Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Carlos Carvalhal regressa ao SC Braga

Para fazer melhor do que a anterior passagem? A saída de Daniel Sousa foi estranha, mas Carvalhal já mostrou capacidade na última passagem pelo clube, sobretudo pela forma como colocou a equipa a praticar um futebol ofensivo, a vencer troféus e a dividir o jogo com os grandes, o problema é que não é um treinador “de ganhar os três pontos todas as semanas”. Além disso, existem dúvidas sobre a sua adaptação ao atual plantel, que tem menos jogadores criativos do que era habitual (chegou a conjugar Horta, Gaitán, Iuri Medeiros e Piazón), o que pode indiciar uma ida ao mercado até dia 30, sendo que os laterais e centrais (à exceção de Mbi) também estão longe do nível técnico ideal. Nota ainda para aquilo que é um regresso atrás na sua carreira, uma vez que saiu do Minho para rumar a um projeto superior e não conseguiu ter sucesso na La Liga.

Carlos Carvalhal está de regresso ao comando técnico do SC Braga. O técnico de 58 anos é o substituto de Daniel Sousa e assinou por duas temporadas, iniciando a sua 3.ª passagem pelo clube como treinador, depois de uma passagem curta em 2006/2007 e outra mais frutífera entre 2020 e 2022. Na última época, esteve ao serviço do Olympiacos, mas saiu depois de apenas 11 jogos, e antes representara Celta de Vigo e Al Wahda.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

29 Comentários

  • João
    Posted Agosto 12, 2024 at 2:56 pm

    Não me admirava nada que o Salvador já tivesse isto apalavrado e forçasse a barra com uma discussão maior do que foi só para despedir o Mister. É assim

  • Foge Quim
    Posted Agosto 12, 2024 at 2:57 pm

    Epa fantástico ? faz lembrar aquele “amor de backup” caso não dê certo, o Braga tem sempre Carvalhal!

  • O Comendador
    Posted Agosto 12, 2024 at 3:01 pm

    Dentro do possível, era o melhor. Veremos como corre.

    SL

  • henry14
    Posted Agosto 12, 2024 at 3:22 pm

    Eu quase sempre simpatizei como o Braga e apesar de o presidente por vezes me meter ranço (nomeadamente quando é implacável nas negociações com o Benfica) consigo admirar a competência e o perfil do mesmo. No entanto, este despedimento é bizarro e estar em 2024 e decidir voltar a 2021 quanto a mim não faz sentido. Carvalhal tanto queria ir para a Premier e voltou a parar nesta paragem? Não é mau treinador, longe disso, mas eu se fosse do Braga estava possesso com isto. Vão trocar um treinador que nas duas últimas épocas fez uma época boa e outra excelente, que estava em crescendo e que acho que tem bastante potencial por um treinador que já teve a sua oportunidade e não conseguiu meter o Braga no topo, que apesar de não admitirem publicamente, é cada vez mais a ambição presente. Querem ficar no 4º lugar para sempre?

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 12, 2024 at 3:28 pm

      Algo se passou com o Daniel Sousa, ele não foi despedido pelos resultados certamente. Posto isto, o futebol que a equipa apresentou nestes jogos foi bastante fraco, por isso falar dum treinador em crescendo e com potencial é apenas wishful thinking.

      • henry14
        Posted Agosto 12, 2024 at 4:21 pm

        Conclusão: entendes o despedimento com base em 4 jogos, certo?
        Pronto, boa sorte.
        Não sou um simpatizante do Carvalhal mas ainda assim desejo-lhe que tenha mais do que 4 jogos para se mostrar.
        Isto ainda não é o Brasileirão.

        • oMeuUserName
          Posted Agosto 12, 2024 at 7:26 pm

          A minha conclusão é a minha primeira frase, fácil. O Artur Jorge, o Carvalhal e até o próprio Abel tiveram períodos com resultados bem piores e nenhum foi despedido. Logo, não me faz sentido que tenha sido pelos resultados, é essa a minha conclusão.
          Agora, isso não tem nada a ver com a avaliação do trabalho do Daniel Sousa até agora. O trabalho dele não estava a ser bom, mas eu não acredito que ele tenha sido despedido por isso. As duas coisas não são incompatíveis…

      • whatyouth
        Posted Agosto 12, 2024 at 5:03 pm

        Concordo, o Braga não está a jogar nada neste início de época.

        • Ricardo10_
          Posted Agosto 12, 2024 at 5:35 pm

          “Desde o inicio da época” -> Nem há 20 dias foi!
          Isto anda mesmo tudo maluco…

        • henry14
          Posted Agosto 12, 2024 at 5:58 pm

          “Neste início de época”. É só olhares para as tuas palavras e perceberes o quão ridículo é este despedimento.

  • oMeuUserName
    Posted Agosto 12, 2024 at 3:32 pm

    Alguns comentários a esse negrito:
    – os laterais do Braga não têm mau nível técnico. Os problemas deles são outros, a técnica é talvez o ponto forte, tanto do Marín como do Víctor Gómez.
    – a maneira como o Niakaté ainda é desprezado pela opinião pública faz-me muita confusão, ele desde que chegou da CAN tem estado a um nível muito bom, incluindo já esta época.
    – em relação ao projeto superior do Carvalhal, ele saiu de Braga para o Al Wahda, não para Espanha.

    • O Comendador
      Posted Agosto 12, 2024 at 4:05 pm

      Pumbaaaa!

    • henry14
      Posted Agosto 12, 2024 at 4:31 pm

      É desprezado porque é fraco e demonstra pouca inteligência a jogar. Mas se gostas, estás no teu direito.

      • oMeuUserName
        Posted Agosto 12, 2024 at 7:29 pm

        Mas quantos jogos vês do Braga? É que eu vejo todos, e o nível do Niakaté de fevereiro em diante tem sido altíssimo, começou a época a todo o gás, e é neste momento quase unânime entre os adeptos do Braga, mesmo aqueles que querem mandar embora dois terços da equipa.

        • henry14
          Posted Agosto 12, 2024 at 8:07 pm

          Não vejo tantos como tu, seguramente. Vejo os que posso mas penso que não é necessário ver 100 jogos do Niakate para formar opinião.
          Até pode ser quase unânime, não acho mal. Porque, de facto, ao lado da concorrência do ano passado (Paulo Oliveira, Fonte de 40 anos e Serdar Saatci), Niakate consegue ser o melhor. E se é o melhor central, compreende-se que os adeptos do Braga não queiram correr com ele.
          Mas agora fiquei curioso, há adeptos do Braga querem correr com dois terços do plantel?

          • oMeuUserName
            Posted Agosto 13, 2024 at 9:14 am

            O Niakaté fez uma boa primeira época, que fez com que o Braga exercesse a opção de compra. E na época passada, como a maioria dos defesas, fez uma época bem pior, principalmente pela anarquia defensiva que era aquela equipa. Teve várias expulsões (ainda que nenhuma ou quase nenhuma seja propriamente estúpida ou escandalosa – aliás, dois dias depois dele ser expulso em Barcelos, o Pepe fez pior que ele num jogo no Dragão e nem falta foi, é a diferença) e um auto-golo comprometedor com o Nápoles (mas também marca o golo que inicia a reviravolta épica de Berlim, que as pessoas tendem a esquecer). Fez uma primeira parte de época muito nervosa e com alguns erros. Foi para a CAN com o Mali, e a partir daí tem estado imperial, concentrado e muito mais seguro. Parece mesmo que saiu do ciclo negativo de erros, recuperou a confiança e ganhou inteligência emocional. No primeiro jogo da época, o Serdar fez um mau jogo, mas nem se notou, porque o Niakaté limpava o lado dele, dobrava o Serdar e ainda dobrava o Marin, se fosse preciso. Até saídas em condução de bola ele tem feito. Muita gente acha que o ponto mais positivo do curto reinado do Daniel Sousa foi que finalmente parece que temos uma dupla de centrais fiável e de qualidade… Eu acho que o Niakaté está demasiado marcado pelas expulsões que teve, que olhando aos lances um a um, não são nada demais, são lances que acontecem ou lances em que ele é o último homem a tentar desesperadamente evitar o golo.

            Quanto aos adeptos, não tens mesmo noção, então depois deste início fraquinho a nível exibicional… Há gente a dizer que o Matheus, o Moutinho, o Bruma e o R. Horta já estão em fim de ciclo, que gastamos mais de 20M€ em reforços mas só se aproveita um (o Bright), quando 3 deles mal jogaram ainda, querem despachar os laterais todos (e até concordo que são o ponto mais fraco da equipa), que os dois avançados contratados são os dois coxos, e por aí fora. Tempos conturbados para estes lados…

  • Ricardo10_
    Posted Agosto 12, 2024 at 4:43 pm

    A caminha estava feita para a vinda do Carvalhal, que também fica mal na fotografia, por aceitar vir nestas condições e sem ter o mínimo de respeito por um colega de profissão. E não me venham com tretas que só foi contactado hoje à pressa, porque é mais do que óbvio que isso seria mentira. O mundo do futebol é muitas vezes isto, um autêntico nojo.

    • henry14
      Posted Agosto 12, 2024 at 5:59 pm

      Concordo.

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 12, 2024 at 7:31 pm

      Porque é que fica mal na fotografia? Se o presidente já tinha a decisão tomada, qual é o mal? É obrigatório primeiro despedir e só depois iniciar contactos com substituto? E no entretanto a vaga tem de ficar vazia?

      • Ricardo10_
        Posted Agosto 13, 2024 at 10:16 am

        Ética profissional!

        • oMeuUserName
          Posted Agosto 14, 2024 at 9:25 am

          Eu percebo onde queres chegar, mas não é o caso aqui… Se ele é contactado com a premissa de “vou despedir este treinador depois do próximo jogo, estás interessado?”, qual é o problema de aceitar? Ia dizer “não, primeiro despedes, e depois falamos”, e no entretanto a equipa ficava a ser treinada pelo treinador da B tendo um jogo decisivo na quinta-feira? Pouco ético era se tivesse sido o Carvalhal a dar o primeiro passo, a oferecer-se. Ele não está a fazer nada ao colega de profissão, o colega de profissão ia ser despedido, ele não tem nada a ver com essa decisão.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 12, 2024 at 4:50 pm

    O Carvalhal pelo menos estava a fazer uma aposta real na cantera, coisa que o Artur Jorge raramente fez.

  • MM84
    Posted Agosto 12, 2024 at 5:16 pm

    Parece que é o melhor que se arranja, quer na perspetiva do Braga quer na do treinador, que falhou na projeção que ambicionava no final da passagem anterior pelo Braga.

    É dispensar o Marin, emprestar o Serdar e o Joe, manter o Banza e ir buscar 2 laterais e temos plantel para o 4o lugar!

    Zero expectativas para esta epoca

  • MystogaN
    Posted Agosto 12, 2024 at 7:58 pm

    Relativamente a Carlos Carvalhal, não tenho muito a dizer. Com menos recursos financeiros e qualidade de jogadores, conseguiu fazer mais do que alguns treinadores que passaram nos últimos anos. É um treinador que conhece alguns dos jogadores e a estrutura do clube, o que vai acelerar a sua adaptação.

    Sobre Daniel Sousa, quatro jogos não são suficientes para fazer uma análise completa do que seria a época. No entanto, a equipa não jogou bem nos últimos dois jogos, nos quais não conseguiu ser superior aos adversários em termos de criação de oportunidades. No jogo contra o Servette, em casa, só tivemos duas oportunidades de golo, ambas no mesmo lance. Houve melhorias e retrocessos em comparação com o ano passado: o ataque piorou, a defesa está mais estável, mas o meio-campo continua com os mesmos problemas. Dado que o futebol praticado não era o desejado e que a relação entre o presidente e o treinador não foi boa desde o início, compreendo, em certa medida, a demissão.

    Quanto a Niakaté, parece que não estamos a ver os mesmos jogos. Desde janeiro, ele tem estado em boa forma, e mesmo nestes quatro jogos desta época, ele e o novo central têm mostrado um bom entrosamento.

    Nota: Os jogos do Braga recebem cerca de 15 comentários por jogo, e isso já é muito. Quando se trata de despedimento de treinador e novas contratações, há 50 comentários, e muitos falam como se conhecessem bem a realidade do Braga. Falam que queremos ser campeões, que o Salvador é impaciente, entre outras coisas. O Braga tem o sonho de ser campeão nacional, algo que não escondemos de ninguém, mas, atualmente, estamos longe disso. O nosso principal objetivo é lutar pelo pódio, e tudo o que seja abaixo do 4.º lugar é uma época má.

    • lipe
      Posted Agosto 12, 2024 at 10:36 pm

      Excelente nota, muito pertinente.
      Chega a ser constrangedor ler alguns comentários sobre o Braga e os seus adeptos.

      • DNowitzki
        Posted Agosto 13, 2024 at 11:20 pm

        Deve ser parecido ao que sentem adeptos de outros clubes quando têm de ler comentários de adeptos do Braga sobre os seus clubes e adeptos .
        Pimenta na bunda dos outros é refresco.

        • lipe
          Posted Agosto 14, 2024 at 6:00 pm

          Comentar sobre os grandes e os seus adeptos é fácil; as opiniões e sensações são do domínio público dada a incessante cobertura mediática. E pra além disso, toda a gente tem amigos/colegas adeptos dos grandes.
          Clubes como o Braga são círculos um pouco mais inacessíveis para quem não conhecer adeptos e/ou a realidade do clube.
          Lamento que o amigo não tenha percebido.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 12, 2024 at 8:48 pm

    Bom treinador, mas não é aquilo que o Sporting Clube de Braga precisa como clube. Carvalhal vem para relançar a sua carreira, não para ficar. O clube precisa de um treinador capaz de estruturar um projecto desportivo e uma forma de jogar. Fazer o mesmo que Jaime Pacheco fez no Boavista há vinte anos. Aquilo que vai ter é mais demagogia, mais populismo e menos realismo. Precisava de um Michel do Girona, que ficou mesmo depois de um ano de grande sucesso.

    Mas enfim não peçam visão de longo prazo a Salvador, um Presidente escravo de interesses, que basicamente vende fumo aos sócios, e precisa de manter a ilusão que se ganha assim, ou seja contratando treinadores e jogadores rejeitados por outros. Houve casos de sucesso, mas repetir demasiadas vezes a fórmula esgota-a.

  • iniesta27
    Posted Agosto 12, 2024 at 10:47 pm

    Como benfiquista, sinto inveja do Braga neste momento. Não por não gostar do Daniel Sousa nem pelo Carvalhal ser o melhor treinador do Planeta. Mas comparando o perfil de Roger Schmidt com o de Carlos Carvalhal, em termos comunicacionais, é da noite para o dia. E acho que os benfiquistas também precisam disso.
    *
    As exibições são fracas e as escolhas são estranhas, mas o pior de tudo é que não há justificação do treinador para nada. Escolheste o João Mário e o Aursnes para as alas com o Tino e o Barreiro como médios centro, tudo bem, são as tuas escolhas. Mas por que motivo tomaste essa opção tendo em conta o adversário Famalicão? Em que medida esta escolha era a ideal para ganharmos o jogo? São estas perguntas que nunca ouvi o Roger Schmidt responder. Nunca o ouvi a explicar que coloca o jogador x para bloquear o jogador y e que ao mesmo tempo vai libertar o jogador z noutro lado do campo. Nunca o ouvi a justificar taticamente fosse o que fosse, já nem digo os jogadores em concreto. E nisso, o Carlos Carvalhal em termos de comunicação seria uma lufada de ar fresco para os benfiquistas. Claro que o acho um pouco convencido em relação à sua qualidade e real e nem sequer sei se seria campeão mas comunica bem e transmite vibes de positividade. Isso já seria um upgrade gigante ao contexto atual.

Deixa um comentário