Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Carlos Carvalhal é o novo treinador do SC Braga

Para fazer melhor que na passagem anterior? Em 2006-07 saiu na sequência de uma derrota em Alvalade e depois de ter feito apenas 14 pontos em 9 jornadas, mas agora tem muito mais bagagem – já passou pela Premier League, Besiktas ou Sporting -, vem de uma época positiva, e o próprio Salvador, apesar desta temporada atípica, com vários treinadores, também parece mais calmo. Mas passa um pouco por aí o sucesso de 2020-21, é que a pressão pelo Top 3 será enorme (vale cinco vezes mais que nesta temporada), e o presidente do SC Braga, além de ter de apresentar um plantel capacitado, também terá de ter a paciência que não teve em outros momentos quando os resultados não forem os desejados (isto de conseguir um 3.º lugar com 4-5 treinadores numa época só acontece uma vez).

Carlos Carvalhal foi anunciado como novo treinador do SC Braga. O técnico, que na última época levou o Rio Ave ao 5.º lugar, regressa assim a um clube onde fez a formação e já tinha orientado em 2006-07. Recorde-se que Carvalhal nos últimos dias tinha sido apontado ao Flamengo, mas sucede assim a Artur Jorge. Comunicado do SC Braga:” A SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD, vem nos termos e para os efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, informar que chegou a acordo com o treinador CARLOS AUGUSTO SOARES DA COSTA FARIA CARVALHAL, de nacionalidade Portuguesa, nascido a 4 de Dezembro de 1965, para a celebração de um Contrato de Trabalho mediante o qual este assumirá o cargo de Treinador Principal da sua equipa de futebol. O referido contrato destina-se a vigorar nas épocas desportivas de 2020/2021 e 2021/2022″.

93 Comentários

  • E o que temos
    Posted Julho 28, 2020 at 2:38 pm

    Parabéns Braga pelo 3º lugar na epoca 20/21

  • Agostinho de Hipona
    Posted Julho 28, 2020 at 2:38 pm

    Tem tudo para ser um casamento perfeito!
    Treinador muito competente e tem feito bons trabalhos após a saída de Portugal… acredito piamente que irá fazer um brilhante percurso em Braga!

  • Jamil Barreiros
    Posted Julho 28, 2020 at 2:40 pm

    Boa aposta

  • Kacal
    Posted Julho 28, 2020 at 2:41 pm

    Sinceramente acho um pouco agridoce treinar o SC Braga actualmente. O desafio é ambicionar o titulo português ou a Liga Europa, mas todos sabemos que é muito complicado o Braga conseguir tais feitos. Isto porque Taças da Liga e Taças de Portugal já conseguiram ultimamente e ficar em 4º lugar é considerado normal já. Ou seja, caso o Braga fique em 4º lugar e não conquiste nada é considerada uma época normal, mas acho que conseguir mais do que isto é muito difícil. Esta época conseguiram o 3º lugar claro e na próxima até é mais importante fazê-lo porque dá acesso à Champions. Mas sei lá, acho que quem treina o Braga actualmente fica numa situação algo complicada porque não conquistando nada e ficando em 4º lugar é visto como algo normal, mas conseguir mais do que isso acho extremamente complicado. Mesmo que o Carvalhal fique em 3º sem conquistar nada, vão valorizar pela ida à Champions, mas não terá sido melhor do que fizeram este ano (até conquistaram a Taça da Liga também) numa época em que tiveram 5 treinadores, é complicado. Resumindo e concluindo, acho que o SC Braga atingiu um patamar que é “fácil” ficar em 4º e quem sabe conquistar uma das Taças, mas depois ainda tem uma grande distância para outros objectivos como ser campeão e portanto fica complicado fazer-se melhor. Mas a ver vamos, penso que o objectivo do Carvalhal será construir uma equipa competitiva e a praticar um futebol agradável que os adeptos se orgulhem e depois nos resultados tentar o 3º e quem sabe conquistar uma Taça, na Liga Europa passar a fase de grupos e logo se vê. Vamos ver quem sai do plantel e quem entra, será também importante. Não me admirava nada que o Carvalhal fosse “pescar” no Rio Ave e aí Taremi poderá ser prioridade caso Paulinho saía, a ver vamos.

    Acho uma boa escolha do Salvador, é um dos bons treinadores portugueses, está mais maduro e com mais “bagagem” como disse o VM, vem de uma época positiva e parece-me mais preparado para este desafio, merece esta oportunidade.

    • LevonAronian
      Posted Julho 28, 2020 at 2:52 pm

      Tendo em conta que o 3º lugar na próxima época dá acesso as pré-eliminatórias da Champions, acho muito mais importante do que qualquer Taça da Liga que tenham ganho este ano, e acho que seria muito valorizado (muito mais do que o 3º lugar deste ano), e sendo um objetivo dificil, é bastante possível (vamos ver como vai ser a abordagem de mercado do Sporting este Verão).

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2020 at 3:00 pm

        Lá está LevonAronian, eu referi esse pormenor que falas mas do ponto de vista desportivo não acho que actualmente treinar o Braga seja tão desafiante, acredito mais que seja um bom “trampolim” como referiu o Cossery para outros “voos”. Era neste sentido que queria falar. Ele pode é chamar à atenção de outros clubes, mas mesmo que vença uma Taça e fique em 3º com a Champions, é um trabalho tão extraordinário em relação a anos anteriores? O que quero dizer é que é complicado fazer muito melhor actualmente, talvez no futuro. Estou a fazer-me entender?

    • Cossery
      Posted Julho 28, 2020 at 2:53 pm

      É uma boa análise, mas o Braga para um treinador é um trampolim para os grandes.
      Do ponto de vista do Braga, fazer crescer a formação, de ganhar títulos nas taças e de entrar na Champions é o consolidar de um projecto já sólido. Só assim, num ano atípico dos grandes podem estar aptos a serem campeões, mesmo se isso agora pareça muito difícil.

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2020 at 3:01 pm

        Sim, concordo com tudo que dizes Cossery mas lá está, caso seja um treinador que não tenha paciência de esperar, treinar o Braga não é tão aliciante actualmente porque a margem para muito melhor não é grande, percebes? Não sei se estou a explicar-me bem.

        • Cossery
          Posted Julho 28, 2020 at 9:24 pm

          Claro que estás Kacal, entendo perfeitamente, é difícil melhorar resultados, mas isso depende do que forem os objetivos e continua a ser um trampolim para outros saltos, mesmo que os resultados sejam apenas repetidos, era isso que queria dizer.
          P.S. parabéns pelo campeonato!

          • Kacal
            Posted Julho 28, 2020 at 9:52 pm

            Ainda bem eheh. Sim nisso estou totalmente de acordo, é um “trampolim” muito bom para os treinadores, se cumprir os objectivos no Braga facilmente dá novo salto. A ver vamos.

            Sobre o PS, muito Obrigado pelos parabéns e que para o ano tenhamos um campeonato saudável e competitivo! Abraço :)

    • João Ribeiro
      Posted Julho 28, 2020 at 3:04 pm

      Já pescou o Musrati que acaba contrato com o Vitória e, ao que tudo indica, acompanha Carvalhal para Braga.

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2020 at 6:15 pm

        Lá está João. Acredito que possa querer mais 1-2 elementos do Rio A e. Taremi à cabeça.

        • João Ribeiro
          Posted Julho 28, 2020 at 7:08 pm

          Não sei até que ponto o Taremi queira permanecer em Portugal mas o Braga vai vir com tudo neste mercado e deve fazer o seu maior investimento na história por isso dinheiro para ele têm, mas vamos ver. Acho que o próximo campeonato vai dar um enorme salto qualitativo, até porque vamos ter um grande investimento também no Famalicão e no Vitória, o Rio Ave tem sempre a capacidade de formar grandes planteis e lá em cima, que foi onde a nossa Liga teve uma qualidade penosa, Benfica vai fazer investimento brutal e vai obrigar o Porto, dentro da suas possibilidades, a reforçar-se bem.

          • Kacal
            Posted Julho 28, 2020 at 8:59 pm

            Sim, concordo que Taremi poderá não querer continuar cá mas caso queira o SC Braga será uma hipótese. Como demonstraram com Abel Ruíz, há capacidade para investir e duvido que o Taremi custe tanto.

            Mas subscrevo a tua previsão de um campeonato mais competitivo e de maior qualidade, esperemos que sim!

          • Tiagoleon24
            Posted Julho 29, 2020 at 10:30 am

            Por acaso sei de fonte segura que o Braga já fez proposta pelo taremi só ainda não chegou ao valor pretendido por o rio ave

    • Antonio Teixeira
      Posted Julho 28, 2020 at 5:12 pm

      quem te ler até pensa que o Braga tem muitas taças, o braga tem 2 taças da liga e 2 tacas de portugal (uma ganha a 50 anos) qualquer treinador que vença uma taça em Braga consegue um feito extraordinário .

      O objetivo do braga realisticamente é o 4 lugar e não o título, pode aproveitar o descalabro do.Sporting para chegar ao 3 lugar mas mais que isso é (quase) impossível.
      Carvalhal é um bom treinador com carreira consolidada veremos o que vai fazer.

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2020 at 6:13 pm

        Eu não disse nada disse, mas conquistar uma Taça no Braga nos últimos anos não é nada de inédito, foi por aí que quis falar.

        Além disso quantas vezes ficou o Braga abaixo de quarto lugar desde 2010? É quantos quartos lugares conseguiu? Penso que ficou 2 vezes abaixo de quarto mas a maioria foi mesmo quarto lugar.

        Dou-te um exemplo, Paulo Fonseca. Em 2015/2016 conquistou a Taça de Portugal e ficou em 4° lugar, se Carvalhal ficar em quarto e conquistar uma Taça não ter feito melhor, apenas igual. Ou seja terá que forçosamente ficar em terceiro para fazer melhor. Daí eu ter dito que as possibilidades de fazer melhor não são assim tão altas e portanto é desafiante mas é arriscado, para mim serve de transição apenas porque duvido que continue em Braga caso fique em terceiro e conquiste uma Taça, por exemplo. Não arriscará.

        • B.Jardim
          Posted Julho 28, 2020 at 10:15 pm

          Eu concordo contigo Kacal, mas o mesmo se aplica por exemplo ao Porto e Benfica, onde ser campeao é “mais do mesmo” e nas competições europeis passar os grupos é normal (pelo menos para o Porto). No Sporting idem e mesmo.no.Rio Ave ou Guimaræes também.
          Cumprimentos!

          • Kacal
            Posted Julho 29, 2020 at 1:14 am

            Não vamos comparar ser sempre campeão com ser sempre 4º lugar. Todos ambicionam ser campeões todos os anos e somar títulos no palmares e curriculo, agora somar 4ºs lugares é irrelevante, a meu ver. Agora se o SC Braga (clube) acredita que pode ficar nas primeiras posições ou até ser campeão e fazer um brilharete nas Taças ou até na Liga Europa, aí é outra história e talvez o Carvalhal acredite nisso e ache desafiante e é realmente desafiante. Mas o risco de falhar e não fazer melhor que os antecessores e cair na monotonia também é grande. Como disse, o Carvalhal se ficar em 3º lugar dá o salto e pisga-se, mas o tempo dirá.

            Cumprimentos!

  • Karamazov
    Posted Julho 28, 2020 at 2:43 pm

    A ver vamos, não há duvidas que evolui muito desde a ultima vez que treinou o Braga. No entanto fico feliz pela escolha de um treinador que realmente sente o clube em ano de centenário.

    Penso que os objectivo serão os mesmos de sempre, pódio e vencer uma taça. E com o reforço da equipa que acredito q Salvador irá fazer penso que poderá ser perfeitamente alcançável.

  • Joao X
    Posted Julho 28, 2020 at 2:43 pm

    Boa aposta.
    O Sporting terá que investir bem e lutar muito para ficar em 3º lugar.

  • The Mo
    Posted Julho 28, 2020 at 2:44 pm

    O Braga desde que o Abel Ferreira pegou na equipa, tem tido sempre plantéis de grande qualidade, e tem conseguido manter sempre a base.
    Este ano, só precisa de colmatar as saídas de Palhinha e Trincao, e manter a mesma base de jogadores.
    Alguns jogadores como Ricardo Horta, Esgaio, Paulinho são jogadores de topo do nosso campeonato.
    Este é um grande teste para Carvalhal, neste último ano conseguiu a Europa e juntou a isso bom futebol no Rio Ave, mas no Braga vai ter de manter o bom futebol, e ficar no top 3.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 28, 2020 at 3:07 pm

      The Mo, acho mais jogador Bruno Viana ou Fransérgio (apesar deste não ter grande mercado) que Esgaio. Numa defesa a 4 notam-se muito mais as suas debilidades defensivas pelo que seria a altura de vender para a Turquia ou Grécia.

      E acredito que com Carvalhal (apesar de não ter um gosto elevado pelo treinador) acredito que jogadores como André Horta ou Galeno irão dar um salto qualitativo.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 28, 2020 at 2:46 pm

    Agora que houve a confirmação do treinador e de forma a dar-lhe as armas que precisa para a luta pelo 3º lugar e pelas taças, vai necessitar de reforços.

    GR: Matheus, Tiago Sá (fechado)
    DD: Tormena, Contratação (penso que Esgaio e Viana para uma defesa a 4 sejam muito curtos e podem ser possibilidades de retorno financeiro para mercados como o Turco ou Grego).
    DC: Rolando, Bruno Viana, Raul Silva, David Carmo e Wilson (até existe um nome a mais)
    DE: Sequeira, Amador (fechado).
    MDF: Contratação, Contratação (fala-se em Al Musrati mas ainda falta outro nome).
    MC: Fransérgio, Contratação (lia hoje André Castro, fica fechado).
    MO: André Horta, Contratação (Novais parece-me curto).
    AD: Iuri Medeiros, Galeno (fechado e voltar a emprestar Xadas e Murillo).
    AE: Horta, Fábio Martins (no caso de um sair, o que acredito, é preferível um AD e puxar Galeno para o lado que rende mais).
    SA: Rui Fonte (quando voltar)
    PL: Abel Ruiz, Paulinho, Schetinne (Paulinho tem também a última oportunidade de sair, pelo que é necessário perceber o que fazer com os 8M investidos em Abel. Apostaria em Mohammadi que está a custo zero depois da saída do Aves).

    Jogadores como Pedro Pereira, Pedro Sá, Coric ou Kubo (empréstimo), Diogo Gonçalves/Tabata seriam boas apostas para as posições mais deficitárias.

    • Santander
      Posted Julho 28, 2020 at 3:13 pm

      Não sei qual será a capacidade do Braga para ir buscar jogadores ao Rio Ave… Se bem que vejo muitas soluções a nível nacional para o Braga… Nanu, Matheus Reis, Zaidu, Fábio Cardoso, Bruno Lamas (já saiu mas não sei se não seria possível), Possignolo, Lucas Fernandes, Tabata, Sandro Lima, Tomás Ribeiro, Fábio Abreu, Gabrielzinho, Tomás Ribeiro, Show, Nilton Varela, Diego Lopes, Al Musrati… Isto só olhando para o mercado da 1ª liga e excluíndo jogadores dos 3 grandes e do Vitória…

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 28, 2020 at 3:22 pm

      Na baliza penso que haverá espaço para o Rogério Santos assumir o lugar de terceiro GR e até chegar a ser lançado nas Taças enquanto assume a titularidade da equipa B.

      Na lateral direita essa contratação poderia ser o Busi do Charleroi. Se não conseguirem poderiam tentar o empréstimo do Diogo Dalot que assim voltaria à sua cidade natal, onde teria tempo de jogo num bom nível para chegar ao Europeu de sub21 no próximo ano e valorizar arranjando uma colocação num grande clube europeu.

      No centro da defesa faltam opções. Rolando não tem condições para a titularidade e Bruno Viana e Raul Silva enterraram à grande este ano. Uma boa contratação seria o Pletinckx do Zulte Waregem para fazer uma dupla tremenda com o David Carmo.

      Na lateral esquerda Sequeira é dono e senhor do lugar mas vai haver luta entre o Amador e o Moura para a ver quem fica na equipa. O que não ficar deverá arranjar colocação noutro clube da Primeira Liga.

      No meio campo Ali Musrati e o André Castro já estão garantidos e é preciso contar com o Samuel Costa que vem da equipa B.

      Na frente de ataque o Braga tem várias opções e até está melhor servido do que o Sporting.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 28, 2020 at 2:49 pm

    Acho que desta vez tem tudo para correr bem e, sobretudo se Paulinho e Ricardo Horta ficarem, penso até que o Braga parte (na teoria) em vantagem na corrida ao top-3 em relação ao Sporting. Obviamente ainda muito vai se passar e mudar até ao começo da próxima época, mas tendo em conta as circunstancias actuais parece-me um contexto mais favorável aos Guerreiros.

    Já uma maior aproximação a Benfica e FCP parece-me mais improvável, até porque no Benfica será época de show-off financeiro (há eleições para ganhar e sócios para iludir) e o FCP não quererá ficar atrás e arranjará maneira de investir (mesmo que seja além das suas possibilidades reais).

  • Ulisses O.
    Posted Julho 28, 2020 at 2:49 pm

    Confesso que não vou à bola com o CC. Acho que, para quem ganhou tão pouco, tem-se em muito boa conta. Tem de provar e ainda não o fez. Tem uma ótima imprensa e isso dá-lhe uma aura superior. Sinto que é daqueles que no plano teórico é fantástico, mas que ‘quando o bicho pega’ não tem liderança nem sangue frio suficiente para dar a volta por cima.
    Posto isto, acho que o Braga é um desafio interessante para o CC. Acho-o um bom treinador para equipas de meio da tabela, sem grande stress competitivo, e o Braga, mesmo sendo o 3º classificado, joga sem o stress de ter de ganhar todos os jogos e de lutar por campeonatos. Num grande, seria uma má aposta, num Guimarães seria também uma aposta difícil, talvez num Braga se adapte, até porque terá um belíssimo plantel.
    Que tenha sorte e que tenha a humildade de a aceitar.

    • hortalica
      Posted Julho 28, 2020 at 3:24 pm

      Quando se está rodeado pelas pessoas certas, chega-se longe. O Carvalhal faz me lembrar o Manuel Machado, acham que são dos melhores, usam e abusam das desculpas e mesmo tendo mais matéria prima que maior parte do campeonato raramente aproveitam.

  • Chico
    Posted Julho 28, 2020 at 2:53 pm

    Fez o Carvalhal muito bem, em vez de se ir meter no caos do futebol brasileiro e na insegurança do Flamengo. No Braga, tem condições para lutar pelo 3º lugar e garantir o apuramento para as preliminares da Champions League, bem como fazer uma campanha satisfatória na Liga Europa com chegada a uns oitavos ou quartos-de-final, mediante a sorte ou falta dela nos sorteios.

    • Antonio Teixeira
      Posted Julho 28, 2020 at 5:15 pm

      Concordo contigo por isso é que acho piada os brasileiros compararem a libertadores com a Champions quando na europa ninguém valoriza o que se passa no futebol sul americano.
      A escolha de JJ de regressar e.de Carvalhal de não ir para o Flamengo só comprova isso mesmo, tenho curiosidade para saber que treinador vão buscar tanta crítica ao carvalhal quero ver que treinador “consagrado” vão sacar.

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 28, 2020 at 2:54 pm

    A luta pelo terceiro lugar acabou de ficar mais fácil para o Sporting.

    • RicardoFaria
      Posted Julho 28, 2020 at 3:11 pm

      O homem este ano com o Rio Ave fez 3 jogos contra o SCP, venceu 2 e empatou 1.
      Baseias-te no que para dizer que a luta do SCP pelo 3o lugar ficou mais fácil?

      Saudações DesPortistas!

      • Marcio Ricardo
        Posted Julho 29, 2020 at 12:03 am

        Um médico ou um advogado têm que estudar a vida toda. Eu digo que qualquer bom profissional e ambicioso também. Pode ser o caso do Carvalhal e por isso, além da experiência acumulada, ser hoje muito melhor do que já foi. Entretanto o seu passado diz-me que o seu nível é mesmo o Rio Ave, no máximo o Braga.
        Vamos ver, é a minha opinião como disse, mas se ele me surpreender melhor para ele, para o Braga e o futebol português.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 29, 2020 at 9:48 am

          Olhando para o que dizes, talvez Carvalhal tenha estudado e agora está melhor que anteriormente.
          Ele acaba de fazer um excelente trabalho no Rio Ave por isso tem tudo para ser melhor no Braga.
          Obviamente que nem sempre funciona desta forma mas só depois do trabalho feito é que conseguiremos avaliar.

          Saudações DesPortistas!

    • Chico
      Posted Julho 28, 2020 at 3:22 pm

      O Braga com Abel, um bocadito de Ruben Amorim e dois interinos ficou à frente do Sporting. Agora por ter um treinador estável que apurou o Rio Ave para a Liga Europa e que não faz um mau trabalho há anos é que vai andar para trás e facilitar a tarefa ao Sporting.

    • Pedro Leal
      Posted Julho 28, 2020 at 3:37 pm

      Porque achas isso?
      O Carlos Carvalhal é um bom treinador e acabou de fazer um belo trabalho no Rio Ave, portanto não estou a ver como é que a chegada dele a Braga facilita a luta pelo terceiro lugar para o Sporting.
      Para além disso provavelmente o Braga irá fazer algum investimento para ter um plantel com capacidade de segurar o terceiro lugar e tentar fazer alguma coisa na Liga Europa (uns oitavos de final ou quartos com sorte).

    • Raptor Julio
      Posted Julho 28, 2020 at 3:44 pm

      Achas que o SLB não chega ao 2º?

      • Marcio Ricardo
        Posted Julho 28, 2020 at 11:49 pm

        Acho que o SLB sem treinador ficava à frente de qualquer equipa portuguesa comandada por Carvalhal.

        • Raptor Julio
          Posted Julho 29, 2020 at 9:22 am

          Com esse tipo de afirmações até parece que o SLB jogou um futebol com melhor qualidade comparativamente com o RA. Obviamente ficou a frente pq o investimento entre uma e outra equipa não tem comparação, mas achas mesmo que o CC não tem qualidade? Achas que se o CC estivesse a treinar o FCP (pq é a unica equipa que faz frente ao SLB), não tinha capacidade p ser campeão?

          • Marcio Ricardo
            Posted Julho 29, 2020 at 1:39 pm

            É óbvio que estou a exagerar, mas a afirmação diz bem do que penso do treinador. Acho que não tem nível para um grande clube, mas como já disse, também posso estar enganado. Já esteve no Sporting, na altura pensava o mesmo e foi o que foi.

    • blondini
      Posted Julho 28, 2020 at 4:33 pm

      Muito pelo contrário, mas gostava na mesma de saber o porquê de achares isso

      • Marcio Ricardo
        Posted Julho 28, 2020 at 11:51 pm

        Acho que é bom tecnicamente, mas falta-lhe muita coisa pra ser um grande treinador. E o Braga precisa de um grande treinador para superar o Sporting, já que este por norma tem planteis melhores.

    • RomeuPaulo
      Posted Julho 28, 2020 at 7:58 pm

      Este comentário é a sério?

      O Carvalhal foi um dos melhores treinadores da última época, é um dos melhores treinadores atualmente em Portugal, fico bastante feliz por ele ter ficado por cá, o campeonato português precisa de bons treinadores para crescer.

      Se o Braga souber colmatar as saídas, acredito que tem tudo para ser o principal favorito ao 3° lugar.

      • Marcio Ricardo
        Posted Julho 28, 2020 at 11:50 pm

        É a minha opinião. O Carvalhal não apareceu este ano, já anda aqui há muitos.

        • Raptor Julio
          Posted Julho 29, 2020 at 9:26 am

          O lage também foi campeão em 18/19 e passados meia duzia de meses foi despachado, Ha que perceber que os treinadores não deixam de ser pessoas, aprendem e erram, mas em condições normais, a curva de aprendizagem é mais acentuada. Um treinador que a 2 anos estava a começar a trabalhar, hoje em dia faz muito melhor trabalho. Da mesma forma um treinador foi campeao num ano e no ano seguinte vai para o fundo de desemprego. Faz parte. Agora dizer que nao tem qualidade, tens de comprar uns oculos

          • Marcio Ricardo
            Posted Julho 29, 2020 at 1:44 pm

            O Carvalhal tem qualidade. Não é disso que se trata. Quantos jogadores talentosos não dão em nada ?
            O Peseiro também tinha muita qualidade. Que é feito dele ?
            O Couceiro também era incrível. Até para diretor desportivo, depois candidato a presidente… Que é feito dele ?
            Carvalhal é bom, mas já ganhou o quê mesmo ?
            Foi um dos melhores treinadores deste ano em Portugal, e então ? Não desceu muito o nível dos treinadores também aqui no Tugão ?
            Não acredito em Carvalhal. Era um treinador que nunca iria buscar nem para o Braga, quanto mais para o Benfica ou Flamengo. Não estou a dizer nenhum disparate…

            • Raptor Julio
              Posted Julho 29, 2020 at 2:17 pm

              Percebo perfeitamente o que estás a dizer mas é preciso contextualizar. O CC pegou no RA, meteu a equipa a jogar à bola, com qualidade acima da grande maioria das equipas, e agora vai para um clube que dá outras condições (financeiras e desportivas) para poder progredir. Não me admiro nada que ele vá fazer frente ao SLB na próxima época. Ele como treinador está muito melhor do que à uns anos atrás.

  • Bjorn
    Posted Julho 28, 2020 at 2:56 pm

    O Carlos vem da melhor época da carreira (Rio Ave) em termos de pontos por jogo. 1,69. Será isto suficiente para um clube como o Braga?

  • João Ribeiro
    Posted Julho 28, 2020 at 3:03 pm

    O Braga consegue aqui um grande treinador e que tem um discurso idêntico ao do seu líder, António Salvador. Casamento perfeito e uma excelente aposta para liderar uma equipa que, em ano de centenário, vai investir imenso em busca de uma temporada memorável.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 28, 2020 at 3:04 pm

    O Braga acertando no substituto do Palhinha e em mais 2/3 reforços de qualidade será novamente um adversário muito sério para o Sporting.

    Aliás neste momento colocaria o Braga como um mais forte candidato ao 3º lugar na próxima época que o Sporting.

  • RMCL
    Posted Julho 28, 2020 at 3:11 pm

    Carvalhal creio que é treinador de boa imprensa, bom falante quando ganha mas quando perde a culpa é sempre de alguém!
    Mérito no trabalho que fez em Vila do Conde pela qualidade que apresentou, mas deixa me reticente sobre o que pode dar ao nosso futebol!

  • hortalica
    Posted Julho 28, 2020 at 3:13 pm

    Isto vai ser basicamente um Salvador/Abel a destilar ódio ao SCP novamente. O Carvalhal até quando é beneficiado faz choradinho (só se lembra de meter o lugar em causa quando convém). O que se passou este ano em Alvalade no SCP vs Rio Ave (campeonato), foi uma vergonha e ainda teve a coragem de vir criticar a arbitragem e dar mérito ao Rio Ave, quando ganha com 3 penaltis e 2 deles são “estranhos” e expulsão ao Coates.

    • dabide23
      Posted Julho 29, 2020 at 2:58 am

      é precisa uma lata…

      sabes que uma das razões para o Carvalhal ir para Braga é o facto do Sporting ter lá ido buscar o Rúben Amorim sem sequer o terem pago até à data?!

      honrem os compromissos ou, pelo menos, pensem um pouco antes de escreverem estes disparates!

      até porque está claro que o objectivo do Salvador é SEMPRE ir contra o Sporting… tenham juízo e saldem mas é a dívida com o que vão receber do Man. Utd. pelo Bruno Fernandes!

  • Diogo Palma
    Posted Julho 28, 2020 at 3:18 pm

    É verdade que o Carvalhal evoluiu muito nos últimos anos principalmente com o percurso feito no estrangeiro mas a pressão para lutar por um lugar de acesso à Champions é muito maior.
    Veremos com que planteis se apresentaram Braga e Sporting, ao dia de hoje os bracarenses têm mais opções mas acredito que Varadas faça um “all-in” para ir à Champions e ganhar a aposta no Amorim.

  • Diogo Palma
    Posted Julho 28, 2020 at 3:20 pm

    Entre lutar por títulos no Flamengo ou pelo terceiro lugar no Braga eu arriscaria ir para o Rio continuar o desenvolvimento que o Jesus fez no Mengão.

    • dabide23
      Posted Julho 29, 2020 at 2:54 am

      eu percebo esse raciocínio…

      mas o factor COVID, com todo o descontrolo que para lá vai, está a ser com certeza considerado nestas tomadas de decisão!

  • kurt cobain
    Posted Julho 28, 2020 at 3:20 pm

    acertei no destino dele, falta saber se acerto na classificação (3º lugar – na verdade falei em champions mas, obviamente, os 2 primeiros lugares estarão encontrados e serão objectivo quase impossível)

  • Estigarribia
    Posted Julho 28, 2020 at 3:22 pm

    Na teoria é a melhor escolha que o SC Braga poderia arranjar para a equipa principal. Bracarense de gema, treinador da casa e, ao contrário de 2006-2007 e como o VM disse e bem, vem com muito mais bagagem como treinador e isso faz sempre toda a diferença. Espero que esta entrada de Carvalhal no SC Braga obrigue o meu Sporting a dar corda aos chinelos e a fechar as contratações que tem a fechar. Não se admite mais erros na preparação da época (ainda hoje li que a escolha do Director-Geral para o futebol terá a concordância de Rúben Amorim e isso é bom sinal).

    Saudações Leoninas

  • Baia_99
    Posted Julho 28, 2020 at 3:22 pm

    Uma boa escolha do Braga e de Carvalhal.
    O Braga vai buscar um treinador que tem subido “a pulso” com bons trabalhos, um bom discurso e um futebol atractivo e o Carvalhal escolhe o Braga que tem uma estrutura forte e estável (mesmo tendo 5 treinadores, nas condições que sairam seria igual em qualquer equipa), acho preferível do que suceder ao Jesus no Flamengo.

    Quanto as aspirações Bragistas para a próxima temporada, o objectivo terá que ser o terceiro lugar e uma boa prestação nas taças (>meia-final) pois são neste momento a quarta melhor equipa da Liga, destacadamente (talvez a terceira).

    Para atingir estes objectivos a escolha de Carvalhal terá que ser acompanhada de reforços de qualidade ou manutenção de principais activos.

    As minhas apostas, para o 4-3-3 predilecto de Carvalhal seriam:

    GR: Matheus, Tiago Sá, Lukas Hornicek
    DD: Ricardo Esgaio, FAHD MOUFI (2M)
    DE: Sequeia, Pedro Amador
    DC: David Carmo, Raul Silva, Rolando, Bruno Wilson, Tormena
    MDC: André Castro, Al-Musrati
    MC: André Horta, Stephen Eustaquio (3M), Samuel da Costa
    MCO: Fransergio, Lucas Fernandes (3M), Eduardo Soares
    ED: Abel Ruiz (9M), Fabio Martins, Xadas
    EE: Galeno, Tabata (7M), Nuno Santos (3M)
    PL: Gonçalo Paciencia (8M), Schettine (0M), Rui Fonte, Bruno Moreira (0.5M)

    Um plantel ambientado ao futebol Português, de baixo custo (35,5M) e com qualidade e profundidade para jogar 4 competições.

    Saidas:
    Diogo Viana (0.5M)
    Ferrugem (0.5M)
    Bruno Viana (13M)
    João Novais (2M)
    Ricardo Horta (18M)
    Paulinho (14M)
    Trincão (22M)

    Num total de vendas de 70M!

    Claro que devem chegar também algumas “promessas” do Brasil e arredores e que alguns destes teriam que ser emprestados depois da pré época mas acredito que este plantel poderia lutar pelo 3 lugar.

    Saudações DesPortistas

  • MM
    Posted Julho 28, 2020 at 3:29 pm

    Boa aposta! Treinador da casa, experiente mas ainda com vontade de se afirmar, em ano de centenario.
    Precisamos de estabilidade nos treinadores, por isso assinaria 2 anos + 2 de opcao. Salvador tem de ter calma a exigir resultados, se ficarmos em 4o nao deveremos mudar logo de projeto.
    Espero que o micael sequeira fique como braco direito (muito do 3o lugar deste ano tem o seu merito) e que eduardo fique como treinador de guarda redes.
    Agora, alem de teeinador é preciso apostar bem na equipa, pois o 3o lugar para o ano pode valer ouro…
    Ja perdemps 2 esteios (palhinha e trincao), é tentar segurar ricardo horta e paulinho, senao fica dificil…
    Precisamos de medio defensivo e de laterais novos, pois so o sequeira me convence.
    Tentar despachar o bruno viana, diogo viana, hassan, stolj, novais e fabio martins. Se conseguirmos 8M daqui devemos conseguir reforcar em condicoes a equipa.
    Ainda bem que ja ha definicao de treinador, mais tempo o preparar a epoca…gosto!
    Estou c bom feeling…a ver vamos

  • FVRicardo
    Posted Julho 28, 2020 at 3:32 pm

    Salto natural para o minho depois da grande temporada 19/20. Se não fosse para o SC Braga iria para o VSC quase de certeza.
    Tendo em conta o estilo do treinador acho que o SCB seria super competitvo com o seguinte plantel:

    Matheus, Tiago Sá

    Esgaio, Pedro Pereira

    Rolando, Carmo, Bruno V., Raúl Silva

    Sequeira, Amador

    Eustáquio, Musrati

    Fransérgio, Novais

    Horta, Lucas Fernandes

    Horta, Iuri

    Galeno, Xadas, Sanca

    Pailinho, Abel, Fonte

  • Lobo
    Posted Julho 28, 2020 at 3:36 pm

    Não é todos os dias que se declina uma chance única na vida de ir para o Flamengo (com os seus mais de 40 milhões de adeptos, e hipóteses de ganhar títulos e currículo), para ficar no clube da sua pacata cidade. Talvez fosse por motivos familiares, talvez fosse por não chegar a acordo com os dirigentes do Flamengo que vieram a Portugal de propósito — o certo é que dá boa imagem da força da estrutura do Braga e da capacidade de persuasão do seu Presidente.

    E sim, tal como está no negrito da notícia, o Salvador tem pecado muita pela sua impaciência, até com os bons treinadores que passaram por Braga, mas estou certo que não quer nem ouvir falar em passar outra vez pela instabilidade da época que terminou. Ouvi dizer que a cláusula é de 10 milhões. Sinceramente, espero que seja ainda superior, para que o Carvalhal consiga fazer um projeto de longo prazo, com continuidade. O Braga precisa de estabilidade nos próximos anos, e previsa de aproveitar as vendas de Trincão e de Amorim para manter os bons jogadores do plantel, nomeadamente o Ricardo Horta. A vender que seja Bruno Viana ou Raúl Silva.

    Bem-vindo a casa, Carvalhal!

    • dabide23
      Posted Julho 29, 2020 at 2:52 am

      acredito que o apelo da Cidade teve grande peso na tomada de decisão…

      mas neste momento ir para o Brasil, com o descontrolo do COVID, deve ser algo em que estes profissionais nem pensam.

  • Estivela
    Posted Julho 28, 2020 at 3:43 pm

    Gosto muito de Carvalhal, homem da casa com uma visão sobre futebol que me apraz.
    No entanto vendo o histórico de um clube como o Braga, os melhores treinadores são os chamados up and coming, vindo de clubes mais modestos teoricamente e que querem mostrar serviço. Domingos, Jardim, Fonseca, etc.
    No entanto espero que corra bem, ver se finalmente Santos da casa fazem milagres.

  • Berto
    Posted Julho 28, 2020 at 3:47 pm

    Vamos ter um duelo entre interessante entre SC Braga e Sporting CP pelo 3º lugar. O sporting parece que vai apostar forte no mercado espanhol (Adan, Pedro Porro, Feddal, Antunes, Jason Remeseiro). Carvalhal vai depender um pouco das saídas que vai ter (manos horta, Paulinho) porque reforços importantes certamente que irá ter. Aposta arriscada, na ultima passagem durou 13 jogos na Liga, este ano Salvador demonstrou pouca paciência e foram o clube com mais treinadores, um autentico abuso.

  • DC
    Posted Julho 28, 2020 at 3:51 pm

    É uma boa escolha para o clube. Para o Carvalhal, que não teve problemas em dar um passo atrás quando foi treinar o Rio Ave, também.. afinal de contas é um passo em frente na sua carreira com um desafio mais exigente.
    A única questão é se Antônio Salvador vai ter paciência caso as coisas não comecem da melhor maneira, pois as equipa do Carvalhal tendem a ser um pouco irregulares em certos momentos da época.

  • Richrad
    Posted Julho 28, 2020 at 3:54 pm

    Será um autêntico desafio para as capacidades do Carvalhal e uma época em termos globais muito intensas para o SC Braga. É mesmo uma época decisiva a meu ver para as aspirações do SC Braga naquilo que é a estratégia de colocar o clube no meio dos grandes.
    O presente 3º lugar conquistado por si só é um grande feito mas como dito pela redacção da VM, o próximo 3ºlugar terá um impacto 30x superior ao conquistado na presente temporada. Jogará-se uma UCL em detrimento da UEL, uma projecção de receitas , impacto mediático incomparável.
    Com a venda de Trincão e com as receitas futuras a receber de Amorim e um outro ativo, acredito que o SC Braga consiga oferecer esta base de plantel ao Carvalhal e ainda uma meia dúzia de nomes interessantes, caso for terá o Carvalhal um grande projeto pela frente, o SC Braga deste ano a meu ver, apesar de tudo, tinha mais que condições para ter chegado mais longe na Europa depois de passar com distinção a fase de grupos e penso que passa por aí a visão de Salvador em elevar ainda mais o nome do clube por Europa fora.
    Tem tudo para ser uma grande aposta, boa sorte mister Carvalhal!

  • RicardoMPBrito
    Posted Julho 28, 2020 at 5:15 pm

    Sou apologista do elevar do campeonato português e fico contente que o Carvalhal assuma o Braga.
    É um treinador apologista do genpress e do futebol ofensivo e isso só beneficia o clube e o próprio campeonato.

    No entanto não acredito que apenas por ter chegado um punhado de contratações e um novo treinador seja já vaticinado o quarto lugar do Sporting e o respetivo 3º lugar do Braga. Ainda faltam muitas movimentações, o Braga ainda vai perder jogadores, como o Sporting, e muitas outras entradas também acontecerão.

    Relativamente à construção do plantel e forma de jogar, acredito que o CC vá apostar, como no Rio Ave, num 4-3-2-1 que se pode desmontar num 3-4-3.

    Parece-me promissor, os jogadores encaixam bem em ambas as tacticas e será curioso e entusiasmante ver como o CC irá dinamizar esta equipa.

    • Twisting ur Fate
      Posted Julho 28, 2020 at 6:17 pm

      Com esse onze é obrigatório reforçar o banco. O Click to edit não pode jogar sempre ahah

  • coach407
    Posted Julho 28, 2020 at 5:28 pm

    Em condições normais, o Sporting tem tudo para fazer uma época inalcançável para o Braga portanto, teoricamente, o Braga vai disputar tanto o 3º lugar como o Sporting disputou o 2º este ano.

    Pelo que se fala, só a posição de guarda-redes, defesa direito e talvez ponta de lança é comparável, mas o Sporting ainda está no mercado e o Braga não sei se vai conseguir ter um plantel do mesmo nível. Já começou com a saída de Palhinha e Trincão, mas David Carmo, Ricardo Horta e Paulinho devem seguir pelo mesmo caminho.

    Acho que o Sporting precisa apenas de um ponta de lança mais forte, agressivo e que dê outro tipo de soluções ao jogo. O Nélson Oliveira termina contrato em 2021 e deve querer sair depois da excelente época. O Sporting tem tudo para garantir um negócio bem melhor que os 7M€ que o AEK estava a pedir em Janeiro. Talvez por 3M€ já consigam fechar. O salário é um pouco fora da realidade do Sporting (ganha mais do dobro de Sporar) e certamente terá propostas muito mais lucrativas, mas o trunfo Rúben Amorim pode ser importante para o convencer a abdicar de parte dos rendimentos.

    • Joao X
      Posted Julho 28, 2020 at 5:55 pm

      3M pelo Nélson parece ser uma boa aposta.

      • coach407
        Posted Julho 28, 2020 at 7:12 pm

        Sim. O problema seria sempre o salário dele. Está a limpar 2M€ por ano.

        O Sporting tem capacidade para pagar, mas iria direto para os mais bem pagos do plantel. Não sei quanto ganha o mais bem pago do Sporting. Deve ser o Coates, mas não há de ganhar muito mais.

        O Rúben Amorim jogou com ele no Benfica e na seleção. Se há treinador que o pode trazer para Portugal e até reduzir um pouco o salário é ele.

    • Lobo
      Posted Julho 28, 2020 at 6:33 pm

      Não sei o que quer dizer “tem tudo para fazer uma época inalcançável para o Braga”. É uma nova versão do velhinho “para o ano é que é”? Antigamente isso representava uma confiança inabalável de “vamos ser campeões no próximo ano”; agora é “vamos ficar em 3.º à vontade”. Novos tempos, novas ambições…

      Em todo o caso, o optimismo é sempre uma coisa de salutar. A minha dúvida é de onde vem o dinheiro para as contratações cirúrgicas fantásticas do Sporting para a próxima época, se não pagaram sequer os 10% do Bruno Fernandes à Sampdoria, nem o Amorim foi pago. As dívidas ficam para mais logo, imagino…

      • coach407
        Posted Julho 28, 2020 at 7:00 pm

        Braga este ano foi 3° com 60 pontos.

        Pontos do Sporting nas últimas épocas:
        2018/19: 74
        2017/18: 78
        2016/17: 70
        2015/16: 86
        2014/15: 76

        Portanto em todas as épocas a 34 jornadas o Sporting ficou à frente do Braga (em 2° ou 3°) e normalmente mais perto dos outros rivais que do Braga portanto não, não é uma nova versão de nada. É simplesmente um regresso à normalidade que é o Sporting fazer muito mais que uns miseráveis 60 pontos.

        • Lobo
          Posted Julho 29, 2020 at 10:25 am

          O Braga também nas duas últimas épocas fez muito mais do que uns miseráveis 60 pontos. Tens que consultar melhor os dados. Há dois anos o Braga fez 75 e o Sporting 78 (3 pontos de diferença, meu amigo!); o ano passado, o Braga fez 68 (e foi considerada uma má época, e o Salvador lançou vários avisos ao plantel) e o Sporting teve 75.

          Discordo que o Sporting esteja mais próximo de Porto e Benfica, neste momento. Mas lá está, não sei se o “normal” para ti é em relação ao Histórico, no geral. Aí, concordo a 100%! Mas eu estava a falar do momento presente.

          E até fui simpático, porque omiti outros clubes a quem o Sporting também falhou compromissos de pagamento (Slovan Bratislva, B Sad, etc.). Portanto, há razões para se ter dúvidas legítimas sobre a saúde financeira dos leões para atacar o defeso.

      • DM
        Posted Julho 28, 2020 at 7:25 pm

        Pode custar muito aos adeptos mas o futuro do Sporting está em garantir o 3º lugar nas próximas duas épocas (vai haver playoff para o 3º) e depois conseguir garantir os milhões da LC, conseguir lançar jovens e reter talento é o mínimo para tentar lutar pelo título daqui a 3 anos. Acho que o Sporting neste momento não tem argumentos para lutar com Benfica e Porto, ainda para mais num campeonato nivelado por baixo como o nosso, o Sporting precisava de uma época extraordinária combinada com uma época má de Porto e Benfica, as vezes temos de dar um passo para trás para conseguirmos andar para a frente

        • TBL
          Posted Julho 28, 2020 at 9:53 pm

          Diria que o futuro do Braga também está em tentar garantir esse 3º lugar, portanto é possível que tentem investir com critério e minimamente forte.

        • coach407
          Posted Julho 28, 2020 at 10:20 pm

          Claro que o Sporting é um outsider, mas se conseguir ser consistente e ter sorte com lesões claro que é candidato até porque a diferença do Sporting para 90% das equipas é enorme.

          Agora claro que o Sporting durante a era Bruno de Carvalho teve planteis incríveis e mesmo assim nunca chegou lá portanto seria um grande feito ser campeão com esta equipa. Um misto entre potenciar ao máximo os jogadores que tem e alguns reforços baratos, mas que se revelem um grande sucesso… só assim numa conjuntura improvável, mas não acho impossível.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 28, 2020 at 6:13 pm

    Um regresso a casa de um treinador já muito melhor, e o próprio clube também já está muito melhor, gosto destas apostas em treinadores que sentem o clube, acho isso importante. O Carvalhal vem de uma excelente época, tem ideias e capacidades que aprendeu na sua vida de saltibanco e pode trazer muito boas dinâmicas ao Braga, e ainda parece ser um treinador que o Salvador gosta e conhecedor do nosso futebol. Agora a ver se o Braga consegue manter o nível do plantel o que vai ser difícil (mérito também do Abel que consiguiu fazer crescer jogadores em que ninguém dava nada por eles como Esgaio, Sequeira, Fransergio, Palhinha ou Ricardo Horta, e para Amorim que conseguiu confirmar o potencial de Paulinho, Trincão e David Carmo). Claro que o Carvalhal terá que valorizar os elementos que têm também, como fez no Rio Ave, já se fala no Musrati a juntar a Schettine e Iuri Medeiros. Mas pelo menos um grande 6, um médio mais ofensivo e um central terão que vir, o ideal seria conseguirem buscar o Pele ao Nottingham, o Pedro Goncalves e o Borevkovic.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 28, 2020 at 8:52 pm

    Um regresso que se saúda e que é claramente movido pelo aspecto sentimental.

    Carlos Carvalhal é hoje muito melhor treinador do que era quando passou pelo banco do Braga pela primeira vez, mas não é menos verdade que o Braga de hoje é também bem mais ambicioso do que era antes.

    O grande desafio deverá passar por levar novamente o Braga à Champions e num cenário normal isso é bem possível porque na realidade o Braga tem que se mexer menos no mercado do que o Sporting para melhorar o plantel.

    Há 3 casos urgentes para resolver que são os jogadores com mais mercado.

    David Carmo pelas suas características físicas e por ser canhoto está muito referenciado, e os dois jogadores mais decisivos, Ricardo Horta e Paulinho também.

    Tendo em conta que apesar do Braga ainda não ser um grande, mas já ter crescido demasiado para um clube que não o é, faz com que as suas principais figuras sejam inacessiveis para os grandes portugueses, e ao mesmo tempo quer David Carmo, quer Horta e Paulinho, o Braga faz fácil 20M por cada um. Valores impensáveis para o mercado português.

    Ficando estes 3 o Braga já de si tem um plantel forte. Basta um retoque na zona central da defesa e na posição 6.

    Schettine é uma excelente opção para a rotação com Paulinho e Rui Fonte, mas sinceramente, não será com André Castro ou Iuri Medeiros que lá vão…

  • Tiago Martins
    Posted Julho 29, 2020 at 1:32 am

    Considero uma escolha acertada do Braga! Deveriam apostar agora as fichas num lateral direito e extremo que entrassem de caras na equipa.

Deixa um comentário