Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto vende Fernando ao City por 15 milhões de euros

Bom negócio? Quem devia substituir o “Polvo”? Com Fernando, Javi e Fernandinho, parece claro que Yaya na próxima época se vai fixar definitivamente como um nº10.
O FC Porto comunicou à CMVM que chegou a um acordo com o Manchester City para a cedência de Fernando Reges, pelo valor de 15.000.000 € (quinze milhões de euros). VM – Venda há muito anunciada, a dúvida era perceber os moldes do negócio. E considerando que o brasileiro há meio ano podia se ter comprometido a custo zero com os Citizens, acaba por ser um excelente negócio para o FC Porto. Agora vamos ver é como é que os azuis e brancos vão substituir um elemento que foi durante 6 anos titular no Dragão. Não há nenhum substituto natural no plantel, apesar de Lopetegui poder potenciar Mikel ou adaptar Defour, e por outro lado não é fácil encontrar um elemento com as capacidades no processo defensivo do “Polvo”, claramente o melhor “trinco” em Portugal nos últimos anos. Posto isto, destacar que os dragões tinham uma espécie de núcleo duro, formado por Helton (que não se sabe quando volta a jogar), Mangala (que também pode ser transferido), Jackson (está no mercado) e Fernando, secundado por Danilo e Alex Sandro. Neste momento já deixou sair um jogador e é muito provável que perca pelo menos mais um elemento importante, o que a acontecer irá logo à partida diminuir as hipóteses do FC Porto na próxima época. Quanto à perspectiva do City, Pellegrini no último terço de 2013-14 deu a titularidade a Javi para libertar mais Yaya e na próxima época com o africano já com menos fulgor físico é normal que repita o sistema, muitas vezes com Fernandinho a fazer de 8 e Touré a assumir uma posição de 10. E Fernando, além de dar mais opções para a necessária rotatividade que uma equipa como o City necessita, é claramente mais forte na transição defensiva (aquela que é uma das principais lacunas do campeão inglês) que Javi, além disso, apesar de não ser um predestinado em termos técnicos evolui muito nos últimos anos ao nível do passe e capacidade de decisão. Por último, para um clube habituado a investir 20 milhões por Rodwell ou Javi, dar 15 por Fernando acaba por serem “trocos”. 

0 Comentários

  • Roberto
    Posted Junho 25, 2014 at 6:46 pm

    Negócio feito desde a renovação

  • Jose
    Posted Junho 25, 2014 at 6:46 pm

    Muitos diziam aqui que ele não tinha renovado e que ia sair a custo 0.
    Logo 15 Milhoes por um jogador livre nada mau, este negocio.

    • Roberto
      Posted Junho 25, 2014 at 6:50 pm

      Não, muitos diziam que ele tinha renovado já com um acordo para sair no final de época, provavelmente a um preço mais baixo. E foi o que aconteceu.

    • Jose
      Posted Junho 25, 2014 at 6:54 pm

      Não muitos até quando sairam os relatorios de contas do Porto diziam que o Fernando ia sair a custo 0, pois nao o viam lá e tal e que aquela renovaçao tinha sido apenas para enganar os socios.

      Parece que mais uma vez andavam enganados.

      Ja todos sabiamos que o Fernando a sair nunca iria sair pela clausula, mas tambem não ia dado.

    • vsn7647
      Posted Junho 25, 2014 at 7:06 pm

      Claro que nao ia sair a custo 0 , so se quisesse sair sem rótulas …

    • Jose
      Posted Junho 25, 2014 at 7:22 pm

      vsn7647 já lhe acentou a carapuça ?
      vá comentar as noticias do seu clube que andam a quase 1 mês para conseguir contratar um tal de Rabia que custa 500 mil euros, Derley já foi, o do setubal parece que vai pelo mesmo caminho.

      Mas tem sempre alguma coisa a dizer para tentar denegrir as noticias dos rivais, pelo menos este saiu com um grande curriculo, já quando saem do sporting…….

    • vsn7647
      Posted Junho 25, 2014 at 7:36 pm

      Jose , quer mesmo falar de reforços ou o nome Sami chega lhe ?
      Nem todos tem a capacidade de contratar 20 M aka BMG em laterais isso é verdade , e tambem prefiro andar "a 1 mês para contratar um tal de Rabia" do que andar a potenciar jogadores de outros clubes como Atlético de Madrid.

      Os do Sporting não saiem com grande curriculo mas sempre que saiem o Porto anda lá metido e depois acaba por conseguir apenas Moretos Idrissas e Candés …

    • Tiago Alves
      Posted Junho 25, 2014 at 8:07 pm

      E moutinhos..

    • Jose
      Posted Junho 25, 2014 at 8:18 pm

      Nem grande, nem pequeno, saem com 0 titulos. Consegue sair com Idrissas, candes, moutinhos(lembra.se ganhou mais num 1 ano no porto que em 8 no sporting).

      E em falar em reforços é preciso ter calma, o sami foi só para dar alfinetado no Maritimo, os reais reforços ainda estão para chegar.
      Quanto ao Oliver, mais vale um emprestado que ajude a equipa a ganhar( pergunte aos Benfiquistas se arrependem de cá ter silvio e siqueira), do que ficar mais um ano(como já é habitual para os seus lados) sem ganhar nada de nada.

      E ainda vou esperar bem sentado de uma venda do Sporting superior a 15 Milhoes, se não for o William não estou a ver mais ninguem, quem sabe o Patocio.

    • Ace-XXI
      Posted Junho 25, 2014 at 9:31 pm

      O que nunca ninguém disse foi quanto pagaram a Fernando e ao seu empresário para renovar…

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 10:25 pm

      Nem perto de 15 milhões digo eu…

  • SLB
    Posted Junho 25, 2014 at 6:48 pm

    O Javi vai sair do City, ele próprio já confirmou no seu Facebook. Gostava de voltar a vê-lo no Benfica, mas o seu salário..
    Parece que hoje é o dia das vendas oficialmente.

  • Anónimo
    Posted Junho 25, 2014 at 6:50 pm

    bom negócio!
    para mim o melhor medio defensivo do mundo a DEFENDER

    Mr.Green

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 7:45 pm

      O Mascherano também é muito forte no processo defensivo, pena é que não jogue na sua posição a maior parte do tempo.

    • Anónimo
      Posted Junho 25, 2014 at 9:05 pm

      não é melhor que fernando na miha opinião ….

      perde em capacidade fisica

      Mr.Green

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 10:07 pm

      E desarme definitivamente.

    • Gabriel Esteves
      Posted Junho 25, 2014 at 10:35 pm

      Adoro ver jogar o Mascherano! É pena jogar tantas vezes a central, porque a médio defensivo é fantástico! A desarmar e recuperar bola é dos melhores (talvez até o melhor)! Também gosto muito do Fernando, como portista e apreciador de bom futebol! Aliás, é dos meus jogadores preferidos no porto, na ultimas duas épocas foi o meu preferido.

    • Joao Pedro Ribeiro
      Posted Junho 27, 2014 at 1:13 am

      Fernando é bom mas Luiz Gustavo é claramente superior

  • Anónimo
    Posted Junho 25, 2014 at 6:53 pm

    Excelente negócio tendo em conta que a sua posição é médio defensivo.
    Boa Sorte polvo…

    RC

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 25, 2014 at 6:54 pm

    Foi o negócio possível,logicamente o jogador vale mais,mas já poderia ter assinado a custo zero. Quando renovou já se sabia que era para sair a um preço convidativo.

  • Anónimo
    Posted Junho 25, 2014 at 6:54 pm

    Bom negócio do Porto apenas atendendo à situação contratual do jogador, que poderia ter saído a custo zero e também já não é nenhum miudo.

    Quanto a Yaya, talvez saia do Man City.

    Luis Freitas

  • Anónimo
    Posted Junho 25, 2014 at 6:55 pm

    Façam o favor de sugerir alguns nomes para substituir o Fernando VM…

    Gostava de saber a vossa opinião quanta a esta contratação.

    Bruno Almeida

    • Jose
      Posted Junho 25, 2014 at 7:06 pm

      O que não faltam é nomes para substituir fernando, o problema é que a direçao gosta mais das comissoes sul americanas, mas mesmo ai existem jogadores com potencial para substituir fernando

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 7:43 pm

      O mais provável é ser o Camacho, é um jogador com características diferentes, mas tem qualidade e encaixa bem na filosofia do novo treinador que o conhece bem, acho que seria um bom reforço.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 7:44 pm

      Fazia all-in no Johannes Geis do Mainz.

    • vsn7647
      Posted Junho 25, 2014 at 7:52 pm

      Mohamed El neny (Basel)
      Jonathan dos Santos (Barça)
      Gabriel (Botafogo)
      Robin Quaison (Aik)

    • Rabensandratana
      Posted Junho 25, 2014 at 8:05 pm

      O melhor para mim é o Mohamed El Neny!!!

      Não engana é muito bom jogador.

    • João Lains
      Posted Junho 25, 2014 at 8:31 pm

      Jonathan dos Santos? Ia já buscá-lo, para arranjar confusões é do melhor. Desde as visitas de meninas aos hotéis da selecção mexicana, o abandono das lides internacionais com apenas 20 anos depois de ter ficado de fora do Mundial, o facto de rejeitar ser envolvido no negócio do Bravo para o Barcelona, no sentido inverso, para um jogador que esteve quase uma temporada afastado por lesão, é muita ambição, no meu ponto de vista. Além disso, nem sequer é médio defensivo.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:49 pm

      João Lains,

      Subscrevo, para além de não ser médio defensivo, tem esses problemas todos, nem é hipótese, a meu ver.

    • Francisco Martins
      Posted Junho 25, 2014 at 9:06 pm

      Subscrevo a opção dada pelo Rabensa….

      Espectacular médio, muito forte no capítulo da recuperação de bola, basta ver os jogos que fez na liga europa.

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 9:28 pm

      Fabio, Geis vinha no meu top também.

      É incrível se ele continuar no Mainz…que jogador fenomenal.

      Camacho não seria nada mau, mas não sei se tem o potencial que parecia ter há uns anos atrás.

      Quanto ao Fernando…vai deixar muitas saudades. Jogador fantástico a defender, dos melhores que vi.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 10:13 pm

      Diz-se que o Elneny vai para o West Ham.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 10:53 pm

      A sério??? depois de Mauro Zárate e Kouyaté, se conseguirem o Mohamed Elneny, muito bom, estão a movimentar-se muito bem.

  • João Pedro Santos
    Posted Junho 25, 2014 at 6:56 pm

    A mim não me parece tão claro que Yaya se vai fixar a 10!
    Com Silva, Aguero e Jovetic a poderem jogar atrás do avançado
    Basicamente o City fica com Javi e Fernando a trincos e Fernandinho e Yaya para box-to-box.
    Jack Rodwell perde cada vez mais espaço…

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 7:42 pm

      Duvido que o Fernandinho vá para suplente do Yaya, mas é só a minha opinião.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 7:47 pm

      O Pellegrini deve montar um meio campo a 3, principalmente nos jogos grandes. O City é uma equipa que sofre muito nas transições defensivas e mesmo no processo defensivo falta critério, algo que com a entrada de Fernando no 11 deixa de existir, ou pelo menos existirá em menor escala.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:11 pm

      Sim, nalguns jogos acredito que aconteça, mas na maior parte dos jogos deve ser 4-4-2, com o Aguero a SA e um PL (Dzeko ou Negredo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 8:30 pm

      Isto se o Agüero não sair. Todos os anos é alvo do Real Madrid e do Barcelona e tendo em conta que costuma falhar alguns jogos por lesão, acho que o City o aceitaria por algo como 70 milhões.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:49 pm

      Fábio Teixeira,

      Sim, se o Aguero sair, nesse caso, não tenho duvidas que o melhor é apostar num meio-campo a 3 (Fernando, Fernandinho e Yaya), com o Silva numa das alas e o Dzeko (ou Negredo) como PL, na outra ala pode ser o Nasri, Navas ou até uma contratação que possa chegar, mas não estou a ver isso a acontecer (venda de Aguero), mas vamos esperar para ver.

    • alexandre miguel
      Posted Junho 25, 2014 at 8:52 pm

      O Rodwell não vai sair , mas sim o Javi…
      O City precisa de Ingleses no plantel .

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 9:31 pm

      Cuidado, estão a esquecer-se do Jovetic…ou sai, ou então o 4-4-2 será muito provável. Ou então alternam entre jogos. De qualquer das formas, para dar solidez defensiva, o Fernando foi uma excelente compra.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 10:54 pm

      Sim, acredito que o sistema táctico vai alterar várias vezes, dependendo dos jogos, ou então o Fernando vai ser um suplente utilizado várias vezes.

  • Tiago Alves
    Posted Junho 25, 2014 at 6:56 pm

    Ficam na memória exibições como em Manchester, 1º jogo com a camisola na Luz, entre vários jogos importantes. Aqueles cortes, por vezes, no Estádio do Dragão, eram festejados como golos. Enfim, uma centena de cortes espectaculares.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 7:48 pm

      Aquelas tesouradas, em que ele abre as pernas e chega à bola, e não comete falta alguma. Um predestinado na matéria.

  • Tiago Alves
    Posted Junho 25, 2014 at 6:56 pm

    com 21 anos pegou de estaca na 2º jornada do campeonato frente ao Benfica. Agu será o proximo…(até porque neste momento é tão bom ou melhor do que era fernando na altura.)

  • André Vieira
    Posted Junho 25, 2014 at 6:58 pm

    Se tivermos em conta que em janeiro podia ter assinado por outro clube qualquer a custo 0 é um excelente negócio, mas na medida em que o Javi Garcia foi vendido a este mesmo clube por 20 milhões e o FC Porto só consegue 15 com o Fernando que é muito melhor que Javi Garcia, fiquei um pouco desiludido.

    • Joel
      Posted Junho 25, 2014 at 7:31 pm

      Contrariaste-te. Então é um excelente negócio, mas ficaste desiludido? lool. Depois de ele quase sair de graça isto foi um achado. Para mim é um negócio do outro mundo, até porque não me acredito que oferecessem muito mais, sequer noutra altura, por um médio com as limitações do Fernando, não obstante a sua incrivel qualidade defensiva.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 8:10 pm

      O Fernando já não tem grandes limitações. Evoluiu imenso no processo ofensivo. Até te digo mais, é superior ao Defour ofensivamente.

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 9:33 pm

      Fábio, também não é difícil. O Defour só joga para trás.

      De qualquer das formas, concordo contigo, o Fernando está muito completo. Claro que a defender e 20x melhor do que a atacar, mas também é dos melhores do mundo a fazê-lo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 10:10 pm

      Para trás e para o lado. Progredir com bola tá quieto. Mostrar alguma coisa ofensivamente só com remates de fora de área.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 25, 2014 at 6:58 pm

    Óptimo para todas as partes.. é bom relembrar que o Porto podia tê-lo perdido a custo 0! Portanto, embora a perda desportiva seja grande, em termos financeiros, o Porto acaba por minimizar esta saída e garantir um encaixe que permite olhar para o mercado à procura de um substituto.

    Para o City é um reforço de peso, pode parecer estranho para o plantel que eles têm, mas a verdade é que faltava um jogador com estas características, é verdade que havia Javi, mas penso que Fernando é bastante superior a todos os níveis (excepto no jogo áereo) e na próxima temporada poderá ser importante em vários jogos (na temporada que findou, em vários jogos o Polvo fez falta, principalmente contra adversários de maior nomeada faltou um "tampão", já para não falar nos jogos em que teve de lançar o Demichelis nessa posição).

    Por fim, o Fernando… já merecia, à muito tempo este salto!

    Entretanto, eu enquanto sportinguista, vou gostando destas saídas!

  • João Jonet
    Posted Junho 25, 2014 at 6:59 pm

    Talvez seja para acautelar uma possivel saída de Yaya pois as suas "fitas" e gemideiras já devem estar a cansar o Man. City

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 25, 2014 at 7:02 pm

    Excelente negócio do FCP que evitou assim a sua saída a custo zero e garantiu um encaixe de quinze milhões de euros.

    Vamos ver como se arruma agora o City, mas possivelmente algum dos méritos poderá sair.

    Agora o FCP deverá também encontrar um substituto para o melhor médio defensivo a actuar em Portugal…

    A verdade é que Porto e Benfica vão perdendo algumas das suas referências ao invés do SCP que está a conseguir manter toda a sua equipa e ainda reforçá-la.. mas 31 de Agosto ainda está longe..

    • Nelson Mohr
      Posted Junho 25, 2014 at 7:06 pm

      Mesmo assim eu acho que o Sporting ainda vai vender o Rojo e o Slimani.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 25, 2014 at 7:19 pm

      Sim Nelson Mohr é uma possibilidade.

      Mas dessas hipóteses parece-me que a pior seria a saida de Rojo, pois na minha opinião o SCP jogava melhor com Montero do que com Slimani.

      Parece-me a mim que será mais fácil a substitução de slimani que Rojo, e não me parece que Rojo saia facilmente pois o SCP ganhará pouco com a sua venda tendo só 25% do passe.

    • Nelson Mohr
      Posted Junho 25, 2014 at 7:35 pm

      Exacto, eu também concordo contigo, o Sporting jogava muito melhor com o Montero.

      A questão do Rojo passa pelo Fundo que é dono de não sei quanta percentagem dele, que de certeza que vai forçar o Sporting a vendê-lo… Tenho pena pois queria que na próxima época a dupla fosse Dier-Rojo, mas enfim…

    • Anónimo
      Posted Junho 26, 2014 at 9:41 am

      Todos os anos saem jogadores importantes destes clubes, agora o que pode:
      os novos jogadores não serem umas reais valias
      Não se habituarem totalmente ao campeonato português;
      Péssimo treinador;

      Nota: no Sporting não saem porque normalmente não tem grandes valias…

      António

  • rui roldao
    Posted Junho 25, 2014 at 7:09 pm

    Impressao minha ou porto teve a espera que o Garay fosse oficializado para anunciar logo de seguida e de certo modo mostrar que consegue vender melhor

    • André Vieira
      Posted Junho 25, 2014 at 7:22 pm

      O FC Porto não precisa de mostrar que consegue vender melhor, o FC Porto é o melhor clube do mundo a negociar.
      Pinto da Costa em tudo dá 10 a 0 ao incompetente do Vieira.

    • Anónimo
      Posted Junho 25, 2014 at 7:34 pm

      É o melhor clube a negociar nos valores fictícios que mandam para a CMVM, porque depois vamos a ver o relatório de contas e é o que se vê. Aliás basta ver o dinheiro que encaixaram com o Moutinho e o James, que na altura tinha sido feito, supostamente por 70 milhões.
      Mário

    • André Vieira
      Posted Junho 25, 2014 at 8:16 pm

      Todos os anos são feitas auditorias externas por profissionais de demonstrações financeiras, e nunca foi detetado nada em relação ao que o senhor insinua.
      Tem provas disso, ou está só a atirar para o ar?
      Os valores do James e do Moutinho foram comunicados á CMVM, e em nada são diferentes daqueles que são apresentados no Relatório e Contas.

    • João Carvalho
      Posted Junho 25, 2014 at 9:09 pm

      O problema do Porto é que dos valores brutos por que vendem os jogadores apenas menos de 60% da parte que detêm dos jogadores entram no clube.
      Dos 15M por que venderam o Fernando 4M ou 5M são para o jogador e respectivo empresário. Vejam as noticias que saíram quando o Fernando e o seu empresário foram "convidados" a renovar em Janeiro.

    • André Vieira
      Posted Junho 25, 2014 at 10:50 pm

      Tal como o Benfica no negócio Rodrigo e André Gomes, o Jorge Mendes deve ter retirado dos valores dessas transferências uma bela comissão, já que o empresário teve uma grande influência nesses negócios.

  • vsn7647
    Posted Junho 25, 2014 at 7:09 pm

    Duvido que o Yaya fique no City , depois daquilo de não lhe terem dado parabéns no dia de anos nem terem deixado estar com o irmão quando ele estava no fim da vida.
    Gostaria de ver de volta a La Liga em qualquer um dos milionários, mas também não sei se o City estará intencionado em deixar lhe sair .

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 25, 2014 at 7:16 pm

    Só nos resta agradecer ao GRANDE POLVO pelos 6 anos de dedicação e a varrer o campo ao serviço do nosso clube. Demonstrou uma grande fibra ao renovar e permitir um encaixe de 15M em vez de sair a custo zero, o que nos dias de hoje, tendo em conta a quantidade de mercenários que aí andam, é de louvar!

    Desportivamente ficamos a perder bastante, ainda para mais numa posição fulcral como a de trinco que ele ocupava. Dificilmente arranjaremos melhor, mas parece-me que há uns nomes interessantes no mercado, e o que mais me cativa é o Casemiro do Real Madrid. Gostava de o ver como substituto do Polvo! Temos ainda Mikel para evoluir e potenciar, mas não acredito que esteja pronto este ano para se assumir como titular na equipa.

  • Ricardo F.
    Posted Junho 25, 2014 at 7:17 pm

    É o negócio possível e acaba por ser muito bom para o Porto. Podia ter perdido o jogador a custo zero, mas ainda lucrou 15 milhões. Para o Porto é uma saída complicada. Vão ter de ir ao mercado para colmatar esta (grande) lacuna que ficou no 11. Pelo lado do City, um meio campo com Fernando, Fernandinho e Yaya é de um luxo incrível. Com um central para emparelhar com Kompany e um lateral direito, o plantel ficava a um nível astronómico. Veremos se é desta que conseguem alguma coisa na Liga dos Campeões.
    Por fim, depois de Garay, mais um jogador importante a abandonar os rivais do meu Sporting. Penso que Gaitán e Jackson serão os próximos. Por outro lado, com o golo de hoje e com perspetivas de chegar às meias do Mundial, a saída de Rojo perfila-se como praticamente garantida.
    SL

    • Jorge Faria
      Posted Junho 25, 2014 at 7:28 pm

      Refere-se a um lateral direito para o banco? É que o Zabaleta dá muito boa conta do recado na minha opinião.

    • vsn7647
      Posted Junho 25, 2014 at 7:33 pm

      Lateral já contrataram o Sagna …

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:09 pm

      Ricardo F.,

      Concordo com o Jorge Faria, o Man City tem o Zabaleta que é subvalorizado, mas é do melhor que há por aí, é um lateral muito competente e equilibrado, e acabaram de contratar o Sagna a "custo zero", não é preciso mais laterais.

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 9:37 pm

      E ainda têm um diamante no banco…Micah Richards. Esse podia vir para o Porto.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 10:11 pm

      Não vejo muito provável a vinda de ingleses para Portugal. Ele ficava bem no Arsenal, já que o Sagna foi para o City.

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 10:27 pm

      Sim, infelizmente só de férias é que poderia vir para Portugal, mas é um jogador fantástico.

    • Ricardo F.
      Posted Junho 25, 2014 at 10:43 pm

      @Jorge Faria, vsn7647 e Kacal
      De facto não me lembrei do Sagna. Relativamente a Zabaleta, concordo que é um bom lateral, mas não o considero suficientemente ofensivo para uma equipa que joga em ataque continuado como o City. Mesmo o francês não é o ideal. Foi nesse sentido que falei em contratar outro lateral direito, mas sendo assim já não vai chegar mais ninguém a Manchester para essa posição.
      SL

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 10:55 pm

      Sim, mas o Man City utiliza o Kolarov nos jogos mais acessíveis para ser mais ofensivo, o Sagna será utilizado nesses jogos, depois o Zaba e o Clichy dão maior segurança defensiva nos jogos mais importantes ou complicados.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Junho 25, 2014 at 7:20 pm

    Não duvido das capacidades do Fernando, mas estou curioso para ver como se vai adaptar a Inglaterra. Acredito não vai ser fácil para ele, a ver se não se arrepende desta situação. Na minha opinião vejo o "Polvo" com características para um campeonato como o Italiano, mas posso estar enganado…

    Nota para o fim de ciclo do Porto. Claramente está prestes a iniciar um novo projecto, a ver vamos se tem sucesso ou não. Agora o que acho é que esta é claramente a perda mais difícil de reparar…

  • C8s
    Posted Junho 25, 2014 at 7:22 pm

    Esta contratação é bom negocio para o fcp, visto poder ter sido à borla, e demonstra que javi garcia foi má compra, que deviam ter levado fernado da primeira vez mas na altura ficava por 30 e muitos…
    O rapaz do malaga era bom substituto, ou entao o casemiro.

  • Rabensandratana
    Posted Junho 25, 2014 at 7:23 pm

    O meu jogador preferido do FCPORTO saiu, desfecho previsível e felizmente a equipa portista conseguiu amealhar 12 M por um jogador que podia ter saído a custo 0, Fernando várias vezes pediu para sair mas mesmo assim foi dos poucos que dava o máximo em todos os jogos, é um guerreiro, dos melhores trincos se não mesmo o melhor que passou pelo FCPORTO nos últimos 30 anos.

    Espero ver o Fernando titular no City e a ganhar muitos troféus.

  • Joel
    Posted Junho 25, 2014 at 7:26 pm

    Grande negócio dentro da realidade especifica deste jogador. 15 milhões por um médio defensivo que não sabe construir jogo não está nada mau, independentmente da qualidade que ele tem a destruir. O Fernando é um grande jogador dentro do estilo de jogador que é, um dos melhores na minha opiniao.

    Negócio espantoso se virmos que ele corria o sério risco de sair a custo 0, renovou-se a tempo e vendeu-se por 15 milhoes. Valor bem superior a 0.

    Obrigado por tudo Fernando, pena aqueles ataques de mercenário, mas também hoje em dia são todos. Ao menos sempre honraste a camisola, deste tudo pelo clube e aceitaste dar lucro ao Porto quando muitos virariam as costas ao clube e seguiam o seu caminho a custo 0 recebendo milhoes de prémio de assinatura.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 25, 2014 at 8:20 pm

      O Fernando sabe construir. Evoluiu imenso no último ano. Ele cada vez transporta melhor a bola, até porque consegue protegê-la e escondê-la bem dado que tem bom corpo para isso. Galga muitos metros e entrega quase sempre a bola jogável aos companheiros.

    • Joel
      Posted Junho 25, 2014 at 8:45 pm

      Caro Fábio,

      Uma coisa é dizer que o Fernando evoluiu muito em diversos aspetos ofensivos, como o transporte de bola, passe e etc, porém, outra coisa totalmente diferente é dizer que se tornou bom a fazer essas coisas ou acima da média. Coisa que não corresponde minimamente á verdade. É péssimo a rematar, mesmo de cabeça, mau a passar, sofrivel a progredir no terreno, mas concordo contigo, melhorou imenso em todos esses aspetos, o que não faz com que tenha ficado muito bom nos mesmos.

  • Joel
    Posted Junho 25, 2014 at 7:29 pm

    Já agora.. Continuo a suspirar com a saída de Rolando, Helton ( salario muito alto, pode ir para treinador de GR ), Varela, Defour, Izmaylov, Abdoulaye e Jackson ( mercenárioingrato ) .

    Mangala gostava de manter, até poque só temos 56% do passe, mas se vier o Balanta e o Indi pode ir tambem, desde que o encaixe seja interessante. Se for pelos números que se fala tem que ir já ontem.

  • João Rodrigues
    Posted Junho 25, 2014 at 7:30 pm

    Boa venda do porto podia ter saido a custo 0.

    Que acham dum meio campo portista com uma dupla Herrera e Penã atras do Quintero?
    Sou sportinguista mas este trio iria ser um dos melhores da europa em poucos anos. (se bem que o herrera se continuar o bom trabalho e o Quintero nao vao ficar muito tempo no Porto.

    SL

  • Kacal l
    Posted Junho 25, 2014 at 7:34 pm

    O Fernando é um excelente jogador, é um dos melhores trincos do Mundo, fisicamente, tacticamente e defensivamente, tacticamente e fisicamente há poucos melhores que ele, mas depois tem algumas limitações técnicas (a nível de passe e a sair a jogar), mas não deixa de ser um trinco de grande nível, esta em Portugal há muitos anos e foi praticamente sempre titular indiscutível no Porto (menos no 1º ano em que esteve por empréstimo no Estrela da Amadora).
    Depois regressou ganhou o lugar no 11 e nunca mais saiu, deu tudo pelo clube e ajudou-nos a conquistar muitos títulos, portanto acho que merece sair para um colosso como o Man City, para um campeonato de top como a Premier League, e ganhar o seu dinheiro, só me resta agradecer o que fez pelo Porto e até por ter renovado e assim nos permitir fazer um encaixe financeiro com a sua venda (não é excelente, mas dentro dos possíveis é uma boa verba), Obrigado e Boa Sorte em Inglaterra.

    Quanto à sua utilização no Man City, aí tenho mais duvidas se terá os minutos necessários ou não, penso o seguinte:

    – O Man City costuma jogar em 4-4-2, com: Fernandinho/Yaya (dupla), Nasri, Silva, Aguero (SA) e um PL (Dzeko ou Negredo), se continuar assim o Fernando vai ser suplente, a época é longa, dura e competitiva e com muitos jogos, acredito que será utilizado com regularidade e que vai rodar, esta é a minha aposta;
    – Há ainda outra possibilidade, o 4-2-3-1, com: Fernando a #6, Fernandinho a #8, Yaya Touré a #10, Nasri, Silva e Aguero, mas depois o Dzeko e o Negredo teriam menos tempo de jogo e não me parece viável.

    Concluindo, acho que é um negócio positivo para todas as partes envolvidas e o Fernando é um excelente reforço para o Man City, vai acrescentar maior poder defensivo e mais alternativas no meio-campo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 25, 2014 at 7:46 pm

      Não tendo a qualidade do Matic ou do William na construção de jogo, acho que até evoluiu bastante nesse aspecto ao longo destes anos, principalmente com o Vitor Pereira!

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:02 pm

      *ups, enganei-me obviamente.

      É só defensivamente, tacticamente e fisicamente, o resto está a mais, eheh. :-)

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 8:04 pm

      Sim, também acho que evoluiu, mas é claramente o seu ponto fraco, mas para o seu estilo é um trinco de classe mundial.

    • Yeah!
      Posted Junho 25, 2014 at 9:41 pm

      O city vai deixar o yaya sair. Tendo Jovetic ainda no banco, se bem que muito diferentes, consegue superar a saída do yaya. E também o City não o conseguirá segurar.

    • Kacal l
      Posted Junho 25, 2014 at 10:56 pm

      Isso são especulações, se sair concordo, mas se não sair continuo com duvidas.

  • Zé de Fare
    Posted Junho 25, 2014 at 7:39 pm

    bastante suspeito… um jogador que pode sair pelo valor de formação… renova e sai 5 meses depois deixando 12 milhões de euros.

    Não acredito nesta transferência.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 25, 2014 at 9:19 pm

      Bastante suspeito? Eu chamaria antes bastante inteligente, e acho que passava por aqui a solução para o Garay não sair tão barato como saiu.

  • SuceVite
    Posted Junho 25, 2014 at 7:39 pm

    Nao percebo aqueles que falam de um mau negocio para o Porto. Conseguiram mante-lo ca mais um ano, e ainda realizar um bom encaixe. Tendo em conta que esteve para sair a custo 0, os 15M nao sao um mau negocio, muito pelo contrario.

    Se me perguntarem se preferia ter recebido 20M ha um ano, a ter recebido so 15 este ano mas ter tido o privilegio de ter este senhor na minha equipa durante mais um ano, escolherei sem qualquer duvida a 2a opçao. É desde ha muito tempo o meu jogador favorito a jogar em portugal, e como grande admirador das suas capacidades espero que lhe corra tudo bem em Manchester.

    • SuceVite
      Posted Junho 25, 2014 at 8:05 pm

      Estou tambem muito curioso em saber qual será o jogador escolhido por Lopetegui e a direçao para substituir o fernando. Primeiro porque sera o substituto de um dos melhores medios defensivos da historia do porto, segundo porque sera uma peça fulcral no sistema de lopetegui.

  • Diogo
    Posted Junho 25, 2014 at 7:44 pm

    Bom negócio para o Porto, em que Fernando e empresário também devem ter ganho uns trocos. Mesmo assim, mais vale nem que sejam €10M do que nada!

    Quanto ao substituto acho que Defour pode finalmente ganhar o seu espaço no Porto, que me lembre foi naquela posição que fez os melhores jogos nesta equipa. O Mikel como subtituto.

    Essencial é apostar na frente de ataque (alas e ponta de lança caso Jackson seja transferido) e numa alternativa a Alex Sandro, uma vez que Danilo já tem concorrência de Opare.

  • Samuel Noronha
    Posted Junho 25, 2014 at 8:55 pm

    Grande negócio, visto que poderia ter saído a custo 0 ainda rendeu 15 milhões. De salientar a humanidade de Fernando, renovou para render dinheiro ao clube que fez o que ele é hoje.
    Não será fácil substituir o grande polvo, mas eu apostaria no Muhamed Besic da Bósnia actualmente a jogar no Ferencváros da Hungria. Também temos o Tejeda da Costa Rica que joga no Saprissa. Pelo Mundial que estão a fazer acho que valiam a apostar.

  • Rodrigo
    Posted Junho 25, 2014 at 9:21 pm

    Negocio que ha muito se adivinhava e que ficou selado no momento da renovaçao do Fernando, isto e, nao saiu assinou em Janeiro (saindo a custo 0 no Verao), tentou ajudar o FC Porto ate final da temporada e procurou ajudar o clube que o lançou na alta roda do futebol garantido que os azuis e brancos ganhariam algo com a sua transferencia. 15M nestas circunstancias parece-me uma boa verba, sendo que para o City e uma verba perfeitamente natural, dado que ate pagou mais pelo Rodwell e pelo Javi Garcia.

    Em relaçao ao Fernando, creio que podera ser um bom reforço para o City. Era o melhor medio defensivo do futebol portugues, fortissimo no processo defensivo (a forma como enche o campo sozinho e impressionante), algo que faz falta ao Man City, rapido, intenso e ao nivel do passe e da transiçao ofensiva evoluiu bastante nos ultimos anos. Podera ser util se o Pellegrini assumir um trio de medios nos jogos de maior dificuldade, fixando-se o Yaya a 10, sendo que em muitos jogos creio que se mantera o duo Fernandinho-Yaya.

    Por outro lado, o FC Porto perde um dos simbolos dos ultimos anos e tera de procurar uma soluçao. Mikel ainda nao estara pronto, embora possa ter oportunidades para se mostrar, enquanto que o Defour seria apenas uma soluçao de recurso, embora a sua qualidade de passe deva ser importante para aquilo que o Lopetegui devera querer do seu 6. Camacho podera ser uma das opçoes, ja que tem sido muito falado.

  • de Carvalho
    Posted Junho 25, 2014 at 11:03 pm

    Fico triste por ver sair o POLVO, dos melhores médios que vi atuar no dragão.
    Sinceramente começo a ficar preocupado com o meu Porto, não vejo movimentos interessantes no mercado.
    Suso muito bom jogador se vier em definitivo, Oliver temos o QUINTERO para potenciar não é necessário outro.
    Para substituir Fernando ia sem duvida buscar DANILO PEREIRA (maritimo) muito forte a nivel defensivo e não é tosco com os pés.

  • Dr. Bayard
    Posted Junho 26, 2014 at 8:15 am

    O Fernando já foi vendido ao City em Janeiro. O FCP pediu para ficar com ele até ao fim da época, o City aceitou mas exigiu que o FCP cumprisse já o contrato do atleta (ou seja o Fernando recebeu de Janeiro a Maio o mesmo que irá receber a partir de agora).
    Resumindo, o FCP pagou 2,4 Milhões de euros de ordenado o que originou a demissão de Angelino Ferreira (preocupado com as modalidades amadoras).
    Sendo assim, o FCP recebeu 15M mas pagou um ordenado exorbitante durante 5 meses.

    • Kacal l
      Posted Junho 26, 2014 at 12:12 pm

      WOW, tens informações que mais ninguém tem, enfim… e eu que pensava que o Porto tinha renovado com o Fernando e agora vendeu-o por 15 milhões ao Manchester City, mas parece que me enganei, eu e toda a gente, Obrigado Dr. Bayard…

    • Dr. Bayard
      Posted Junho 26, 2014 at 12:22 pm

      De nada, sempre às ordens. Agradecia um artigo, um comunicado à CMVM, qualquer coisa oficial onde é relatado a renovação oficial do Fernando. Até o VM achou estranho esta "renovação" e a falta de confirmação oficial.

    • António Soares
      Posted Junho 26, 2014 at 1:20 pm

      Espera… Assumindo que o Dr. Bayard não está a alucinar o que temos é a seguinte situação:

      O FCPorto podia ter pago o ordenado "normal" do Polvo de Janeiro a Junho – digamos 600k€ (100k/mês) e este ter saído a custo zero agora em Junho….

      Ou…

      O FCPorto podia pagar o ordenado do Polvo que este iria receber em Manchester (digamos 2.4M€) mas chegar agora a Junho e receber 15M€.

      Danados estes gestores do FCPorto…
      Não sei como conseguiram sobreviver com este tipo de gestão danosa para o clube…

    • Dr. Bayard
      Posted Junho 26, 2014 at 2:11 pm

      Só estou a relatar a situação. Não estou a dizer que fizeram mal ou bem.
      Mas outro cenário estava para acontecer: 15M e o Fernando ia para o City em Janeiro, perceberam?
      Saudações desportivas.

Deixa um comentário