Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto segura goleador até 2022

Para ter uma oportunidade na equipa principal já em 2019-20? É apenas de 2002 mas alguns dos principais craques portugueses, como Futre ou Ronaldo, estrearam-se com 17 anos. 

O FC Porto anunciou a renovação de contrato de Fábio Silva até 2022. O avançado goleador, de apenas 16 anos, vem de uma grande época com 33 golos em 39 jogos, tendo sido decisivo nas conquistas da Youth League e campeonato nacional de juniores.

48 Comentários

  • cartz
    Posted Junho 3, 2019 at 2:43 pm

    Espero que seja para fazer parte dos 18 na maioria dos jogos! Este não engana, craque!

  • akxel
    Posted Junho 3, 2019 at 2:48 pm

    Mas que grande noticia, por mim começa já a jogar a titular na equipa b, e quem sabe ir tendo algumas hipóteses nas taças

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 3, 2019 at 2:52 pm

    Bem a clausula era de 10 milhões. Espero que agora já esteja a um valor bem mais alto. Deve fazer a pré-época com a equipa A e, se corresponder, não vejo porque não haveria de ser aposta. Tem imenso talento.

  • RicardoFaria
    Posted Junho 3, 2019 at 2:53 pm

    Que grande notícia!
    Espero que o Fábio, com calma, comece a jogar pela equipa principal para que no futuro seja um dos principais jogadores do nosso plantel sénior e da seleção nacional.

    Saudações DesPortistas!

    • offtopicguy93
      Posted Junho 3, 2019 at 3:07 pm

      Ricardo no benfica tens um caso parecido e quiseram acelerar o processo desse jogador e olha no que deu… nem ao mundial sub-20 foi chamado! Falo de Ze Gomes!

      O Ze estreou-se na equipa principal muito novo, e subitamente desapareceu… Vejo os jogos da equipa B e parece que estagnou no tempo… além de estar com o mesmo fisico, está com um futebol muito pobre para aquilo que se adivinhava!

      O melhor é levar o fabio devagar (pois ainda é juvenil), e para o ano ir entrando aos poucos na equipa B… é importante que faça mais um ano de juniores (ou meia epoca, tipo até janeiro) e começar aos poucos como senior, senão esse queimar de etapas só vai prejudicar o jogador!

      Bem haja!

      • RicardoFaria
        Posted Junho 3, 2019 at 3:58 pm

        Offtopic93 eu referi com calma precisamente por ter medo de uma situação como essa.
        Quando me referi a utilizar o Fábio era mais nas taças, assim em jogos sem pressão só para o motivar mas também concordo que ainda é cedo para ser opção imediata na equipa principal.
        Eu já joguei futsal e cheguei a treinar várias vezes com a equipa sénior quando inclusive era juvenil e isso no meu caso era desafiante e motivava-me porque era muito mais difícil mas logicamente não somos todos iguais, contudo, o Fábio parece ser um tipo low profile e acho que também iria ficar motivado para conseguir cada vez mais.
        O caso do Zé Gomes realmente não percebi o que lhe aconteceu mas até é “engraçado” que o outro PL que era muito promissor na mesma altura era o Rui Pedro que também tem vindo a cair a pique, infelizmente.

        Saudações DesPortistas!

        • offtopicguy93
          Posted Junho 3, 2019 at 4:16 pm

          Ah ok, como não referiste o contexto fiquei na duvida! Sendo assim, concordo a 100% contigo! Ir colocando o Fabio contra equipas de escalões inferiores em jogos de taça pode ser muito bom para a confiança do jogador (nem que seja para sentir que já fez parte do grupo), e para a sua evolução!

          Eu curiosamente joguei futebol 11, e posso dizer que apanhei grandes craques da elite, contudo uma lesão ao nivel do talento não permitiu mais xD

          Bem haja!

  • José S.
    Posted Junho 3, 2019 at 3:07 pm

    Vá lá finalmente a assegurar os valores!!
    Uma boa notícia e espero que a clausula seja (bem) alta, ou que simplesmente não tenha neste momento (será?).

  • El Mago
    Posted Junho 3, 2019 at 3:12 pm

    Para mim juntamente com o Félix o maior talento jovem do país. em relação ao FCP desde Fernando Gomes que o FCP não formava um PL tão promissor.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 3, 2019 at 3:19 pm

    Ainda bem que vai continuar por cá para evoluir com calma antes de ir para um tubarão. Estamos a falar do futuro ponta de lança do Porto e da nossa seleção!

    Espero que faça a pré-época com o Porto e que pelo menos seja titular da equipa B.

  • AngeloGJ
    Posted Junho 3, 2019 at 3:19 pm

    Esta geracao de miudos sub-17/19(alguns) parece-me muito mais inteligente e solida mentalmente do que a geracao de Joao Mario, Andre Gomes, Renato Sanches ou Diogo Dalot, e no futebol por mais talento que tenhas sem mentalidade solida e inteligencia nao vais a lado nenhum (a nao ser que sejas treinado pelo SC e tenhas ficado em segundo lugar no campeonato no ano de 2019 lol) e este miudo Fabio pela sua postura em campo e fora dele parece-me ter o suficiente para se afirmar no proximo patamar competitivo, estou curioso para ver se fara a pre-epoca (logicamente deveria porque nao acredito que fique a dever nada a Andre Pereira ou Fernando Andrade) e se caso renda o SC aposte em mante-lo na equipa.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 3, 2019 at 3:19 pm

    Geralmente na formação os treinadores gostam de colocar tudo o que tem técnica na ala, deixando os pontas de lança para os jogadores com tijolos nos pés (por isso é que Portugal nunca tem pontas de lança de qualidade).

    Este Fábio Silva alia uma boa técnica e está talhado para trabalhar no centro do terreno e não nas alas, o que seria de esperar para um jogador com a sua qualidade.
    Demonstra uma frieza, movimentação e trabalho frente à baliza que fazem lembrar as movimentações de Romário, que também não tinha muita altura mas que foi dos melhores jogadores a jogar dentro da grande área. Era letal.

    Fabio Silva ainda tem que evoluir muito, ainda não é letal dentro da grande área, nem ainda conseguiu fazer a diferença no futebol sénior, portanto é impossível dizer se vai dar jogador ou não.

    O Zé Gomes também prometia muito e depois chegou à equipa B e o rendimento caiu.

    O Fábio Silva tem que continuar a evoluir na equipa B do Porto e a jogar na II Liga.

    PS: O irmão Jorge Silva também tem qualidade, é central e joga na formação da Lazio. Acho que tem potencial para ser um grande jogador também.

  • Sombras
    Posted Junho 3, 2019 at 3:23 pm

    Se levantar o seu centro de gravidade do chão e pensar em jogar primeiro e refilar depois, tem tudo para ser aquilo que o André Silva prometia e muito mais, dado que é craque da cabeça aos pés. Espero que comece a ter cabecinha e dará jogador de certeza.

  • opiniaodeadepto
    Posted Junho 3, 2019 at 3:39 pm

    Será que vai ser integrado na equipa principal! Está a notar-se uma grande pressão de Pinto da Costa e dos adeptos, para que haja aposta na formação, mas não creio que o Sérgio seja o treinador ideal para isso!
    Faço a seguinte comparação: Quantas casas deu o Rúben Dias? e o Diogo Leite? Qual deles deixou de ser aposta?
    Além disso, se não for feita de forma sustentada, esta aposta pode tornar-se num erro histórico!
    É fácil dizer que se o Benfica o fez, o Porto também pode e, ainda por cima, tendo ganho a youth league mostra sinais de grande qualidade. Mas há que não esquecer que os miúdos que entraram na equipa principal do Benfica, tiveram muitos jogos de segunda divisão antes de calçarem na equipa principal.

    • MCastru
      Posted Junho 3, 2019 at 4:19 pm

      O Diogo Leite foi encostado por um jogador que foi vendido por 50M€ ao Real Madrid. Não foi encostado porque era fraco, mas sim porque havia um muito melhor.
      Agora, acho que podia perfeitamente ser 3º central, porque não me parece inferior ao Mbemba.
      Quanto ao Fabio Silva, adorava que fosse já integrado e pior que o André Pereira não deve fazer…

      • opiniaodeadepto
        Posted Junho 3, 2019 at 4:31 pm

        Claro e depois veio o Pepe e encostou o tal jogador de 50 milhões à direita!!!
        Não foi aposta porque o SC não quis arriscar e foi buscar outros jogadores para aquela posição!

    • joaolmaio
      Posted Junho 3, 2019 at 6:30 pm

      O Diogo Leite foi para o banco para dar lugar a um rapaz chamado Éder Militão que fez uma época horrível… oh wait.

      É mais fácil ser aposta e singrar quando se é jovem mas a dupla é Luisão-Jardel do que quando a dupla é Felipe-Militão. O erro foi quando chegou o Pepe, o que obrigou o Militão a jogar naquela que não é a sua melhor posição. Este ano veremos. Eu espero que um dos Diogos seja aposta (e claro, o Costa como 2ª opção nas redes e o Fábio a ser titular na B e 3ª opção na A; e Baró e Fábio Vieira também mereciam uma oportunidade).

  • 100Clubismo
    Posted Junho 3, 2019 at 3:41 pm

    Sei que é meio offtopic, mas aproveito este tópico sobre o FC Porto para fazer uma ressalva muito importante:
    Com a possibilidade de o FC Porto perder força no panorama futebolístico devido à desorganização estrutural do clube e à debandada de jogadores que irão enfraquecer e muito o plantel, há também a hipótese do Sporting subir de patamar e colar-se ao SLB, deixando o FC Porto para trás.
    Ora, com isto vamos voltar a ver demonstrações de regionalismo bacoco e pérolas como “mouraria”, “quero ver Lisboa a arder”, “capital do Império”, “morte aos mouros”, “abaixo do Mondego é África” e assim sucessivamente. Isto foi uma tática usada pelo FC Porto e PdC nos anos 90 e início deste século para desestabilizar o futebol e criar divisonismo, o chamado “dividir para reinar”, mesmo quando o FCP ganhava títulos atrás de títulos acontecia esta baixaria.
    Com isto até se dá a entender que o Norte é o Porto, e o Porto é o Norte. Eu não confundo as duas coisas. Até porque a meu ver essa quezília que existia há alguns anos não é nem nunca foi entre Norte e Sul, mas sim entre Lisboa e Porto, dois “eucaliptos” que secam o resto do País. Como tal, minhotos, beirões, transmontanos, algarvios ou alentejanos nada têm a ver com isto.
    Para concluir, choca-me que haja lisboetas adeptos do FCP, pois para além da constatação óbvia de as duas cidades ficarem a centenas de quilómetros uma da outra, ainda há o factor do ódio propagado por este clube a Lisboa e à “mouraria” durante anos.

    • RicardoFaria
      Posted Junho 3, 2019 at 3:52 pm

      Não houve nada de importante no seu comentário, na minha perspectiva obviamente.

      Saudações DesPortistas!

    • DennisBergkamp
      Posted Junho 3, 2019 at 3:57 pm

      Mas porque é que o Porto vai peder força no panorama futebolistico? Este ano ficou em 2º e perdeu as duas taças nos penaltys quando as devia ter ganho durante os 90′. Para além disso, foram aos quartos de final da Champions (mesmo que o grupo tenha sido considerado o mais fraco) coisa que o sporting nunca na vida conseguiu.
      O sporting, por esta altura o ano passado falava-se que ia acabar e no entanto ganhou duas taças e até fez um bom campeonato.

      Eu sou do Benfica, mas nunca se pode dar como morto o FCP.. nem estavam tão bem no inicio do ano nem estão tão mal como as pessoas falam agora. Vão deixar sair peças importantes mas de certeza que vão conseguir colmatar bem neste mercado.

      • FCPenta
        Posted Junho 3, 2019 at 4:24 pm

        Dennis, o 100Clubismos também não sabe. Mas especialmente para alguém que já produziu clássicos como BdC e Godinho Lopes , o mantra é o sonho comanda a vida, e por essa razão o Sporting será sempre a potência do “futuro” do futebol português.

        Esforço, dedicação, devoção e glória. E violinos, pelo menos 5 em uníssono. MSGA: Make Sporting “Great” Again!

      • 100Clubismo
        Posted Junho 3, 2019 at 5:44 pm

        Errado. O Sporting CP já foi aos quartos-de-final da Champions, na altura Taça dos Campeões, em 1982/83.

    • MCastru
      Posted Junho 3, 2019 at 4:15 pm

      Zero importância essa ressalva.
      Essa atitude de calimero já não cola. Eu sou portista e, como muitos portistas, não me colo ao que dizem os dirigentes do meu clube. Acredito também muitos benquistas não se revejam no LFV por exemplo.
      Quanto ao SCP poder passar para a frente desportivamente, não acredito. O Porto vai perder alguns jogadores, mas o SCP vai perder O jogador. Além disso não tem o dinheiro da champions.
      Portanto, o outsider aqui é o Sporting, e não o contrário.
      Cumprimentos.

    • FCPenta
      Posted Junho 3, 2019 at 4:19 pm

      O Sporting realmente é um caso de estudo. Um poço de esperança mesmo perante o abismo.

      Quanto ao comentário dois pontos 1) também me surpreende ver adeptos Sportinguistas e Benfiquistas no Norte. É uma coisa absolutamente aberrante e incompatível com os valores da região. Mas também me espanta que ninguém, mas mesmo ninguém, goste dos governos em Portugal e apesar disso, somos governados pelos mesmos dois partidos continuamente há décadas… Se a idiotice pagasse imposto, Portugal não estava como está.
      2) A debandada vai ocorrer sem compensação financeira? É que pelas minhas contas este pode ser um dos melhores anos de vendas de sempre do Porto. Vai ser este o catalisador da ascensão do Sporting?

      Duas Taças. Um 3º Lugar e sem acesso ao dinheiro da CL. Sporting Clube de Portugal, a potência em ascensão!

      • PAAG
        Posted Junho 3, 2019 at 5:24 pm

        Valores da região? Que é isso? Devem achar que são especiais.

      • MIguelPS
        Posted Junho 3, 2019 at 10:01 pm

        Pois bem esse ponto 1 é que é realmente surpreendente como existe pessoas que ainda pensem assim.
        Para já, parece que ainda não sabes que o norte não é só porto e sul não é só lisboa,
        E depois tu sabes o que é viver numa cidade onde o clube da tua terra vai contra todos os teus valores? Funciona a cunhas, sempre em dividas devido a corrupção alem de ser um clube que compete em escaloes bastante inferiores. Eu sou do norte não do porto mas sou do Benfica porque nao me identifico em nada com o porto (clube) e isto faz de me aberrante?

        • José S.
          Posted Junho 4, 2019 at 1:36 am

          Não Miguel, pelo contrário, aqui no norte (eu sou centro norte) as pessoas sabem bem o que é o porto e lisboa, infelizmente há é muita gente lá embaixo que pensa que Lisboa é Portugal e resto são arredores.
          Não é de agora, vem de traz e não é só Lisboa para norte mas também para o interior e até mesmo Alentejo e Algarve.
          Graças a Deus os tempos mudam, não há ditadura e evolui se, só que infelizmente as mentalidades demoram a mudar. Quem não perceber ou entender isto então percebe pouco de história, sociedade ou mesmo política ou simplesmente é novo demais e só quer saber da oportunidade para o seu futuro. Está intrínseco e não tem como esconder digam o que disserem ou tentem passar como mitos.
          Eu sou do Norte mas gosto de ir lá baixo seja ver um jogo de futebol ou concerto.
          Não gosto obviamente de centralização e acho que o resto do país tem todo o direito de aceder (digamos) a todas as oportunidades de quem é de Lisboa ou mora relativamente perto.
          Compreende se pela dimensão, ser capital, centro de serviços, etc não se compreende e não aceito é a desigualdade social que se vê e se tenta transmitir, tipo cidade comospolitana como já vi aqui.
          Não pode ou deve acontecer, porque simplesmente somos um país pequeno em que todos devemos trabalhar para o mesmo mas nota se que são mais alguns que trabalham e outros enganam e obrigam o resto do país a pagar pelos seus erros, isto de exemplo.
          Haja compreensão no que se tenta transmitir e não nos defenirmos pelo clube que apoiamos pois é exactamente isso que levou (leva?) ao tal regime diferente e por consequente o controlo de opiniões, etc, etc..
          Cumprimentos

    • joaolmaio
      Posted Junho 3, 2019 at 5:12 pm

      Não há ponta por onde se lhe pegue no seu comentário. Simplesmente porque o seu wishful thinking não acontecerá.

    • joaolmaio
      Posted Junho 3, 2019 at 5:15 pm

      E quase não há lisboetas adeptos do Porto. Basta lembrar que a maior parte dos habitantes de Lisboa não são de Lisboa mas sim de vários pontos do país. E há muitos e muitos nortenhos que todos os anos vêm para Lisboa à procura de uma melhor oportunidade (porque sim, é mais fácil aqui). Eu por mim falo, vivo em Lisboa há 5 anos e sou do Porto… e outra, não há comparação entre as duas cidades. Em termos de beleza é impossível comparar porque cada uma é linda à sua maneira, em relação ao resto o Porto ganha por uma margem bastante larga. Abraço!

      • Tsubasa
        Posted Junho 3, 2019 at 6:37 pm

        Onde é que a cidade do Porto ganha a Lisboa por larga margem?

        • joaolmaio
          Posted Junho 3, 2019 at 6:41 pm

          Óbvio que vou puxar a brasa a minha sardinha, mas tendo vivido nos dois sítios: empatia, simpatia, disponibilidade, qualidade dos serviços, há uma maior entreajuda entre as pessoas, etc etc

          • Tsubasa
            Posted Junho 3, 2019 at 6:57 pm

            Empatia, simpatia, disponibilidade são conceitos um pouco subjectivos, mas respeito o teu ponto de vista, creio que o facto de Lisboa ser mais cosmopolita que o Porto tb leva a essa situação, o Porto sendo um meio mais pequeno acaba por tornar tudo mais “friendly”…. Relativamente à qualidade dos serviços, Lisboa neste momento sofre um “problema” de sobrelotação, com o Turismo no seu pico isto rebentou de vez, o que naturalmente leva a uma degradação dos serviços porque hoje seja a que horas for há fila para tudo, seja para tirar um bilhete identidade, seja para apanhar o comboio ou simplesmente jantar fora com a namorada, não tendo a oferta ainda se adaptado à procura, o Porto talvez não passe por isto ou pelo menos se passa esta numa escala inferior pelo que talvez não se note tanto como em Lisboa este “overbooking” que acaba por se reflectir em todos os serviços prestados na cidade

            Diria que Lisboa se está a transformar definitivamente numa cidade 100% cosmopolita claro que com as devidas distâncias para Paris, Londres ou Paris que são de dimensões muito superiores, já o Porto por ser mais pequeno ainda consegue manter o seu lado mais “bairrista” que leva a essa percepção mais “friendly”

            Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, não acho que se ganhe nada com estas guerras de a minha cidade é melhor que a tua

            • joaolmaio
              Posted Junho 3, 2019 at 7:42 pm

              Concordo, Tsubasa.

              Eu não entro nessas guerrilhas porque se entrasse não estaria a viver em Lisboa nem teria tomado a opção que tomei. Mas claro que sendo do Porto vou sempre dizer que a minha cidade e melhor, pelo simples facto de que eu sou de lá e é e será sempre a minha casa.

              E concordo com o facto de Lisboa se estar a tornar cosmopolita. Mas a minha crítica vai precisamente para os portugueses de Lisboa que parece quererem descaracterizar aquilo que antes era uma bandeira, que era o bem receber. Não digo que recebam mal, mas começam a receber com indiferença e isso faz com que se perca a magia. O Porto, sendo mais pequeno e concentrado, talvez não passe por isso, até porque no Porto a personalidade da cidade não se perdeu e penso ser mais difícil de isso acontecer.

    • joaolmaio
      Posted Junho 3, 2019 at 6:23 pm

      E dizer também que tem mais dificuldades de adaptação quem faz o percurso Norte-Lisboa do que o contrário.

    • Kacal
      Posted Junho 3, 2019 at 8:14 pm

      É verdade que são apenas meros rumores, mas a confirmar-se reforços na linha de Mangala (este já não vem por outras razões, mas podia ter assinado), Luan e Roger Guedes diria que o plantel até ficaria fortalecido em relação ao que temos tido… fala-se no Renzo Saravia também que não conheço bem, mas está bem cotado e dificilmente não será um “upgrade” a Manafá e a adaptações. Dos jogadores que saíram e vão sair, fala-se também que o Telles é para manter e a ver vamos, só tive pena das saídas de Casillas, Militão e Herrera, mas a primeira foi forçada e as outras duas acredito que possamos colmatar bem com critério no mercado. Seja como for, caso estes rumores tenham alguma ponta de verdade e venham reforços dentro desta linha, até podemos sair fortalecidos e a verdade é que temos estado nas decisões. Se é preciso mudanças? Sem duvida. Se me identifico com a mentalidade que falas? Não. Mas nada está perdido ou vai virar um abismo, calma.

  • MiguelF
    Posted Junho 3, 2019 at 4:05 pm

    Excelente notícia, o Fábio tem um talento acima da média e espero que seja aposta pouco a pouco.

    Na minha opinião começava já na equipa B e poderia ser opção no plantel principal nas Taças (primeiros jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga) para mais tarde se fixar de vez na equipa A.

    Só espero que não desperdicem este talento!

  • Kacal
    Posted Junho 3, 2019 at 6:45 pm

    Aos 16 anos só pode assinar por 3 anos? Pergunto mesmo por não saber. Esperava um contrato de 5 anos, quem sabe até 6. Mas talvez não seja possível. Bem, seja como for espero que ele tenha cabeça e trabalhe no duro pelas oportunidades, que isto seja visto por ele como um incentivo e não como um desleixo. E que tenha oportunidades, claro. Espero vê-lo como titular absoluto da equipa B esta época e a ter uns minutos nas Taças. Não espero menos que isso.

    • AngeloGJ
      Posted Junho 3, 2019 at 7:56 pm

      Acho que menores de idade só podem ter contratos de formação e o máximo são mesmo 3 anos, e’ por isso que muitos jovens até terem 19 anos acabam por renovar o contrato várias vezes, provavelmente o FÁBIO SILVA que do fizer 18 anos o FCP renovalhe o contrato denovo e Poe lhe uma cláusula de 100M, neste momento acho que legalmente não pode fazê-lo

      • Kacal
        Posted Junho 3, 2019 at 8:08 pm

        Ah percebi, estou esclarecido. Obrigado pela informação, AngeloGJ!

        Nesse caso espero que o nosso Porto renove o contrato dele mal ele faça 18 anos. Ele fará 17 no próximo mês por isso já iremos poder renovar-lhe o contrato novamente antes do inicio da próxima época oficial de 2020/2021. Aí espero que renovem por mais 3 anos ficando ele com um contrato de 5 anos e ponham a tal clausula de 100/120 milhões.

    • offtopicguy93
      Posted Junho 3, 2019 at 8:02 pm

      Kacal não tenho a certeza absoluta, mas por ser um contrato não profissional não pode ultrapassar esses anos! Aquilo que podem fazer é colocar um ano de opção… só qundo assinar um contrato profissional é que poderá ser de 6, 10, aquilo que entenderem! Não tenho a certeza absoluta se é isto, mas acho que é!

      Bem haja

      • Kacal
        Posted Junho 3, 2019 at 8:09 pm

        É capaz de ser offtopicguy, não estou muito a par do futebol de formação e das regras, mas assim já sei. Obrigado pelo esclarecimento!

        Bem haja

Deixa um comentário