Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto vende Layún por 4 ME

Boa opção? Surpreende a maneira como deixou de contar, algo que já vinha desde os tempos de Nuno Espírito Santo e que foi mais evidente com Sérgio Conceição. O mexicano consegue acrescentar a lateral, médio interior e até a extremo, e apesar dos 4 milhões por um jogador de 30 anos não ser um mau negócio a verdade é que também não fazem uma diferença significativa nas contas dos azuis e brancos.

O Villarreal anunciou a contratação de Miguel Layún, que pertencia ao FC Porto. Pelo lateral/médio, internacional mexicano, de 30 anos, os dragões recebem uma verba que ronda os 4 milhões de euros. Layún, que assinou pelo Submarino Amarelo até 2021, continua assim na La Liga, depois de em Janeiro ter assinado pelo Sevilla por empréstimo do FC Porto.

28 Comentários

  • Marcos
    Posted Julho 11, 2018 at 9:41 am

    A mim não admira. Fez uma boa primeira época e depois acomodou-se. Vários erros defensivos, cada vez menos discernimento na frente. Saída expectável, mas que tenha sorte em Espanha. Agora precisamos de colocar mais excedentários, comprar um extremo e passar Corona para a esquerda.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 11, 2018 at 10:04 am

    Depois do mundial positivo que fez pensei que saísse por outros valores.

  • Prontauro
    Posted Julho 11, 2018 at 10:05 am

    Não me surpreende assim tanto a maneira como deixou de contar. Rende bem a ala ou a médio interior. Não é nada de especial a extremo, à semelhança do Ricardo Pereira, pois falta-lhe imprevisibilidade e criatividade. A diferença é que o Ricardo aprendeu a defender e tornou-se num bom lateral, o Layún não é bom a defender e, por isso, considero que rende mais a ala ou médio interior, posições que ou não cabem na tática do Porto ou nas quais o Layún não teria hipótese de jogar a titular: o que acredito que seria a sua condição para ficar no Dragão. Posto isto, esta saída foi tudo menos surpreendente, para mim.

  • Filipe__Santos
    Posted Julho 11, 2018 at 10:07 am

    O problema de Layun é a combinação posição/clube que encontra no Porto. Um lateral de uma equipa grande em Portugal é apanhado sempre 2 ou 3 vezes por jogo em situações de 1c1 defensivo “em progressão”, dado que as poucas vezes que o adversário consegue projetar-se para o ataque com qualidade é através de saídas rápidas e aproveitamento do espaço (contra-ataques, vá). Ora Layun é super frágil neste campo. Das 17 equipas que o Porto enfrenta na Liga, acredito que todas tenham um extremo/avançado capaz de passar mais de metade das vezes por Layun. E pelo menos umas 12 devem ter mais que um jogador que o consiga fazer.

    Curiosamente, na seleção o Layun não está tão exposto, porque apesar do México apresentar um futebol interessante, não assume o jogo da mesma forma, e acaba por enfrentar mais situações em que o adversário aparece mais vezes em ataque organizado (menos velocidade de execução, menos exigência no controlo do espaço, menos área de campo a cobrir, mais dobras e entreajudas) e menos em saídas rápidas.

    Resumindo: Layun é um jogador que acrescenta como poucos a partir da posição em que joga, mas as suas fragilidades são demasiado expostas quando joga como lateral numa equipa grande.

  • Rabensandratana
    Posted Julho 11, 2018 at 10:13 am

    A meu ver penso que poderíamos ter feito um melhor negócio, agora só espero que estes milhões de euros sejam canalizados na contratação de um extremo que entre de caras no 11 do Porto, estou farto de ver entrar jogadores que pouco ou nada provaram no panorama europeu e mesmo assim custam 4M ou mais.
    O Roger Guedes, tarda em chegar e sinceramente duvido que chegue, já que deve custar mais de 10 M, apesar de jogar no Brasileirão todos nós conseguimos ver que tem imensa qualidade e é superior ao Corona por exemplo, é um jogador versátil e pode fazer qualquer das posições atacantes.
    Despachar o Fabiano que está no último ano de contrato tem de ser já para amanhã. Casillas, Vaná e o Diogo Costa servem para o gasto.
    Chidozie também não deve contar para equação por isso tentar fazer uns milhões com ele.
    Os centrais devem ser Felipe, contratação e os dois Diogos, espero que não venha o Mbemba.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 11, 2018 at 10:18 am

    Estava a espera que saísse por 6M, pelo menos.
    Não contava desde janeiro e a nível desportivo não tem nenhum impacto para a equipa.
    Agora que já ganharam mais dinheiro, espero que fechem as contratações do central e extremo para ontem.

    Saudações DesPortistas!

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 11, 2018 at 10:19 am

    É tudo menos surpreendente a venda de Layun. O grande objectivo passava por rentabilizar o dinheiro investido (e que pelas notícias que circulam nem isso foi conseguido). É um bom jogador mas não se adapta aquilo que o SC pretende, nem a futebol de equipa grande. Muito bom ofensivamente, com várias lacunas defensivamente.

    Aproveito o post é para voltar a referir a política de contratações do clube. Vender Layun por 4 e comprar Waris por 6, é sempre mau negócio. A somar a todos os outros. Alguém ficou muito rico às nossas custas nos últimos 7/8 anos. Perdemos o Paulo Asssunção a acabar contrato e foi um escândalo, agora já foi Marcano, Reyes. Dalot e Ricardo porque entrava no último ano de contrato. Brahimi e Herrera, idem aspas este ano. Percentagens de passe, sabe deus onde. Equipa B completamente brasileirada e sem apostas de futuro (falo dos últimos 3 anos, contando o 1.º em que fomos campeões!). Antigamente, o reforço – excepto se fosse um Falcão – era para estar um ano na sombra do titular e depois agarrar o lugar. Vejam Fernando quando chega, Alex Sandro e por aí fora. E agora?

    Já para não falar nos jogadores que temos ao desbarato. Quintero é o caso mais flagrante depois de termos gasto 10M com o seu passe. Não dá para o nosso futebol? Responsabilizar o olheiro. Caso já esteja no clube, rentabilizar o activo. Fala-se que vai ser vendido por 4M.

    A política do meu clube deixa muito a desejar, e não é por ganhar um ano que isso me vai atirar arreia para os olhos. São n e n casos de insucesso financeira (que levam a insucesso desportivo!).

    • RicardoFaria
      Posted Julho 11, 2018 at 10:29 am

      Na mouche! Subscrevo totalmente.

    • Prontauro
      Posted Julho 11, 2018 at 10:47 am

      100% de acordo com o teu comentário. E, para o corroborar ainda mais, acaba de sair a notícia aqui no VM que o Gonçalo Paciência vai para o Frankfurt por 3M.

    • josevilela
      Posted Julho 11, 2018 at 1:23 pm

      Finalmente alguem que mete o dedo na ferida. Aquilo no Porto só nao da o berro porque o PC e os seus socios nao usam e abusam do Facebook

    • AngeloGJ
      Posted Julho 11, 2018 at 2:04 pm

      SC quando deu a entrevista ao OJOGO falou da questao Warris, e pelo que deu a entender, tambem estava meio que “desgostoso” com a opcao, mas admitiu que assumiria as culpas caso o jogador nao desse frutos visto que foi ele que deu o aval para a sua contratacao, resumidamente o clube ofereceu-o ao treinador e ele aprovou, talvez por isso na mesma entrevista SC tenha tambem dito que o FCP precisa melhorar e muito o scouting, ele chegou a dizer que os jogadores emprestados nao sao sequer seguidos pelo clube, ou seja os responsaveis nao sabem se o jogador esta a render ou nao no seu emprestimo o que demonstra muito daquilo que tem sido a gestao do FCP nos ultimos anos (a intervencao da UEFA nao se deveu somente ao gastos exagerados na era Lopetegui).

      Em relacao a politica do FCP, eu creio que nao ha politica infelizmente e venho dizendo isso desde 2006 quando todo mundo anda a exaltar a direccao e tal porque o FCP ia ganhando campeonatos, mas se formos avaliar, a nivel de saida o FCP ate pode receber nota positiva, porque se formos sinceros o FCP tem e transferiu muitos jogadores medianos por quantias interessantes e com essa mediania consegui cumprir o Fair Play Financeiro, portanto aqui ha por onde elogiar.
      Em relacao as entradas, penso que ate o momento é justo dizer que os responsaveis merecem nota negativa, o FCP terminou o campeonato passado campeao, mas era notorio que haviam lacunas no plantel (pelo menos 1 medio com caracteristicas diferentes dos outros e 1 extremo que conseguisse desiquilibrar e criar jogo para a equipa), lacunas essas que ate agora ainda nao foram colmatadas e que se agravaram com as saidas de alguns jogadores da epoca passada, e brincando brincado o FCP ate a data ja vai quase nos 20M gastos em contratacoes(nao reforcos) e apenas contratou (nao posso dizer reforcou ainda) para a posicao de defesa direito, faltando suprir as outras lacunas do plantel, nao sei se a direccao esta a preparar surpresas (ja vemos este filme repetir-se a 2 veroes consecutivos e nao houve surpresas nenhumas), mas penso que nao sera agora que o FCP ira mostrar visao de mercado, penso ate que isso é algo que os grandes em Portugal por mais dinheiro que tenham infelizmente nao teem, por exemplo:
      1. Com a saida de Ricardo Pereira e Dalot, Michael Lang (rumou ao Monchegladbach por 2M e pouco) deveria ter sido o substituto de Ricardo, jogador com experiencia, maduro, muita qualidade, polivalente e que a meu ver poderia ter mais impacto na equipa do que teve Ricardo, gastou-se 7M em dois jovens que sao promessas, e renovou-se com um jogador que ja nao acrescenta ao mais alto nivel.
      2. Saiu Marcano e Reyes, ainda nao ha um reforco para a posicao, os nomes que se teem falado sao notoriamente caros (Juan Jesus, Mbemba, Raul Silva), e tentar aproveitar as oportunidades de mercado (Scharr, Maksimovic, Rodrigo Caio etc) parece nao ser algo que o clube tenha capacidade para fazer.

      E poderia enumerar varias outras posicoes, mas uma coisa é certa o FCP neste momento precisa mostrar cartas e reforcar-se e nao somente contratar.

      Valores gastos ate agora:
      Janko – 3M
      Joao Pedro – 4M
      Paulinho – 3M
      Osorio – 1.8M
      Warris – 6M
      Juan Pereira – 1.35M
      Emerson Souza – desconhecido
      Ewerton – 0

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 11, 2018 at 4:38 pm

        Existem dois pontos que devemos avaliar. Vendas e compras.
        Vender muito nem sempre significa vender bem. O que aconteceu é que o Porto tinha um Antero Henriques que possuía contactos em muito lado (clubes e agentes) – que o levou ao PSG – que a vender muito, se mascarava umas vendas menos boas. Não me vou esquecer que o Otamendi e Guarin foram vendidos ao desbarato. Assim como o Fernando e Alex Sandro, por estarem em último ano de contrato. No meio de 60/80 M/ano, é que não nos fazia grande diferença. Excepto saber onde era este dinheiro investido porque o passivo aumenta e o valor de contratações não era igual ao das vendas. Contudo, não podemos dizer que somos um mau clube enquanto vendedores.
        As nossas contratações é que, regra geral, têm deixado a desejar. Para o campeonato Português, dar 7/10M deve ser o máximo que devíamos dar por um jogador e teria que entrar de caras no onze (Jackson à cabeça). Para ver crescer e serem segundas opções, penso que máximo 4/5 com base no seu potencial é mais do que suficiente para sermos um clube sustentável, sem fazer orçamentos a contar com 40M de transferências. Isto leva-me a dois pontos, ficando sem defesas direitos não era preferível investir num a sério em vez de duas promessas que não sabemos o que pode dar? E o segundo ponto, é como podemos ter 10 Gr com contrato e 20 médios e eu continuo a ver o plantel super desequilibrado.

        Como ponto positivo, considero todos os negócios como os do Osório, bons negócios. 1M por um jovem que se destaca no campeonato, que pode dar ou não. Pepe, Paulo Ferreira, são apenas exemplos de como é uma política a seguir. E com isto finalizo que o plantel principal nunca devia ter mais que 20 jogadores e o apoio da equipa B. E nunca deviamos ter mais que 10/15 jogadores emprestados (seja para crescer e voltar, como todos os centrais que tivemos – Carvalho, Bruno Alves, Jorge Costa – seja porque tem potencial e precisam de crescer ou não se enquadram na filosofia do treinador. 70/80 jogadores com contrato é sempre outro caso de má gestão, desportiva e financeira.

  • Luis La Liga
    Posted Julho 11, 2018 at 10:27 am

    Nao tem capacidade defensiva (falta jogo aereo, mentalidade) para ser um defesa para um porto, nem capacidade ofensiva para ser uma mais valia como extremo (nao tem velocidade ou finta). Tem elevada resistencia e bom cruzamento, dai tantas assistencias. Mais um que caiu no endeusamento.

  • Dipinto88
    Posted Julho 11, 2018 at 10:36 am

    Não me surpreende a venda. Jogador interessante mas que não pode jogar a lateral pelas lacunas defensivas que apresenta, e que também pouco acrescenta como médio/extremo para além da sua inegável qualidade no cruzamento. No FCP não passaria de um jogador útil, uma vez que para se destacar necessita de jogar num sistema de jogo que o clube não adopta.
    Concordo apenas que esperaria que saísse por um montante mais perto dos 6/7 M€.

  • nunomdb
    Posted Julho 11, 2018 at 10:58 am

    Péssimo negócio a nivel financeiro, a venda não cobre o investimento da aquisição. Em comparação todos os atuais laterais da équipa sénior do Sporting (com a excepção de Bruno Gaspar) não têm a qualidade de Miguel Layun. 4M é dado. Impressionante a falta de capacidade negocial da SAD Portista.

    • Maiqueke
      Posted Julho 11, 2018 at 11:12 am

      O Gaspar é uma icógnita mas deverá afirmar-se como titular, o Ristovski foi raro o jogo que esteve mal, parece-me que poderá ser um grande jogador se for bem trabalhado, o Piccini acho que devia sair. Quanto ao Layun dava jeito ao Sporting nem que fosse na esquerda que também dá lá uma boa perninha. Mas uma coisa é o PdC não desfalcar o rival com os jogadores que rescindiram, outra é reforçar o rival “direto” eheh É pena, tem qualidade, até acho que podia ser uma boa alternativa mesmo no plantel do Porto.

  • Rabiot9
    Posted Julho 11, 2018 at 11:09 am

    Aí àquela primeira época dele, era assistências a sair dos seus pézinhos…

  • Hugorr
    Posted Julho 11, 2018 at 12:09 pm

    Não me admira a saída, mas admira-me o valor em questão, sobretudo depois de um Mundial interessante da sua parte.

    De qualquer das formas, estava na hora da sua saída, e desejo-lhe felicidades.

  • Einstein de Avanca
    Posted Julho 11, 2018 at 12:15 pm

    Ele deve ter forçado ou então não está fácil as contas…
    Layun é um muito bom jogador, fez um bom Mundial e, apesar da idade, o FC Porto de antigamente vendia pelo dobro no mínimo.

  • Eagle1991
    Posted Julho 11, 2018 at 12:31 pm

    Valorizou-se no mundial logo devia ter saído por outros valores. A capacidade negocial do Porto já conheceu melhores dias..

  • Kacal
    Posted Julho 11, 2018 at 1:35 pm

    Acho que a venda era inevitável e considero uma boa opção, sinceramente. Nós nunca jogamos com sistema de 3 centrais e o Layún não rende tanto como lateral numa defesa a 4, sempre que jogou a lateral direito pouco acrescentou no ataque e acumulou erros defensivos. E na sua 1ª época esteve muito bem como lateral esquerdo, a atacar, mas defensivamente era um “buraco” e não é coincidência que a única má época do Marcano cá tenha sido com ele a seu lado. E como extremo não me parece ter a criatividade e capacidade de desequilíbrio necessária. Além de que se acomodou um pouco após a primeira época. Só acho que foi vendido por pouco após fazer um bom mundial, é só aí que não gostei mas é o que há, hoje em dia já não somos os mesmos a negociar, nem temos a mesma capacidade. Agradeço-lhe por tudo e desejo-lhe sorte e sucesso nesta nova etapa.

  • Jota Neves
    Posted Julho 11, 2018 at 2:13 pm

    Jogador vulgar. Fez um bom jogo no mundial e, como habitual, já era tido como um grande jogador. No jogo contra o Brasil ele revelou todas as suas debilidades defensivas e que para ser bom jogador não basta ter um bom remate.

  • Humberto Cruz
    Posted Julho 11, 2018 at 3:56 pm

    Este por 4M e o Gonçalo por 3M… Alguém anda a brincar com isto, principalmente com os valores que se andam a praticar hoje em dia

  • Tiago Silva
    Posted Julho 11, 2018 at 5:09 pm

    Teve um grande impacto na primeira época com Lopetegui, mas a chegada do Alex Telles tirou-lhe espaço. Mesmo assim 4M é pouco por ele a meu ver, valorizou-se um pouco no Mundial e até foi titular bastantes vezes no Sevilha. Bom negócio para o Villarreal.

  • José S.
    Posted Julho 12, 2018 at 2:48 am

    Que ia sair era notório, sair por 4M é pouco para o que custou e ainda vale, uma vez que até saiu valorizado do mundial. A juntar a isso paciência sai por 3M… dou o benefício até porque Gonçalo não valia muito mais… e provavelmente não há mais potencial para mostrar. Quaisquer das formas até gostava dele.
    Waris sim tem muito para mostrar ainda, e para já é mau negócio…

Deixa um comentário