Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto vende Otávio ao Al-Nassr por 60 ME

Saída que obriga os Dragões a ir ao mercado? Financeiramente não há nada a dizer. Quando um jogador sai pela cláusula é sempre um bom negócio – apesar de ser estranho o Al-Nassr pagar agora 60 quando podia ter comprado por 40 (dá a ideia que houve um arranjinho para o FC Porto conseguir um encaixe devido às dificuldades financeiras que apresenta e por ninguém se ter interessado por Diogo Costa, como estava nos planos do clube). Já desportivamente é uma baixa tremenda para Conceição. Otávio, que esteve em todo o seu reinado (nas últimas 5 épocas conseguiu uma incrível média de 45 jogos e 12 assistências por ano), era uma espécie de 4 em 1: com a maneira como fazia de ala/3.º médio parecia que os azuis e brancos jogavam com 12, tecnicamente também decidia imensos jogos (daí ter sido o MVP nas últimas duas épocas), tinha ainda o plus de ser quase uma extensão do treinador em campo, pela maneira como compreendia o jogo taticamente, e era sempre uma voz ativa dentro das 4 linhas a pressionar o árbitro em todos os lances e a picar os adversários, como SC tanto aprecia. Veremos agora quem irá assumir a sua função. Na teoria Pepê é o mais capaz, o problema é que também é necessário noutras posições que estão limitadas. Sendo ainda curioso perceber se esta será a única venda (na teoria os dragões precisavam de 50 milhões de euros de mais-valia).

Agora é OFICIAL! O Al-Nassr anunciou a contratação de Otávio, sendo que o FC Porto anunciou que a venda do médio, de 28 anos, se fez por 60 milhões de euros, o que faz da transferência a maior na história do clube. Os azuis e brancos informaram ainda que foram renegociados os direitos económicos do internacional português que estavam na posse do Coimbra Esporte Clube (32,5%), passando estes para o valor fixo de 12.750.000€ (doze milhões setecentos e cinquenta mil euros). Já os encargos associados a esta transação já se encontravam imobilizados, aquando da renovação com o jogador em março de 2021. Recorde-se que na altura Otávio recebeu 15 milhões de euros para renovar contrato.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

117 Comentários

  • batalha34
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:32 pm

    eu ja achava o plantel do porto fraquinho, entao agora meu deus

  • Veridis Quo
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:33 pm

    Como tinha dito no outro post, parece-me claro que a ideia é adaptar Pepê a essa função de criativo multifunções e todo o terreno que o Otávio tem sido. A chegada do Sánchez deverá ajudar a dividir essa posição entre ele e o João Mário consoante a necessidade (Sánchez com um perfil menos criativo, mas dotado de outras coisas ao nível físico e competitivo).

    Diogo/Ramos
    Sanchez/JM
    Pepe/Cardoso
    Marcano/Carmo
    Zaidu/Wendell
    Varela/Eustaquio
    Nico/Moutinho
    Pepê/Franco/Veron
    Galeno/Borges
    Taremi/Namaso
    Martinez/Evanilson/Navarro

    Parece-me curto, muito curto em termos de qualidade individual (e na Champions acho que isso vai ser notório), mas ao mesmo tempo, tenho muito poucas dúvidas que vão fazer mais de 80 pontos e lutar pelo título.

  • Hugorr
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:35 pm

    Parece então que o Porto afinal lucra, e lucra bem. A ler os comentários no post anterior parecia que o Porto pouco mais de 30M€ tiraria, e afinal parece que chega aos 47,25M€ (retirando o mecanismo de solidariedade), o que é fantástico, e talvez impeça a saída de mais jogadores (ou forçar maus negócios).

    Toda a sorte para Otávio!

    Quanto ao mercado do Porto, espero que ainda dê para reforçar as maiores lacunas, sobretudo laterais. Também gostaria que Taremi saisse, pode proporcionar um negócio interessante e já não tem a cabeça cá, de todo.

    Cumprimentos

    • Rambo13
      Posted Agosto 23, 2023 at 12:37 pm

      Sim, vamos fingir que o Porto nao pagou 17M pela renovaçao do Otavio com comissões imobilizadas para o futuro pq nao convem xD.
      13M para o Banco
      17M para Comissões
      3M mecanismo de solidariedade e de repente o Porto “lucrou” 27M.

      Tão bom

  • LevonAronian
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:35 pm

    Se levarem também o Sergio Conceição também, quase que começo a ficar tentado a defender o regime saudita

  • Andrew P Quinn
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:35 pm

    Este comunicado esta muito ao nivel dos que o DSO manda escrever. Metem la uns numeros e percentagens pelo meio que tornam as coisas dubias e nao explicam afinal quanto tinha o FCP, quanto vai receber liquido depois de comissoes nem quais foram os valores acertados na altura da renovacao.

    Ou seja, de 60M apenas se sabe que 12.75M vao para outro clube. Ou seja foi vendido por 47.25M

    Depois dos 47.25, quantos agentes e intermediarios vao receber mais a sua parte?

    Digo isto agora tal como disse na altura do comunicado do Ramos em que nao ficou explicado quais as clausulas para exercer o direito de venda ou compra do Benfica ou PSG.

    Este tipo de “cinzento” nos comunicados so vem confirmar a quantidade de negocios escuros que as SADs fazem todos os anos… e a CMVM a olhar para o lado.

    • Hugorr
      Posted Agosto 22, 2023 at 4:40 pm

      “os encargos associados a esta transação já se encontravam imobilizados, aquando da renovação do jogador em Março de 2021”

      • Andrew P Quinn
        Posted Agosto 22, 2023 at 4:47 pm

        OK, entao explica-me exactamente o que quer isso dizer. Os agentes do Otavio abdicam de comissoes de qualquer venda futura? Os 15M sao devolvidos ao FCP? E’ que essa frase e’ muito bonita mas nao clarifica absolutamente nada.

        • Hugorr
          Posted Agosto 22, 2023 at 4:53 pm

          Aquilo que sei foi o que foi dito na altura da renovação, e que certo valor já tinha sido pago para encargos adicionais, dos quais parece que se incluem estes agora.

          Basta ir ver a informação aquando da renovação (disponíveis aqui no VM com uma busca rápida) e constatar.

          Resumindo, os agentes já tiraram o seu na renovação que saiu cara ao Porto, salvaguardando agora o valor na saída do jogador.

          Agora, se é totalmente transparente? Talvez não seja, mas levantar suspeitas também me parece um pouco estranho.

          Cumprimentos

        • Mantorras
          Posted Agosto 23, 2023 at 2:30 pm

          Entendo que quer dizer que esse valor, de 15M, foi pago na altura, provavelmente porque era do interesse do empresario forcar uma transferencia, e aceitou renovar recebendo uma especie de comissao “antes da venda” e, ficando assim sem direito a comissao numa futura venda.

          Nao sei se foi isto.

  • Francisco Goncalves
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:40 pm

    Portanto, o outro clube negoceia do nada e toda a gente acha normal.

  • Vermelhudo
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:46 pm

    Pois lá foi embora o Otavinho, e fico feliz com isso porque dessa maneira o Porto está mais fraco.
    Parece que o cara teve a companhia do fiel escudeiro do Chris, o Regufe. Está um valente regabofe do Regufe! Dizem que este tem metido umas valentes coroas no bolso com os recentes negócios.

    E faz ele muito bem, o Chris aparenta gostar de ajudar os seus amiguinhos e estes só têm de aproveitar.

    Continua a saga 23/24, com muita coisa gira acontecendo.
    Não vi o jogo da Luz, estava na praia de auriculares e fui ouvindo no radio. Dia quente e gostoso, dia em que o Tio vai curtir o seu suminho e sua exposição solar controlada sem malta a chatear. Sozinho. Gosto sempre de um bom detox social. Há dias em que um cara só tem vontade de lhes mandar tartes à cara.
    E lá estava eu, de óculos escuros e com a toalha fazendo de cobertor, ouvindo o relato.

    Confesso que não ouvi nada sobre o peso do Arthur Cabral, mas pelo que li aqui e ali o gajo tá gordo que nem um peru.
    Li umas coisas assim de relance, e já falam no Arthur da Távola Redonda e no Jurássico.

    Tá um fartote, o que um cara se vai rindo.
    O Tyrannosaurus Rogex está comendo de cebolada os jurássicos desta vida, parece que o treinador está mesmo marado da tola rasgando de cima a baixo alguns jogadores do grupo.

    O Alexander “agora-é-que-se-compra-com-critério” Bah… também foi criticado pelos radialistas.
    Qualquer dia ainda se compram mais 3 laterais.

    Ca confusão.
    Neres… bem disse o Tio que poderias ser sacrificado!
    Bem disse que o Di Maria te iria meter no banco mesmo se merecesses ser titular!
    Agora vamos ver se o Rogério mete os dois ao mesmo tempo, e onde vai jogar o Aursnes.
    Tadinho do Aursnes, parece uma mula de carga a levar com as maluqueiras desta malta.

    Don Schmitote e Arthur Pança, ca dupla!

    Isto está de doidos…
    Ahaha!

    É ver, é ver…

    • Dr. Esgaio
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:27 pm

      A mim surpreendeu-me muito a forma como o Rogério queimou o Vlachodimos. Não me lembro de um treinador nos Grandes fazer algo a este nível, lembro-me de o sábio ter queimado o Palhinha, mas ele era muito mais novo e não tinha 5 anos a titular pelo clube como tem o Vlachodimos. Muito provavelmente, não vestirá novamente a camisola do Benfica.

      O que também está a acontecer com o Ristic é algo inusitado, então mesmo com a outra opção lesionada prefere meter um adaptado de pé trocado na lateral esquerda?

      A questão do Neres também levanta questões, e não me admirava que os rumores de que quer sair sejam verdadeiros…

      Acho o Rogério um bom treinador, mas acho que tem falhado constantemente na gestão de balneário e jogadores, algo que não é tão falado porque os resultados vão aparecendo, quero ver quando deixarem de aparecer. Não são raras as vezes em que manda, principalmente indiretas, a criticar os jogadores, e muitas vezes, e já vi outras pessoas a referirem o mesmo, parece que o faz para limpar o seu sebo. Vamos ver como é que e a época corre, mas se a coisa em termos de resultados descansar não me admirava que aparecessem + algumas polémica no Reino da Luz (e nem refiro a namorada do Morato que veio para as redes sociais pedir para que o namorado tenho mais minutos)

      Tchim-tchim!

      • Vermelhudo
        Posted Agosto 22, 2023 at 8:57 pm

        Pois estou rindo muito com estas coisas, não porque queira mal ao Rogério mas sim porque foi interessante ver umas Amelias metendo nos píncaros um treinador por ter feito uma boa época na Luz.

        Obviamente que muito foi dito por oposição ao sábio.
        Os haters não se aguentam e já diziam que agora é que se comprava bem e agora é que era tudo muito bom e sem falhas.
        Mais um piano na tola.

        Não dão tempo ao tempo, não querem fazer análises sérias. Querem simplesmente cantar numa câmara de eco e ouvir os seus sussurros ampliados. Dá-lhes pica.
        É com eles.
        Uns comem chocolate, outros gostam disto.

        O Amon também chegou a dizer que percebia agora o porquê do Rochinha ter chegado tarde a um grande. Basicamente veio a público dizer que o cara não é grande espingarda.
        Galera fala muito no sábio mas este tipo de saída menos airosa também se vê noutros treinadores.

        A namorada do Mordini faz o papel dela, se o rapaz fosse taxista não iria para as redes chatear o Rogério. Certamente.

        O Vlacho, se é assim tão mau, deveria ter saído há uns meses.
        Tirar o cara depois de um jogo menos conseguido, e apontar ele como o grande responsável pela derrota, não me parece correto.
        E ele, vendo que iria perder a titularidade para um Rufai Soares que também deu as suas casas na pré, ficou em brasa.
        É sempre complicado.

        O time tem tudo para melhorar.
        Mas não deixa de ser muito irónico ver as Hatezas a engolir um treinador a ter este tipo de decisões meio loucas.

        “Tá buu-nito, este baile está buu-niiiitooooOOOoooOOOOo” (https://www.youtube.com/watch?v=lz3Maycebtw)

        Tchim-tchim!

    • Pablitoaimar82
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:56 pm

      MAs isto não era um post do Otávio? Outra vez arroz?

      • Vermelhudo
        Posted Agosto 22, 2023 at 9:19 pm

        Pois não é arroz mas é sempre uma massada ter de responder aos de sempre.
        Não passo a vida no blogue, não critico quem tenha esse tempo, e aproveito para escrever o que me dá na telha tendo em conta uma lógica de economia temporal.

        “Vocêzes” já sabem o que a casa gasta. Não gostam, não leiam.
        Não vou aos vossos comentários chatear.

        Agora canta assim, canta assim… vah, é fácil… não tem nada que saber…
        TAAAaaaAAA Buuuu-nito, este baile está buuuu-nito…!

        (https://www.youtube.com/watch?v=lz3Maycebtw)

      • GabCel
        Posted Agosto 25, 2023 at 11:40 am

        temos que dar desconto: o JJ (aka vermelhudo) não percebe muito bem o que é um tema de um artigo. Só lhe interessa explanar o rancor com que ficou depois de ser despachado (tarde demais) do Benfica.

  • Nickles
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:56 pm

    Afinal o Porto vai receber 47 milhões? Alguém pode explicar me este esquema manhoso, esta óbvia falcatrua com o BMG? Como é que o banco baixa a percentagem do passe para 20% só porque sim? E como é que o agente decide que só vai receber metade da comissão?

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 22, 2023 at 5:09 pm

      Só descobriste agora que os clubes andam a martelar contas há mais de 15 anos??

      • Nickles
        Posted Agosto 22, 2023 at 6:11 pm

        Por acaso falcatruas com bancos ao barulho é a 2a vez, a primeira foram os 100M perdoados ao teu clube pelo BCP e o NB

    • Big Lebowski
      Posted Agosto 22, 2023 at 5:50 pm

      Quem tem de analisar o negócio e saber essas respostas, acha que está tudo bem. Mas um iluminado da internet quer saber detalhes de um negócio entre entidades privadas de que, com 99,9% de certeza, não é sócio (faltam 0,1% porque pode ser o LFV).

      Também tiveste essas dúvidas quando o Roberto “valorizou” depois daquela época? E quando Félix foi vendido por “mais” do que a cláusula?

      • Nickles
        Posted Agosto 22, 2023 at 6:07 pm

        Errado. Também posso ser o André Villas-Boas e tou só aqui a destabilizar para ganhar em 2024

      • Francisco Goncalves
        Posted Agosto 22, 2023 at 6:26 pm

        E a venda do fábio silva?

      • Pablitoaimar82
        Posted Agosto 22, 2023 at 8:55 pm

        Sim, esses que teem de analisar os negócios são garantia de isenção e qualidade. Veja se no caso do bes e outros que tais…

      • GabCel
        Posted Agosto 24, 2023 at 8:13 am

        essa da saída do Felix por “mais que a clausula” so demonstra a tua ignorância…

        o Benfica recebeu os 120M€ a pronto o Atlético pagou 120M€ + 6M€ pela operação financeira. Uma mentira repetida muitas vezes não se torna realidade. por muito que acredites nos comunicados do J. Marques.

    • Syd Barrett
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:35 pm

      É só estranho por ser o Porto? Se não estou em erro ainda há bem pouco tempo o Sporting comprou uma % do Ugarte antes de fazer a venda ao PSG. E bem sei que não é um banco, é o Famalicão, mas não sei até que ponto a “chantagem” não é a mesma. Ou seja, o Porto recusar-se-ia a fazer a venda, o Otávio ficava ate ao fim de contrato, quando tivesse 32/33 anos e então a % do banco passava de 13 milhões para valer zero…

      • Nickles
        Posted Agosto 22, 2023 at 6:52 pm

        Onde é que o Porto tem arcaboiço financeiro para fazer uma chantagem dessas?

        • Syd Barrett
          Posted Agosto 22, 2023 at 7:41 pm

          Eu não sei as contas do Porto e o que é público é que não seria necessário fazer dinheiro no imediato ( contrariamente ao inicialmente dito).
          Mas se eu fosse do banco BMG, e analisando os ativos do clube que saíram a zero, alguns capitães e fulcrais, como Herrera, Brahimi, Marega, Uribe; jogadores vendidos ao desbarato como Chico Conceição, Diaz, Corona, Sérgio Oliveira, não duvidava assim tão fácilmente de uma ameaça de um clube com uma gestão tão…vamos dizer, “errática”.

  • jvcs83
    Posted Agosto 22, 2023 at 4:56 pm

    Há algo nesta venda que me deixa admirado, então o Cão raivoso tinha uma cláusula de 40 Milhões, e nessa altura o Al Nassr não quis comprar, mas como a cláusula subiu para os 60 milhões aí já aceitou comprar. Vai que a chegada do Antero Henriques ao mundo árabe teve esse efeito, afinal o bom amigo não se esqueceu do seu clube do coração, pois estava dificil venderem alguém.

  • Nickles
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:04 pm

    Eu estou indignado com isto mas não é pela falcatrua, é mesmo por o Benfica não se aproveitar dos árabes e estes esquemas para despachar o J. Mario, Vlachodimos etc

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:05 pm

    Vários pontos:

    • Os clubes estão reféns dos empresários. A negociata de o Al Nassr não ter comprado por 40M e agora dar 60M não é só para bem do Porto mas também do Al Nassr e dos outros 3 clubes financiados pelo Estado visto que ainda necessitam de mais reforços de renome que estão na posse deste e outros empresários e é necessário agradar a gregos e troianos. E a melhor imagem é ser Regufe a acompanhar o jogador na Arábia!
    • Ainda sobre o valor da cláusula, ela só é válida caso seja batida e o dinheiro transferido a pronto, segundo sei. Tudo o resto são negociatas de forma a que as coisas aconteçam (Félix não foi também vendido acima da cláusula?).
    • Desportivamente é um negócio ruinoso. Sérgio Conceição é de ideias muitos fixas e não há substituto de Otávio. O problema é que ele quer fazer aquilo daquela posição e então vai ser complicado, tanto é que Pepê fez dos piores jogos que me lembro. E nunca é fácil perder o MVP das últimas duas épocas para a Goalpoint.
    • Financeiramente é um negócio fantástico. Receber mais de 40M pela nossa parte do passe é incrível. É uma pena não conseguirmos respeitar os ciclos dos jogadores e ter aparecido uma Arábia a esbanjar dinheiro, de outra forma, era mais um, como Taremi ao que tudo indica, a sair a custo zero. Este foi o desanuviar da corda ao pescoço mas ainda é necessário mais negócios por 50M em mais valias era só até Junho, depois ainda temos os restantes compromissos.
    • A substituição devia passar por Ivan Jaime. É dos jogadores que vejo mais parecidos com o baixinho e que podem ser rentabilizados por Sérgio. A ver vamos se vai acontecer como é falado na comunicação social há algum tempo.
    • Hugorr
      Posted Agosto 22, 2023 at 5:20 pm

      Concordo que a saída de um jogador como Otávio vai ter um grande impacto desportivo, mas prefiro que hajam saídas vantajosas para o clube, do que ‘espremer’ a vertente desportiva ao máximo e depois levar com saídas em final de contrato desses mesmos jogadores.

      Cabe é ao clube ter alvos bem definidos em casos de saídas, ou alternativas.

      Pior vai ser quando os clubes sauditas começarem a levar jogadores depois de fechar o mercado de verão na europa. Aí não há como colmatar lacunas… espero que não calhe ao Porto a fava.

      • Veridis Quo
        Posted Agosto 22, 2023 at 5:58 pm

        Mas a questão é se espremer até fim de contrato não é vantajoso para o clube. É que os títulos e as prestações dizem que sim. Talvez não seja sustentável a longo prazo, mas em termos recentes tem gerado sucesso desportivo, que aos adeptos, é sempre mais importante. A questão pode é passar por ser um sucesso efémero e insustentável, porque pode deixar o clube em maus lençóis financeiros.

        • Francisco Goncalves
          Posted Agosto 22, 2023 at 6:26 pm

          Basta ver que o Benfica tem vendido muito e ganhado pouco.

          • DNowitzki
            Posted Agosto 23, 2023 at 12:08 am

            Bom, isso é verdade e não é. O Benfica deixou de ganhar quando o [alegado] trafulha que vê luzes de noite decidiu desinvestir e obrigar os treinadores sem coluna a pôr a jogar Tavares e afins. Depois, recuperar disso não é fácil.

          • GabCel
            Posted Agosto 24, 2023 at 8:04 am

            mas ainda há quem ache que o que define quem “vence mais” em Portugal ainda é definido por quem tem melhores jogadores e faz melhores negócios?

            os activos mais valiosos estão nas portas das escolas dos filhos dos árbitros ou fazem visitas aos negócios de familia dos mesmos.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:56 pm

      As cláusulas sao um seguro dos clubes para cobrir a eventualidade de perderem o jogador; ficam com um valor que lhes parece compensador.
      Que se possam ‘bater’ sem negociações é algo que deriva da natureza legal das mesmas, mas não tem por que ser assim. O que é preciso é que a gerência do vendedor fique satisfeita, ou pelo menos conformada.
      Quando se diz ‘só sai pela cláusula’, o que isso significa é que só sai se formos compensados de modo compatível com o valor que pusemos na cláusula. De outro modo seria uma intransigência que (normalmente) não serve a ninguém.

    • Mantorras
      Posted Agosto 23, 2023 at 2:36 pm

      Concordo com praticamente tudo, Francisco.

      Octavio e insubstituivel e o Porto fica mais fraco, mas os ciclos devem fechar-se e o negocio e tremendo. Ha que aproveitar estes valores das arabias, se possivel, e tenho pena que o Benfica nao o tenha feito (se calhar tentou).

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 23, 2023 at 4:21 pm

        Mantorras,

        Eu sou da opinião que se deve aproveitar a vaca enquanto ela dá leite. Não me faz diferença se o dinheiro é do petróleo, do gás (Hulk) ou construção civil (Militão). Euros são euros, aqui e na China! Até porque anda toda a gente cheia de moralismos mas usa sapatilhas da Nike feitas com trabalho infantil, etc. etc.

        Sobre os ciclos, antigamente o Porto não só os respeitava como sabia antecipá-los. Lembro-me que Fernando cresceu na sombra de Assunção, Alex Sandro na de Álvaro Pereira e até James Rodriguez andou um ano no banco. Agora é o que é, pelo que tenho que aplaudir quando conseguem (com ou sem ajudas) fazer algo interessante para o clube, que no final é o que sobra (dirigentes e jogadores, vêm e vão).

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:08 pm

    Não me surpreenderia se o tio Mendes tivesse encaixado mais de 10 milhões de euros de comissão desta ”transferência”.

    Mas isso, só vamos descobrir no relatório de contas do próximo ano, quando o Pinto da Costa já não estiver lá.

  • Kafka
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:36 pm

    É suposto acreditarmos que o Estado da Arábia Saudita não tinha 40 milhões eur a pronto para pagar ao Porto, e então preferiu pagar 20 milhões a pronto e mais 40 a prestações quando se pedisse emprestado 20 milhões sendo o Estado da Arábia Saudita a pedir no máximo pagaria 1 ou 2 milhões de juros? Assim paga 20 milhões em juros ao Porto ??…

    Tudo isto é ridículo do princípio ao fim, mas vamos todos acreditar que um dos Estados mais ricos do Mundo não tinha 40 milhões a pronto para pagar por um jogador de futebol ???

    • Gato das Bolas
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:01 pm

      Talvez um dia se saiba melhor o que está por trás disto. Tenho dúvidas

    • deus_Ex_machina
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:09 pm

      Favores que se ficarão a dever ao empresário. Para os árabes, mais 20 menos 20 não faz diferença. Se calhar os empresários chegam lá e dizem “este é para comprar”, custa X e eles pagam. Para o porto dá jeito o extra e esse favor possivelmente será pago mais à frente em comissões.

  • Big Lebowski
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:45 pm

    Este negócio é uma óbvia falcatrua, uma “transferência” e anormal só porque foi feito pelo Porto.

    Se o Sporting tivesse vendido por 60M um jogador que há umas semanas teria saído por 40M, o Varandas e o Viana eram dois génios. Se o Benfica vendesse alguém a um clube saudita era mais uma prova de que o Benfica está num patamar de gestão acima dos outros, porque consegue aproveitar este mercado.

    Ninguém pensa que o Otávio é só mais um jogador capaz de brilhar na nossa liga, mas que não interessa aos colossos, porque não tem “aquele quê”. E se tivesse ido para um colosso europeu ia espalhar-se, tipo Alex Telles, João Mário…

    • Nickles
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:24 pm

      O Porto é conhecido por trafulhices portanto uma transferência “anormal” como dizes seria sempre um negócio sem falcatruas. A transferência do Otávio é portanto um negócio normal

      • Big Lebowski
        Posted Agosto 22, 2023 at 10:23 pm

        Se formos pela fama dos clubes, então todas as transferências são trafulhice. Há clubes em que até à trafulhice nas transferências feitas na porta 18.

        • DNowitzki
          Posted Agosto 23, 2023 at 12:07 am

          Há, à ou ah? Hum?

          Por enquanto, ninguém teve de se enfiar numa mala rumo aos galegos.

          • Big Lebowski
            Posted Agosto 23, 2023 at 10:41 am

            Tens toda a razão, lapso meu, Há trafulhice (e não à trafulhice) no tráfico de droga feito na porta 18 do Estádio da Luz.

        • Mantorras
          Posted Agosto 23, 2023 at 2:39 pm

          Drogas, armas, marfim, diamantes e prostitutas… chega? Se nao chegar nao faz mal, porque ha mais.

    • Francisco Goncalves
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:25 pm

      Drucas portista?

  • Daervar
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:55 pm

    Entretanto, anuncia a Human Rights Watch, descobre-se que a Arábia Saudita terá fuzilado centenas de migrantes na fronteira com o Yemen.

    Quanto ao Otávio, acho-o um excelente jogador mas há muito que teria beneficiado em ter saído para um clube onde fosse menos protegido e onde não caísse bem as parvoíces que faz em campo e fora dele. Boa sorte.

    • Kafka
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:08 pm

      Isso dos Human Rights agora não interessa para nada, só no Mundial do Qatar é que era um problema, agora que joga lá o Aveiro já não há problema nenhum com os direito humanos ??‍♂️

      • Valentes Transmontanos
        Posted Agosto 22, 2023 at 10:58 pm

        Ou, pelo contrário, antes não interessava para nada porque quem criticava era hpócrita e agora interessa muito porque joga lá o Aveiro. Podemos ver pelos dois lados.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 22, 2023 at 7:38 pm

      Se fossem só os migrantes…o problema é que fuzilam mulheres, gays, apóstatas, dissidentes…basicamente tudo o que conteste aquele regime e aquele modo de vida…mas no pasa nada, o que importa é a bola rolar…

    • Pablitoaimar82
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:50 pm

      Nao digas isso dos direitos, que o Ronaldo disse que eles vivem muito bem lá, é porque é verdade. Daqui a pouco tb vai reduzir a produção de barris para pagarem (pagarmos) o ordenado desta malta toda.

    • Apessoa
      Posted Agosto 23, 2023 at 8:24 am

      O Problema com o Yemen ja começou há mais de 2 anos, acho eu, mas como isso não dá views, raramente teve segmentos na TV, a população ou morre de fome ou tenta fugir. Acho que até se devia aproveitar esta “atenção” do país para levar a cabo investigações e levar a publico tudo o que tem feito politicamente/externamente, etc.

    • Mantorras
      Posted Agosto 23, 2023 at 2:40 pm

      Nao viste o video a dizer que sao fixes e que estao la todos felizes?

  • Tiago MR
    Posted Agosto 22, 2023 at 5:57 pm

    Estranha a declaração a CMVM mas teria de ir ver as anteriores para perceber. Basicamente o Porto diz que vai encaixar os 60M€ pq comprou a Coimbra esporte Clube os 32,5% por 12,75M€..o Porto fez uma venda e antes fez uma compra e faz a declaração tudo ao mesmo tempo..a isto se chamam contas de mercearia, não declarações a CMVM..mas como digo teria de ver as outras declarações..

    Desportivamente é mau por ser um dos capitães mas tendo em conta idade e futuro retorno, este tá pago.. excelente negócio! Vamos ter um porto diferente daqui para a frente, esperemos que vencedor como sempre.

  • Rambo13
    Posted Agosto 22, 2023 at 6:32 pm

    O bom deste tipo de comunicados é que parece que o Porto fez um mega negócio (que o fez) e que correu bem melhor do que as pessoas pensavam. No entanto…

    Então se isto tivesse sido normal:
    40M por 100% do passe
    Banco – 13M (32,5%)
    Porto – 23M (57,5%)
    JM – 4M (10%)

    Com a falcatrua Mendes:
    60M por 100% do passe
    Banco BMG (32,5%) – portanto 19,5M
    Porto (67,5%) – 40,5M – 10% Mendes (6M) = 34,5M€

    Pois bem, com este esquema todo do grande Pintinho:
    60M por 100% do passe
    Banco BMG – 12,75M (32,5%)
    Comissão Otávio – 15M
    Porto = 60-(12,75+15) = 32,25€

    Ficou a perder o banco, ficou a perder o Porto e ficou quem mesmo a ganhar? xD

    • João
      Posted Agosto 22, 2023 at 6:52 pm

      O jogador ficou a ganhar de certeza

    • BusInTown
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:21 pm

      Então mas os 15M já não foram pagos em 2021 aquando da renovação?

      É que se foram, que é o que me parece, não podem ser contabilizados nessas contas porque o mais provável é que se isso não acontecesse ele saía a custo zero.

      Resumindo, sai por 47M em 2022 quando se não renovasse o retorno ia ser zero.

      Independentemente de tudo, o negócio é excelente porque o Porto não pode continuar a perder jogadores por contratos acabarem e não conseguirem renovar.

      • Hugorr
        Posted Agosto 22, 2023 at 10:43 pm

        Exactamente isto!

      • Rambo13
        Posted Agosto 23, 2023 at 12:32 pm

        *”Os encargos associados a esta transação já se encontram imobilizados…”*

        Não sou eu que estou a inventar,está no comunicado.

        Isto é uma falcatrua gigante e sabes pq?
        – Em 1º lugar o que provavelmente foi prometido pelo JM foi que após o Mundial o Otavio era vendido.
        No entanto, como grande craque que é, ninguém lhe pegou.
        O que se foi arrastando até ao unico mercado com dinheiro e sem noção arranjar uma solução.
        – 2º na altura da renovação, como deixa bem claro no comunicado, os valores pagos de comissão (que foram quase 17M), já foram tendo em conta que o Porto iria vender.
        Desta maneira, em vez se ficarem apenas com 10/20% de comissão, tiveram praticamente 30% de comissão para partihar entre eles.
        E quem é que perdeu esse dinheiro? Pois bem, o Banco BMG e o Porto.
        Mas com toda esta engenharia financeira, parece que afinal fizemos foi um ganda negócio quando em termos de lucro perdemos 2M de € e o Banco 7M€ que acabaram nas mãos dos agentes e direcção.
        – 3º pq enganamos, mais uma vez qual Doyen qual quê, um parceiro de negocios.

        Depois ficam todos escandalizados quando os clubes falam mal do nosso campeonato e equipas

  • João
    Posted Agosto 22, 2023 at 6:52 pm

    Este menino vai ganhar qualquer coisa como 30k por hora. Hora!! Ainda vou ver se consigo virar jogador e vou para as arábias. Fica dificil recusar estes valores

    • bpstp
      Posted Agosto 22, 2023 at 9:10 pm

      30k por hora? Onde foste buscar esses valores? São negócios das Arábias mas TB não exageres. Se homem vai receber 13 000 000 ao ano isso a dividir por 8760 (horas que um ano tem) isso vai dar 1494€ por hora, o que já é uma fortuna mas bem longe dos 30k.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 22, 2023 at 7:05 pm

    Fora o valor pago, porque concordo com o que o pessoal aqui diz, é uma grande perda para o Porto. Certo que encaixam uma boa quantia e a venda é indiscutívelmente boa, mas o Otávio era o coração do Porto, o cerebro do Porto e a extensão do treinador em campo. Ou o Porto contrata um jogador com as mesmas características do Otávio (há muito poucos com o seu perfil) ou então terá que alterar ligeiramente o seu estilo de jogo.

    Provavelmente será o Ivan Jaime contratado e o André Franco será a alternativa. Depois ficam também com o Pepê, Galeno e Gonçalo Borges como restantes opções para as alas. Acho que é um bom lote. Nico, Varela, Grujic e Eustaquio também é um bom lote. Penso que o maior problema será o ataque e as laterais. Vindo o Sanchez, tem que vir mais um lateral esquerdo no mínimo. O ideal seria vir mais um central já que o David Carmo não é aposta e um segundo avançado para sibstituir o Taremi que já não está com a cabeça no Porto parece-me.

  • VaideMota
    Posted Agosto 22, 2023 at 7:49 pm

    Ficam todos a ganhar o que é rarissimo!:
    Otávio: uma pipa de massa
    Porto: vende 1 e compra 4. Compra o Moutinho, o Nico, o Varela e o Jaime ‘amotinado-à-espera-disto-faz-semanas-impunemente’ e ainda sobra para quem nunca iremos saber.
    Campeonato: ganha ética desportiva
    Adversários: nunca mais o veem.

    • Foge Quim
      Posted Agosto 22, 2023 at 8:41 pm

      Campeonato ganha ética e perde um dos melhores jogadores dos últimos 5 anos (épocas que foi mesmo o melhor).
      Adversários fazem a festa logicamente, assim como o porto que faz um excelente negócio.

      • VaideMota
        Posted Agosto 22, 2023 at 8:54 pm

        Perde um óptimo atleta não haja dúvida mas Nico+Varela+Jaime+Moutinho, sejamos honestos, há potencial para valer mais do que o Otávio no campo e financeiramente. Está tudo a romantizar como o Otávio vai fazer falta mas todos iam fazer muita falta e depois os resultados não alteram.

      • GabCel
        Posted Agosto 24, 2023 at 7:41 am

        “melhor” é muito discutível… quando todos desfrutarem do mesmo grau de impunidade, talvez possamos comparar performances. até lá é apenas um jogador a quem tudo era permitido.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 22, 2023 at 9:03 pm

    Portanto, o BMG decidiu receber menos do que aquilo a que tinha direito. A troco de quê exatamente? Caridade? Generosidade?

    Depois, o Porto já tinha adquirido, em 2017, 68% do passe, que agora são 67,5?

    Por último, não há ninguém no FCP que saiba escrever em Português?

    • Big Lebowski
      Posted Agosto 22, 2023 at 10:44 pm

      Outro que está muito preocupado com o BMG. Será porque é o banco que controla o Coimbra Sports, clube que só serve como veículo de jogadores e tem uma pareceria de destaque (no próprio site) com o Benfica?

      Se o BMG é trafulha, é-o através do Coimbra Sports, por isso, alguém que avise o Rui Costa, que ele não deve saber…

      Mais: o comunicado está escrito em bom português. Preferias coisas como “comigo ou sem migo” e o “o que passou-se?”, talvez.

      • DNowitzki
        Posted Agosto 23, 2023 at 7:37 am

        Sim, porque ainda há gente que se preocupe com coisas como honestidade, integridade, ética, independentemente do clube que está envolvido. Eu sei: esse vocabulário é-te desconhecido.

        Não, não está, o que só comprova a “labreguice” linguística de muita gente, tanta que até relincha em espaços como este. Ah, é verdade, há que compreender o “à”.

        • Big Lebowski
          Posted Agosto 23, 2023 at 10:45 am

          Podíamos falar das tuas vírgulas, ou da falta delas, mas isto é um blog de futebol, não de língua portuguesa. Também podíamos falar da tua falta de educação ao chamar labrego a uma pessoa que não conheces de lado nenhum, mas a falta de chá não se trata.

          Quanto à tua preocupação, porque não a levas para os negócios do teu clube?

          • DNowitzki
            Posted Agosto 23, 2023 at 12:05 pm

            Ah, por se tratar de um blogue de futebol, podemos ajavardar a linguagem e a língua! O que aprendi por aqui
            Se enfias o barrete, o problema é teu.
            Por último, isto é um espaço aberto, pelo que cada um é livre de comentar o que quer, quando quer e (quase) como quer. Porém, já que falas no assunto, quando te manifestares sobre os negócios do teu clube como eu e diversos outros benfiquistas sobre os do nosso, podes voltar a tomar cházinho de tília.
            Em suma, fraquinho, fraquinho!

  • bpstp
    Posted Agosto 22, 2023 at 9:23 pm

    Imaginem que tenho com 2 amigos uma casa de férias que compramos por 500 mil e agora está avaliada em 1 milhão, ou seja, 33,3% e aparece alguém a oferecer esse 1M e os meus dois amigos dizem me “olha queremos comprar a tua parte por 250 mil € para depois vendermos” e eu digo “está bem, vamos a isso”… Isso tem lógica? Isto para dizer que não faz muito sentido um parceiro aceitar vender a sua parte quando poderia ganhar mais… A não ser que fosse algo já acordado previamente.

  • Dr. Esgaio
    Posted Agosto 22, 2023 at 9:43 pm

    Este negócio honestamente mostrou que eu não sei mesmo nada e sou um inocente neste mundo de negócios, por isso alguém me poderia explicar o porquê de isto ter acontecido?

    1. Não entendo como é que a entidade que detinha 32,5% do passe, o que equivale a quase 20M, abdica assim de 7M do nada, sabendo que o Porto necessita de gerar mais valias financeiras com urgência. O que é que essa entidade ganha em fazer isto e receber menos 35% daquilo que tinha a receber? Podem dizer que o FC Porto podia não vender o Otávio, mas com o conhecimento desta proposta de 60M, seria muito estranho o FC Porto não vender o jogador, mesmo que só ganhasse 67,5%…
    2. Os encargos associados a esta transação já estão incluídos aquando do momento da renovação do jogador? Então o empresário do jogador não vai ganhar nada por ter feito uma das melhores vendas da história? Para mim é uma das melhores vendas da história, não pelos valores, porque há aí negócios completamente absurdos, mas sim porque o Al-Nassr vai literalmente pagar 150% do valor da clausula de há 1 mês atrás. Um empresário não ganha nada por ter conseguido este negócio, que é incrível por estes 150%? É que eu literalmente não me estou a recordar de nenhum negócio deste género, em que um clube prefere pagar 150% do valor de há um mês atrás, ainda por cima ficando com o jogador 1 mês mais tarde…
    3. Prende-se com o negócio em si… O Kafka já referiu aqui que achou estranho que o Al-Nassr, detido por um fundo do Governo Saudita, não tenha liquidez para dar os 40M no imediato da clausula de há 1 mês, sendo que agora dá 20M no imediato + 40M que ficam a pagar. E mesmo que não tivesse, não seria + vantajoso fazer um empréstimo bancário de 20M com uma taxa de juro de 10% (e aqui já estou a usar um principio da prudência, porque provavelmente a taxa de juro até seria mais baixa visto ser o Governo Saudita por detrás dos investimentos), e assim pagar 20M + 20M + 2M de juros = 42M, em vez dos 60M que vai pagar agora. Eu já expliquei isto noutro post, é que esta operação financeira só não compensava se a taxa de juro fosse de 100%, o que nunca vi em lado nenhum…

    Este tipo de negócio nunca vi em lado nenhum. Eu honestamente não acredito muito nos “favores” que se falam, já referiram que certos negócios vinham com mendilhões e favores, mas até agora nunca vi nada de significativo que mostrasse que foi isso que aconteceu. Dou o exemplo do negócio do Fábio Silva. Na altura o valor do negócio foi incrível, as comissões foram elevadas, mas além disso não vi favores nenhuns…

    Por isso, se alguém souber explicar melhor estes 3 pontos que referi, agradecia. O meu objetivo não é acusar este negócio de ser sujo, porque eu não faço a mínima ideia se é limpo, com esquemas, o que for… Por isso é que gostaria de ser melhor esclarecido.

    Quanto ao jogador, subscrevo totalmente o 4 em 1 referido pelo Visão de Mercado, é um jogador que vai fazer muita falta. No entanto, se o Porto for buscar o Iván Jaime seria ótimo para o clube, visto ser um craque, e os valores pelo Famalicão são bastante razoáveis, logo acho que todas as partes ficariam a ganhar.

    • johnny balls
      Posted Agosto 23, 2023 at 6:50 am
      1. no comunicado nao refere quando foi feita essa negociação, essa entidade garantiu 12,5M€ independentemente do valor negócio, provavelmente mesmo em caso de saída a custo zero. menos retorno mas menos risco
      2. tendo em conta que os custos de intermediação andam em torno de 10% e o porto pagou 15M€ na renovação, estamos a falar de um pagamento antecipado ruinoso para o porto
      3. o timing do al-nassr nao sei explicar
    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 23, 2023 at 8:47 am

      Vamos por partes então:

      1. A melhor maneira de explicar o ponto 1 é olhar para o negócio de Ugarte. Toda a gente sabia que o médio estava vendido e o Famalicão abdicou de 10% quando não tinha que o fazer, porquê? Por salvaguarda de interesses futuros. O mesmo se passou com o Porto e o BMG.
      2. O empresário até ganhou mais do que ganharia ao dia de hoje. Por lei só poderia tirar 10%, ou seja, 6M do valor global. Já numa renovação, pode pedir o dinheiro que quiser, daí que tenham feito isto desta forma sabendo sempre que seria o Porto prejudicado.
      3. Os negócios são uma bola de neve e não um ato isolado. Basta ver novamente o Sporting, que teve que dar um bocadinho o braço a torcer com Mendes para as coisas acontecerem de outra forma, Bruno Fernandes à cabeça. Dar 40M ou 60M era igual, o problema é que tens que deixar muita gente feliz porque os clubes, tal como Roma, não se fazem num dia nem com 1 jogador.
      • Joe
        Posted Agosto 23, 2023 at 12:05 pm

        Francisco, na minha opinião estás a ver mal a coisa. No RC de 20/21 estão inscritos:
        1. Na nota 8 do anexo 17 M de encargos de renovação do Otávio
        2. Na nota 22 do mesmo anexo está registado uma verba de 15M de prémio de assinatura do Otávio.
        3. De 1. e 2. Resulta que para o empresário terá ido 17-15= 2 M

        • johnny balls
          Posted Agosto 23, 2023 at 1:23 pm

          tenho dúvidas que o Octávio tenha recebido os 15M€ e nao o empresário. se há coisa para mim que nao me cabe na cabeça é com os jogadores permitem que tanto dinheiro que lhes deveria pertencer acabe no bolso dos empresários. sei que quem nao tem empresário hoje em dia arrisca-se a passar ao lado de uma grande carreira mas o empresário ganha 10% este ano, corre mal, segundo ano tem todo o interesse em colocar novamente o jogador para receber novo fee mesmo se 10% de um valor menor. aquilo que parece ser defender o principal interesse do jogador (jogar) pode prejudicá-lo muito mais

          • Joe
            Posted Agosto 23, 2023 at 3:54 pm

            Meu amigo quanto às tuas dúvidas o único conselho que posso dar é que antes de se opinar se deve consultar a informação disponível….

          • Joe
            Posted Agosto 23, 2023 at 3:58 pm

            “à celebração e/ou renegociação de contratos de trabalho nomeadamente no que se refere a
            prémios de assinatura no montante de 13.743 milhares de Euros relativos, essencialmente, ao
            jogador Otávio; “

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 22, 2023 at 9:53 pm

    Dia muito triste para mim como portista. O meu clube fica muitíssimo mais pobre, tal como o nosso campeonato. O Otávio veio um miúdo e sai uma lenda do clube, um jogador que nunca será esquecido pelos portistas. Falem do carácter dele o que quiserem, mas é o jogador que TODOS gostariam de ter na sua equipa. Inteligente, tecnicamente muito dotado, de um coração e pulmão gigantes e de uma raça e vontade de defender os seus muito pouco vista. É um jogador chato, provocativo, por vezes até um adjetivo que não vou escrever, é verdade, mas isso só incomoda os adversários, para nós portistas é inesquecível.

    Quanto aos valores, são irrecusáveis, mas eu recusava. É o dínamo da equipa, o jogo passa todo por ele, joga e faz jogar e a equipa está praticamente montada à sua volta. Quem diria que aquele brinca na areia tornar-se-ia este monstro tão completo que vimos nos últimos anos. Literalmente o melhor jogador da Liga durante 2 ou 3 anos. Que saudades que vai deixar o baixinho.

    Relativamente a um substituto, não, não pode ser o Pêpe. Não tem as características para isso e se jogar adaptado a lateral era esfolá-lo, fazer a posição do Otávio é matá-lo. Das duas uma, ou vamos buscar alguém (Bitello parece ter as características mais parecidas ao Tavinho) ou alteramos a forma de jogar. Mas Pêpe, Franco ou qualquer outro que o Sérgio meta ali, não irá resultar.

    • TiagoPedro
      Posted Agosto 22, 2023 at 9:57 pm

      Só para dizer que NÃO. NÃO gostaria de ter alguém como o Otávio na minha equipa. Bem longe da minha equipa e do nosso campeonato.

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 22, 2023 at 10:11 pm

        Claro, no dia que tiveres um Otavio na equipa, nunca mais o queres fora daí.

        • TiagoPedro
          Posted Agosto 22, 2023 at 10:47 pm

          Desculpa lá, mas não. E para reforçar isso, estão ele e o Pepe (apesar de tudo o que este possa ter feito) na seleção e não os queria lá (e não é por terem nascido no Brasil). Para mim há coisas mais importantes que ganhar, civismo e jogo limpo são duas delas. E quando há jogadores do meu clube com os mesmos comportamentos sou igualmente crítico, apenas acontece que esses comportamentos são esporádicos, quando comparados com os dois senhores acima referidos.

        • Pedro Almeida
          Posted Agosto 23, 2023 at 4:02 am

          Eu aprecio mais ver jogar jogadores do genêro do Otávio mas ele, também pelo contexto ue se vive em Portugal exagerava e sem punição nenhuma.

          Para além disso, uma coisa é ser “cabrão” em campo outra coisa é fora dele representar a personagem que criou dentro de campo. Isto não é wrestling nem teatro para haver Kayfabe deste genêro.

          Sou do Benfica e gostava que os nossos jogadores não sejam uns mansos e fossem mais como o Otávio e outros jogadores do Porto do passado, mas isto durante o jogacaba o jogo e tem de haver respeito e desportivismo pelo adversário.

          E se me arranjares um momento em que o Otávio em quanto pessoa foi um atleta integro e promoveu positivamento o Futebol dou-te a palmatória porque deve ser raro.

      • GabCel
        Posted Agosto 23, 2023 at 8:14 pm

        Somos dois… não quero jogadores desses na minha equipa.

    • Veridis Quo
      Posted Agosto 22, 2023 at 10:17 pm

      O Pepê não tem as características para isso, mas dirias que o Otávio, antes de ser o jogador que é agora, tinha? Tu próprio disseste, “quem diria que aquele brinca na areia tornar-se ia tão completo”.

      O Pepê, o que não tem e dificilmente ganhará, é a capacidade de deixar passes para finalização a partir da zona central. O Pepê não precisa de ser igual, no entanto. O Lucho não era igual ao Deco, o Matheus Nunes não era igual ao João Mário. O que o Porto precisa, claro, é de estruturar a equipa de outra maneira. Porque, como dizes, muito do jogo passava pelo Otávio. Não havendo Otávio, há outras. Quiçá menos no jogo interior e mais no desequilíbrio pelas alas.

    • Hugorr
      Posted Agosto 22, 2023 at 10:40 pm

      Concordo com os elogios que faz ao jogador, mas discordo em absoluto com uma recusa teórica ao negócio.

      O futebol é feito de ciclos, e há que equilibrar a vertente desportiva e económica, coisa que o Porto não tem feito – de todo – nos ultimos anos.

      Por bom que um jogador seja, e Otávio é, não se pode abdicar da sustentabilidade para arriscar um título. Chega de all-ins, por mais que como adepto do Porto goste de vencer. O que se passou com Marega, Brahimi, Herrera e afins não pode ser o ‘habitual’, hipotecando o futuro do clube.

      Dito isso, desejo todas as felicidades a Otávio, e certamente irá deixar saudades, mas o Porto tem que seguir o seu rumo. Tal como fez sempre que sairam os melhores, sejam eles Mourinho, Vilas-Boas, Deco, Hulk, Falcão, James, Ricardo Carvalho ou tantas outras lendas no clube.

      Cumprimentos

    • Raskolnikov
      Posted Agosto 22, 2023 at 11:03 pm

      Venho só dizer que não, não teria qualquer alegria em ter um Otávio na minha equipa, muito pelo contrário. O que não falta são exemplos de jogadores que são intensos, dedicados, incansáveis, até duros, sem no entanto precisarem de transpor o limite para lá do qual se tornam provocadores, sujos, desleais, manhosos, ordinários. Aquilo que tive de mais próximo foi o Derlei, felizmente apenas por uns meses, e é o jogador que até hoje mais lamento que tenha vestido a camisola do Benfica.

    • Jeco Baleiro
      Posted Agosto 23, 2023 at 11:08 am

      Não, eu não quero o Otavio rafeiro na minha equipa, por muito bom que seja. Juntando aos outros que já te responderam já não são TODOS que querem esse indivíduo na sua equipa.

      E, já agora, quem és tu para decidir o que os outros querem ou deixam de querer? “No dia em que tiveres o Otávio nunca mais o queres fora daí”, isto é o quê?

      Dou-te o desconto porque és portista e não deves saber o que são valores e princípios que estão acima de qualquer vitória.

      • yanis
        Posted Agosto 23, 2023 at 2:23 pm

        Quando alguém usa o clube doutra pessoa para estabelecer os pressupostos morais e éticos duma discussão, parece-me que a discussão não tem sentido.

        Não há pessoas melhores que outras, independentemente daquilo que cada uma é. Somos mais iguais que diferentes. Por isso, insinuar que alguém é menos pessoa pela sua preferência clubística tresanda a xenofobia e preconceito por todos os lados.

        Isto é só futebol no final do dia. O Otávio vai seguir a vida dele e tu podes continuar a odiar outros intervenientes. Ainda há o Sérgio Conceição e o Pepe. Quando estes saírem, tenho a certeza que conseguirás encontrar outros.

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 23, 2023 at 6:24 pm

        Conseguiste sacar-me uma boa gargalhada. Também poderia atribuir-te muitos adjetivos preconceituosos típicos em sportinguistas, mas não vou descer à cave para igualar o nível.

      • GabCel
        Posted Agosto 23, 2023 at 8:16 pm

        Perfeito

    • Artur Trindade
      Posted Agosto 23, 2023 at 3:30 pm

      Concordo, pelo pouco que vi, que o Bitello teria perfeita adequação ao lugar de Otávio, pelas características e intensidade.
      Um meio campo com Varela/Nico/Moutinho/Gujic e Bitello seria muito bom, assim como a adição de Ivan Jaime, principalmente se o Famalicão baixar o preço, pela situação que o jogador vive.
      Teriam que ser 30M pelos 2, ou entrar no jogo de partilha de venda futura.

  • yanis
    Posted Agosto 23, 2023 at 2:27 pm

    Como referi no outro post, é uma grande perda para o modelo Conceição. Caberá ao treinador encontrar outras formas de jogar, porque sem Otávio, o caminho nunca poderá ser o mesmo. Muito, muito difícil para o FC Porto esta saída. Muito mais que a de Uribe.

    A melhor das sortes para o Otávio, um tipo que cresceu até onde não achei ser possível. Um grande talento, que se tornou num grande jogador.

  • daniemartin12
    Posted Agosto 23, 2023 at 2:30 pm

    Opinião de um Portista que não tem preferências para as eleitoriais:

    Até ao momento em termos de saídas tivemos:
    – Uribe e Manafá a custo 0: Uribe renovar seria um estouro financeiro, Manafá é fraco para o nível do Porto e embora haja lacuna de laterais (e ele “fazia” os 2 corredores) é até agora uma incógnita devido à lesão;
    – Otávio: 60M cláusula, incrível. (embora a cláusula julgo que deverá ser paga a prestações);

    Entradas:
    – Fran Navarro: “todos” ficaram doridos pelo valor do negócio (acredito que o mesmo já estivesse apalavrado \ fechado à bastante tempo);
    – Nico: bom negócio, ganhamos um jogador “bom” e barato. O resto dos “ses” são apenas ses. “Se o Barcelona o quiser de volta”;
    – Alan Varela: demorado mas uma pechincha!

    Para breve (espero):
    – Moutinho: custo 0, bom reforço. Diria até nuclear em termos de “mística” para o balneário + relação entre adeptos, clube e claro dentro de campo;
    – Ivan Jaime: Outro destaque da Liga que poderá (deverá espero mesmo) rumar. Com tanto interessado nele e com tanta demora … Vir na mesma para o Porto é incrível;
    – O lateral Mexicano: não conheço, joga pelo que pesquisei dos 2 lados… Parece-me uma bola solução;

    Manter Diogo e Taremi demonstra uma força de coerência, pois apesar do mau momento financeiro derivado ao Fairlpay (prestes a sair desse mau momento), demonstra força em só vender pela cláusula. E contrariamente ao que o VM afirma, interessados para o Diogo não faltaram… Podiam afirmar isso se houvesse alguma movimentação financeira igual\superior à cláusula do Diogo. Senão o Kylian Mbappe também não tem interessados…

    Taremi é problema por lá estar, haver a tal coerência de só deixar sair jogadores importantes pela cláusula. Arriscando-se assim a perder um importante jogador a custo 0, mas isso é a lei da vida do futebol de hoje em dia. Dificilmente alguém baterá a cláusula dele e não estou a ver nenhum clube da Europa a bater 25M ou mais por ele. E para as Arábias, a única solução lucrativa e benéfica para o Porto, parece não ser objetivo do Taremi.

    Portanto os hater’s de todas as movimentações ou falta delas da SAD … Vão dizer o quê ? Que ainda faltam laterais e que dói ver Zaidu&Wendell (que sim os 2 não fazem 1) , e que custa ver Pêpe ser lateral (quando parece que só joga bem lá) + João Mário…

    Não vejo ninguém a reconhecer o bom trabalho… Antes pelo contrário, tiram o mérito e dizem que é “graxa” para as eleições. O que também pode ser real! Mas o que também não deixa de ser real é que no momento em que o Porto está a um curto curtinho passo de “sair” do Fairplay Financeiro haverem estes grandes negócios “à Porto” (tirando os timings).

    Acredito (e isto não é defender) que sempre houve competência de scouting e que foram contratadas as ultimas opções desse mesmo trabalho de observação por não haver capacidade negocial para trazer estes “craques”. E isto não quer dizer que não haja dinheiro… Que há e sempre houve! Quer apenas dizer que se o gastasse antes de vender \ apresentar lucras ia estragar o clube.

    Foi feito um plano – apostar num mister que sabia essa grande condicionante, que teria que de forçadamente usar “cêpos” e míudos da formação, mantendo sempre o nível de competitividade elevado… E factualmente resultou.

    E isto não são “ses”, são factos… Porto em Janeiro está “limpo”. Em 6 7 anos sobre alçada e da UEFA conseguiu essa competitividade.

    • Joe
      Posted Agosto 23, 2023 at 4:08 pm

      O Porto não vai sair do Fairplay financeiro. Já saiu.

      Não saiu e não vai sair tão cedo é do buraco em que se meteu sob a direção de Fernando Gomes (e claro Pinto da Costa).

      • daniemartin12
        Posted Agosto 23, 2023 at 7:27 pm

        Senão estou equivocado, o Porto estava prestes a sair.

        Precisava de fazer 20M até final de Julho para as contas anuais ficarem OK.

        Como não a fez, para todos efeitos no “atual” relatório o porque tem “em falta” 20M.

        No próximo relatório já estará tudo OK e aí sim sairá de forma definitiva.

        Julgo*
        Talvez os valores não sejas estes*
        Talvez o relatório não seja como pense*

        • GabCel
          Posted Agosto 23, 2023 at 8:13 pm

          Faltavam 50M€… 20M€ só no país de fadas em que os portistas vivem.

          • daniemartin12
            Posted Agosto 24, 2023 at 11:53 am

            Quem disse que faltavam 50M foi Fernando Gomes. Afirmou que tinha que fazer 50M em vendas.

            No entanto, após isso, o comunicado oficial da UEFA dá por cumprido o cumprimento do acordo feito.

            No entanto tendo o Porto um balanço actual de 44,10M (transfermarket), já há uma luz verde para terminar.

            Quanto ao país das fadas dos 20M em que os Portistas vivem, como disse no meu comentário, foi tudo “julgo” e “talvez”. Já que tens tanta a certeza e gostas de comentários construtivos, indica-me a tua fonte oficial e credível que confirme que para o Porto tinha que fazer 50M.

            • GabCel
              Posted Agosto 25, 2023 at 11:45 am

              depois de anos e anos de contas merteladas… o pais do conto de fadas continua forte como nunca “contra tudo e todos” (em especial os mouros)…

              quando o velho deixar a presidência é que me vou rir.

Deixa um comentário