Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica empresta Gedson ao Tottenham até 2021

Bom negócio para que parte? Foi estranho a maneira como foi gerido (?) por Lage. Por um lado passou a ser carta fora do baralho e quando era utilizado praticamente nunca jogou na sua posição, sendo empurrado para o corredor direito ou até para posições ofensivas. Agora na teoria vai subir de patamar, mas não será surpreendente se tiver mais utilização. O meio campo dos Spurs está limitado devido às lesões, e, além das suas características físicas se adaptarem bem à Premier League, nem é de descartar que seja adaptado a outra função, já que por exemplo Aurier pouco ou nada tem feito para justificar a titularidade.

Agora é oficial! O Benfica anunciou o empréstimo de Gedson Fernandes ao Tottenham para os próximos 18 meses. Os Spurs pagam mais de 4 milhões de euros pela cedência do jovem médio e ficam com uma cláusula de compra de 50 ME. Gedson, de 21 anos, fez 46 jogos pelo Benfica em 2018-19 mas esta época só tinha 2 jogos a titular no campeonato.

36 Comentários

  • Wey
    Posted Janeiro 15, 2020 at 9:25 am

    Acho que nunca vi ter nivel numa equipa de top a jogar a #8.
    Ja a lateral direito pode sim evoluir para um nivel mais elevado, algo entre Bosingwa e Ricardo Pereira. Lembro que nos juvenis do Benfica jogava a lateral direito ( na selacao campea europeia de sub-17 jogava a #8).
    Resta lhe a Mou ter paciencia com ele, vai cometer bastantes erros a jogar na PL e se nao for protegido vai acabar por se perder.

  • DiogoC
    Posted Janeiro 15, 2020 at 9:27 am

    Gosto muito do Gedson por isso tenho alguma dificuldade em entender este negócio:

    1 – Benfica desfazer-se de Gedson e ir buscar 2 médios por 20 milhões cada. Ainda há 5 meses o presidente dizia que o Benfica não contrataria médios e laterais. Já contratou um médio, prepara-se para fechar outro e também já veio um lateral. Onde está a estratégia? Muda ao sabor do vento? Para ter um Benfica europeu era necessário ter uma equipa baseada na formação. Actualmente o único titular indiscutível é o Ruben Dias (o Ferro acredito que vai perder espaço e se calhar mais depressa do que se pensa). Com isto não estou a afirmar que o Benfica fique mais fraco (antes pelo contrário) mas é impressionante como a propaganda do clube não tem nada a haver com a realidade e não acontece nada.

    2 – Totenham é um clube onde a médio prazo Gedson vai ter muita dificuldade em jogar pois para médio centro têm Ndombele, Winks, Lo Celso e Sissoko. Algumas lesões mas quando estiverem todos disponíveis vai ter muita dificuldade em jogar. Pelo que nesta fase não estou a ver melhores preceptivas de jogar do que tinha no Benfica. É como um jogador que não joga no Guimarães ir para o Benfica por que quer ter minutos de jogo. Fazia muito mais sentido ir para um clube de perfil mais baixo onde tivesse mais hipóteses de jogar
    3 – Para o Benfica, se o Gedson não jogar, também não é bom pois não evoluiu e o preço do empréstimo não compensa isso. Muitos se queixam de o Benfica vender os jovens demasiado cedo, mas o timing é tudo. Gedson já esteve muito mais valorizado e com mercado. Não teria sido essa a altura certa para fazer o negócio?

    • Kafka
      Posted Janeiro 15, 2020 at 9:52 am

      O Benfica Europeu não se faz com formação, faz-se com qualidade… E actualmente no plantel do Benfica só Rúben Dias tem qualidade para ser titular dos que pertencem à formação, todos os restantes não têm qualidade para tal portanto é óbvio que para haver um Benfica Europeu tem que se ir ao mercado

      A aposta na formação só deve existir se houver qualidade tal, o que não é o caso actualmente, logo tem que se ir comprar

      Aliás era mais do que expectável que depois de boas fornadas houvesse fornadas mais fracas, é pura teoria das probabilidades a funcionar, pois nenhum clube no Mundo em toda a história do futebol conseguiu produzir de forma industrial jogadores… A média é 1 ou 2 jogadores de topo no máximo dos máximos por geração, claro que haverá gerações com 3 ou 4 como aconteceu num passado recente, mas obviamente que a tendência é sempre para a normalização do 1 ou 2 no máximo

      • Zanetti
        Posted Janeiro 15, 2020 at 10:19 am

        Ora subscrevo inteiramente o que dizes Kafka. Deveríamos fazer semelhante negócio com o Jota que já mostrou claramente não ter andamento para estes voos, aliaado aos seus tiques de pseudo vedeta.

      • Miguel Carvalho
        Posted Janeiro 15, 2020 at 11:02 am

        Concordo, e para mim o Tomás Tavares vai ter essa qualidade, fez-lhe foi mal ser lançado às feras na champions, ficamos todos com má impressão do rapaz…
        Jogando outros jogos como já o fez teve muito mais qualidade e penso que em 1,2 anos poderá ser titular do SLB com qualidade.

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 15, 2020 at 5:17 pm

        Isto.

    • Sergiomig
      Posted Janeiro 15, 2020 at 10:48 am

      Em relação ao primeiro ponto. Pensei exatamente o mesmo. Incrível a capacidade com que se altera o posicionamento. Citando o “grande” pimenta Machado o que hoje é verdade amanhã é mentira. Isso pode indicar que de facto não há uma linha orientadora clara. O que eu enquanto portista me dá algum ânimo pois via o Benfica muito bem posicionado estrategicamente. Mas esta orientação ao sabor do vento não augura nada de bom. Lembro do Porto contratar grandes trutas há uns anos, gastar rios de dinheiro e nem por isso vencer (Luís Fabiano, Diego, Imbula) espero que o Benfica dê os mesmos tiros no pé. Quanto ao gedson vamos ver. Prometeu muito no início da época passada, mas perdeu espaço e não voltou a recupera lo. Não sei se ir para esta equipa do Mourinho é a melhor opção. Ao menos estará perto da família é isso também ajuda a ter estabilidade. Enquanto adepto dos spurs espero que tenha sucesso

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 15, 2020 at 9:37 am

    Penso que é mesmo um bom negócios para todas as partes. O Benfica arranja colocação para um jogador que não contava muito para Bruno Lage; Gedson Fernandes vai para um clube onde terá a oportunidade de ser treinado por José Mourinho e onde jogará na Premier League, podendo valorizar-se muito; e o Tottenham ganha aqui um jogador de futuro para o meio-campo.

    Contudo, é preciso ter calma e paciência pois o Gedson ainda é um miúdo e precisará de adaptação a um campeonato muito mais exigente que o Tugão.

    Saudações Leoninas

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 15, 2020 at 9:54 am

    Mais um elemento mal aproveitado pela Lage, à semelhança de outros.
    Eu gosto do Gedson. Tem talento que pode ser bem explorado. Não esquecer que até já é internacional A pela seleção.

    Tem boas características para a PL, o Mourinho gosta de jogadores deste estilo pelo que acredito que vá ter muitos minutos nos Spurs.
    Não acredito que vá ao Europeu mas sem dúvida que será importante nos sub-21.

  • Tim Cahill
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:02 am

    Eu, sinceramente, gosto muito dele. Aliás sempre achei que a dupla que ele fez com o Florentino era muito boa e a do futuro do Benfica. No entanto acho que ambos não se enquadram ao estilo de jogo que Lage promove e que não se conseguiram adaptar (como Taarabt conseguiu por exemplo). Por isso mesmo, o treinador o testou noutras posições – porque lhe viu talento mas não estava a render na posição que lhe estava a ser proposta. Temos de perceber que o futebol é muito o momento: hoje choramos pelo Bernardo mas naquela altura ninguém tirava os que la estavam para o por. Se calhar vai acontecer o mesmo com o Gedson…

  • Res
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:05 am

    Acho que vai ser muito interessante de o acompanhar. Certamente terá minutos e acredito que a explodir será com Mourinho.
    Será portanto, o momento da verdade para a sua carreira. Mas não me convence que tenha potencial a LD, a n ser num sistema a 3 centrais (e mesmo assim não sei não).
    Há-de dividir o meio campo com alguém, mais ou menos descaído para a direita.
    Já o valor da cláusula, parece-me exagerado. Mesmo que se torne útil, pode não acabar por ficar por lá.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:06 am

    Acho mesmo que é um bom negócio para todas as partes. Agora não consigo compreender é como é que o Tottenham ainda não se mexeu para ir buscar um avançado.

  • Pedro Castela
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:32 am

    Penso que é um negócio positivo para todos.
    Acredito que o Lage não o soube aproveitar e potenciar no Benfica.
    Creio que com o Mourinho fará mais jogos do que se preconiza.
    A minha dúvida é se Mourinho ficará muito tempo naquele banco….

    • feelfreeyouare
      Posted Janeiro 15, 2020 at 11:05 am

      Isto. A meio da próxima época (primeira preparada pelo técnico português) os Spurs vão estar a mais de 10 pontos do primeiro lugar e Mourinho deve ser despedido no mercado de inverno. Nada que não seja benéfico para ele na mesma, já que vai coleccionando indemnizações estratosféricas cada vez que isso acontece. Para Gedson realmente corre o risco de fazer uns quantos jogos esta época para tapar as lesões do plantel, mas duvido que se torne importante na equipa ao ponto de pagarem a cláusula no final da próxima época. Se Renato Sanches, que era imensamente superior a Gedson quando saiu do benfica,(têm carateristicas diferentes mas o Renato está num patamar acima) não conseguiu fazer mais do que alguns jogos como suplente utilizado no Bayern, então pela mesma lógica Gedson só num cenário catastrófico para a equipa londrina seria um jogador importante.

      • DYI
        Posted Janeiro 15, 2020 at 3:07 pm

        Deves ser vidente para dizeres isso com tanta certeza e detalhe. Se também tiveres poderes de telepatia talvez consigas dizer isso ao Levy, assim ao menos tem hipótese de salvar a próxima época.

  • Guilherme Mendes
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:51 am

    Parece-me que o Lage e um treinador que cria rotinas com um 11 base e depois os restantes jogadores ou se adaptam a essa maneira de jogar ou então encostam. São inúmeros os casos e talvez seja uma explicação pelo qual quando ele muda um pouco o 11, a equipa não jogue absolutamente nada.
    Estou com receio relativamente ao Weigl, porque não parece muito confortável a jogar em duplo pivot.
    Vamos ver daqui para a frente, Lage e um treinador novo ainda, pode ainda trabalhar esta competência de versatilidade.

  • filipeeribeiro
    Posted Janeiro 15, 2020 at 11:21 am

    menos 1 elemento no plantel, que Lage sempre afirmou que queria curto…

    mas ainda faltam despachar tantos….
    o reforço ideal para o Benfica hoje em dia seria o Gaitan, apesar de ir contra a politica de mercado do clube iria permitir emprestar Jota que precisa de minutos e Caio Lucas que já provou não ter qualidade para o Benfica, e está apenas a fazer numero no plantel.
    E ainda poderia jogar a SA dando aquele plus de qualidade que chiquinho não têm, ou mesmo jogando na linha para libertar rafa para SA em alguns jogos!

    este para mim era o plantel

    GR: Vlachodimos, zoblin
    Defesas: André Almeida, Ruben Dias, Ferro, Jardel, Grimaldo, Tomás Tavares, Nuno Tavares, indo os últimos 2 conforme a sequência de jogos tendo ritmo de jogo na B
    Médios: Weigl, Samaris, Gabriel, Taarabt, Cervi, Pizzi, Rafa, Florentino, sendo que este ultimo poderia quando não estiver a ser opção na A jogar pela equipa B
    Avançados: Seferovic, Chiquinho, Vinicius, Gaitan

    despachar de forma a encurtar o plantel e torna-lo mais competitivo Zivkovic, Caio Lucas, Fejsa, David Tavares, Jota, os últimos 2 empréstimos a equipas onde tenham possibilidades de ter minutos.

    um plantel com 21 elementos no qual os jogadores podem fazer várias posições faz com que todos possam ter minutos de jogo e se mantenham motivados pela possibilidade de a qualquer momento poderem ser chamados a jogo… isto sim é competitividade interna e é aquilo que faz com que os jogadores dêm o máximo

    qual é a motivação de um David Tavares ou Zivkovic…nem que dêm o máximo em 3/4 semanas de treino e forem os melhores sabem que dificilmente serão opção… nesta altura têm noção que são opções de recurso o que acaba sempre por desmotivar…

  • HeberPrincipe
    Posted Janeiro 15, 2020 at 11:47 am

    Sempre achei que Gedson-Florentino seria a dupla de sucesso no meio campo do Benfica

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 15, 2020 at 5:54 pm

    É pena, pois gosto do miúdo! Mais um jovem que Lage não tem sabido potenciar, aliás Florentino encostou, Ferro parece estagnado, Jota não tem sequência nem minutos significativos que permitam aferir a sua real valia neste momento no plantel, David Tavares é convocado para encher convocatórias, Nuno Tavares serviu enquanto foi preciso tapar buracos à direita! Enfim, tem sido um desperdício…

    Estou de acordo com a máxima que não seremos competitivos lá fora apenas com o Seixal, mas os miúdos da formação TÊM que fazer parte da equação pois não temos capacidade financeira para acompanhar grande parte dos clubes das melhores ligas. O critério deve ser a qualidade e deve haver bom senso no lançamento destes jovens, ou seja, deve haver planeamento prévio, nomeadamente na hora de construir o plantel.

    O problema é que não tem havido uma gestão lógica nem coerente dos jovens esta época, e aqui o primeiro responsável aparente é o treinador! A sua gestão do grupo, quanto a mim tem deixado a desejar. E nem se pode queixar, pois por muito que se grite banalidade e hype, estes jovens que referi têm talento e potencial (e alguns já o demonstraram num passado recente), além disso recebeu alguns reforços para colmatar o que o Seixal não “providenciou” (quem foi o treinador do Benfica que recebeu de prenda dois avançados num custo total de 37M?!?).

    Enfim, mas pronto é futebol e futebol é momento (EMBORA ACHE QUE QUEM VÊ E PREVÊ PARA LÁ DO MOMENTO LEVA VANTAGEM!), e a verdade é que Gedson não estava a render e iria estagnar! Logo, acaba por ser um bom negócio para todas as parte acho eu! O Benfica coloca mais um jovem que não estava ser aproveitado num bom clube, os Spurs ganham uma alternativa para o meio-campo e o Gedson, além de ir para um clube forte e uma liga muito melhor, tem grandes probabilidades de ter grande impacto na Premier devido à sua forma de jogar. Então se ganhar dimensão física, que eles trabalham muito bem por lá, e estiver focado no treino… podemos ter aqui um joker importante para Mourinho!

    Boa sorte miúdo! Vai que é tua…

    Saudações Desportivas

    • El Pipito
      Posted Janeiro 15, 2020 at 6:56 pm

      Parei de ler quando falaste dos avançados. Era suposto apostar em Gonçalo Ramos e Daniel dos Anjos na frente? O antecessor também recebeu Raul Jimenez, Mitroglou, Ferreyra e Castillo. JJ recebeu Saviola, Rodrigo, Lima e Jonas. Avançados todos os treinadores do Benfica recebem, apontar números é só desonesto, sobretudo quando no mercado atual 37 milhões sejam “peaners” para muitas equipas.
      Quanto aos miúdos, Rúben Dias evoluiu com Lage e é atualmente titular absoluto do Benfica e da seleção portuguesa.
      Ferro está num mau momento de forma, mas o Grimaldo por exemplo também já os teve e não vi ninguém a dizer que era culpa do Lage. Só está neste patamar, porque Lage o foi buscar à equipa B e o meteu a jogar na equipa principal. Já mostrou ter capacidade para ser titular do Benfica.
      Nuno Tavares é suplente. É miúdo, tem de se remeter ao seu papel secundário, a oportunidade dele há de surgir no futuro.
      Tomás Tavares tem evoluído todos os jogos e nem sequer devia ser titular do Benfica. Ainda só tem 18 aninhos e 0 experiência de futebol profissional.
      Tino na época passada era elogiado por todos e por culpa de quem? Lage. Após um mau começo de época, todos os adeptos já não o podiam ver à frente. Veio Weigl e o espaço reduziu ainda mais. Em que ficamos? Compramos jogadores da qualidade do Weigl ou colocamos o TIno à força no 11?
      Jota nem contava para Rui Vitória, chegou Lage e começou a integrar os trabalhos. Na época passa quase nem foi aposta, pois chegou numa fase adiantada. Esta época, começou a ser aposta no centro do campo na pré-época e até mostrou bons pormenores, com o decorrer da época essa ideia foi deitada no lixo. Neste momento é apenas suplente do Benfica, porque não tem qualidade para ser titular. E com o momento de forma do Cervi, vai ter de se contentar com o 4º lugar na hierarquia dos extremos.
      Por último, Gedson. Com a mudança para o 442 nunca conseguiu arranjar o seu espaço no 11 do Benfica e pareceu regredir. Aqui sim, culpo o Lage porque nunca apostou nele na sua verdadeira posição que é médio centro.
      João Félix também passou pelas mãos do Lage e foi o que foi.
      Agora, também se pode falar de jogadores sem ser os da formação. Com Lage, Vlachodimos, Samaris (no final da época passada), Gabriel, Taarabt, Pizzi, Rafa ou Seferovic (a época passada foi a melhor da carreira) elevaram o nível.
      Acho que devíamos fazer uma avaliação ao trabalho que Bruno Lage faz/fez no desenvolvimento dos jogadores de um ponto vista geral e julgo que não seja correto avaliar o seu trabalho falando de miúdos de 18/20 anos. Esses aí, ainda tem anos para evoluir e chegar a outros níveis de maturação.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 15, 2020 at 7:50 pm

        Aconselhava a ler com mais calma… eu não digo que devia se ter apostado em Gonçalo Ramos, EM LADO NENHUM! O que digo é que este treinador além de jovens com potencial no plantel, teve outros jogadores com mais tarimba como reforços! Tal como os dois 9’s!

        E estou plenamente de acordo, o preço nada quer dizer e disse logo que eram valores exagerados, mas a questão é teve esses reforços! Onde queria chegar é que, apesar de não haver planeamento ou grande critério na construção dos plantéis, a Lage não lhe foi dado um plantel só com miúdos e lhe foi dito “safa-te!” (lendo certos adeptos parece que é o caso). Isso é um mito, até porque o Benfica, e já o disse muitas vezes, tem de longe o melhor plantel em Portugal! Se ele não tem sabido potenciar esse plantel E podes apresentar TODOS os argumentos, desculpas ou até moldar verdades de acordo com a tua conveniência (não esquecer que apesar de tudo foi Vitória que começou a época passada, e sobre Rúben Dias nem vale a pena falar), a verdade é uma… a qualidade de jogo do Benfica tem sido FRAQUINHA!

        Agora explica-me a mim como podes falar em elevação do nível de vários jogadores, quando ao mesmo tempo colectivamente a amostra tem sido tão modesta?!? Interna e internacionalmente, a diferença é que aqui dá para ganhar com pouco rendimento perante a grande diferença que há para os adversários!

        Mais, já chega de falar nos seis meses, nem isso, da época passada! Já lá vão, com uma época nova e desde o início e sem Félix, repito, a mostra é fraquinha! O estado de graça já acabou e o treinador tem que começar a ser responsabilizado e avaliado de forma crítica. A minha avaliação em resumo, vale o que vale claro, é esta: muito retórica, poucos resultados práticos! Se em Maio vamos ser campeões? Muito provavelmente! Se a mim me chega para me sentir realmente satisfeito (sobretudo falando em qualidade de jogo)? Nem por isso, agora quando um tem os seus padrões!

        Por fim, se Lage só tem defeitos? Claro que não! É um treinador jovem, claramente com muitos conhecimentos e que tem sabido aguentar a pressão de treinar o Benfica (muitos mais experientes teriam falhado). Tem uma postura correcta e um discurso agradável e diferente, apesar de achar que desde que foi campeão de vez em quando (para mim cada vez mais frequente) é sobranceiro na forma como se apresenta nas conferências ou perante questões mais incómodas! Quero que continue no Benfica, pois vai crescer forçosamente como treinador e a equipa crescerá com ele, desde que ele tenha humildade para admitir os erros! E, para finalizar, e já o disse várias vezes, O GRANDE PROBLEMA (ou entrave para atingir outro patamar, pois problema pode parecer exagerado) do Benfica neste momento não é o Lage ou o plantel, é a forma como LFV tem dirigido o clube nos últimos anos e a sua promiscuidade com agentes externos.

        Espero que esteja mais claro! Boa leitura, Pipito, se quiseres! Mas sempre com calma para não ler coisas que não estão lá!

        Bem haja

        • El Pipito
          Posted Janeiro 15, 2020 at 8:23 pm

          Como é possível dizer que a amostra é fraca. Quando vai em primeiro lugar isolado no campeonato. Bate recordes atrás de recordes. Muito provavelmente vai à final no Jamor. Na Champions League não foi o fracasso que se quer dizer por aí e o único jogo que foi uma desilusão foi na Rússia, com treinadores anteriores como o JJ (principalmente na Champions) houve humilhações ou Rui Vitória que é o responsável pela maior humilhação da história do Benfica, no que à Champions League diz respeito. É porque fomos eliminados na Taça da Liga?
          Quanto aos avançados, também convém leres, parece que somos dois. TODOS os treinadores do Benfica receberam avançados e tu estás a falar como se só tivesse sido o Bruno Lage. Até devias era defender Lage, que enquanto outros receberam Rodrigo, Saviola, Lima ou Jonas este recebeu RdT e Vinicius.
          Ainda quanto às análises ao trabalho do Lage, é muito giro fazê-las em Janeiro. Vamos fazer uma retrospectiva no final das próximas épocas e vamos ver quais vão ser os resultados.

          • Knox_oTal
            Posted Janeiro 15, 2020 at 9:19 pm

            Na Champions foi pior que fracasso, simplesmente não estava investido na competição, pelo menos nos 3 primeiros jogos. Depois, ainda tentou emendar a mão, até porque foi criticado pela displicência mostrada, mas já não foi a tempo!

            Avançados destes milhões todos? Não, foi mesmo o único! Mas tens razão os valores são secundários e derivados da inflação do mercado igualmente, o que queria mesmo mostrar é que houve investimento, mal distribuído certo!, mas houve! Contrariando quem apregoa quase (ou pelo menos são os soundbytes que tentam passar) que o Lage tem um plantel de teenagers, fazendo destes os bodes expiatórios para o fraco rendimento exibicional da equipa!

            Quanto ao resto, tudo espremido e os teus argumentos dão pouco… Já dei de avanço que vamos ganhar o campeonato! E se olhares à diferença de plantel face aos rivais, não é um feito por aí além! E reforço que nenhum ou quase nenhum jogador (há aqueles que pela simples mais valia intrínseca destacam-se muito mais facilmente e sem especial intervenção do treinador), esta época, está com um rendimento especialmente interessante ou superlativo, sendo que colectivamente tem sido sofrível, por muito contorcionismo que se faça!

            Em resumo e para finalizar, depende dos padrões de qualidade e exigência de cada um! Estás satisfeito? Parabéns! Eu não… é assim a vida!

            Bem haja…

            • El Pipito
              Posted Janeiro 15, 2020 at 11:22 pm

              Pizzi é só o centro campista com mais golos na Europa, mas nenhum jogador está a um nível interessante.
              Taarabt, Grimaldo, Rúben Dias, Carlos Vinícius (que tinha média de 1 golo a cada 70 minutos) ou Rafa (antes da lesão), tudo isto são jogadores a um nível interessante.
              O treinador coloca os milhões em campo? Que treinador é que foi mais ajudado pela sua direção? O treinador que recebeu dois jogadores medianos por 40 milhões ou um treinador que receba 2 jogadores bons por 10 milhões? E que tal culpabilizar quem tem culpa que é quem os contrata e porque valor os contrata. Esse argumento não faz sentido como crítica a um treinador.
              Depois, falas que os meus argumentos estão reduzidos a nada. O campeonato está muito bem encaminhado, final da taça idem, na Liga dos Campeões fizeram-se 7 pontos e ficámos a 1 do 2º lugar. Quantas vezes no passado recente o Benfica fez 7 pontos? Na competição menos importante e que serve para rodar o Benfica foi eliminado na fase de grupos.
              É espectacular? não. Mas nos últimos anos, a metade final da época foi sempre superior à inicial e o Benfica continua a estar na disputa de 3 competições, sendo que em 2 delas temos grandes hipóteses de as vencer.
              Em ponto nenhum eu disse que estava tudo bem, mas ficámos a 1 ponto na Champions e a uma vitória em casa contra o Porto de uma primeira metade de época, excelente.

              Saudações!

              • Knox_oTal
                Posted Janeiro 16, 2020 at 12:27 am

                Muita precipitação na leitura mais uma vez… logo na minha primeira resposta faço a ressalva que obviamente o responsável máximo por estas situações é o Presidente, mas o treinador claro que tem a sua quota parte de responsabilidade! É o Lage que tem que pôr a equipa a render, e se formos a factos já foi eliminado de duas competições! Ontem a vitória acabou por ser justa e lá continuamos na Taça, mas a primeira parte foi miserável (lembraste da última exibição verdadeiramente convincente?!?). No campeonato, mais um vez, com os recursos à disposição e perante a fraca oposição, esta liderança não é nada do outro mundo, sobretudo com um nível exibicional tão modesto!

                O que vale é que o Pizzi vai continuar o seu périplo interessante na (Liga) Europa (ironia à parte, gosto do jogador, só achei piada ao argumento)! Quer dizer, isto se realmente for dada alguma prioridade à Liga Europa, porque se for como na época passada não vamos assim tão longe! E pela amostra e bela imagem deixada na Champions…

                Mas é melhor ficarmos por aqui no “debate”, é uma questão de padrões está visto!

                Boa noite!

    • Flavio Trindade
      Posted Janeiro 15, 2020 at 7:57 pm

      Discordo em parte do que dizes por um motivo simples.

      O problema aqui não é o treinador mas sim o adepto e o próprio jogador.

      Passaste de uma realidade em que um treinador gastava o que queria em quem queria e apostava zero na juventude isto com uma geração extraordinária onde pontificavam Bernardo ou Cancelo.

      Aí o adepto batia palmas e exultava, mesmo que factualmente tenha ganho 3 campeonatos em 6 possíveis…

      Jesus saiu porque a estrutura achou e bem que o caminho era a formação.

      Entrou Rui Vitória, aka o prof.ginastica aqui no blog…

      Com ele o Benfica apostou em Guedes, Renato, Lindelof, Semedo, Ederson e se desportivamente a aposta fez todo o sentido (2 campeonatos em 2 possíveis) a direção descobriu que melhor que o aspecto desportivo seria o aspecto financeiro e começou a vender os miúdos após 6 meses de aposta…a taxa de retenção do talento era (e ainda é) miserável. Junte-se a estes outros como Mitroglou e um investimento zero ou seja sem reposição, porque o Seixal passou a ser uma fábrica de peças chinesa e o insucesso seguinte de RV foi facilmente explicado até porque o Seixal servia como desculpa para tudo.

      Os adeptos desde o primeiro ano, apostando na formação e ganhando pediam a cabeça de RV.

      RV saiu com a imagem totalmente desgastada, com zero de crédito junto dos adeptos e foi substituido por Lage que foi ainda mais longe e mesmo com um atraso significativo para o rival directo puxou Ferro, Florentino, Jota, e apostou em Félix…

      O Benfica volta a ganhar internamente e para o adepto foi o pior que podia ter acontecido porque afinal dava mesmo resultado a aposta no Seixal…

      Na época passada e com excepção feita a Jota, todos foram muito importantes e exibiram-se a alto nível.

      Esta época uma má Champions põe novamente tudo em causa.

      O que era bom no ano passado não presta, o treinador não presta a aposta na formação é para acabar…

      Não há nem nunca houve paciência do adepto para o jovem da formação que está a crescer e a jogar.
      Tens Tomás Tavares como um bom exemplo.

      Florentino passou de próximo Makelele para jogador para emprestar ao Setubal.

      Ferro já é péssimo e é preciso outro central com urgência quando muito dis motivos para a má performance de Ferro tem a ver com os constantes desposicionamentos e más coberturas de Grimaldo (e depois lês os comentários por aqui por exemplo e não vês ninguém a criticar o espanhol…)

      Jota é outro exemplo.
      Os mesmos que dizem que RdT jogou fora de posição (quando na realidade sempre jogou a avançado) não dizem que Jota nunca jogou na posição onde mais rende…
      Jota é um extremo de 4-3-3, ao extremo do 4-4-2 são pedidas coisas diferentes e mesmo como avançado não rendeu.

      Ou seja os níveis de paciência para com quem sai da formação são bem curtos…

      Curiosamente Lage, tal como no ano passado deu oportunidades a todos e a realidade é que a maioria desaproveitou-as.

      Se é uma realidade que só com formação não se ganham títulos (melhor exemplo os últimos períodos de RV) não é menos verdade que achar que só com contratações à FM é que vamos lá não passa de uma utopia.

      As contratações recentes e futuras de jogadores que são craques de qualidade inquestionável são necessárias para um plantel ter qualidade e competitividade mas querer voltar aos anos de JJ é um tiro no pé quer desportivo quer financeiro.

      Os Weigl ou Bruno Guimarães serão essenciais mas os Tavares, os Jotas, os Ferros e os Tinos também.

      Cabe ao treinador fazer o que tem feito que é dar oportunidades aos jogadores todos e cabe aos jogadores venham eles da formação ou que custem 20M agarra-las.

      A nós adeptos o que se pede é que tenhamos para com os miúdos do Seixal a mesma paciência que temos para os craques do Rayo Vallecano…

      • E o que temos
        Posted Janeiro 15, 2020 at 8:19 pm

        Usar Grimaldo para desculpar Ferro é de rir. É so ver as inumeras abordagens deficientes do central aos lances para perceber que alem dos erros de grimaldo ele nao sabe como abordar os lances. Sai a bola quando deve fazer contenção, tenta fazer cortes estupidos só porque sim entre outras. Falta-lhe o basico de ser central e isso nao é culpa do grimaldo de certeza

        • Flavio Trindade
          Posted Janeiro 15, 2020 at 8:51 pm

          Ainda bem que achas que o Grimaldo tem jogado bem…

          Ontem foi um exemplo flagrante.
          Quase todas as más abordagens de Ferro são a fazer dobras à esquerda…

          Não quero com isto dizer que Ferro está ao nível do que já fez inclusive no ano passado.

          Mas lá está se calhar se se chamasse FerrodT teria mais crédito…

          Na minha óptica o que é válido para o Ferro é válido para o Grimaldo. Estão mal? Sentam e dão o lugar a outro.

          • E o que temos
            Posted Janeiro 15, 2020 at 10:22 pm

            Ainda bem que ignoraste tudo o que eu disse. Desculpar Ferro só porque tem que fazer dobras ao lateral deve ser para rir, como se nao fosse habitual os centrais fazerem dobras aos laterais em qualquer equipa europeia. De resto, realço mais uma vez as deficiencias TÉCNICAS evidentes de Ferro na abordagem aos lances que nao sao culpa de grimaldo nem de ninguem a nao ser do jogador.

            • El Pipito
              Posted Janeiro 15, 2020 at 11:22 pm

              Estou de acordo com o que dizes. Mas também não ajuda nada o lateral do teu lado, ter constantes falhas posicionais e ser medíocre no momento defensivo.

      • El Pipito
        Posted Janeiro 15, 2020 at 8:42 pm

        Concordo com tudo e realço a diferença de paciência que se tem para com os craques do Rayo Vallecano.

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 15, 2020 at 9:02 pm

        Discordo da nossa discordância eheheh!!! Pelo menos eu, assino por baixo o que acabas de escrever e tomo esta resposta como um complemento ou desenvolvimento do que estava a dizer ou tentar (se calhar a mensagem não passa tão clara como queria por vezes).

        Obviamente a responsabilidade também é dos adeptos! Aliás, quando se diz futebol é momento é uma falácia, o tal momento refere-se à forma volátil como o adepto interpreta esse mesmo futebol (clube, jogador, treinador, etc). Mais, a forma como descreveste RV e o seu sucesso (sim sucesso mesmo que custe a muita gente) com os “meninos do Seixal” a protagonistas, é muito pertinente e partilho plenamente! Aliás a propaganda só parou quando o homem já estava com a imagem no lixo (com a complacência da direcção), muito desgastado e quando os erros se foram acumulando e aumentando na gravidade. Infelizmente, cada vez penso mais que os adeptos são cada vez menos adeptos dos clubes em si, mais “seguidores” de culto de imagem e personalidades (daí a “ameaça” recorrente do regresso de JJ)! Além disso, acham que o clube deve fazer tudo para os agradar (e não estou a falar de bom futebol!), veja-se como claques ganharam poder em Portugal! Uma direcção de um clube deve sobretudo assegurar o futuro financeiro e desportivo (por vezes negligenciado infelizmente) com boas decisões assentes em critérios e num projecto. Obviamente, algumas coisas devem ser feitas a pensar nos adeptos, pois só assim se formam ligações e paixões, mas no geral as decisões devem tomadas em prol do clube e o seu futuro! O que vemos nesta direcção são decisões populistas para acalmar os ânimos quando as vozes críticas se levantam, fomentam-se as guerras de ódio com os rivais porque infelizmente o povo gosta é de “peixeirada”, vendem logo que possível os jovens porque no fundo uma parte dos adeptos quer é dizer aos rivais que o meu foi mais caro que o teu (veja-se o circo à volta da transferência do Félix, quando mesmo no clube havia muitos benfiquistas que o desvalorizavam. Depois chegou aos 20 golos e alguns tiveram que emendar a mão) e, o pior de tudo para mim, deixa que agentes externo tornem o clube “refém”! Mas o que interessa a muito adepto é festejar em Maio, seja por que meio for, porque mais importante que ver bom futebol, mais importante que ver um jovem craque se formar e evoluir, mais importante que o clube ter um projecto desportivo competitivo e sustentável, mais importante do que ter valores… é mandar umas bocas lá no café enquanto se fala de “bola”, polvos e árbitros! Estarei a ser injusto com as generalizações eventualmente e há muitos (a começar no VM) que felizmente vê o futebol de uma maneira bem mais saudável e ainda bem!

        Mas, voltando à base (dispersei um pouco ups), a mensagem que queria passar em cima, é que do que tenho lido por aqui ultimamente parece que afinal a culpa é dos miúdos! Que o Seixal só está ali para atrapalhar! Que os jovens são todos banais, e quase que ao Lage foi dado um plantel de teenagers e por isso as coisas corriam mal! E por aí adiante… Ora, na minha opinião, discordo totalmente dessa visão, e acho que tu também, os jovens referidos têm talento e potencial (uns mais do outros, obviamente nem todos vão singrar, isso toda a gente sabe) e alguns já deram mostras desse potencial, com rendimento efectivo! Logo se esta época as coisas não têm funcionado com quase todos, excepção ao Tomás que tem tido continuidade pela lesão do Almeida, os bodes expiatórios são os jovens?!? Claramente é o treinador, que não tem sabido tirar o melhor partido do plantel que tem, jovens, reforços, já veteranos do grupo, enfim todos! E a minha questão como respondi ao user em cima, é se vamos continuar a dar abédias ao Lage porque fez uma segunda volta quase perfeita na época passada! Esteve excelente ao ganhar aquele campeonato, mesmo descartando a Liga Europa com E. Frankfurt, mas dei-lhe o desconto do contexto! E, repito, quero que fique, pois irá crescer como treinador e a equipa com ele, mas tem que ser responsabilizado e admitir os erros, algo que mostra ter MUITAS dificuldades em fazer. E, por fim, fala muito nas conferências, apresenta pouco dentro de campo! E isto podem vir com todos os argumentos possíveis, essa verdade é indesmentível até agora!

        Desculpa o longo comentário! Mas tocaste num ponto realmente pertinente na minha opinião! Obrigado pelo feedback!

        Saudações Desportivas

  • Cardozo_e_Saviola
    Posted Janeiro 15, 2020 at 10:24 pm

    Mal gerido pelo Lage porquê? Gedson não é claramente jogador para entrar num meio campo a dois, portanto não havia grande coisa que o Lage pudesse fazer de diferente… Ainda o tentou colocar à direita, a ver se resultava numa de 3º médio estilo Pizzi mas era dificil. Boa sorte miúdo!

Deixa um comentário