Andou 3 meses a ser dado como certo no FC Porto por alguns fantasistas, mas é oficialmente reforço do Shakhtar Donetsk. O campeão ucraniano anunciou hoje a aquisição de Bernard ao Atlético de Mineiro por 25 milhões de euros. O médio ofensivo assinou por 5 épocas e junta-se ao enorme contingente brasileiro às ordens de Mircea Lucescu. VM – Jogador talentoso, mas que na nossa opinião não justifica uma transferência por este montante (no Atlético foi fácil destacar-se ao lado de Jo e Ronaldinho, na Europa veremos o que faz o seu 1m63). Aliás, a curto prazo vamos ver se consegue ganhar um lugar no 11 do Shakthar, Taison é indiscutível e elementos como Douglas Costa, Alex Teixeira, Nem e Fred prometem dar luta a Bernard. Quanto ao interesse público do FC Porto no jogador, era um alvo interessante, podia preencher a principal lacuna no plantel, mas quando se investe 20 ou 25 milhões num jogador (ignorando a transferência de Danilo), esse elemento tem de ser uma certeza (e Bernard na Europa é uma incógnita muito grande devido às suas características) e principalmente ter a capacidade de sozinho suportar o “peso” da equipa (como fazia Hulk), e o ex-Atlético de Mineiro definitivamente não tinha este perfil. Aliás os azuis e brancos por metade desses 20 ou 25 milhões facilmente encontram soluções no mercado que dêem mais garantias desportivas. Bernard irá ter o mesmo impacto na Ucrânia que teve no Brasileirão? Que médio ofensivo/extremo deve contratar o FC Porto, agora que falhou o principal alvo do defeso?



122 Comentários
Ricardo
Os adeptos do Porto vivem num mundo da Lua depois como são facilmente enganados pelos jornais, blogs duvidosos e fóruns ridiculos acreditam em tudo.
Já no passado acreditavam que o Ganso ia jogar no Porto agora iludiram-se com este Bernard, para o ano iludem-se com outro.
As certezas deles que o Bernard já tinha assinado pelo Porto, deles e dos jornais e blogs manhosos é que são hilariantes
Shadow
Comentário totalmente desprezável de um adepto rival..
Para sua informação até os familiares falaram da possibilidade do negócio, portanto era algo possível e ninguém andou iludido com algo inacreditável como você faz parecer.
Ricardo Peixoto
Bom dia a todos os leitores,
#Ricardo,
Não querendo discordar ou concordar com a sua opinião deixa-me que lhe diga que não podia ser mais genérico no que falou, ouviu e leu aqui ou noutro blog que os adeptos/sócios diziam que o Bernard estava no Porto e fala que os adeptos sao todos uns "totós" e que acreditam que o Natal chegou mais cedo!
Mas pronto, como é obvio gostava de o ver em portugal! Mas acho que tomou o melhor rumo para a carreira, o Shaktar promove os jovens brasileiros como poucos o fazem.. E por norma o Porto e o Scolari não tem as melhores relações, provável que seja o melhor para ele e tem muito potencial não deve ser difícil agarrar um lugar..
Para finalizar, quero saber como o Porto vai fechar o plantel e tratar da lacuna das alas. Para mim neste momento os que podem render (minimamente) é Varela e Iturbe. Kelvin vai rodar entre a B, banco e titularidade.. Falta um dos reforços para os extremos e para defesa esquerdo uma solução valida ou Fucile suplente de Alex Sandro e Danilo e Ricardo fechem o plantel. Não sei como será. Mas para quem começou a fazer o plantel tão cedo esta a alongar-se no mais importante. Saídas e as "verdadeiras" entradas!
Trust3r
O jogador (e o seu pai) andaram a dizer aos quatro ventos que queria jogar no Porto. Fantasia deles. O Porto é um clube português, logo não pode gastar tantos milhões. Já chegou o dinheiro gasto em Danilo.
Anónimo
Eu por acaso ja sabia qe ele nao vinha. Mundo da lua? pqê, nao podia vir? talvez se o shaktar nao desse os 25M o atletico vendia-o ao Porto, tens duvidas? Pensas qe nao podemos contratar um jogador como ele 'tás muito enganado, o Porto é qe nao apresentou proposta ou se apresentou foi 'muito fraca', abaixo do 10M ou 10M.
mas qe precisamos de um extremo ai isso precisamos!
Law.
AC
Apesar de ser do SCP, acho que este comentário não foi muito bem conseguido..
O FCP já teve na sua equipa, nomes como:
Diego
Luis Fabiano
Thiago Silva
Tem Danilo e Alex Sandro
Fora os que me esqueci..
Tudo craques no Brasil e no entanto vieram parar ao Dragão, e porque não?!
Eu nunca pensei que o Markovic viesse parar em Portugal, vai ser um regalo vê-lo jogar.
Tiago
Sim claro, porque todos os anos e todos os dias vemos capas dos jornais a dizer que jogador x e jogador y já assinaram pelo Porto e os adeptos todos ao rubro! Enfim, cada comentário…
Quanto ao Bernard, sempre disse que só acreditava quando o VM o anunciasse :P Pelos valores falados, e que se comprovaram, seria sempre um negócio difícil e só possível com a intervenção do BMG. De qualquer forma, por muito que o Bernard tivesse dito que a questão não era o dinheiro, a proposta do Shakhtar era difícil de recusar, ainda por cima é um clube como ele pretendia (não um tubarão, mas um bom clube, que o projectasse e fizesse evoluir).
Espero que tenha sorte porque a sua qualidade é inegável.
Anónimo
Senhor Shadow. A família disse isso como forma de o Shaktar dar mais uns € ao Bernard no contrato, acho que não é dificil de entender…
Nuno Pereira
Manuel
AC, esqueceste-te do Hulk. o maior crack, mais grande melhor bom!
tiago
ainda sonhas com o hulk manuel ?? pensava que depois de um ano sem sofrer golos dele, mas a perder na mesma isso ja tinha passado. deixa lá que o homem ainda foi campeao nacional 12/13 para mal dos teus pecados xd bons são os do benfica que nao ganham nada e ainda batem no treinador.
joao carlos
é o bernard no porto e o benfica ser patrocionado pela fly emirates nao e ricardo?
Diogo Barreira
Ricardo, para você que é Benfiquista (de certeza) tenho a certeza absoluta que vocês também se iludiram com muitos casos: Mangala, James, Falcao, Alex Sandro, Danilo, Reyes… quer que continue? Acho que não…
José Ferreira
Claro que vivemos no mundo da Lua. Mas há uns tempos atrás eram outros que andavam malucos, não era o Robinho que ia para o benfica? Não era o Ronaldinho que ia para o Benfica? Enfim…
Czarli
Não sei quem é mais fantasista… Se os que acreditavam no Bernard no Porto se os que o Bale e o Pavlyuchenko assinariam pelo Sporting ou ainda os que fantasiavam com os Robinhos e os Kalous no benfica.
Zé Manel
Ricardo, eu há pouco tempo também andava iludido com o meu Benfica. Pensava que ia ser campeão, vencer a Liga Europa e a Taça e já andava a sonhar com o Benfica na final da Champions League em pleno Estádio da Luz. Depois acordei e percebi que nada disso era real. Eram apenas sonhos, alucinações provavelmente provocadas pela gigantesca dor de cabeça que sentia.
Anónimo
Basta ver as habituais capas dos jornais desportivos abola e record em periodo de defeso para se saber quais são os adeptos que mais vivem iludidos com falsas esperanças. Pelo menos os jornais que querem vender o mais possível têm essa ideia.
Matias Marmeol
Shadow
E o dinheiro não é tudo dizia ele, espero sinceramente que se arrependa desta transferência para servir de exemplo a futuros jovens nesta posição..
E agora porto? Ainda falta um extremo de qualidade para o plantel..
Luís Duarte
Mas arrepender porquê? o Shaktar é uma equipa de TOP Europeu, luta sempre por títulos a nível nacional e internacionalmente é extremamente competitivo na Champions, passando quase todos os anos a fase de grupos da Champions…ía-se arrepnder porquê? o que é que o Benfica, Porto ou Sporting têm neste momento (estou a falar do presente, não da história) que o Shaktar não tem?
Anónimo
Shadow não posso concordar consigo. O que ele disse e que o dinheiro não era decisivo para ele. Não disse que não era importante.Alem disso penso que o Porto nem chegou aos valores pretendidos pelo Atletico..So faltava pedir ao jogador que ajudasse a pagar a sua transferência
Leal
Ricardo Ricard
Passando quase todos os anos a fase de grupos? Nos últimos 13 anos foram lá 8 vezes e passaram de grupo duas vezes…
Invictus
Passaram a fase de grupos 2 vezes?
Ate o braga fez melhor nos ultimos anos la fora. Isto se for a comparar orçamentos.
Luís Duarte
O Benfica (e eu sou do Benfica) nesses mesmo 13 anos, só lá foi 6 vezes e tb só passou 2 vezes apenas…
Ricardo Ricard
Luis Duarte…Se não viesse a conversa sobre o Benfica é que eu me admirava…Eu falei do Benfica? Não tentes disfarçar aquilo que disseste,eu não disse que o Benfica tinha passado mais vezes ou disse? Tu é que disseste que passava de grupo quase todos os anos,só provei que isso é mentira,não faz sentido nenhum vir falar do Benfica,ou do Porto ou seja de quem for.
joao carlos
LOL, ricardo ricard, tu foste o 1º ao comparar o shaktar ao benfica e, e nao so! agora ficas surprendido que venham com as comparaçoes e senteste insultado por tocarem num ponto fraco do teu clube. coerencia wtf
Luís Duarte
Tens é de ser coerente e não és…se dizes que o Shaktar não é actualmente uma das melhores equipas da Europa, pq em 13 anos apenas passou 2 vezes a fase de grupos e venceu 1 Taça Uefa…então se fores coerente tb não podes considerar o Benfica uma das melhores equipas da Europa pq nesses mesmos 13 anos tb só passou 2 vezes a fase de grupos e nem sequer 1 Taça Uefa venceu…
Ricardo Ricard
João Carlos,eu comparei o Shaktar ao Benfica onde?! Mas quem é que falou do Benfica primeiro?! Eu respondi à pergunta do Luís e disse que o Benfica e o Porto são superiores ao Shaktar em tudo menos em dinheiro,isso é comparar alguma coisa?
Ricardo Ricard
Benfica,Porto,Barcelona,Real Madrid,Atlético de Madrid,Valência,PSG,o Mónaco vai provar este ano,Juventus,Bayern de Munique,Dortmund,Leverkusen,Manchester United,Manchester City,Chelsea,Arsenal,Tottenham…Pronto,o Shaktar é uma das melhores 20 equipas da Europa.
Luís Duarte
Portanto o Mónaco que vem da 2ª divisão já é melhor que o Shaktar, ok desisto, estou mesmo a falar com uma criança completamente ignorante do ponto de vista futebolístico e social
Ricardo Ricard
Ignorante deves ser tu que não sabes ler,mas eu volto a repetir já que demonstras dificuldade a nível da compreensão. O Mónaco vai provar este ano que tem melhor equipa.
Ricardo Ricard
Nunca acreditei muito que viesse para o Porto,sobretudo por causa do valor do passe.
Mais um mercenário que vai andar esquecido durante alguns anos.
Anónimo
Tb nunca acreditei que viesse, mas por 300 mil EUR mes ate eu que sou Portista ferrenho jogava no Benfica.
MPires
Luís Duarte
Ele é mercenário porquê? foi para uma das melhores equipas da Europa da acutalidade e para um clube que a nível Nacional luta por todos os títulos…Onde é que o Shaktar neste momento é inferior ao Benfica e Porto?
Anónimo
Mas que mercenário qual que? O Shakthar não tem boa equipa??
Eu sou benfiquista e se o Porto me desse 100 mil euros por mês eu ate ia ao Dragao de joelhos assinar contrato
Tiago Martins
Ricardo Ricard
Uma das melhores equipas da Europa da actualidade?! Deves estar a brincar…
Luta por todos os títulos a nível nacional…Uau…É um pais muito competitivo…Até parece que a Ucrânia tem grandes clubes,até parece que estamos a falar de Espanha,Inglaterra ou Alemanha.
Onde é que o Shaktar é inferior ao Benfica e ao Porto? Em tudo,menos em dinheiro.
Preferia jogar no Benfica por 100 mil euros por mês do que na Rússia,Ucrânia,Turquia ou China por 300 mil!
Ricardo Ricard
Tiago Martins,se tivesses valor para jogar no Porto e ganhar 100 mil euros por mês,tinhas capacidade para jogar no Benfica a ganhar bem também ou em muitos outros clubes de topo da Europa a ganhar o mesmo ou parecido. Deves ser um grande Benfiquista.
Luís Duarte
Ricardo Ricard,
O Shaktar neste momento é um clube ao nível do Benfica e Porto, tanto que se tivesse no campeonato Português, lutaria lado a lado com Benfica e Porto pelo título nacional…e se tens dúvidas que é uma das melhores equipas da Europa da actualidade, vê os resultados dos últimos anos, onde tem passado quase sempre da fase de grupos da Champions e inclusivé venceu uma Taça Uefa, ou seja, nos últimos 10 anos teve melhores resultados internacionais que o Benfica por exemplo…
E óbvio que o campeonato Ucraniano está um nível abaixo dos campeonatos que referis-te, mas o que se falava era ele vir para o Porto, ora que eu saiba o Porto também não está propriamente num Grande campeonato, já que o campeonato Português acaba por não ser assim tão superior quanto isso ao Ucraniano…porque se na Ucrânia tb só tens Shaktar e Dynamo Kyev como equipas de Top, e o Metalist Kaherkiv logo no patamar abaixo…digamos que em Portugal o panorama não é mt melhor, havendo Benfica e Porto como os 2 grandes, e dp num patamar abaixo a nível competitivo Sporting e Braga…e dp um vazio completo como o provam as competições Europeias…digamos que a diferença não é assim tão grande, de Portugal para a Ucrânia, mas ok
Invictus
Luis Duarte
O braga a comparar orçamentos ja fez mais e melhor que os ucranianos-brasileiros.
E comparar um pais de 3 mundo do leste europeu com Portugal, é no minimo de rir.
O FCP esse tem 7 titulos internacionais 1 champions 1 taça uefa 1 liga europa 1 intercontinental tudo conquistado em plenos seculo XXI.
Por isso ñ compares os ucranianos com FCP.
Ricardo Ricard
Os resultados Europeus do Shaktar é muito devido à falta de qualidade do campeonato Ucraniano,os jogadores podem descansar muito mais antes dos jogos Europeus. Como já te disse acima,o Shaktar passou 2 vezes de grupo na champions nos últimos 13 anos,ganhou de facto a Taça Uefa,mas não me parece que por isso seja das melhores equipas da Europa,nem em títulos nem em futebol.
Benfica e Porto para mim são superiores a Shaktar e ao Dynamo Kyiv,até o Braga nos últimos anos o considero superior ao Dynamo,o Sporting em condições normais também é superior. Se fizessem um campeonato com as equipas que ficaram do 3º ao 10º lugar nas duas ligas,duvido muito que nos primeiros 8 classificados,5 ou 6 não fossem clubes Portugueses.
Luís Duarte
Não comparo os clubes Ucranianos de Top com os Portugueses? loool…o Dinamo Kyev é SÓ o melhor clube de sempre da EX-URSSS, coisa pouca portanto…secalhar fazia-te bem (não só a nível futebolistico mas a nível cultural também), saberes o poderio futebolístico da EX-URSS, mas OK…
O Dinamo Kyev a nível de tamanho e de história está perfeitamente ao nível do Benfica e Porto, senão sabes vai ver, tb não sou eu que te vou estar a explicar..
Ricardo Ricard
Luís Duarte,alem de teres uma costela Ucraniana,deve dar bem na Vodka…Por amor de Deus…
mv
Fico-me pela parte do país de 3º mundo do Leste Europeu. Muita gente precisa de viajar e de se actualizar. Ucrania e Rússia já não sã o que eram no passado. Conheço mais a realidade Russa, da Ucrânia apenas Kiev e são locais completamente normais. Relativamente à visibilidade dos campeonatos, quer o Português quer o Ucraniano são pouco vistos fora dos seus países. Acho que esta gente pensa que espanhóis, ingleses e italianos seguem o campeonato Portugues. É só rir.
Luís Duarte
MV,
Plenamente de acordo, falta a esta gente alargar horizontes, viajarem, continuam a achar que o Mundo gira a volta dos mesmos 3 ou 4 Países ricos de antigamente…
Luís Duarte
Ricardo,
Tu e coerência não combinam pois não? ora o Shaktar não é das melhores equipas da Europa porque em 13 anos foi 8 vezes à Champions, e passou 2 vezes da fase de grupos e ganhou 1 Taça Uefa…mas em contrapartida o Benfica já é um clube grande porque nesses mesmo 13 anos só foi 6 vezes à Champions e só passou 2 da fase de grupos e nem sequer 1 Taça Uefa venceu…enfim a tua argumentação é ridicula…
Depois comparares o Dinamo Kyev, somente o melhor clube da história da URSS e da Ucrânia com o Braga, é no minimo roçares o ridiculo ou total ignorância do que é o futebol, mas enfim…ficas com a tua opinião e eu com a minha
Francisco Carvalho
Alguém que me diga quais os jogadores brasileiros que actuam no shaktar e são convocados e jogam quase sempre na canarinha. Gostava de saber.
Ricardo Ricard
Mas alguma vez o futebol Português tem comparação com o futebol Ucraniano?!
Alguma vez a nível de historia o Benfica e Porto têm comparação com o Shaktar ou o Dynamo?
O Benfica é o 3º clube com mais presenças nos quartos de final da Liga dos Campeões,tem 7 finais e 2 taças de campeões europeus,um dos clubes com mais presenças na Liga dos Campeões,faz parte dos 7 clubes míticos eleitos pela Fifa,teve Eusébio que é considerado dos melhores jogadores de sempre da historia do futebol,é o clube com mais sócios do mundo.Depois temos o Porto…Outro dos clubes com mais presenças na Liga dos campeões que ganhou por duas vezes,duas taças Uefa,duas taças intercontinentais,uma supertaça europeia….O Benfica tem 32 campeonatos,o Porto tem 27,isto num campeonato onde também existe um Sporting com 18 títulos e que teve os 5 violinos,Figo e Cristiano Ronaldo.
Nem vale a pena falar de Eusébio,Simões,Coluna,José Torres,Chalana,Bento,José Aguas,Rui Aguas,Carlos Manuel,Veloso,Humberto Coelho,João Alves,
Fernando Caiado,Jaime Graça,Futre,Paulo Sousa,Rui Costa,JVP e muitos outros.
Comparar o futebol Português ao Futebol Ucraniano ou mesmo ao Russo é completamente ridículo. A diferença do que o futebol Português já deu ao mundo
é abismal.
Ricardo Ricard
Luís Duarte,achas que ir à Champions em Portugal é o mesmo que ir na Ucrânia?
Ganhou uma taça Uefa e jogou contra quem? Jogaram contra 5 equipas,um Tottenham que nada tem haver com o de hoje,com o CSKA,com o PSG que ficou em 6º na Liga Francesa desse ano,com o Dynamo Kyiv que tem sido o eterno 2º classificado da sua liga e na final jogou com o Werder Bremen,10º classificado da Liga Alemã nesse ano. E era o Benfica criticado por jogar contra Bayer Leverkusen,Bordéus,Newcastle,Fenerbahçe e Chelsea…
Eu falei do Braga dos ÚLTIMOS anos…Aquele que ficou em 2º lugar em Portugal ou que foi à final da Liga Europa por exemplo.
Afonso
Para quem está a discutir a valia do Shaktar com a de Benfica/Porto, relembro que ambors se encontram no pote 1, ou seja estão à frente no ranking da UEFA, portanto tiveram melhores resultados nas competições europeias nos últimos 5 anos (ou seja, a taça UEFA ganha pelo Shaktar também entra para as contas).
A liga Portuguesa é também muito mais competitiva do que a Ucraniana, basta também comparar as posições no ranking (5º contra 7º). E dificilmente eu veria o 3º ou 4º classificado ucraniano a dar a luta que o Braga deu ao Manchester a época passada (além de tudo o que o Braga tem conseguido na Europa nos últimos anos).
Sem sequer mencionar o valor das selecções nacionais, não há comparação possível entre o futebol dos dois países. Obviamente que o Shaktar tem mais dinehiro e conseguiu juntar um plantel superior, mas isso não faz deles uma melhor equipa, basta ver o último embate contra o Porto.
mv
Ricard, o futebol Ucraniano e Russo enquanto principais fornecedores de jogadores da União Soviética, venceram campeonato da Europa, Jogos Olimipicos, foram a finais de mundiais e estavam sempre presentes nas grandes competições. Nestes ultimos 20 anos Portugal está mais forte futebolisticamente falando do que esses países mas não se pode comparar o passado da selecção soviética e por exemplo jugoslava com o de Portugal.
A falta de humildade é o que tem levado a que nos escalões jovens e seniores percamos tanta coisa. Temos a mania que somos os maiores, quando existem locais também com grande tradição no futebol. Basta ver os comentários aqui. O Bernard não vale 25 milhões mas qualquer meco que ainda nem 10 jogos nos seniores tem em Portugal já valeria (Brumas e afins)
mv
E para deixar bem claro, penso que para ele seria melhor ir para o Porto, até porque se tornaria mais fácil sair para um campeonato de topo mais tarde. E ele próprio sabia isso, razão pelo que deu preferência ao Porto. Agora se o Porto não tem dinheiro para o comprar, que pode ele fazer? Provavelmente no Shakhtar vai ganhar os campeonatos internos (tal como ganharia no Porto) e vai ter a mesma visibilidade na Champions que teria no Porto. Quanto à selecção Brasileira, se calhar até é uma vantagem não estar no Porto, visto o passado complicado entre o clube e Scolari. Não sendo a escolha que ele queria, não vejo onde está o mal de ir para um clube do nível do Shakhtar.
Ricardo Ricard
mv,venceram o campeonato da Europa quando só havia 4 participantes,Jugoslávia,
França,União Soviética e Checoslováquia…Venceram os jogos Olímpicos jogando com a Republica Federal da Alemanha,Indonésia,Bulgária e na final com a Jugoslávia…Onde havia também equipas como a Índia,Tailândia e Austrália,isto depois de algumas selecções desistirem da prova,como o Vietname…Estamos a falar de 1956,se algumas destas selecções ainda hoje são de um desenvolvimento futebolístico muito pobre….imagine-se há mais de 50 anos.
Quanto ao Bernard e ao Bruma…concordo a 100%.
mv
Ricardo, a prova tinha 4 participantes mas havia fases de qualificação muito mais duras. União Soviética, Checoslováquia e Jugoslávia volto a dizer que tinham até ao fim dos anos 80 muito mais tradição futebolistica e qualidade do que Portugal. Era muito lixado de te apurares. Agora a fase de apuramento é uma palhaçada, na altura a fase de apuramento era mais compicada que a fase de grupos de agora.
Eu se calhar já sou muito velho para escrever aqui e admito que o facto de viver na Rússia (mas sou português) também influencia de certeza a minha opinião. Nem havia comparação entre o respeito que havia internacionalmente pela selecção soviética até 1991 e o respeito que havia por Portugal. O campeonato Soviético era complicadissimo, dos melhores do mundo (nos anos 80 era considerada a 3ª melhor Liga Europeia). Muitos dos jogadores nunca sairam apenas por ser o regime comunista porque qualidade de topo sempre tiveram. Quanto ao lado Ucraniano, tenho de concordar com o Luis Duarte. O Dinamo de Kiev tem 2 taças das taças e 1 Taça UEFA. Não são uns mancos que andam por aí como tentam passar
Ricardo Ricard
Só por curiosidade,Portugal defrontou oficialmente a União Soviética por 4 vezes,em 1966,1972 e por duas vezes em 1983,Portugal ganhou 3 jogos e perdeu 1 por 5-0.
Luís Duarte
Ricardo Ricard,
Não adianta discutir, tu provavelmente nem sequer saber o que é a URSS, deves ter 10 anos para aí…e essa de subestimares as equipas do passado enfim…pela tua ordem de ideias o futebol só deve ser bom desde à 10 anos atrás (que provavelmente será a tua idade, presumo) enfim, discutir com crianças é o que dá…não vale a pena
Dizeres que Portugal era melhor que a URSS ou que a Jugoslávia, é talvez das coisas mais ridiculas que alguma vez vi, enfim, a ignorância e o ridiculo em ti não têm fim..
Mas olha mesmo tendo tu, só uns 10/11 anos no máximo, não te fazia mal nenhum saberes a história da Europa, tanto a nível desportivo como a nível social
Luís Duarte
Ricardo Ricard,
Só para terminar, mais uma vez és apanhado em contradição…ora valorizas os feitos do Benfica no passado…mas desvalorizas os feitos da URSS e da Jugoslávia nesse mesmo passado dizendo que na altura era tudo fraco e não jogavam nada a bola…vê lá se te decides, é que se no passado ninguém prestava então os feitos do Benfica tb não podem ser valorizados, enfim, crianças a falar dá nisto
Czarli
O Ricardo não é do tempo do Oleh Blokhin ou do Lobanovskyi…
Luís Duarte
Ele sabe lá quem são esses, ainda te diz que isso é remédio para a tosse…
Ele nem faz a mínima ideia que a Europa de antigamente que ele subestima e diz que eram todos uns cepos tinha apenas cerca de 30 Países e não 50 como hoje tem, já que a URSS e Jugoslávia após o desmembramento deram origem a quase 20 Países novos, e como tal obviamente que os Europeus de Futebol antigos tinham de ter bem menos Selecções, porque obviamente a Europa tinha muito menos Países que tem hoje, no entanto selecções como a Jugoslávia por exemplo eram muito mais fortes porque obviamente eram a junção da actual Eslovénia, Croácia, Sérvia, Macedónia, Bósnia (basta ao dia de hoje juntar os melhores jogadores todos destes Países num só País e seria uma selecção fortíssima, melhor que a Selecção Portuguesa)…bem como a Rússia que eram a junção de uns 12 ou 13 Países entre os quais a Ucrãnia, Letónia ou Estónia…mas lá está, estamos a falar de uma criança, é provável que ainda nem sequer tenha dado isto na escola..
Czarli
Acerca da Jugoslávia faltou-te o Montenegro e o Kosovo ;)
O mais engraçado é que ele enumera nomes de jogadores que nunca viu jogar, provavelmente nem no YT, e depois despreza dois (former) países natais de um Lev Yashin (quem?) ou de um Savicevic…
E para acrescentar um pouco de história ao rapaz, o fraco Dinamo de Kiev tem maior numero de títulos internacionais do que o qual ele é adepto, inclusive um desses títulos foi ganho a um Bayern Munique com malta que sabia pouco de futebol tais como Sepp Maier, Rummenigge ou Gerd Muller…
…e Der Kaiser, pois claro.
Ricardo Ricard
Nem vale a pena gastar o meu latim com esta gente que se pensa superior a tudo e a todos,temos aqui autênticos Josés Hermanos Saraivas do futebol.
Uma Supertaça europeia e duas taças das taças são claramente superiores a duas taças de campeões europeus,não haja duvidas. Esse grande Bayer de Munique com esses fantásticos jogadores é aquele que nesse ano ficou em 3º lugar no campeonato Alemão? Que no ano anterior com esses jogadores todos que referiste tinha ficado em 10º e que no ano seguinte ficou em 7º?! Julgam-se tanto…Ridículos.
Luís Duarte
Agora o Sepp Maier, Rummenigge, Gerd Muller, Beckenbauer, que venceram TUDOO tanto pelo Bayern como pela Alemanha, que são dos melhores jogadores da história tb tb eram maus, cada vez a tua noção do ridículo está cada vez maior…mas pronto eu dou-te o desconto, és uma criança (tens quê 10? 11 anos?)… é normal que ainda não saibas realmente o que dizes..
Czarli
Esse mesmo Bayern ganhou 5-1 ao teu rico benfica!
Ricardo Ricard
10º lugar…3º lugar…7º lugar… Fantástico!
Ricardo Ricard
Ganhou 5-1 ao meu rico Benfica e levou 6-0 do Eintracht Frankfurt,e isto com Sepp Maier,Rummenigge e Beckenbauer,novamente fantástico!
Isto tudo para falar de uma equipa mediana a nível Europeu como o Dynamo,continuem Deuses do futebol,estou sedento de conhecimento,uma vénia para os dois!
Ricardo Ricard
O Dynamo ganhou a um Bayern cheio de estrelas mas que ficava em 10º no campeonato,sendo a 7º pior defesa em 18 equipas,bravo! Um colosso este Dyanamo,tão colosso que consegue ter mais derrotas do que vitorias na Liga dos Campeões,a serio,já não aguento mais com tanta ignorância,ainda por cima vinda de quem se julga muito esperto.
Luís Duarte
Esse Bayern foi SÓ tri-campeão Europeu, coisa pouca, eram todos maus, só os Portugueses (Portugal nessa altura nem as fases finais cheirava) mas pronto, és uma criança ainda tens muito que aprender na vida..
Mas só analisando campeonatos do Mundo e da Europa, fica aqui a diferença entre URSS e Portugal
1958 – URSS 7º lugar / Portugal não foi
1962 – URSS 6º lugar / Portugal não foi
1966 – URSS 4º lugar / Portugal 3º lugar
1970 – URSS 5º lugar / Portugal não foi
1974 – URSS não foi (por razões politicas salvo erro/ Portugal não foi
1978 – URSS não foi / Portugal para não variar mt não foi
1982 – URSS 7º lugar / Portugal não foi
1986 – URSS 10º lugar / Portugal lá conseguiu ír finalmente, 17º lugar
1990 – URSS 17º lugar / Portugal para não variar não foi
Agora em Europeus:
1960 – URSS Campeã / Portugal não foi
1964 – URSS finalista vencida / Portugal não foi
1968 – URSS 4º lugar / Portugal não foi
1972 – URSS finalista vencida / Portugal não foi
1976 – URSS não foi / Portugal para não varia mt tb não foi
1980 – URSS não foi / Portugal para não varia mt tb não foi
1984 – URSS não foi / Portugal 4º lugar
1988 – URSS finalista vencida / Portugal não foi
Eh lá, Portugal como se pode ver era uma SUPER-POTÊNCIA, comparada com a medíocre URSS, afinal como os resultados comprovam tens toda a razão míudo, Portugal é que era fortissimo e a URSS mediocre
Ricardo Ricard
Ainda gostava de saber onde é que eu disse que a selecção de Portugal era mais forte do que a URSS…Mas está bem,já deves ter uma certa idade a avaliar pelo atrofio mental. Já andaste no ridículo de dizer que o Shaktar é uma das melhores equipas Europeias,depois passou para o Dynamo ser um colosso,depois os jogadores da URSS foram os melhores do mundo,daqui a bocado estás a dizer que o Vietname era uma potencia nas décadas de 50/60/70/80.Mas eu dou-te um desconto,eu compreendo que não é fácil para ti.
O Bayern até podia ter sido penta campeão europeu seguido,continuava a não apagar as defesas fracas que teve e o 7º e 10º lugar no campeonato. Quando o Dynamo ganhou ao Bayern,apesar de terem grandes jogadores estavam numa má fase,mas isto também é difícil para ti de compreender.
Czarli
A época em que o Dinamo ganhou a Supertaça Europeia ao Bayern foi a mesma em que acabaram o campeonato em 3º mas também é a mesma em que ganharam a Taça dos Campeões Europeus pelo 3º ano consecutivo e pelo caminho trituraram o benfica por 5-1.
Ricardo não precisas de ficar nervoso, estás a ficar sem argumentação…
Luís Duarte
És tão ignorante, com que então o Bayern estava numa má fase? o Bayern era só o actual bi-campeão europeu quando defrontou e perdeu com o Dynamo Kyev…se para ti ser bi-campeão europeu é estar numa má fase eu nem imagino o que seja uma boa fase…mas lá está, és um miudo não sabes o que dizes…
Ricardo Ricard
Nunca vi ninguém tão ignorante,nem na net nem na vida real…10º classificado da Bundesliga,a pior defesa dos 11 primeiros classificados,o 7º melhor ataque entre esses 11 primeiros e mesmo assim não estavam numa má fase porque foram bi-campeões europeus 6 ou 7 meses antes…Tu não és limitado,és pior,não me digas que o Júlio de Matos tem ligação à internet…Meu Deus,que ignorância extrema! Agora fica para ai a falar com os teus amigos imaginários que isso ainda se pega e não quero ficar assim. As melhoras rapaz.
Luís Duarte
Não adianta, não tens argumentação possível, falar contigo é falar com um ignorante extremo, mas é normal no fim de contas não passas de uma criança, por falar nisso já são quase 22 horas, já te mudaram a fralda para íres para a cama
Peter
Visão de Mercado, querem dar algumas sugestões para o extremo que falta?
tiago
eu gosto do salah (basel) e do marco fabian (guadalajara)
Peter
Alejandro Gomez
Anónimo
Exactamente Tiago..
Parecem me boas opções, apesar de achar que não vem ninguém
Jota
jose
existem tantas opçoes o problema é que o porto só se vira para a america do sul.
jogadores como salah,yarmolenko(bocadinho caro),konoplaya,tadic,marco fabian, jesus corona,joaozinho,stocker,roberto pereya etc etc
Alan Mocellim
Uma alternativa de risco mas barata é Afellay. Ele é bom jogador e tem chances de ir para a Copa do Mundo ano que vem, porém se lesiona demais. Se for tomado o devido cuidado para evitar lesões ele poderia ser uma boa opção. Com certeza seria vendido barato pelo Barcelona, ou emprestado com opção de compra caso não queiram investir no jogador sem saber se ele se livrou das lesões em definitivo.
Miguel
Shawdow, nao sabe o que está dizer pois não? O presidente do Atletico Mineiro disse que não tinha mais nenhuma proposta pelo Bernard, apenas UMA proposta.
O Porto ou Arsenal se quisessem que tivessem feito uma proposta.
Eu penso é que nenhum clube queria dar 25m pelo Bernard.
Falta um extremo de qualidade? Ha duvidas que o Bruma vai lá parar? Eu como Sportinguista ha 1 mês que tenho essa "certeza"…
Ricardo Peixoto
Miguel,
Já para não falar do parte do esquecimento, ao que eu nem me quero acreditar no que li.. O Shaktar neste momento é uma equipa competitiva e que tem sempre uma quantidade de jogo Europeus ao nível dos clubes mais fortes. Seja na LE ou LC. O esquecimento ai não entra.
Quanto ao Bruma não me acredito sinceramente, ele próprio vai querer voos mais altos..
Kacal
Era o mais provável e aconteceu, eu acredito que ele preferisse vir para Porto e é o tipo de extremo que nós falta, mas, devido á capacidade financeira do Shakhtar ia ser muito complicado lutar com eles e confirmou-se, eles bateram a clausula e depois o Bernard teve que aceitar porque lhe ofereceram condições fantásticas , é um craque e gostava que tivesse vindo, mas, não foi possível, ele que se consiga afirmar e provar o seu valor na Ucrânia e que tudo lhe corra bem, quanto ao "meu" Porto, espero que ainda consiga trazer um extremo de características semelhantes, se possível, mais experiente e "maduro", vamos esperar e ver se vem alguém ou não.
Anónimo
Já sabia qe nao vinha para o Porto, algum dia com uma proposta de 25M ele ia vir, foi atrás do €€. Ainda por cima foram 10M dados, nao vale mais qe 15M…qem tem dinheiro…
Law.
Anónimo
Outro.. Ora vejamos- o Shaktar foi o único clube que chegou aos valores que o Atletico pretendia- como e que ele preferiu o dinheiro, se para sair so tinha uma opção??
Tiago
Anónimo
Sim eu sei!
O Porto provavelmente nem fez uma proposta, os jornais é qe andam a enganar o pessoal…
Acho qe houve outra equipa qe fez proposta mas ele recusaram…anyway, qem vai para o shaktar so pode ir atrás de dinheiro, nao é uma equipa por ai além, se bem qe anda a crescer nestes ultimos tempos.
Law.
scpfan
Eu acho piada a certos comentários, chamarem de mercenário por ter ido para a Ucrânia. Em termos europeus o Shakthar está num nível semelhante ao Porto (ligeiramente inferior porque pelo Porto passou Mourinho), passando "sempre" a fase de grupos da champions…a última vez que não o fez (estava no grupo do Sporting) também foi campeão da Taça UEFA. Aliando isso ao domínio interno do clube e ao facto de ir receber mais…não sei qual a dúvida.
Saudações desportivas
Anónimo
Sou Portista e concordo consigo, 25 milhoes para o clube, 300 mil mes, mais premio de assinatura, quem nao assinava ? Vamos deixar de sonhar.
MPires
Luís Duarte
scp,
Plenamente de acordo contigo
joao carlos
passaram sempre da fase de grupos? so se for da champions para a Uefa porque aos oitavos so foram duas vezes
Guilherme Venancio
Sim, e para memorias mais frescas, na epoca de 11/12 da liga dos campeões onde ficou em ultimo do grupo. A titulo de curiosidade, Perderam os 2 jogos com o Porto.
Não foi assim à tanto tempo para serem factos esquecidos.
mv
Naquele ano que o Porto não se apurou no grupo e ficou atrás curiosamente do Zenit, outra equipa do Leste Europeu? Lembro-me bem desse ano.
Halogeneo
Jogador com potencial sem dúvida, mas a preço de jogador feito. A América do Sul está a ficar um mercado cada vez mais caro, o que complica a estratégia de valorização de jogadores. Acho que o Porto este ano devia ajustar a sua prospeção para outros mercados.
Guilherme Venancio
Curiosamente na época de 11/12 da liga dos campeões acabaram em ultimo lugar do grupo. Mais curioso ainda, foi o facto de ser o mesmo grupo do FC Porto (que acabou em 3º), e do mesmo ter ganho ambos os jogos ao Shakthar (2-1 e 0-2).
Não foi assim à tanto tempo para ser esquecido.
Marco Lameira
A noticia acerca da vinda do Bernard para O F.C.Porto sempre foi invenção dos Jornais. Os dirigentes Portistas podem até se ter pensado nele, mas quando se viu o seu valor era óbvio que não iriam avançar com uma proposta. Falou se também muito nos comentários do pai do Bernard e até do próprio jogador que dizia que o dinheiro não era tudo, e de facto não era, até o Shakthar aparecer com 300 mil euros mensais, mais uma mansão, motorista, etc e transportá-lo num jacto que parecia uma casa. A partir desse momento era óbvio que mesmo que o F.C. Porto tivesse uma proposta concreta pelo jogador ele nunca iria aceitar a mesma. No fundo tudo girá à volta do dinheiro. (O que percebo)
Carlos Nugas
Novela como todas as outras com final bastante previsível!!! mas alguém acreditava que o Porto iria dar 20 ou 25 milhões euros por um jogador como o Bernard? não está em causa a qualidade do jogador mas a politica de contratações do FCP, nunca o Porto iria dar esses montantes por um jogador, seja ele quem for… quem ler as declarações do presidente do Atlético Mineiro, nunca chegou qualquer proposta oficial do FCP pelo que não vejo o porquê do espanto após esta noticia da assinatura do Bernard pelo Shakhtar. Se formos ligar aos jornais com as contratações e descontratações lançadas diariamente o FCP já tinha mudado de equipa pelo menos 3 vezes e ainda o mercado não fechou. A meu ver o FCP irá agora lançar a rede ao Bruma se é que já não o fez, esta história do Bernard, na minha opinião, vai ao encontro disso, tudo fait-divers para agora virem dizer que tudo fizeram para contratar o Bernard mas dados os valores e mais não sei o quê não foi possível e dada a carência de um jogador com essas características tiveram que contratar o Bruma como oportunidade de negócio. Vamos esperar pela decisão do CAP e depois falamos. Uma coisa é certa, como adepto portista, é imperioso a necessidade de contratar um jogador com estas capacidades, capazes de no um contra um criar desiquilibrios. A minha aposta inicial era o Tailson também do Shakhtar mas impossível. O Bruma era bem vindo.
Diogo Martins
Boas. Bernard era sem dúvida um bom reforço mas como a Visão de Mercado referiu e bem existem sobre ele muitas dúvidas e ainda iria ter um período de adaptação. E para o FC Porto desembolsar tanto dinheiro terá que ser por um jogador mais maduro e com provas dadas na Europa e esta contratação vai contra a política do clube. Quanto a um possível reforço acho que o Jesus Corona do Monterrey do México é um jogador talentoso, rápido e será sem dúvida bem mais barato. Cumprimentos
Dr. Bayard
O FCP deve iniciar a época com os elementos que tem agora. Em Dezembro fará algum reajustamento, não esquecer que estamos em época de Mundial e o Mercado de Inverno vai ser muito movimentado!
Haverá muitos jogadores que querem mudar de ares para aparecer e ir ao Mundial.
Esperar para ver…
Quanto ao Bernard, avaliando pelos últimos negócios, 25M + o "resto" ia acabar em 30M ou mais! Não havia condições, nem por metade!
Pita
Este era de facto um grande teste à parceria feita entre o tal banco brasileiro e o fcp (até aqui um pouco duvidosa)
Pelos visto chumbaram…
Seria a grande transferencia para o plantel do porto e preencheria a grande lacuna no plantel.
Julgo que dificilmente conseguirão encontrar um jogador que tenha um impacto tão grande como Bernard teria.
Mas nisto o porto sempre nos conseguiu surpreender… A ver vamos!!
Cumprimentos
LuisRafaelSCP
Bom jogador, mas com Taison e Douglas Costa nem sei se terá nível para lhes roubar a titularidade.. de qualquer das formas, é um "abre latas", um desiquilibrador que faz muita falta ao actual Porto, e penso que terão obrigatoriamente de ir ao mercado por um extremo deste género, e estou de acordo com o VM, haverá outras soluções igualmente interessantes a metade do preço (basta ver quanto custou Chadlii ao Tottenham).
Zapata
O Douglas Costa nem sequer era titular sem o Bernard lá, quando mais com o Bernardo lá…
Fábio Teixeira
Acho que não foi de todo a melhor opção. Com jogadores como Alex Teixeira, Taison, Wellignton Nem, Douglas Costa, Luiz Adriano, Fred, Eduardo e até Ilsinho não vai ter assim tão impacto como pensava (pelo menos a curto-prazo).
Confesso que fiquei um pouco dececionado com esta escolha, mas agora o FC Porto tem de se virar para outro jogador e um virtuoso e tecnicista como Mohamed Salah seria muito bem vindo no Dragão. Avaliado em 6,5M, o egípcio liderou durante muito tempo a votação a Golden Boy, ganha no final por Isco. Não sei qual será o valor pedido pelo Shakhtar, mas assentava que nem uma luva no lado esquerdo da ala ofensiva.
Rúben Cardoso
Fábio, o Salah está sim, no Basileia.
Green Storming
O Mohamed Salah é do Basileia e não do Shakhtar, penso eu.
Paulo Almeida
também gosto muito do Salah, mas acho que seria não iria conseguir ter o impacto necessário neste momento, ainda está verde, nos jogos que vi dele mostrou muita qualidade mas tinha problemas a decidir o ultimo toque, mas bem trabalhado será um craque, ele e o Lestienne que também gosto bastante.
o Porto precisa de um jogador feito, que entre de caras no onze, Chadli era a minha opção, mas já foi. O meu desejo confesso que era o Bruma, sou grande apreciador dele, podia ser o tal "abre-latas", apesar de achar que é preciso alguém com mais experiência.
Fábio Teixeira
Sim, eu sei. Fiz confusão.
Fábio Teixeira
Paulo Almeida,
O Chadli sempre foi a minha primeira opção, só que ouvia valores com 17/18 milhões que era preciso despender para a sua contratação. Também ouvia que a Juventus estava disposta a dar esse valor. No final de contas, saiu por 7 milhões.
Paulo Almeida
Fábio Teixeira,
também ouvi falar nesses valores, mas pelos vistos eram falsos. O belga era o jogador ideal neste momento, é um jogador feito, de selecção e é um extremo que pode resolver um jogo "sozinho", não há muitos como ele no mercado actualmente.
Fábio Teixeira
Concordo plenamente consigo Paulo Almeida.
jose
caro fabio o que me diz destes jogadores ? acha que algum tinha qualidade para o porto ?
salah,yarmolenko(deve ser 1 bocadinho caro),konoplaya,tadic,marco fabian, jesus corona,joaozinho,stocker,roberto pereya
Fábio Teixeira
Creio que as melhores opções são mesmo o Salah, o Yarmolenko (este sim, deve ser carote) e o Konplyanka. O resto dos jogadores ainda não tem o que é preciso para a posição, embora eu goste muito do Jesús Corona e ache o Marco Fabián algo parecido com o Salvio.
Stocker e Tadić eram excelentes, mas era para o Sporting.
Euclides!
Demasiado dinheiro por um brasileiro de 20 anos que ainda nada mostrou no futebol Europeu na minha opinião…
Acho que o Porto fez bem em não contratar Bernard, ir ao Brasil contratar um jogador por mais de 20 milhões ainda por cima desta idade representa um enorme risco, um bom jogador, com muito potencial, mas que analisando friamente:
. é um jogador baixo
. Fraco fisicamente
. não tem experiência de futebol europeu
. ainda não se conseguiu afirmar na selecção Brasileira
Sinceramente acho que este Bernard é mais um bom jogador que está com um enorme Hype, o clube de onde vem esta muito bem orientado por um dos melhores treinadores sul americanos, tem bons jogadores e por isso em termos colectivos sai beneficiado, no Brasil fazem-se muito facilmente de jogadores habilidosos craques…
só foi para o Shaktar porque não vale mais de 10/15 milhões, se o Atlético Mineiro o aceitasse negociar a partir destes valores, não teria ido nem para o Shaktar, nem para o Porto, mas para uma equipa muito superior, o problema é que as equipas muitos superiores além de terem melhores planteis, também sabem analisar o que vale ou pode valer um jogador e por isso também não estão para torrar milhões numa alternativa que não acrescenta assim tanto ao que já há…
Diria que este Bernard é um Willian, 2.0, um jogador com qualidade com a bola no pé, bom de bola, mas que não será assim tanto jogador de selecção Brasileira, agora que foi transferido e precisará de se adaptar ao futebol na Ucrânia vai acontecer o que acontece muitas vezes com jogadores do campeonato Brasileiro, depois da comissão entrar no bolso do empresário deixam de ser convocados, pois já não precisam de ser valorizados…
volto a dizer, um hype completo este Bernard, bom jogador sim sr, mas nada por aí além para valer mais de 10/15 milhões.
Rúben Cardoso
À frente dele na selecção brasileira, nada mais nada menos que Neymar, Lucas e Hulk. Nem se esperaria que se tivesse afirmado, só se fosse melhor que algum destes 3 (o que não é o caso).
Zapata
O campeonato ucraniano é muito forte e está cada vez melhor. Com a junção ao russo dentro de pouco tempo, ficará dos campeonatos mais fortes a nível mundial.
Jorge Faria
Existem planos para juntar os dois campeonatos? Não fazia ideia, dará grande visibilidade ao futebol nessa região.
Luís Duarte
Zapata,
Onde viste essa noticia? isso era fantástico, ficaria sem dúvida uma das melhores ligas do Mundo, e seria o ressurgir (numa escala mais pequena) do campeonato da URSS
Czarli
Isso é verdade ou foram as tuas famosas fontes que te disseram? Seria realmente interessante, mas só acredito vendo.
mv
Czarli, isso tem sido discutido nesses países e existe já uma proposta para a prova começar daqui a 2 anos. O grande impulsionador do projecto é a Gazprom e os prémios para os participantes serão no total 1000 milhões de euros. Basta procurares no google por Unified League Gazprom e tens muitos artigos em Inglês sobre isso.
Luís Duarte
mv,
obrigado pelas dicas, vou procurar mais informação sobre isso, e ficar a torcer para que se torne de facto realidade, ficaria sem dúvida um dos melhores campeonatos do Mundo
Anónimo
O Bernard, é superior a qualquer um dos jogadores atuais do Shakhtar para a posição…
AN
Rui Miguel Ribeiro
Terá sido "roubado"? ;-)
Rodrigo
O Bernard e um jogador bastante talentoso, rapido e com tecnica, mas parece-me que ainda nao vale 25M. No entanto, todos sabemos que os jogadores brasileiros inflacionam com grande facilidade e basta verificar as transferencias dos ultimos anos de jogadores canarinhos de potencial semelhante. Veremos como se adaptara a Europa e ao frio da Ucrania, sendo que o seu 1,63 pode ser disfarçado pela sua grande capacidade para desiquilibrar nas alas. Acredito que tem condiçoes para se assumir no Shakhtar, ficando Taison na ala esquerda e ele na direita, embora Douglas Costa, Alex Teixeira, Fred ou Nem sejam opçoes tambem de grande qualidade.
Por fim, parece-me um exagero a aposta do campeao ucraniano em tantos brasileiros, ja que a maioria alinha na mesma posiçao, alas ou medio ofensivo, e tambem porque nem todos podem jogar no campeonato, pelo que algum do dinheiro investido nele deveria ter sido apostado em jogadores comunitarios.
Fábio Teixeira
Na minha opinião, o Douglas Costa tem lugar "assegurado" na direita. O Bernard joga melhor na esquerda, com movimentos para o meio para desequilibrar a defensiva contrária e depois decidir o termo da jogada.
Rabensandratana
Como já era de prever e já tinha dito aqui, só com a comparticipação do BMG é que o FCPORTO traria o Bernard, mesmo assim teria de despender mais de 10M, posto isto, segundo o presidente do Atlético Mineiro, o clube só recebeu a proposta do Shakhtar.
O Bernard fez muito bem ao aceitar o convite dos ucranianos, já que poderá jogar na CL e ser um dos melhores jogadores do campeonato, vai para uma das equipas com mais brasileiros, logo a adaptação será mais fácil e a ganhar 300mil por mês ainda mais fácil se torna.
O FCPORTO já não deve comprar mais ninguém, só se aparecer um negócio de ocasião, em Dezembro talvez faça algum reajustamento no plantel. Eu tenho muita confiança no Iturbe, Kelvin, Varela e talvez o Licá(se mostrar o que penso que poderá render).
leugimM
Ainda tinha alguma esperança que o Bernard viesse para o Dragão, confesso, embora este desfecho não me surpreenda. O FC Porto não pode, de forma nenhuma, fazer frente à capacidade financeira do Shaktar, e como tal, os 25 milhões foram mais do que suficientes para convencer o internacional brasileiro (também creio que é um valor claramente exagerado).
Na perpetiva dos dragões, à semelhança do que aconteceu na época transata, continua a principal lacuna da equipa em aberto. Eu, pessoalmente, nem quero acreditar que os responsáveis dos azuis-e-brancos não tenham, desde já, alternativas a Bernard. Vou aguardar, mas "não aceito" mais uma temporada sem um desequilibrador nato nas alas, enfim.
Saudações desportivas.
Czarli
Fico feliz por não ter assinado pelo Porto. Demasiado caro, demasiado novo e seria sempre uma incógnita.
O Porto precisa de um craque, de um fantasista mas pés assentes na terra. Até 10-12M são capazes de encontrar alguém igualmente bom e com provas dadas.
Bruno Lopes
Com estes valores sobre a transferência de Bernard pode-se concluir que as contratações de Danilo e Alex Sandro foram relativamente baratos.