Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto compra Galeno por 9 ME

Para ser titular? É curioso que regresse agora, e por uma verba importante, depois de ter sido dispensado por Sérgio Conceição, mas é o jogador em Portugal mais parecido com Luis Díaz, pela sua velocidade, técnica, e maneira como potencia os movimentos esquerda-meio para disferir o seu belo remate, e era óbvio que os azuis e brancos iam aumentar as soluções. O problema de Galeno é que, principalmente em comparação com Díaz, peca mais na definição, principalmente pela falta de timing em soltar a bola, e também tem menos relação com o golo. Já na perspetiva do SC Braga é mais um ativo importante a sair, mas há jovens para potenciar, e esta época parece ter esse propósito.

O FC Porto anunciou a contratação de Wenderson Galeno até 2026. Os Dragões pagaram 9 milhões de euros ao SC Braga pelo brasileiro, de 24 anos, naquele que é um regresso do extremo ao clube onde terminou a formação. Recorde-se o emblema minhoto tinha adquirido Galeno há 2 anos e meio aos azuis e brancos por 3 ME, sendo que o extremo ao serviço dos gverreiros participou em 115 jogos e marcou 24 golos.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

67 Comentários

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:02 am

    9M de Euros 50% do passe do Galeno é exagerado mas acaba por não me incomodar uma vez que já detínhamos a outra metade.
    Parece-me o jogador mais parecido com Diaz mas é inferior ao colombiano, contudo, se melhorar alguns aspetos do seu jogo pode tornar-se importante para a equipa até ao final do ano.

    Saudações DesPortistas!

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:22 pm

      Está enganado, o Braga detinha a totalidade do passe do Galeno. O Porto tinha direito a 50% de futuras mais valias numa transferencia.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 2, 2022 at 12:50 am

        Depois li o comunicado e também percebi isso mas já tinha comentado.
        De qualquer forma, obrigado pela correção!

        Saudações DesPortistas!

  • GoldenFCP
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:03 am

    Vá la que ainda chegaram dois bons reforços. Mas há coisas a resolver.

    Ruben Semedo é muito melhor que Fabio Cardoso mas tem muitos problemas extra campo. Já Galeno o problema dele é pecar muito na decisao. Trabalho para o SC.

    Em relaçao ao valor é obvio que a SAD fez mais uma negociata para meter algum ao bolso. O costume. O mais provavel era nem vir ninguem, mas aquela buja que eles levaram ontem do SC fez-os mudar de opiniao. Tivemos este jogador, deixamos-o sair por 3.5, agora vamos busca-lo por 9. A gestao desta SAD dá-me CANCRO

  • Apessoa
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:05 am

    Fui um dos críticos na altura de o venderem. Tinha potencial para evoluir, explosão, potência, precisava de jogar. Podiam ter emprestado, durante dois anos a um clube da primeira divisão, venderam por tuta e meia, e agora compramos pelo triplo. Mais uma vez comidos. Pela Sad e pelo Braga. 2 em 1.

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:19 pm

      Mais ou menos. Um jogador em empréstimo não é usado da mesma forma que um jogador em definitivo, nem teria estado incluido num clube como o Braga nessas mesmas condições, o que permitiu este crescimento.

      Vendemos por 3,75M, passou 2 anos a ganhar calo, volta agora por 9M e com numeros positivos e uma evolução considerável e com novas condições de se impor no Porto. Parece-me sinceramente positivo (caso esta nova etapa corra bem, e até venha a incluir uma futura transferencia avultada.)

      Tivesse andado a saltitar em empréstimos, sem estabilidade e aposta regular nele, talvez ainda andasse por ai emprestado a um qualquer clube na Grécia ou no Chipre como tantos outros jogadores nas mesmas condições. Nunca saberemos! :)

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:07 am

    Valor considerável, mas é uma solução muito válida e capaz de criar muitos problemas às equipas adversárias. Habituado à liga, pronto a jogar, com ritmo e vai abanar com muitos jogos com a sua facilidade brutal a desequilibrar com a sua velocidade e capacidade física. A definição é que está longe de ser a melhor e estraga muitos lances no momento final, mas se tivesse isso com a capacidade que tem para desequilibrar não estava a vir por 9M para o Porto e sim a ir por 30 ou 40 para a Premier League como o Diaz. Defensivamente também é comprometido.

    Continua com soluções brutais do meio campo para a frente o plantel do Porto, mas sem um elemento verdadeiramente acima da equipa (e da liga, já agora) como era Diaz.

    Quanto ao Braga, mais uma boa venda e a fazer os grandes desembolsar uma margem grande.

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:07 am

    Negócio ruinoso. Não só foi dispensado pelo treinador que ainda está no Porto, como evoluiu muito pouco em Braga, continua fraquíssimo na definição.

    Para atletismo já temos o Zaidu, Manafá e João Mário.

    Quanto ao valor, 9M por 50% do passe que vendemos ao Braga, é uma brincadeira de mau gosto. Bem negociado pelos bracarenses, mas para um clube como o nosso que se vê obrigado a vender o melhor jogador a meio da época devido a problemas financeiros, agora gastar este montante num jogador que não vai fazer a diferença, é absurdo.

    Parabéns aos empresários e membros da SAD que meteram mais uma vez dinheiro ao bolso com negócios como este.

    E que continuemos a censurar os nosso próprios adeptos no canal do clube! Só para relembrar a vergonha de ontem. Ou batemos palminhas e esticamos a língua para o que clube c*ga ou então é uma opinião inválida e, como tal, o canal que deveria ser dos adeptos para os adeptos, vai censurá-la.

    Cada vez olho com mais asco para o que se vai passando dentro do meu clube.

    • GoldenFCP
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:24 am

      Nao reduzas o Joao Mario a jogador de atletismo. É uma falta de respeito para com ele que é muito bom jogador. É o melhor lateral direito que temos desde o Ricardo Pereira.
      De resto resta-me concordar contigo quanto á vergonha de ontem. Embaraçoso demais. O Porto Canal devia ter mais respeito pelos portistas, vivemos em democracia. Aquele ato foi retirar a liberdade de expressão a uma adepto que sente muito mais o clube que muitos dos chulos que andam a passear-se pela SAD

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:24 am

        Não gosto do João Mário, não acho absolutamente nada de especial e sabe-se lá como está a tapar o lugar ao Tomás Esteves, que é superior em tudo, até na vertente ofensiva (não esquecer que o João Mário é extremo). A única coisa que tem “contra” ele, é que procura muito o jogo interior, o que numa equipa como o Porto, que joga os extremos por dentro, precisa que os laterais explorem o jogo lateral.
        De qualquer forma, o João está num patamar diferente do Zaidu e do Manafá, não é nenhum meco. Só o meti nesta lista porque é dos mais rápidos do plantel, tal como os outros 2.

        • GoldenFCP
          Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:56 am

          Cada coisa a seu tempo. O Tomas veio de lesao, vai fazer uns jogos na B e depois com tempo logo se aposta nele. Precisa de ganhar ritmo, basta ver que ainda nem sequer entrou de inicio na B depois da lesao.
          Tambem acho que tem mais potencial mas o Joao Mario tem cumprido bem, nao se vai tirar agora o rapaz a meio de um campeonato só pq sim. Sou a favor dele ser a opçao 2 para a LD a partir de agora, vai entrando e quem sabe ganha o lugar

          • Tiago Peixoto
            Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:30 pm

            Não digo para lhe tirar o lugar a meio da época, mas até quando o João esteve lesionado, preferiu adaptar um extremo e um médio centro em vez de chamar o Rodrigo Pinheiro ou o Tomás.

    • Turiacus
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 11:31 am

      Sou realmente dos únicos portistas do blog que ficou contente com a vinda do Galeno?
      É um jogador de características semelhantes a Diaz (com uma qualidade inferior obviamente mas acho que entendes o que quero dizer) e também único no plantel. É um jogador muito rápido e com enorme capacidade de desequilíbrio. Os restantes jogadores que temos não são tão verticais, sendo que ocupam mais o espaço entre linhas (Otávio, Fábio Vieira).
      Peca na decisão? Claro que sim mas isso pode ser trabalhado e acredito que o Sérgio conseguirá ajudar o jogador a evoluir bastante. Se o treinador confiar nele e o Galeno trabalhar bem claro, acredito que será muito importante esta época e que nos ajudará a desbloquear muitos jogos que estejam mais fechados.

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:16 pm

        Estás no teu direito, é a tua opinião. Eu vejo um jogador extremamente inconsequente que custou um balúrdio.
        Espero estar errado, mas acho que nos vamos arrepender bastante.

        • Turiacus
          Posted Fevereiro 1, 2022 at 4:49 pm

          Sim claro, é apenas a minha a opinião e obviamente que eu respeito a tua até porque aquilo que dizes parece-me ser a ideia mais comum entre portistas, pelo menos daquilo que vou lendo no blog e dentro do meu grupo de amigos.
          De qualquer das formas, espero que eu seja quem está certo no meio desta troca de ideias porque assim o nosso clube só tem a ganhar.

          • Tiago Peixoto
            Posted Fevereiro 1, 2022 at 11:34 pm

            Esperas tu e eu, que sejas tu quem estará certo. Vamos ver, posso estar a ser demasiado crítico pelo acumular de más decisões do Porto nos últimos anos. Já olho para tudo com o pé atrás.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 2, 2022 at 12:57 am

        Não foste o único a ficar satisfeito Turiacus porque eu também fiquei.
        O Galeno é o jogador em Portugal mais parecido ao Diaz apesar de ser inferior ao colombiano principalmente a nível da definição, contudo, o Luís ainda na época passada tinha esse problema e evoluiu bastante está época portanto é esperar que aconteça o mesmo com o nosso novo reforço.
        Quando o vendemos ao Braga fui absolutamente contra porque via potencial no brasileiro e era mais a favor de um empréstimo mas decidiram vendê-lo, infelizmente.
        Acho que o que “incomoda” é o valor que pagamos tendo em conta que o jogador foi dispensado por nós há 2 épocas mas olhando a frio, é um valor normal tendo em conta a avaliação de mercado do Galeno.
        Que a razão esteja do nosso lado!

        Saudações DesPortistas!

        • Turiacus
          Posted Fevereiro 3, 2022 at 11:46 am

          Concordo em absoluto contigo, existem essas parecenças entre o Galeno e o Diaz (claro que o Diaz é um nível completamente diferente) e acredito que o Sérgio conseguirá ajudar imenso o jogador a evoluir. Espero é que o nosso treinador não embirre com ele e que o potencie ao máximo porque às vezes parece-me que “amua” um bocado quando chegam determinados jogadores novos que parecem não ser do agrado dele ou quando está desagradado com a direção.
          Por fim, é um bocado por aí sim. Acho que uma grande parte dos adeptos ainda está de coração partido com a saída do Diaz e que depois disso é muito complicado agradar, venha quem vier… O Galeno só tem essa agravante de ter sido vendido há uns anos porque, em condições normais, esta contratação por 9M seria normal.

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:15 pm

      Que exagero tremendo que por ai vai, e pinta o Galeno como se fosse um qualquer coxo que não sabe jogar à bola, além das criticas absurdas a outros jogadores, como por exemplo João Mário.

      E mais, de onde tirou esses “por 50% do passe que vendemos ao Braga”? O Braga detinha a totalidade do passe do jogador, o que o Porto tinha era direito a 50% de futuras mais valias, o que permitiu este negócio sem o Braga poder evitar

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:23 pm

        Acho o Galeno extremamente inconsequente. Um Adama Traoré dos pobres. Obviamente espero estar errado, mas acho que vai correr mal.

        Vi alguns jornalistas a dizer que o Porto pagou 9M por 50% do passe, mas em termos práticos é mesmo. Tivéssemos anteriormente 50% e pago 9M por 50% ou tivéssemos vendido 3,5M por 100% e agora recomprado os 100% por 9M, acho absurdo pagar um valor tão elevado quando temos os problemas financeiros que temos por um jogador que não vejo a acrescentar muito. Fosse uma compra de 2 ou 3M, era uma coisa, mas quase 10M, é um exagero. Para não dizer que pagando este valor, é implícito que o valor do Galeno triplicou desde que saiu há quase 3 anos e a verdade é que a sua maior lacuna mantém-se e não mostrou sinais de melhoria.

        Relativamente ao João Mário, já respondi em cima. Estás no teu direito de achar que é uma crítica absurda e eu estou no meu direito de a fazer, é a minha opinião, não vale mais nem menos que a tua.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:18 am

    O mercado possível para os grandes.

    O Sporting perde TT e Jovane, ganha Slimani e Edwards. Fica claramente mais forte.

    O Porto perde Luis Diaz, Sérgio Oliveira e Corona, e reforça-se com Rúben Semedo e Galeno.
    Fica mais fraco mas consegue remediar.

    O Benfica não perde ninguém porque também ninguém lhes pega e reforça-se com 100 sacos de cimento da Maxmat para a nova cidade do Benfica.
    Cuidem-se Mota Engil, o Benfica tá muito forte na construção.

    • Pao com Presunto
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:29 am

      Se o Benfica tivesse já apostado num treinador para o ser na próxima época, fazia já uma pré-época de meio ano (à la Amorim no Sporting), e começava já a limpar a casa. O problema é que Rui Costa tem vivido o dia-a-dia como se ainda fosse o nº2.

      Assim vai dificultar potenciais interessados no Verão, pois a casa continua uma balbúrdia, e as lacunas continuam por colmatar.

    • FMSM
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:13 pm

      O Eustáquio não conta ? Ficamos mais fracos só no caso do Diaz e vá perde-se a força de balneario do Sérgio, tirando isso o Stephen não me parece lhe dever nada.
      O Corona já não contava, do pouco que jogou não fazia rigorosamente nada, se foi ruinoso financeiramente ter chegado a isto com o Corona ? Sim, mas desportivamente não se perdeu nada neste momente.

  • MM
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:18 am

    Acho que em menos de 1 mês os adeptos do porto vão estar de mãos na cabeça a pensar da pessima definição do Galeno.

    Cria mtos desequilibrios mas depois em cada 3 opprtunidades estraga 2.

    Ou mt me engano ou nao vai pegar no Porto.

    Para o Braga é uma boa venda, avalia lo em 18 M, ganhamos 5,5M com 50% do passe em 2 anos e rendimento desportivo.

    Vai fazer falta no campo, mas ja todos sabemos que esta epoca é p lutar pelo 4o classificado… agora nao me digam que a alternativa é o juvenil Roger..

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:09 am

      Olha que se em 3 oportunidades se aproveitar 1 nem é assim tao mau

      • Apessoa
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:37 am

        Se tiver 1 em 3. Por mim ta bom. Imaginem o Marega. 1 em 10.

        • Xyeh
          Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:11 am

          Claramente este pessoal não é portista, porque o FCP nos últimos anos precisa sempre de umas 10 oportunidades para marcar 1 golo, logo 1 em 3 é uma melhoria tremenda x)

  • JMQ
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:19 am

    O Braga vendeu 100% do passe do Galeno por 9M euros.nao foram 50% nem o Porto tinha 50% do passe.
    Bons valores para o Braga empresa, péssimo para a equipa de futebol do Braga.
    Mas assim vão as coisas aqui.
    Daqui a nada apareço aqui o povo do “Projeto ” e diz que a saída do Galeno está salvaguardada por um sub15 qualquer. ENFIM…

    • Boneco21
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:53 am

      O comunicado do Braga diz que o Porto tinha 50%, mas tu dizes que não e então temos de acreditar em ti, é isso?

      • JMQ
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 8:40 am

        Quando não se lê as coisas , da nisto.
        O Braga vendeu 100% de Galeno ponto final.o Porto tinha 50%dos direitos econômicos do jogador, limitados somente à mais valia gerada pela venda do jogador.
        Se o Braga vendesse o Galeno por 3M de Euros a alguém, o Porto via ZERO euros e ficava com ZERO do Galeno.
        E não o Braga não podia fazer nenhuma artimanha porque inclusive ainda devia 1.2M ao Porto pelo Galeno.
        Espero que tenha sido esclarecedor

  • Kacal
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:31 am

    O valor não me incomoda porque podemos ver que o Galeno fica avaliado em 18 milhões por 100% do passe, mas é indiferente porque como já temos a outra parte não vamos ter que pagar mais que 9 vai dar ao mesmo. Assim esse valor por um jogador de qualidade e que ainda terá alguma margem de progressão comprando ao Braga que vende sempre caro, não me parece assim tão mau. Lembrar que Luis Díaz quando chegou cá também não era tão forte a definir e no jogo sem bola e na competitividade como é hoje, se há alguém capaz de pegar no Galeno e torná-lo jogador ao nível do que o seu potencial pode dar é precisamente Sérgio Conceição, é esperar para ver. Certo é que depois de uma estadia positiva em Braga e custar 9 milhões vem com outro estatuto que não tinha quando saiu e portanto isso pode dar-lhe mais oportunidades. A ver vamos.

    Era preciso um reforço e ele chegou, agora o tempo dirá mas espero que SC perca tempo com ele e lhe dê oportunidades. O erro foi ter vendido por tão pouco e pagar o triplo pouco tempo depois, mas já estamos habituados a esse tipo de gestão nos últimos valentes anos.

    • Joe
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:02 pm

      Kacal, o jogador não é avaliado em 18 milhões. O Porto não tinha 50% do passe mas direito a 50% da mais-valia. Quero com isto dizer que o Porto pagou 9 milhões por 100% do passe.

      Dito de outra forma, é avaliado em metade do valor do Edwards…

  • Af2711
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:38 am

    Como previa, alguém viria para ser esse elemento desequilibrante, mas no mercado era impossível substituir o Díaz à altura.. Edwards seria uma melhor opção? Talvez, pela época boa (Nada de outro mundo) mas tanto ele quanto o Galeno neste momento não têm essa consistência, porém é bom lembrar que o colombiano também só afirmou-se como jogador da ribalta entre a Copa América 2021 e esta época.

    Não que o Galeno tenha potencial para isso, mas numa equipa superior e com alguns momentos de brilhantismo que já o vi ter, pode ser que tenha um papel de destaque na equipa.

    • GoldenFCP
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:17 am

      Eu acho o Galeno melhor que o Edwards. Curiosamente ambos saoirregulares, tanto partem tudo como nao se dá por eles

      • Af2711
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:24 am

        Não digo nem que o Edwards seja melhor, mas a oportunidade de negócio talvez fosse mais interessante. Sobre a característica de ambos, pesa mais ao favor do Galeno ser bem mais experimentado que o inglês em um nível superior (6 golos em 6 jogos na Liga Europa)

        • Xyeh
          Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:13 am

          O Porto de antigamente tinha rafado o Edwards ao Sporting sem dúvida e fazia um 2 em 1, o Galeno tem momentos interessantes mas com o SC tem que ser sempre intenso.

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:08 am

        Acho que o Galeno é mais consistente. No Braga estava sempre ligado à ficha, mas decidia muitas vezes mal. O Edwards por vezes desaparece, mas parece mais assertivo com bola

  • Botswana
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:55 am

    Um dos problemas em Portugal é que se critica tudo e todos só porque sim.

    Se no caso do Luís Diaz tem toda a razão e é uma vergonha um clube como o Porto chegar a este estado, mas com Pinto da Costa não é de admirar e ainda vai ficar pior.

    No caso do Galeno para o Porto até acho que foi dado, era um elemento que não contava e foi vendido por 3,5 Milhões com uma cláusula de recompra de 9 Milhões(se o vendessem mais caro tb iriam comprar mais caro). Contas assim de merceeiro até são só 5.5 milhões, por um jogador que desequilíbria bastante, dos melhores da liga e que aposto que vai querer provar o seu valor no Porto.

    Elogiam os clubes espanhóis e italianos que vendem jogador y ou X com cláusulas de recompra(algumas até são accionadas só para venderem o jogador para outros clubes) mas agora que um clube português faz o mesmo é só criticas ao negócio.

    • Gndias
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:24 am

      Parei de ler quando falaste que era um dos melhores da liga

    • Tiago Peixoto
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 1:27 am

      A crítica é porque o jogador não vale esse valor e não deveria interessar ao Porto, não tem o que é preciso para vingar aqui, está mais que visto.

  • Goncalo Silva
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 8:16 am

    Entretanto fala-se que o Benfica rejeitou uma proposta nos igual à de Diaz do West Ham por Darwin. A ser verdade acho um erro não terem aceitado. Diaz é mais jogador e o Benfica já não luta pelo título e está até em risco de falhar o dinheiro da Champions.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:38 am

    Começo por salientar mais este escândalo: “Porto vende Diaz e assume a responsabilidade dos mecanismos de solidariedade” e “Porto compra Galeno e assume a responsabilidade dos mecanismos de solidariedade”! Que lindo hein.

    Sobre o mercado do Porto parece-me bom e mau.

    Finalmente chegou o primeiro central. Fábio tem lacunas para ser mais que o 4º central pelo que era importante começar a fazer a renovação do setor. Mbemba vai sair a custo zero, ninguém diria, Pepe e Marcano estão já com pé e meio na reforma. Se conseguirmos eliminar os casos extra-futebol do Ruben Semedo, tem tudo para ser boa contratação. Senão conseguirmos, o empréstimo não tem compra obrigatória, logo volta à base. Fica ainda a faltar um central (isto contando que Pepe ainda aguenta mais 1 época com 3º central) e que Ruben pega. Mas em termos de negócio puro e duro parece bom, o resto já se vê.

    Chegou um médio para compensar a saída de Sérgio Oliveira. Se um saiu por empréstimo sem compra obrigatória, o seu substituto entra pela mesma lógica. Novamente, em termos de negócio puro e duro parece bom. Sérgio precisava de novos estímulos, era dos mais bem pagos e o Eustáquio pouco ou deve ao Sérgio em bola corrida, sendo que até o acho mais completo em transição defensiva (ele era médio defensivo de base). Aqui acho que fizeram bem.

    Chegou o ala para compensar a saída de Diaz. Financeiramente são ambos negócios ruínosos. Saiu o nosso melhor jogador por 45M, sendo que nos cofres entram apenas 30M, ainda por cima a meio da época e com vários títulos em disputa. Logo, mesmo pensando apenas na vertente financeira (como referiu Sérgio), foi mau negócio. E o seu substituto, Galeno, com passado no clube, foi dispensado pelo treinador que agora o volta a receber. Com a desvantagem que vendemos 50% do passe por 3M e agora recompramos por 9M, o que quer dizer que avaliamos em 300% a progressão deste jogador quando fizemos este acordo. Já em campo continua com as mesmas virtudes e defeitos de quando saiu, principalmente na definição que foi onde Diaz sobressaiu nestes últimos 12 meses. E para suplente de Pepê parece-me um valor exagerado, acho que com 9M comprávamos bem melhor. É tanto mau negócio desportivo, como financeiro!

    Falou-se que Samuel Lino não podia ser que ia para o Atlético mas não foi confirmado e com metade deste valor comprávamos o jogador que para mim é superior a Galeno, por exemplo, E se procurasse encontrava ainda mais uma série deles.

    Posto isto, vou agora à loja do Porto comprar uma camisola de 80€. Pago 45€ e digo que dou mais 15€ por objectivos. Se ganharem o campeonato 5€, se ganharem a taça 5€ e aquele difícil que é se ganharem a Liga Europa mais 5€. No final justifico-me com a ausência de liquidez nos meus bolsos!

    Saudações desPortistas e vamos ver o que nos resta nesta 2ªvolta.

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:41 pm

      Só rectificar o que diz em relação a Galeno. O Porto vendeu na altura a totalidade do passe por 3,5M, e agora recupera totalidade do passe por 9M.

      Os unicos 50% existentes eram em relação a futuras mais valias numa venda de Galeno pelo Braga.

      Muito longe de ser um negócio ruinoso, apesar de ser sempre estranho ir resgatar um jogador previamente dispensado, obviamente.

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:20 pm

        Assim sendo, o Porto não devia pagar 9M. Devia pagar 3,5M mais 50% das mais valias geradas, ou seja, ficaria em 6,25M (3,5 + 50% 5,5M) e não foi isso que nenhum clube comunicou.

        Ou estarei a pensar mal?

  • Pao com Presunto
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 9:44 am

    Acho que pode vir a ser mais importante do que muitos acham. O perfil à Diaz permite que SC não tenha de alterar dinâmicas e possa, mais uma vez, dar liberdade ao extremo. Não me parece que tenha sido a pedido do mesmo, e se embirrar como fez com o Nakajima, encosta-o. Mas alguém vai ter de jogar na posição que era do colombiano, e Galeno parte agora em vantagem. Vejamos:
    – Não terá o mesmo golo? Lógico, mas há lá outros para empurrarem a redondinha para dentro da baliza. Há extremos com mais e menos golo, o que Galeno acrescenta não se mede nessas estatísticas, mas sim, por exemplo, em dribles, faltas sofridas, sprints;
    – Mesmo definindo mal, Galeno descompensa uma defesa com os seus movimentos. E isso, mais cedo ou mais tarde, faz estragos (ver último jogo com o SCP – e estamos a falar de um sistema de 3 centrais supostamente bem oleado!)
    – Por último, e não menos importante, tem estaleca de Primeira Liga, o que também ajuda ao contexto e à adaptação às ideias.

  • Luis Monteiro
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:00 am

    Uma espécie de Luis Diaz da Wish eheh
    Quanto ao galeno, sempre gostei dele e penso que fez boas épocas no braga.
    O principal problema dele, sempre foi a tomada de decisão, aspeto que não sei até que ponto melhorou, mas em muitos jogos que vi do Braga( nao vejo todos) parecia continuar a pecar nesse aspeto… ainda assim penso que será um bom reforço, e vindo do banco muitos jogos( isto se o pepê confirmar o seu lugar no 11) pode sempre agitar as defesas contrárias com a sua velocidade e imprevisibilidade.
    Quanto ao preço, sendo pelos 100% do passe, penso que 9M seja um valor justo.
    Vamos ver o que o futuro nos reserva.

    Saudações Portistas

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:17 am

    Acaba por ser um valor algo elevado, mas dificilmente o Porto conseguiria alguém melhor para entrar no imediato na equipa. O Galeno é muito parecido ao Luis Diaz em termos de características, muito intenso, rápido e que gosta de ir para cima, e num papel de explorar muito o espaço criado na esquerda ou no meio como se fazia com o colombiano, o Galeno poderá render muito. Para além disso é um elemento que conhece bem a realidade do Porto e que está habituado ao campeonato, pelo que facilita imenso o tempo de adaptação.

  • DICAS
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:19 am

    Dos melhores jogadores extra grandes.

    Muito bom movimento do Porto.

    Galeno já é impactante mas agora com o volume ofensivo dos dragões e com o melhorar da definição vai ser ainda mais jogador.

  • Red Punisher
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:25 am

    O Braga consegue triplicar o investimento no jogador num curto espaço de tempo, muito por escassez de DIAZ que o Porto teve na ida ao mercado, após a aposta falhada (e a meu ver bem pois seria empréstimo) de Bryan Gil.
    Galeno poderá crescer, pois no Porto terá a mentalidade que claramente lhe falta para aumentar o seu nível. 9M pode ser muito ou pouco, a ver vamos, mas não deixa de ser uma boa aposta, sendo plano B ou C, acarreta os seus riscos. Tem a vantagem de conhecer a Liga.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 10:55 am

    Quase metade do que receberam pelo Diaz ficou aqui.. vamos ver como o SC faz evoluir o jogador

    • Hugorr
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:04 pm

      Como assim “quase metade”? Que exagero tremendo, hehe

      Mesmo que dos 45M iniciais retire os 20% para o Barranquilla (9M), e 6M de mediações e as aldrabices habituais, sobram 30.

      O Porto vai pagar 9M, reduzido em cerca de 1M (ou mais) de tranches de pagamento do Braga pelo Galeno que ainda teriam que pagar no futuro.

      Além de que dos 9M ‘totais’, não esquecer que o Porto havia vendido o mesmo jogador por 3,75M~ em 2019, portanto um mais proximo ‘custo’ acaba por estar nos 5,25M.

      • saraivix
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:24 pm

        Dá sempre jeito ao “adversário” inflacionar valores ou menosprezar outros para atacar o oponente.

        O negócio feito não sendo bom não é efectivamente muito mau para o FCP…se…o Conceição agora conseguir ter mão nele e o jogador parar com as noitadas que aparentemente arruinaram a sua primeira passagem pelo clube

  • Joe
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 11:05 am

    Vai alguma confusão sobre o negócio do Galeno.

    Em Agosto de 2019 o Braga comprou a totalidade do passe do jogador por 3.5 milhões e não os 50% que por vezes são referidos. No negócio então concretizado o Porto ficou com direito a 50% da mais valia que obtida pelo Braga numa futura venda. Se por exemplo o Braga vendesse o jogador a um clube terceiro por 10 milhões, o Porto encaixaria 3.250.000 € :(10.000.000-3.500.000)x50%.

    O problema não está no negócio feito ontem, mas sim no péssimo negócio feito em 2019.

    Faça-se uma breve comparação:

    O Porto pagou 9 milhões por 100% do passe de um jogador que nas últimas 2,5 épocas participou em 96 jogos, marcou 21 golos e fez 10 assistências.

    O Sporting pagou 8 milhões por 50% do passe, vai ceder 10% de uma futura mais-valia e ainda cedeu 1 jogador no imediato e deu direito a que o Guimarães no início da próxima época tenha direito a jogadores avaliados em 3 milhões de euros. Ou seja, o jogador é avaliado em 19 millhões mais o valor do jogador agora cedido.

    Marcus Edwards nas últimas 2,5 épocas participou em 86 jogos, marcou 17 golos e fez 8 assistências.

    È uma incógnita o que estes 2 jogadores vão fazer no Porto e no Sporting.

    Mas a verdade é que tendo estatísticas semelhantes, um é valorizado no dobro do outro

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 12:23 pm

      O Marcus Edwards não é para aqui chamado.

      SL

      • Joe
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:03 pm

        Eu diria que, tratando-se de 2 jogadores idades semelhantes, com estatísticas semelhantes, em posições semelhantes, vindos de clubes semelhantes para clubes semelhantes e negociados no mesmo dia, faz todo o sentido a comparação…..

    • JF
      Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:08 pm

      Há várias formas de contar a mesma história, vou então deixar esta aqui.

      Negócio Galeno
      – 9M€ pagos ao Braga por 100%
      – Perda do direito (um Ativo económico do Porto) à mais-valia na ordem dos 3M€ ( (9M -3.5M)*50%), assumindo este valor de venda
      – Custo económico total: 12M€

      Negócio Edwards
      – 7,7M€ por 50% do passe pagos ao VSC (jogador avaliado em 15,4M€)
      – A mais-valia de 10% é paga pelo Tottenham ao Vitória, não pelo Sporting
      – O excedentário Bruno Gaspar foi contratado há 3,5 anos por 4,5M€, logo terá uma avaliação contabilística de 1,2M€ (que é mais ou menos o salário anual dele e ele tinha mais 1,5 anos de contrato) – logo positivo para o Sporting, mas vamos assumir zero
      – Geny Catamo foi emprestado
      – Direitos de preferência não contam para nada, dependem sempre da proposta que chegar ao Sporting por outros clubes e têm valor de 0€.

      Ou seja, temos os tais jogadores parecidos em idade e estatísticas (com Edwards a jogar numa equipa claramente inferior à de Galeno) e com avaliações não tão distantes quanto querem fazer parecer 12M€ vs 15,4M€.

      E arrisco-me a dizer que Edwards tem potencial de retorno superior pelo facto de ser Inglês, algo muito sobrevalorizado num dos principais mercados dos clubes portugueses. A postura do Tottenham neste negócio indica isso também.

      • Joe
        Posted Fevereiro 1, 2022 at 5:41 pm

        JF,
        O que aqui está em discussão é uma análise comparativa das valorizações de cada jogador. O Porto e o Braga valorizaram 100% do jogador em 9 milhões. Ponto final. É isso que o Porto vai pagar.

        O teu raciocínio relativamente sobre quem paga os 10% das mais-valia é surreal. O negócio foi feito entre o Sporting e o Guimarães. A que título é que sobra uma responsabilidade para o Tottenham???

        Se o Bruno Gaspar vale 1.2 milhões então este é um valor que tem que ser somado à valorização do Edwards.

        Ainda falta (pelo que veio nos jornais) o Gonçalo Plata. Se este não vier aparentemente o Sporting terá que ceder jogadores no valor de 3 milhões.

        Ou seja: 7.7×2+1.2+3= 19,6 milhões. Não é o dobro. É mais que isso.

        • Joe
          Posted Fevereiro 1, 2022 at 5:53 pm

          Já depois do último comentário confirmei no site do VG que a tua afirmação sobre quem paga os 10% está correcta . É realmente o clube inglês (houve uma negociação entre o VG e o Tottenham) que paga os 10%. Mas isito não altera as contas que foram feitas……

          • JF
            Posted Fevereiro 1, 2022 at 6:08 pm

            “o acordo inclui um direito de preferência e exclusividade para a transferência definitiva – a partir da época 2022/23 – do jogador Gonzalo Plata, sendo válida para outro(s) jogador(es) do Sporting CP caso não seja exercida pelo internacional equatoriano.”

            O Vitória tem direito de preferência sobre o jogador. Caso ele acabe noutro clube, este direito de preferência será transitado para outros jogadores.

            Em lado nenhum se diz que Plata vai ser dado ao Vitória.

  • Artur Trindade
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 11:33 am

    Galeno é o um jogador muito semelhante ao Luis Díaz.
    O FCP faz um excelente movimento.
    A sua verticalidade e potência preenche-me mais as medidas do que Edwards, tal como já tinha dito no comparativo Galeno/Horta.
    Mas realisticamente, se Amorim quisesse Galeno, o Braga pediria 15M.
    O FCP vendeu-o abaixo do seu valor ao Braga, mas garante-o novamente abaixo do seu valor.
    Ter Pepê e Galeno, continua a ser um luxo.

  • Hugorr
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 11:57 am

    Muito bom!

    Sempre gostei de Galeno, e fiquei triste quando foi ‘despachado’ em 2019, mas volta mais experiente, com outro andamento, e por uma verba bastante aceitável, fruto da negociação aquando da sua saída. Tendo em conta que saiu por quase 4M, e volta por 9M, acaba por ‘custar’ 5M~~~, tem algumas caracteristicas de Luis Diaz, é novo ainda e permitirá um encaixe interessante, e estatisticamente é superior a Edwards, no qual o Sporting teve que fazer um negócio muito mais complexo e por valores muito mais elevados e com contrapartidas (50% do passe, cede 10% de uma futura mais valia, 2 jogadores).

    Deixa-me satisfeito. Galeno e Pêpe para a posição é um luxo, e mesmo que nenhum faça esquecer o Luis Díaz de imediato, acredito que ambos tenham uma história bonita no clube.

    Cumprimentos!

  • johnny balls
    Posted Fevereiro 1, 2022 at 2:04 pm

    o loum ficou mesmo caro

Deixa um comentário