Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Herrera é o 7º reforço do FC Porto; Azuis e brancos pagaram 8 milhões de euros por 80% do passe

Bom reforço? O único dos 7 contratados até ao momento com reais hipóteses de ser uma mais-valia no 11 inicial (pelo menos a curto prazo? Com o mexicano, Castro e Tiago Rodrigues perdem espaço (os azuis e brancos ainda contam com Defour, Lucho Izmailov, Josué e Carlos Eduardo para o meio campo)?

Agora é oficial. O FC Porto comunicou à CMVM que chegou a acordo com o Pachuca para a aquisição dos direitos desportivos e 80% dos direitos económicos de Héctor Herrera pelo montante de oito milhões de euros. O internacional mexicano de 23 anos e 1m83 assinou até 2017 (fica com uma cláusula de 40 milhões) e é a 7ª aquisição dos azuis e brancos para 2013-14, depois de Ricardo (ler aqui), Tiago (ler aqui), Josué (ler aqui), Licá (ler aqui), Carlos Eduardo (ler aqui) e Diego Reyes (ler aqui). Quintero e Ghilas devem ser os senhores que se seguem. VM – Até ao momento, é o reforço que pode, a curto prazo, ter mais impacto nos dragões. Um médio polivalente, que se sente mais confortável no papel de distribuidor, mostrando-se muito disponível para o jogo, mas que pode actuar um pouco mais à frente (à semelhança de Lucho), mais atrás como médio defensivo, ou até um pouco descaído sobre os flancos, algo pouco aconselhável no 433 azul e branco. A sua versatilidade, inteligência e maturidade fazem dele um box-to-box extremamente eficaz, bastante completo em todos os parâmetros do jogo. É um excelente recuperador, ocupa bem os espaços e tem intensidade defensiva, a que junta uma óptima leitura de jogo e qualidade de passe no capítulo ofensivo. Veremos onde Paulo Fonseca o vai encaixar na equipa, se no lugar de Moutinho, ou como substituto (podendo “roubar-lhe” o lugar) para Lucho. Certo é que a sua qualidade é indiscutível (não surpreende a quantia que os azuis e brancos desembolsaram), basta olharmos ao facto de ter sido considerado o melhor jogador do Torneio de Toulon em 2012 e do Apertura em 2011. A única dúvida é saber como se irá adaptar ao futebol europeu, o FC Porto não é o Pachuca e no passado recente salvo uma ou outra excepção quase todos os mexicanos desiludiram quando atravessaram o Atlântico. Quanto ao futuro, fechada esta contratação começa a ser notório que há jogadores a mais e vagas a menos no meio campo (1 dos médios deverá ser cedido), por outro lado continuam a faltar os reforços “chave”: 2 extremos (um com capacidade para jogar também numa zona central) e pelo menos 1 avançado, sendo certo que se Fernando sair o nº de reforços que restam aumentam.

40 Comentários

  • Paulo Almeida
    Posted Junho 29, 2013 at 1:22 pm

    gostei bastante desta contratação, para já a baliza, a defesa e o meio campo estão fechados (caso Fernando fique, o que eu duvido), fica a falar a confirmação de Ghilas e um ou dois extremos de qualidade inegável e ficamos com um grande plantel.

  • TiagoTeixeira'
    Posted Junho 29, 2013 at 1:43 am

    Com Fucile a defesa fica fechada. No meio campo há excesso de opções, não compreendi a contratação do Josué(pra LC porque foi formado no Porto?) e Carlos Eduardo,são bons jogadores mas quanta a mim deviam ser emprestados, tenho muito mais esperanças no Tiago Rodrigues (e penso que neste capitulo sou o único, dado que nao vejo ninguém a falar dele). Com Reyes, Defour e Castro a puderem jogar a trinco, sobram 8 jogadores pra duas vagas e o tal outro trinco (Lucho, Herrera, Carlos Eduardo, Josué, Tiago Rodrigues, Izmailov e Defour)(!) E ainda Quintero se se confirmar e o Porto jogar com ele a MO e dois extremos, são opções a mais, passou-se do 8 ao 80. Do resto concordo com o VM, são precisos no mimino um extremo pra ser titular logo, e talvez ainda outro (Será que Iturbe, Kelvin e Ricardo serão válidos como segundas opções quando for preciso a sua intervemção?). Falta um AC, penso que Ghilas será bom e fechado esse capitulo.

    Se se confirmar Quintero, como o Porto vai jogar com ele? A extremo direito a fletir sempre pro meio como o James? Isso não será tirar pouco do que ele pod dar? Vejo-o a jogar melhor sempre a recber no meio e fazer o ultimo passe, a abrir nas laterais ou nas "segundas vagas" a entrada da area, mas está é a minha opinião, tal como acho que se James não tivesse de passar "metade do tempo" na direita tinha brilhado mais este ano.

    Abraço.

    • FFJ
      Posted Junho 29, 2013 at 5:26 pm

      Sim mas a colombia jogo com renteria e outro avançado na frente, e o quintero joga atras a 10, grande craque…

      C.eduardo tem tudo para se aproximar de deco no futuro..josue é da casa e bom.

      ricardo e t.rodrigues vao ser emprestados 1 epoca ao v.guimaraes..

      Kelvin tb sera emprestado, assim cm toze,vion. bracalli no estoril e stefanovic no arouca.

      Arrebatados por trocos devem sair definitivamente ukra,sereno,djalma,p.moreira(paços ferreira 50%), s.oliveira(p.ferreira 50%).

      ivo pinto e beto ja rendeu 1 milhao sem jogar no fcp, prediger pode render 1,5 por 50% que o fcp ainda detem.

      Kleber e walter deviam ser vendidos, mas parece.me que infelizmente vao arrastar os seus emprestimos(walter acaba emprestimo dezembro 2013).

      Sera mais menos isto:

      G.R: Helton, Fabiano, Kadú

      D.D: Danilo, fucile

      D.E: A.sandro, quino

      D.C: Mangala, otamendi, maicon, reyes, abdoulaye

      Medios: fernando,herrera,lucho- defour,c.eduardo,quintero,castro

      Extremos: Bernard, varela,josue,lica,iturbe

      P.L: J.Martinez, ghilas

      Emp: t.rodrigues,ricardo,kelvin,vion,toze.

  • Zlatan Carlsberg
    Posted Junho 28, 2013 at 9:40 pm

    O porto deve andar a fugir ao fisco porque segundo o presidente do pachuca esta transferencia seria acima dos 10 milhoes e a maior de sempre do mexico parece que afinal eles decidiram fazer um desconto porque o porto ganhou tão pouco dinheiro com o joao moutinho e o james que ate da pena deve ser isso…

    • Joaquim Bispo
      Posted Junho 28, 2013 at 10:02 pm

      o porto só adquiriu 80% do passe… por 8 milhões. se fosse os 100% seria os tais 10milhões.

  • Rabensandratana
    Posted Junho 28, 2013 at 9:27 pm

    Grande jogador que o FCPORTO adquiriu, espero que se adapte rapidamente e mostre o seu grande futebol.

    Este internacional mexicano vai dar que falar, tem uma intensidade e uma boa meia distância, muito superior ao Moutinho.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 28, 2013 at 8:58 pm

    O meu PORTO está-se a reforçar muito bem. Com espaço, o Tiago Rodrigues penso que dará um 10 (posição de origem dele) muito bom, com a qualidade de passa e visão de jogo que tem. Para isso o melhor era emprestá-lo ao Vitória, porque felizmente ou infelizmente, temos muitas soluções para o meio campo. Daí eu achar que a contratação do Quintero não seja prioritário, apesar de ele ser bastante bom jogador pelo que já vi, o Josué e o Tiago têm as mesmas características. A não ser que saia o Fernando, a meu ver estamos arrumados no meio-campo. Por mim vendia-se também o Izmailov, que deve chupar um bom salário para a nulidade que rende, e para os atritos que causou com o Castro por exemplo, e que ainda pode vir a causar. Em relação ao Defour, há duas vertentes: Por mim, apesar de nunca ter sido muito fã dele, é um jogador útil. Não um titular indiscutível, mas um tapa-buracos com relativa qualidade que dá jeito em todas as equipas. O problema é mesmo a vontade do jogador, que parece que ser titular.

    Em relação às alas, é o caso mais bicudo. Fala-se muito em Iturbe, Kelvin principalmente, Djalma, etc, mas estes três junto com o Varela, não me convencem. Diferentes casos, Iturbe e Kelvin podem rodar, Djalma pode ser vendido, e Varela não tem muita qualidade para estas andanças. Porém pela experiência que já tem e os anos que leva de Dragão ao peito, penso que seria um bom 4º extremo para nós e devia ficar no plantel, com menos minutos. Ou seja, a única solução válida que para mim temos para as laterais é o Licá, e mesmo ele causa-me algumas interrogações sobre como vai acusar o peso da camisola e qual vai ser o seu rendimento. Pode explodir, ou pode ser flop. Veremos como corre. Assim, o ideal eram dois extremos novos. Sonho, era o Bernard, mas parece-me muito difícil. E outro extremo com capacidade de ir à linha cruzar, e de explodir e conseguir vencer jogos por si só, também é necessário. Não podemos ter Bernard numa ala, e Varela noutra, andamos mais um ano coxos dum lado. Assim, a contratação de dois bons extremos penso que é necessária. Isto, claro, já assumindo que Ghilas vai vestir de azul para o ano, felizmente. E esquecem-se que Licá também pode ser alternativa no meio.

    Da defesa, praticamente nem vale a pena falar pois está tudo mais que dito. Para mim, Otamendi sairia. Um negócio na ordem dos 15/20M seria bastante bom, e abria espaço ao Maicon, central que gosto bastante, e faria uma excelente dupla com Mangala. Em relação a Reyes, fica para aprender, podendo dar uma perninha a trinco ainda. Abdoulaye parece-me um central muito fraco, e por mim era vendido, Rolando como parece que está em estado crítico, que saia também. A única coisa que espero é que não deixemos fugir o Paulo Oliveira do Vitória, pois parece.me o central mais promissor do campeonato a seguir ao Mangala e ao Dier. O ideal era assegurá-lo, e deixá-lo mais um ano em Guimarães a amadurecer, para no ano a seguir ser integrado como 3º central, a seguir à dupla Reyes/Maicon, penso que será a ordem natural das coisas, e que será o ultimo ano de Mangala por estas bandas.

  • Adriano
    Posted Junho 28, 2013 at 7:52 pm

    Caso o Porto contrate, como apontam alguns jornais, Quintero, Ghilas e Bernard….e não saia mais ninguém.
    MEU DEUS! Que equipa!

  • Kacal
    Posted Junho 28, 2013 at 7:46 pm

    Muito bom jogador, bom reforço, agora espero que o porto consiga renovar com o Fernando e ele fique para dar o seu melhor, Lucho ainda será titular este ano, Fernando, Lucho, Herrera é um bom meio-campo e os 2 dão a presença fisica e resistência que falta ao Lucho, depois temos boas alternativas jovens e que conhecem o nosso campeonato e alguns do ano passado, no banco, como Defour, Castro, Carlos Eduardo, Josué, Izmailov e Tiago Rodrigues (embora este fosse melhor empresta-lo ao Guimarães para ter tempo de jogo e evoluir mais uma época), mas o Porto está a contratar bem, fala-se em Quintero (estilo james), Bernard (o extremo potente que precisamos) e Ghilas (excelente para alternativa ao Jackson), se viessem estes 3 e só saisse o Otamendi e os excessos, ficando Fernando, ficavamos com um plantel muito forte e equilibrado, espero que acontece.

  • Joao Goncalves
    Posted Junho 28, 2013 at 7:36 pm

    Muito bom mesmo!

    Para mim era agora o Ghilas, Quintero e Bernard (com 30M€ compra-se os 3) e fechava-se as contratações.

    Fazia-se alguns Milhões nas vendas que tem de ser principalmente Otamendi (15M€?) mas também Djalma, Sereno, Rolando (4-6M€ os 3?), despachava-se o Defour (5/6M€?) ou o Castro (3M€?) e estava feito.

    Meio campo seria:

    Helton / Fabiano / Kadu (B)
    Danilo / Fucile
    Alex Sandro / Quintero (B)
    Reyes / Maicon
    Mangala / Adbulaye

    Fernando / Castro (ou/e Defour)
    Herrera / Lucho
    Quintero / Carlos Eduardo

    Bernard / Josué
    Varela / Lica

    Jackson / Ghilas

    Plantel de 23 ou 24 (no caso de se querer um 7º Médio) jogadores com 2 (Kadu e Quintero a pertencerem mais à B que à equipa A).

    Das contratações emprestava-se o Tiago Rodrigues e o Ricardo ao Paços de Ferreira ou Estoril ou jogavam na B.

    Na B para transicção para a A temos o Seri, Tozé e o Caballero (apesar de me parecer que tanto o Tozé como o Seri poderiam ser emprestados a uma equipa da Superliga para melhor evolução).

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 28, 2013 at 10:04 pm

      Correctissimo FFJ… foi engano no nome

      Em relação ao OTA, é a minha visão que não se pode ficar com 4 defesas centrais da categoria de Otamendi, Mangala, Reyes e Maicon, para bem do balneário.

      Acho que 3 Enormes DC's + 1 para suporte é o ideal, daí ter dito que vendia o Ota.

    • FFJ
      Posted Junho 28, 2013 at 9:05 pm

      Quinones ou quino, quintero é o numero 10 da seleçao sub 20 colombiana.

      ñ vendia o otamendi nem fernando.

      Vendia c.atsu,rolando,kleber,abdoulaye,sereno,ukra,djalma,defour, fazia no minimo 30milhoes, ja contar com percentagens que o fcp detem, neste caso rolando 80%passe ,bem como kleber.

      De resto contratava os mesmos…

  • Miguel Borges
    Posted Junho 28, 2013 at 7:09 pm

    Acho que o Fernando vai sair e o Defour e o Herrera vão formar um esquema de duplo pivot , em vez de ser o habitual 4-3-3 com só 1 médio defensivo como o Fernando. Este esquema táctico é o preferido de Paulo Fonseca e tendo em conta as características do plantel, sem um trinco capaz de jogar sozinho (se Fernando sair), tem tudo para ser implementado no FcPorto 2013/2014. Estou a gostar das contratações do Porto e acho que jogadores como Josué, Licá, Carlos Eduardo, Ghilas vão ajudar muito principalmente na rotação e no campeonato português

    • carlos
      Posted Junho 29, 2013 at 6:01 pm

      Esquema de duplo pivot? Por amor de Deus. Isso vai contra tudo aquilo que é a identidade do Porto.

      Eu também estou a gostar bastante das contratações mas será preciso 172 extremos bons para serem titulares e um treinador capaz de gerir este manancial de jogadores da melhor maneira.

  • Nuno Lima
    Posted Junho 28, 2013 at 7:08 pm

    Se a seguir se contratar o Bale o Messi, o CR, o Iniesta nenhum dos novos reforços tem lugar a titular!
    A análise feita no artigo sobre a titularidade dos reforços é bastante Juvenil, os campeonatos ganham-se com plantei e não com uma equipa de 11. O Herrera vem para fazer a pré-época e se mostrar que vale mais do que os outros deve jogar a titular, caso contrário terá de trabalhar e outro deve calçar as chuteiras. Há posições com muitos jogadores e alguns podem mesmo ter de cer cedidos ou passar a alinhar na equipa B. Mas devem ser o seu trabalho a ditar isso e não o campeonato de origem ou o preço.

  • José Ferreira
    Posted Junho 28, 2013 at 7:08 pm

    Agora venha o Bernard e o Ghilas e o plantel fica fechado relativamente a entradas.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 28, 2013 at 6:55 pm

    Quintero pode ser esse extremo com capacidade para jogar na zona central?

    • FFJ
      Posted Junho 28, 2013 at 8:59 pm

      Quintero é 10, ainda hoje o vi jogar com camisa 10 pela colombia, pe esquerdo tipo james, tb pode descair para ala, mas é no meio que joga melhor.

  • Bruno Miguel Marques Ferreira
    Posted Junho 28, 2013 at 6:52 pm

    Boa contratação, ainda me custa a crer que há adeptos a iludirem-se com o castro e o defour, dois tapa buracos do fcp que só servem mesmo para isso, não têm qualidade para serem titulares no Porto,custa-me dizer isto mas é verdade apesar de o Castro sentir o peso do clube e o defour ser um excelente profissional no Porto não podem ser titulares isto se o Porto quiser fazer frente ao benfica.

  • leugimM
    Posted Junho 28, 2013 at 6:44 pm

    É, em condições normais, o substituto de João Moutinho, embora com características diferentes. Veremos como será a sua adaptação ao futebol europeu.

    Fernando/Jorge Enríquez e Defour.
    Herrera/Castro/Carlos Eduardo.
    Lucho/Josué/Izmailov (estes dois últimos podem jogar numa ala).

    Tiago Rodrigues é para emprestar. Ainda não tem estofo para fazer parte do plantel principal do FC Porto.

    Cumprimentos

  • Rodrigo
    Posted Junho 28, 2013 at 6:35 pm

    Reforço mais do que esperado e o primeiro que se deve impor no 11 inicial no imediato. Herrera e um medio de grande capacidade fisica, um box-to-box capaz de correr entre as duas areas de forma consistente e que tem uma boa capacidade de passe e de finalizaçao. Parece-me que o FC Porto passa de um meio-campo curto em 2012/2013 para um excesso em 2013/2014, sobretudo se ainda chegar o fantastico Juan Quintero.

    Parece-me que se nao chegar mais ninguem e se nao existirem saidas (nomeadamente Fernando), creio que o meio-campo do FC Porto na proxima epoca sera:

    Fernando
    Castro
    Defour
    Herrera
    Lucho
    Carlos Eduardo
    Josue

    7 opçoes que darao qualidade e um variado leque de opçoes para Paulo Fonseca, sendo que o Josue pode ser opçao tambem na ala. Tiago Rodrigues deve ser emprestado e o V.Guimaraes era a melhor opçao.

  • Tiago Lopes
    Posted Junho 28, 2013 at 6:33 pm

    Não concordo com o post, ou só pode ser uma mais valia imediata se for caro? Para mim o meio campo está fechado no que toca a entradas, falta agora definir as saídas. Por muito que custe ver sair este jogador, para mim é a altura ideal para vender Fernando (isto caso se mantenham as actuais condições). Com a saída deste Defour e Castro ganham espaço, pois penso que não é preciso a contratação de um novo médio para a posição. Fica por definir a situação de Tiago Rodrigues, mas neste momento acho que deve voltar a Guimarães para ter mais minutos e continuar a evoluir num clube que disputará uma prova europeia.
    Falando de Herrera, reparei nele nos Jogos Olímpicos e achei-o um bom jogador. È uma grande contratação para o Porto.

  • ViCio
    Posted Junho 28, 2013 at 6:28 pm

    Se olharmos ao que tem sido as contratações estrangeiras do Porto nos últimos anos, apenas Jackson e Falcão foram titulares indiscutíveis nas suas épocas de estreia, muito por falta de alternativa, logo, penso que Defour e Castro terão hipóteses de ganhar o seu lugar e Herrera terá o seu período de adaptação normal e sem pressão.

    Se o Herrera conseguir a titularidade no imediato será devido tanto à sua qualidade e adaptabilidade como a demérito de quem já cá está.

    • FFJ
      Posted Junho 28, 2013 at 8:57 pm

      Wosniak o g.r polaco e o kralij g.r balcas ñ sao do teu tempo.

      Cubilhas…

      Madjer…

      Kostadinov…

      Podia continuar…

    • ViCio
      Posted Junho 28, 2013 at 7:04 pm

      JM e Varela não são estrangeiros, não precisavam de adaptação ao país e campeonato. Os outros que referiste foram titulares muito por falta de alternativas, principalmente o Danilo, e claro, pela sua inegável qualidade.

    • Nuno Lima
      Posted Junho 28, 2013 at 6:56 pm

      Lucho, Hulk, JM, Danilo, Varela também entraram directamente para titulares.
      No FC Porto contratam-se jogadores para preparar a saída de outros, no entanto, por vezes é preciso que o jogador contratado renda de imediato.
      Além disso este ano a equipa vai mudar de treinador e até pode mudar de modelo de jogo. todos os jogadores devem partir em pá de igualdade.

  • João Pena
    Posted Junho 28, 2013 at 6:27 pm

    Grande contratação do NGC. Espero que faça esquecer JM.
    Venha Bernard e Ghilas!

  • Falcão
    Posted Junho 28, 2013 at 6:23 pm

    Agora falta o Ghilas e o Quintero (caso não saia mais nimguém) e plantel equilibrado para mais uma grande época!

  • NFM monteiro
    Posted Junho 28, 2013 at 6:23 pm

    herrera será indiscutivel no meio campo… juntamente com fernando e lucho (a curto prazo carlos eduardo sera titular pois tem qualidade para isso)…

    provavelmente castro sera emprestado… e se o fernando ficar acho que deviamos vender o defour pois sera suplente e ele quer ir ao mundial…

    marat é para tentar vender mas sera dificil

    • Czarli
      Posted Junho 28, 2013 at 6:59 pm

      O Josue poderá jogar na falta posição de 10, tal como o James fazia.

      O Defour deveria (ou deve) ser aposta a 6.

      O Marat joga melhor no centro mas foi sempre aposta na ala, a ver como será com o PF.

      Ora portanto temos Lucho, C Eduardo,

      Herrera, Castro e T Rodrigues,

      Fernando, Defour.

      Mas ainda há que ver quem sairá mais dos que ja lá estavam, e dos contratados pelo menos um do miolo terá que sair.

    • NFM monteiro
      Posted Junho 28, 2013 at 6:39 pm

      concordo contigo.. alias todas as contrataçoes ate agora foram no sentido de dar banco a equipa, pelo menos a curto prazo…

      mas temos excesso de medios e extremos (emboraainda tenham de vir mais 1 ou 2 para serem titulares)

      neste momento temos lucho, c eduardo, josue e marat a lutar pela mesma posiçao

      temos herrera, castro, t. rodrigues e defour a lutar pela posiçao 8

      fernando e defour para o posiçao 6, com a possibilidade ate de reyes jogar a 6 ( mas esta é uma analise pessoal pelas qualidades tecnicas dele)

    • Ozkitz
      Posted Junho 28, 2013 at 6:28 pm

      Também precisamos de banco.. é preciso ver que esta época isso quase nos custava o tri e por não ter bons suplentes também contribuiu para que não tenhamos ido mais longe na europa. Um aequipa como Porto deve ter um banco de alto nível assim que bem vindos e que haja muita competitividade que isso só favorece o grupo!

  • El Prat
    Posted Junho 28, 2013 at 6:22 pm

    Vamos lá ver.. barato não foi mas no Porto não se costumam enganar! Se render o que rendeu J.Moutinho até é barato. Bem vindo Herrera :)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 28, 2013 at 6:22 pm

    Na teoria será uma boa contratação, e até ao momento o único "reforço" no verdadeiro sentido da palavra!
    A época passada o meio campo do Porto era muito curto em termos de número de opções, esta época já há um excesso… penso que o Defour é que não deve ter achado piada a esta contratação, há muito que diz que quer ser titular com regularidade e penso que o Herrera vai "roubar-lhe" essa oportunidade!

    Se formos a contar com 6 opções para o meio campo, o Porto deverá ficar, na minha opinião com:

    Fernando (ou contratar um 6 se o brasileiro sair)
    Lucho
    Herrera
    Defour
    Castro
    Carlos Eduardo/Josué

    • Arnaldo Jimenez
      Posted Junho 29, 2013 at 1:57 pm

      não esquecer que o lucho vai começar a fazer cada vez menos jogos. o que significa que entre a adaptação do herrera e a relegação do lucho para o banco quem joga é o defour.

  • NFM monteiro
    Posted Junho 28, 2013 at 6:15 pm

    esta encontrado o substituto de JM…

    medio de grande capacidade fisica e dos jogos que vi com mais olhos para a baliza do que JM… tem grande capacidade tecnica e de passe….

    espero que se adapte tao bem como cha cha cha e que demonstre o enorme valor que possui…

    tenho grandes esperanças

  • Anónimo
    Posted Junho 28, 2013 at 6:14 pm

    muito boa contratação. agora só falta ghilas e um extremo criativo com potencial e não há necessidade de entrar mais ninguém. Fica portanto por definir as dispensas/saidas de um plantel que tem demasiados jogadores para algumas posições.

    abel marques

  • Czarli
    Posted Junho 28, 2013 at 6:11 pm

    Finalmente!! Demorou tanto tempo que esperava que já não viesse.

  • José Ferreira
    Posted Junho 28, 2013 at 6:11 pm

    Grande contratação.

Deixa um comentário