Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Guardiola vai orientar o Bayern de Munique a partir da próxima época; Como é que se diz “tiki-taka” em alemão?

O Bayern de Munique anunciou oficialmente que Pep Guardiola será o novo treinador da equipa de futebol a partir de julho. O catalão de 41 anos, que conquistou duas Ligas dos Campeões, dois campeonatos do Mundo de clubes e três Ligas espanholas, entre outros títulos, ao serviço do FC Barcelona, vai substituir Jupp Heynckes, cujo contrato termina em junho de 2013, e orientar os bávaros até 2016. VM – Admitimos que gostávamos de ver Guardiola na Premier League – Chelsea, ou, principalmente o City (pois é um clube que já tem uma base de jogadores que se enquadra mais com a filosofia do espanhol), era o ideal, mas a verdade é que a Bundesliga merecia este prémio. O ex-Barça é juntamente com Mourinho o melhor e mais mediático treinador do Mundo (os 14 títulos em 4 anos que esteve no Barcelona, falam por si…um recorde), e como tal, a sua presença vai dar ao campeonato alemão a visibilidade que merece (uma Liga competitiva, vibrante e onde a presença em massa do público nos estádios alimenta ainda mais o espectáculo que é o futebol, mas que, talvez, por falta de algumas referências ainda não tem a atenção por parte do público internacional, que merece…Ibrahimovic teve esse efeito no PSG/Ligue 1). Na perspectiva do catalão acaba por ser uma aposta de risco reduzido. O Bayern apresenta um dos 4 melhores elencos da actualidade, junta a isso o facto de ser o clube mais forte da Alemanha, e como tal, as perspectivas do ex-Barça ser bem sucedido são elevadas (não ignorando a existência de um super-Dortmund de Klopp e a presença do emblema de Munique em duas finais nos últimos 3 anos da LC…certamente que ao espanhol vão pedir mais que finais, mas nos dias de hoje, já atingir esse patamar é um marco difícil de imitar, e como tal a fasquia está já elevada, por outro lado, o Borussia mesmo tendo um poderio financeiro inferior, não vai tornar a vida fácil ao ex-médio defensivo). Percebe-se a aposta: é preferível chegar à Premier League daqui a 3 anos, depois de boas passagens por Barça e Bayern, do que abraçar já um projecto em clubes instáveis como o Chelsea ou City (caso não tivesse sucesso, ia se perder o mito em relação às suas inegáveis qualidades, e rapidamente iam desvalorizar o que fez nos catalães). Veremos qual o estilo que irá adoptar nos bávaros, se manter o bom trabalho de Heynckes (tem tudo para ganhar a Liga e LC este ano) e aplicar um futebol mais germânico (não que germânico implique que seja físico, muito pelo contrário, as movimentações, maneira de interpretar o futebol é que são totalmente diferentes da espanhola, pois técnica de passe, recepção e visão de jogo tem os jogadores alemães de sobra), ou incutir o modelo que o celebrizou no Barcelona, sendo certo que com Kroos, Schweinsteiger, Ribery, Robben, Javi Martinez, Muller, etc, as opções que dispõem lhe permitem quase tudo. Por último, um reparo ao Bayern: considerando o excelente trabalho de Heynckes, o timing do anúncio da contratação de Guardiola não foi feliz. Seria preferível esperar até final da época, de maneira a proteger o grupo de trabalho (os bávaros certamente tentaram desde já evitar especulações em relação ao futuro, mas a política seguida na nossa opinião não foi a melhor) . 

88 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 17, 2013 at 2:39 pm

    Eu não estou a dizer que Mourinho é fraco. É obviamento dos melhores. Contudo, ter rios de dinheiro ajuda e muito. Ele podia comprar dos melhores e fê-lo. Promoveu muitos jogadores? Sim. Mas muitos deles eram jogadores feitos. Podem ter melhorado mas já eram grandes jogafores, como Lampard, Robben e Ricardo Carvalho. O Man City tem muito dinheiro mas tem um treinador fraco, e mesmo assim ganhou o Campeonato. É óbvio que o $$$ ajuda muito. Também é evidente que nãO chega.
    Quanto à Bundesliga, é um Campeonato disputado (várias vezes nos últimos anos chegaram 3 equipas à última jornada a disputar o título), com bons jogos, bons jogadores e ambientes fantásticos. Quanto às distãncias, o líder em Espanha tem o dobro da vantagem do Bayern.
    Eu não digo que o Guardiola tem uma tarefa hercúlea pela frente. Apenas digo que fez uma boa escolha e não deve ser criticado por isso. O mesmo se aplica ao futebol alemão.

    • Unknown
      Posted Janeiro 25, 2013 at 12:07 am

      Se você ver a lista dos 20 clubes mais ricos do mundo, fora o Bayern tem Borussia, Hamburgo, Schalke e Stuttgart, com certeza o Bayern é acima de todos eles, mais estes também tem condições de gastar uma boa grana em contratações apesar de não o fazerem, além é claro do VfL Wolfsburg que todo ano gasta uma fortuna em contratações, basta ver no site { https://www.transfermarkt.de }. A Bundesliga é um campeonato atraente, e está em franca evolução conforme noticia do link { https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/01/bundesliga-anuncia-novo-recorde-de-receitas-r-6-bilhoes-em-20102011.html } . Não discordo que o Bayern está bem a frente e com um grande elenco, mais não pode ser desprezado o potencial, capacidade e dinheiro dos outros clubes.

    • DJ SP'
      Posted Janeiro 17, 2013 at 10:28 pm

      Diz que o Mourinho teve dinheiro para comprar quem quis!
      Eu olho para o campeonato alemão, e pelo que vejo a única equipa alemã com capacidades financeiras para contratar acima dos 15/20 milhões é o Bayern!
      Dortmund é um clube formador e pouco comprador (quando compra, é normalmente em fase inicial de carreira do respectivo jogador, como Sahin, Kagawa, Lewandowski); Hamburgo, Leverkusen, Schalke são equipas compradoras, mas com orçamentos bem mais limitados. Qualquer uma destas equipas ficaria feliz se pudesse contratar um Javi Martinez quanto mais ter um Robben, Ribéry, Gomez ou Schwensteigger!

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 17, 2013 at 12:25 pm

    Três coisas extraordinárias que aqui foram sendo escritas:
    1- O Campeonato alemão é "fraquíssimo". Really? Na verdade é dos melhores da Europa, como o VM muito bem assinalou.
    2- O Guardiola tem medo e fez uma aposta de baixo risco. Com o estatuto e palmarés que tem o que é que esperavam? Que fosse treinar o Farense (com o devido respeito)? É óbvio que ia para uma equipa de topo.
    3- Falam dos "riscos" do Mourinho. É parcialmente verdade, mas o Mourinho foi para um Chelsea com palmarés limitado mas com rios de dinheiro para comprar os jogadores que entendesse, como de facto aconteceu.

    Enfim, Guardiola via treinar o Bayern que é dos melhores clubes da Europa com potencial de jogadores, organização e financeiro para disputar e eventualmente ganhar todas as provas. Parece-me uma boa escolha.

    • DJ SP'
      Posted Janeiro 17, 2013 at 10:40 pm

      Ricardo Ricard, muito bom o seu ponto de vista!

      1º Real ganhou o campeonato graças à arbitragem?
      Não devem ter visto o Chelsea – Barcelona em meias finais de Liga dos Campeões, pois foi um roubo descarado, até que o árbitro desse jogo não mais arbitrou internacionalmente! E ainda este ano vi um tal de Fábregas a receber uma bola com o braço e a fazer o 2-1 sobre o Sevilha aos 90+3 minutos!

      2º Guardiola montou este Barcelona?
      AHAHAH, teve muita piada! Não só a estrutura base desta equipa do Barcelona se formou junta, como por exemplo o Guardiola ainda jogou com o Puyol e o Xavi!
      Este Barcelona já está "programado" à cerca de 10/12 anos, mas só agora teve um "motor" (Messi) capaz de fazer funcionar a "máquina" (Barcelona), através dos dois "geradores de alta tensão" (Xavi e Iniesta)!

      Messi já fez por merecer todos os elogios que vêm recebendo (apesar de lhe faltar, na minha opinião, jogar noutro campeonato e com outros colegas, para demonstrar que é verdadeiramente o melhor), agora o Guardiola? Até o Vilanova está a fazer um trabalho excelente (daqui a pouco dizem que o Vilanova é que formou esta equipa, caso o Guardiola não tenha o sucesso esperado).

      Esperar para ver, mas o Guardiola ainda tem muito que mostrar para ser considerado sequer um dos melhores do mundo, enquanto treinador!

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2013 at 5:24 pm

      O Porto é muito beneficiado nacionalmente,o Barça é mais internacional :)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 17, 2013 at 4:44 pm

      Lamento mas conheço um clube aqui próximo que é bem mais beneficiado pelas arbitragens….

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2013 at 2:33 pm

      O maior roubo da arbitragem de sempre?! Epah,não voltes a escrever depois de almoço,não estás em condições.
      O Barcelona é só e apenas o clube mais favorecido em todo o mundo,quer em Espanha quer na Europa. O record de de 100 pontos / 121 golos continua a fazer mossa a muita gente.

      Montou essa equipa? Mas há quantos anos andam é que o Puyol,Iniesta,Xavi,Messi,Pedro e outros estão no Barcelona?
      Logicamente que o homem tem algum mérito mas até parece que foi ele que os foi buscar.

    • Célio Almeida
      Posted Janeiro 17, 2013 at 1:44 pm

      "chegou ao Real e surpresa das surpresas foi campeão com o que muitos dizem ser o maior roubo da arbitragem de sempre" só para te lembrar, acho que era isso que querias dizer.

      "Guardiola?… Ganhou muitos títulos… com a equipa que muitos dizem ser a melhor equipa de sempre da história do futebol…" esqueceste é de mencionar que foi Guardiola que montou essa equipa.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 17, 2013 at 1:18 pm

      O ser fraquissimo não quer dizer que as equipas que lá jogam sejam fraquissimas,neste momento o Bayern leva 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado,em 17 jogos tem 1 derrota e 7 golos sofridos,qual é o risco de ir treinar uma equipa destas? O campeonato alemão tem muito menos visibilidade do que o Inglês e do que o Espanhol e até do que o Italiano.

      Estatuto porquê? Porque ganhou muita coisa com apenas um clube que tem dos maiores palmarés do mundo e que tem Messi/Xavi/Iniesta? Uau…E que estatuto tem o Mourinho que ganhou uma champions com o Porto com jogadores como Nuno Valente,Maniche,Pedro Emanuel,Carlos Alberto,Pedro Mendes,Derlei e tanto outros "craques"
      Foi para um Chelsea com rios de dinheiro…até parece que o dinheiro quer dizer alguma coisa…Zenit? Manchester City? PSG? O próprio QPR que está em ultimo lugar da liga inglesa…E o Manchester united,o Arsenal,o City não jogam lá também e são clubes de topo?! Inter campeão Europeu? E os jogadores que Mourinho criou? Só para dar um exemplo,quem era o Milito com 29/30 anos antes do Mourinho?

      É impossível comparar o Guardiola com o Mourinho,o Mourinho ganhou tudo em clubes que não eram favoritos a nada,fez jogadores que não eram nada antes dele,só depois de provar muito é que chegou ao Real e surpresa das surpresas foi campeão contra o que muitos dizem ser a melhor equipa de sempre da historia do futebol. Guardiola?… Ganhou muito títulos… com a equipa que muitos dizem ser a melhor equipa de sempre da historia do futebol…

    • João Lains
      Posted Janeiro 17, 2013 at 1:08 pm

      Guardiola não trará nada de novo no Bayern senão conquistar a Champions, esse é o seu único desafio, porque a nível interno a luta é desigual. A Bundesliga é um dos meus campeonatos favoritos, estádios completamente cheios com grandes ambientes, mas em condições normais o Bayern é campeão. Não é por acaso que tem mais de 30 títulos e logo a seguir a equipa com mais títulos não chega nem aos 10. O Dortmund apesar de ser bicampeão não parece querer dar o salto que tanto gostaria que passava por contratar jogadores já prontos para render no imediato ao invés de jovens com 18 anos, que passam por uma maturação na segunda equipa.

      Mourinho soube chegar a um Chelsea e torná-lo a grande equipa de Inglaterra, uma equipa que não conquistava o campeonato há 50 anos, e só não chegou mais longe na Champions devido àquele golo fantasma do Luis Garcia em 2005.

      Podia ter rios de dinheiro, mas não foi por isso que foi às melhores equipas recrutar os melhores jogadores da Europa, estes sim tornaram-se nos melhores jogadores no mundo na suas mãos.

      Contratou ao Marselha um Drogba, já com 26 anos e que no ano anterior estava num modesto Guingamp. Teve um Robben a espaços marcado pelas lesões e todos sabemos que o melhor Robben é o do Bayern de 2010, teve mérito em ir buscar um Petr Cech com apenas 22 anos a um Rennes, fez de Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira os melhores na sua posição e foi ainda buscar um Tiago ao Benfica. E depois encontrou um Terry, um Lampard, um Makelele e não nos esqueçamos que Duff e Gudjohnssen era os seus preferidos nas respectivas posições.

      É certo que gastou muito dinheiro no primeiro ano, mas teve mérito em ir buscar jogadores a equipas menores e torná los nos melhores do mundo. Além de que na altura enfrentava um Arsenal que havia sido campeão invicto, e que contava com Henry, Pires, Gilberto Silva, Campbell, Ljungberg, Cole, Vieira ou Reyes.

      Não compare com Guardiola que encontra um Bayern que caminha para ser campeão tranquilamente, que conta com a grande base do onze da selecção germânica (são quantos? De 11 exclui-se Hummels, Khedira, Ozil e Gotze/Reus… São 7 titulares habituais de uma das melhores selecções do mundo).

      Se Guardiola não fizer aquilo que Mourinho fez no Inter, que para além de ter mantido o dominío interno conquistou a Europa, então Guardiola merecerá nota negativa

  • Rui Machado
    Posted Janeiro 17, 2013 at 12:20 pm

    TIKI-TAKEN…

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 17, 2013 at 10:43 am

    Arriscou o mínimo possível,é um campeonato fraquissimo em condições normais para o Bayern,porque é não arriscou ir treinar o Milan,o Chelsea ou o Arsenal por exemplo? Dava muito trabalho?…O Bayern tem uma equipa feita há muitos anos,tem uma organização excelente tal e qual o Barcelona,ele foi muito esperto em escolher o Bayern,a nível nacional vai ganhar tudo facilmente. A champions poderá ou não ganhar,o Barcelona e o Real vão continuar favoritos. Continua sem provar nada,até o Jesus ou o Vítor Pereira tinha ganho o que ele ganhou no Barcelona,se calhar foi ele que ensinou o Messi,o Iniesta,o Xavi,o Puyol e mais alguns a jogar… Digam o que disserem,este gajo nunca provou nada ao contrario do Mourinho,goste-se ou não do Mourinho há que saber admitir os feitos que ele fez com as equipas que o fez! Este parece que vai continuar o resto da vida escondido atrás das equipas que dominam os campeonatos dos respectivos países,dificuldades não é com ele…depois cansa-se porque está farto de ganhar…pudera!!

  • João Lains
    Posted Janeiro 17, 2013 at 5:11 am

    E assim se escapa a mais um duelo com Mourinho. Ele sabe muito bem que é intenção do Mourinho de regressar a Inglaterra e fez um finta, acabando num clube que tem todas as condições para vencer tanto a nível interno como na Europa, o que espero que não aconteça. E é por isto que não considero um desafio.

    A equipa está recheada de boas soluções em todos os sectores, jogadores com elevada capacidade técnica. Ele até pode querer mudar o estilo de jogo da equipa mas eu nunca irei valorizar muito isso, até para quê? O Bayern não precisa de jogar como o Barcelona para ser uma equipa temível. O que Guardiola podera fazer é trazer a Champions para a Allianz Arena, algo que Van Gaal e Heynckes não conseguiram nos ultimos anos. E acho que é mesmo pela vontade em vencer a Liga dos Campeões que Guardiola foi contratado, um pouco à semelhança do que o Inter fez com Mourinho.

  • DJ SP'
    Posted Janeiro 17, 2013 at 12:02 am

    É este que muitos dizem ser o melhor do mundo?
    Melhor do mundo é aquele que pega numa equipa sem poder absoluto no seu campeonato, como o Chelsea, e o torna campeão (Tipo Mourinho!)
    Ou ganha uma liga dos campeões com uma equipa "sem estrelas", como a ganha pelo FC Porto em 2005 (Com Mourinho!).
    Ou ainda um treinador que consegue ter um domínio absoluto num campeonato como o Italiano entre 2008 e 2011, levando até essa equipa à vitória na champions, e assim que saí dessa equipa, esta tem dificuldades até em se qualificar para a Liga Europa (Como o Mourinho fez com o Inter!)

    Agora ganhar tudo com a melhor equipa do Mundo, abandonar essa equipa e ir para outra que domina em termos económicos e desportivos, absolutamente, um determinado campeonato, não é de melhor treinador do mundo, mas sim, de treinador com medo de não estar a altura de um verdadeiro desafio, preferindo algo fácil e com sucesso quase garantido, pois o Bayern neste momento tem o título alemão praticamente garantido, tem o melhor plantel das equipas alemãs, tem um poder financeiro que poucos clubes têm!
    Acho que o melhor para Guardiola provar o que vale, era o Chelsea, equipa que, apesar do enorme poder financeiro, joga num campeonato claramente inclinado para uma equipa, que é favorecida de forma descarada (Man. United), tem a equipa com o terceiro melhor plantel da actualidade (Man. City), tem os sempre perigosos Arsenal e Tottenham e é ainda um campeonato de força física e mental, onde é necessário uma capacidade de liderança acima de qualquer outro campeonato!

    Mas ao que parece, agora até treinar a Espanha já parece ser um bicho de sete cabeças, que já dá bolas de ouro!

    • DJ SP'
      Posted Janeiro 17, 2013 at 10:22 pm

      Andrezinho, o Guardiola não teve um Abramovich, mas e as equipas que têm (Chelsea, City e PSG) o que apresentam? Jogadores mimados que ganham fortunas e estão sempre como lhes apetece. O Barça não tem Abramovich, mas tem uma estrutura que foi montada quando Guardiola ainda era jogador(!) dos catalães, uma estrutura que demonstra a qualidade futebolística em detrimento do super-investimento, uma equipa que foi formada a partir dos jovens.
      14 títulos em 4 anos, sim é verdade, mas e se o Mourinho treina-se este Barcelona? Se calhar até tinha ganho mais títulos nesses mesmos 4 anos!
      Agora dizer que Guardiola criou este Barcelona é irónico, Rijkaard também ganhou a Champions, Tito Vilanova também está a fazer uma fantástica campanha, porque tem as condições necessárias, que passam pela qualidade da equipa como colectivo e como individualidades, onde os jogadores jogam por amor à camisola, mas e no Chelsea? Man. City? PSG? Quem joga por amor à camisola? Talvez aqueles que raramente são convocados, pois foram formados no clube e são preteridos pelos "senhores milhões"!!
      Agora no Bayern, o Bayern é um misto de jogadores alemães (como maioria) e alguns "senhores milhões" (Ribéry e Robben à cabeça). O campeonato alemão é sem dúvida um dos 5 melhores do mundo, mas quem o tem dominado largamente? Pois, o Bayern! Enquanto em Inglaterra quem vêm dominando? O Man. United! E quando Mourinho lá esteve? Pois, dominou o Chelsea! E em Itália, quem domina? A Juventus (excepto no Calciocaos)! E quem dominou enquanto Mourinho lá esteve? O seu Inter!
      Acho que o desafio mais fácil para Mourinho até agora, e posso até parecer irrealista, foi o FC Porto, pois era e continuou a ser na era de Mourinho e no pós-Mourinho a melhor equipa de Portugal. Mas até como treinador do Porto, Mourinho elevou a fasquia, ao conquistar a Liga dos Campeões contra todas as probabilidades, pois nestes últimos 10/15 anos, a Liga dos Campeões tem sido largamente dominada pelas equipas dos 4 principais campeonatos (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha), as equipas mais poderosas em termos de qualidade futebolística (Barça, Bayern, Man. United, Inter) e em termos financeiros (Chelsea, Real Madrid).

      Manuel, não percebi se a sua afirmação é feita em favor do meu comentário, ou da resposta do sr. Andrezinho.

    • manuel
      Posted Janeiro 17, 2013 at 2:38 pm

      touché. A verdade dói a muita gente.

    • Andrezinho
      Posted Janeiro 17, 2013 at 12:48 am

      Ganhar tudo com a melhor equipa do mundo? Mas quem a criou? e nao precisou de um abramovich para a criar. Qd é que o mourinho ganhou 14 titulos em 4 anos? nem lá perto sequer.. mete-se as palas e pronto dá nisto..

  • Zapata
    Posted Janeiro 16, 2013 at 11:30 pm

    Será uma equipa que rodará em torno de Toni Kroos. E é assim que tem de ser.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Janeiro 16, 2013 at 11:29 pm

    GR: Neuer
    Def: Philip Lahm, Badstuber, Dante, Alaba
    Med: Javi Martinez, Schweinsteiger, Kroos
    Avan: Robben, Ribery, Gomez

    O tiki-taka implementado no Bayern vai ser um sucesso.

  • - paul,
    Posted Janeiro 16, 2013 at 9:51 pm

    escolha inteligente de pep, espero que ele aplique o tiki-taka !
    vai ser espectacular o duelo com klopp

  • Bruno Ribeiro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 9:36 pm

    Parece-me que esta decisão era mais ou menos expectável. Mérito para Guardiola por esperar pelo momento mais oportuno e optar por um clube mais estável e já com "andamento" em vez de outro inseguro como por exemplo um Chelsea ou um Milan. Penso que Guardiola tem tudo para ser bem sucedido no Bayern pois dispõe de um elenco fantástico do meio campo para a frente com grande capacidade de troca de bola e uma defesa bastante consistente. Veremos se será de capaz de usar um tiki-taka à la alemã.
    Continuação de um bom trabalho VM.
    Cumprimentos

  • Pedritxo
    Posted Janeiro 16, 2013 at 8:41 pm

    Guardiola vai mais uma vez para uma equipa com a papinha toda feita, mas o meu dortmund vai partir tudo espero eu.

    Agora num jeito de brincadeira, era o klopp ir para o real madrid e o mourinho para o dortmund e ganhar tudo na alemanha.

    Isso e que dava um outro prestigio aquele maravilhoso campeonato

  • D.E.
    Posted Janeiro 16, 2013 at 8:24 pm

    Será uma escolha com pouco risco conforme as decisões de jogo de Guardiola. O futebol alemão é, neste momento, muito diferente do espanhol. As equipas não são tão permissivas e o futebol é mais rápido com uma pressão maior tanto no jogo como nas bancadas. No que toca a competitividade, penso que neste momento, o futebol alemão não estando ao nível do futebol inglês está muito acima do futebol espanhol. Pode vir a ser uma luta mais acesa entre Borussia e Bayern mas, equipas como o Schalke, Hamburgo e Bayer têm um nível muito elevado e não esquecendo equipas como Estugarda, Werder Bremem e Wolfsburg entre outras que nunca se sabe com o que se pode contar (ora épocas muito fortes, ora épocas muito fracas). Neste sentido, se a exigência for a que deve ser, tendo em conta o historial de Guardiola e a qualidade do plantel, tal como a possivel e provavel maior visibilidade que o campeonato alemão vai ter, o trabalho terá que seguir os moldes do trabalho que teve no Barcelona.

    Algumas ressalvas: 1º o timing do anuncio foi mau, mas penso que os jogadores, adeptos e o próprio Jupp Heynckes já estão habituados, o presidente do Bayern não é o gajo mais certinho nestas coisas e não é a primeira vez que o faz, por exemplo, esta 3ª vinda de Heynckes para o Bayern foi anunciada a meio da época, e a partir dai, Van Gaal já sabia que no final da época (que acho que nem chegou a acabar) podia muito bem fazer as malas e por-se a milhas. 2º se o presidente do Bayern continuar com a mesma postura que teve nos últimos anos, Guardiola terá que ter muito cuidado, Jupp Heynckes já foi corrido uma vez após ter sido campeão, e os níveis de exigência no Bayern têm obrigatoriamente de ser altos dado as condições do clube. 3º, Guardiola pode ter dois casos no balneario com os quais terá de ter cuidado, Ribery e Robben são prima-donas e isso nunca é bom.

  • Oliveira
    Posted Janeiro 16, 2013 at 8:02 pm

    Quando ele vencer a liga dos campeões num FCPorto e um Inter…talvez toque no génio de Mourinho.

    Mas sim, vai ser mais difícil que no Barça.

  • T
    Posted Janeiro 16, 2013 at 7:17 pm

    treinar super equipas já construidas, onde não precisa de fazer nada, não é difícil ser treinador, assim até eu!
    Para demonstrar real valor tinha de ir para uma equipa como o Chelsea e conquistar tudo! Aí sim, monstrava que era treinador de top!

  • Pedro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 7:11 pm

    Eu só não percebo uma coisa: o Bayern tem tudo para ser campeão, é um dos candidatos à conquista da liga dos campeões e o treinador já sabe que para o ano não vai continuar a desempenhar o seu trabalho. O que é que ele fez de mal?

    • Gonçalo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 7:33 pm

      Já começaram as especulações.

      Segundo a Sky, Raúl poderia ser o escolhido, juntando-se a Pep nesta aventura. Guardiola disse na Alemanha que seria um amigo a acompanhá-lo e Raúl poderia ter uma vantagem, uma vez que já conhece a língua e o campeonato após ter atuado no Schalke.

      Daqui a uns dias vão começar a ser falados jogadores do Barça para o Bayern.

      Penso que era este tipo de casos que o VM se referia quando o timing não foi o melhor.

      Para um grupo de trabalho agora tar a levar meio ano todos os dias com a conversa do Guardiola, como vai ser ser treinador por ele, quem é que vai reforçar o Bayern, quem vai sair…era escusado.

    • André Machado
      Posted Janeiro 16, 2013 at 7:24 pm

      Pedro, nao vai continuar a desempenhar o seu trabalho porque disse ao seu presidente que se queria reformar no final desta época.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 7:18 pm

      Nao faz nada de mal, mas o seu contrato termina no final desta epoca e os dirigentes do Bayern tem a legitimidade para querer mudar de treinador, sobretudo para dar uma lufada de ar fresco na equipa.

      No entanto, discordo apenas do timing da noticia, uma vez que como diz o Pedro, o Bayern pode conquistar tudo esta epoca e isto pode desestabilizar a equipa e, sobretudo, o treinador Jupp Heynckes.

  • Winnervic
    Posted Janeiro 16, 2013 at 7:00 pm

    Até parece que o Guardiola tinha de vir treinar o Sporting para ter uma autentico desafio e mostrar que é um grande treinador! Era previsível que ia receber criticas (como já as recebia quando ganhava no Barça).

    Pessoalmente, penso que escolheu a Bundesliga por haver menos pressão mediática e justamente para não ter de suportar este tipo de crítica constante. Terá uma grande equipa, mas com uma imprensa desportiva menos feroz da que ha em Espanha e Inglaterra.

    Por último, vai para uma equipa para uma situação estável e bem organizada, tal e como comenta VM. Penso que é algo que qualquer pessoa iria preferir.

    Dito isto, agora fica claro que o Mourinho vai mesmo para Chelsea ou City.

  • Pedro Vieira
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:57 pm

    Pensei que Guardiola não voltasse a ter grande sucesso, mas com esta escolha fintou-me bem. Arrisca-se a ser campeão e a ganhar estaleca internacional e daqui a uns anos ir pra Inglaterra.
    Grande escolha, a melhor que podia ter feito. E assim arrisca-se para andar no top 3 mais uns tempos

  • Manuel
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:52 pm

    "Tiki-taka" em alemão? "Arshloch"!

  • FCB4ever
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:51 pm

    Deixem-me só fazer uma pergunta. O Guardiola tem que provar alguma coisa a alguém? Além disso isto é uma notícia do Guardiola e não do Mourinho, escusam de vir aqui fazer comparações. Pelos visto vocês é que precisam de uma desculpa para dizer que Mourinho é o melhor

    • Plataforma Social
      Posted Janeiro 17, 2013 at 11:19 am

      O patamar do Wenger !? Eu devo perceber muito pouco de futebol que todos defendem o Wenger e eu não percebo o porquê…

    • Andre G
      Posted Janeiro 17, 2013 at 12:22 am

      Claro que tem de provar, tal como o Mourinho, tal como muitos outros, até chegarem ao patamar do ferguson e do wenger

  • Meddler
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:28 pm

    O Jupp já anunciou que se reformará no final da temporada. Acho que é importante ter isto em conta para não dizerem que o timing foi mau.

  • André Machado
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:05 pm

    só em relação ao reparo que o Vm faz nesta publicação, é que eu era da mesma opiniao, até percerber que o jupp heynckes já tinha decidido acabar a carreira no final do ano, altura em que termina o seu contrato com o clube.

    Cmps

  • Ruben Pinheiro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 6:01 pm

    Não querendo ofender ninguém, tenho a dizer que é preciso ser-se muito "estúpido" para desvalorizar o que o Guardiola fez no Barça. Não devem gostar nada de futebol para dizerem tal barbaridade. Não é por o Guardiola ser um treinador fantástico que o Mourinho também não o é, e vice-versa. São os 2 incríveis, deixem as comparações e limitem-se a apreciar as equipas treinadas por eles.

  • leugimM
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:59 pm

    Esperava, sinceramente, que o futuro de Guardiola passa-se pela Premier League, nomeadamente Chelsea ou Manchester City.
    Acaba por ser uma decisão inteligente e segura do técnico espanhol. Apesar da valorização evidente do Dortmund nas últimas épocas, o Bayern continua a ser a equipa mais forte do futebol alemão (quer desportivamente quer em termos financeiros) e o principal favorito à conquista de todos os títulos internos, e como tal em teoria não é propriamente o melhor desafio para "testar" as suas capacidades (apesar da exigência dos adeptos e da direção). Contudo, se ganhar a Liga dos Campeões, as coisas mudam completamente de figura, e aí sim, acabam-se as incógnitas sobre a competência de Guardiola (a verdade é que, não tirando mérito a quem por lá passou, com a equipa deste Barcelona qualquer treinador é um forte candidato a "limpar" tudo).

    A Bundesliga fica claramente mais "rica" – por todos os factores que rodeiam o futebol alemão, já mereciam um treinador deste nível e com tamanha reputação.
    Por outro lado, será bastante interessante assistir ao duelo tático e técnico entre Guardiola e Klopp. A não perder.

    Cumprimentos.

  • Lucas
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:58 pm

    Só não concordo muito com a crítica à comunicação do Bayern. É verdade que anunciar um treinador para a época seguinte a meio da época atual é muito estranho/mau mas neste caso toda a gente sabe que Heynckens vai abandonar o clube no final (vai reformar-se) por isso não julgo que o anúncio do próximo treinador desestabilize de qualquer forma o plantel. Se estivessem a pensar despedir Heynckens e anunciassem já Guardiola é que seria ridículo.

    • Jpc
      Posted Janeiro 19, 2013 at 11:18 pm

      Não se baseia nisso, mas sim no psicológico da equipa. O objectivo é fixar o grupo nesta época e respectivos objectivos e não começar já a pensar como vai ser a próxima.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:57 pm

    Mais um projecto que não sendo fácil, também não é dificil, basta ter alguma qualidade (e ele tem claro) que vai conseguir sucesso, basta ver o trabalho que está a fazer o actual treinador dos bávaros (e a época passada chegou à final da champions).
    Penso que não terá grandes dificuldades em continuar a ganhar (espero estar enganado e que o Dortmund mostre o seu valor!).
    Penso que de homem tinha sido ir para o Chelsea, City ou mesmo Arsenal por exemplo, mas parece-me que ele mostra cada vez mais optar pelos caminhos mais "fáceis" (se na oportunidade que teve de treinar logo o Barcelona nao teve culpa, agora podia ter escolhido de maneira diferente).

  • Nuno
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:53 pm

    Eu leio alguns comentários, e não percebendo nada de futebol só posso depreender que o Mourinho é um homem de risco que só pega em equipas fracas e na mó de baixo e as transforma em campeãs. Quando sair do Real, deve ir para o QPR, de modo a ser campeão europeu em 2014.

    O Guardiola vai para o maior clube da Alemanha; sim, é bom ter algo parecido com um cheque em branco (se bem que o Bayer nunca irá contratar Ronaldos), mas a pressão de falhar também é maior. E o Bayern tem também como objectivo ser campeão europeu, o que não é fácil dados os adversários directos.
    Parece-me uma boa aposta; claro que um Chelsea ou MC seria mais "difícil" dado o clima entre equipas técnicas e mecenas, mas ainda assim parece-me aliciante o suficiente e com uma fasquia de exigência bem elevada.

  • Farroupim
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:42 pm

    Esse senhor vai ser um fiasco…Assim espero. Para que de uma vez por todas o Mourinho seja louvado e os Portugueses respeitados sem serem alvo de xenofobia, Ronaldo incluído.

    • NSC
      Posted Janeiro 16, 2013 at 9:21 pm

      Os portugueses de valor não precisam que os outros falhem para que possam ter sucesso. Isso é pensamento de fracos.

    • Winnervic
      Posted Janeiro 16, 2013 at 7:13 pm

      Qual Mariza, qual Jorge Palma, qual Siza ou qual Saramago. Os realmente representam os valores de Portugal são o Mourinho e o Ronaldo. E não ha que esquecer o Pepe como símbolo de integração, qual Depardieu para a Russia.

      É mesmo isso rapaz.

  • João Souto
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:36 pm

    Melhor noticia de sempre

  • André Ribeiro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:33 pm

    O passo mais inteligente! Tenha pena de o ver neste clube, pois sempre pensei que iria para Inglaterra e como tal sempre pensei que este poderia ser o próximo clube para José Mourinho.

    No entanto e embora tenha sido a escolha mais inteligente de Guardiola, pois ganhar a Liga será algo normal devido ao poderio de qualidade da equipa do Bayern na Bundesliga o não ganhar pode se tornar algo pouco perdoável.

    Para Guardiola prejo talvez 2 grandes problemas, a não protecção total e cega da imprensa como se tinha em Espanha, pois se Ronaldo fosse Espanhol já tinha ganho 5 bolas de ouro e se Mourinho também fosse espanhol era o Rei e o 2º grande problema será saber se irá abdicar de um sistema de jogo apoiado começado a ser construido no Barcelona no tempo de Johan Cruyff que Guardiola soube explorar quando ele estava a dar os seus frutos ou irá tentar colocar esse sistema num clube identico ao Barcelona relativamente a estes grandes projectos que assentam na formação mas com um filosofia mais pragmática directo e com um futebol mais vertical e compacto.

  • Plataforma Social
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:16 pm

    Escolha arriscada, muito arriscada. Eu já era fanático do campeonato alemão e agora vou ser ainda mais!

    Certo que o Bayern tem uma grande equipa e que esta contratação tem por objectivo conseguir a Champions nada mais. As outras equipas que se cuidem porque claramente os de Munique estão a apostar em grande. Será sem grandes surpresas que vamos começar a ver jogadores catalães associados a este projecto. Honestamente não acredito que Guardiola altere o estilo de jogo do Bayern para o tão famoso tiki-taka do Barcelona. Esse é um estilo que vem desde cedo das escolas e todos os jogadores estão habituados a ele. No entanto, acredito que Guardiola incuta uma filosofia onde se aposte mais no passe em velocidade. Relembro que o campeonato alemão é dos mais rápidos que existe.

    Sinceramente acaba por me surpreender e muito. Sempre pensei que Guardiola fosse para Inglaterra. Não sei se para fugir de Mourinho, se para ir para um campeonato onde Mourinho nunca esteve, se terá sido por dinheiro, ou por achar que o Bayern lhe dará melhores condições. É uma escolha interessante sem dúvida e que irá aumentar a visibilidade da Bundesliga!

  • André Machado
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:10 pm

    Condiçoes para trabalhar ele vai ter.
    Uma equipa com um 11 tipo como este: Neuer; Lahm, Javi Martinez, Badstuber, Alaba; Luiz Gustavo, Scheweinsteiger, Kroos; Ribery, Robben, Mario Gomez. Ainda com opçoes como Boateng, Rafinha, Shaquiri, Muller e Mandzukic
    Na minha opiniao deverá ter como alvos para a próxima época um médio ofensivo/criativo, e um central. Wesley Sneijder e Garay eram a meu ver duas boas apostas, por serem acessíveis, havendo imensas hipóteses

  • Kaz Patafta
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:04 pm

    Não concordo com a maioria dos comentários. Sou um apoiante de Mourinho e sempre defendi que se Guardiola queria ser dos melhores de sempre deveria aceitar outro desafio que não o Barça. E aí está ele! O Bayern tem um grande plantel, dos melhores do mundo, disso não há dúvida, mas também o Chelsea tinha um grande plantel quando Mourinho la chegou assim como o Inter também tinha. Se Guardiola tiver sucesso no Bayern então eu vou meter o rabo entre as pernas e dar razão ao VM que sempre o defendeu. Penso que é um excelente clube para Guardiola calar os críticos e não será fácil passar de um Barça para um Bayern que promete sempre muito mas que depois quando chega as finais vacila sempre. Desejo muita sorte a Guardiola pois sou adepto do Bayern desde sempre

    • Afonso Nunes
      Posted Janeiro 16, 2013 at 6:09 pm

      Nao vamos comparar o plantel do Bayern agora e o que o chelsea ou o Inter tinham. O Bayern ja sem Guardiola e uma das melhores equipas do mundo, o que nao acontecia com o Inter, muitos menos com o Chelsea.

    • Kaz Patafta
      Posted Janeiro 16, 2013 at 6:07 pm

      Quando Mourinho chegou ao Inter o Milito não estava la. Estavam lá Ibra, Zanetti, Figo, Stankovic, Maicon, Cambiasso, Samuel, Julio Cesar, Crespo, Adriano, Vieira, Maxwell etc. Se isto não é um grande plantel.. O Chelsea, na 1ª época de Mou, tinha só Drogba, Lampard, Makelele, Carvalho, Kezman, Terry, Gallas, Scott Parker, Glen Johnson, Robben, Cech etc.. Não o que será um grande plantel para si

    • Pedro
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:38 pm

      Quando Mourinho foi po Chelsea ele tinha um grande plantel? Pra nem falar do Inter… La sabias quem era o Milito

  • José Romão
    Posted Janeiro 16, 2013 at 5:01 pm

    Se quer provar que é mesmo o melhor fez uma má escolha, se que ganhar título é uma escolha acertada. Para mim tinha muito mais mérito ganhar em Itália ou Inglaterra, mesmo escolhendo um clube "grande".

  • eduardo bernardes
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:56 pm

    Um passo demasiado seguro. A liga inglesa e o facto de haver todos os anos 3 ou 4 equipas com possibilidade de lutar pelo titulo seria de maior risco, mas também o desafio que poderia dissipar as duvidas quanto a sua capacidade. Fugiu do risco, pegou no clube mais seguro. Os desafios mais arrojados não são para todos..

  • Manel Trigueiros
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:47 pm

    O Bayern tem uma grande equipa! 2 finais das CL em 3 anos! Se será aquilo que falta ao Bayern, boa pergunta. Também não sei se o clube quer implementar uma filosofia "à Guardiola", uma vez que já tem apostado na formação e nos melhores jogadores alemães dos últimos anos (Schweisteiger, Muller, Kroos, Badstuber, Alaba, etc.. todos da formação; Mario Gomez, Lahm, Boateng, Neuer, peças chave da selecção alemã).
    Poderemos ter um "Barça 2" em Munique? Uma coisa é certa, Pep foi contratado para fazer coisas grandes. O desafio será motivar os jogadores e a língua. Mas quem fala catalão também fala alemão, ahah

  • RMachado87
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:42 pm

    Pelos vistos aqueles que ainda estão e que estão a sair Barça têm dificuldade em encarar grandes desafios… O Bayern é a melhor equipa Alemã, apesar do Dortmund ter vencido os 2 últimos campeonatos. Penso que seria bem mais aliciante um Man City ou um Chelsea para ele provar que consegue ser efetivamente um grande treinador (não estou com isto a dizer que não o seja)

  • Eu
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:41 pm

    Penso que agora é que vamos ver o que vale Guardiola.

    Veremos se é o plantel/equipa Barça que faz treinadores (Tito tem melhor performance que Guardiola e não é, a meu ver, melhor treinador) ou se foi o Guardiola quem "fez" o super Barça.

    Abc

  • Icaro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:38 pm

    Não acredito em tiki-taka no Bayern. A liga alemã é demasiado física e com futebol vertical para isso. Ele na Alemanha não vai ter uma super-protecção à integridade física do Robben ou Ribery como o Messi, Iniesta e companhia têm em Espanha.
    Ele para impor a mesma filosofia vai ter de contrariar dezenas de anos de filosofia de um clube.

    Vai ter de se adaptar e vai estar longe da espetacularidade.

    • Icaro
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:43 pm

      A diversidade étnica para si é o quê?… É um país que tem pequenas comunidades emigrantes como quase todos, e tem uma maior de turcos. Basicamente é isso…

      Tenho pena que não veja as notícias de uma perspectiva mais internacional pois já não é a primeira vez que políticos alemães de topo querem impedir as ajudas e além disso chegam a dizer que um alemão trabalha por 3 de países do sul (na altura foi mais para a Grécia, mas todos entendemos que não era só a visada).

      Os alemães tem essa cultura do "bem-receber", mas pedem contrapartidas que pesam na opinião pública…Desde logo o domínio da língua (que tem um peso enorme) e conhecimento da cultura e costumes.
      Digo-lhe eu sei disso….

    • André Machado
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:26 pm

      se achas que mandar embora de rajada Ronaldinho Gaucho, Eto'o e Deco, se achas que ter 80% posse de bola em cada jogo, nao é mudar a filosofia.. Acho que estamos conversados.
      Ps: o Cocu era mesmo um avançado super talentoso e o Kluivert era mesmo de baixa estatura. Um avançado marcar 20 e poucos golos e ganhar 4 titulos numa época nao é nada para ti, és no mínimo exigente.

    • Roberto
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:24 pm

      Que coisa mais idiótica de se dizer, a Alemanha é dos países com mais diversidade étnica, onde toda a gente consegue ter uma oportunidade. Eles não têm as costas voltadas para ninguém.

    • Icaro
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:14 pm

      E puxando um pouco à minha fraca futurologia eu prevejo uma de duas coisas… Ou os alemães reconhecem trabalho, mérito e espetacularidade em Guardiola ou vai acontecer-lhe o mesmo que Mourinho em Espanha (vítima de xenofobia).

      Não esquecer que, ele é um estrangeiro numa liga que ainda está "muito fechada" ao exterior, uma liga que prima pelo produto nacional e um país que está de costas voltadas ao Sul da Europa. Mas ao contrário de Mourinho de certo que ele saberá cativar com o seu charme a imprensa.

    • Icaro
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:02 pm

      Ele não contrariou a filosofia do clube no Barça… Apenas a melhorou.
      O Barça sempre teve uma frente de ataque técnica de baixa-média estatura e capaz de uma enorme posse de bola.. Bata ver quem lá passou, Ronaldinho, Rivaldo, Overmars, Cocu, Kluivert etc… Um dos únicos grandes jogadores de explosão que passaram foi o Ibrah, e viste o que deu? Nada….

    • André Machado
      Posted Janeiro 16, 2013 at 4:49 pm

      Ele no Barcelona nao só contrariou a filosofia do clube, mas sim a do Futebol!

  • Franco
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:38 pm

    Mais uma prova da qualidade que a Bundesliga tem vindo a ganhar nos últimos anos. Parece-me um bom desafio para o Guardiola, fazer do Bayern campeão europeu, título que já não vence há 12 anos.

  • Rafael
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:36 pm

    O Bayern é claramente o clube mais forte da Alemanha por isso aceita-se que as pessoas não considerem isto um grande desafio para Guardiola mostrar as suas qualidades. O Bayern tem a melhor equipa e o maior poderio financeiro, depois há o Dortmund que conseguiu construir uma equipa excelente, com jovens de grande qualidade mas que não tem o mesmo poder do Bayern. Existem outras equipas com grande capacidade financeira mas com planteis inferiores.

    Por outro lado acho está notícia muito boa para a Bundesliga porque com Guardiola o resto da europa vai dar mais atenção a este campeonato bastante interessante que, apesar de existirem muito boas equipas, não tem a visibilidade de outros campeonatos como o italiano.

  • Henrique FiDEIRO
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:35 pm

    Vai pegar num clube que ganha sempre… pouco aliciante. Mourinho pegou no chelsea fez dele campeao, no inter e ganhou a champions, no real e derrotou este barça… pegar bo bayern acho demasiado facil

    • Octavio
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:16 pm

      O Inter de Mourinho tinha sido campeão, nas duas épocas (Mancini) antes de ele lá chegar. Desafio complicado…

      O Chelsea tinha o plantel já todo feito mas era mal treinado (com Mourinho, passou a ser bem treinado). E ainda lhe adicionou Drogba, Carvalho e Essien (na 2ª época), juntando a Robben, Chech, Terry, Lampard, Duff, Gallas, Makelele. Desafio complicado…

      Deixem o Guardiola em paz. São dois GRANDES treinadores e não têm de se medir um a um para provarem que são BONS. Bayern é de topo. Logo terá um treinador de topo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:09 pm

      "derrotou este barça" nao foi bem assim, no primeiro ano ganhou so a taça, perdeu 5-0 e comeu "po", no 2º ano foi um ano fraco do barcelona, ninguem ganha para sempre, e este ano ja la esta outra vez atras deste barcelona, que bate recordes e ganha sem precisar de muito, e faz uma exelente rotaçao do plantel, ate porque tem qualidade para isso, porque grande parte dos chamados reservas, tinha capacidade para qualquer grande portugues

      manel

  • Charlie Brown
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:35 pm

    Para quem dizia que gostava de treinar em Inglaterra… Claro que o pode fazer depois, mas sempre pensei que o fizesse já na próxima época. Fiquei surpreso.
    Não vejo como um grande desafio, o Bayer já tem um ótima equipa, já pratica um bom futebol, só terá de dar continuidade e porventura acrescentar algo mais.
    Gostava de o ver no Chelsea onde teria a 'cabeça a premio' a cada jogo, ai sim, seria um verdadeiro desafio.

  • NSC
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:29 pm

    Escolheu um dos 5 grandes clubes europeus e escolheu bem. Um clube sólido e um campeonato espectacular.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:16 pm

    O Bayern ja e uma super equipa, mas Guardiola podera ser a peça que faltava para levar a equipa a gloria europeia, dominando o futebol alemao e conquistando a Champions que a muito escapa aos bavaros.

    O futebol do Bayern nao e baseado em posse, como gosta o Guardiola, embora la va encontrar medios com qualidade tecnica e capazes de fazerem esse estilo de jogo (Kroos, Schweinsteiger, Gustavo ou Javi Martinez).

    Veremos como tratara os extremos Robben, Shaqiri e Ribery, sabendo-se que o tecnico catalao nao e fa de alas, preferindo que sejam jogadores de zonas interiores a ocuparem esses espaçoes, de modo a favorecer as trocas posicionais.

    Estou curioso para ver a rivalidade do Bayern do Guardiola com o Dortmund do Klopp, uma vez que ambos terao um futebol bastante tecnico e baseado no dominio da posse de bola. No entanto, prevejo que o tecnico do Dortmund seja fortemente assediado este Verao.

    Por ultimo, esperava Guardiola na Premier League na proxima epoca, provavelmente com Mourinho, mas como ele referiu tem apenas 41 anos e tempo nao lhe falta para orientar uma equipa inglesa.
    Provavelmente veremos Guardiola em Inglaterra quando o Ferguson se reformar, sucedendo ao escoces no comando tecnico do Manchester United.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 7:16 pm

      Mesmo nesse inicio do Guardiola haviam trocas posicionais e nunca foram procurados extremos. Messi começava na ala, mas acabava as jogadas no meio, assim como Henry do lado oposto.
      Nos anos seguintes, Alexis (era extremo, mas no Barça mudou o chip), Pedro, Villa ou ate Iniesta foram utilizados nas alas e tinham como principal funçao derivar das alas para o centro, trocando de posiçao com Messi e dando liberdade aos laterais atacarem.

      Deste modo, Ribery e Robben, extremos puros, podem perder algum protagonismo, embora me pareça que poderao ser bastante uteis se o Guardiola assim o entender.

    • Ruben Pinheiro
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:15 pm

      Guardiola joga em função das armas que tem, não vejo preferências da sua parte em preferir interiores nas alas. Quando messi jogava na ala antes de vir para a posição de "avançado-centro" ele nem era muito de "favorecer as trocas posicionais" tendo o 4x3x3 bem definido, só depois da saída de etoo e ibra e com villa a jogar na ala é que essas trocas começaram a acontecer com frequência devido à acção de messi a jogar no meio, mas as alas continuaram a ser muito importantes no barça, sendo as subidas de dani alves o maior factor de desequilíbrio depois de messi. Por isso Ribery e Robben poderão perfeitamente continuar a ter um papel decisivo. O bayer tem um plantel fantástico é muito bom que finalmente chegue um comandante à altura do navio, tendo tudo para acabar com a bipolarização recente Barça-Real, e isso é fantástico para o futebol. Guardiola fez na minha opinião a escolha certa, e penso que o futebol sairá a ganhar com isso. (a premier league continuará a ser a premier league)

  • Pedro
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:16 pm

    Chama-se a isto um desafio? Guardiola, medo é o teu nome do meio…
    Com equipa que tem o Bayer, e a unica equipa que pode ombrear com eles é o Dortmund, que tem um grande 11, mas depois em termos de opções de banco é uma equipa mais limitada. Em relação há Champions, Bayer é sempre um candidato, tens grandes jogadores. Desafio era ir pra Inglaterra pegar num city que não joga nada, ou num Chelsea, que pouco joga, agr este Bayer, possivelmente uma das 3 melhores equipas do momento.

  • jtmr
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:16 pm

    interessante a escolha do guardiola, optou por um campeonato menos mediático do que o inglês ou italiano. Parece-me ser uma escolha "fácil" do espanhol, porque será-lhe muito mais fácil ter sucesso interno no Bayern do que poderia ter num City ou Chelsea… Veremos o que vai fazer nas competições europeias

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:06 pm

      nao e assim tao facil visto que tanto o bayern como o dortmund ganharam ao real. para nao dizer que jogar no estadio do dortmund e tremendo, o campeonato so fica a ganhar, mas mesmo assim duvido que repita o exito do barcelona mas desejo-lhe sorte, mas para dizer a verdade tambem gostaria de o ver no campeonato ingles

      manel

  • Marcio
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:15 pm

    Guardiola muito inteligente.. esperou pelo momento certo e pelo clube certo para treinar.. porque não arriscou num chelsea, arsenal ou milan, etc.. porque sabe que podia fracassar no bayer a historia é outra e ainda por cima sempre foi um clube organizado e nesta época estão muito bem.. cheira-me que o "senhor " esta com medo de não fazer o que mourinho fez e anda com medo de arriscar porque sabe que se com o bayer ganhar a champions, vai ser o melhor do mundo, senão ganhar ninguém o vai crucificar porque não está no topo dos topos.. (não estou a desvalorizar o bayer porque gosto muito de os ver jogar, mas não são comparados ao real, barça, juve, united, city) mas claro, jogos são jogos e ano passado eliminaram o real e foram a final ; ) ..

    • Nuno
      Posted Janeiro 16, 2013 at 5:46 pm

      O Bayern é tido (tem sido considerado) como candidato principal à LC, a par de Real, Barcelona e MU.

      E tem OBRIGAÇÃO (salvo seja) de ser campeão alemão.

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 16, 2013 at 4:19 pm

      Nao vejo o porque de considerar o Bayern inferior a Juventus, Man United ou City, sobretudo porque a exigencia no clube bavaro e tremenda.

  • Santos
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:14 pm

    Bayern é como o Porto, os verdadeiros treinadores são os presidentes.
    Não penso que será dificil por a jogar aquela equipa, até porque os jogadores e as bases da equipa são as mesmas à anos.
    Linguagem será o factor mais dificil.

    Podia ter escolhido outro desafio, mas vamos ver.

  • Sérgio
    Posted Janeiro 16, 2013 at 4:14 pm

    Depois de Pep vs Mou vamos passar a ter Pep vs Klopp. Bundesliga = melhor liga do mundo!

Deixa um comentário