Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto empresta Vítor Ferreira ao Wolverhampton

Prova que Conceição pouco liga à formação? Apostar verdadeiramente nos jovens não é dar-lhes apenas uns minutos, e a verdade é que nenhum elemento dos escalões de formação se fixou no 11 consigo. E Vitinha tinha talento mais do que suficiente para o conseguir (apesar de ter menos hype é mais talentoso que Fábio Silva), mas é outro jogador com potencial, ainda por cima ‘da casa’, a sair sem poder mostrar o que vale. Veremos agora o que faz em Inglaterra sendo que, a médio prazo, pelo seu perfil técnico e polivalência (joga a 6, 8 ou 10), poderá ser um sucessor de Moutinho. Por outro lado não deixa de ser estranho que os Wolves, com todo o seu poder financeiro e poder de atracção, por estarem na Premier League, onde todos os jogadores pretendem jogar, andem a reforçar o plantel com elementos que não contam para o FC Porto.

O Wolverhampton anunciou a contratação de Vítor Ferreira, também conhecido por Vitinha. O médio, de 20 anos, chega por empréstimo do FC Porto, ficando a equipa de Nuno com uma opção de compra na ordem dos 20 milhões de euros. Recorde-se que Vitinha, que se junta a Fábio Silva nos jogadores que deixam o Dragão para rumar aos Wolves, foi campeão da Youth League pelos azuis e brancos e na última época fez 12 jogos pela equipa de Sérgio Conceição, mas apenas 2 como titular, ambos contra o Ac. Viseu.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

98 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:06 pm

    Esta partiu-me o coração… Era de longe o melhor jogador na nossa formação, que negócio ruinoso…

    • Apessoa
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:54 pm

      Ruben Neves all Over again. É triste.

      • Xyeh
        Posted Setembro 10, 2020 at 9:36 am

        O Fábio Silva foi por 10M e o Vitinha por 50M (pensemos assim para não ficarmos ainda mais destroçados). Mais uma prova do poder dos empresários no futebol e ainda por cima a nível de moral imaginem o Marega e Danilo que andam a tentar sair do FCP e dar o salto para uma liga melhor e não conseguem e olham para 2 miúdos que nem jogam a sair para a Premier League. Este negócio tem tudo para rebentar o FCP internamente.

    • Apessoa
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:59 pm

      É muito triste ver o FCP neste estado. Ficam com Uribes, Otavios, Manafas, Soares, Maregas e mandam os jovens da formação embora. Nada a dizer, desde o Ruben Neves não havia uma venda tão má. Outro que em 1 ou 2 anos vai valer o triplo. Se duvidavam do negócio Fábio Silva, aqui está a razão.

  • MiguelF
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:08 pm

    20 milhões de opção de compra por um dos jogadores mais promissores do FC Porto e do campeonato português? Está certo.

    Bem, vou dar a minha opinião e vale o que vale. Se no caso de Fábio Silva percebo perfeitamente a venda (40 milhões por um avançado que ainda não se destacou a nível sénior, quando são necessárias verbas ), neste caso não consigo entender. É claro que o FC Porto necessita de fazer vendas, dado o fair-play financeiro, mas passo a passo está a caminho de hipotecar o futuro do clube.

    Dos jovens vencedores da Youth League quantos ficarão? Cá para mim serão poucos, muito poucos. Diogo Costa não deve permanecer (empréstimo ou venda?), Tomás Esteves e Diogo Leite vão ser vendidos (lá vai o Mendes de novo colocar um jogador nos Wolves, Valencia ou Mónaco) e veremos se Fábio Vieira, Baró e Diogo Queirós não se incluem neste lote.

    Se é necessário vender? Sem qualquer dúvida, mas não hipotecando o futuro na sua totalidade, como acho que vai acontecer.

    Assim por alto falta vender obrigatoriamente: Aboubakar, Ze Luis, Soares, Osorio e provavelmente Telles (a chegar ao último ano de contrato).

    É ainda possível fazer verbas com jogadores com mercado (para alem de Telles) como: Marega (Premier finalmente?), Corona (interessados não devem faltar), Danilo (esteve bem no final da época mas de resto parece-me super contrariado no clube) e Otavio (fez a melhor época no FC Porto).

    Vamos ver o que vai acontecer nos próximos tempos. Para já gostei da contratação de Evanilson mas deste empréstimo/venda nem por isso.

    • Chico
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:13 pm

      Duvido muito que o Porto venda algum dos referidos no penúltimo parágrafo. Estão a vender os miúdos para não ter que perder os realmente importantes e conseguir margem de manobra para reforçar ainda mais o plantel.

      • MiguelF
        Posted Setembro 9, 2020 at 11:00 pm

        Sim Chico, sinceramente também duvido e a ideia de Sérgio Conceição será manter esses jogadores ao máximo, incluindo Telles. A questão do lateral brasileiro é que está a menos de 1 ano de terminar contrato e não se podem perder mais hipóteses de arrecadar verba como aconteceu com vários nos últimos anos (Brahimi, Herrera por ex).

    • Mantorras
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:17 pm

      Faz de conta que o Fabio foi por 20 e este e que vai por 40…

    • joaodjesus
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:24 pm

      Nao estou a ver o Valência na sua situacao actual, comprar um miúdo por valores destes.

  • Aurinegro
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:09 pm

    Fábio Silva e Vitinha (pessoalmente acredito mais neste) terão um grande futuro. Mas acho que o Wolves teria feito um melhor negócio em termos desportivos se juntasse os 40 com os 20 e adicionasse uns 10, e vindo buscar o Telles e o Corona e resolvia as alas por uns anos e com qualidade. Claro que tudo isto baseado que ambos quereriam ir e que o Porto os queira vender.

  • J Silver
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:09 pm

    Vejamos por este prisma: no Porto só se ia estar a enterrar com Conceição. Ao menos no Wolves evolui na melhor liga do mundo e com vários companheiros (e treinador) portugueses. Mas se eu fosse adepto do Porto não ia estar contente, claro.

    • For Dummies
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:10 pm

      Nem mais.

    • Xyeh
      Posted Setembro 10, 2020 at 9:30 am

      Como adepto do FCP estou furioso, como adepto de futebol espero que saiam todos da formação e encontrem clubes onde possam crescer e espalhar a magia que todos (menos PdC e SC) sabemos que têm, o futuro da seleção passa muito por estes miúdos.

  • pedrotoch
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:10 pm

    esta saída deixou-me muito triste… enfim…

  • Chico
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:11 pm

    Opção de compra obrigatória de 20 milhões? A seguir vai o Tomás Esteves e talvez o Baró e ficam com tudo para atacar o mercado e construir um plantel bem mais forte do que o do ano passado, sem perder ninguém importante. Este Vitinha nunca ia ser opção com o Conceição, tem muito toque de bola, mas ainda tem de crescer muito.

    Se depois disto, o Porto contratar o Vinagre por 10 milhões, como vem sendo vinculado, é um negócio do outro mundo! Mandam para lá dois projetos de jogadores por 60 milhões e recebem um jogador quase feito que tem jogado muito sempre que tem oportunidade? Nem nos melhores anos o carrossel dá prendas destas ao Benfica. Tivemos de investir 17 milhões pelo avançado sensação da Liga no ano passado. Este ano ao Porto vão bastar 3, não entendo.

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:12 pm

    Surreal. Mas depois do acordo com o Mendes, se mantiver mos um jovem já é muito. Um espetáculo de jogador o Vitinha, muito futuro.
    Vai para um clube que não tem um treinador que só exige físico o que vai ser muito bom para ele.
    Enquanto isso, para o ano vamos ver sair mais 5 jogadores a custo zero.
    Quem votou no PdC deve estar a adorar esta gestão maravilhosa.
    A aposta na formação vai ser sempre uma falácia no fc Porto, pelo menos enquanto se mantiver esta direção e este treinador.

  • Kacal
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:12 pm

    Tudo dependerá do valor da clausula de compra! Vitinha, apesar do talento e potencial, não sabemos o futuro e neste momento não jogou muito nem havia perspectivas de ser titular na próxima época, logo tendo que vender e aparecendo estas propostas, é normal que se venda. Se fico satisfeito com isso? Claro que não, mas é o que é. O que me alegra é que vai para um clube que tem um treinador português que aposta nestes elementos e terão compatriotas a seu lado o que facilitará a adaptação, o que desejo é que tenha minutos, evolua fisicamente dentro daquilo que é possível para não perder a sua “magia” como jogador e dê jogador, a selecção agradece! De resto esta venda e a do Fábio não significa que não se aposte na formação, apenas são oportunidades de negócio, infelizmente. Seja como for, quero acreditar que Fábio Vieira e Romário Baró serão aposta pelo menos.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:23 pm

      20 milhões, pelo melhor jogador da nossa formação, que vergonha

      • Kacal
        Posted Setembro 9, 2020 at 11:07 pm

        Sendo assim já acho vergonhoso também, pior só Rúben Neves… o Wolves pelos vistos leva sempre os nossos médios da formação por valores jeitosos… para eles… mas realmente sendo aposta ele poderia valer o triplo… enfim!

    • Dca
      Posted Setembro 9, 2020 at 10:44 pm

      Isto não são oportunidades de negócio Kacal. As propostas não caíram do nada, claramente que não contavam para Conceição e o Porto/Mendes arranjou-lhes colocação a ótimos preços.

      • Kacal
        Posted Setembro 9, 2020 at 11:06 pm

        Tendo em conta que precisamos de vender e não contam para SC, é juntar o útil ao agradável, logo é uma oportunidade de negócio para o clube que assim poderá manter elementos base do plantel.

  • Bruno Cunha
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:13 pm

    Jovem português mais talentoso do campeonato.

  • O tal Portista
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:17 pm

    Empréstimo completamente absurdo. Aliás, se nem dinheiro vamos receber no imediato qual é o sentido desta m#rda?
    Não vale a pena, enquanto a dupla PdC-Ceição estiver no poder isto vai ser o pão nosso de cada dia- Uma pena que a melhor geração de sempre (pelo menos dos últimos 30 anos) tenha apanhado o pior treinador possível. Vergonhoso!
    Se na F1 gosto de simplesmente fazer de conta que as Mercedes não existem (o que torna grande parte das corridas mais interessantes) no que toca ao Porto vou começar a fazer de conta que a formação não existe, pelo menos o stress vai certamente diminuir e não me vou andar a chatear com isto com tanta regularidade.
    Estou mesmo para ver qual será o destino deste «dinheiro», gostava de pensar que vai para a renovação de Otávio e Telles mas sendo o clube dirigido por quem é, é demasiado óbvio que vai parar aos bolsos da SAD. Enfim, mais 4 anos disto…

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:21 pm

    Mendilhões vintage. Eu avisei, vende um jogador com potencial (Fábio Silva) por um preço que não vale, para ajudar o clube. Mas coloca Vitinha, talvez o que tem mais potencial num dos seus carrosséis com uma cláusula por um preço ridiculamente baixo. Está-se mesmo a ver o que vai suceder. Este que de facto parece ser um craque que valeria muito, é vendido ao Wolves a baixo preço que o revenderá logo a outro clube por um preço muito mais alto e com uma tremenda mais valia.
    Só quem come gelados pela testa é que acha isto normal.
    Mendilhões começa assim. Planta uma vedetas no clube para dizer que vem ajudar os clubes a serem melhores. Depois vende jogadores da formação por um preço que nem metade valem. E reserva contudo para si a grande maioria dos verdadeiros talentos que serão vendidos por muito dinheiro, só que a maioria não irá para o clube que vende mas sim para o Mendilhões.
    Imaginem que o Vitinha explode com tudo e passa a valer 60 milhões por exemplo? Porque o Porto não se precaveu com uma cláusula mais alta? O Porto vai ser depenado nisto e alguns que ainda defendem Mendilhões vão se iludir com meia dúzia de craques que irá trazer, de vez em quando, no meio de camiões de entulho, e que serão logo vendidos à primeira oferta.

    • Xyeh
      Posted Setembro 10, 2020 at 9:26 am

      Desde o negócio Ádrien Lopez que queria o Mendes fora do FCP, o clube escavou o seu buraco por isso devia sair sozinho dele, agora vamos depenar a formação, e tão cedo não vamos ter uma fornada com tanto talento. Leite, Esteves e Costa serão os próximos, prevejo Costa a ir para o Wolves para suceder ao Patrício.

  • Jorge Deus
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:22 pm

    Começou tarde mas a lavandaria já abriu, agora é meter a roupa toda e esperar que não borre nada

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:25 pm

    Ridículo mas isto é o “pagamento” de todos os anos que tivemos de gestão danosa.
    Isto é culpa apenas da direção porque não quis vender Herrera, Brahimi e andou a comprar jogadores caríssimos que saíram a custo 0.

    O Vitinha podia valer muito mais caso fosse aposta mas somos obrigados a vender para cumprir o fair play financeiro.

    Segundo o que se diz, SC não queria a saída de Vitinha mas JM exigiu a transferência do mesmo para ajudar na transferência do Fábio.
    Diogo Leite (este até se aceita pelos 20M) e Tomás Esteves vão ser os próximos.

    Saudações DesPortistas!

  • Paulo Ribeiro
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:28 pm

    Pessoalmente, é provavelmente a saída mais dolorosa a que já assisti no meu clube…

    • Xyeh
      Posted Setembro 10, 2020 at 9:19 am

      Nada bate a saída do Rúben Neves, sempre que o vejo a jogar quase que solto lágrimas, sou fã do Neves e foi uma facada, quando vês um jogador a chorar por não jogar pelo clube do seu coração só podes admira-lo. Este negócio custa muito e é mais uma prova que o SC consegue títulos mas não consegue potenciar ninguém, Marega anda a ser figura do FCP há 3 anos e ninguém lhe pega, o Soares marca uns golitos e nada, o Telles com grandes números e ninguém o compra, o Corona igual, tudo jogadores que poderão sair a custo 0 e andamos nós a ter que vender a formação. PdC e SC deviam ter vergonha e dar o lugar à disposição porque cada vez estou mais desiludido.

    • 44Pacimadeles
      Posted Setembro 11, 2020 at 12:23 am

      Tal e qual, é o mesmo sentimento com que fiquei com a saída do Ruben. É a comparação perfeita, porque foram os dois vendidos por “pechinchas” depois de uma época em que deixaram água na boca.
      Para mim o Vitinha era o jovem mais talentoso da formação no plantel, superior tanto ao Fábio Silva, Fábio Vieira ou Baró (T.Esteves também poderá lá chegar mas ainda é claramente muito cedo para avaliar).

  • The Mo
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:28 pm

    Esta doeu muito!
    Vitinha é um jogador fantástico( um Moutinho mais refinado), de todos os jovens era o que tinha mais talento e potencial, percebia-se perfeitamente que se fosse aposta e tivesse continuidade iria agarrar o lugar, e isto deixa-me frustrado.
    Mas não vale a pena ter mais ilusões, tudo o que sejam talentos da formação nunca irão ser aposta, por muitas e variadas razões, mas a realidade é esta.
    Quanto ao Wolves, se com Fábio Silva o Porto vendeu gato por lebre, com Vitinha não tenho a menor dúvida que irá triunfar e tornar-se um jogador importante já nesta época, tem um treinador que aposta em jovens, e vai estar inserido numa legião de portugueses o que irá facilitar muito a sua adaptação.
    Entre o deve e o haver o Wolves vai ficar a ganhar com estes negócios com o Porto, pagou muito por Fábio Silva, mas vai ter o Vitinha por uma pechincha, o tempo irá encarregar- se de o provar.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:29 pm

    Concordo com a opinião geral.

    Vitinha assim como o Fábio Vieira são os diamantes desta geração da formação portista, bem mais que o Fábio Silva.

    No caso do Wolves, também acredito que Vitinha possa ter um impacto bem superior ao do ponta de lança dos 40M, muito à semelhança do que aconteceu com Pedro Neto.

    O resto já se sabe…a cláusula será accionada facilmente!

    Mais 20M dados pelo parceiro estratégico.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 9, 2020 at 11:21 pm

      Gosto muito do Fábio Vieira, mas nem pensava 2 vezes se me perguntasse se preferia perdê-lo ou ao Vitinha. O Vitinha é soberbo, vai ser craque mundial, já o Vieira, apesar de já ter mostrado muita qualidade, é mais uma incógnita.

      • Fim da oligarquia
        Posted Setembro 10, 2020 at 12:09 pm

        Não o conheço muito bem porque não acompanho muito a formação do Porto mas aquele passe que ele faz a desmarcar o Marega com o jogo a acabar com mais pressão inerente ao momento está ao alcance de muito poucos.
        Acho um desperdício o Porto abdicar de talentos que podem ser de top para manterem por exemplo jogadores como o Marega que tendo qualidades onde se destacam,são medianos e nem sequer tem uma boa relação com a bola.Acho uma gestão de vistas curtíssimas.

      • Fantantonio
        Posted Setembro 10, 2020 at 1:51 pm

        Eu também acho que o Porto ficava melhor se este empréstimo fosse do Fábio Vieira e conseguisse manter o Vitinha, mas não acho que a diferença entre os dois seja assim tão grande, se for aposta, acho que estarão bem servidos na mesma.
        Além disso, dificilmente todos os potenciais craques das últimas fornadas vão ter lugar no plantel porque claramente não vai ser o foco do SC, portanto, compreendo a ideia de tentar rentabilizar ativos por aí, enquanto existem, dada a situação atual do Porto porque pelos jogadores experientes para ganhar no imediato que têm sido contratados, dificilmente alguém daria estes valores no mercado atual.

  • ESC
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:30 pm

    Péssima “venda” para o Porto. Ao contrário do Fábio Silva, este já era um valor seguro pela qualidade que sempre mostrou (mesmo no pouco que jogou era notório) e mentalidade correta para um profissional que possui, além do valor não ser irrecusável (já recusaram propostas semelhantes por Marega)…

    É incompreensível como é que o Porto vai vender os ativos que poderiam salvar o futuro do clube (desportivamente e financeiramente) para manter jogadores envelhecidos, com pouco tempo de contrato e qualidade duvidosa.

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:33 pm

    Ridículo. Nada mais a dizer.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:36 pm

    Que negócio mais estúpido para o Porto. Vender o Vitinha por 20M não concordo mas percebo agora emprestá-lo com opção de compra. A opção de compra pode não ser accionada e se for só conta para a próxima janela de transferências. O Porto precisa de realizar vendas por montantes a pagar neste mercado para evitar o fair-play financeiro.

    O Vitinha é um craque, uma espécie de Moutinho em ascensão (até acho que tem mais potencial que o Moutinho), portanto o Wolves não poderia pedir ninguém melhor para fazer esse trabalho. Agora vem também o Tomás Esteves e o Diogo Leite que irão mostrar o seu valor, tal como fez o Rúben Neves.

    • ESC
      Posted Setembro 10, 2020 at 8:52 am

      O empréstimo é apenas para contornar o Fair-Play financeiro por parte do Wolves. O Porto já conta com os 20M…

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 10, 2020 at 11:11 am

        Porque razão ao Porto contam os 20M se é uma opção de compra apenas. E mesmo que seja cláusula obrigatória, porque razão conta para esta janela do mercado para o Porto e para o Wolves não? A sério não consigo perceber esse raciocínio, não estou a ser irónico.

        • 44Pacimadeles
          Posted Setembro 11, 2020 at 12:20 am

          Se a cláusula for obrigatória (já li que sim e que não…) o FCP pode contá-la como Acréscimos e reconhecer a sua valia como Ativo já neste exercício financeiro (ainda que só seja faturado posteriormente), e o Wolves do seu lado pode registar como Gasto só quando incorrer na despesa (próximo exercício). Isso a nível contabilístico pode ser feito de várias formas, e de certeza que a Team Mendes tem isso tudo mais do que estudado

    • Oldasity
      Posted Setembro 10, 2020 at 11:42 am

      Se o Vitinha estiver se quer perto do nível do Moutinho já terá chegado a um nível altíssimo.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 10, 2020 at 12:04 pm

        Concordo Oldasity, o Moutinho tem uma carreira invejável e atingiu o nível que muitos poucos alcançaram. Mas não sei, o Vitinha entusiasma-me mais do que o Moutinho quando apareceu, acho que tem um potencial superior e que se tudo correr bem poderá atingir patamares superiores, mas claro que é apenas um pressentimento meu. O que o Vitinha tem que fazer é trabalhar e treinar como nunca é aprender com o tutor ideal que é Moutinho.

  • Leonidas
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:44 pm

    Isto é tudo feito tão à descarada que até perde a piada.

  • FrancisMelo
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:51 pm

    Mais um Rúben Neves.. Não vale a pena..

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 9, 2020 at 10:54 pm

    Dar 60 milhões pelo conjunto dos dois jovens portistas já não me parece um negócio tão estapafúrdio como o dos 40 milhões pelo Fábio Silva.
    Vejo o Vitinha com muito mais capacidade para se tornar jogador do que o Fábio Silva, 20 milhões é quase dado atendendo ao potencial (claro que ao dia de hoje nenhum dos dois valeria mais de 10 milhões pela qualidade atual mas o potencial pagar-se caro).

    • Raptor Julio
      Posted Setembro 10, 2020 at 8:07 am

      Mas achas mesmo que o Fabio foi por 40M? 10M p comissões + a compra obrigatória do vinagre. O fábio na melhor das hipoteses ficou por 20M. É uma palhaçada esta gestão.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:00 pm

    Diz-se que o Sérgio Conceição queria que o Vitinha ficasse no plantel do Porto…

    Seja como for, ele é um craque e um dos melhores jovens jogadores portugueses para mim pelo que tem talento para ser um grande jogador na Liga Inglesa.
    Veremos é que tipo de utilização é que o NES lhe vai dar.

    O talento está lá e é consensual que o tem.

    É deprimente a forma como o Porto vende as jóias da formação…

  • TBL
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:02 pm

    Mau para o Porto e para o campeonato português, são dois jogadores que tinham tudo para explodir em breve.
    Vale de consolação a ideia de que este Wolverhampton pode ser um bom clube para um primeiro crescimento sustentado antes de, esperemos, maiores voos.

  • SlyRP
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:15 pm

    Afinal o parceiro estratégico já não é mau, agora já não é lavandaria. Há por aí muita coluna a passar mal nos últimos dias, mas o que vale é que em Portugal isso não importa, amanhã sai um artigo a dizer que esta venda foi a venda do século e que o dinheiro do Félix é do monopólio.
    É triste o futebol português ser assim, é ainda mais triste o Jorge Mendes ficar com os passes dos jogadores da formação dos clubes para os ajudar financeiramente. Primeiro foi o Benfica há uns anos, agora é o Porto.
    O Setúbal, o Cova, o Torreense é que são maus pq é só chineses e falcatruas, mas os grandes é à descarada e não tem mal.

    Desportivamente falando, uma perda importante no Porto, um miúdo com um futuro muito bom pela frente. Mas só assim se sustentam as compras no Brasil, do Taremi e tantos outros.

    • Sergiomig
      Posted Setembro 10, 2020 at 10:31 am

      Então há lavandaria este ano é isso? O negócio do Félix esse foi limpinho.
      Acho graça, mas é o normal em Portugal, se for o meu clube é tudo normal, mérito e inveja dos outros.
      Quando se trata do clube dos outros, é falcatruas e lavandaria.
      tanto um negócio como o outro tem um cunho particular.
      Mesmos agente, mesmos clubes da orla do empresário, valores altamente inflacionados. É seguir o dinheiro, estou farto de dizer!
      Referir que o JM recebeu 7 (!!!) milhões pela comissão

      • SlyRP
        Posted Setembro 10, 2020 at 11:09 am

        Há lavandaria todos os anos, seja em que clube for.
        A questão aqui é a mudança de discurso. Agora já não é lavandaria do lado do Porto, agora são grandes negócios.

        Seja como for, os negócios são todos iguais, q lavandaria está aberta a todos.

        • Sergiomig
          Posted Setembro 10, 2020 at 12:11 pm

          Exacto, tal como o ano passado poucos benfiquistas se preocuparam com a venda do Félix. Que é toda la uma negociata a JM tal como é esta.
          Daí o meu comentário. Basta ver q indignação dos benfiquistas aqui no blog.
          Como já dizia o outro:
          É PÊNALTI!
          Resposta: Depende, foi em que grande área?

        • Apessoa
          Posted Setembro 10, 2020 at 2:25 pm

          Ve os comentarios dos portistas. Todos criticam esta venda.

  • Hugo
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:16 pm

    Se eu fosse a “vocês” em 2024, votava outra vez no PdC. Então mas não era óbvio que isto ia acontecer? Cabe na cabeça de alguém? Estão a destruir o nosso FC Porto.

  • troylee16
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:19 pm

    Muita pena de ver este jogador sair, tem imenso potencial e o mindset correto para ter podido vingar no porto.
    Apesar disto, percebo as movimentações do Porto no mercado(apesar de achar o valor ridículo quando comparado com os 40M do Fábio Silva). Vendendo jogadores da formação permite ao Porto fazer mais valias por inteiro sem perder competitividade no plantel (uma vez que dificilmente seriam titulares). No curto prazo, face à situação financeira do Porto, faz todo o sentido, no médio/longo prazo veremos.

  • Red Punisher
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:24 pm

    Portanto..o Wolves está a salvar o Porto da bancarrota! Alguém que me queira “degolar” por dizer a verdade?

    • Sergiomig
      Posted Setembro 10, 2020 at 10:26 am

      Este comentário foi giro.
      Um jogador que podia ser claramente opção na equipa este ano sai por empréstimo, com opção de compra, de 20 milhões (valor normal neste mercado actual).
      Em que É que este negocio salva o Porto? Se fosse vendido este ano, ok talvez. Nos moldes actuais nem por isso.

      • Red Punisher
        Posted Setembro 10, 2020 at 4:56 pm

        Sergiomig,

        Não me refiro ao Vitinha. Este sim, foi emprestado dentro dos valores corretos.
        Refiro-me ao Fábio Silva e aos Coronas desta vida.
        Imagina que o Wolves não existia, ficava o Porto +1 ano sem comprar ninguém.

  • DA
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:28 pm

    Palhaçada… Despachar o Soares, o Aboubakar e o Zé Luís e renovar com os que estão em final de contrato e são realmente mais valias está quieto… Siga antes vender os jogadores da formação mais promissores que temos e continuar a jogar estilo Huddersfield… Esta gestão é criminosa e, por muito que me custe, o meu clube é uma vergonha… Mas isso pouco importa, pelos vistos… Fossem amanhã as eleições e o PdC voltaria a ganhar com 99%… Agradeço muito por tudo o que ele fez pelo clube mas a verdade é que já deveria de ter saído há uma década… A este ritmo, daqui a cinco anos estamos pior que o Sporting do tempo do Godinho…

    • Fim da oligarquia
      Posted Setembro 10, 2020 at 12:00 pm

      Concordo.Basicamente é um abdicar do futuro para garantir um presente mediano e a a manutenção no poder dos que lá estão.E provavelmente como dizes talvez nem sirva para conseguir renovar com os bons, os que aumentam o patamar como o Telles e a longo prazo nem financeiramente vai parecer tão bom.Basta ver o que fizeram com o Rúben Neves.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:37 pm

    Da nossa geração de ouro, já saiu Fábio Silva e Vitinha. Diogo Leite e Tomás Esteves devem sair também. O Diogo Queirós fala-se em mais um empréstimo. Sobram o Baró, o Vieira e o Diogo Costa. O Diogo Costa é certo que não vai ser opção principal, o Fábio Vieira é capaz de ter alguns minutos e o Baró, que depois da lesão nem ao banco ia, duvido que seja aposta.
    Impressionante como o Porto tinha aqui uma geração para entrar de caras na equipa principal (só referi aqueles que era óbvio que tinham capacidade para serem figuras no Porto, deixando de parte o Afonso Sousa – já dispensado -, João Mário – não deve demorar muito até sair -, Madi Queta – já saiu também -, etc ) e um treinador e uma direção incompetentes conseguiram destruir por completo todo este plano.
    Sinto-me enojado, triste e revoltado com esta situação (não enganado, porque, lá no fundo, sabia que isto ia acontecer e os miúdos não iam ser aposta). Depois de no ano passado terem gasto quase 45M em jogadores que financeiramente nunca renderiam (estou a deixar de fora o Nakajima e o Luis Diaz), como Zé Luís, Uribe, Marchesin, Saravia e Marcano, mais de metade deles nem desportivamente rendeu. Depois dessa abordagem ao mercado vergonhosa chegamos a esta situação, na qual mais uma vez decidimos mal, ao vender o nosso futuro e a manter jogadores mais velhos que podem sair a custo zero no próximo ano ou por menos do que sairiam agora (serão mais velhos e mais próximos do fim dos seus contratos). Era preferível este ano ficarmos de fora do título e construirmos uma base com a nossa formação para os próximos anos e criar estabilidade financeira. Mas não, siga vender os miúdos para termos dinheiro para renovar com o MAREGA. É preciso sangue novo no nosso clube, isto não pode continuar asssim!

  • flanker
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:42 pm

    Epa, o Wolves devia mudar de nome para Lobos Portugal FC ou algo do gênero, tantos são os portugueses lá :)
    Agora a sério, grande miúdo e grande jogador. Vai ser um Moutinho 2.0 ou melhor.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 9, 2020 at 11:51 pm

    Mendilhões! Carrossel! O parceiro privilegiado voltou para os braços do antigo amor.

    60 milhões por dois jogadores que ainda não provaram nada. Pelo menos o Félix ainda fez meia época de grande fulgor…

    Dito isto, não há aqui surpresa nenhuma: todos sabíamos que os vencedores do Youth League iriam sair em catadupa. Falhou o Valência, mas restam muitos cavalinhos do carrossel ainda.

    • Sergiomig
      Posted Setembro 10, 2020 at 10:17 am

      O amor do Mendes todos sabemos quem é.
      Dinheiro
      O Félix fez meia época de grande nível verdade.
      Meia época.
      Saiu por 125 milhões.
      Vamos todos repetir “125 milhões”
      Negócio Fábio Silva ou Félix é a mesma coisa.
      Negócios que transpiram Jorge Mendes por todo o lado.
      É escusado tentar colar mais a este clube ou aquele.

      • Oldasity
        Posted Setembro 10, 2020 at 11:45 am

        Vitinha + Fábio Silva custaram metade do Félix em época de pandemia e juntos não fizeram numa época inteira o que Félix fez em metade de uma época.

        • Sergiomig
          Posted Setembro 10, 2020 at 12:21 pm

          Eu vou parar de responder ao pessoal que acha que o negócio do Félix ou do Silva são negócios claros. Já perdi a paciência.
          Sim foi normalissimo o Félix ter saído por 125 milhões, porque tinha jogado meia época em Portugal. Foram 125 milhões mas bem visto deviam ter sido 170 porque esse é que um valor justo por um miúdo, primeira época, com meia época nas pernas e meia dúzia de jogos nas competições europeias. Foi um valor aceitável.
          O Vitinha ir emprestado com opção de compra (opção Não foi vendido não há compra obrigatória) de 20 milhões é um escândalo. Agora estou a ver melhor. Obrigado pelo esclarecimento

      • DNowitzki
        Posted Setembro 10, 2020 at 12:08 pm

        O Fábio não fez nada e saiu por um terço. Creio que esse é o meu ponto.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 10, 2020 at 12:01 am

    Espera: dos 40 milhões do Silva, 25% vão para comissões. Só o Mendes ficam com cerca de 17,5%.

    É óbvio que o carrossel é um luxo que fica caríssimo.

  • FiliGon
    Posted Setembro 10, 2020 at 12:06 am

    Mais uma negociata estranha… primeiro o Fábio Silva, jogador banalissimo (o Gonçalo Ramos num jogo marcou mais golos para o campeonato que ele) vendido por 40 milhões, agora mais um que mal jogou na equipa A por 20 (opção de compra é obrigatória) agora só falta o wolves comprar o Tomás Esteves por 20 milhões (uma vez que tempo de jogo não é um requisito). Não é por nada mas estes negócios do mendes causam-me cá uma urticária. Honestamente prefiro ver os miúdos crescerem nas equipas em vez de serem vendidos antes de mostrarem serviço.

  • Hugorr
    Posted Setembro 10, 2020 at 2:04 am

    É pena, mas acho que é o ‘preço a pagar’ pela venda de Fábio Silva.

    Adorava que os miudos se mantivessem, sobretudo Vitinha, Fábio Vieira e Tomas Esteves, mas alguns iriam ter que sair. Adorava que tivessemos optado(tido a escolha?) de vender Diogo Leite, Baró e Fábio Silva, e manter as verdadeiras pérolas, mas é pena…. espero que só saia o Diogo Leite (dos miudos), que isto assim até é doloroso presenciar…

    Quanto ao jogador em questão, um talento puro, não jogou mal quando entrou, e teve sempre toques evidentes de predestinado, sempre impacto… e é isto. Que rebente na premier league e se torne um jogador estupendo.

    Esta custou-me tanto quanto a saida de Ruben Neves :(

  • Axel Matic
    Posted Setembro 10, 2020 at 2:05 am

    Vitinha por 20 M é barato e se a comissão Mendes fôr 18 % como foi com Fábio Silva, isto fica em mau estado, o Vitinha deixou sempre água na boca, entre Baro, Fábio Vieira, Silva, Leite e Esteves era para mim o mais impressionante especialmente a nível mental parece sempre muito concentrado e determinado, parecido com o Conceição e mesmo não sendo superior tecnicamente ao Fábio Vieira e até ao baró parece fazer o mais importante que é Fazer com que algo que é bem complicado pareça muito simples, espero que jogue muito no Wolves e venha se juntar a seleção o mais cedo possível!

  • Valderrama
    Posted Setembro 10, 2020 at 2:56 am

    Péssimo negócio para o Porto, foi o jogador da geração vencedora da Youth League que demonstrou maior qualidade no contexto da equipa principal, raramente não foi um destaque positivo quando entrava em campo.
    Na perspectiva do jogador, embora no Wolves vá encontrar uma armada portuguesa numerosa e um grande jogador em que se pode inspirar como João Moutinho, não acho que o estilo de jogo de NES seja o que melhor se adapta às suas características. Não quer dizer que, sendo o craque que parece ser, não possa triunfar de qualquer maneira nesse contexto.

  • El Pipito
    Posted Setembro 10, 2020 at 4:25 am

    Aproveito este post para falar do negócio Fábio Silva. Hoje falou-se em 10 milhões de euros de comissão na transferência do ponta de lança portista para os Wolves. Como é que isto é possível? Estamos a falar de 25% do valor total…

    • Ventola28
      Posted Setembro 10, 2020 at 9:51 am

      É possivel porque foi o pinto da costa que pediu para colocar os miudos! Logo quando pedes é obvio que vais pagar mais comissoes!
      Basicamente 40M – 10M de comissoes ja faz 30! Mais 10M que vai dar pelo ruben vinagre o valor ja vai pra 20M o que nao deixa de ser um grande negocio por um jogador que tem mais hype do q aquilo que realmente vale!
      7M para o jorge mendes e os outros 3M? De quem será essa tal empresa? Humm cheira-me que o filho do pinto da costa tambem lucrou! Ja no carraça lucrou 1.5M!

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 10, 2020 at 12:15 pm

        1.5M pelo Carraça? Onde viste isso?

        Os outros 3M do Fábio Silva foram para a STV, Lda..

        Saudações DesPortistas!

  • RMCL
    Posted Setembro 10, 2020 at 8:48 am

    A crise obriga a isto! Ainda para mais Mendes é perito neste tipo de negócios é ver o que fez no Benfica e o que esta a fazer nos azuis! É que Vitinha tinha talento para perfumar a nossa liga, mas infelizmente o futebol é assim, esperar que tudo lhe possa correr bem!

  • Romulo
    Posted Setembro 10, 2020 at 9:27 am

    Não duvido que o Mendes tenha enorme poder, mas também acho que tem as costas muito largas… acham mesmo que se o PdC/Conceição concordassem com todo esse enorme potencial, pensassem apostar nele a 100% já nesta próxima temporada, etc, este negócio tinha acontecido? Quando o BSilva saiu do Benfica, também foi porque o Mendes obrigou? Enfim, o Mendes tem muito poder mas também nao pode ser a desculpa para todos os erros e mas decisões da direção/treinador.

  • Vegeta
    Posted Setembro 10, 2020 at 9:31 am

    Em agosto escrevi aqui que o Jorge Mendes ia vender o Fábio Silva, o Diogo Leite e mais 2 miudos da formação do Porto, fazendo os tais 100 milhões.
    2 já foram, faltam 2.

    • Tiagopvz
      Posted Setembro 10, 2020 at 1:47 pm

      Fabio Silva rendeu 30M

      O Vieira foi emprestado com clausula de compra de 20M ( nao sei se é obrigatória)

      Falta vender o Diogo Leite ( falava-se em 20M do Valencia antes de se saber dos problemas financeiros do clube che) e outro jovem…não sei se dá para os 100M. O Porto vai ter que vender mais alguém e o meu palpite recaí no Soares porque tem mercado e por estarem a ser contratados avançados, no Danilo por este já ter expressado vontade de sair e ainda rende umas boas notas e, por último, no Telles que é o jogador mais bem cotado do plantel e corre o risco de sair a custo zero no fim da época

      • Kacal
        Posted Setembro 11, 2020 at 12:19 am

        Penso que o outro jovem poderá ser Tomás Esteves (infelizmente, mas com Manafá e Carraça no plantel com Corona também, duvido que fique e seja aposta de SC)! Depois além de Diogo Leite, Tomás Esteves e Fábio Silva (Vitinha foi por empréstimo) acredito que ainda saíam Aboubakar, Zé Luís e Soares. Mas não me admiraria que saísse um dos principais entre Telles, Danilo e Corona.

  • Filipe__Santos
    Posted Setembro 10, 2020 at 10:29 am

    Muitas opiniões aqui vão no sentido de que “Conceição e Pinto da Costa” destroem um projeto com futuro, fazem gestão danosa, etc, etc.
    Penso que é injusto para o treinador, este ataque. Conceição tem vários defeitos de demonstrações comportamentais, incoerência na liderança, e postura tacanha nas intervenções públicas (demasiados, para um treinador de primeira linha em Portugal) pelos quais pode e deve ser chamado à pedra. A gestão desportiva e financeira do clube não pode nunca ser-lhe imputada, senão qualquer dia os clubes não precisam de direção.
    Conceição é um funcionário do Porto. Como qualquer treinador de futebol, é o funcionário com o lugar menos seguro na organização para a qual trabalha. Como tal, só tem de fazer uma coisa: ganhar o campeonato, ou ficar perto de o fazer. Sabendo disto, o papel dele na construção de plantel é escolher a estratégia que entende dar-lhe mais garantias de sucesso. Se essa estratégia lesa os interesses do clube, e mesmo assim é executada, só a direção pode ser responsabilizada por isso. Mais nada.

    Para ilustrar melhor o raciocínio, vou deixar aqui uma história, daquelas que podem acreditar ou não:
    -Há uns 2 anitos, o Presidente de um clube sério e cumpridor de 1ª liga iniciou as conversas de renovação com o seu treinador, de forma muito entusiasta: “Mister, estou felicíssimo por informá-lo que conseguimos desbloquear orçamento e condições para fazer equipa B e equipa sub-23 na próxima época. Isto é importantíssimo, somos o único clube desta região, e vamos pode captar muito do talento desta zona que nos foge por não podermos lança-los logo na 1ª Liga. É um grande passo para o nosso projeto.”
    -Resposta do treinador: Presidente, parabéns pelo empenho e pela ambição, mas sinceramente e vendo a competitividade dos nossos rivais diretos, é melhor pegar nesse dinheiro e contratar aqueles dois jogadores que lhe pedi no ano passado mas que estavam fora do nosso orçamento. Com esses dois, garanto que não descemos.
    -Raciocíno do treinador (forma como ele expôs as coisas nos círculos mais próximos): Eu não posso dar-me ao luxo de me preocupar com o projeto do clube, porque posso até estar aqui a estruturar um plano de crescimento de médio prazo, desde os Benjamins até ao roupeiro dos Seniores; se ao fim de 10 jornadas estiver abaixo da linha de água, sou despedido, ninguém quer saber do projeto. Aqueles dois jogadores ajudam-me naquilo pelo qual eu vou ser julgado e avaliado nos próximos 10 meses. O resto depois vê-se.

    • andreb
      Posted Setembro 10, 2020 at 11:02 am

      – O Sérgio não foi despedido depois de uma eliminação humilhante contra a equipa Russa.
      – O Sérgio não foi despedido depois de vários jogos de maus resultados e a jogar mal e porcamente.
      – O Sérgio neste momento sabe e muito bem, que tem todo o apoio do presidente, e que está bem protegido. Este ano se não ganhar, a não ser que não chegue ao 2º lugar duvido muito que seja motivo para ser despedido, a não ser que a qualidade dos jogos seja mesmo aberrante.

      Ele pode achar que tem mais probabilidade de ganhar com certos jogadores, o que não é um problema. O problema é que tem que sempre se contextualizar à situação financeira de um clube.

      O Porto tem sofrido uma gestão danosa e teve um salva-vidas com a geração de jovens que lhe apareceu. Desenganem-se os adversários que achem este negócio favorecesse em alguma coisa o Porto (o Vitinha tinha potencial para muito mais, com a idade que tem, a técnica que ele mostrou, a simplicidade) tínhamos aqui um diamante em bruto, tal como com alguns dos outros jovens, como é o caso do Fábio Vieira.

      Mas pronto, em vez de se pensar no médio-prazo faz-se estas decisões, sendo assim retiro as seguintes conclusões:
      – Qualquer jovem que veja o Porto sabe que nunca vai ser opção. Antes mesmo disto, temos outro caso ridículo como do Neves.
      – Não vendemos jogadores com algum mercado como Telles, Corona, Otávio para depois saírem a custo zero.

      Claro que a culpa principal nestes temas não é do Sérgio, mas tem muita culpa.

      Tenho muita vergonha do que se tornou o meu Porto. Chegou a altura de aviarem as malas!!!!

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Setembro 11, 2020 at 3:48 am

      O andteb tem alguma razão no que diz, mas o Filipe está certo em tudo. Não cabe ao treinador responder pela política desportiva.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 10, 2020 at 10:35 am

    Respondendo à resposta do VM, sempre referi que o Porto tinha excesso de miúdos das camadas jovens em que alguns casos não iriam ter minutos suficientes pelo que era necessário decidir-lhe o que fazer.

    Olhando para a composição do plantel, já existe Uribe e Sérgio Oliveira, além de que Baró (que se encontra a treinar esta posição segundo SC) e Otávio (não acredito que saia mesmo o perdendo a custo zero), podem fazer esta posição pelo que não me parece um mau negócio.

    Não tem o valor de Fábio Silva que era impossível de recusar (nem vou comentar os 25% de comissões mas quem quer entrar no carrossel de Jorge Mendes também tem que se sujeitar a algumas condicionantes), mas 20 milhões por uma promessa não me parece um mau negócio ao dia de hoje. Obviamente tem potencial, poderia render muito mais no futuro (principalmente se fosse aposta), mas com a condicionante do Fair Play Financeiro, o Porto tinha que se agarrar aos activos que são vendáveis como é o caso das camadas jovens, e ao dia de hoje nenhum dos dois foi mau negócio.

    Saudações desPortistas.

    • DNowitzki
      Posted Setembro 10, 2020 at 12:05 pm

      Cancelo e Bernardo Silva…

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 10, 2020 at 2:32 pm

        E com eles foi o Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, João Carvalho que não valiam os 15 milhões (nem os mencionados visto que era apenas potencial) e também foram vendidos.

        Quem quer a ajuda de Jorge Mendes ganha nuns negócios e perde em outros. Na altura ganhou em todos, hoje viu-se que nesses dois saiu a perder mas apenas num futuro que conseguimos observar.

        • Chico
          Posted Setembro 10, 2020 at 5:04 pm

          Também saiu a perder com o André Gomes.

        • Fim da oligarquia
          Posted Setembro 10, 2020 at 10:03 pm

          Sim mas quando é que em condições normais os clubes portugueses podem ir ao mercado comprar jogadores do nivel do Bernardo e do Cancelo.
          A longo prazo é sempre um mau negócio.

Deixa um comentário