Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto vende Otamendi por 12 milhões de euros

Custou 8 milhões aos azuis e brancos. O FC Porto está a perder qualidades, noutra fase um elemento titular há 3 anos e meio no Dragão, que custou 8 milhões nunca saía por esta verba. Mas o valor da transferência corresponde ao valor de mercado do jogador (já o tínhamos referido aqui).

O FC Porto comunicou à CMVM que chegou a um acordo com o Valencia para a cedência, a título definitivo, dos direitos desportivos de Otamendi, por um valor de 12 milhões de euros. A verba, informam os dragões, pode atingir os 15 milhões, mediante o cumprimento de determinados objetivos por parte do jogador. VM – Há muito tínhamos dito que Ota ia sair neste mercado de Inverno, bastava somar 1+1 e os valores do negócio não nos surpreendem (curiosamente quando tabelámos o valor do jogador muitos ficaram indignados). Otamendi só tinha mais ano e meio de contrato, esta época as suas exibições tinham variado entre o razoável e o medíocre, já passou o prazo de validade no Dragão (esta er a 4ª temporada e o ciclo dos centrais no Porto não costuma ser tão longo), e o facto de não ser opção na selecção Argentina (esteve mais de 2 anos sem ir à selecção) faz com que o seu valor de mercado diminua. Como tal, tínhamos dúvidas que o FC Porto fizesse mais que 12/13 milhões com Ota (apesar desta quantia para determinados clubes já ser um valor estratosférico). Posto isto. Os azuis e brancos perdem o defesa mais inteligente (o ano passado fez uma época muito superior à do mediático Mangala), o que melhor leitura de jogo apresenta, e o mais eficaz na saída de bola, mas percebe-se a saída: este ano rendeu menos e com tantas alternativas para a posição, é normal que o argentino seja transferido. O que não se percebe é o timing. O FC Porto errou, não avaliou bem o mercado do argentino e agora forçado a realizar encaixes com a venda de jogadores pouco conseguiu, para os padrões dos portistas, por um elemento que foi 3 anos e meio no Dragão (não é normal os jogadores titulares renderem tão pouco aos cofres dos azuis  e brancos) e que já foi cobiçado no passado. Mas isto apenas demonstra que os portistas estão muito menos eficazes na abordagem ao mercado, compraram mal no Verão e agora parecem ter menos influência no momento de vender, já não conseguem enganar os compradores com tanta facilidade e os empresários parecem estar mais direccionados para outros clubes. Por último, na perspectiva do Valencia não deixa de ser curioso que um clube que está falido tenha contratado 3 centrais neste mercado de Inverno. Já no que diz respeito a Otamendi, caso o clube Che não lhe arranje clube até final da época, vai na mesma ficar fora do Mundial.

58 Comentários

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:19 am

    Também aqui o FC Porto perdeu o timing de venda. Noutra ocasião e sem isso comprometer de forma irremediável a performance desportiva da equipa seria possível transacionar Ota por valores a rondar os 20M€.

  • Luís Miguel
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:45 am

    Obviamente discordo de VM.

    Um dos motivos da desvalorização de Otamendi foi o retorno à selecção argentina após ausência de dois anos.

    Apesar de tudo o negócio é razoável e há Abdoulaye que dá garantias.

  • Scorpion
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 1:29 am

    Alguém me pode explicar bem isso dos 3 extra-comunitários? Eu penso q é 3 extra-comunitários por jogo. Ou seja, se o treinador decidisse deixar outra extra-comunitário de fora, ele podia jogar. O Atletico de Madrid deve ter uns 6 extra-comunitários no plantel neste momento. Não devem é poder jogar todos juntos. Não percebo bem isso. Posto isto, o Ota só não pode jogar pelo Valência porque o mercado espanhol já fechou e não por causa dos extra comunitários

    • simao
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 9:24 am

      só podes ter entre 0 ou 3 extra-comunitarios no maximo no plantel , os do atletico são o miranda,turan e o jose sosa. o valencia tem o vinicius,jonas e vargas. o barcelona tem o sanchez e o neymar, o real tem di maria e casemiro.
      mas depois de um determinado tempo ficam com a nacionalidad espanhola e deixam de ser extra-comunitarios que é o que vai acontecer com o di maria e com o jonas por exemplo.

    • Scorpion
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:49 am

      Ah ok! Depois de um pouco de pesquisa já percebi. São mesmo só 3 extra-comunitários. Nunca me passou pela cabeça que no caso do Atletico de Madrid, por exemplo, o Felipe Luís tivesse nacionalidade polaca e o Cristian Rodriguez e o Diego terem nacionalidade italiana.

  • Daniel Alves
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:20 am

    Venda que já se adivinhava, só faltava saber para onde ia. Eu sempre pensei que viesse algum endinheirado russo buscá-lo mas foi para Espanha o que até pode ser bom se conseguir ser titular na próxima época num dos maiores clubes de lá.
    Má venda para o porto que perde um jogador importante, que levava 3 anos a ser titular naquela casa e que era o melhor central da equipa, não obstante a má época que até vinha a realizar. Será que esteve perto de assinar por alguém no Verão e como isso não aconteceu desmoralizou? Não sabemos.

    O que queria mesmo ver e ouvir era aqueles que tanto barulho fizeram com a venda de Matic, que não tinha jeito nenhum vender um jogador titular a meio da época, que foi dado ao Chelsea, que não se percebe como se recusam propostas de 40 milhões no Verão e 6 meses depois vende-se por 25, que LFV não cumpre as promessas aos sócios e vende por metade da clausula, etc, etc,.. gostaria de ouvi-los agora falar desta venda. O próprio PC, uns dias depois da venda de Matic veio dizer que no fcp ninguem saía por metade da clausula. Esta venda e algumas antes desta (como a de Hulk por exemplo: Clausula de 100 rendeu 40) prova que ele mente como quer e pra onde quer. Talvez venha agora dizer porque vendeu um dos melhores centrais em Portugal e o melhor do porto por um valor que no máximo pode chegar a meia clausula.

  • Madureira
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:18 am

    A frase que mais gostei foi " o melhor na saída de bola"… eu diria precisamente o contrario otamendi era claramente o pior na saída de bola!!!

  • Bruno
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:03 am

    Bem, eu nem queria dizer nada, mas já que ninguém mencionou isto aqui vai:

    << A 16 de janeiro, em entrevista ao Porto Canal, o presidente portista Pinto da Costa garantiu que o FC Porto não iria vender qualquer jogador abaixo da cláusula de rescisão. Na altura, o líder portista acrescentou ainda que nos dragões os jogadores "não saem a metade do preço"… Ora, três semanas depois, eis que o FC Porto vende Nicolas Otamendi num negócio que poderá valer exatamente metade do valor da cláusula de rescisão que ficou fixada na altura do contrato assinado em 2010.

    "Não estamos a negociar ninguém. Quando dizemos que os nossos jogadores saem pela cláusula, eles só saem pela cláusula. Aqui não saem a metade do preço. Não estamos a pensar em alterar o plantel", disse na referida entrevista.

    Agora, confirmada que está a venda do argentino a troco de um máximo de 15 milhões de euros, os dragões vendem mesmo um jogador por metade do valor estabelecido na cláusula…>>

    • Bruno
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 1:46 pm

      Esse seu "PS" era desnecessário.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:19 am

      Facto…
      Se fosse o Vieira, 90% dos comentários andariam à volta de "falsas promessas". Como é o Pinto da Costa…

      PS: Isto não quer dizer que o Vieira seja bom presidente.

  • slb1994
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:57 pm

    Caso mal gerido por parte do Porto, mas com um final interessante. 12 M por um jogador que começava a ficar encostado, que só tinha mais um ano de contrato e que nem costuma ir à seleção acaba por ser um bom valor.
    Não creio que a sua falta se irá notar muito (principalmente a nível interno).

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:09 pm

    Como já tinha dito, acho que o Otamendi foi muito bem vendido, sempre foi um defesa que cometeu erros grosseiros que comprometiam quase sempre a equipa portista, finalmente saiu.
    Espero que o Reyes e o Ba consigam mostrar as suas reais capacidades físicas e técnicas, mais cedo ou mais tarde terão oportunidade de jogarem assiduamente na equipa principal.
    Ba talvez nesta fase da temporada, ganhe a corrida ao mexicano, mas penso que o Reyes tem tudo para ser o próximo patrão do FCPORTO.
    Para mim 12M por um central é um excelente negócio, ainda para mais sabendo que o argentino estava a desvalorizar dia após dia, na minha opinião já vai tarde.
    Boa sorte agora no próximo clube que jogará nos próximos meses.

  • Carlos Filipe Carneiro
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 9:28 pm

    vai ser para ai emprestado ao zenit

  • Revisor
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 9:18 pm

    Porque é que acham, que o Porto não se reforçou com jogadores de 10, 12 ou 15 milhões no mercado de Inverno, nos mercados brasileiro e argentino, para substituir Lucho, Moutinho e o encostado Fernando e aumentar a qualidade do plantel?

    Perguntem á Olivedesportos, quanto é que metia através de off-shores, nos cofres do Porto, para este ir ao mercado e "roubar" jogadores ao Benfica!

    O que lixou isto tudo chama-se Benfica TV, e os direitos televisivos do Benfica!

    • Manuel
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 3:09 am

      O Porto não foi buscar jogadores no inverno porque não tem dinheiro. Já se começam a ouvir zun-zuns sobre salários em atraso. O Porto em termos de cash flow está muito pior do que o Benfica e vai ter de fazer um grande encaixe ainda antes do fim do mês de Janeiro.

      Sim, é verdade que BTV está a estragar muitos negócios que havia entre o Porto e o Oliveirinha. E irá estragar ainda mais.

      Os jogadores do Porto desde há 2 anos para cá têm vindo a perder valor no mercado daí o acentuado desinteresse dos empresários. Nem é preciso dar exemplos.
      Neste momento os únicos jogadores que poderão valer mais do que 15M€ serão o Mangala e o Jackson, as jóias da coroa, que irão sair no verão.
      Depois ficam com quem, quem são as novas jóias da coroa??

    • Pedro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:17 am

      Quê? O que é que andou a fumar vossa excelência? Esta está boa… Meu caro amigo, veremos até que ponto a Benfica TV é a solução ou o problema do slb…

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 9:15 pm

    o fair play financeiro que faz o dono do psg patrocinar o clube através de uma das suas empresas com um valor completamente despropositado?

    o mesmo fair play financeiro que permite que clubes com 300 e mais milhões de passivo continuem a pagar e a comprar a torto e a direito enquanto outros com 15 milhões de passivo jogam com a prata da casa?

    o futebol, nomeadamente o português, corava de vergonha se soubesse como funciona o desporto nos EUA, por ex.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 9:13 pm

    fair play financeiro?

    boa anedota.

  • jorge oliveira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:55 pm

    o porto esta a perder qualidades em todos os aspectos desportivos, penso que vem por ai um colone do SCP, e veremos um FCP que nem vender ira conseguir. Falhou a liga dos campeoes, campeonato abaixo das aspectativas, jogadores medianos, desvalurizados, treinador sem pulmao, os proprios players ja rejeitao renovacoes, criam mau estar nu seio da eqipa, bem . . . Espero estar enganado

  • Rafael
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:31 pm

    Arranjar clube ate ao final da época? mas vocês não perceberam que ele vai ficar no porto ate ao final da época?

    • kafka
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:03 am

      Portocampeão, mas o problema é mesmo esse, é ele já ser do Valência, porque ele no Valência não pode jogar de maneira nenhuma, porque é extra-comunitário…portanto ele para jogar até ao fim da época, tem de ir para qualquer clube do Planeta, menos para o Valência

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:22 pm

      Tu é que ainda não percebeste que o negócio foi alcançado em tempo útil e que o activo já é do Valência.

  • Hugo Valente
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:29 pm

    nao é normal este valor?
    quanto rendeu o palito? o guarin? o Maniche? o Costinha? o Derlei?
    Tudo jogadores que sairam por valores longe dos muitos milhoes
    tudo jogadores titulares do porto
    e sempre… vêm os do costume dizer que o PdC esta a perder qualidades, nunca antes se havia visto tal coisa… etc, etc..
    Por vezes o porto consegue fazer grandes vendas… outras vezes nao. depende do jogador, depende da carreira internacional do porto…
    agora uma coisa é verdade… (modo sarcastico on) o PdC e o Porto foram ultrapassados pela altissima competencia e capacidade de LFV a fazer vendas…45 milhoes pelo Rodrigo e Andre Gomes, e ainda ficam no Benfica… é de altissimo nivel ;)
    pois é… o reino do dragao esta a chegar ao fim…

  • Ricardo Veiga
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:25 pm

    Pessoalmente não acho que seja um mau valor pelo Otamendi. Os próprios clubes portugueses (aqui, o meu Benfica é o que mais se arrisca) não podem estar à espera de comprar por 7 ou 10 milhões de Euros e vender por algumas dezenas.
    Temos tido sorte, é o que eu digo. Estes, sim. São os valores normais de transferencias na Europa para jogadores já num bom patamar.

  • Fernando Pimentel
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:24 pm

    Óbvio que não seriam os 30 milhões apontados pelo VM em Dezembro (Monaco) em que muitos utilizadores diziam que era um negócio justo.
    PS, O Correio da Manha referiu no Verão que havia uma guerra interna no FCP entre o Filho de PDC e Antero Henriques devido a sucessão de presidência. Tendo em conta a falta de profissionalismo desde Janeiro 2013, cada vez mais acredito nessa hipótese.

  • Rui Sousa
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:20 pm

    Wow uma compra pelo valor real do jogador? Não posso…

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:12 pm

    Mais um negócio estranho a todos os níveis.

  • NFM
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:09 pm

    o porto esta sempre a perder qualidades…..

    vendeu um suplente por 12 quiça 15.. e com ba e reyes nao fará muita falta… depois de vender o James por 45…

    15 milhoes é o valor real do otamendi, se o matic saiu por 25 milhoes…

    com o fair play financeiro apartir da proxima epoca negocios exorbitantes serao cada vez mais raros..

    para mim foi bem vendido so pecando por nao sair no verao passado, pois o porto tem muitos centrais de qualidade

    • Manuel
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:57 am

      O Otamendi tinha uma cláusula de 30M€ e custou 8M€, sem contar com as habituais comissões.

      Estas foram as palavras exactas de Pinto da Costa numa entrevista à televisão do clube há poucos dias.

      "Não estamos a negociar ninguém para sair. Nós quando dizemos que ninguém sai pela cláusula é mesmo pela cláusula.
      (…) Não estamos a contar alterar o plantel nem com entradas nem com saídas. O Lucho termina o contrato mas pretendemos renovar. (…) Não tenho dúvidas que o Lucho não sairá do Porto. Vai ser daqueles jogardes que ficará para sempre ligado ao clube. Já é nosso património".

      Então acham normal e que é tudo verdade o que ele diz?

    • slb1994
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:59 pm

      Suplente depois de pedir para sair…

  • Ícaro
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:08 pm

    Isto só reforça que a venda do Benfica seria investigada num país mais evoluído. Passando um exemplo rebuscado .. Se vou a uma serra a uma aldeia de turismo rural e com casa com terreno por 15000 quando as outras estão a ser vendidas por 3000. Das duas uma, ou sou estúpido ou vou lucrar com isso seja de que maneira for (lavagem de dinheiro ilícito ). Isto la fora serve de prova.. Cá no país de intelectuais não..

    • Ícaro
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:41 pm

      Rui Sousa a questão é mesmo a lei. Não há. Vou dar outro exemplo para as tristes respostas.. Um dono de uma discoteca. Na minha área vendia droga, lavavá dinheiro a comprar copos por uma fortuna, partindo os outros. Para meio entendedor meia palavra basta.

    • kafka
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:32 pm

      Concordo (e disse-o na altura) que as vendas do Benfica deviam ser investigadas, agora esta também não devia ser? ou será que faz algum sentido o Valência que JÁ tem o plantel com o limite de extra-comunitários (Jonas, Vinicius e Vargas), vá dar 12 milhões de Eur para ficar com um jogador que não vai poder jogar?

    • Sideshow Bob
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:28 pm

      A casa mais cara pode ser maior, mais equipada, não ter fungos, etc..

      Um abraço

    • Rui Sousa
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:22 pm

      Seria investigada com que fundamento? com base em que lei? É que na venda e na compra de jogadores não há nada que limite o valor pelo qual são vendidos! Não existem leis que impeçam os clubes de vender os seus activos pelo preço que negociarem… Lá fora serve de prova para o que? Também acontece o mesmo lá fora, só o sr. Icaro é que acha que lá fora é um mar de rosas e os corruptos vão para a prisão…

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:08 pm

    Realmente o FC Porto esta a perder qualidade em relaçao a forma como se movimenta no mercado e neste mercado de Janeiro isso foi uma evidencia. Nao e normal um clube como o FC Porto nao resolver situaçoes como as do Izmailov, Fernando, Fucile, etc. A propria saida do Lucho nao foi bem acautelada, pois nao e compreensivel um jogador com tantos minutos sair desta forma. O regresso do Abdoulaye tambem nao faz qualquer sentido quando nao pode actuar na Europa (para o campeonato o Reyes chega para 3ª opçao). Alem disso, ter mantido o Fernando para nao jogar e ridiculo e, por fim, o que foi feito ao Otamendi e completamente incompreensivel e nada habitual numa estrutura como a do FC Porto.

    Nao se percebe como e que um jogador titular a 3 anos no FC Porto e afastado do plantel desta forma, mas isto nos ultimos anos parece que se tornou mais facil de acontecer (Rolando, Alvaro Pereira, Guarin, etc). Alem disso, o Otamendi nao e um jogador qualquer, isto e, e um jogador com aspiraçoes a ir ao Mundial, que tinha uma serie de clubes interessados que sabendo desta situaçao naturalmente nao pagariam muito. E evidente que o FC Porto tinha de vender e provavelmente o Ota ate era para ter saido no Verao, mas isso nao se proporcionou e como tal os azuis e brancos afastaram-no a força agora.

    Por fim, 12M parece-me um valor adequado para as circunstancias e para a qualidade do argentino, embora noutras alturas o FC Porto tivesse conseguido fazer um melhor negocio certamente, uma vez que era um titular ate a bem pouco tempo e tinha varios clubes de top interessados. No Valencia sera evidentemente um excelente reforço, mas so na proxima epoca dara o seu contributo (fica a duvida para onde ira nesta 2ª metade da epoca, ate porque e importante jogar se quer ir ao Mundial).

  • Santos
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:06 pm

    Se mesmo em baixa forma Garay é dos melhores em Portugal, o mesmo se pode dizer Otamendi.
    Para mim dos melhores defesas centrais em Portugal, problema é que no FCP há Mangala para vender e em tempos havia um imperial Maicon, dois físicos e um mais inteligente com menos físico.

    Este é o tipo de central que neste momento é raro encontrar no futebol moderno que requer mais poder físico e mais centímetros, mas para mim havia sempre lugar para um destes centrais no 11.
    Visão de jogo, saída de bola e muito boa leitura das jogadas, perfeito para fazer as dobras do laterais e apoiar o médio defensivo sobre pressão na saída de bola assim como desequilibrar contra equipas mais fechadas e marcações "cerradas".

    Se conseguir melhorar a sua forma, é um negócio da china.

  • Raiuga
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:04 pm

    Central normal como já o referi muitas vezes. Bonzinho mas nada de especial. Prefiro Mangala, Maicon, Rojo (apesar de ainda ter algo a melhorar) e sem dúvida nenhuma Garay (na minha opinião, Otamendi não é nem nunca foi superior a este). Possui ainda algumas lacunas que não obstante as épocas a jogar no FCP, não as conseguiu colmatar, como os problemas de concentração e erros de posicionamento. Nem me parece que seja assim tão inteligente e dotado tecnicamente como o VM refere. É um central "muito preso" na minha opinião, neste aspecto fazendo lembrar os centrais à moda antiga. É bom no choque no entanto, no desarme e apesar de não ser alto tem bom jogo aéreo.
    O valor é dentro do expectável para as condicionantes deste negócio.

    Cumprimentos

    Raiuga

  • kafka
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:03 pm

    Mas o Otamendi só vai no fim da época certo? é que não só o mercado já fechou, como o Valência já tem 3 extra-comunitários no plantel

    • NFM
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 9:56 pm

      ao Porto??? nem inscrito foi na LE,,,

      o Porto tem 4 centrais e ia ficar com um emprestado para tirar lugar ao ba e reyes e depois ia para o valencia??

      nunca na vida

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:43 pm

      Pode ficar emprestado no Porto?! Essa é boa…

    • NFM
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:26 pm

      o valencia vai empresta lo para a russia, argentina (fecha amanha), ucrania ou brasil (pouco provavel)

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:20 pm

      não, não vai só no final da época, isto não é o benfica. o Otamendi foi vendido ao Valencia logo pertence ao clube espanhol, o problema é que não poderá jogar lá já nesta temporada. Pode ficar no FC Porto por empréstimo mas é pouco provável porque foi riscado das opções e forçado a sair. O mais certo é ser emprestado a um clube russo ou da américa do sul.

      F. Melo

  • Pereira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:57 pm

    Sou Sportinguista e não considero que esteja a perder qualidades.

    São verbas praticadas por todo o mundo, e tirando os mais lunáticos como Madrid, Monaco, Jorge Mendes (a ser verdade) etc. ninguém anda a esbanjar dinheiro.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:53 pm

    um valor normal e adequado à realidade.

    mas estranho pois as vendas de porto e benfica com mendes e russos à mistura são por norma extremamente inflaccionados para valores absurdos.

  • Jorge
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:52 pm

    uma curiosidade:

    "o porto está a perder qualidades"

    curiosamente isto acontece com o aparecimento de Bruno de Carvalho (e todos sabemos para onde estava planeado o bruma ir)…coincidências??i no think so…

    • Chirola
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 11:19 am

      Filipe Março de 2013, já lá vai quase 1ano… Acordaste do coma?:p

    • Manuel
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 2:52 am

      Num blogue azul:

      "Se o Porto tem 258M€ de passivo consolidado e só tem 40% da SAD, e esta tem 220M€ de passivo (88M€), é facil perceber que o passivo total do clube + SAD ronda os 390M€ (258M€+220M€-88M€)".

    • Johnny W.
      Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:00 am

      Joao Rodrigues, segundo o jornal de negocios o porto tem um passivo de 220, o sporting 270 e o benfica 457. Não te esqueças é que os ativos tanto do porto como do benfica são mt superiores aos do Sporting. Por exemplo, o site transfermarkt avalia o plantel portista e benfiquista num valor semelhante e aproximado de 190 milhoes ( no caso do porto, um valor bastante semelhante ao do seu passivo) enquanto que o do sporting esta avaliado em 90. O porto costuma vender bem, mas também investe, só este ano gastaram quase 30 milhões enquanto que p.e o Sporting se calhar nem 5 teve que gastar…

    • Filipe
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:48 pm

      Acho que é melhor ir rever esses dados, porque o passivo do Porto é inferior ao do Sporting:
      Citando:
      "A SAD encarnada tem um passivo na ordem dos 399 milhões de euros, bem acima dos 217 milhões do F.C. Porto e dos 243 milhões de Sporting."
      https://www.maisfutebol.iol.pt/as-contas-dos-tres-grandes-todos-os-numeros-e-comparacoes
      Março de 2013.
      Talvez haja mais recentes, mas duvido que seja muito diferente disto ;)

    • João Rodrigues
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:32 pm

      Tanta entrada de dinheiro e conseguem ter um passivo maior que o sporting, coincidencias…

    • Johnny W.
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 10:23 pm

      Sim o Bruno afectou bastante o porto já que neste ano o porto fez quase 90 milhões em transferências em apenas 4 jogadores, Otamendi 12, Moutinho e James 70, Atsu 4 ou 5. Sem dúvida, isso para o Sporting não é nada. Ano após ano entram 300 milhões em vendas das pérolas da academia…Há com cada doente meu Deus…

    • FÁBIO COSTA
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:30 pm

      Já as anda a perder há 3 épocas. Nada tem a ver com o Bruno.

    • Rui Sousa
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:23 pm

      é, eu tambem i no think so…enfim aparece aqui com cada cromo..

    • NFM
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:22 pm

      essa suposiçao é comica….

      primeiro porque otamendi é bem vendido e no verao fez 70 milhoes em 2 jogadores….

      e nao sei em que o presidente do sporting afecta os negocios do porto, alias o porto nem sequer lhe respondeu a nenhuma provocaçao…

      parece que o Bruno de Carvalho é o D. Sebastiao saido do nevoeiro…

      O Vale Azevedo tambem era e depois…..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:21 pm

      achas que o porto ia dar 7M ou lá o que foi pelo Bruma? Só se fossem uma maça podre

      FMelo

  • Fábio Teixeira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:51 pm

    O Reyes vai superá-lo.

  • Bruno Vieira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:50 pm

    Uma boa venda e uma boa compra.

Deixa um comentário