Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica vende João Félix ao Atlético por 126 ME

Que bomba! Fica a dúvida se sai no melhor timing (ainda só tem uma época como sénior), se o Atlético é o melhor destino, ou como é que vai lidar com a pressão de passar a ser o “Sr. 126 ME”, mas ignorando essa futurologia isto é uma das transferências mais bombásticas na história do futebol. Os números são do outro Mundo, mesmo para este mercado inflacionado (ainda se vê muitos jogadores interessantes a serem vendidos por verbas inferiores a 50 ME), e o impacto mediático que dá ao Benfica, por proporcionar uma venda destas, é incalculável. Veremos agora é como é que o campeão nacional vai potenciar este encaixe, já que perder Félix, que foi decisivo na reconquista, irá diminuir a qualidade do XI, o que obriga à contratação de um ou dois jogadores de topo.

Agora é oficial! O Benfica comunicou a transferência de João Félix para o Atlético Madrid por 126 milhões de euros. As águias acrescentam que vão receber 120 milhões com este negócio. O jovem, de 19 anos, deixa assim a Luz depois de ter estado apenas uma época na equipa principal, tendo somado 20 golos em 43 jogos. Comunicado do SL Benfica: “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com o Club Atlético de Madrid, SAD para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira pelo montante de € 126.000.000(cento e vinte seis milhões de euros). Mais se informa que o Club Atlético de Madrid, SAD pagará a pronto um valor de € 30.000.000 (trinta milhões de euros) e que a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes € 96.000.000 (noventa e seis milhões de euros), sendo os custos financeiros associados a esta operação de € 6.000.000 (seis milhões de euros). Desta forma, a Benfica SAD garante o recebimento do montante de € 120.000.000 (cento e vinte milhões de euros) no momento da transferência do jogador. Por último, de referir que os encargos com os serviços de intermediação relativos a esta transferência ascendem a € 12.000.000 (doze milhões de euros) e que o Club Atlético de Madrid, SAD será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado”.

139 Comentários

  • MiguelF
    Posted Julho 4, 2019 at 8:28 am

    Extraordinária venda do Benfica, se me dissessem, á 1-2 meses atrás , que Felix saía por 120 milhões não acreditava.

    Muito bem o Benfica a valorizar ao máximo um jogador das suas escolas, que com meia época excelente no campeonato português se torna a 4a transferência mais cara da história, a maior do campeonato português que, sinceramente, acho que tão rápido não será ultrapassada.

    Posso não ser benfiquista mas desejo toda a sorte do mundo a João Felix e espero que consiga vingar ao mais alto nível no Atlético, Portugal e a selecção agradecem pois o que não falta ao miúdo é qualidade.

    Saudações Desportistas

  • José S.
    Posted Julho 4, 2019 at 1:01 am

    Mais que anunciado, mais que feito!!
    Apenas dizer que são 12M em comissões e 6M para o banco pelo factoring.
    30M a pronto do atlético e 90 do banco.
    Supostamente são 108M que entram directamente nos cofres (já sem as comissões..), mas eu já vi uma notícia que estes 90M serão pagos às prestações. Não sei até que ponto é verdade.
    Qualquer das formas é uma excelente venda e um grande marketing conseguido que foi exprimido até ao máx, mesmo não concordando com a agressividade da venda, mas é negócio. O puto é bom e oxalá que singre.
    Cumprimentos

    • Miguel Carvalho
      Posted Julho 4, 2019 at 9:56 am

      Segundo o que ouvi ontem uma explicação, os únicos custos do Benfica serão aos empresários, por isso o lucro será os 108M e que entram tudo de uma vez…
      Mas estou como tu dizes, mesmo que fosse às prestações seria sempre uma grande venda.

      • José S.
        Posted Julho 4, 2019 at 10:32 am

        Nem mais Miguel.
        Não vale apena não olhar para o óbvio. Foi conseguido efectivamente uma grande venda, ultrapassando outros negócios.
        Outros tempos outras vontades também.
        Cumprimentos

        • Miguel Carvalho
          Posted Julho 4, 2019 at 2:11 pm

          E mais te digo, a partir de ontem mesmo o Sporting e Porto vão ser beneficiados indiretamente em futuras vendas, .. dificilmente vão sair mais Edersons a 40M, Hulk´s a 50 ou lá quanto foi.. tudo estará mais caro.

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 3, 2019 at 11:53 pm

    Também não se sabe (penso eu) quanto o empresário de Félix recebe neste negócio.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 3, 2019 at 11:31 pm

    Venda do século!

    E nem tão cedo vamos ver alguém da liga portuguesa a sair sequer por perto destes valores.

    Demostração de força do Benfica, demonstração do selo de qualidade da marca de formação do Seixal (um pouco como a mulher de César, não basta ser, tem que parecer…) e como bónus nem ao Porto vamos ter que entregar a fatia devida uma vez que é o Atletico a assumir.

    Desportivamente acho um erro contudo quer para o Benfica mas principalmente para o João que deveria crescer mais um ano na nossa liga e agora vai ter um fardo pesadissimo às costas de ter que assumir o estatuto num clube grande de uma liga top 5 e no pior destino possível para um jogador português conviver com a pressão (os espanhóis não vão perdoar um milímetro).

    Toda a sorte do mundo para o João e não fazendo eu parte da bipolarização tuga entre Real e Barcelona, será muito fácil torcer pelo Atleti daqui para a frente.

    • José S.
      Posted Julho 4, 2019 at 12:53 am

      Não sei… Fábio Silva tem tudo para ser o próximo…
      Pode não ser pelos mesmo valores, mas se evoluir como se espera pode dar um grande projecto. Tem a palavra a direcção do porto (e a aposta sustentada) que tem sido horrível nestes casos. Ao menos que se ajuste às circunstâncias. Se benfica aprendeu com o Porto no passado, o porto tem de aprender no presente.
      É isto.

  • LevonAronian
    Posted Julho 3, 2019 at 8:53 pm

    Ainda tenho dificuldades em acreditar que foi mesmo vendido pelos 120, negócio brutal por muito que gostasse de continuar a ver Felix a jogar pelo Benfica.
    Segundo melhor negócio da história do Benfica só atrás da venda de Roberto por 8M

  • Fernandes35
    Posted Julho 3, 2019 at 8:39 pm

    Falta referir que, com esta venda, a projecção do Benfica e da sua academia disparam o que irá sempre ajudar no aliciamento de jogadores no futuro.

  • Fernandes35
    Posted Julho 3, 2019 at 8:36 pm

    Fico triste em vê-lo partir mas é uma venda fantástica do Benfica.

    Agora era gastar algum no Olmo (sim, eu sei que é dificil) e com mais 30/40 milhões comprar um guarda-redes, um lateral direito e um avançado para jogar nas costas do RdT (como gostaria de ver Correa a brilhar em Portugal).

    O restante dinheiro da transferência e das restantes transferências iriam para o passivo e para renovações de Ferro e Grimaldo.

    • Sombras
      Posted Julho 3, 2019 at 9:07 pm

      Eu não quero nada que venha do Atlético tirando o pilim do Félix. Tudo o resto vem inflacionado e saímos sempre a perder (mesmo que mais tarde compense, vide Pizzi ou Jimenez).

  • Marcos
    Posted Julho 3, 2019 at 8:20 pm

    Alguém me sabe dizer se o Porto recebe algum, e se sim, quanto?

    Quanto à transferência, surreal. Maior transferência na história do futebol, parabéns ao Benfica. O fosso para o Porto vai continuar a aumentar.

  • PGDuarte
    Posted Julho 3, 2019 at 8:17 pm

    Parece-me que o pessoal que andou a ligar para o Atlético a tentar sabotar a transferencia, andou agora a criar perfis à pressa aqui no VM para vir aqui comentar.

    Quanto ao Joao, espero agora que cresca, que ajude na seleccao e que depois vá para um clube top-5 da europa.

    • Chico
      Posted Julho 3, 2019 at 8:31 pm

      O Atlético era um clube top 5 há uns anos e atualmente continua lá perto. São um clube top 7 (Liverpool, Man City, Bayern, Juventus, Real, Barça e Atleti) e com ambições de crescer. Espero que o Félix tenha sucesso e, apesar de não gostar do Atletico, não é preciso minorizá-los.

      • PGDuarte
        Posted Julho 3, 2019 at 8:36 pm

        Sim, claro! Concordo com o que dizes. Nao me expressei bem. Queria dizer clubes como RM, Barcelona, Bayern e o proprio Milan (que está muito longe do top 5, mas nao deixa de ser um historico, e que gostava de ver perto disso nos proximos 5 anos) ou Liverpool.

        Gosto muito do Atletico e dos ultimos anos, mas para mim, a nivel de historia nao esta ao nivel dos que disse. Acho que nao vou dizer uma estupidez, se disser que (tirando espanhois) enquanto miudos, sonhamos jogar neste tipo de clubes.

  • Kurt1904
    Posted Julho 3, 2019 at 8:17 pm

    O benfica acaba de vender um miudo que jogou meia duzia de meses na equipa principal do benfica por 120 milhões e há pessoas a queixar-se com a clausula. Há uns meses ele tinha clausula de 60 milhões, renovou e passou para 120 milhões, algum acordo deve ter sido feito.
    Os custos com o banco são pagos pelo atletico. Portanto o que querem mais?
    É uma das melhores vendas de sempre, e o benfica só tem que aproveitar.

  • coach407
    Posted Julho 3, 2019 at 8:11 pm

    Jorge Mendes acaba de se afirmar, de forma mais indiscutível, no top 3 de portugueses na história do futebol, juntamente com Cristiano Ronaldo e Eusébio.

    Façam uma estátua ao homem, que “besta” na sua profissão. É incrível a discrepância do nível de gestão que vemos nas equipas portuguesas a ele associadas (Benfica, Braga, Rio Ave e Famalicão) com as outras equipas.

    Não existe mesmo qualquer comparação naquilo que o Benfica é hoje com o FC Porto e o Sporting. A distância é simplesmente brutal. Não é brutal ainda nos resultados desportivos, mas é brutal em toda a máquina à volta disso. O LFV tornou-se um gestor de elite no futebol mundial. É incrível como ele anda há anos a reunir com os maiores empresários do Mundo em setores de atividade muito distintos do futebol para lhes fazer uma simples questão: como é que ele pode tornar o Benfica completamente sustentável, porque é que o Benfica não tem capacidade financeira para não vender os seus jogadores ainda e que estratégias ele deveria adotar para chegar a esse patamar. É verdade que o LFV é super ambicioso (qb sonhador) com os objetivos que tem para o Benfica. Se lhe perguntares “daqui a 10 anos o Benfica tem a dimensão do Atletico Madrid. Assinas?”, ele é muito capaz de dizer “Não. Tem de ser do nível do Real Madrid.”

    Ele aponta completamente para a Lua, mas a verdade é que tem desenvolvido e aprimorado uma estratégia e definido instrumentos operacionais para chegar mais perto desse patamar e para isso também tem a humildade de perceber que precisa de ouvir opiniões de pessoas completamente diferentes do Mundo todo, mesmo que seja um grande empresário de hóteis e não perceba de futebol. Não percebe de futebol, mas percebe de muitas coisas que podem ser óbvias mas ele não consegue ver por estar demasiado dentro do mundo do futebol, coisas que ele não questiona porque sempre foram assim e habituou-se a ver assim. Isto, obviamente, complementando com o benchmarking constante dentro do mundo de futebol. A própria Caixa Futebol Campus foi muito simples: ora, o Sporting acabou de ver a sua Academia eleita a melhor do Mundo e nós nem academia temos. Como é que eles fazem? Ok, vamos lá copiar tudo e aplicar melhorias que vemos noutros clubes de referência na formação, investir muito forte nos profissionais que vão trabalhar aqui, sport scientist, treinadores, máquina do Lab, tudo profissionais de topo, nem quero saber quanto custa, metam tudo de topo. E pronto, hoje é o que é. 10 anos depois do Sporting ter a melhor academia do Mundo e o Benfica nem ter… o Benfica vê a sua academia eleita a melhor do Mundo. Tiveram de reduzir custos noutros lados, mas toda a gente tem noção que o Félix chega para pagar isso tudo. A academia do Sporting não perdeu qualidade, está exatamente igual… e esse é que é o problema. Quem lá foi em 2005 ainda conhece bem aquilo tudo, até as pessoas são as mesmas. Parou no tempo e está a anos luz do CFC.

    Claro que depois há pessoas que desvalorizam tudo isto e ainda chamam mentiroso ao LFV porque disse que íamos ter a coluna vertebral da seleção e não é bem assim… ou que estamos 10 anos à frente dos outros, mas, apesar de estarmos claramente a dominar as competições nacionais há vários anos, o Porto não tem ficado propriamente a 20 pontos. Diz que só vende por 120M€ a pronto o Félix e, em vez de fazerem uma estátua ao LFV por ter recusado sentar-se à mesa por menos do que isso, estamos antes a criticá-los por ter pago 12M€ ao Jorge Mendes de comissão como se 108M€ fosse pouco (!). Daqui a alguns anos o Benfica vai às meias-finais da Champions e os adeptos vão reclamar porque, pela forma como o LFV falou, parecia que íamos ganhar a Champions e a golear os jogos todos.

    É óbvio que o LFV traça objetivos (e comunica-os) super ambiciosos, algo irrealistas, mas, normalmente, alguém que diz que quer ter média 20 e trabalha para ter média 20, provavelmente, não vai acabar com essa média, mas de certeza que não vai estar preocupado se vai passar de ano. Quase de certeza que vai ser dos melhores alunos da escola / faculdade, mesmo que “só” tenha média 18.

    O trabalho do LFV tem sido tão bom que, neste momento, os adeptos já nem pensam muito nas competições internas. Já não chega termos um plantel melhor que Porto ou Sporting. Atualmente, exigimos um plantel que dê para apanhar um Real Madrid e mostrarmos ao Mundo como é que os meninos do Seixal jogam à bola. Esta mentalidade dos adeptos do Benfica (parece impossível agradá-los nesta fase) diz muito do sucesso do LFV e restante estrutura.

    Não ignorando a importância do Jorge Mendes, esta venda do Félix é mais um passo importante na história do Benfica rumo a uma auto-sustentabilidade que o LFV acredita que está mesmo quase a atingir e que ainda há pouco tempo parecia algo completamente utópico.

    O LFV já é considerado um dos melhores presidentes do Mundo em todo o meio futebolístico… exceto em Portugal. Aqui preferimos andar com teorias da conspiração, corrupção e mais uns comentários de quem não faz a mínima ideia mas gosta de mandar bitaites.

    Só me resta aplaudir os dois homens que tornaram esta transferência histórica: Jorge Mendes e Luís Filipe Vieira. Ao primeiro pela forma como consegue que o Atletico Madrid confie nele quase de olhos fechados (confiança conquistada ao longo dos últimos largos anos, Jorge Mendes é um dos responsáveis pela incrível ascensão do Atletico) e ao segundo por todo o trabalho do Seixal e pela forma maluca como recusa sequer ouvir propostas de 100M€. Quase que podia ser acusado de gestão danosa por isso. Eu achei chocante, por exemplo. Na minha cabeça 100M€ pelo Félix já era completamente histórico. Nem sequer sentar-se à mesa?! Arriscou muito… e passou a gestão brilhante por conseguir mais 20M€ e transmitir uma mensagem muito forte ao resto do Mundo. Quando o Benfica pedir 120M€ por um jogador que mal jogou na equipa principal não é tanga, nem bluff negocial, é pagar e não bufar. E se o FC Porto tiver a receber algum mecanismo de solidariedade quem paga também são eles. Incrível.

    • Sombras
      Posted Julho 3, 2019 at 11:30 pm

      Se daqui a 2 anos (ou até te digo 5) virmos o Benfica nas meias finais da Champions, andando a ser campeão todos os anos (ou perdendo um em 5), a fazer boas prestações na Europa e a não vender barato os jogadores, prometo-te que nunca mais crítico o Vieira na vida. Até vou lá votar nele.

      Já agora, como justificas termos ficado com 3 avançados no plantel em Janeiro para jogar com 2, ou segurar o Rui Vitória depois do que aconteceu? E dizer que o Lage era solução de recurso enquanto convencia o JJ a voltar, também é gestão de topo?

      • coach407
        Posted Julho 4, 2019 at 12:24 am

        Estás a falar de decisões conjunturais de vender ou não um jogador, um treinador sair num momento ou 1/2 meses depois… eu estou a avaliar um trabalho estrutural de muitos anos. Isso não altera nada a dimensão e a estrutura que o Benfica tem, mesmo que o Benfica não fosse campeão por causa dessas decisões – que foi, tal como em 4 dos 5 anos anteriores, portanto alguma coisa foi bem feita.

        É óbvio que decisões conjunturais erradas teve muitas, como todos. Só não erra quem não está lá. Ele não adivinha. Falar depois é muito fácil. Ainda assim, não estou a dizer que essas duas coisas que referiste são exemplos de erros do Vieira já que o Benfica foi campeão e eu duvido muito que as saídas de Ferreyra e Castillo não tiveram a clara aprovação da equipa técnica. Dizer que o Vieira toma decisões sobre o plantel sozinho é esquisito. Ele é o homem de negócios, dizem-lhe quem deve contratar e ele vai lá e negoceia, ele escolhe as pessoas com quem trabalha. Os chefes de equipa. Neste caso o treinador e dá especial importância também ao capitão de equipa por querer estar por dentro daquilo que é a realidade do plantel no dia-a-dia. Tem um diretor desportivo e um treinador. Estes dois lideram equipas muito bem pagas para lhe dizer o que fazer com o plantel. O Vieira é muito inteligente. Ele já percebeu há muito tempo que só tem de escolher as pessoas certas e dar-lhes autonomia. Achas que ele acha que é melhor treinador que o Rui Vitória ou o Lage? Claro que não. Se tivesses a falar de decisões de jogadores com o estatuto de Jonas, Luisão ou assim até percebia ele “invadir” o trabalho do treinador. Agora para tomar decisões como emprestar ou não o Ferreyra? Nada indica que tenha sido uma decisão dele, da mesma forma que não foi uma decisão dele emprestar o Alfa, por exemplo.

        • Tsubasa
          Posted Julho 4, 2019 at 10:16 am

          Incrível as voltas que o Coach dá para desculpar 2 erros de completo amador do Vieira ao manter o Rui Vitória com base em luzes e mezinhas, e atacar a 2a metade da época em 4-4-2 com apenas 2 avançados + 1 lesionado crónico

          Isto é tudo menos de uma pessoa “muito Inteligente,”

          Em pleno século XXI é absurdo catalogar alguém de “muito inteligente” quando esse indivíduo baseia as suas decisões em luzes e visões do além, em detrimento de basear as suas decisões com base na ciência e dados probabilisticos

    • Dedezalez
      Posted Julho 3, 2019 at 11:13 pm

      Que excelente comentário Coach407

    • antonioSLB
      Posted Julho 3, 2019 at 10:54 pm

      Parabens por este comentario BRILHANTE!

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 3, 2019 at 9:20 pm

      A nossa mentalidade portuguesa e’ de gozar quando sonhamos alto. Se os outros la chegaram, porque e’ que nao conseguimos chegar la tambem? Nos portugueses e’ que achamos que temos de ser mais uns. LFV a querer ser como o Real Madrid esta a elevar a fasquia e a trabalhar para chegar la. Mesma coisa com as notas: se quiseres tirar um 18, tens de estudar para um 20.
      Excelente comentario

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 3, 2019 at 9:07 pm

      Só não concordo que tenham a hegemonia desportiva já, mas podem vir a ter. De resto é isso tudo.

      • coach407
        Posted Julho 3, 2019 at 10:58 pm

        Eu não disse que o Benfica tem a hegemonia desportiva. Aliás, fiz questão de frisar que o Benfica está a grande distância dos grandes rivais, exceto nos resultados desportivos.

        Já se pode falar numa superioridade do Benfica no futebol porque desde 2013/14, inclusive, o Benfica venceu 5 campeonatos em 6 possíveis, 2 Taças de Portugal, 3 Taças da Liga e 3 Supertaças, perfazendo um total de 13 títulos em 24 (4 competições internas x 6 épocas). Uma equipa que em 6 épocas vence mais de metade das competições existentes tem de ter superioridade.

        A título de comparação, o FC Porto no mesmo período venceu apenas 1 campeonato e 2 supertaças (as 2 únicas que o Benfica não disputou neste período).

        Já o Sporting venceu 5 troféus. 2 taças de Portugal, 2 Taças da Liga e 1 Supertaça (a tal contra o Benfica).

        Nota ainda para as Taças de Portugal vencidas pelo Desportivo das Aves e pelo SC Braga e ainda para a Taça da Liga vencida pelo Moreirense.

        Ainda assim, somando os títulos de FC Porto, Sporting, SC Braga, Moreirense e Aves ainda têm menos que o Benfica. Estamos a falar de 6 épocas. É um período relevante e não estou a contar só com os campeonatos, mas sim todas as competições internas.

        Mesmo assim, não referi que o Benfica tem uma hegemonia desportiva. Acho isso uma palavra muito forte. Existe uma superioridade, algum domínio. Hegemonia deixo para a Juventus, PSG ou Bayern. Equipas que é uma enorme surpresa se não forem campeãs. Em Portugal isso não existe por enquanto. Por melhor que seja o Benfica é difícil ganhar mais que os jogos quase todos portanto se o Sporting e o Porto continuarem a ter o número de pontos que têm tido é complicado falar em hegemonia, a distância nunca vai ser gigante. Até o Real Madrid era capaz de não ganhar uns 4/5 jogos. Já é suficiente para não ser campeão à vontade. Só é possível haver uma hegemonia dessas num campeonato onde se possa facilitar muito mais do que em Portugal. Aqui facilitas e ficas logo em 2°. Não há margem para ganhar tranquilamente, a menos que os rivais fiquem mais fracos (ou as outras equipas dêem mais luta). Se o Benfica quiser hegemonia vai ter de melhorar-se a si mesmo e ao resto do campeonato.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Julho 3, 2019 at 11:05 pm

          Sim mas acho que pode fazer algo como PSG, Bayern ou Juventus. Nem é pela questão da distância na Liga, mas juntar mais troféus num ano (fazer o poker nacional por exemplo como fez o JJ) e melhorar na Europa. Que existe superioridade concordo.

    • Red Punisher
      Posted Julho 3, 2019 at 9:04 pm

      Muito bom comentário Coach…teve quase nos 407M €..ehe!
      Será que LFV é assim tão mal visto em Portugal ou tu dás muita importância aos antis e pouca aos fiéis adeptos do nosso clube. É preciso separar as coisas.
      Não obstante, reitero que foi dos teus melhores comentários (de sempre) que colocaste aqui no VM, muitos parabéns! Não escreveria melhor…mesmo que opinasse em detalhes distintos.

      • coach407
        Posted Julho 3, 2019 at 11:01 pm

        Obrigado pelas palavras!

        Realmente levantaste uma boa questão. Os antis são sempre mais ruidosos portanto talvez tenhas razão. Estamos a falar de milhões de pessoas, não é impossível que a minha amostra seja muito pouco representativa. Foi um comentário com base no que leio e converso, vale o que vale. São umas dezenas de pessoas, pode perfeitamente ser uma amostra que não demonstra a realidade.

        • Red Punisher
          Posted Julho 3, 2019 at 11:14 pm

          Acredito que, se a cultura futebolística em Portugal não fosse “manda-abaixo”, Porto e Sporting poderiam e deveriam estar mais fortes e o nosso campeonato não fosse tão fraco. O Benfica deixou-se do “choro em leite derramado”, 100% às custas de LFV, mas sem Lage…esta venda não seria possível, basta juntar peças de um puzzle jovem, que estava solto.
          E sim, eu estou a criticar a má atitude do Porto e Sporting, não como anti, mas como apreciador de futebol. Se forem iguais, serão igualmente enormes, tal qual o Benfica o é no presente (e não o foi no passado, que, como se sabe, a hegemonia pertenceu ao Porto..)

          • coach407
            Posted Julho 4, 2019 at 3:20 am

            Não é só uma questão de atitude. É uma questão de conhecimento, saber gerir um clube, não chega trabalhares muitas horas para seres milionários. Tens de trabalhar bem. Até podes ser o maior cavalheiro do Mundo e só te preocupares com o teu clube. Não chega se depois geres mal o clube, mesmo tendo só boas intenções. É aí que o LFV tem investido. Quem fica surpreendido por durante os anos o Benfica vender jogadores por milhões e não reduzir o passivo não estavam era a perceber minimamente o que estava a acontecer porque o Benfica estava a investir milhões em todos os departamentos. A contratar profissionais de topo, com salários brutais, projetos megalómonos. O Vieira achou que isso era mais importante que gastar o dinheiro em jogadores. Agora é colher os resultados. É por isso que ele tem tanto carinho pelo Rui Vitória. Foi ele o homem que tornou todo o trabalho de anos do Vieira em realidade. O Benfica arriscou descer muito o orçamento e RV tratou de provar que era possível ser competitivo com a aposta na formação. Se hoje toda a gente vê que o LFV foi genial nos investimentos que fez desde 2006 sobretudo, numa boa parte é graças ao Rui Vitória que tornou esse sucesso mais óbvio e permitiu finalmente ao Vieira reduzir o passivo e começar a pensar em ter uma sustentabilidade financeira e em como poderia não vender jogadores.

            É verdade que se o Lage não metesse o Félix a jogar ele não seria vendido por 120M€, mas isto é o culminar de um trabalho de anos. Se não fosse LFV e o trabalho de Rui Vitória o Benfica nunca teria capacidade negocial para chegar aos 120M€. O Atletico Madrid ofereceria 50M€ e nós vendíamos a correr todos contentes pelo jeito que aquele dinheiro nos iria dar. Lage tem óbvio mérito, mas os 120M€ não são pelo Félix ter sido propriamente o melhor jogador do Mundo. O Di Maria ou o Matic mostraram bem mais em Portugal e saíram por valores ridículos à beira disto.

            E nem é só um trabalho de sustentabilidade financeira. Mesmo o próprio marketing internacional criado à volta do Félix é qualquer coisa de descomunal. Mas isso não há nenhuma dúvida que teve o forte dedo do Jorge Mendes. O Football Leaks já levantou suspeitas de potenciar a transferência do Mbappé através do controlo da imprensa internacional com notícias do forte interesse de imensos clubes e que estes estariam dispostos a pagar loucuras e tal. Esta do Félix foi parecida.

            Para fazer coisas assim é preciso muito mais que suor e boa vontade. É preciso ter muito conhecimento, muita profissionalização, conhecer os players certos… Não basta querer.

    • Joao X
      Posted Julho 3, 2019 at 9:04 pm

      Excelente.

    • Romeu Pinto
      Posted Julho 3, 2019 at 8:49 pm

      Que grande comentário Coach407 ??

  • Bruno Cunha
    Posted Julho 3, 2019 at 8:02 pm

    Falo do João Félix, que é um jogador que tem tudo para mostrar o seu potencial aos adeptos do Benfica, não apenas em Portugal mas também na Europa. É um menino que tem enorme qualidade,frieza e potencial muito grande com a bola nos pés.

    2 de Junho de 2017 Jonas apontava o seu sucessor. Curiosamente o aprendiz saiu primeiro que o mestre.

  • Elvaspatrimoniomundial
    Posted Julho 3, 2019 at 7:53 pm

    Ora bem, vamos lá ler o comunicado numa óptica financeira e empresarial:

    – O Atlético paga 30 Milhões de Euros ao SLB

    – O Benfica paga 12 Milhões de Euros ao J. Mendes, por um jogador que só saia pela cláusula (logo sem qualquer negociação). Ou seja pagamos 12 ME por nada.

    – O Banco empresta 96 Milhões de Euros ao SLB, incluindo 6 ME de Juros e outros custos da operação. (Atenção é o Banco que empresta ao Benfica, não ao Atlético de Madrid, nisto o comunicado é claro – “… a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes € 96.000.000…”)

    Resumindo e concluindo:

    – O Benfica encaixa 18.000.000€ limpos, hoje, pela venda do João Felix.

    – Faz um empréstimo Bancário de 96.000.000€, onde encaixa 90.000.000€

    – Se o Atlético de Madrid não pagar ao Benfica os 96.000.000€, o Benfica terá de Devolver 96.000.000€ ao Banco. (O Atlético não paga ao banco, paga ao Benfica, que foi quem fez a operação.

    E vamos ver se não compramos algum jogador ao Atlético de Madrid a um super preço…

    Se isto é vender pela cláusula e a pronto…

    Deveriam ser pedidas explicações à SAD do SLB, acerca desta operação.

    Só no futuro veremos o verdadeiro impacto desta venda nos relatório e contas.

    • Slayer666
      Posted Julho 3, 2019 at 9:14 pm

      em vez de fazeres tantas contas e quanto se lucra “liquido”, a comissão do Mendes e afins talvez não seria mal ideia teres lido primeiro o que significa a parte – a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes 96.000.000 – antes de publicares…mas pronto, é sempre mais fácil criticar sem sequer saber o que se critica ;)

    • coach407
      Posted Julho 3, 2019 at 8:43 pm

      Isto é factoring sem recurso. O Benfica paga 6M€ a uma instituição financeira para lhes dar 126M€ já e ir buscá-los ao Atletico Madrid a prazo, sem qualquer risco por ser “sem recurso”. Na prática, o Benfica recebe 120M€ e a instituição financeira cobra 126M€ ao Atletico Madrid.

      Contabilisticamente, não é considerado uma dívida bancária por parte do Benfica, o banco não tem qualquer direito a ir cobrar ao Benfica caso o Atletico Madrid não pague (daí ser “sem recurso”), o Benfica pode registar como se o Atletico tivesse pago, efetivamente, a pronto devido ao facto de ser completamente “intocável” e em nenhuma condição o Benfica tem de devolver um cêntimo, seja ao Atletico ou à instituição financeira.

      O negócio é muito claro: o Benfica recebe 120M€ a pronto e paga 12M€ ao Jorge Mendes (e mais uns quantos de impostos), o Atletico Madrid paga 126M€ em prestações e ainda os mecanismos de solidariedade (ao FC Porto). O Benfica não tem qualquer risco de crédito, é completamente nulo, não tem nada a ver com o facto do Atletico Madrid pagar ou não pagar, é completamente indiferente, até podem fechar o clube amanhã que nada acontece aos 120M€ do Benfica. Neste caso o risco está do lado da instituição financeira que recebe 6M€ por esse risco e pelo custo de oportunidade.

      • coach407
        Posted Julho 3, 2019 at 9:07 pm

        Obviamente, tem um erro no meu comentário uma vez que o Atletico Madrid assumiu 30M€ portanto a instituição paga os outros 90M€ e passa a ter o direito de cobrar 96 ao Atletico. Ainda assim, para o Benfica é exatamente igual. 120M€, zero risco.

    • kurt cobain
      Posted Julho 3, 2019 at 8:13 pm

      Falso.
      – O SLB encaixa 108M € limpos, hoje, pela venda do João Félix
      – por forma a encaixar esses 108€ limpos fez uma operação de factoring SEM RECURSO, ou seja,
      – se o Atl.Madrid faltar ao pagamento é a instituição financeira que fica a perder uma vez que o SLB fica sem qualquer obrigação de pagamento em relação a esta eventualidade.

      Por fim, concordo com a parte de não fazer sentido o pagamento de serviços de intermediação neste negócio que, ao contrário do que foi dito pelos dirigentes do SLB, apesar de ter sido feito pelo VALOR da cláusula, não foi efectuado o pagamento da cláusula, ou seja, o SLB vendeu porque quis.

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 3, 2019 at 8:05 pm

      Estive a investigar um pouco o que e’ o factoring sem recurso e pelo que percebi, se o Atletico nao pagar os 96 milhoes, o Benfica nao tem que devolver os 96 milhoes ao banco. Isto nao e uma Letra.

    • bmcrl
      Posted Julho 3, 2019 at 8:04 pm

      Acho que não percebeste bem a operação.

    • Capitao Nascimento
      Posted Julho 3, 2019 at 8:03 pm

      Isso de não haver qualquer tipo de negociação.. Acreditas mesmo nisso? Ou pensas que os negócios no futebol são simples? Achas que o JM só teve de apresentar a sua cara bonita para que o negócio se concretizasse? Muito provavelmente se o JM não estivesse envolvido o Atlético não chegaria a estes valores e etc… Raciocínio sem cabimento.

  • Zamorano
    Posted Julho 3, 2019 at 7:49 pm

    Mixed feelings: é uma venda irrecusável, mas perde-se um craque que seria essencial para reconquistar o tal estatuto europeu. Boa sorte, miúdo!

  • TruthHurts
    Posted Julho 3, 2019 at 7:44 pm

    FLOP! Deveria ter ficado no benfica. Vai ser tal e qual como o Renato Sanches. Daqui a uns anos ja nao se vai ouvir falar dele.

    • Frickelz
      Posted Julho 3, 2019 at 8:14 pm

      Nem sei caraterizar se isto é ironia ou só mesmo doença

    • Francisco Torgal
      Posted Julho 3, 2019 at 7:51 pm

      Com os rivais sempre a falar no Renato Sanches para descredibilizar os miúdos do Seixal não sei onde foste buscar o “ja nao se vai ouvir falar dele”.

      • bmcrl
        Posted Julho 3, 2019 at 8:09 pm

        É ridículo. E ir ao reddit ler comentários de users com a flair de outros clubes portugueses a dizerem que os miúdos que saem do Benfica são todos overrated? É olhar para Oblak, Ederson, Semedo, Cancelo, Bernardo, e Guedes. E ainda poderia falar de Lindelof, que na época transata esteve a bom nível, André Gomes que já fez excelentes épocas no Valência e no Liverpool. Renato tem estado mal desde que saiu, mas tem 21 anos, venceu o golden boy e o prémio de melhor jovem do Europeu depois de ter saído do Benfica, e do que leio os próprios adeptos do Bayern continuam a reconhecer-lhe potencial.
        Félix é um craque e tem tudo para vir a ser de topo mundial.

      • E o que temos
        Posted Julho 3, 2019 at 7:55 pm

        Como se falar de um miudo que foi golden boy e ainda só tem 21 anos (muito a tempo de fazer alguma coisa no futebol) descredibiliza se alguma coisa

        • Francisco Torgal
          Posted Julho 3, 2019 at 8:04 pm

          Sim eu não acho que ele tenha de ser descredibilizado até porque não vingar no Bayern não significa nada. E os empréstimos foram reduzidos e com lesões. Como dizes é novíssimo.
          Só quis “picar” porque por norma as menções vêm sempre dos rivais.

          • zebenfas
            Posted Julho 3, 2019 at 10:54 pm

            A mim o que me incomoda,é falarem sistematicamente do Renato e quase nunca tocarem no nome do andre silva e do joao mario,que foram mais caros que o renato…Os “comentadeiros” televisivos até metem dó com a necessidade de vincarem o facto do Renato nao ter ,pq acredito que ira ter sucesso…cumprimentos

          • E o que temos
            Posted Julho 3, 2019 at 8:37 pm

            Estava a reforçar o que disseste. Não há titulos para festejar por isso sobra festejar os “flops” do caixa futebol campus

    • E o que temos
      Posted Julho 3, 2019 at 7:48 pm

      Tem calma, o rapaz já saiu de portugal e vai deixar de te dar pesadelos

  • Chico
    Posted Julho 3, 2019 at 7:41 pm

    O Atlético tinha mais do que dinheiro em caixa para pagar o Félix a pronto, mas vai ser o Benfica a contrair o empréstimo? Inicialmente, pensava que que era o Atlético e o Benfica recebia o seu e deixava de ter algo a ver com isso. Eu acho é que vamos ter de levar novamente com barretes do Atlético, como aconteceu no passado nos negócios do Roberto e do Pizzi, cujos contornos foram sempre esquisitos.

    • Nunop
      Posted Julho 3, 2019 at 7:53 pm

      Quem contrai o empréstimo é o Atlético. Segundo percebi, o Benfica recebe 30M do Atlético e recebe 90M de um banco.
      O Atlético paga 30M a pronto, 6M por contrair o empréstimo (daí serem 126M), e fica a dever 90M a um banco que irá pagar em prestações. Ainda pagará, fora dos 126M, os mecanismos de solidariedade ao Porto e os 12M aos Jorge Mendes por intermediar o negócio.

      • Rambo13
        Posted Julho 3, 2019 at 8:51 pm

        O problema aqui é que não.
        O emprestimo é contraido pelo Benfica, que é quem faz a operação de desconto.

        O Benfica estipulou com o Atletico que estes têm de pagar os 96M em 2 anos, para depois o Benfica pagar ao banco.

        Ou seja, o Benfica pode até levar com jogadores para abater essa dívida e somos nós que ficamos a pagar à banca..

        • Nuno Pereira
          Posted Julho 3, 2019 at 9:35 pm

          Nao. O Benfica nao fez emprestimo nenhum. O Benfica ja recebeu os 120 milhoes de euros. Nao faz sentido o Benfica vender um jogador a um clube e pedir um emprestimo para receber esse mesmo dinheiro. Factoring sem recurso ‘e o Atl Madrid assumir o risco. Os 6 milhoes extra ‘e precisamente para isso, como uma garantia ao banco pelo risco que esta a tomar. O pagamento agora ao banco pela operacao e’ problema do Atl Madrdi

      • Chico
        Posted Julho 3, 2019 at 8:16 pm

        não, acho que o Benfica é que fica a dever

      • E o que temos
        Posted Julho 3, 2019 at 7:56 pm

        Duvido que os 12M seja o atletico a pagar

  • Tiago Silva
    Posted Julho 3, 2019 at 7:40 pm

    Boa sorte miúdo! Esquece os 126M agora! Preocupa-te a mostrar o teu futebol, vais ter liberdade em campo, vais poder jogar como sabes e espero que no futuro justifiques este valor astronómico (claro que atualmente não vale isso, foi o melhor negócio da história do futebol).

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 3, 2019 at 7:39 pm

    O negrito diz muito.
    Acrescentaria que por vezes se fala muito do clube certo e é verdade que isso é importante, mas bem vistas as coisas, parece-se por vezes falar como se os jogadores em si não tenham de fazer nada e só o contexto importa.
    Quem quer ser craque tem de jogar em qualquer parte.
    Se fosse para o Barça ou City, correria o risco de ficar no banco e como seria isso vendido aos adeptos? Quem paga 120 milhões para pôr alguém no banco?
    Quando se sai por estas verbas tem de ser para jogar e aí os clubes mudam para o JF.
    O United é um tiro no escuro, está um caos na sua gestão, ninguém percebe o futuro do clube, que garantias teria JF que lá se daria melhor?
    Ir para o Atléti tem o senão aparente da filosofia de jogo não ser a mais adequada, mas alguns esquecem-se que Simeone está esgotado. Acabará a sair e além disso, duvido que alguém pague tanto por um jogador para não adequar a equipa a ele.
    Por fim, o que um puto de 19 anos que levará uma enorme pressão precisa é de jogar, ser feliz e divertir-se. Num clube que não lutará de forma aberta por títulos pode ser o ideal. A pressão num MU, num MC ou num Barcelona seria colossais.
    Mais vale agora o Atléti e quem sabe daqui a 2 anos estará noutro patamar. Além disso, pode bem ser um dos melhores do mundo no Atleti, ainda nem há muito os grandes jogadores estavam todos espalhados, não é como de há 10 anos para cá.
    Quem ditou a regra que para ser-se um futuro BO tem de se jogar apenas o Real, Barça, MU,Milan, etc?
    Quanto à venda é algo de colossal e que beneficiará todo o futebol português, quer a nível de prestígio, quer a nível de passarmos a receber mais pelos jovens.
    Muita sorte ao JF!

  • Chico
    Posted Julho 3, 2019 at 7:36 pm

    Espero só que o Benfica não seja aldrabado nesta questão do empréstimo e que seja tudo pago direitinho e que não tenhamos que levar posteriormente com barretes para abater a dívida.

  • Dca
    Posted Julho 3, 2019 at 7:34 pm

    E atenção que o Benfica renovou há pouco tempo, passando de 60M para 120M. Mas ninguém fala disso. Excelente trabalho.

  • andresilvac
    Posted Julho 3, 2019 at 7:29 pm

    Mesmo descontados os 12 do JM 108M por um jogador que jogou 5 meses na equipa principal é uma venda fabulosa ainda mais em Portugal…Agora percebo os 6M extra é que juros de 120 a custarem 6M de euros não me cabia na cabeça assim como o Atlético paga 30 a pronto ficam 90M que o Benfica “pede emprestados ” sendo que para isso paga 6M (a custa do Atlético) ja me parece dar juro de aproximadamente 7% porque 4% era um empréstimo quase dado…
    Mais uma vez excelente verba por um miúdo de jogou 4 ou 5 meses com os grandes…Que tenha sucesso (coisa que duvido que venha a ter ) no Atlético

  • Barinho
    Posted Julho 3, 2019 at 7:28 pm

    Isto é só o melhor negócio de sempre do futebol mundial. Vender um miúdo de 19 anos que, por muito potencial que tenha e que espero que confirme, por este valor após meia época de destaque. É do outro mundo.

  • Tsubasa
    Posted Julho 3, 2019 at 7:27 pm

    O tema dos valores, do facto de ser um “crédito” e não um pagamento a pronto já foi mais que abordada….

    Relativamente ao jogador em si, continuo a achar que de ponto de vista futebolístico é uma péssima decisão do Félix, será titular pelo valor que custou, mas estará numa equipa que tem um sistema de jogo que em nada se adequa a ele…o Atl Madrid de Simeone é uma equipa com enormes dificuldades em organização ofensiva, a única valência que têm é o chutão para a frente à espera que individualmente o Diego Costa ganhe uns ressaltos e 2ªs bolas com base na força fisica, ou que o Griezamn (agora Félix) desencantem algo, e bolas paradas….colectivamente é do ponto de vista ofensivo uma equipa do mais limitado que existe…Félix passará a jogar numa equipa onde apenas terá 3/4 bolas por jogo em condições o resto é charutadas para a frente e com uma margem de erro igual a zero, porque como é óbvio quando se compra alguém por 120 milhões eur não há lugar para margens de erro, tem de render de imediato, e nem faz sentido ser de outra forma

    Mas veremos como ele se safa, se conseguir render no meio da mediocridade ofensiva do Atl Madrid conseguirá render em qualquer lado, veremos o que vai dar

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 3, 2019 at 7:20 pm

    Como é que se paga serviços de intermediação por se ter batido uma cláusula? Isto se for o Benfica a pagar. Se for o atlético percebo porque têm de negociar contrato com o jogador e agente.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Julho 3, 2019 at 8:38 pm

      Aqui não se bateu propriamente a cláusula. Se bem que na minha opinião o Jorge Mendes foi tão importante para o Benfica (por ter garantido uma venda desta dimensão) como para o Atlético (por ter arranjado uma maneira de pagar os 120M e negociado com o Benfica o método de pagamento) por isso a comissão deveria ser paga metade por cada.

    • JGomes
      Posted Julho 3, 2019 at 7:55 pm

      A partir do momento em que a clausula não é paga a pronto, passa a ser necessário negociar a compensação devido à inflação e o faseamento do pagamento. Mas também não percebi quem é que paga esses serviços.

      • Francisco Torgal
        Posted Julho 3, 2019 at 8:05 pm

        Pelo que percebi a cláusula é a pronto, mesmo não sendo os 120M todos de uma fonte. 30M do Atlético, 96 do banco.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 3, 2019 at 7:33 pm

      Porque também é com serviços de intermediação que renovas contratos e consegues um valor desta dimensão.

      • Francisco Torgal
        Posted Julho 3, 2019 at 7:52 pm

        Então mas se eu quiser um jogador pela cláusula de rescisão basta depositá-la sem sequer falar com o clube vendedor e o clube vendedor basicamente só tem de receber o dinheiro e ficar estático. Por isso deve haver um twist, não muito significativo porque não deixa de ser imenso dinheiro.

        • Rodrigo Ferreira
          Posted Julho 3, 2019 at 7:54 pm

          Seria assim num mundo normal, mas existem sempre influências. O Jorge Mendes tem um estatuto enorme no Atlético e certamente que teve peso no facto do Atlético decidir bater a cláusula.

  • Tiago Pjanic
    Posted Julho 3, 2019 at 7:19 pm

    Mais uma vez o Atlético Madrid fica a rir fos negócios com is clubes portugueses. Esses 96M pode-se dizer que ficam em cartão…
    De certo que vao haver jogadores pelo meio ou só os vamos ver em 50 anos…

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 3, 2019 at 7:18 pm

    Gostava também de acrescentar que para os clubes com bons produtos de formação (Neste caso Sporting, Porto e Benfica) isto também mostra que a qualidade está nas fileiras do clube. Nem sempre há jovens para todas as posições mas a verdade é que mesmo reconhecendo desde novo qualidade ao João Félix nunca imaginaria uma afirmação assim, e está provado que dando as condições ideais aos miúdos na equipa principal sem os forçar a milagres a confirmação da sua qualidade não tarda em aparecer, mesmo com alguns períodos de menor fulgor. É verdade que muitas vezes a prática foge à teoria mas poderá esta situação ajudar a valorizar merecidamente jovens de qualidade em relação a jogadores pseudo-feitos sul-americanos (não todos claro) em que se aposta num jogador de 23 ou 24 anos sénior com receio de recair a aposta num miúdo de 18 anos por medo de inexperiência.
    É interessante assistir à evolução da transição de juniores para seniores, está realmente uma realidade diferente.

  • B.Jardim
    Posted Julho 3, 2019 at 7:17 pm

    Boa compra do Atlético que adquire um dos jogadores mais promissores e que ao dia de hoje já é excelente, por um preço que será o dobro para um jogador destes daqui a 3 épocas.

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 3, 2019 at 7:14 pm

    Não sei se é estranho mas mesmo com 120M para o Benfica preferia que tivesse ficado. Mas desejo-lhe o melhor.
    É preciso ter em conta que pode demorar a habituar-se ao novo campeonato mas que não deve ser imediatamente criticado, embora por 120M se espere um craque que se habitue rapidamente.

    Poderá existir um cenário hipotético associado a esta venda astronómica.

    – Abrir um precedente pelo qual o Benfica, a adicionar às receitas da Champions e excedentários poderá ficar financeiramente mais independente, ou seja, dar-se ao luxo de passar a recusar a venda de jogadores abaixo da cláusula por mais apelativos que sejam os valores. Não havendo todos os dias jogadores a sairem por 120M poderá significar a tal permanência destes jovens craques indefinidamente, não querendo soar demasiado a wishful thinking.

    – A concretizar a esta situação financeira um aumento dos resultados desportivos (campeonato e oitavos da Champions mínimo) poderá existir um pequeno fosso entre os rivais, embora não veja isso a acontecer de forma tão acentuada porque há sempre mecanismos que possam diminuir essa distância a curto prazo. Mas é um cenário a longo prazo que, como benfiquista, gostava que acontecesse, mas como adepto de futebol poderia ser prejudicial para a Liga.

    – Esta venda/apreciação de um jogador da formação pode promover a paciência de jovens (como o Jota que tem sido muito falado por querer renovar para jogar) que sabem que com Bruno Lage no comando um ano de menos minutos de jogo não é significativo da importância do jogador, fruto da aposta na formação com resultados e até do ressuscitar de forma de jogadores dados como dispensados na época que passou.

    Há sempre coisas positivas e negativas a apontar. Vai ser uma época muito interessante a nível de transferências e de seguir jogadores.

  • MuchoG
    Posted Julho 3, 2019 at 7:13 pm

    Mesmo como o mercado anda, para mim é das melhores transferências de sempre para o clube vendedor, senão a melhor. O Félix podia tornar-se o melhor do mundo e isto seria sempre uma excelente negócio para o Benfica.
    Para o Félix, tem a pressão de preço e de ser o substituto direto de Griezmann, também tem que provar que fez a decisão certa ao sair tão cedo. Claro que uma época a mais no Benfica não fazia mal a ninguém mas é pensar na perspectiva do jogador, vai receber imenso dinheiro e tem um lugar de destaque numa das melhores equipas do mundo logo com 19 anos, é uma proposta irrecusável para o jogador e clube.
    Quanto ao Benfica, já foi dito aqui muitas vezes, com esta venda mais a dos excedentários são mais de 200 milhões e quero ver resultados. Sejam eles investir na equipa ou saldar dívidas o Benfica tem aqui uma mercado para se distanciar ainda mais do rivais e criar uma hegemonia a la Juventus. Em termos futebolísticos, saiu Félix, entrou Chiquinho, provavelmente sai Jonas, deve entrar De Tomas mas penso que há ainda espaço para um grande investimento num jogador, seja ele guarda-redes ou alguém para substituir o Félix.
    Há muito espaço para ter uma equipa ainda mais forte na Europa, segurar jogadores que já cá estão e melhorar a nossa situação financeira, agora se a direção quer que isso aconteça (ou se tem competência para isso), só esperando.
    Desejo muito boa sorte ao Félix e que tenha sucesso porque o não vingar no Atlético traria mau nome à qualidade da formação do Benfica e até de todos os que jogam em Portugal, o seu sucesso faria os colossos gastar valores mais aproximados dos valores gastos com jogadores das ligas top 5.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 3, 2019 at 7:13 pm

    Não há muito a dizer, venda estratosférica e inacreditável até há umas semanas atrás. E pensar que há malta que critica o trabalho da SAD e do seu presidente. Impressionante o que Vieira tem feito no Benfica.

    • Rambo13
      Posted Julho 3, 2019 at 8:42 pm

      Temos de criticar quando o mesmo diz que o jogador só sai pela clausula (isto significa 120M na conta sem terem de intermediar nada) e no final acabas por receber:
      – 30M a pronto, dos quais:
      – 12M vão para intermediarios (JM e LFV)
      – 6M vão para a operação de desconto

      Desta operação recebemos:
      – 96M a pronto
      Onde ficamos nós com um emprestimo à banca e o Atletico nos fica a pagar a nós..

      Veremos quantos destes 96M não serão pagos em “géneros”

      • Vegeta
        Posted Julho 4, 2019 at 10:05 am

        Grande comentário Rambo13. É mesmo isto.

      • Joao Duarte
        Posted Julho 4, 2019 at 12:10 am

        O Benfica recebe os 120M já. Desses 120M, 12M vão já para o Jorge Mendes. Recebe 30M do Atlético e 96M através de factoring sem recurso, que significa que quem se endivida é o Atlético. E nem sequer temos de pagar direitos de formação. Que queres mais? O Atlético simplesmente não tem dinheiro em caixa para dar 120M a pronto, mas não deixa de se vender pela cláusula.

    • Joao X
      Posted Julho 3, 2019 at 8:20 pm

      Isto.

    • Dca
      Posted Julho 3, 2019 at 7:27 pm

      Completamente.

  • Lusitano
    Posted Julho 3, 2019 at 7:12 pm

    A diferença do poder de compra dos Espanhoís para nós é abismal. Nunca na vida um jogadores deste calibre saia do Benfica se nós tivessemos um poder financeiro para rivalizar as equipas de Espanha.

  • Nunop
    Posted Julho 3, 2019 at 7:12 pm

    Após uma venda de 120M mais os 70M do Talisca, Jovic e Jimenez, mal posso esperar por ter o André Almeida como titular da lateral direita porque sente a camisola!

  • AndreADG
    Posted Julho 3, 2019 at 7:10 pm

    Como adepto do FC Porto, só tenho que aplaudir o negócio feito pelo Benfica. Faz uma venda de um jogador de 19 anos, que não mostrou nada na Champions League, e mesmo o que mostrou cá foram o quê? 6 ou 7 meses? É um grande negócio, valoriza o mercado português e o trabalho que se faz aqui, e desejo eu que o meu clube olhe para o adversário para aprender a melhorar a sua forma de operar em vez de andar nas caixas do gmail a fazer figuras ridículas. Apostar na formação, para ontem sff.

  • Sombras
    Posted Julho 3, 2019 at 7:08 pm

    Portanto pagamos 12 milhões ao Jorge Mendes. Belíssimo.

    Que reforcem a equipa com um GR, um lateral direito e fechem a porta de saída, e eu calo-me. Se vier o Dani Olmo ainda vou dar uma palmadinha nas costas ao Vieira.

    • Vegeta
      Posted Julho 4, 2019 at 10:06 am

      Subscrevo Sombras.

    • Rambo13
      Posted Julho 3, 2019 at 8:36 pm

      Para além disse quem faz o emprestimo somos nós.

      Ou seja o Atletico tem a faca e o queijo na mão podendo pagar-nos, mais uma vez, com jogadores sobrevalorizados

      • antonioSLB
        Posted Julho 3, 2019 at 10:27 pm

        Convem saber portugues para conseguir ler e compreender um comunicado, por mais claro que ele seja, o que definitivamente nao e o teu caso.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 3, 2019 at 7:59 pm

      O empresário tem de receber a comissão porque é o seu salário. Ninguém trabalha de graça.
      O que não pode existir são comissões escandalosas, muitas vezes roubos encapotados, onde os clubes quase nada recebem do que vendem.
      Eu proponho uma tabelação fixa disto para evitar questões opacas.
      A transferência tem de ir 90% para o clube que vende. O empresário só pode receber 10%, isso é o salário dele, a menos que se fixe que a comissão é um valor extra. Isso penalizaria o comprador que em vez de pagar a cláusula, teria ainda de pagar a comissão. Não faz muito sentido.
      Os 90% da venda que pertencem ao clube só poderiam ser eventualmente diminuídos se tivéssemos de deduzir os direitos de formação de clubes anteriores e quiçá em casos em que se aplique aquela medida de um clube original ainda ter 50% do passe.
      Penso que se isto fosse fixado (não se permitindo outras comissões nem percentagens) poder-se-ia dissipar mutas dúvidas sobre estas transferências.
      O Mendes não tem de trabalhar de graça. A questão é quanto ele recebe e de quem.

    • bmcrl
      Posted Julho 3, 2019 at 7:53 pm

      O Raiola vai levar quase o mesmo numa transferência de 80ME.

    • Dca
      Posted Julho 3, 2019 at 7:26 pm

      O que é que tem?
      Wolves – Subiu de divisão e ficou em 7º.
      Atlético de Madrid – Campeão e duas finais da Champions.
      Benfica – 5x campeão nos ultimos 6 anos.
      Rio Ave – Cresceu muito e foi a finais recentemente.
      Monaco – Campeão e finais da Champions.
      Braga – Afirmou-se como 4º melhor e ficou recentemente no pódio.
      Valência – O que correu pior.

      Vale a pena ter Jorge Mendes como “amigo”. Aliás, se não fosse ele dificilmente tinhas esta venda. Mas há sempre algo a criticar já se sabe, mesmo num negócio destes.

    • Pedro Maciel
      Posted Julho 3, 2019 at 7:17 pm

      Boa Tarde Sombras,
      Considera uma comissão de 10% elevada, para este tipo de negócio?
      Das posições carenciadas do Benfica, que apontou, quem contrataria?

      • Sombras
        Posted Julho 3, 2019 at 7:49 pm

        GR: Keylor Navas
        DD: Pablo Maffeo

        Admitindo que o Raul de Tomás está assegurado, trazer de volta o Facundo Ferreyra, deixar o Salvio sair para a Argentina, juntar o Lisandro López e mais umas coroas e trazer o Cristian Pavón.

        Ah e já agora, adaptar o Cervi a defesa esquerdo.

        Tudo o resto quero manter os que estão e despachar quem não serve, metia o Svilar a rodar, vendia o Vlachodimos e ia buscar o Charles do Marítimo para GR suplente.

        • Joao Duarte
          Posted Julho 3, 2019 at 8:12 pm

          Não acho que o Pavón seja melhor do que o que temos, sinceramente. Nem acho que precisemos de jogadores para essa posição.

          • Sombras
            Posted Julho 3, 2019 at 9:12 pm

            Torcar o Salvio e o Lisandro por Pavón e mais dinheiro, desde que num valor razoável (10-12M) é sempre um belo negócio. É mais por aí.

    • Marik
      Posted Julho 3, 2019 at 7:15 pm

      Pagam 12 milhões mas recebem 108. Realmente,que péssimo negócio!

      • Sombras
        Posted Julho 3, 2019 at 7:19 pm

        Pagamos 12M por uma transferência que foi “pela cláusula”. Também gostava de receber por essa negociação dado que fiz tanto como o Jorge Mendes, que nem sequer é agente do Félix.

        • antonioSLB
          Posted Julho 3, 2019 at 9:44 pm

          Pagamos 12 para recebermos 108. A subida da clausula so foi possivel nessa condiçao. Caso contrario agora recebias so 60. Qual e mesmo o problema? Se eu tiver um cliente que me compre uma casa por 60 e tu ma conseguires vender por 120 eu dou-te 10% de boa vontade. Qual ė mesmo o meu problema?

        • Marik
          Posted Julho 3, 2019 at 7:47 pm

          Outro comentário interessante teu quando o Benfica renovou com o Félix em 2017:

    • DYI
      Posted Julho 3, 2019 at 7:13 pm

      O Jorge Mendes “fez” o Benfica que dominou a segunda metade desta década. A quantidade de entulho que ele ajudou a tirar do Benfica a preço de ouro foi escandalosa.
      Eu não gosto do Jorge, mas sem ele vocês não tinham feito metade das vendas que fizeram pelos valores que fizeram. Dêem se por satisfeitos de ele só levar 12 e não mais.

    • Chines
      Posted Julho 3, 2019 at 7:11 pm

      Parece que o Jorge Mendes tem sempre aqueles 10% por causa das intermediações..

    • Footfan
      Posted Julho 3, 2019 at 7:11 pm

      Pelo que percebi é o atlético que paga

    • Ventola28
      Posted Julho 3, 2019 at 7:10 pm

      Dani olmo era uma grande aquisiçao.. encheu-me bastante as medidas nos jogos com o Benfica! E o Perin era outra grande aquisiçao!

      • Sombras
        Posted Julho 3, 2019 at 7:14 pm

        Preferia o Keylor Navas para ser sincero. Ao menos ficava descansado que não haviam transferências nos próximos 4 ou 5 anos.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 3, 2019 at 7:06 pm

    Não me acreditava neste negócio mas agora é oficial e é uma grande venda do Benfica!
    Espero que o João possa evoluir da forma como todos esperamos porque isso será bom para a nossa seleção.

  • Moskva slezam ne verit
    Posted Julho 3, 2019 at 7:04 pm

    O Atlético tem tudo para ser campeão na próxima época.

    • Joao X
      Posted Julho 3, 2019 at 8:21 pm

      Tem tudo para ficar em 3º lugar…

    • Tsubasa
      Posted Julho 3, 2019 at 7:16 pm

      Em que te baseias para afirmares isso?

      Ao dia de hoje têm estado a substituir jogadores jovens que (friso) ao dia de hoje são piores (podem vir a ser melhores não ponho isso em causa e no caso do Félix espero que venha mesmo a ser melhor que o Griezman) do que os que têm estado a sair, ao dia de hoje Felipe é pior que Godin, Félix é pior que Griezman…Llorente é pior que Rodri….

      Depois olhando para os adversários, há uma clara melhoria do Real Madrid (e parece que ainda não fecharam a loja de contratações)….e o Barça se chegar a contratar Griezamn e não vender mais ninguém também fica melhor do que está hoje, apesar do treinador continuar a ser fraco

      Sendo assim, em que te baseias para acreditares que a actual equipa do Atl Madrid que nos últimos 3 anos andou a fazer pontuações entre os 75/80 pontos, este ano tendo perdido peças fundamentais da equipa e não as tendo substituído por (ao dia de hoje) jogadores melhores, será capaz de aumentar o seu nível de pontuação em mais cerca de 15 pontos para entre os 90-95 pontos necessários para vencer a la Liga actualmente?

    • BrunoV
      Posted Julho 3, 2019 at 7:14 pm

      Ui, como?
      Por ter contratado um jovem com enorme potencial que tem uma época feita? Por ter contratado o Herrera e o Felipe?

      Perdeu o Rodri, o Luca Hernandéz, à partida vai perder o Griezmann e o Filipe Luís, já para não falar do Barcelona e Real Madrid

    • AndreADG
      Posted Julho 3, 2019 at 7:07 pm

      Tem? Não sei onde, explique-me melhor.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 3, 2019 at 7:03 pm

    Uma verba que pode alargar, de forma incalculável, o fosso entre o Benfica e os restantes no nosso campeonato.

    Que venda incrível.

    • José S.
      Posted Julho 4, 2019 at 12:45 am

      Não acontece porque a liga é fraca.
      Como o kafka diz e bem, facilmente porto e benfica fazem 80, 90 pts, quem não perder o pontinho é campeão e para isso era necessário que houvesse super equipa de um lado e do outro há maregas mas resultou e torna a resultar. E se não houver mais contratações e valias pode até nem resultar em nada.
      Sérgio está mais sabedor e lage parece ter cabeça fria, mas nunca iniciou uma época assim, terá estofo?
      São muitas incógnitas e tivesse o Benfica uma melhor administração (leia-se presidente) a história podia muito bem ser outra, mas duvido muito.
      Só o grande impacto de portugal ser como é, é que fará a diferença para um lado ou para o outro.
      Veremos o que acontece este ano.

    • Daniel Alves
      Posted Julho 3, 2019 at 7:24 pm

      Num mundo ideal seria isso. Mas vamos continuar a ganhar campeonatos à rasca contra Maregas e afins.

    • Zedane
      Posted Julho 3, 2019 at 7:14 pm

      O fosso só será cavado se o Benfica mantiver os melhores jogadores e/ ou contratar mais valias para o plantel.. a ver vamos!!

Deixa um comentário