Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Corona deixa FC Porto e junta-se ao Sevilla

Que lugar ocupa nos jogadores tecnicamente mais fascinantes que passaram por Portugal na última década? É uma saída que nesta fase, pelo menos desportivamente (já que financeiramente é mais uma operação ruinosa, como se tem sucedido na Era Conceição, que ‘obriga’ a direção a manter os ativos, mesmo que eles depois venham a sair de borla), parece pacífica, devido ao fraco rendimento do mexicano, que desde o Verão não tinha a cabeça no Dragão, mas a verdade é que Tecatito ainda há 7 meses era o melhor elemento dos portistas, há 2 anos foi o MVP da Liga, e podia acrescentar em várias posições, sendo que não é fácil encontrar alguém com o seu brilhantismo técnico. Por outro lado é o 2.º jogador com experiência a deixar o clube depois de Sérgio Oliveira, algo que poderá, ou não, ressentir-se numa fase mais adiantada da época.

É OFICIAL! Jesús Corona deixou o FC Porto em definitivo e é reforço do Sevilla para as próximas 3 épocas e meia. O extremo, que ficava livre no próximo Verão, sai do Dragão, onde estava desde 2015, com o estatuto de quarto estrangeiro mais utilizado na história do clube, suplantado apenas por Aloísio (474 jogos), Helton (334) e Drulovic (327), e com dois títulos nacionais, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.

34 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 14, 2022 at 10:14 am

    Dos mais fascinantes tecnicamente sem dúvida, baixou imenso o nível esta época, mas isso não apaga a sua passagem por Portugal, onde encantou os adeptos do Porto com a sua intensidade, qualidade técnica e capacidade no 1×1. Se o Porto tivesse o Corona do ano passado e o Luís Diaz deste ano, quem sabe onde poderiam chegar?

    Quanto ao Porto em si, penso que não necessitam de ir ao mercado. Para lateral direito têm o João Mário para apostar, Manafá está lesionado, mas há qualidade na equipa B e ainda há Saravia. Para extremo o Porto está mais que servido, Otávio, Luís Diaz, Pepê, Chico Conceição e ainda o Fábio Vieira, com Gonçalo Borges da equipa B a espreitar um lugar. Acho que o Porto se deveria focar em ir buscar um central, Ferraresi ou Tomás Ribeiro seriam excelentes opções, mas devem ir buscar o Rubén Semedo.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 14, 2022 at 10:41 am

    Como é referido pelo VM, no reinado de Sérgio Conceição muitos jogadores têm saído a custo zero ou perto disso, e com isso o clube têm-se ressentido muito financeiramente. Não só obriga a direcção a manter os activos até ao fim do seu contrato como a direcção não tem tido voto (ou não quer ter!) nos timings de venda. E Corona pelo menos veio alertar para um pormenor, nem todos os que acabam contrato ficam contentes. Se com Herrera ainda se teve rendimento desportivo, por exemplo, com Corona nem isso se conseguiu. Foi a pior época do Mexicano e por isso parece que sai pela porta pequena (o que não quero acreditar porque os adeptos em parte também entendem o jogador).

    Outro aspecto referido pelo VM e muito importante é a saída de jogadores experientes que pode impactar com o balneário. Estamos a falar de 2 activos que tinham a braçadeira de capitão em alguns momentos do jogo, que tinham anos de experiência e balneário, que tinham a matreirice de quem anda nisto há muito tempo. Vamos ver se numa luta taco a taco pelos vários troféus, isto não se irá sentir.

    Por fim, desportivamente não me parece grande perda (sinto mais a de Sérgio Oliveira). Para as alas existe Diaz e Pepê para a esquerda, Otávio, Chico e Fábio para a direita e ainda temos na equipa B Gonçalo Borges e Peglow. Já para defesa direito perdemos aquele que tem sido titular na ausência de João Mário e Manafá, ambos lesionados, pelo que não sei sinceramente quem irá jogar no próximo jogo. Entre Bruno Costa (que fez o lugar no último jogo), Tomás Esteves e Rodrigo (equipa B) ou Saravia, acabado de chegar, acho que vai jogar o primeiro, pelo que é uma defesa altamente frágil e remendada.

    Necessitamos urgentemente de 1 central (Fábio Cardoso não é para estas andanças), um lateral (ou garantir que aquele pega de estaca ao estilo Nélson Semedo no Benfica) e um médio centro (acabar a época com apenas Uribe, Grujic e Vitinha parece curto, já que Otávio vai ter que se fixar mais na linha com a ausência também de Corona).

    Ao jogador, se ele me ouvisse ou lê-se, resta-me desejar obrigado e boa sorte!

    • Mantorras
      Posted Janeiro 14, 2022 at 10:59 am

      Fabio Vieira deve ser o escolhido para suprir Octavio na direita, com Chico como reserva, e assim Octavio pode fazer as vezes do SO no meio, se for caso disso.

      O Porto alivia bastante a folha salarial (no caso do SO pode ainda fazer um encaixe, se nao esse alivio sera apenas ate final da epoca), com duas saidas com pouco impacto desportivo actualmente.

      O factor a ter mais em conta é mesmo o impacto no baleneario, mas mesmo os miudos que o Porto tem sao da casa… nao deve faltar mistica com SC ao comando.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 14, 2022 at 11:40 am

        Mantorras,

        Fábio na direita não rende metade do que rende no meio, ainda não consigo entender porquê. Penso que seja o mesmo problema que Bernardo numa dimensão diferente, até porque ambos são técnicos, até são rápidos e têm qualidade táctica acima da média. Será pelo comprometimento defensivo?

        Sobre Otávio para duplo pivot também acho curto. Se fosse num meio campo a três, chegaria mas a dois acho que não é o perfil ideal, excepto quando de recurso atrás de resultados com maior balanceamento ofensivo.

        Sobre o peso salarial concordo plenamente, vamos ver é se a experiência de ambos não se ressente no balneário! É que os miúdos, apesar de formados no clube, não é a mesma coisa.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 14, 2022 at 12:32 pm

          Subscrevo totalmente o primeiro paragrafo, a mim parece-me que é um problema parecido ao do Bernardo, agravado pelo facto dele ser mais medio ala do que extremo, o que no caso do Bernardo nao acontece. Se jogasse mais como extremo, com um lateral tipo Corona (motivado), rendera muito mais, acho eu.

          Ja o segundo paragrafo nao concordo tanto, para mim Octavio cumpre perfeitamente com dois medios, como com 3 como interior, como na ala, como medio ou mais como extremo/avancado. Ele ate como 6 ja jogou e cumpriu bem, porque tacticamente entende o jogo como poucos… nisso é parecido com o Corona, e por isso é que o Corona fazia qualquer posicao com muita qualidade.

          Eustaquio deve rumar ao Porto para cobrir a saida do SO, que imagino deve ter a coisa planeada para ficar por Italia no final do emprestimo, mas sem champions, comigo viria apenas no final do ano.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 14, 2022 at 2:08 pm

            Mantorras,

            Eu não digo que Otávio não cumpra mas é sempre de uma forma pontual. Vamos imaginar que Vitinha tem uma lesão muscular. Não estou a ver o Otávio fazer jogos atrás de jogos, os 90 minutos na posição 8. Era mais aí que queria chegar.

            Sobre o Estáquio, só o que se recebe do Corona, mais o que se poupa em salários neste e no Sérgio, dá bem para ir buscar o Eustáquio e ainda sobrar dinheiro. É que ainda há 2 jogos da Taça de Portugal e da Liga Europa (pelo menos), mais todo um campeonato que irá ser disputado taco a taco pelos 3 clubes.

        • Goncalo Silva
          Posted Janeiro 14, 2022 at 1:34 pm

          Comprometimento defensivo não é de certeza, já que Bernardo é o mais comprometido defensivamente do meio campo ofensivo do City.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 14, 2022 at 2:11 pm

            Gonçalo,

            Bernardo tem comprometimento mas por alguma razão não rende tanto na ala. Ele pode querer defender mas não ter as noções de defender na ala (raramente acompanha o lateral, por exemplo). Será daí? Obviamente um expert de futebol irá fazer uma análise mais macro mas vou-me cingindo num ou outro pormenor. Outra coisa é o defender por dentro com a bola na ala contrária, algo que noto muitas vezes que em Otávio, por exemplo.

            Fábio sofre do mesmo mal, na sua escala.

    • ktc
      Posted Janeiro 14, 2022 at 11:03 am

      Eu sinceramente acho. Que não se vai sentir a saida dos 2 em termos de experiência. Temos um balneário com uma boa mistura de juventude e experiência. Jogadores como Pepe, Merche, Marcano, Uribe, Otavio, Mbemba, têm que ser suficientes para aguentar com o balneário.
      Acredito sim que vamos precisar de um médio, nem que seja por empréstimo, para salvaguardar alguma lesão

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 14, 2022 at 11:42 am

        Ktc, que têm que ser suficientes para aguentar? Têm porque não há mais! Se chega? Acho que não. No balneário talvez, no campo secalhar para segurar resultados, irá sentir-se a falta de jogadores mais experientes. Uma coisa é correr atrás, outra é ter que segurar 1 golo de vantagem contra uma Lázio, Sporting, Benfica, Braga, etc (a estarmos nesta posição claro).

        Sobre a lacuna, concordo que falte um médio, como falta um central e um lateral. Idealmente até faltam 2 centrais mas terá que ser uma coisa de cada vez!

    • AbreLatas
      Posted Janeiro 14, 2022 at 11:42 am

      Acho que o meio campo e a posição de lateral direito não precisam de reforço. Tens 3 jogadores para duas posições que dá garantias + Otávio caso seja necessário e como quinta opção está lá o Bruno Costa. A equipa B existe para o caso de ser preciso depois disto tudo. A lateral ainda mais. Até o João Mário voltar pode-se muito bem apostar no Esteves ou no Saraiva.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 14, 2022 at 12:27 pm

        Abrelatas,

        Tendo em conta que Corona também saiu, Otávio não terá muitas oportunidades de sair da linha para o meio, nem sequer é uma posição onde o gosto de ver (em duplo pivot) excepto em horas de maior aperto. Bruno então é fraquinho e já mostrou esta época o seu real valor, pelo que ficam apenas 3 jogadores sendo 2 deles mais defensivos.

        Já para defesa direito, apostar em Saravia ou Tomás Esteves não parece ser o plano de Sérgio. Sobre Saravia já falou tudo na conferência e Tomás nunca teve reais oportunidades com este treinador, senão já tinha tido. Sobra João Mário (que ainda está lesionado) porque Manafá não joga mais esta época.

        Um abraço.

  • ktc
    Posted Janeiro 14, 2022 at 10:59 am

    Grande Tecatito, estes últimos 6 meses não podem apagar os anos anteriorea. Claramente já não estava cá nesta época e felizmente sai já em Janeiro. Prefiro ter alguém da equipa B na lateral direita, enquanto João Mário não recupera, do que o actual Corona.
    No entanto não me esqueço dos grandes Momentos do Mexicano no Dragão. Demorou a pegar, sendo que chegou como um jogador bastante inconstante, fazia um jogo bom e 3 maus, maus com SC deu o salto. Com Sc, o Corona começou a defender e a ser muito mais regular, não perdendo a magia que sempre o caracterizou.
    Dos jogadores mais fortes que passaram no 1×1 por Portugal, na memória ficará para sempre a facilidade com que faz aquela cueca ao Rafa, parecia que estava no parque.
    Boa sorte para o resto da tua carreira CORONA

  • BrunoAlves16
    Posted Janeiro 14, 2022 at 10:59 am

    Não tinha ideia que era o quarto estrangeiro com mais jogos de sempre pelo clube. Parecendo que não, está apenas abaixo de três monstros do Porto.

    Um craque mas que ultimamente se andava a arrastar.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 14, 2022 at 11:04 am

    Corona é um craque mas baixou imenso o nível e, depois de se falar no arranjinho que o empresário tentou com o Atlético, muitos adeptos ficaram contra ele.
    Por mim, tinha sido vendido no Verão porque não havia condições para continuar como se provou até aqui mas desejo-lhe tudo de bom na sua carreira.

    Foi um prazer ver-te jogar, Tecatito.

    Quem será o DD titular contra a B-SAD?
    O central tarda em chegar.

    Saudações DesPortistas!

    • riscas
      Posted Janeiro 14, 2022 at 1:21 pm

      Muito provavelmente o lateral direito do porto no(s) próximo (s) jogo(s) será o Bruno Costa.

      • RicardoFaria
        Posted Janeiro 14, 2022 at 7:06 pm

        riscas, nem brinques!

        Ele que aposte no Rodrigo que tem estado a treinar com a equipa desde ontem.
        Há a opção Saravia e Tomás Esteves que ainda deverão estar sem ritmo competitivo.

        Saudações DesPortistas!

  • Valderrama
    Posted Janeiro 14, 2022 at 11:10 am

    Ao nível de recepção de bola e ambidestria não me lembro de um jogador do seu nível em Portugal.

  • Logen Ninefingers
    Posted Janeiro 14, 2022 at 11:19 am

    Um dos melhores jogadores deste século do Porto, sem dúvida. E aquela época há 2 anos foi sensacional. Tenho pena que vá embora, mas com SC as saídas dão-se assim…

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 14, 2022 at 11:36 am

    Falam-se em 3M e o Porto tem apenas 2/3 do passe não é?
    Foi dado. Que péssimo negócio

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 14, 2022 at 12:23 pm

      Filipe,

      Entre 3M para o Porto (é o correspondente aos nossos 66%) ou receber nada no final da época, prefiro 3 e o poupar do ordenado tendo em conta o nada que o jogador produz neste momento e, diga-se a verdade, toda esta época.

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 14, 2022 at 12:29 pm

      Termina o contrato daqui a 6 meses. Acho que o Porto aqui aproveita-se mais para se livrar de um ordenado chorudo do que outra coisa. Para não dizer que o jogador estava a oferecer 0 desportivamente e assim também abraça o seu próximo projeto mais cedo.

      • Filipe Ferreira
        Posted Janeiro 14, 2022 at 1:54 pm

        Obviamente agora foi o negócio possível. O erro esteve em não o vender antes.

        • Tiago Peixoto
          Posted Janeiro 14, 2022 at 4:52 pm

          Ah isso sim, é o que o Porto nos habituou.
          Ainda assim, no verão esteve vendido por 10M e o Twente travou o negócio porque quis mais dinheiro pela sua parte, o que foi algo absurdo. Não tiraram qualquer proveito desportivo (o jogador já não é deles) e agora recebem quase nada. Não percebi a posição dos holandeses.
          Ainda assim, podia ter saído já há 2 anos e por bem mais. Falha de timing do costume.

  • Santander
    Posted Janeiro 14, 2022 at 11:59 am

    Para a saída de Sérgio Oliveira gostava de ver chegar Eustáquio… Para a saída de Corona parece me que Otávio, Pepe, Diaz, Fábio Silva e Chico Conceição vão chegando para as encomendas

  • GoldenFCP
    Posted Janeiro 14, 2022 at 12:22 pm

    É lamentável olhar para o quanto SC tem contribuído para que o Porto esteja em péssimas condições financeiras. Mais um negocio ruinoso. PdC quis vender, o treinador nao deixa. Como não deixou com Brahimi, nem Herrera, nem Reyes, nem agora com Mbemba. Nem falo em Marcano. O problema é que o treinador nao pode mandar tanto na direçao. Vende-se e acabou. Se ele estiver mal dá com a porta como fez o Conte no Inter. Agora andar a perder prejuízos históricos porque o treinador não deixa o presidente fazer o melhor para o clube é absurdo e tem de acabar.
    O Vitor Pereira tambem não queria que o Porto vendesse o Hulk e a verdade é que a direção o vendeu na mesma. Façam o melhor para o clube e não andem a fazer as vontades aos treinadores

    • Neves
      Posted Janeiro 14, 2022 at 3:58 pm

      GoldenFCP,
      Em que te baseias para dizer que o SC não permitiu que se vendessem esses jogadores?
      Creio que isto é gestão danosa sem dúvida, gestão danosa essa que já se está a querer melhorar nos últimos tempos (renovações do Diogo, Fábio e João Mário falta Vitinha para ontem e ainda Otávio e Sérgio Oliveira), mas daí a considerar que a culpa é do Conceição, só mesmo com provas disso.
      Fora isso, aprecio muito os teus comentários!

      Saudações.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 14, 2022 at 12:27 pm

    Já disse tudo de negativo que tinha a dizer sobre o Tecatito e sobre a direção no outro post.

    Neste momento, resta-me apenas recordar as coisas boas. Recordar este jogador fenomenal que durante 6 anos me deixou com água na boca sempre que tocava na bola. Que durante 6 anos me fazia levantar da cadeira do Estádio cada vez que recebia uma bola no pé com a maior facilidade do mundo. Que durante 6 anos me fazia delirar cada vez que arrancava em drible para cima do adversário. O seu virtuosismo e brilhantismo nunca serão esquecidos. Ajudou a tirar o clube de um fosso e jejum que assustavam e isso também nunca será esquecido. Não tenho dúvidas que será sempre portista. E não tenho dúvidas que nós portistas estaremos para sempre gratos ao mexicano.

    Boa sorte na tua nova etapa, Tecatito. Não tenho qualquer problema que te tornarás num ídolo para os sevilhistas, da mesma forma como o fizeste aqui. Serás sempre muito querido pelos portistas e portuenses e serás sempre bem-vindo.

    Por fim, obrigado, Tecatito!

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 14, 2022 at 12:44 pm

    O Corona era mesmo muito bom jogador. Talvez o melhor jogador do Porto dos últimos 5 anos (e estou a incluir o atual Luíz Diaz que anda a excitar toda a gente).

    Uma pena o que se tornou nos últimos meses, quando mentalmente não estamos “limpos” não conseguimos render. E fisicamente parece também pior, o que indicia que não teve capacidade para dar a volta à situação. Que seja feliz em Sevilla.

    SL

  • Pao com Presunto
    Posted Janeiro 14, 2022 at 1:21 pm

    Triste com esta saída por 2 razões: pela qualidade superior que tem, pese embora os últimos tempos; e por ser mais um passo rumo à permanência de Luís Diaz (apesar da verba ser curta, Tecatito não auferia 2 tostões, ainda para mais sendo dos jogadores com mais jogos no clube). E se o colombiano ficar, sem lesões, creio que o campeão será o FCP.

  • andreb
    Posted Janeiro 14, 2022 at 4:09 pm

    Pessoalmente sempre achei o Corona muito overrated, apesar de ser um jogador talentoso e versátil.

    Teve boas épocas, mas está longe de ser o jogador top que muitos acham, pelos seguintes motivos:
    – Jogador bastante inconsistente.
    – Muitos jogos chegava a ser mesmo horrível, no entanto por ter uma técnica bastante boa, bastava fazer uma boa finta para o pessoal esquecer-se da exibição fraquissima.
    – Um jogador da técnica do Corona, deveria sentir vergonha de ser um zero em frente à baliza. Mascarava esta falha vergonhosa, e incapacidade de aparecer na zona de finalização, jogando sempre na linha e utilizando a sua capacidade de cruzamento (aí sim, ligeiramente acima da média).

    Felizmente neste momento não faz falta , e temos jogadores mais aguerridos (Pepe) ou mais talentosos (adoro o Fábio Vieira) que têm tudo para render a médio prazo.

    No entanto, obrigado por tudo o que destes e desejo-te a maior das sortes neste teu novo desafio!!

  • TugadaBola
    Posted Janeiro 14, 2022 at 4:11 pm

    Nao percebo a gestão desta direção… Se há um diretor desportivo é para gerir isto mesmo.
    Dentro de campo as saídas foram trabalhadas pelo menos. O Sérgio ficou muito bem substituido e acho que o Corona a longo prazo TB. Para mim, mais uns pontos para o Sérgio Conceição, de quem não gosto particularmente, por ter conseguido preparar a saída destes dois titulares regulares dos últimos anos.

  • Kacal
    Posted Janeiro 14, 2022 at 4:16 pm

    Tecnicamente foi dos mais fascinantes da Liga, mas no geral houve muitos melhores. Foi muito 8 ou 80 e o seu pico de forma consistente não foi muito alargado mas claro que tem um carinho especial no coração dos portistas. Que seja feliz e tenha muito sucesso no Sevilla é o que lhe desejo, acredito que a sua motivação vai subir e vai voltar a elevar o nível e no seu melhor tem tudo para ser uma mais-valia para eles. É um encaixe positivo em Janeiro para nós e ele claramente já não estava cá portanto será fácil substitui-lo. Espero que possamos manter o Luis Díaz até ao Verão que é o fundamental.

Deixa um comentário