Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Bruno Lage despedido

Inevitável? É o 2.º ano seguido que Rui Costa despede um treinador no arranque da época, ainda por cima, mais uma vez, era óbvio que esta decisão ia acontecer mais dia menos dia, já que Lage nunca demonstrou capacidade para elevar o nível das águias e bastava o mínimo abanão para que tudo voltasse a descambar (é incrivelmente fraco a lidar com as adversidades, o que também é uma consequência da sua falta de qualidade para este patamar, inclusive do seu discurso confuso e desnorteado, quando não está a olhar para as cábulas). Veremos agora quem será o sucessor e principalmente que impacto terá nas eleições (acaba por ser mais um ato de má gestão, e foram tantos neste mandato).

Bruno Lage não resistiu à derrota contra o Qarabag e foi demitido do comando técnico do Benfica. O treinador setubalense deixa assim as águias um ano depois de ter substituído Roger Schmidt. Recorde-se que esta é a 2.ª vez que Lage é demitido pelo clube da Luz.

50 Comentários

  • Mantorras
    Posted Setembro 17, 2025 at 9:19 am

    Alguem me pode explicar este despedimento, quando é sabido que as equipas dele nos iniciados jogavam bem?

  • porra33
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:29 am

    A minha opinião sobre Lage mantém-se, é um treinador limitado. Permite ao Benfica ser competitivos mas muito inconsistente e sem capacidade de dominar os jogos acessíveis. Podemos competir por títulos mas estamos sempre com a corda ao pescoço e um deslize está sempre à espera de acontecer.
    Um treinador que nos jogos contra equipas fechadas (que são a maioria) vive muito no apoio das individualidades e do que elas conseguem resolver. Nos jogos com equipas maiores até consegue preparar bem o jogo e fazer jogos competentes. Quanto aos antecessores melhorou bastante na questão das substituições e rotatividade de alguns jogadores, teve dificuldade em sentar algumas vacas sagradas e como é seu hábito começou a pecar na comunicação assim que a coisa começou a discambar.
    Tendo em conta a expectativa inicial na sua vinda acabou por não ser tão mau como se pensava e conseguiu melhorias do nível ridículo do inicio de época do Schmidt. Agora não ser tão mau como se pensava não quer dizer que seja treinador para o Benfica. Acho que tentou fazer o melhor que sabia, mas não sabe é mais que isto..

  • Red Scorpius
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:16 am

    Lage foi vítima de si próprio, dos seus medos, das suas incoerências, das suas incapacidades para líder grupos com pesos pesados.
    Não conseguiu estabilizar um fio de jogo coerente, sendo notória a incapacidade da gestão da posse de bola, permitindo empates e sofrendo até derrotas depois de estar a vencer, em números nunca vistos no clube.
    Trata-se de uma saída inevitável de alguém refém das suas incapacidades.
    Desejo-lhe que melhore as suas competências de liderança se ainda aspira a ser um treinador de sucesso.

  • MuchoG
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:46 am

    Que Rui Costa não tem nível e competência para o cargo que ocupa, já era óbvio há muito, mas hoje também demonstrou que não tem respeito pelo clube, pelo seu futuro, e pelos adeptos. O argumento do “ele é benfiquista” já não resulta.
    __
    Esta é uma decisão de alguém a tentar proteger o seu couro, de campanha eleitoral (tal como foi o mercado de Verão), e quem venha a seguir que lide com os problemas que está a criar.
    __
    Triste o estado a que este clube chegou, terá de ser salvo em Outubro.

  • Chopper
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:26 am

    Isto já estava escrito há muito tempo. Bruno Lage não é, nem nunca foi treinador para o Benfica. Pode ser um treinador de transição, para entrar a meio da época, mas nunca para iniciar uma época. Contudo, ser substituído por alguém como José Mourinho (que neste momento é um treinador ultrapassaso, preocupado em caçar indemnizações chorudas e as suas equipas nem um futebol atrativo jogam) será pior a emenda que o soneto, como se costuma dizer.
    __________
    Posto isto, acho que o Benfica deveria dar a época por perdida e, seja quem for o presidente, fazer uma escolha de um treinador que saiba potenciar os jogadores e pôr a equipa a jogar um bom futebol.
    ___________
    Nesse sentido, e não sendo eu benfiquista, julgo que seria uma boa opção para o banco do Benfica o Tiago Margarido, visto que é alguém que é um treinador de projeto desportivo, sabe por as suas equipas a praticar um bom futebol (vê-se como o seu Nacional da Madeira joga um futebol de qualidade e as dificuldades que causou a Sporting e FC Porto). Tiago Margarido é alguém que está destinado a passar por um dos três grandes muito em breve.
    _______
    Um bom dia a todos

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:20 am

    Despedimento que se percebe, recebeu um plantel muito bom e as exibições têm sido muito pobres.
    No United por exemplo tivemos a narrativa que o anterior diretor desportivo era péssimo e que esta época tudo seria melhor e com critério. Já deu para perceber que afinal vieram 3 jogadores por milhões para o ataque e outras posições ficaram desguarnecidas.
    Aqui no blogue não li mais ninguém apontar o dedo diretamente ao treinador por essa política. É sempre a falar no clube em abstrato e isso mostra a imensa desonestidade intelectual do costume porque é bom não esquecer que o anterior diretor desportivo sai porque agora Amorim é que iria ter uma voz activa na constituição do plantel.
    Hey não é ódio meu, é mesmo factual. Leiam. Leiam ou aprendam a ler porque se alguém é movido por sentimentos aqui são as os chamados do costume.
    Benfica tem um plantel muito bom, tem opções para todas as posições e Lage falhou.
    É tão simples quanto isto.
    Mourinho no Benfica seria muito interessante de assistir.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:15 am

    O VM disse tudo, o Lage é um treinador que não sabe lidar com as adversidades e com a pressão. Aconteceu em todos os clubes onde esteve, um arranque incrivelmente promissor e depois as equipas deles vão-se abaixo e afundam sem nunca mais recuperar até acabar despedido.
    *
    Longe de ser fã do Lage, mas despedir o treinador a um mês das eleições… ainda para mais para contratar um treinador milionário e fraco como o Mourinho. Para hipotecar o futuro do Benfica e termos que contar com mais uns milhões para o despedir como aconteceu em quase todos os clubes onde o Mourinho esteve. Que haja uma mudança em Outubro!

  • Bruno90
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:06 am

    Mandei um audio para o chatgpt a desabafar e ele tentou organizar as minhas ideias. Ora cá vai:
    —-
    —-
    Opinião sobre o momento do Benfica
    Responsabilidade da crise atual

    Aposta na mediocridade levou inevitavelmente a este cenário.

    Rui Costa é o principal culpado e não se demitiu.

    Perfil de treinador desejado

    Deve privilegiar posse de bola e futebol de ataque.

    Apostar sem medo nos jovens da formação.

    Escolher talento e qualidade em vez de soluções medianas (“prefiro um Veloso do que um Barreiro”).

    Eliminar maus vícios e hábitos herdados de Roger Schmidt, como adaptações forçadas de jogadores.

    Evitar jogar com atletas fora da posição natural (ex.: extremos usados como médios defensivos, centrais e laterais adaptados).

    Crítica ao modelo de jogo atual

    Benfica tem jogado demasiado em transição, em vez de assumir a posse como uma equipa grande.

    Jogadores como Aursnes usados apenas para dar equilíbrio são exemplo de um erro estrutural (“nenhuma equipa do mundo joga assim”).

    Sobre potenciais treinadores

    Mourinho não é a solução — já se percebeu.

    O plantel do Benfica tem custo elevado e jogadores com muito ego, o que não pode ser entregue a um treinador sem nome nem experiência.

    Um treinador jovem ou desconhecido não teria condições para gerir este grupo nem as expectativas elevadas dos jogadores

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Setembro 17, 2025 at 6:50 am

    É isso, e agora vão buscar o treinador que o Lage derrotou na pré eliminatória da Champions, e que há anos que anda a colecionar fracassos, seguidos de chorudas indemnizações. Um ganhador, dizem…

  • Goncalo Silva
    Posted Setembro 17, 2025 at 6:15 am

    Despedir o treinador a um mês das eleições? Que irresponsabilidade é esta?

    A despedir agora, teria de ser sempre havendo um interino que garantisse que o Benfica continue na luta daqui a um mês, onde aí sim se escolhia um treinador.

    Agora das duas uma, ou entra Veríssimo novamente durante um mês (medo), ou Rui Costa contrata já o seu treinador. Pelo menos que contrate alguém que seja do agrado de todos os candidatos e assumisse que fosse um nome escolhido por todos, era o mínimo que poderia fazer eticamente.

    Sinceramente prefiro já hipotecar esta época do que condicionar o projeto da próxima direção (mesmo continuando Rui Costa, é condicionado porque é escolhido um treinador à pressa). Que fique Veríssimo, é a decisão menos má.

    Quanto ao próximo treinador, eu se fosse candidato à presidência olharia para Marco Silva. Benfiquista, muito competente, o plantel parece encaixar à sua imagem e tem a meu ver começado a mostrar alguns sinais de desagrado à política de contratações do Fulham.

    • GabCel
      Posted Setembro 18, 2025 at 12:45 am

      correctíssimo, até na escolha do treinador.

    • Mantorras
      Posted Setembro 17, 2025 at 9:07 am

      Era bom era, mas vao meter la alguem como Mourinho e com contrato chorudo.
      O ultimo fecha a porta. Rui Costa é absolutamente inapto para isto.

    • Petrol
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:20 am

      Marco Silva seria a minha escolha também. Tem bastante qualidade. Talvez agora com a questão do mercado no Fulham possa ser uma hipótese. Há pouco tempo parecia inacessível.

    • Super Hans
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:13 am

      Poderá ser o Renato Paiva

    • Flavio Trindade
      Posted Setembro 17, 2025 at 7:38 am

      Subscrevo na totalidade Gonçalo.
      Mas, para isso acontecer era preciso planeamento e sentido crítico.
      Duas coisas que o Benfica e a maioria dos benfiquistas perderam há muito tempo

  • jolasdasagres
    Posted Setembro 17, 2025 at 4:33 am

    Engraçado o mourinho ser contratado, fazer meia duzia de jogos, ser despedido pelo novo presidente…. terminar indo para o porto e ser novamente campeao europeu … onde é que ja vi isto ahahhah

  • Kacal
    Posted Setembro 17, 2025 at 1:16 am

    Para mim Bruno Lage nunca teve nivel para treinar o Benfica, no máximo seria um bom treinador de transição mas nunca O treinador. O Benfica teve bons jogos a espaços, mas teve também decisões sem sentido e também varios momentos onde foi incapaz de controlar os jogos em vantagem, além da permeabilidade defensiva. Esta época tinha que ser bem melhor que a anterior e não vemos nenhuma melhoria significativa nem consistência. Era inevitável este saída e depois deste jogo só podia ser esta decisão. Quase em eleições o mais sensato seria contratar um treinador de transição como interino e depois anunciar o novo treinador após as eleições fosse Rui Costa ou outro o Presidente. Mas Rui Costa já disse que quer ter treinador contra o AVS e portanto está com pressa, deve anunciar um nome forte para ganhar votos e Mourinho livre sem mercado nesta altura, cheira-me que será ele. Como fã dele e nostalgia do que fez no meu Porto, será estranho ver. Mas é o que é. Se funcionará não sei, o tempo dirá. Mas vejo Rui Costa a não ser sensato neste tema…

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:55 am

    O Mourinho é viciado em indemnizações de despedimento e o Rui Costa é viciado em despedir treinadores, ora é o Match perfeito
    **
    Portanto isto vai-lhe saber a mel, é óbvio que será ele, irá assinar por 4 anos e a máquina de propaganda vai fazer a cabeça dos sócios que isto foi um grande move do Rui Costa que é para garantir as eleições… Os burros os sócios irão como é óbvio votar no Rui Costa
    **
    Daqui a um ano mais ou menos por esta altura estará a ser despedido pelo Rui Costa e a mamar 3 anos de indemnização

  • Outstanding
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:42 am

    Isto não é inconformismo. Isto é falta de cultura futebolística.
    O homem ganha absolutamente tudo. Empata um jogo e perde outro, os adeptos fazem barulho, mandam o treinador embora.
    O homem ganha absolutamente tudo e hoje pelo facto de perder um jogo e empatar outro, os adeptos fazem barulho e mandam o homem embora???!!
    Mas que clube é este? Eu disse antes e volto a dizer agora, é um clube que é zero, que não tem cultura absolutamente nenhuma. É um clube que tem imensas devaneios permanentes de grandeza. Os outros não podem jogar, os outros não podem competir. Porra o real tem ganho com muita dificuldade, o Liverpool gastou 400 milhões e tem ganho com muita muita dificuldade. O Barcelona o ano passado a determinada altura em 8 jogos ganhou um. E não despediu o treinador? Que clube absolutamente ridículo, surreal, ridículo!

    • GabCel
      Posted Setembro 18, 2025 at 1:04 am

      percebo, e até concordo em parte… é ridiculo, esta cultura de “despedir treinadores à mínima contestação”. Se ignorarmos o fraco futebol, o aburgesamento total no mercado e a não aposta na formação, que vêm minando o Lage desde que foi anunciado.

      Mas também há aqui muita culpa dos adeptos: são eles que estão sempre prontos para endeusar um jogador da formação, para 5 jogos depois já só o quererem vender para irem comprar uma truta sem quaisquer provas dadas. São os maiores bipolares e ingratos, que só se preocupam com o momento nos últimos 3 jogos e, acima de tudo, ganharem os campeonatos em Agosto e Janeiro… Pior, ao primeiro mau resultado, rendem-se ao sindroma de Estocolmo e batem no peito que no tempo do SLVieira é que era bom.

      Está tudo mal, a começar por:
      – o novo riquismo (e subserviência ao carrossel do mendes) da direcção,
      – a fraca cultura desportiva dos adeptos que não aceitam que os jogos podem ter 3 resultados (e que por vezes uma vitoria pode ser mais preocupante que uma derrota, porque a sorte também tem influência nos resultados),
      – a não chegada de novos valores da formação à equipa AA mina a capacidade de recrutar novos talentos para a formação (sejam jogadores ou técnicos)
      – a não rentabilização da formação cria uma grande pressão na tesouraria, e obriga a muito cash flow com pouco lucro. só damos de mamar e não evoluimos.
      – a inexistência de um projecto do futebol para além de estar com “hype” até dia 25 de outubro… em Janeiro é para vender 2 ou 3…
      – a falta de respeito escabrosa, pelo clube, as outras candidaturas e os adeptos. Ao condicionar totalmente o clube e equipa de futebol antes das eleições.

      A próxima alteração de estatutos devia conter medidas que impedissem este tipo de movimentações 3 a 6 meses antes das eleições, isto iria obrigatoriamente fazer com que as eleições fossem antecipadas para o final da temporada, a tempo de poderem preparar a próxima época.

    • Carochoo
      Posted Setembro 17, 2025 at 12:57 pm

      Este comentário só pode ser ironia. Ou de alguém que vê futebol há 1 mês.

    • Mantorras
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:43 am

      Sim, a culpa é dos adeptos.

    • Petrol
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:22 am

      Quem ganhou absolutamente tudo? Tens visto os jogos? Do número de jogos que o Benfica fez esta época quantos foram sofridos? Estamos a falar de uma equipa de meio da tabela ou estamos a falar do Benfica?

    • Citizen_Erased
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:00 am

      O Benfica não joga nada ha um ano. Até podia ganhar todos os jogos ate ao final da epoca, com este futebol de repelões, em que tremes como varas verdes cada vez que o adversário te ataca, nao obrigado.
      Ja com o Schmidt tivemos o mesmo problema, em Fevereiro mostrou o treinador que (não) era, e de repente toda a gente queria que ficasse só porque foi campeão, não tendo perdido o título por milagre.
      Aqui (e em qualquer grande) não se exige so cultura de vitória. Mas que se jogue bem.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:35 am

    1. Foi Costa quem contratou Lage. A culpa é sua.
    *
    2. Repetiu o erro cometido com Schmidt: nenhum deles deveria ter começado a época.
    *
    3. Está a tentar salvar a pele.
    *
    4. Tendo em conta o erro repetido, deveria sair com o treinador.
    *
    5. Não tem legitimidade moral, digamos assim, para escolher um treinador a um prazo superior ao período eleitoral.

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:29 am

    O Rui Costa diz que esta decisão não é para salvar o cargo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂… Fdx este gajo conseguiu dizer isto sem se rir 😂😂😂

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:28 am

    Há 1 semana atrás o Lage disse publicamente que a direção fez um mercado a pedido do treinador
    **
    1 semana depois essa direção despede o treinador
    **
    Isso significa que esta direção fez 1 mercado a pedido de um treinador no qual esta mesma direcção NÃO ACREDITAVA… 😂😂😂😂😂
    **
    É este o nível de total incompetência e amadorismo do Rui Costa que daqui a 1 mês será premiado com mais 1 eleição… Isto é tão vergonhoso

  • Dad Vader
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:23 am

    Hora de Rui Costa mostrar que é benfiquista. Não pode simplesmente sacrificar o futuro do clube contratando alguém como Mourinho ou outro nome só para tentar ganhar umas eleições. Que contrate um interino, alguém como Petit e deixar o próximo presidente escolher o seu treinador.

    • Guedes
      Posted Setembro 17, 2025 at 2:05 am

      O Petit? Nem sou Benfiquista mas em nome de todos os mesmos estás a brincar?

      • Petrol
        Posted Setembro 17, 2025 at 8:23 am

        Petit tem bem mais qualidade do que a imprensa que tem. Outro em situação semelhante é César Peixoto. De qualquer das formas seria uma solução de transição e uma opção bem mais interessante que Veríssimo.

        • Dad Vader
          Posted Setembro 17, 2025 at 8:51 am

          Exatamente isso que penso. Para as condições atuais, era o nome certo para assumir de forma interina a equipa. Depois quando o presidente eleito entrasse em funções, então aí se via o que fazer.
          Mas isto nunca iria acontecer, aliás Rui Costa foi mesmo confrontado com uma questão neste sentido ontem na CI e rejeitou liminarmente, alegando estar preocupado com o futuro imediato do Benfica e não com eleições. Esta é a forma que Rui Costa tem de fazer campanha, contratando reforços de 30M e treinadores com UCL no currículo, mas só está a criar mais um problema ao futuro presidente do Benfica. Mesmo que seja ele próprio.

      • ele
        Posted Setembro 17, 2025 at 7:45 am

        Pelo menos os jogadores comiam a relva, e os adversários…..

    • Petrol
      Posted Setembro 17, 2025 at 1:22 am

      Ia comentar mas disseste tudo. Já tinha dito semelhante no post sobre o jogo. Mourinho seria mais um penso rápido e um nome apenas para ganhar as eleições uma vez que o seu nível atual não está ao nível do Benfica nem tem o perfil que devia ser procurado. As suas equipas jogam muito pouco. Com este despedimento, após o sucedido com Schmidt, é o segundo erro gritante que esta duração comentou uma vez e repetiu. O outro foi não ter substituto para Bah.

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:14 am

    Rui Costa é oficialmente o pior dirigente dos mais de 100 anos de história do Benfica… Até o Vale e Azevedo conseguiu ser melhor que ele e desportivamente por exemplo descobriu o Mourinho para o Benfica
    **
    Já o Rui Costa não tem um único acto positivo enquanto dirigente e presidente do Benfica, desde os anos ao lado do Vieira até hoje conseguiu fazer sempre tudo mal feito e mesmo assim daqui a 1 mês vencerá as eleições porque um dia na década de 90 chorou quando marcou 1 golo ao Benfica… Isto é doentio, estes sócios são do mais burro que há

    • FootballTotal
      Posted Setembro 17, 2025 at 12:55 am

      Eu percebo que possas estar muito zangado e chateado, mas dizer que Rui Costa é o pior presidente da história do Benfica é não ter vivido parte dos anos 90/ inícios dos anos 2000 ( época Vietname ) ou então ter memória muito curta.

      Como Benfiquista até me sinto ofendido , lembrando-me bem de como foi. Em 10 épocas (96/97 à época 2006/2007), só 3 delas o Benfica teve uma percentagem de vitórias superior a 60%).Era dispensas dos melhores jogadores ( JVP), humilhações europeias ( Celta de Vigo) e caseiras (6° lugar em 2001 numa época com 3 treinadores) Entre a época 98/99 à época 01/02 nem um segundo lugar conseguimos. Era os Bossios, os Uribes, os Escalonas. Era um clube em falência técnica, completamente desacreditado.

      Não sou defensor de Rui Costa, e espero bem que saía em Outubro. Mas dizer este tipo de coisas, é gozar com todos os adeptos do clube.

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:09 am

    Vai usar este despedimento, para derreter milhões num novo treinador a 1 mês das eleições e assim prender a nova direcção a uma equipa decisão tomada 1 mês antes das eleições… Tudo isto é profundamente amador e anti-benfiquismo puro e mais incrível é que vai vencer as eleições na mesma…este clube não tem mesmo cura e o sua principal doença é a burrice extrema dos seus sócios

    • Valentes Transmontanos
      Posted Setembro 17, 2025 at 12:33 am

      Vai vencer as eleições e ao mesmo tempo vai prender a “nova direcção” a uma decisão tomada 1 mês antes das eleições?

      • setentaeumporcento
        Posted Setembro 17, 2025 at 5:27 am

        E como se isso nao bastasse, ainda condiciona a proxima direcao e ganha as eleições!!

  • O Comendador
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:09 am

    Os amigos benfiquistas até respiraram fundo ao saber disto!

    SL

  • Nickles
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:05 am

    Segue-se Mourinho.
    Lembrando que a última vez que o Mourinho fez algo de relevante no futebol – LE com o United – o Lage ainda nao era treinador sequer.
    Quanto ao Costa confirma o que já todos sabiam, que nao é benfiquista e está-se completamente a cagar para o que será o clube sem ele

    • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
      Posted Setembro 17, 2025 at 12:17 am

      O Rui Costa não é benfiquista? Ou estavas a falar do Costa da cadeia de restauração? Ou do António Costa? Até podemos concordar que está de cabeça perdida e meio desesperado. Na minha opinião é impensável despedir o Lage a um mês das eleições e ir buscar um treinador de peso, não faz sentido e é irresponsável. Agora, não faz sentido ignorar tudo o que está para trás.

    • João
      Posted Setembro 17, 2025 at 12:09 am

      É o maior do Mundo

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:02 am

    Mas quem contratou o Lage não é despedido? 😂😂😂😂😂… Vergonha

    • perai
      Posted Setembro 17, 2025 at 8:20 am

      Esse vai ter que ser despedido pelos sócios daqui a 1 mês e pouco!
      Só espero é que os sócios não sejam masoquistas ao ponto de votarem neste ou no ressuscitado porque já chega de dar oportunidade a quem lá esteve e não é (nem nunca foi) competente durante tantos mas mesmo tantos anos…os 2 combinados tem +20 anos de presidência do Benfica 🙄

Deixa um comentário