Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Do FC Porto para França

Parecia ter condições para ser o ‘novo Rúben Neves’ do FC Porto, mas nunca teve uma oportunidade na equipa principal.

O Troyes, da II Liga francesa, anunciou a contratação de Rui Pires para as próximas 3 épocas. O médio defensivo, de 21 anos, estava no FC Porto 2009-10, e foi quase uma referência nos escalões de formação, sendo que fez 76 jogos pela equipa B.

15 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 9, 2019 at 3:35 pm

    Muitas vezes leio que este ou aquele jogador foi queimado pelo clube. Contudo é preciso perceber que o salto para sénior nem sempre é fácil. Busquets era suplente no Barcelona B com Guardiola e quando sobe, torna-se um dos melhores trincos do mundo e ninguém sequer sabe quem é o titular. Freddy Adu foi a maior promessa jovem dos últimos anos e por mais oportunidades que tivesse, nunca mostrou o potencial que lhe viram.
    Isto para dizer que Rui Pires, mesmo sendo dos melhores jovens das camadas jovens, a partir do momento que passou a sénior não se conseguiu destingir dos demais, pelo que não podia ter oportunidades no plantel principal. Assim sendo, esta saída acaba por ser o melhor para ambas as partes. Uma coisa é querermos Diogo Queirós ou de nível equivalente na A, outra é porque é jovem das camadas jovens tem que ser aposta.

    E qualquer dia o 11 do Porto era João Costa, Fernando Fonseca, Jorge Fernandes, Verdasca, Luís Mata, Rui Pires, Rui Moreira, Paulo Estrela, Tony Djim, Ruben Macedo, Areias.

  • Paulo Soares Almeida
    Posted Julho 9, 2019 at 1:29 pm

    Acho que há aqui um certo exagero por parte de algumas pessoas.

    O Pires foi um jogador que prometeu imenso nos juniores, é um facto. Porém, a sua transição para sénior foi uma autêntica desilusão. Acompanho a equipa b com atenção e o Rui não se conseguiu destacar minimamente nos 3 anos que esteve na equipa b, chegando mesmo a ser penoso em alguns jogos.

    Acho que o Porto fez muito bem em libertar o jogador, contudo, o futuro nunca se sabe e ele pode explodir em França. O mais inteligente seria salvaguardar uma cláusula de recompra.

    Para concluir, o Porto não tem tratado bem os seus jovens, mas tal como aconteceu com o Macedo, não vejo razões de revolta com a não aposta do Pires, pois ambos nunca fizeram o mínimo para o merecer.

    • johnny balls
      Posted Julho 10, 2019 at 9:08 am

      é um comentário sensato mas quando sistematicamente temos jogadores que não dão o salto então temos de reflectir se o trabalho que está a ser feito ao nível da B será o melhor. temos grandes promessas atrás de grandes promessas que não dão nada. outro aspecto é que mesmo quando se destacam na B como quando fomos campeões II Liga não têm oportunidades, esta é a verdade

      • Paulo Soares Almeida
        Posted Julho 10, 2019 at 11:04 pm

        Concordo plenamente contigo. É um problema real que já devia ter sido mudado.

        Há jogadores que tinham um potencial enorme e se destacaram na b e/ou em empréstimos, mesmo assim, sem explicação foram sempre preteridos. Muitas vezes viram as suas vagas serem ocupadas por jogadores banais.

        Por exemplo, o Rafa justificou sempre a aposta fazem excelentes épocas na b e nos empréstimos. Só descarrilou quando o mandaram para um clube que tinha como principal craque um jogador que ocupava a sua posição.

        O Rui Pedro também era um talento enorme e sempre lhe faltou a parte psicológica. Deslumbrou-se com o dinheiro e vida boa. É algo reprovável para alguém que quer ser um profissional é certo. Agora, acredito que um clube como o Porto ganhar imenso em acompanhar e apoiar a parte mental dos seus jogadores, pois no final do dia, todos ganhariam.

        Existem outros casos. A história dá total razão ao tem comentário.

        Temos agora uma fornada de futebolistas com um talento acima como os três Diogos, o Baro, o Fábio Silva e o Tomás Esteves que têm que saber ser espremidos. Sou portista, mas o Benfica nisto está a anos luz à nossa frente.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 9, 2019 at 3:19 pm

      O Rui Pires tem mais talento do que o Xeka.

      E olha que o Xeka transformou-se num dos bons médios da Ligue 1

      • Paulo Soares Almeida
        Posted Julho 9, 2019 at 3:53 pm

        Sem dúvida que tem mais potencial. O problema é que no futebol não basta isso, é preciso muito trabalho e provar dentro de campo esse valor.

        Temos mil exemplos de jogadores que tinham imenso talento e que nunca se afirmaram. Por exemplo, o Rui Pedro era, para mim, o avançado com mais talento da formação do Porto nos últimos 15 anos, sendo mesmo superior ao André Silva ou ao Gonçalo Paciência. Por diversas razões, a sua carreira está nas ruas da amargura a largos furos dos outros citados.

        Mas como lhe reconheço esse talento, falei que o melhor era deixá-lo ir à sua vida, mas salvaguardando uma cláusula de compra.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 9, 2019 at 1:53 pm

      Comentário sensato.
      De facto há que diferenciar entre a não aposta em jogadores que nada mostraram para tal e a não aposta em quem mostrou algo. Aí sim se pode falar de erros.
      Já agora a cláusula de recompra e 50% do passe é aquilo que tenho defendido. Isso raramente irá ser usado, porque se o jogador saiu, parte-se do pressuposto que nunca mostrou grande coisa.
      Contudo, se por alguma razão tiver existido um erro e ele explodir, o clube precave a sua venda, lucrando 50% ou recuperando o jogador. É uma boa forma de maximizar o aproveitamento das academias
      Não se pode lançar todos na equipa principal. Estes que parecem não dar em nada, é deixá-los sair e precaver uma recompra acaso expludam.

      • Paulo Soares Almeida
        Posted Julho 9, 2019 at 2:11 pm

        Temos exactamente a mesma linha de pensamento. Concordo por completo contigo.

        Erro de falta de aposta é nos Diogo’s ou no Baró, por exemplo. São jogadores que mostraram potencial a cima da média e que já provaram que podem ser alternativas. Tenho a certeza que não faziam pior figura que alguns jogadores que chegaram por milhões. Agora não apostar em Rui Costa, Luizao, Fernando Fonseca,… parece-me normal tendo em conta o seu rendimento. E o Pires está neste último saco.

        Quanto à partilha e recompra é algo que também defendo há muito tempo. O Barcelona e o Real fazem muito isso e já lhes valeu muito. Assim de cabeça, conseguiram recuperar o Piqué para titular ou o Negredo para vender logo a seguir por um valor maior e lucrar uma boa maquia.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 9, 2019 at 1:20 pm

    O porto estraga deliberadamente a carreira dos jogadores da formação, por mais talento que tenham..

    É como se houvessem jogadores de 2a categoria e jogadores de 1a categoria

  • AngeloGJ
    Posted Julho 9, 2019 at 1:04 pm

    Parece que alguém na estrutura leu o meu comentário e deixaram sair o jogador para o campeonato certo, esta mudança pode ter tudo para dar certo, falta ao jogador intensidade, dimensão física e capacidade de trabalho, em França e na segunda divisão francesa que e muito física tem uma oportunidade de ouro para evoluir e crescer, acredito que vai ter sucesso, e’ esperar para ver…

    Quanto ao FCP já colocou Fede Varela, Rui Pires, Ruben Macedo, Rui Costa e Oleg agora faltam:

    Luizao(Boavista)
    Rui Pedro(Antwerpia)
    Bruno Costa (PAOK)
    Fernando Fonseca (Série B)
    Omar Govea (Guimarães)

    A mim parecem-me que o FCP está a tentar resolver a sua vida e a dos jogadores que estavam parados na B, a grande maioria não tem para já qualidade pra jogar na equipa principal portanto estás saídas fazem sentido, se evoluírem quem sabe não regressam com um outro estatuto, nem tudo está mal no reino do dragão…

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 9, 2019 at 10:52 am

    3 anos de equipa B e não fez um único jogo na equipa principal. Enfim, o tratamento que o Porto tem dado aos jovens saídos da formação tem sido ridículo, quase vergonhoso.

  • Baia_99
    Posted Julho 9, 2019 at 10:49 am

    E’ daqueles jogadores que, se tivesse oportunidades, poderia ser um jogador util para o plantel e que poderia ficar alguns anos na equipa.
    Mas essa nunca foi a nossa politica e ele nao tinha qualidade para titular, logo faz sentido sair.

    Boa Sorte!

  • Rabensandratana
    Posted Julho 9, 2019 at 10:36 am

    Jogador mediano, quando tinha 17 prometia imenso mas depois estagnou e nunca mais mostrou o necessário para jogar a alto nível. Desejo-lhe tudo de bom e que consiga a promoção.
    Outro que acabou por sair foi o Góvea, esse sim médio bastante interessante e que a meu ver faria falta a um clube como o Rio Ave por exemplo.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 9, 2019 at 10:33 am

    Um dos jogadores com mais potencial que saiu das escolas do Porto, mas nunca foi aposta e estagnou na equipa B. Que esta saída seja um renascer e continue a sua evolução a partir daqui.

  • Xyeh
    Posted Julho 9, 2019 at 10:24 am

    Dá ideia que o Porto está a libertar vários jogadores da formação, se tivessem tido outras oportunidades poderiam ter dado o salto.

Deixa um comentário