Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Eduardo Quaresma no Sporting até 2025

Renovação natural. Quaresma é um dos elementos mais promissores do plantel nesta fase, está a ser uma grande aposta de Rúben Amorim, que não hesitou em conceder-lhe a titularidade à frente de Neto e Ilori, e tem características técnicas, mentais e físicas para ser uma referência em Alvalade. Nesse sentido, o Sporting blinda mais um activo importante e, perante a escassez de grandes centrais jovens a nível mundial, não será surpreendente que venha já a ser cobiçado no próximo defeso.

O Sporting anunciou a renovação de Eduardo Quaresma até 2025, ficando o central com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. O central de 18 anos foi recentemente lançado por Rúben Amorim na equipa principal, tendo cumprido 90 minutos com o Vitória e Paços de Ferreira.

54 Comentários

  • Richrad
    Posted Junho 16, 2020 at 4:29 pm

    Aos dias de hoje e mesmo perante a pandemia… uma clausula muito acessível para qualquer tubarão europeu. Não me surpreende se até ao final da época, o mesmo jogador evidenciar constante desenvolvimento que possa imediatamente sair.
    Neste caso, diria volta Bruno estás perdoado… mas depois lembro-me de Sacko, Naby Sarr, Gelson Magrão, André… e esqueço-me logo da exuberância realizada nos seus contratos.

    • Gabri
      Posted Junho 16, 2020 at 4:51 pm

      Quais era os valores das clausulas dos defesas na altura do BC?

      Vender um defesa da formação por 45 Milhoes em Portugal é sempre um excelente negocio.

      O Contrato tem que ser aceite por ambas as partes, não é só o Sporting decidir o que quer nas clausulas.

      Na minha opinião é uma importante renovação, agora é o jogador aproveitar a oportunidade e continuar a evoluir

      • Factualista
        Posted Junho 16, 2020 at 5:02 pm

        Para defesas, tipicamente…. 45M.

      • Richrad
        Posted Junho 16, 2020 at 7:18 pm

        Claro Gabri, em nada estou a criticar o valor referenciado na clausula, aliás, em tom de brincadeira gozo com a política de gestão do Bruno de Carvalho, em que colocava valores absurdos de cláusula a jogadores que nunca chegaram a ser verdadeiramente jogadores. Maior exemplo recente, uma das suas últimas contratações: Rúben Ribeiro.
        Claro que uma venda de 45M é exelente em todos os parâmetros mas face ao mercado atual antes da pandemia ( acredito que abrande mas nunca tão decisivo ao ponto de acabar com transferências avolumadas) muitos jovens milénios estavam na calha de muitos clubes de topo.
        O discurso do Eduardo é muito importante e revela o que pensa sobre o seu futuro: preparar-se no Sporting para chegar ao topo do futebol europeu, e é bom que eles jogadores tenham esse pensamento, beneficiam a eles e ao clube que os formou.

    • FVRicardo
      Posted Junho 16, 2020 at 4:57 pm

      Deverá renovar no decorrer da próxima época, penso eu. Até já deve estar alinhavado.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 16, 2020 at 4:29 pm

    Totalmente normal esta renovação, começou a jogar e precisa de ser protegido. Muito bem o Sporting nesta renovação e espero que o Edu continue a ser o titular e a espalhar classe na equipa.

  • HeberPrincipe
    Posted Junho 16, 2020 at 4:33 pm

    Excelente renovação para o Sporting

  • Joaopcalves
    Posted Junho 16, 2020 at 4:33 pm

    A cláusula parece baixa, mas é óbvio que vender no futuro um defesa central por 45M no máximo é sempre incrível.

    • FVRicardo
      Posted Junho 16, 2020 at 4:56 pm

      Deverá renovar no decorrer da próxima época, penso eu. Até já deve estar alinhavado.

      • Joaopcalves
        Posted Junho 16, 2020 at 5:47 pm

        Concordo, mas só para dizer que acho ridículo quem critica o valor da cláusula. O puro tem literalmente 2 jogos como seniores e já dizem que sair por 45 é um mau negócio…

        • FVRicardo
          Posted Junho 17, 2020 at 10:05 am

          Concordo, ainda por cima o salário não vai ser grande coisa, tendo em conta a cláusula, 500 mil euros, com impostos ficam 250 mil o que dá 17 mil euros para 14 meses.

  • Mike
    Posted Junho 16, 2020 at 4:37 pm

    Grande notícia. Se os jovens da formação têm qualidade, temos que apostar neles. Não há outra alternativa. O clube não tem dinheiro para andar a fazer investimentos em contratações duvidosas. Falta complementar esta política com 3 ou 4 jogadores experientes.

  • josediogo
    Posted Junho 16, 2020 at 4:38 pm

    Grande renovação.
    Já esperada, mas não seria o primeiro jovem a roer a corda.
    De todos os que têm sido lançados, é o melhor preparado, mais certinho e sem acusar a pressão.
    Este não engana. O lado direito central é dele.

  • Leonidas
    Posted Junho 16, 2020 at 4:44 pm

    Eduardo Quaresma tem-me impressionado. Parece ter tudo para ser um central de topo. A única crítica é o valor da cláusula de rescisão

    • Miguel SADSC
      Posted Junho 16, 2020 at 4:54 pm

      Gosto muito dele mas à semelhança de Ferro é muito mole e tem que crescer nesse aspeto. Ainda no jogo com o Paços perdeu os duelos todos com o Douglas Tanque. Com bola é muito bom, tem uma boa leitura e é inteligente mas fisicamente e a nível de duelos é fraco por agora. Se melhorar isso, ótimo.

      • Filipe Ferreira
        Posted Junho 16, 2020 at 5:06 pm

        O Douglas Tanque faz jus ao nome. É muito forte físicamente. Na partida em Guimarães, o Edu ganhou a grande maioria dos duelos, e no entanto foi nessa partida que o Sporting sofreu golos.

        • Miguel SADSC
          Posted Junho 16, 2020 at 5:41 pm

          Sim, tem 18 anos é natural. É só uma questão de apontar porque na altura em que aparecem só se olha aos positivos (que o Eduardo tem muitos) mas daqui a 7 ou 8 meses vai se ver estas falhas mais atentamente. É sempre assim. Neste momento, o Eduardo é frágil nos duelos e como dizia o Mourinho sobre Lindelof “he can be bullied by any big striker”.

      • Richrad
        Posted Junho 16, 2020 at 7:21 pm

        Não concordo com essa particularidade do factor de agressividade. Por natureza, o avançado do Paços é muito forte fisicamente, a descair no lado de Coates partiria-lhe os rins, ao passo que a um experiente Mathieu deixaria-o sem pulmões.
        Para quem o acompanhou nos sub 23, demonstra uma agressividade muito aceitável para o nível de sénior, não dá uma bola como perdida e mesmo com algum falta de poder de alcance aéreo ( 1,85m) tem uma velocidade assinalável que dá a capacidade de antecipação.
        Claro que terá muita coisa para aprender, mas não esquecemos, estamos a falar ainda… de um júnior.

      • Artur Trindade
        Posted Junho 17, 2020 at 11:57 am

        Tenta ver as diferenças, o Eduardo estreou-se com 18 anos, o Ferro com 21 ou 22.
        O Ferro apesar de ter 1, 92 tem questões estruturais de falta de peso (massa muscular) que o Benfica tem tentado resolver.
        O facto de Ferro ser mole, tem tudo a ver com essa falta de encosto, que ele sabe que tem, e que influencia o psicológico.
        O Eduardo tal como o Rúben Dias tem essa questão bem resolvida, já aos 18 anos.
        O Eduardo não tem falta de encosto, pelo contrário tem uma destreza muscular incrível para a idade, que lhe permite ser rápido em longos, mas principalmente espaços curtos.
        Vê essa questão apenas como timidez inicial, até porque nos sub-23 não se verificava.
        Existe a questão de não ser nenhuma torre, mas 1,85 é suficiente para ser um grande central.
        O que me impressiona no Quaresma é a capacidade de antecipação mental e física, e a saída em condução que ainda não teve oportunidade de mostrar. A capacidade de desarme limpo é também fortíssima.

  • FVRicardo
    Posted Junho 16, 2020 at 4:51 pm

    Ainda faltam Mathieu, Max, Joelson, Bragança, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes, João Daniel, Diogo Brás, Jovane, Wendel, Ivanildo Fernandes e Dala pelo menos. Maior parte deles nas próximas semanas espero eu…

    Opiniões: Será que Diaby encaixava este sistema de RA, mesmo não sendo titular / indiscutível? É que os “extremos” estão mais perto da baliza e as características do maliano podiam ser interessantes.

    • Filipe Ferreira
      Posted Junho 16, 2020 at 5:03 pm

      Já ao longo da época “senti” a falta de Diaby, um jogador bem mais explosivo que Bolasie e Jesé. Não era um craque, mas ia fazendo os seus desequilibrios e acima de tudo era um ativo do clube, coisa que os outros dois não eram. Na conjetura atual, com Ruben Amorim, acredito que como já foi dito aqui no VM, Diaby podia muito bem assumir na posição de Vietto, já que tem um perfil diferente de Plata e de Jovane.

      • FVRicardo
        Posted Junho 16, 2020 at 8:20 pm

        Concordo em quase tudo, apenas acho que as disputas pela titularidade seriam Jovane vs Diaby e Vietto vs Plata. Provavelmente seria necessário um reforço (splash the cash com Edwards ou Galeno que têm cláusula de 15M) ou mesmo recolocar Camacho até porque as integrações de Joelson e Bruno Tavares não serão tão “fáceis” como as de Quaresma ou Nuno Mendes, na minha opinião (espero estar enganado).

    • Miguel SADSC
      Posted Junho 16, 2020 at 5:46 pm

      Diogo Brás estagnou ali antes dos 18 anos. Não me parece que vá ter nível para o Sporting.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 17, 2020 at 11:09 am

      Já o digo há muito, que Diaby seria bem mais influente no plantel que Bolasie e o espanhol juntos, desde logo porque contaria como extremo e avançado, e principalmente porque marcaria 8 golos contra 1 do Bolasie.
      É um bom jogador, neste ano teria sido muito importante. Para o próximo é de ter em conta, se não houver reforços de peso, ele e Dala podem e devem entrar nas contas, sendo que o Luís Phillype pela lesão não poderá ser vendido.

      • FVRicardo
        Posted Junho 17, 2020 at 12:25 pm

        Sobre Dala tenho 90% de certeza que vai ficar.
        O Diaby tem um senão que é o ordenado. Provavelmente é alto de mais para um jogador que vai fazer 30 anos e não dará nenhum encaixe ao clube.

  • Miguel SADSC
    Posted Junho 16, 2020 at 4:52 pm

    Que central saiu do futebol português por 45M?

    • Djloa
      Posted Junho 16, 2020 at 4:58 pm

      o pepe e o militao amigo.

      • Miguel SADSC
        Posted Junho 16, 2020 at 5:43 pm

        Exato e parece-me que o teto do Eduardo é bastante mais baixo que o deles portanto 45 parece-me adequado.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 16, 2020 at 5:04 pm

      Militão saiu por 50M há 2 anos e existe constante inflação dos preços.
      Rúben Dias sairá por pelo menos 80M. Será só o dobro.
      A não ser que Varandas seja bruxo e saiba que os preços pós COVID baixem consistentemente.

      • Miguel SADSC
        Posted Junho 16, 2020 at 5:43 pm

        Cá espero para ver o dia em que o Rubén Dias saia por 80M.

        • DICAS
          Posted Junho 16, 2020 at 8:41 pm

          Podia explicar porque é que alguém ia dar 80M por um central como o Ruben ?

        • Artur Trindade
          Posted Junho 17, 2020 at 11:23 am

          Sim não vou na conversa de Vieira, que ia ser vendido por 100M, mas por 60M é óbvio que havia propostas de compra, que não agradavam ao Benfica. Parece-me que com engenharia financeira à Mendes, o negócio se faria por 80M, sendo que não se pode prever os efeitos imediatos e/ou permanentes do COVID.
          A questão da cláusula do Quaresma ser baixa, é porque estas cláusulas devem ter um efeito dissuasivo, impedindo saídas rápidas e hostis, fazendo subir também as propostas dos compradores.
          Acredito que seja revista em posterior renovação, mas neste defeso estará a descoberto, vamos ver como corre.
          É óbvio que sair por 45M aos 18 anos não é mau negócio, mas o compromisso deve ser dar algum rendimento desportivo e sair pelo melhor valor financeiro (1 a 2 épocas).

      • jp
        Posted Junho 16, 2020 at 6:37 pm

        80M por Ruben Dias é muito pouco. 137,5 M€ parece me uma valor mais adequado. Não acredito que Vieira aceite um valor mais baixo

  • FVRicardo
    Posted Junho 16, 2020 at 4:56 pm

    Deverá renovar no decorrer da próxima época, penso eu. Até já deve estar alinhavado.

  • Factualista
    Posted Junho 16, 2020 at 4:56 pm

    Se começa a próxima época? Vai sair pela clausula?

    Se ao fim de 8 jogos na A sair por 45M, até vai com um lacinho de bónus. Saberá a pouco? Monetariamente, era “só” a segunda melhor venda da história do Sporting, coisa pouca.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 16, 2020 at 5:07 pm

    Que excelente notícia! Tem estado bem dentro e aposta para manter, espero vê-lo um dia com a braçadeira. Quanto à cláusula, não acho que seja assim tão baixa, parece-me justa. Na próxima renovação, subirá certamente.

  • Wonderkid
    Posted Junho 16, 2020 at 5:15 pm

    Excelente. Como diz o VM, é dos elementos mais promissores do Sporting, neste momento. Falta agora renovar e blindar os restantes jovens.

  • Litmanen
    Posted Junho 16, 2020 at 5:29 pm

    Pelo que ouvi dizer, o agente e o jogador foram 100% intransigentes na cláusula, sem qualquer medo que as negociações caíssem por terra.
    Sinceramente acho normal, com as constantes novelas nos últimos anos, sempre que há uma venda a fazer naquele clube, a última coisa que os jogadores querem é ficar amarrados ao Sporting com cláusulas altas.

  • Estigarribia
    Posted Junho 16, 2020 at 5:42 pm

    Boa notícia. Estou a gostar do impacto que Edu Quaresma está a ter no momento actual e agora é preciso deixá-lo crescer sem pressão e deixá-lo errar quando for possível.

    Saudações Leoninas

  • DICAS
    Posted Junho 16, 2020 at 5:54 pm

    Este nao engana ! Nao gosto nada de comparar jogadores mas cheira me que mais 2 anitos temos uma nova dupla de classe mundial como foram pepe e ricardo carvalho.

    Agora sera Quaresma e Dias

    Este Quaresma vai chegar muito longe

  • Alfred
    Posted Junho 16, 2020 at 7:00 pm

    Não querendo rebentar foguetes antes de tempo e deixando bem claro que 10M é muito dinheiro, especialmente por um treinador, que Rúben Amorim pode ser uma agradável surpresa em termos de Retorno no Investimento. Digamos que potencia 4/5 jovens e enche os cofres ao Sporting. Até que valor pode ser aceitável o valor de aquisição de RA? Ainda falta muito para “compensar” mas vai num bom caminho. Em relação ao Eduardo, é realmente impressionante a mistura de qualidade e calma que demonstra em campo, especialmente sendo tão novo. SL

    • Artur Trindade
      Posted Junho 17, 2020 at 9:05 am

      É sempre uma aposta de risco, mas um risco claramente calculado.
      Não se trata apenas do aparecimento de Matheus Nunes e Quaresma em permanência, e de Nuno Mendes, Inácio e Tomás já esta época.
      A própria subida da equipa cria valor em jogadores como Jovane, Sporar e Camacho que ainda não aproveitou, e falta o Plata que infelizmente temos apenas 50%.
      Digamos que o investimento em Amorim desse ponto de vista já foi largamente vantajoso.
      Sem vender ninguém ainda, o plantel vale mais 50M.

      • Alfred
        Posted Junho 17, 2020 at 9:41 am

        Não podia concordar mais Artur. Afinal, será que algum investidor no mundo empresarial veria com maus olhos um retorno de 2 ou 3 vezes pelo seu investimento?

  • coach407
    Posted Junho 16, 2020 at 7:26 pm

    Portugal tem várias gerações de centrais deprimente ao comparar com o que tivemos como Ricardo Carvalho e Pepe. Foi um alívio chegar à geração de 1997 e ver alguma esperança no Rúben Dias e também no Ferro que pode não deslumbrar, mas tem 23 anos, para central é novo, tem 1,92m, é rápido, tecnicamente é dos melhores centrais do Mundo (ainda no último jogo faz um passe de pé esquerdo inacreditável) e vai continuar a evoluir. À partida será um jogador para ter em conta na seleção.

    Diogo Leite e Diogo Queirós de 1999 vieram fazer sombra à dupla benfiquista e também parecem ter qualidade para serem opções bastantes dignas. Também de 1999 é o David Carmo que tem-se afirmado no Braga.

    Chegamos a 2000 e cá temos Tiago Djaló já a ser uma opção na equipa principal do Lille. Pedro Álvaro do Benfica também fez a pré-época.

    O Sporting não quis ficar para trás e apresenta Gonçalo Inácio de 2001 e também Eduardo Quaresma de 2002, um absurdo autêntico estar a jogar como titular no Sporting com esta idade, sobretudo tendo em conta que é defesa central. Claro que está protegido por um esquema de 3 centrais, mas mesmo assim é impressionante.

    Entre Rúben Dias, Ferro, Diogo Leite, Diogo Queirós, David Carmo, Tiago Djaló, Pedro Álvaro, Gonçalo Inácio ou Eduardo Quaresma hão de haver 2 centrais que sejam dignos de serem titulares na seleção portuguesa e mais 2/3 que sirvam para suplentes. E claro que até me devo ter esquecido de outros jogadores e ainda aparecerão outros no futuro.

    Ainda assim, está complicado ter um sucessor óbvio do Pepe a curto prazo. Ferro tinha tudo para isso (em termos de oportunidades), mas por enquanto o José Fonte continua a ser o melhor posicionado.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 16, 2020 at 9:10 pm

      Também há o Gonçalo Cardoso a ser preparado para ser lançado na Premier League a curto-prazo pelo West Ham.

      E pessoalmente também gosto muito do Vasco Oliveira (20 anos) que está actualmente no Cagliari.

      • coach407
        Posted Junho 16, 2020 at 10:06 pm

        Sim, esqueci-me do Gonçalo Cardoso. Não sou um particular fã, mas realmente é ele que está na calha para subir dos sub-23 na sua posição, o que é positivo.

        Segundo as notícias que têm saído, ele tem jogado bem nos sub-23, mas o Moyes acha que está muito cru para jogar na Premier League e não parece ter grande confiança nele.

        Ainda assim, com as várias ausências de centrais da equipa principal até pode estar convocado já no próximo jogo.

      • coach407
        Posted Junho 16, 2020 at 10:14 pm

        Esse Vasco Oliveira se for quem eu estou a pensar já está no Génova há uns 2 anos. Não acho nada de especial. Neste momento está muito longe do patamar dos outros jogadores que referimos, mas nunca se sabe como pode evoluir. Ainda é muito novo.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 17, 2020 at 10:28 am

      Análise completo do panorama de centrais de futuro, mas no teu comentário não mencionas o Rúben Semedo, que é o mais maduro de todos e aquele que pela idade poderá estar melhor preparado para substituir Pepe e Fonte. Não esquecer que Fonte tem 36 anos.
      O Ferro tem características excelentes, mas está em lume brando e poderá perder a titularidade para o ano.
      Entre todos os mencionados parece-me que Diogo Leite e Quaresma são diferenciados. O Leite, Carmo e o Inácio são esquerdinos.
      O Sporting instituiu novamente o elevador, e pode assim do nada pôr malta de 2002 a passar à frente de jogadores como o Queirós e Álvaro que são de 99 e 2000.
      A formação do Sporting torna-se de novo a mais atrativa para jogadores em vias de afirmação.

      • coach407
        Posted Junho 17, 2020 at 11:49 am

        Por acaso tinha ideia que o Fonte ainda tinha 34. Bem lembrado, é praticamente da idade do Pepe…

        Assim sendo, os melhores posicionados são o Domingos Duarte, o Ferro e o Rúben Semedo, sim. O Semedo por todo o histórico e por jogar num campeonato mais fraco parece precisar de mais tempo para garantir que vai continuar nos eixos antes de ser chamado.

        O Domingos Duarte já foi convocado, está num grande campeonato e tem mostrado rendimento. Há outros na La Liga como Vezo ou Paulo Oliveira, mas no geral parece que temos de esperar que Pepe e José Fonte não percam a titularidade nos seus clubes até ao Euro 2021, o que não promete ser fácil já que Marcano, Mbemba, Leite e Queirós não são uma concorrência qualquer no caso do Pepe…

        Este cenário deixa em aberto a possibilidade do Quaresma explodir na próxima época e chegar já à seleção. Se consegue afirmar-se como titular no pós-Pepe podemos estar a assistir ao nascimento do jogador mais internacional de sempre pela seleção.

        De qualquer forma, acho muito questionável dizer que o Sporting é a equipa mais atrativa. O Benfica acabou de “oferecer” 2 Golden Boy, uma final do Euro a titular aos 18 anos, transferência para o Bayern, PSG, Barcelona, Manchester United, Manchester City (Ederson, não Bernardo), transferência mais cara de sempre do futebol português e nos tops mundiais.

        O Benfica nos últimos anos lançou jovens jogadores como Oblak, Ederson, Svilar teve a oportunidade também tornando-se o guarda-redes mais jovem de sempre a jogar na Champions, Nélson Semedo, Rúben Dias, Lindelof, Ferro, Tomás Tavares de 2001 já tem imensos jogos, Nuno Tavares está prestes a ter as portas abertas do 11 (jogador de 2000), Florentino e Gedson tiveram imensos jogos a titulares, André Gomes, Gonçalo Guedes, Diogo Gonçaves e João Carvalho também tiveram oportunidades a titulares, João Félix, Jota… são tantos que uns esbarram nos outros e nascem como cogumelos mais 3/4. Vemos João Ferreira, Pedro Álvaro, Nuno Tavares, David Tavares, Tiago Dantas e Nuno Santos a fazer a pré-época, mas depois uns descem e aparecem ainda mais como Morato, Tomás Tavares ou Gonçalo Ramos. O Benfica parece sempre que tem 300 jogadores para subir. Claro que muitos têm de esperar, mas deste plantel do Benfica já vários tiveram a possibilidade para se afirmar a virem dos escalões de baixo: Svilar, Tomás Tavares, Nuno Tavares vai ter agora, Rúben Dias, Ferro, Florentino e Gedson. Oportunidades a sério em que se mostrassem um rendimento superior aos outros ficariam com o lugar.

        O FC Porto ainda não só o Romário Baró teve nessas condições, mas já vimos jogadores de 2002 como Tomás Esteves ou Fábio Silva a serem titulares. Diogo Leite e Diogo Costa estão à espera que outros saiam da frente e depois há geração de 2000 com Vítor Ferreira e Fábio Vieira, além do Baró, e mais recentemente o João Mário. São muitos jogadores a aparecerem na equipa principal de um momento para o outro.

        Se o Benfica deu oportunidade a vários para se afirmarem, o Porto só deu ao Baró, já o Sporting só deu ao Maximiano.

        Deu ainda uns minutos ao Rodrigo Fernandes, ao Miguel Luís e ao Pedro Mendes (excluindo o Ilori como jovem porque não o é).

        Até à entrada do Rúben Amorim era este o panorama do Sporting. Agora parece que Eduardo Quaresma, Matheus Nunes e Jovane vão ter realmente a oportunidade de ter uma sequência de jogos que podem mostrar que merecem o lugar definitivamente.

        Nuno Mendes, Geraldes (aquele jovem…) e talvez ainda o Gonçalo Inácio, Joelson ou Tiago Tomás também podem começar a ter uns minutos. Uma real oportunidade não parece que vão ter, mas se tiverem tantos minutos como vão tendo o Jota ou o Vítor Ferreira já seria excelente.

        Percebo que digas que o Sporting vai ter mais facilidade em apostar até porque existe vontade, talento e falta de dinheiro (que também ajuda para não ires buscar um Weigl que tapa o Florentino). Percebo isso tudo, mas ainda é curto porque o Benfica tem dinheiro e mesmo assim surgem oportunidades como cogumelos.

        A grande aposta do Sporting até agora foi o Maximiano de 99. O Svilar é de 99. Olha aos anos que ele teve uma oportunidade séria de ser titularíssimo no Benfica e até o Bruno Varela teve a oportunidade, além de terem lançado Oblak e Ederson nos últimos anos.

        O Quaresma agora é de 2002, espetacular, mas o Benfica hoje vai jogar com uma defesa totalmente formada no Benfica e já mandou defesas da equipa B para o Barcelona ou Manchester United no passado recente.

        Matheus Nunes com 21 anos, espetacular. Do Benfica já saíram André Gomes, Renato Sanches e Florentino ou Gedson tiveram oportunidades muito mais consistentes e bastante mais novos que o Matheus.

        Jovane de 98… tem menos minutos que o Jota de 99 e com uma concorrência claramente mais fraca.

        Tem muito que se lhe diga, mas é fantástico ver os 4 grandes a apostar fortemente na formação, especialmente os portugueses que podem enriquecer a seleção como Maximiano (Diogo Costa), Cancelo, Nélson Semedo, Tomás Tavares, Tomás Esteves, Rúben Dias, Ferro, Diogo Leite, Eduardo Quaresma, David Carmo (Gonçalo Inácio, Queirós, Pedro Álvaro), Nuno Tavares, Nuno Mendes, Pedro Amador, Florentino, Rúben Neves, Rodrigo Fernandes (Rafael Brito), Renato Sanches, André Gomes, Romário Baró, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, João Carvalho, Trincão, Jota, Jovane, Guedes, Fábio Silva e tantos outros que poderia referir. É espetacular, alguns bons jogadores hão de sair daqui.

        • Artur Trindade
          Posted Junho 17, 2020 at 2:30 pm

          Claro que tem tudo a ver com o investimento em jogadores exteriores que se faz, mas com a mudança de política o Sporting está novamente no ponto de rebuçado para jovens com potencial.
          Tomás Araújo tem a mesma idade e potencial de Eduardo Quaresma, mas qual é a expetativa que tem de chegar a ser lançado na equipa A. Quantos atletas tem acima de si na hierarquia e quantos serão contratados que ficarão à sua frente?
          Vieira tem que relembrar muitas vezes que a aposta na formação é para continuar, pois a pressão para contratar é muita, na situação atual o Florentino e o Gedson que são os melhores produtos não têm espaço.
          Claro que o Benfica montou uma estrutura fortíssima nos últimos anos e os jogadores acabam por saírem para bons clubes.
          Mas se eu fosse um jovem promissor e tivesse que escolher, olhava com atenção para o elevador do Sporting.

          • coach407
            Posted Junho 20, 2020 at 10:26 am

            Tomás Araújo? Porque é que haverias de ir buscar o Tomás Araújo?

            Nos últimos anos tens Lindelof, Rúben Dias, Ferro, Morato ou Pedro Álvaro que foram apostas ou já começaram a ter oportunidades na equipa principal vindos das equipas secundárias.

            O Tiago Araújo tem de ser melhor que o Pedro Álvaro para ires buscar esse nome. Não é por falta de possibilidade de subir alguém da equipa B. O problema é apenas o Tiago Araújo não ser o melhor entre esses centrais. Não há milagres.

            Porque é que o Sporting apostou no Quaresma e não num central de 98, 99, 00 ou 01? Porque o Quaresma é melhor do que eles, mas só havia 1 vaga na mesma. No Benfica também há vagas para os melhores.

            A partir do momento que dos 5 centrais principais do Benfica 4 vêm da equipa B fica complicado poderes usar esse argumento já que o Sporting só pode falar mesmo do Quaresma e desde “ontem”. O resto tens Coates, Mathieu, Neto, Ilori, Borja… muitos mais jogadores contratados que o Benfica.

            Em relação ao Florentino e ao Gedson, são do ano do Félix e ambos tiveram meia época a titulares como o Félix. Este último foi para o Atletico Madrid por 126M€. Os outros perderam o lugar e o pior que lhes pode acontecer pelos vistos é ir para o AC Milan ou Tottenham. Não me parece nada mau para jogadores inferiores ao Weigl ou Gabriel…

            Podes dizer que ter oportunidades no Sporting é mais fácil porque os concorrentes são mais fracos e o Maximiano sempre foi encostado pelo Diogo Costa e o Virgínia e estes 2 não jogam no Porto ou Reading enquanto o Max joga no Sporting, mesmo que frangue em todos os jogos.

            Certo. Eu iria para o Sporting se não tivesse confiança nas minhas capacidades para mais do que isso. O Benfica cria oportunidades, mas cria oportunidades para jogadores que, no mínimo, sejam os melhores das equipas secundárias. Não para um Tomás Araújo que não seria aposta tão cedo mesmo que o Benfica não contratasse ninguém nos próximos 5 anos…

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 16, 2020 at 9:15 pm

    O Sporting já se encontra a preparar com cuidado o próximo central a ser lançado no futuro. Rafael Fernandes. Mais um aninho de preparação num nível superior (equipa B por exemplo) e irá concerteza a fazer parte dos treinos na equipa principal de uma forma mais regular.

    • Artur Trindade
      Posted Junho 17, 2020 at 8:58 am

      É essa a minha opinião, e achei estranho que Chico Lamba que é mais novo tivesse sido chamado por Amorim em detrimento de Rafael Fernandes.
      O Diogo Brás devia ser analisado pelo Amorim como alternativa ao Camacho, visto ter as características para a posição, capacidade física e técnica para cobrir todo o flanco.

Deixa um comentário