Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Garay fica livre

Boa opção para o…? Já tem 33 anos e está parado desde Fevereiro devido a uma rotura nos ligamentos do joelho direito.

Ezequiel Garay é oficialmente um jogador livre. O central, internacional argentino, que completa 34 anos em Outubro, terminou hoje contrato com o Valencia e utilizou as redes sociais para se despedir do clube Che. Recorde-se que o defesa ex-Benfica esteve 4 épocas no Valencia, sendo que esta temporada somou 23 jogos.

Ver essa foto no Instagram

 

Eternamente agradecido… Gracias por tanto familia, jamás podré olvidar lo vivido y disfrutado. ¡SIEMPRE AMUNT! #G24

Uma publicação compartilhada por Ezequiel Garay (@ezequielgaray24) em

42 Comentários

  • Pedro Almeida
    Posted Julho 1, 2020 at 12:00 am

    Era falar com ele fazer testes a ver se a nível físico estava apto e voltava. Garay a 50% era melhor que Ferro de certeza.

  • MuchoG
    Posted Julho 1, 2020 at 12:13 am

    Em termos do que mostrou no Benfica deve ter sido o nosso melhor central dos últimos 10 anos e adorava que voltasse mas parece-me difícil.
    Vai fazer 34 anos e vem de uma lesão grave, teríamos de ter a certeza que está bem fisicamente e depois a questão do salário. Se esses pontos tivessem acertados então seria uma excelente adição, nem que viesse outro central para tirar a carga ao Garay e prevenir uma lesão.
    Se estivéssemos numa altura normal seria óbvio que não vinha porque não encaixa no “projeto”, seja lá o que isso for, mas estando tão pressionado talvez Vieira traga jogadores queridos aos adeptos de volta. Especialmente neste caso acredito que não seria uma contratação de alto custo, tendo em conta que seria a custo zero e onde Garay está na sua carreira, idade avançada com problemas físicos.

    • Fim da oligarquia
      Posted Julho 1, 2020 at 10:03 pm

      Para mim, o melhor central a jogar no Benfica desde Mozer, Ricardo Gomes e Aldaír.
      Basta dizer que era central titular de uma selecção que foi finalista do campeonato do mundo e jogava no Benfica nessa altura. Só não percebo a forma como geriu a sua carreira. Nessa altura estava no top, tinha que tentar sair para os melhores e não para o Zenit.

  • Kacal
    Posted Julho 1, 2020 at 12:19 am

    Uma dupla Rúben Dias – Garay é top para a nossa realidade. Além disso seriam dois centrais líderes e com “fibra”. Seria um ótimo reforço para o Benfica caso esteja bem fisicamente. 33 anos está longe de ser um jogador acabado na posição, é avaliarem a sua condição física e caso ele passe no teste e venha com vontade, ainda faz 2-3 épocas a bom nível. Melhor que Ferro não é dificil fazer e o Rúben Dias teria algum “descanso”.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 1, 2020 at 12:23 am

    Se estiver bem pode vir para dar experiência. Na próxima época só pode ficar Ruben. Creio que Jardel acabará a carreira devido às lesões e Ferro deve sair para empréstimo. Só temos ruben, deve ser contratado um grande central, dois de preferência. Se tivermos Garay então poderemos atacar a próxima época com Ruben Dias, mais um grande central , mais Garay e Morato que fica como 4º central. Se Morato custou 7 milhões então assuma-se que tem qualidade, mas não para jogar já. Fica a alternar entre a A e B e vai ganhando experiência na B. Ferro depois de ser titular durante quase um ano ficar como 4ª opção seria péssimo e neste momento nem nisso pode ficar porque tem sido péssimo. Para lhe salvar a carreira só lhe vejo uma solução: emprestá-lo a uma equipa de divisões inferiores em Portugal ou nas restantes ligas da Europa. Ele aí terá de limpar a cabeça, ganhar outra capacidade física, outra agressividade e raça e “renascer” como jogador. Tudo o que não for isto irá matá-lo. Neste momento parece um jogador de III divisão, tem de baixar o nível e renascer. Não tendo mais nada acima da média que não seja a saída com bola, creio que só ganharia com outro poder de choque. Um certo aumento de massa muscular, se controlado dá velocidade, capacidade de choque e resistência, tudo coisas que lhe faltam. Tem de ir para o banco nos primeiros jogos da sua equipa e ir crescendo fisicamente e voltar melhor. Quando tiver chances que as agarre e dê tudo. Se jogar aí bem vendem-no por qualquer proposta, porque sinceramente creio que só dará um DC mediano quando muito e nunca mais deverá voltar ao Benfica após sair esta época.
    Esta obsessão com a formação, como eu aqui avisei não potenciou os jovens, antes matou a carreira de alguns.
    Alguns têm de ter noção que temos uma defesa de nível distritais e que se os poucos jogadores bons que ainda aguentam o barco saírem para dar lugar a mais um chouriço da formação em cada lugar, não tarda o Benfica luta para não descer. Vejam bem esta segunda volta e o que a saída dos poucos jogadores bons do 11 fez à equipa (lesão de Gabriel, mau uso de Adel, colapso de Rafa e apagamento de Vinicius). Passamos de bater recordes a parecer uma equipa de fundo da tabela. Tentem imaginar tirar os poucos jogadores bons que restam e ponham lá mais uns meninos imberbes sem qualidade e iam ver o que se ia passar, ia ser pior que o 6º lugar do Vietnam. E ainda Vieira queria ganhar a LC com o $eixal, isto é o delírio total!
    Não, acabou-se esta obsessão $eixal, este queimar de jogadores tornando o clube um carrossel de comissões.
    Defendo que mudemos totalmente o paradigma de gestão.
    Se Garay estiver bem fisicamente e aceitar bancar em vários jogos (há que aceitar que com 34 anos não jogará muitas vezes) então é muito bem vindo. Depois compra-se mais um grande central e teremos 3 garantias de qualidade na defesa central, tudo o que não for isto é gozar com os benfiquistas.
    Este não engana, todos sabemos quem é e enquanto não se relançar o scouting do clube apostar em caras que se conhecem pode não ser mau de todo, desde que bem pensado.

    • Kacal
      Posted Julho 1, 2020 at 2:00 am

      Caso Samaris não saía e com a vinda de um novo treinador, poderá ser ele o 4º/5º central em caso de necessidade. Juntando os dois jovens, Pedro Álvaro e Morato. Caso segurem Rúben Dias, diria que deviam investir em dois centrais. Garay e Koch seria perfeito! Como adepto rival espero que não, claro eheh

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 1, 2020 at 3:21 pm

        Não conheço bem o Koch mas defendo que um grande central tem de ser já experiente mas novo (entre os 23-28 anos), capaz de limpar tudo, imperial nos duelos e capaz de ainda dar algumas épocas. Tem de se investir bem num jogador assim.

    • Chico
      Posted Julho 1, 2020 at 2:28 am

      Eu ainda não vi o Morato fazer um bom jogo, mesmo na equipa B. Não tem rins e é lento que dói. Também me parece ser um central macio. Vejo mais qualidade no Pedro Álvaro.

      • El Pipito
        Posted Julho 1, 2020 at 8:45 am

        Na Youth League pareceu-me ser bem superior ao Pedro Álvaro.

        • coach407
          Posted Julho 1, 2020 at 10:10 am

          O Morato tem um lance na Youth League penso que contra o Lyon que um extremo deles sai disparado, um jogador rápido… o Morato vira-se, arranca e humilha-o completamente na velocidade. Parecia simplesmente impossível chegar à bola primeiro já que tinha uma vantagem muito significativa.

          O miúdo não era nenhuma gazela e era mais baixo, uma espécie de Jota. Claro que o Morato com aquele tamanho e passada larga tem um clara vantagem, mas foi impressionante.

          Diria que o Morato é claramente um falso lento. Faz lembrar os bons tempos do Jardel fisicamente. Todos acham que é lento por ser pesado, pouco ágil, duro de rins e depois vão a ver e chegou a fazer melhor tempo nos 100 metros na pré-época que o Rafa. Claro que é meio injusto comparar um jogador com mais de 1,90m com o Rafa que tem 1,70m. A passada do Jardel são duas do Rafa.

          Mas pronto era também para responder ao Chico sobre a questão de ser “lento que dói”.

          Não é uma questão de velocidade, não tem é grande aceleração, agilidade, reflexos. São coisas distintas.

          • Fim da oligarquia
            Posted Julho 1, 2020 at 9:53 pm

            Não concordo. Parece-me que efectivamente não é rápido e acima de tudo é duro de rins.Onde claramente se destaca é ao nível físico onde está uns degraus acima dos outros. Óbvio que não é lento ao nível de um Luisão mas também não me parece comparável ao Jardel que era bastante rápido. Mas felizmente poderemos aquilatar isso no futuro com mais certezas.

            • coach407
              Posted Julho 1, 2020 at 10:29 pm

              O Morato tem muitas dificuldades na aceleração e na maioria dos lances a única coisa que interessa é a aceleração.

              Em termos de velocidade de ponta é mais rápido que o Pedro Álvaro.

              Ainda assim, já disse muitas vezes que prefiro o Álvaro ao dia de hoje.

        • Fim da oligarquia
          Posted Julho 1, 2020 at 9:49 pm

          Também acho que é melhor que Pedro Álvaro que na minha opinião nem sequer evolui o que esperava. Mas ainda está longe do nível plantel principal e tem cometido erros em barda

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 1, 2020 at 11:33 am

        Eu sei Chico, mas tem 18 anos e precisamente algo que se mostrou este ano é que os jogadores até aos 21 anos nem sequer estão maturados. Fora os que já são prodígios per si, a maioria são apenas bonzinhos e sem sequer terem ainda porte físico, experiência e ratice a jogar nem deveriam ser equacionados. Quantos jogadores entre os 18 e 21 mudam completamente como jogadores e dão um salto? O errado é serem plantados na equipa A para fazer experimentalismo, porque o caro$$el do $eixal temd e dar de mamar a muitos.
        Agora se o Morato ficar entre a A e B a jogar na B e a treinar na A, ganhando experiência e vendo se tem nível ou não não me oporia. Se custou 7 milhões deve servir para algo. Ou então alguém tem de explicar porque se gastou 7 milhões num puto para a B.

    • Nickles
      Posted Julho 1, 2020 at 8:31 am

      Subscrevo quase tudo Joga_Bonito. O Benfica se quer ser levado minimamente a sério, precisa de dois centrais perto do nível ou até melhores que o Dias (isto falando apenas da capacidade actual).
      A minha opinião diverge da tua quanto ao 4o central que para mim seria o Samaris. Dos únicos, em conjunto com o Dias, com a mentalidade certa que qualquer jogador deveria ter quando representa o maior clube português. E é necessário incutir essa mentalidade aos que chegam. Claro que depois tem que se livrar da fruta podre como o Pizzi ou o Almeida, que coincidentemente são os capitães, mas de líderes têm zeroooo
      O Benfica deveria fazer um ano (ou dois) sabático da formação. Porque bastou uma época para o Seixal passar de solução a um dos principais problemas. Só uma. Hoje se o Vieira diz o que disse há um ano sobre “não precisar de laterais porque há no Seixal” é completamente rasgado (claro que até 2021 não toca mais nesse assunto, não é burro). Só para se ter noção do quanto a formação está queimada.

      • El Pipito
        Posted Julho 1, 2020 at 10:29 am

        O Benfica não tem que fazer ano nenhum sabático da formação. O Benfica tem é que fazer um plantel competente e digno de seu nome. Seja da formação, China ou Brasil.

        • Nickles
          Posted Julho 1, 2020 at 10:57 am

          Se queres um plantel digno do melhor clube português, então não há nenhum jogador da formação com qualidade sequer para ser opção directa ao titular. Paulo Bernardo ou G. Ramos?!? O Jota também era um craque. Claro terias a hipótese de ter um 4º central da formação, mas já dei a minha opinião sobre quem deve ser o 4º central.
          Por isso sim, o Benfica deve dar uma pausa, repensar e restruturar todo o conceito da transição Seixal-Equipa A.

          Agora se queres continuar na mediocridade actual, então aí tens toda a razão e a aposta desmesurada na formação deve continuar.

          • El Pipito
            Posted Julho 1, 2020 at 11:50 am

            Estás a falar do Jota que fez bons jogos para as taças e depois desapareceu? Ou do Jota que joga 10 minutos ou nem sequer joga? Ou será que estás a falar do Florentino que passa de Polvo para o senhor não convocado? A gestão de certos jogadores foi horrível. Claro que há miúdos que por e simplesmente não têm qualidade para jogarem no Benfica no momento atual, mas andamos a desperdiçar talento. O que é que o Cervi ou o Zivkovic jogam a mais que um Jota confiante e em forma? Basta ver que o Trincão é o craque do momento e que na altura do campeonato europeu o Jota era superior…

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 1, 2020 at 11:47 am

        Também pensei no Samaris para 4º, mas nesse quase só teriamos 3 centrais de raiz e um deles sendo já um veterano poderia ser curto. Mas pensei em pôr o Morato como 4º para voltarmos a ter aquela política que sempre foi lógica antes da obsessão Seixal: ter apenas um ou dois miúdos a crescer na A, nos treinos, a mostrar se davam alguma coisa. Agora é que se inventou aquela treta que “têm de jogar” como se todos os jogadores fossem capazes de serem titulares. A maioria dos jogadores são banais e têm de se mentalizar que a sua carreira passará por ficarem entre o banco e a A. Ao enfiar na cabeça que “têm de jogar” além de prejudicarem a equipa principal, acabam a criarem em si uma ideia que nunca podem ser banco, esta geração acha que todos os jogadores têm de ser estrelas, jogar na A a titular e que as equipas principais dos clube onde se formam são um direito seu de berço.
        Muitos forçam para sair para empréstimos onde nem jogam depois, portanto entre ficarem a crescer nos treinos e em empréstimos onde acabarão no banco, mais vale ficarem a crescer.
        Nos anos 80-90 um miúdo da B só subia se tivesse potencial e ficava como 4ªa opção. Quantos até aos 21 anos nem cheiravam a titularidade e isso não os matava. Nem todos são Baresi ou Maldini, há que entender isso e fazê-los preparar para essa realidade. Um detalhe histórico é bom para perceber que temos de parar com este endeusamento de meninos sem provas dadas é o que o Eusébio sempre contou do Coluna. Quando chegou tratava o Coluna por “Sr. Coluna” e mesmo quando virou estrela e um dos melhores de sempre tratava sempre o Monstro Sagrado de “Sr Coluna”. Hoje no Benfica fizeram-se de estrelas da formação que nada haviam mostrado vedetas que não eram, daí o deslumbramento de tantos jovens.

        Agora podes ter razão sobre a formação estar queimada, também temo que a massa adepta esteja inquieta sobre tudo o que se está a passar e seja pouco tolerante com erros. Fora o Dantas (que parece uma criança de 13 anos fisicamente) não me parece que haja ninguém capaz de jogar na A e mesmo esse teria de crescer muito. O problema é que já todos perceberam os esquemas que se montaram para impingir a formação, inclusive forçando a titularidade meninos imberbes e pondo a andar boas opções para não darem luta aos meninos e assim fingir que eram as melhores opções.
        Concordo que ninguém deva subir se não tenha valor e no caso dos que tenham potencial fazer um empréstimo a uma equipa competitiva seria bom. Dentro de um ano se veria o que poderiam dar.

    • Aurinegro
      Posted Julho 1, 2020 at 7:02 pm

      Não considero consagrado, mas gostava que o Benfica tentasse a contratação de Cristian Romero. 22 anos e já com mais de 60 jogos na Serie A. Gosto muito do jogador.

      Com a opção Demiral e o que gastou em De Ligt, a Juventus pode pensar em transferi-lo. Claro que ainda há a vontade do jogador, titularissimo numa Big-5 e o interesse de muitos clubes de melhores ligas que Portugal.

      Um quarteto com R. Dias, Romero, Garay e Alvaro/Morato poderia ser interessante, desde que Garay estivesse em boas condições fisicas.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 1, 2020 at 10:59 pm

        Se tiver o perfil de ser imperial nos duelos e limpar tudo então creio que pode vir. Com 22 anos quererá jogar. Prefiro um mais velho, mas se vier um craque claro com 22 anos então podem vir.

  • RuiF
    Posted Julho 1, 2020 at 1:40 am

    Todos os comentários (e rumores) apontam o Benfica ao Garay, mas não me admiraria se terminasse no Sporting.
    O clube precisa de alguém experiente para o lugar do Mathieu e o Rúben conhece-o bem, até porque foram companheiros no Benfica.
    E eu imagino-o no rival, pois não vejo o Garay com o mesmo nível de “benfiquismo” de outros que passaram pelo clube e que rejeitariam de pronto essa possibilidade.

  • Richrad
    Posted Julho 1, 2020 at 2:03 am

    Um regresso a Portugal seria fantástico para a nossa Liga. Depois da perda do melhor central a atuar em Portugal, Mathieu na minha opinião, entraria Garay para esse lote sem dúvidas.
    Fisicamente recuperado é Garay e mais 10 num clube… claro, o SL Benfica.
    Seja qual for o projeto de Vieira ( ainda estou para perceber qual é), seja qual for o treinador de topo que chegue, é Garay um ótimo reforço.

  • Chico
    Posted Julho 1, 2020 at 2:26 am

    Se o Benfica tivesse ambição, seria contratado para terceiro central. Ruben Dias e outra contratação para a dupla titular. Para quarta/quinta opções, Samaris e Pedro Álvaro.

    • TBL
      Posted Julho 1, 2020 at 11:30 am

      Percebo a ideia e até concordo. Mas não ia ganhar pouco e o Benfica não terá condições financeiras para pagar salários elevados a suplentes. Pessoalmente prefiro que se invista num 2º bom central, nem que se mantenha o Jardel mais um ano (rodando com miúdos em competições secundárias), agora que até parece ter voltado a uma boa forma. Sei que será um certo risco, mas se vier um bom central para fazer dupla com o Ruben, não ficaríamos pior do que estamos este ano.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 1, 2020 at 8:16 am

    Poderia regressar ao Benfica se estiver em condições físicas para tal. O Benfica precisa de jogadores consagrados se quiser aumentar o nível, o Garay tem uma bagagem competitiva que mais ninguém tem no plantel (talvez só Weigl) e acalmaria os adeptos pelo regresso de um jogador querido. Mas apenas seria bom se não recebesse muito e se estivesse bem fisicamente. Os outro centrais deveriam ser o Rúben, um central com qualidade indiscutível (gosto bastante do Koch) e o Morato. O Ferro deveria ser emprestado a um clube do Championship (possivelmente o Nottingham) e o Pedro Álvaro a um clube da Primeira Liga (talvez ao Vitória de Setúbal). O Jardel deverá acabar a carreira devido às lesões.

    • Stromberg
      Posted Julho 1, 2020 at 10:03 am

      Já vista o Koch jogar?? É um cepo… alemão.

      • Tiago Silva
        Posted Julho 1, 2020 at 11:02 am

        Já vi uns quantos jogos, é um defesa um pouco macio, mas é bastante inteligente em termos táticos e tem como a sua maior virtude a saída de bola e principalmente no passe longo. Rápido na antecipação e relativamente rápido, tem alguns problemas em lances aéreos e em impôr o físico por vezes, mas complementa-se muito bem com o Rúben Dias a meu ver.

        • Stromberg
          Posted Julho 1, 2020 at 12:13 pm

          Com o devido respeito, o Koch não é nada bom a sair. É lento de movimentos, lento a pensar e a agir. E depois, como refere, é super macio e não se conseque impor.

          Central bom a sair é o Ferro, que é um central com grande qualidade técnica.
          O problema é que no Benfica é preciso estofo e isso o Ferro não tem, é muito macio e tem pouca fibra.

          Nesta altura, sugeria o regresso do Lema, que esse sim, apesar de ser lento, sabe impor o físico e a sua presença. Um pouco à semelhança do Luisãi.

          Lema do lado direito e R Dias do lado poderia resultar.

          • Bujard
            Posted Julho 1, 2020 at 7:00 pm

            O Lema é dos maiores cepos que ja vi no Benfica. Querer o Lema é o mesmo que querer o fernando aguiar.

            Koch pode até nao ser a solução – parece-me demasiado uma cópia do Ferro, mas Lema não será a solução de certeza.
            Conti eventualmente, seja de se pensar…agora Lema…por amor de Deus.

            • Bernardo Guerreiro
              Posted Julho 1, 2020 at 7:22 pm

              Acho que não vi os mesmos jogos do Lema e do Conti que tu

            • Fim da oligarquia
              Posted Julho 1, 2020 at 9:46 pm

              Concordo. Pedir jogadores como Lema é querer definitivamente dar passos atrás. È claramente jogador de equipa pequena.Aliás nem sequer se percebe como o Benfica avança para a contratação de um jogador com aquele perfil que não sendo já um jovem nem sequer tinha saído da Argentina e jogava numa equipa do nível do Belgrano.

      • Fim da oligarquia
        Posted Julho 1, 2020 at 9:42 pm

        Do que vi,também não fiquei nada animado. Tem até semelhanças com o Ferro porque é também extremamente macio. Defendo aliás a contratação de pelos menos um central de qualidade contrastada que seja mais experiente, mas acho garay muito arriscado porque tem tido lesões sucessivas.

      • Reckless
        Posted Julho 1, 2020 at 9:45 pm

        Concordo que o Koch é relativamente parecido ao Ferro e eu próprio cheguei a sugerir a sua contratação. E o Kim Min Jae que foi associado ao Porto? Os chineses adoram o gajo e pelo que dá a entender o gajo está num patamar bem acima de qualquer central da liga chinesa

    • Reckless
      Posted Julho 1, 2020 at 9:48 pm

      No outro dia sugeriste 3 laterais direitos para o Benfica, entre os quais Arias e Pirola. E o Odriozola que não tem jogado no Bayern? Será que era muito arriscado ir buscá-lo? E para a lateral esquerda sugeria o Firpo se fosse relativamente barato

      • Aurinegro
        Posted Julho 1, 2020 at 10:28 pm

        São também esses os nomes que eu diria. Junior Firpo e Odriozola, talvez num negócio de empréstimo com opção de compra.

        As alternativas poderiam ser para a esquerda o Rogério emprestado pela Juve ao Sassuolo e para a direita o Benjamin Heinrichs que tem estado abaixo do esperado no Mónaco.

        Para a faixa central gostava de ver uma aposta em Cristian Romero (Génova) ou no Nehuen Perez. Ficando o Dias e vindo o Garay (depende da condição fisica), ficariamos com um bom quarteto.

        Percebo bem a dificuldade de todos estes negócios, mas são contratações deste calibre que elevam o Benfica.

        • Reckless
          Posted Julho 2, 2020 at 3:41 pm

          Adorei as alternativas que sugeriste e como disseste e bem, só com contratações deste calibre é que o Benfica volta a meter medo. No entanto, não acredito que algum destes jogadores sugeridos venha p o Benfica, até porque o Vieira está mais interessado em negócios que metam o Jorge Mendes ao barulho para tirar a sua parte da comissão…

      • Reckless
        Posted Julho 2, 2020 at 12:35 am

        *Pol Lirola e não Pirola

  • Greenman
    Posted Julho 1, 2020 at 6:46 pm

    Com um enorme corte no salário seria uma ótima contratação para o Sporting.
    Contrato de baixo risco de 1 ano + 1 de cláusula obrigatória consoante o número de jogos.
    Duvido é que o jogador aceite.

Deixa um comentário