Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Fim da novela! O novo clube de Kerkez

Vai vingar na Premier League? Tem excelentes caraterísticas técnicas e físicas (dá muita potência ao corredor esquerdo) e não surpreende que tenha provocado tanto interesse no seu passe (o Benfica até foi o 1.º a identificá-lo, mas como aconteceu com outros casos, principalmente Horta, não conseguiu fechar negócio).

Milos Kerkez, que nas últimas semanas andou a ser dado como certo no Benfica ou Lazio, foi anunciado como reforço do Bournemouth, num negócio que rende 17,5 milhões de euros ao AZ já com bónus incluídos. Recorde-se que o lateral esquerdo, internacional húngaro, de 19 anos, vem de uma época com 5 golos e 6 assistências.

49 Comentários

  • João
    Posted Julho 20, 2023 at 8:08 am

    O gajo que era perseguido por meio Mundo. Rir para não chorar

  • Petrol
    Posted Julho 20, 2023 at 8:19 am

    Lembram-se inicialmente quando o seu pai disse que se a prioridade fosse o dinheiro o jogador iria para Inglaterra? Está aí a resposta para o motivo desta transferência.

    Quanto ao Benfica, custa-me ler os parentesis. Por um lado já perdeu alguns alvos (que equipa não perde?) no entanto, neste mercado trabalhou muito bem, tal como já tinha trabalhado nos últimos dois mercados. Também neste caso o Benfica trabalhou bem, viu que o negócio ia ser feito por valores para além do razoavel e virou-se para outra opção.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 20, 2023 at 8:56 am

      Percebo que queiram dizer que isto é o Benfica a trabalhar bem, mas pagar o que pagaram por craques identificados (como o MVP da Eredivisie ou o Di Maria) nao é propriamente achar a pólvora. Tinham dinheiro fresquinho e gastaram-no em ativos seguros com rendimento provável. O bom trabalho foi feito lá atrás quando o Lage valorizou o Félix (estava difícil com o Vitória), ou o Jesus comprou o Darwin ou o Schmidt fez aquela primeira volta com o Enzo a brilhar (que , já agora, nao era propriamente um alvo desconhecido).

      O que está a acontecer é que o Benfica desta última década solidificou muito a sua posicao financeira, é um clube com outra atratividade e capacidade de investimento. Podem sempre argumentar que ser rico nao é ter o trabalho feito e é verdade, mas é meio caminho andado.

      Na minha opiniao, trabalhar bem é precisamente identificar alvos desconhecidos do grande público e fazer deles grandes jogadores, como o Benfica fez com, por exemplo, o Ederson, o Sporting fez com o Slimani (escala muito menor mas valorizou 16.000%) ou o Porto com N jogadores no início do século.

      • Petrol
        Posted Julho 20, 2023 at 9:17 am

        Na minha opinião trabalhar bem ao nível do mercado é identificar os alvos pretendidos, fechar os processos sem grandes ondas e sem ir para além do razoável para a realidade do clube. Isso é o que tem sido feito pelo Benfica. Para além disso, o plantel está praticaemente fechado desde os primeiros dias da pré-época. Isso diz muito do planeamento da época. Para mim isto é a definição de trabalhar bem ao nível do mercado.

        Por outro lado, no meu entender identificar alvos desconhecidos já é âmbito do scouting. Nesse ponto pode dizer-se que o Benfica tem “falhado” mas isso também tem a ver com as questões que abordou de neste momento o clube ter disponibilidade financeira para ir buscar jogador que supostamente representam apostas com mais certezas e já noutro nível de maturação.

      • Rambo13
        Posted Julho 20, 2023 at 12:40 pm

        Normalmente gosto dos teus comentários, mas neste foi tudo ao lado.

        Se há clube que é perito em descobrir jogadores para depois os valorizar, é o Benfica.
        Fê-lo durante imenso tempo com Jesus e mesmo antes disso (como foram os casos de Tacuara, David Luiz e Di Maria que chegaram antes).
        Com a entrada de Rui Vitoria e Lage o paradigma mudou porque o Benfica ia busca-los à formação, e mesmo assim (como se viu antes com Oblak, Ederson, Lindelof, etc) o que mudou foi que o Benfica os começou a contratar ainda muito antes de serem sequer conhecidos.

        Se o Benfica hoje está bem financeiramente não é porque sempre foi rico, mas porque soube desde sempre potenciar os seus ativos e, o mais importante em comparação com os rivais, vende-los no timming certo.

        Enquanto o Benfica gasta 25M no MVP da liga holandesa com 22 anos, o Sporting gastou 24M num jogador do championship de 25anos.
        Pensa nisso.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 20, 2023 at 1:24 pm

          Eu não estou a dizer que o Benfica fez maus mercados no passado, apenas estou a falar deste. Neste não houve Cardozos ou Di Marias desconhecidos. Houve compras caras e com impacto imediato. Apenas isso. Elogia-se muito a rapidez mas isso só é possível porque há dinheiro (por causa dos mercados anteriores).

          Eu não falei do Sporting, não emiti qualquer juízo sobre a compra do Gyökeres, porque por muito mal que o Sporting gaste o dinheiro, isso é um acontecimento independente.

          • Rambo13
            Posted Julho 21, 2023 at 1:41 pm

            Há 6 meses houve Scheldjrup e Tenglsted. Calma…

            E como já dito noutros comentarios, os 14/15M hoje em dia (como foi o caso de Jurasek) eram os 5/7M de há 10 anos atrás.
            O Kocku noutros tempos nao valeria mais de 14M por exemplo.

            Mas mais te digo. Mil vezes gastar 25M no MVP da liga holandesa e 14M num lateral esquerdo para pegar de estaca (deixando aqui desde já a minha opinião pessoa que Kerkez é muito melhor que Jurazec) do que andar a gastar 7/8/10M em 5 jogadores como antigamente.

            Em relação ao dinheiro, já o referi noutro post.
            Pote, Ugarte, Paulinho, Trincão, Vinagre, St Juste e agora Gyokeres.
            Tudo jogares dos 14M para cima…
            Não é porque o Sporting compra apenas % do passe que os mesmos não tão avaliados nisso :)

            E em momento algum disse que o Sporting gasta mal o dinheiro, alias dos em cima mencionados, apenas Vinagre me parece um caso mal parado.

      • Kacal
        Posted Julho 20, 2023 at 10:24 pm

        Ir buscar o MVP da Liga mesmo com dinheiro fresquinho é trabalhar bem porque quantas vezes não se falham alvos? Aliás o Kerkez também é da Eredivisie e não foi possível. O Benfica nem que seja por ter sido mais rápido que outros e ter sido convincente deve ser elogiado por trabalhar bem porque garantiu o reforço.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 20, 2023 at 8:49 am

    Pensei que fosse para algum clube a sério, afinal foi apenas pelo dinheiro e a Liga..
    O Benfica esteve bem em todos estes processos, chegou a um valor, o AZ não quis seguiu para uma outra opção, sem andar a perder tempo, muito bem é assim mesmo, no FM fazia igual.. é saber gerir o mercado de transferências da melhor maneira e celeridade

  • Tiago Silva
    Posted Julho 20, 2023 at 9:12 am

    Acho que o Benfica teria sido um bom clube para ele, mas o acordo com o AZ não chegou, o jogsdor fez bem em respeitar a decisão do clube que apostou nele. Não diria que o Kerkez tenha escolhido Inglaterra, isto se tudo o que se falou nesta novela for verdade. O que me pareceu é que o Kerkez queria ir para um clube de um patamar superior ao AZ e onde pudesse ser titular. Isso aconteceria no Benfica, tal como aconteceria na Lazio e como vai acontecer no Bournemouth.

    Para ele em termos desportivos não é uma má aposta. Estará a jogar na Premier League e se se destacar por lá terá um tubarão inglês pronto a apostar nele, como acontece muitas vezes neste campeonato. Vejamos o caso do Palhinha, mesmo num clube mais modesto, é destacar-se e tem logo os tubarões todos a quererem-no.

    • chuta dai
      Posted Julho 20, 2023 at 10:04 am

      Dizer que o Bournemouth é um patamar superior ao AZ é a mesma coisa que dizer que o Aston Vila é um patamar superior ao Benfica. Nunca na vida…Liga é superior, agora o clube não é…

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 20, 2023 at 10:16 am

        Adoro quando vejo os donos da razão usarem argumentos como vitalícios mas sem nunca os justificar. Só por curiosidade, porque é que nunca na vida o Bournemouth é superior ao AZ?

        • tiagoagm
          Posted Julho 20, 2023 at 10:25 am

          Quantas presenças da liga europa tem o Bournemouth? Quantos titulos?

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 20, 2023 at 10:42 am

            Se é esse o critério, posso considerar o Boavista superior ao Braga ao dia de hoje? É que foi campeão e o Braga não! E usei o Boavista e não o Belenenses porque ambos (Boavista e AZ) foram campeões este século.
            Ou o Guimarães é também maior que o este próprio AZ? É que o Vitória foi 23 vezes às competições europeias contra apenas 16 do que o AZ?

            • tiagoagm
              Posted Julho 20, 2023 at 10:59 am

              Na minha opinião, ir para o Bournemounth é um passo atras na carreira desportiva. Obviamente que a montra na premier é muito superior, mas vai jogar num clube fraco. Num jogo frente a frente provavelmente até ganharia ao AZ, mas nunca vai ganhar um titulo ali.

              • Francisco Ramos
                Posted Julho 20, 2023 at 11:16 am

                Tiago,

                Eu tenho uma visão diferente e posso explicar:

                • No AZ tem mais possibilidade de ganhar títulos mas o último que conseguiram foi uma Taça em 12/13 e só voltaram a estar perto em 17/18. Ou seja, ele não escolheu entre uma probabilidade média e uma nula, foi entre uma pequena e uma nula.
                • Depois entre tentar ganhar títulos num campeonato periférico ou jogar todos os dias no melhor campeonato do mundo contra os melhores jogadores, eu preferia a 2ª opção e vejo-a como um passo em frente na carreira desportiva. E dou um exemplo também dos Países Baixos:
                • Van Dijk saiu do Groningen para o Celtic, depois Southtampton e só depois conseguiu chegar ao colosso Liverpool. Ou seja, a carreira tem que ser progressiva e não almejar logo o topo (que também pode acontecer)
                • Por fim, a questão salarial. Um Bourhmouth gasta tanto em salários como um Porto ou Benfica e como a carreira é curta, temos também que fazer essas opções (desde que ponderadas claro com o plano desportivo).
                • tiagoagm
                  Posted Julho 20, 2023 at 11:28 am

                  Eu aceito a tua opinião, e até acho que ele pode dar um salto na carreira sendo tão novo. Mas podia esta num Benfica a lutar por títulos ao invés de lutar para não descer.

                  • Francisco Ramos
                    Posted Julho 20, 2023 at 11:54 am

                    Eu concordo que podia estar no Benfica, mas aí não foi culpa do jogador mas dos clubes que não chegaram a acordo!

                  • Neville Longbottom
                    Posted Julho 20, 2023 at 3:40 pm

                    Mas isso és tu como adepto do Benfica. Um gajo para quem o Benfica lhe é indiferente nao pensa assim.

                    Se as coisas lhe correm bem em Inglaterra pode dar o salto. Se correm mal ao menos é milionário. No Benfica nao ganha tanto (se calhar nem metade) com as mesmas (na cabeca dele) probabilidades de sucesso.

                    Ganhar o campeonato português só tem significado para quem é portugues, porque para um estrangeiro, é basicamente o mesmo que ser campeao hoandês ou escocês.

                    • tiagoagm
                      Posted Julho 20, 2023 at 3:47 pm

                      Falei do Benfica como podia ter falado da Lazio, apenas isso.

              • lipe
                Posted Julho 20, 2023 at 11:17 am

                O Palhinha regrediu na carreira ao trocar o Sporting pelo Fulham?

                Acho que algum pessoal ainda não encasquetou bem o que é a Premier League.

                • tiagoagm
                  Posted Julho 20, 2023 at 11:25 am

                  Para mim sem sombra de duvida. Eu dou valor ao titulos e presenças na liga dos campeões não ao $$

                  • lipe
                    Posted Julho 20, 2023 at 1:11 pm

                    O Sporting não é propriamente um papa títulos e não vai à Champions fazer grande coisa.

                    Por outro lado, a Premier League é a melhor liga do mundo, talvez a liga mais espetacular que já existiu (a par da Serie A dos anos 90/2000). Qualquer jogador de futebol gostaria de a experimentar.

                    • tiagoagm
                      Posted Julho 20, 2023 at 1:29 pm

                      Claro que a premier é a melhor liga e todos gostariam de jogar lá. Mas caducam á partida ganhar titulos quando se vai para um Fulham ou um Bournemouth.

                    • lipe
                      Posted Julho 20, 2023 at 3:58 pm

                      Mas há mais no futebol do que ganhar títulos. Jogar num ambiente competitivo altíssimo como o da Premier League pode ser mais interessante do que ser campeão num campeonato fraco e periférico como o nosso.

                    • Neville Longbottom
                      Posted Julho 20, 2023 at 3:43 pm

                      O Sporting nao é propriamente um papa-títulos nao. Nao é um papa títulos de todo.

                      Mas nao vai a Champions fazer grande coisa, depende daquilo que entendes por grande coisa. Em 2021/2022 passou os grupos e o ano passado fez 7 pontos (os mesmos que fez da vez anterior que foi). Nao é propriamente o BATE Borisov que para mim encaixa melhor da definicao de “nao vai à Champions fazer grande coisa”.

                    • lipe
                      Posted Julho 20, 2023 at 6:49 pm

                      Não vai lá fazer nada no sentido em que não vai lá competir para a vencer. O tiagoagm falou em vencer títulos.

                • Jeco Baleiro
                  Posted Julho 20, 2023 at 11:42 am

                  O pessoal mistura muito o contexto de cada clube, a liga em que está inserido e o historial.

                  Qualquer jogador que vá para a Premier League fora dos principais campeonatos (e até entre eles, veja-se que o Kerkez preferiu o Bournrmouth à Lazio) nunca pode ser um passo atrás, é a melhor liga do planeta, mesmo que jogues num clube para não descer, mas tem uma visibilidade e, acima de tudo, um income ao fim do mês tremendamente superior a qualquer outra. Temos o exemplo recente do Tonali que troca um dos maiores clubes do mundo (a contragosto é certo) pelo Newcastle.

                  Óbvio que o Sporting é um clube maior que o Fulham, assim como a Lazio é maior que o Bournemouth, o Benfica é maior que o Villa, o Porto é maior que o Brighton, o Ajax é maior que o Newcastle, o Feyenoord é maior que o Southampton, o Celtic é maior que o Burnley, o PSV é maior que o Wolves, o Rangers é maior que o Palace ou o Anderlecht é maior que o Sheffield. Agora em que contexto estão inseridos? Que capacidade salarial têm? Quantos jogos das respectivas ligas são vistos fora dos seus paises e que impacto têm?

                  Ir para a Premier League é um passo em frente para quase todos os jogadores de quase todos os clubes, em 2023 (e já desde há uns anos).

                  Se é o ideal? Não. Nem sequer é o futebol que eu pessoalmente aprecio. Mas que é assim é.

                  • lipe
                    Posted Julho 20, 2023 at 1:09 pm

                    Obrigado Jeco, haja quem compreenda.

                  • Hirok "The Truth"
                    Posted Julho 20, 2023 at 1:38 pm

                    Referiste esses e eu até vou mais longe, por exemplo o City e o Chelsea não são maiores que Benfica e Porto, na Premier League apenas o Liverpool e o United são..

                    • Neville Longbottom
                      Posted Julho 20, 2023 at 3:45 pm

                      Que critérios usas para definir grandeza?

      • Tiago Silva
        Posted Julho 20, 2023 at 10:32 am

        Não concordo. São clubes com valias similares quanto muito, mas o Bournemouth se fosse a fazer um jogo frente ao AZ diria que é favorito. Tem um plantel bastante superior e outro ritmo competitivo. É verdade que não joga na Europa como o AZ, mas também o AZ é um clube do nivel de Conference League que é uma terceira divisão europeia.

        Quanto ao Aston Villa e o Benfica, diria que são clubes com planteis similares, talvez o Aston Villa até tenha um plantel um pouco superior, mas o Benfica tem muito mais história, joga na Champions e luta por títulos, muito diferente do AZ e até do Aston Villa neste aspeto. Não foi a melhor comparação.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 20, 2023 at 12:10 pm

        O grande problema é que ninguém vê os jogos do Benfica porque ninguém vê a liga portuguesa. Mas os jogos do Bournemouth toda a gente vê. É uma diferença muito grande.

  • Borsalino
    Posted Julho 20, 2023 at 9:57 am

    Gostaria de saber quanto é que o pai levou. É que, quando parecia encaminhado para a Lazio, falou-se que o pai iria receber muitos milhões.

  • tiagoagm
    Posted Julho 20, 2023 at 10:24 am

    Ainda bem que não era por causa do dinheiro. Vai para onde um clube que no máximo é meio da tabela.

  • Ricardo10_
    Posted Julho 20, 2023 at 11:10 am

    O paizinho a encher-se de milhões, na esperança que a montra da Premier lhe dê mais milhões daqui a 2/3 anos.

  • Naskaly
    Posted Julho 20, 2023 at 1:22 pm

    Entenda -se a escolha desta gente. Não ir para um clube que luta por ser campeão e estar na Champions (além de que ia viver para uma capital) para ir para um clube que luta por não descer e provavelmente vai descer

    • Hirok "The Truth"
      Posted Julho 20, 2023 at 1:30 pm

      Já para não falar que depois do Benfica seguiria sempre para o topo do futebol Europeu como todos os bons jogadores que o Benfica lança todos os anos.. mas hoje em dia é dinheiro e mais nada..

      • João
        Posted Julho 20, 2023 at 3:12 pm

        Rejeitou benfica e lázio que estão na liga dos campeões. Burro

        • Slayder
          Posted Julho 20, 2023 at 4:26 pm

          Rejeitou? ou o negocio nao se concretizou? Porque ele e o Pai que disseram logo que sim e falaram bem, mas depoiss ninguem entendeu e o Benfica desistiu… ( no negocio da Lazio houve boatos que foi a comissao do Pai que impediu o negocio, 10M se nao m engano)
          Ele pessoalmente acho que preferia Benfica porque depois as chances de salto pra um Real City Bayern eram bem maiores.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 20, 2023 at 3:37 pm

        “Sempre” salvo seja. Nem sempre.

  • Mantorras
    Posted Julho 20, 2023 at 2:00 pm

    A Premier e a Premier, mas para a evolucao dele, era melhor um clube melhor, numa liga pior, para nao dar um salto maior que a perna. No entanto, pode sobressair, pelas suas caracteristicas (porque o miudo e muito bom jogador, e ofensivo, capaz daquelas jogadas que ficam na retina dos adeptos, mesmo quando nao dao nada), e dar o salto rapido caso descam, por exemplo.

  • Kacal
    Posted Julho 20, 2023 at 3:44 pm

    Qualquer um tem o sonho de jogar na Premier League, é um grande aliciante. No entanto esta escolha é algo que é dificil de compreender! Uma coisa é quando temos um clube médio mesmo que seja superior ao Bournemouth como uma Real Sociedad ou assim que até podem chegar à Champions mas não é certo que o façam embora estejam patamares acima do Bournemouth, aí percebo que o jogador escolha a Premier porque uma grande época pode chegar para um colosso inglês estar atento e ir lá buscá-lo. A mesma coisa digo para um Celtic que embora lute por titulos na Escócia e possa ir à Champions não é certo que consiga o tal salto facilmente porque a visibilidade não é a mesma. Percebo nesses cenários a escolha pelo Bournemouth por ser a Premier League que é o sonho de muitos jogadores e porque é uma grande “montra” para o jogador.

    Agora ir para o Bournemouth em vez do Benfica? A Premier é superior à nossa claro, mas o Benfica é um grande clube que luta por titulos a sério numa Liga top6-7 mas o mais importante que vai à Champions e é uma super “montra”, todos sabemos o que 1-2 épocas a grande nível individual do jogador e colectiva pode fazer a um jogador de potencial alto que joga no Benfica. Facilmente aparece um colosso a pagar milhões por ele e dá o salto. Sendo que a meu ver jogar num clube da grandeza do Benfica num País como o nosso a lutar por titulos e jogar na Champions devia ser um grande atrativo antes de rumar a um colosso. Enfim.

    Só entendo esta escolha se o Benfica preferiu Jurasek e não quis pagar estes valores por Kerkez porque se foi a escolha do jogador, até pode daqui a 1 ano estar num colosso, mas neste momento mantenho a opinião de que é uma escolha fraca.

Deixa um comentário