Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Dominik Prpić é o 3.º reforço do FC Porto

O central que falta a Farioli? A Croácia tem produzido bons centrais nos últimos anos (Gvardiol à cabeça, mas também Vuskovic ou Sutalo), mas parece uma aposta mais a médio prazo, quando o setor mais débil da equipa precisava era de uma solução para o imediato. Com a saída de Marcano, era claro que o FC Porto contrataria mais um central canhoto (Otávio deve sair) e o ex-Hajduk Split pode acrescentar a sua qualidade na construção, mas teve a sua primeira temporada completa este ano e fica a dúvida do que pode render num patamar competitivo muito mais elevado. Por outro lado, apesar do investimento alto em Nehuen Pérez e da presença de Zé Pedro, parece  ainda devem investir num nome com mais peso e experiência para o eixo defensivo.

Dominik Prpić foi apresentado como reforço do FC Porto, juntando-se a Gabri Veiga e João Costa nas caras novas dos Dragões. O central de 21 anos chega do Hajduk Split, onde realizou 32 jogos na época passada, com duas assistências efetuadas. Internacional sub-21 pela Croácia (defrontou Portugal na qualificação), o canhoto de 1m88 assinou até 2030 e custou cerca de 5 milhões de euros.

27 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 10, 2025 at 9:37 am

    Em primeiro lugar, ser uma aposta a médio prazo é relativo. Se houver qualidade no jogador, ele pode ser aposta no imediato! E deixo o exemplo do Gvardiol, o nome que o VM sugeriu, que foi com 19 anos para o Leipzig (com mais ou menos o mesmo número de jogos e minutos que Prpic na Croácia) e pegou de estaca fazendo 87 jogos em 2 épocas num clube do topo Alemão!

    Em segundo lugar, este era o tipo de transferências que antigamente entusiasmava os adeptos. Jovens jogadores com enorme potencial de mercados periféricos, a preços relativamente acessíveis e que além do retorno desportivo, dariam também financeiro (o último grande central vendido foi Militão, outro que pegou de estaca com 20 anos no clube). Qual é que é o problema agora? É que não existem centrais que possam servir de exemplo e que permitam que em caso de erro estes jogadores cresçam na sombra (Militão tinha Filipe, Mbemba e a meio da época Pepe).

    Em terceiro e último lugar, acredito que com a saída de Otávio o Porto procure mais um central. Contudo, tendo em conta o valor demonstrado, bem como o potencial de crescimento, o nosso 4º central não devia ser Zé Pedro (o nível tem que subir se queremos lutar por algo) mas Brás (jogador que no Benfica já tinha sido aposta como foi Ruben Dias, Ferro, António Silva ou Tomás Araújo), jogador já com 21 anos e 2 épocas de Porto B.

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Julho 10, 2025 at 9:40 am

    E o clube falido lá continua a contratar 😂😂😂😂😂😂😂

    • Pipo90
      Posted Julho 10, 2025 at 9:58 am

      É isso e os papagaios sempre a repetir a mesma lenga lenga ;)

    • Kinshasa
      Posted Julho 10, 2025 at 10:14 am

      Não te vejo a comentar os posts do teu clube como comentas os do Porto, mas é bom sinal, quer dizer que alguém anda com medo

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 10, 2025 at 10:27 am

      O teu clube quando estava falido gastou 100M em transferências durante 3 épocas fazendo 270M em receitas no mesmo período! Só na época passada, o Porto fez 170M pelo que se fizermos 100M esta época, podemos gastar 100M em transferências, certo?, e continuamos no mesmo prima do Sporting.

      Se for esse o caso, como leigo deverás lá chegar, ainda podemos gastar mais qualquer coisa!

    • lipe
      Posted Julho 10, 2025 at 10:35 am

      O teu quando esteve “falido” também não continuava a contratar?

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 10, 2025 at 11:08 am

      Toda a gente sabe que o Porto devia vender e não contratar ninguém. Até porque no futebol todos sabemos que o sucesso financeiro não é quase sempre uma consequência do sucesso desportivo. Se o Porto não monta uma equipa decente como é que vai deixar de estar falido? Conhece alguém que se tenha tornado milionário a poupar e a vender património?

      • Petrol
        Posted Julho 10, 2025 at 3:19 pm

        Lembro-me de Amorim ter chegado ao Sporting e ter montado uma equipa decente sem grande investimento.

        • KingPin
          Posted Julho 10, 2025 at 8:48 pm

          Olha, lembro me do Sérgio Conceição no primeiro ano só contratar o Vana e ganhou o campeonato. Tinha era jogadores que regressaram de empréstimo. Neste momento o Porto não tem qualidade nos jogadores que havia

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 11, 2025 at 9:25 am

          O que foi decente foi a aposta no treinador. Não sei quem mais é que venceria um campeonato com aquele plantel.
          .
          De qualquer forma o Sporting não estava numa crise financeira como a do Porto, não são situações muito comparáveis. Em época de crise arrisca-se mais, é um fenómeno chamado risk shifting.

    • LANDERS
      Posted Julho 10, 2025 at 11:35 am

      *Saudações Leoninas 🦁

    • danielpfb
      Posted Julho 10, 2025 at 2:41 pm

      O homem da personalidade múltipla 😂 calma amigão

  • Gil-Galad
    Posted Julho 10, 2025 at 9:53 am

    Não faço ideia de quem seja ou do que joga mas pelos valores e idade, não parece um negócio horrível. Não há-de ser pior que o Perez e o Zé Pedro. Agora falta o central a sério…

  • O Comendador
    Posted Julho 10, 2025 at 10:08 am

    Haja dinheiro! PdC 2.0 a mosrar como se faz….

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 10, 2025 at 11:14 am

    Não conheço o jogador mas pelo que dizem é um jovem de valor.
    Acho que o Porto deveria apostar também numa espécie de Casillas ou Pepe para o sector, um jogador renomado que esteja numa fase da carreira onde procure um bom desafio mais do que dinheiro.
    Acho porém que a filosofia do Porto neste momento é outra e isso dá para ver no perfil dos treinadores.
    Continuo a achar que vamos ver no vaselina clube do Porto um desequilíbrio entre o sector defensivo e o ofensivo. Claramente o campeonato português é um campeonato pouco competitivo onde um Porto fraco mesmo assim ficou em terceiro lugar.
    Hey, está à vista de todos.
    Há dias ouvi uma discussão interessante entre um portista e um admirador de Bruno de Carvalho, o portista dizia que o Bruno tinha sido um péssimo presidente do Viúvas CP porque não ganhou títulos e então o sportinguista perguntou se o primeiro ano do AVB tinha sido bom. Portista disse que sim e o sportinguista disse que o Bruno no primeiro ano escolheu o Jardim e ficou em segundo com Champions ao passo que o AVB já vai no terceiro treinador e a conversa da falta do dinheiro é igual porque na altura o Sporting até se falava que tinha vendido o Wolfswinkel para pagar salários.
    O portista claramente ficou sem grandes argumentos e começou a insultar o Bruno de Carvalho e que era circo e não sei quê e que não gostava dele.
    O sportinguista é um tipo muito inteligente claramente tem um raciocínio muito afinado e disse que aqui ninguém quer saber se gostas ou não do Bruno e se o convidavas para jantar. O que importa é gestão e escolhas e o resto é conversa de tasca.
    Isto tudo para dizer que a narrativa tem os seus favoritos, AVB para mim foi o flop do ano passado porque eu achava que ele era um tipo inteligente e que não iria começar com conversas de títulos etc.
    Acho que em princípio o vaselinas parte atrás do viúvas e do borderline.
    Mas hey também sabemos o que a casa gasta, as Viúvas são engraçadas e raramente dizem que têm equipa para serem campeãs. É sempre a conversa do coitadinho, ou é o árbitro e depois mudam de treinador tipo agora o Porto.
    Valente anedota.
    Vamos ver como se vai comportar o Sporting sem o Gyokeres.
    Se perderem a super já sabemos que o Borges é lodo mas o United precisa de dar 4 épocas ao actual treinador.
    Sim, pimenta no traseiro dos outros é refresco.

  • Kacal
    Posted Julho 10, 2025 at 1:01 pm

    Não conheço muito do jogador visto que não acompanhou Liga Croata, mas o perfil é este. Jovem, canhoto, alto, qualidade técnica na saída de bola e no passe. Não parece o mais rápido mas compensa ao ser agressivo no ataque ao adversário antes que ele receba a bola. Internacional Sub21 pela Croácia. Dizem que há potencial. Se está pronto para assumir titularidade é surpreender no imediato? Não tenho certeza que tenha essa personalidade e capacidade já, mas o tempo dirá. Cabe a Farioli dar-lhe oportunidades e tentar potencia-lo ao máximo. Nós é dar o benefício e acreditar nele dando tempo. O perfil entusiasma-me, na prática é esperar para ver. Falta mais 1 central que seja mais maduro e possa entrar diretamente no XI assumindo patrão da defesa, há que investir forte nisso. Seja como for muito curioso por vê-lo jogsr e ver como se adapta e rende para tirar as minhas próprias conclusões. Bem-vindo, Dominik Prpić

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 10, 2025 at 2:37 pm

    Acredito que o lote de centrais no Porto será Nehuen Perez, Prpic, Gabriel Brás, Zé Pedro + contratação.

    Quem será essa contratação? Não sei mas deveria ser alguém experiente e com voz de comando. Eu avançaria por Danilo. Se o perfil for outro, acho que Kevin Lomonaco podia ser uma boa opção, mas aí a voz de comando teria de ser Nehuen Perez.

    • Bisc8
      Posted Julho 10, 2025 at 3:43 pm

      Porque não Fabian Schar? Com 33 anos ainda daria uma, 2 épocas como patrão da defesa?

      • Tiago Silva
        Posted Julho 10, 2025 at 7:02 pm

        Porque o Newcastle não está em saldos, claro que não irão vender o Schar. É uma peça muito importante na equipa.

    • Kacal
      Posted Julho 10, 2025 at 6:12 pm

      Hoje foi apontado o Josip Sutalo, central de 25 anos do Ajax que é 26 vezes internacional A pela Croácia. Poderia ter a química também com o jovem Prpić. Talvez fosse uma boa opção embora não seja fácil de concretizar. Mas penso que um central na ordem dos 25 ou 26 anos pelo menos será o perfil ideal de vir.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 10, 2025 at 7:03 pm

      Concordo Gonçalo, mas a minha opção seria o Diego Carlos que parece estar de saída do Fenerbahce.

  • Kacal
    Posted Julho 11, 2025 at 1:41 am

    Já agora o problema é que não temos Champions para atrair certos nomes e claro o salário é sempre um entrave. Mas seria possível um nome como Kimpembe para o tal experiente e patrão central a entrar direto no XI? Faz 30 anos em Agosto e esta época que passou quase nem jogou estando lesionado há bastante tempo. O valor de mercado não está muito alto segundo o transfermarkt e acaba contrato no Verão de 2026. A dupla Marquinhos – Pacho tem muita qualidade e fez uma ótima época. Depois ainda há Beraldo com potencial para o futuro. E pelos vistos devem contratar o Ilya Zabarnyi do Bournemouth portanto não devem contar com o Kimpembe. Acredito que ele não esteja acabado e ainda possa ss relançar mas no PSG o espaço fechou e está sem valor no momento. Será que aceitaria baixar o salário para algo que podemos pagar e vir liderar a nossa defesa? Difícil, mas era um reforço top. Ganhando forma e ritmo poderia ser diferenciado cá Nem que fosse um empréstimo com o PSG a cobrir a maior parte do salário eu aceitava para liderar e ajudar os nossos centrais jovens como Nehuen Perez, Prpić e Gabriel Brás. Quem sabe. Mas era uma opção que adorava, isto admitindo que ele recuperou da lesão sem mazelas e está apto a jogar mesmo que sem qualquer forma e ritmo.

    —————- ——————-

    Outro nome que também tem estado lesionado e esta época mal jogou e também teria um ótimo perfil para o que precisamos é Andreas Christensen. O Barça fez uma ótima época tendo centrais como Iñigo Martínez, Cubarsi, Eric Garcia e Ronald Araújo maior parte deles jovens ainda. E as pessoas até pedem que o Barça contrate um novo central mas alguém que eleve o nível da posição e entre de caras no XI ao lado de Iñigo portanto isso pode querer dizer menos espaço para Christensen. Ele que também acaba contrato no Verão de 2026 como Kimpembe, curiosamente. Ambos parados há bastante tempo por lesão, com várias opções nos planteis dos respectivos clubes na posição e com apenas 1 ano de contrato de sobra. Estão “descredibilizados” no momento. Claro que os salários podem ser impeditivos e claro que outros clubes maiores de Ligas superiores podem aparecer e ser preferência deles, mas talvez não contem para PSG e Barça sendo que estando mais como incógnitas no momento pelo lado físico talvez os tais clubes não queiram tanto avançar e é aí que poderíamos tentar ver e aparecer. Se estiverem totalmente recuperados das lesões e sem mazelas estando apenas sem moral, sem forma e sem ritmo. Eu não me importava nada de tentar nem que seja por empréstimo de 1 época. À primeira vista são nomes que se olham e nah impossível virem para cá, mas não seria a primeira vez que aconteceria em Portugal chegarem nomes cotados que todos diriam que nunca viriam e seriam impossíveis, nunca digas nunca e há que tentar!

    —————– ——————-

    Otamendi veio para o Benfica em 2020 diretamente do Man City e tinha 32 anos, tinha participado em 39 jogos nessa época num City que ficou em 2o na Premier e ganhou Supertaça e Taça da Liga. Ok são mais 2 anos que Kimpembe e mais 3 que Christensen mas vinha de jogar imenso no City enquanto estes dois passaram 1 época lesionados. Sendo que 32 anos para um central continua a ser novo e no auge, basta ver o nível que ainda apresentou no Benfica (nãoacho que Christensen tenha tido um nivel na carreira superior sendo um nome de maior peso sinceramente, já o Kimpembe talvez sim tenha tido um pico maior mas foi curto. Foi antes da lesão chegou a ser o melhor central do Mundo talvez ali numa pequena fase sendo um dos melhores noutras mas mesmo assim Otamendi no Valência, City e Selecção Argentina teve um nivel bastante alto). Pablo Aimar veio com 28 anos. Casillas era mais velho assim como Pepe mas um veio diretamente do Real Madrid e ninguém esperava que alguma vez fosse acontecer. O outro ainda veio com 34 anos e em grande nível. Peter Schmeichel outro. E se calhar houve outros exemplos que não me lembro. Sinceramente não acho impossível caso os colossos estejam reticentes em apostar neles após tanto tempo parados e exista maneira de os convencer em negócios que possamos pagar, nem que seja 1 época de empréstimo só. Em termos de qualidade e perfil seria o ideal, sendo que se estiverem sem mazelas e aptos nada como uma pré época para ajudar fisicamente. Algo a ver. Quem sabe. Mas adorava tipo um nome desses aqui a liderar a nossa defesa ao mesmo tempo que ajudam os jovens centrais que temos! Um leque de centrais com Kimpembe/Christensen (um deles, claro), Nehuen Perez, Dominik Prpić e Gabriel Brás seria um belo começo!

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 11, 2025 at 10:13 am

      O salário do Kimpembe é 8M por ano! Teria que aceitar uma redução salaria de 75% para entrar no intervalo salarial portista e mesmo assim seria o mais bem pago juntamente com Gabri Veiga… Já Chistensen não recebe 8M, mas 7,5M, pelo que é a mesma utopia do nome acima!

      Há que ter noção da realidade, principalmente a nossa!

      • Kacal
        Posted Julho 11, 2025 at 12:55 pm

        Do que li Gabri Veiga recebia 12 milhões por ano na Arábia Saudita e veio ganhar 1,5 a 2 milhões. Casillas também baixou consideravelmente (sei que Real assumiu na altura parte dele mas mesmo assim baixou). Também Sarabia nesse caso o PSG assumiu a totalidade dos salários no empréstimo ao Sporting. Utopia tendo em conta o que vimos no futebol ao longo dos anos é exagero da tua parte, difícil sim mas só é utopia até acontecer! Foram duas sugestões e perfis que adorava que viessem juntar qualidade e experiência à nossa defesa. Não quer dizer que aconteça. Mas sinceramente não acho impossível nem utopia, improvável sim, difícil também, mas no futebol nunca digas nunca foi algo que já aprendi. E como disse só é utopia até acontecer! Se o PSG emprestar assumindo a totalidade dos salários de forma a ele vir 1 época e ganhar forma e ritmo relançado-se para depois permitir uma venda deles, quem sabe. E acho que se eles baixarem 50% do salário já poderíamos fazer o esforço de pagar. Quem dá tantos milhões por Nehuen Perez e outros nomes que foram contratados e falharam ao longo dos anos, também dá o valor em salário já que o valor de mercado deles está desvalorizado no momento. Seja como for foram dois desejos meus apenas.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 11, 2025 at 1:58 pm

          Kacal, num ponto concordo contigo, o futebol é uma caixa de surpresas! Em tudo o resto temos visões diferentes:
          1º Gabri aceitou uma redução salarial porque jogava na Arábia e queria voltar para a Europa. Fez o seu pé de meia e agora quer jogar futebol num nível competitivo superior. Já os nomes que apresentas jogam já no PSG e Barcelona.
          2º Gabri vem com motivação de mostrar qualidade porque é um jovem que nada ganhou. Qual vai ser a motivação desses 2 jogadores que já ganharam tudo (ou quase tudo) vir para Portugal um ano emprestados? É que todos os emprestados que recebemos correu sempre muito mal.
          3º O investimento em Nehuén é repartido ao longo dos anos de contrato e pode ter algum retorno financeiro que a contratação for acertada. Para que vamos gastar 4M em salários num jogador que no final da época vai embora?

          Desejo por desejo, preferia ver Danilo Pereira novamente com a camisola azul e branca.

          • Kacal
            Posted Julho 11, 2025 at 4:56 pm

            O futebol não é apenas dinheiro. Kimpembe e Christensen estão no PSG e no Barcelona é um facto, mas estiveram 1 época parados praticamente inclusive o Kimpembe até são 2 anos. E têm várias opções à frente deles. Li que o PSG pondera deixar sair Kimpembe. Será que haverá assim tantos clubes a pegar num jogador que está parado há 2 anos? E o motivo para eles virem seria relançar a carreira após lesão visto que não são propriamente reformados e no caso do Kimpembe até deverá com certeza querer voltar à Selecção Francesa. Para o ano há Mundial! Não vejo como tão descabido ver o Porto a tentar um empréstimo de 1 época por Kimpembe e o PSG pagar a maioria do salário de forma ao jogador ter tempo de jogo com olhos no Mundial e também ao mesmo tempo voltar a valorizar para uma venda visto que não é velho nenhum. Definitivo acho difícil concordo, ambos. Mas um empréstimo de 1 época com salário repartido? Sinceramente acho possível e discordo de ti nisso. Gabri Veiga o contexto foi diferente sim, mas baixou o salário foi um facto. Nada como o Porto tentar!

Deixa um comentário