por exemplo seria figura de cartaz de qualquer equipa excepto o top-4 mais Vitória (minhoto) e Rio Ave talvez. Mas se calhar é isso que o Benfica pretende, tal como os outros dois eucaliptos do nosso futebol, o que é realmente triste. E a Liga vê a banda passar e nada se faz e estes negócios no mínimo confusos na maior parte das vezes continuam e proliferam.

    Da parte dos jogadores, que também são responsáveis nisto, as coisas são ainda assim mais desculpáveis pois passam a ganhar melhor e a ter melhor qualidade de vida, embora o façam em detrimento de uma carreira desportiva de maior relevo na Liga portuguesa, mesmo que em equipas de menor nomeada. Mas pronto, é uma escolha… legítimo portanto! O Agra por exemplo prefere andar perdido nas equipas da segunda divisão espanhola a ser destaque num Nacional ou num Boavista… são escolhas!

    Saudações Desportivas

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 20, 2018 at 2:16 pm

    Estes é que deviam ser cedidos definitivamente. Ainda falta muitos para despachar e alguns para emprestar cuidadosamente (Svillar (?), Ferro, Keaton e Willock)

    • Francisco Torgal
      Posted Julho 20, 2018 at 2:46 pm

      Preferia que fosse o Varela emprestado porque prefiro o Svillar no banco. Mas para ganhar ritmo de jogo preferia o Svillar a rodar numa equipa de Primeira Liga.

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 20, 2018 at 2:39 pm

    Não sou adepto a 100% desta política do Benfica mas, não entendo as críticas por completo.
    O jogador na altura estava num clube onde recebia pouco. O Benfica abordou-o e ofereceu-lhe contrato (quase de certeza sem garantias de jogar ou com promessa de ser emprestado) muito melhor que lhe permitiria ter uma boa vida financeira e o jogador de livre vontade aceitou. Resultado: o Benfica tem um ativo a valorizar e o jogador, não jogando no Benfica joga num clube de dimensão semelhante ou maior aos que costuma jogar mas a receber muito mais. Isto acontece com todos e, do ponto de vista de carreira e humano para jogadores deste “calibre” são escolhas que fazem sentido. Do ponto de vista do monopólio do futebol por parte dos “grandes” sim parece muito obscuro pegar nos jogadores e colocá-los nas equipas de Primeira Liga de modo a fragilizar os elencos nos confrontos diretos mas, a decisão é do jogador e dos clubes.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 20, 2018 at 3:05 pm

    A sorte destes jogadores do Benfica é não enjoarem, porque a andarem desta forma no carrocel iam muita vez ao gregório…

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 20, 2018 at 5:10 pm

    Vejo tantas críticas a esta forma de actuar do Benfica…

    Acham mesmo que, se isto não estivesse a ter algum impacto positivo nas contas do clube, o Benfica ainda andaria com esta política?

    Acham que é tudo negociatas entre agentes? O agente do Salvador Agra é o famosíssimo e importantíssimo Bruno Carvalho da Team of Future… O Benfica precisa de fazer negócios com este tipo? O que é que o Bruno Carvalho da Team of Future pode, possivelmente, oferecer ao clube!?

    Isto é negócio. Ponto.

    O Benfica tem um activo com “algum” potencial e coloca-o a rodar em clubes em que o jogador poderá ter impacto. Os custos salariais são suportados pelo novo clube que pode ainda pagar mesmo pelo empréstimo do jogador.

    Se o jogador valorizar, o Benfica realiza o encaixe e a respectiva mais-valia, já que o custo de aquisição do passe é, geralmente, bastante reduzido. Se não valorizar, os custos foram maioritariamente suportados por terceiros.

    Qual é mesmo aquele grandíssimo problema que tanta gente vê com isto?

    Aumenta-se o valor do activo, os custos permanecem praticamente inalterados e ainda tem a perspectiva futura de fazer um bom encaixe com alguns deles.

    Da parte do jogador, passa a pertencer ao clube de maior dimensão do país; vai ver a sua vida substancialmente melhorada com salários mais atractivos e, muitas vezes, se tiverem potencial para tal, podem ter o privilégio de jogar numa divisão de nível superior à da Liga Portuguesa.

    A única coisa que pode ser apontada nestes casos é que estes clubes enfraquecem os restantes emblemas da nossa Liga ao adquirir os passes destes jogadores. Ainda assim, mesmo que o jogador custe “2 tostões” ao Benfica, esses mesmos tostões podem fazer toda a diferença na vida de um clube mais pequeno.

    • Rambo13
      Posted Julho 20, 2018 at 6:33 pm

      Aplausos para este comentário!

      Eticamente nao é correcto, do ponto de vista “business project” é claramente vantajoso!

    • FabioElChapoN
      Posted Julho 20, 2018 at 7:31 pm

      Excelente comentário, parabéns.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 20, 2018 at 7:38 pm

      Muito bem explicado, sendo que neste caso, o jogador, segundo li, até foi para o Benfica para liquidar uma dívida do Nacional.

    • O Patrao
      Posted Julho 20, 2018 at 7:58 pm

      Muito bem!

      Folgo em saber que, apesar de em minoria, se percebe de negócios e do aproveitamento que este tipo de situações com pouco custo pode trazer.

      Saudações!

    • Knox_oTal
      Posted Julho 20, 2018 at 8:06 pm

      Eu percebo o raciocínio e explicaste de forma bastante eloquente. E obviamente que este tipo de negócios acaba por dar lucro. Mas tenho 3 “pequenos” problemas que me fazem não concordar com este carrossel.

      1) Lucro – mas será assim um lucro tão significativo que valha o retorno negativo que estes negócios implica, desde já suspeição, chacota e crítica?!? Fica a dúvida! Por época, com este tipo específico de jogador do carrossel (não incluo Carrillo ou Talisca pois esses são casos diferentes), no global o Benfica fará quanto? Eu não, mas fazendo uma estimativa deverá ser 2/3 M acumulados entre todos, se calhar é um pouco menos ou mais. E eu pergunto a credibilidade do clube vale só isto? Este dinheiro faz alguma diferença significativa na vida desportiva do clube? Tenho dúvidas!

      2) Jogadores – outro dos problemas que isto me levanta é a forma como são tratados os jogadores. Ok, obviamente é uma escolha, passam a ganhar mais, terão melhor qualidade de vida. Mas muitos deles deitam as ambições desportivas ao lixo basicamente, e a minha grande questão quanto a isto é a seguinte: estes jogadores não serão eles próprios pressionados e coagidos a assinar e entrar nestes “circos”. Pelos clubes, pelos empresários… gostava de saber. Mas como jogador que opina ou se expressa é tabu em Portugal, são tipo bonecos de matraquilho, parte-se do princípio que pondo-se dinheiro tens o controlo absoluto do jogador. Gostava mesmo de saber se todos os jogadores que entram nestes esquemas, sabendo que NUNCA jogarão pelo Benfica e que NUNCA houve um interesse desportiva na base da sua contratação, assinam de bom agrado!

      3) Liga. O pior de tudo para mim, o Benfica contribui largamente para o empobrecimento da competição em que participa. Isso é de uma estupidez e pequenez difícil de superar, claro que não é o único, mas é de quem estamos a falar. E a médio/prazo este baixo nível de competitividade e qualidade média da Liga vai se fazer sentir no próprio Benfica. Pois é como dizes e bem, os Grandes andam a alimentar os pequenos com tostões, convencidos que do alto do seu pedestal incontestável isso não os afecta, bem veremos dentro de alguns anos quando o sistema quebrar de vez e ficarmos com uma liga definitivamente periférica (se é que já não é). E longe de pensar em soluções em que todos possam lucrar a sério e que a Liga possa crescer como um todo, porque estes negócios fantásticos dão os tais 2/3 M a ganhar e assim é mais fácil fazer Pentas e Tetras. Enfim, é pequenino quanto a mim e o MEU Benfica não devia ser pequenino.

      Conclusão: o balanço é claramente negativo na minha opinião, especialmente a longo prazo, se medirmos os prós e os contras desta estratégia – vamos chamar assim.

      Saudações Desportivas

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Julho 20, 2018 at 8:47 pm

        1. 2/3M época não é pouco se pensarmos que dá para pagar um Ferreyra ou um Jonas; A suposta chacota vem dos que já sabemos; têm mais telhados de vidro e as vezes até tentaram só que a visibilidade dada pelo Benfica é maior e levaram nega. Eu com isso nem me chateio.
        2 – De acordo contigo; é o senão que eu também levanto;
        3 – Não creio que seja o Benfica ou outro clube que seja a enfraquecer a liga, pelo contrário mtas vezes mantém por cá alguns com razoável potencial que de outra forma rumariam ao Chipre, Roménia ou Polonia. Se os clubes da liga tiverem interesse nesses jogadores creio que SLB, FCP, SCP ou Braga emprestavam cá dentro. Se não houve interesse dos mais “pequenos” esses jogadores de uma ou outra forma não estariam na primeira liga…

        • Knox_oTal
          Posted Julho 20, 2018 at 9:18 pm

          Portanto a credibilidade do clube vale 3M? Está a um preço porreiro! E os Grandes afinal até são benfeitores que têm assegurado os interesses da Liga e dos mais pequenos… folgo em saber! E de certeza que nenhum clube da I Liga estaria interessado no Amaral, e se realmente não havia interessados dá no mínimo que pensar!

          Bem concordamos em discordar portanto!

      • Manchester Is Red
        Posted Julho 20, 2018 at 9:17 pm

        1) Lucro: esta questão faz parte da realidade de qualquer empresa. O Benfica faz um investimento na perspectiva de obter retorno com o mesmo. Estes acabam, quase sempre, por dar lucro e umas vezes podem ser bastante interessantes, noutras nem tanto. 1M€ ou 2M€ aqui e ali ajudam a suportar a folha salarial da equipa principal do Benfica;

        2) Jogadores: eu penso que os jogadores sabem muito bem ao que vão e sinceramente gosto de ser mais optimista neste aspecto. Olha o exemplo do Daniel Candeias: andava perdido na I Liga a jogar durante anos no Nacional. Chega ao Benfica e entretanto tem a oportunidade de jogar na Bundesliga, La Liga e Ligue 1 num curto espaço de tempo. Mas claro que ter algum tipo de talento ajuda sempre :)

        3) Concordo de certa forma com este ponto. Aliás, no meu comentário inicial mencionei que poderá não ser muito “ético” mas relembro que estes jogadores, muitas vezes, não saem a custo zero e o valor da contratação dos mesmos pode fazer TODA a diferença no orçamento de um clube mais pequeno.

        O futebol evoluiu e a Benfica SAD é efectivamente um negócio como qualquer outro.

        Desde que continue a haver futebol e outras modalidades não me faz muita comichão que se continue com este “modus operandi”.

        ;)

        • Knox_oTal
          Posted Julho 20, 2018 at 9:52 pm

          Candeias e Marçal são excepções nestes casos, mas de longe! Os contras continuam a suplantar os prós na minha opinião! E futebol em Portugal haverá sempre não te preocupes, mas com que qualidade e reputação isso é que vamos ver…

          Termino igualmente com um… concordamos em discordar portanto!

          • Rambo13
            Posted Julho 20, 2018 at 11:28 pm

            Não foi só o Candeias e o Marçal.

            Foi o Cafu (ex-Guimaraes), o Mika (ex-Boavista), Rui Fonte, Mukhtar, Fabio Cardoso, Rebocho, Deyverson, Roderick, Pelé…

            Assim só de cabeça ainda são uns quantos.

            Jogadores que andaram emprestados ou foram dados/trocados que renderam nesses clubes e deram lucro ao Benfica.

            Depois tens outros casos bem mais graves que podemos questionar. Como Vera, Derley, Celis, Vitor Andrade, Airton …

            Só aqui tão quase 20M em entulho que nada rentabilizou

    • JFR
      Posted Julho 20, 2018 at 8:17 pm

      Como se aumenta o valor do Activo com jogadores contratados a custo zero?

      • Manchester Is Red
        Posted Julho 20, 2018 at 9:09 pm

        Nem todos chegam a custo zero.

        Ainda assim, a matéria da valorização do activo “jogador” tem muito que se lhe diga.

        • JFR
          Posted Julho 21, 2018 at 2:57 am

          Certo, mas creio que estará a sobrevalorizar o impacto destes jogadores no Balanço (Agra, Patrick, Candeias, etc).

          Além de que só so segundo ou terceiro empréstimo é que os jogadores saem para Clubes Capa zest de suportar todo o salário e aqui, a SAD estará invariavelmente a aumentar o seu investimento na esperança de uma saída com lucro.

          São demasiados investimentos e tão baixa taxa de sucesso (que eu conheça) que leva as pessoas a duvidar da insistência nesta estratégia de contratação.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 20, 2018 at 8:33 pm

      Exatamente, de resto disse o mesmo no post sobre o João Amaral, ressalvando apenas que se podia questionar a parte humana; mas isso são outros quinhentos porque aqui o que está em caisa é a parte empresarial.

    • FilipeA
      Posted Julho 20, 2018 at 8:34 pm

      Ninguem aqui pode afirmar se estes negócios dão ou não lucro. O Benfica não publica os custos das comissões individualmente por jogador e muitas vezes não é comunicado quem paga os salários e quais percentagens. Ainda hoje no post sobre o empréstimo do Carrillo andavam a dizer que o jogador estava pago. Pois, só que não está. Isto só do ponto de vista económico, pois como se tem lido, estes carroceis envolvem questões muito mais abrangentes.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Julho 20, 2018 at 8:53 pm

        Boa questão: se as pessoas não sabem se dá lucro ou não poeque vêm criticar sem saber? Do post do Carrillo como é que sabes que não está? É que hoje em dia toda a gente diz “sei de fonte segura”… Atenção que eu penso por mim e não sou Vieirista ou quem quer que seja. Também critiquei o planeamento da época passada por exemplo.

        • FilipeA
          Posted Julho 20, 2018 at 10:57 pm

          O Carrillo usei como exemplo por até ser dos poucos que o Benfica comunicou tudo certinho e que já li várias vezes que está pago. No entanto, foram 6,6M entre prémios e comissões. O salário li que eram 4M brutos (honestamente não me recordo se foi de comunicado do Benfica).

          Isto, no final do primeiro ano deu 10,6M. O Watford deu 1M e o Al-Hilal 3M pelos empréstimos. Ainda falta um “bocadinho” para estar pago. É apenas um exemplo, pois como disse, lê-se muito que os negócios x e y estão pagos ou que compensa, mas números oficiais a comprovar há pouco.

    • Vespas
      Posted Julho 20, 2018 at 10:39 pm

      Sim, é exatamente isso, só que há algo que não bate certo. O Aves não paga o que o Benfica paga por isso parte do salário, provavelmente a maior fatia foi o benfica que pagou.

      Se o jogador é bom e jogou em Espanha e Itália qualquer clube destes países pode oferecer o que o benfica oferece mas ele assinou pelo benfica, mesmo sabendo que isto lhe ia acontecer, ou seja, o benfica fez ainda uma proposta superior.

      Há casos em que isto dá de facto dinheiro aos clubes, o Porto fez o mesmo com o Sami e o Zé manel. Basicamente o segredo deste negócio é emprestar para fora. Cá dentro é tudo prejuizo e a maioria dos empréstimos deste género…são para Portugal (logo o modelo de negócio é na realidade mau).

      Contem os jogadores que conseguem os clubes a custo zero deste género, a maioria fica em Portugal (prejuízo).

      Só não vê quem não quer.

  • Mantorras
    Posted Julho 21, 2018 at 11:18 am

    Sim o Benfica faz este tipo de operações de comprar barato jogadores medianos para com nome Benfica por trás os valorizar e ir emprestando, basta um empréstimo correr melhor para sair por lucro que bate 10x o valor gasto já que são residuais. Reputam os empresários que passam a ter jogadores em carteira no Benfica e depois favores com favores se pagam, chama-se bons relacionamentos, além de que há jogadores em carteira para as emergências.

    Agora não se esqueçam que o Salvador foi escolhido para pagamentos da dívida do Nacional, não foi bem “uma dessas contratações”. Este, não é mais um desses casos.

  • gigbola
    Posted Julho 21, 2018 at 12:53 pm

    Está juventude é toda tapada. Não conseguem ver mais além que o benefício do seu clube em detrimento de tudo o resto, e quando conseguem tornam isto numa bela fantasia.
    Com uma mão se dá com duas se tira.
    Um exemplo, para eleger os representantes da liga, para aprovar novas normas, todos os clubes tem de votar, é aqui que pode-se aplicar o provérbio acima referido. Interesses só interesses.
    Se o dinheiro que os clubes recebem da TV fossem distribuídos de forma equitativa, sim teríamos um campeonato mais competitivo. Quero lá saber dos adeptos que não concordam…….a continuar assim dentro de anos veremos o nosso campeão a lutar nas pré-eliminatorias para a liga europa

Deixa um comentário