Vai justificar? Leões, que tem feito uma super aposta neste mercado de transferências (47 milhões de euros só em 3 jogadores, algo raro para os lados de Alvalade) surpreendem ao garantir um dos maiores talentos na posição e talvez o melhor europeu da sua geração. Basta ver que nos últimos 8 meses foi fortemente apontado ao Barcelona, Arsenal, Chelsea, Dortmund ou Real Madrid. No entanto ainda é um projeto de jogador (também só tem 18 anos), e com bastantes arestas para limar, tanto a nível ofensivo (não fez qualquer assistência e Zanoli era mais estilo “comboio” de trás para a frente), como defensivo (pode usar muito melhor o corpo). Mesmo assim apresenta uma robustez acima da média. Também é inegável a sua qualidade técnica tanto por fora como associando-se em zonas interiores, tendo capacidade para sair da pressão com facilidade, algo muito procurado nos defesas de Amorim, apesar de nesta fase estar longe de ter a capacidade e criatividade de Porro. Defensivamente é onde poderá ser mais figura (até pode jogar a central), pela sua intensidade, boa reação à perda, sendo que ficou na retina a sua grande exibição contra Vinícius Jr., tendo desarmado várias vezes no 1 contra 1 o extremo do Real Madrid.
O Sporting garantiu a contratação de Iván Fresneda junto do Valladolid, sendo que o jovem assinou até 2028 com uma cláusula de 80 ME. O lateral espanhol, de 18 anos, que foi falado para o Barcelona, Chelsea ou Dortmund, chega a troco de 9 milhões de euros, aos quais se podem somar mais 3 por objetivos, e é o 3.º reforço dos Leões nesta janela de transferências, depois de Gyökeres e Hjulmand. Fresneda, que foi titular no último Europeu sub-19, somou 22 jogos na La Liga em 2022-23.


35 Comentários
Kafka
E o Benfica a precisar de um lateral direito só os vê passar… Parabéns ao Sporting grande contratação
Stromberg
Sporting incrível neste mercado!
O meu Benfica também tentou fazer um bom trabalho, resolvendo as questões cedo… porém, acho que se precipitou, especialmente no caso do Jurásek e Arthur Cabral… foram demasiado caros para a valia…
Trocava de olhos fechados o Arthur Cabral pelo Gyokeres!!! Que monstro!!!
Kacal
Também é complicado que fossem buscar Gyokeres por mais de 20 milhões quando ainda tinham Gonçalo Ramos e não era muito falada uma venda nessa altura. O Sporting já estava em cima do negócio há algum tempo e quem sabe o jogador preferisse ir para o Sporting já que a concorrência seria menor com Ramos no Benfica. Complicado.
Lima
Com o Aursnes no plantel o Benfica nem de guarda-redes precisa
Veridis Quo
Tem um cartão de visita interessante. Ter existido interesse real de clubes como os que foram mencionados deixa indicações importantes.
Defensivamente sente-se confortável com qualquer extremo (o contrário do Esgaio, que qualquer Kenji Gorre ou Godwin é um pesadelo) e tem técnica para sair da pressão com a bola limpa desde trás. Ainda pode crescer no próprio corpo (é alto e pode ficar mais encorpado facilmente).
No último terço estarão as maiores dificuldades, não é particularmente criativo, nem diferenciado na mudança de ritmo. A questão aqui é que, considerando a evolução do modelo, pode não ser dramático. O Sporting cada vez mais se apresenta assimétricos com um lateral baixo e um extremo do outro lado, seja Reis-Geny ou Esgaio-Nuno. Não se pede que seja um Porro, até pelo modelo.
O valor é simpático e, com o hype e idade que tem, mesmo que corra mal, provavelmente o Sporting recupera o investimento com facilidade.
Importa é perceber que não chega um jogador feito ou de impacto fortíssimo no imediato. É um puto de 2004, com poucos jogos a nível sénior. O valor e o hype pode provocar excitação, mas é preciso compreender que não é um produto acabado e dificilmente vem revolucionar o que seja. Há que ter paciência e dar tempo. Ainda assim, espero que não haja as questões do “treinador estruturado” ou da idade, de forma a mantê-lo no banco para jogar com o Esgaio. O Ivan, não sendo um jogador feito, já tem mais qualidade num dedo aos 18 que o Esgaio alguma vez terá. O jogo contra o Real é prova disso.
Vermelhudo
Pois discordo só num ponto.
Amon usou sempre o Porro, lateral bastante ofensivo, ou com o Reis ou com o Nuno Santos.
Ora estes por lá continuam, com mais minutos e anos nas costas, daí que eu creio ser importante para o Sporting ter um ala direito com capacidade para atacar bem.
O menino moçambicano não dá garantias algumas no que diz respeito a um equilíbrio na ala direita.
É um cara essencialmente (unicamente?) ofensivo e talvez uma opção demasiado arriscada para estar no 11 titular em muitos campos.
Daí o Tio crer que se espera deste menino espanhol bom desempenho defensivo mas também desenvoltura atacante.
No que diz respeito à análise individual, vou no mesmo sentido. Foi com essa ideia com que fiquei.
É ver, é ver…
Dr. Esgaio
Subscrevo o Veridis e o Tio. Eu preferia o Zanoli precisamente por esse aspeto, por trazer mais garantias a nível ofensivo no imediato, e também dava alguma segurança defensiva, portanto nesta fase seria mais completo que o espanhol.
No contexto Sporting, ou seja, uma equipa que ataque a maioria do tempo, estou curioso para ver o rendimento do Fresneda, espero que se adapte bem.
Tchim-tchim!
DICAS
Forte, alto, e com uma capacidade defensiva fora do normal !
Ofensivamente será um terá de evoluir mais mas uma coisa é certa, não tínhamos um lateral direito que desse garantias defensivas, e isso nos jogos mais difíceis ia notar-se.
A juntar a isto, tem 18 anos, muitos interessados, como tal vai estar sempre debaixo de olho, e se evoluir bem nestes próximos anos podemos ter um ala para fazer outra grande transferência. São poucos a destacar-se hoje em dia !
Para além disso da a possibilidade de jogarmos em 442 que até agora com estadio e Geny are absolutamente impossível.
Geny por sua vez passa para extremo espero eu pois acho que é aí que pode arrebentar tudo.
Mais um bom (teórico) movimento do mercado que colmata a maior lacuna da equipa e ao mesmo tempo cria um ativo que pode ser muitissimo valorizado, isto por 9M
Como já disse, na parte ofensiva preferia o Zanoli porque era para já causar impacto mas defensivamente era onde precisávamos mesmo de resolver a ala esquerda. Se for preciso um ala para o massacre final, então aí entra Catamo!
Vermelhudo
Pois confirmou-se, mais uma aposta fortíssima do Sporting na formação… desta feita na do Leganés.
É um moço ainda inexperiente em contexto clube grande, mas tem a seu favor os quase 1900 minutos na La Liga.
Deus-faraó tem aqui um guri para ir trabalhando, e atenção que nada garante que comece a ser logo titular à bruta até porque chega muito atrasado e já com as competições decorrendo.
Tio viu neste menino qualquer coisa de Piccini, nota-se que tem toque de bola e a sabe conduzir mas não sei se é daqueles laterais quase extremos que este sistemas de 3 centrais muitas vezes pedem. É dar tempo ao tempo.
E agora o Tio vai aproveitar para falar sobre outras coisas, pois o tempo não é muito e há que aproveitar para meter as cartinhas todas no correio. Ahah. Ca bom.
———————————————————————————————————————-
Depois do Jaime e do Guedes, ainda coisas giras a valer poderão acontecer.
Houve galera que disse que a vinda do Gonçalo não fazia “sentido” e tal e coiso… eu até acho que era muito expectável. Rogério queria o jogador? Não sei. Mesmo não querendo, teve de se meter “em sentido” uma vez que as hierarquias são muito bonitas e há que fazer continência em determinadas circunstâncias. Ahah.
É uma vinda mais do que esperada. E nem é preciso pensar muito para perceber o porquê.
———————————————————————————————————
O Jaime é bom jogador, dá ali mais criatividade ao Porto. Não tem um plantel mau, o Porto. Tem é um plantel normalzito comparado ao que foi habituando os seus adeptos ao longo de largos anos. Os caras têm de se habituar. Mais ganha com isto o Benfica e o Sporting. São ciclos.
————————————————————————————
Voltando ao clube do Tio, li qualquer coisa assim por alto sobre o Rogério usar o Aursnes como lateral interior tipo Guardiola enquanto o Neres seria titular na ala esquerda. Coisa que no Gil não se verificou.
E eu… … … … … eu … … … … … … (bom, deixa-me massajar os olhinhos durantes uns minutos com o polegar e o indicador da mão esquerda, tipo quando queremos ter mais calma num momento em que só nos apetece flipar…) … … … … e eu fico muito surpreendido com essa conversa porque supostamente a galera segue o Rogério sem ódios e sem ser parcial, blá blá, mas depois aparentemente não faz puto de ideia sobre as ideias do próprio técnico.
… … … … … Cá vai: esqueçam lá essas nuances táticas. Rogério ama o Aursnes, nunca escondeu esse amor, e provavelmente não vai tirar o cara de lá. Rogério, a muito que me surpreenda, não engraçou com o Ristic, provavelmente ri da cara do Jurásek.
Compras dele.
Na, na, na, agora não vale dizer o contrário… … … Foram essas as masterclasses! A conversa é que ele tinha feito o plantel desde o ano passado e tal e coiso. Já não fez?! Tarte de natas na vossa cara!
——————————————————-
Pá, isto está muita bom.
Mas vamos ver o próximo jogo do Benfica, porque quero mesmo perceber se as ideias são para manter ou se o cara vai surpreender.
Olha que o Neres, se sair, vai fazer falta! Olha lá isso, Rogério!
Não é tão bom como o Pedrinho, mas dá jeito!
Dr. Esgaio
Concordo com a análise do Tio sobre o Fresneda, parece-me um guri interessante, mas acho que tem muito hype (provavelmente devido ao seu potencial, e não devido à qualidade imediata que trará), e por isso deverá demorar algum tempo a entrar. Também vejo nele muito Piccini, é esperar para ver.
Eu por acaso até acho que o FC Porto tem um plantel melhor do que parece, perdeu 2 jogadores muito importantes, mas todas as contratações me parecem bastante razoáveis, e aquela equipa tem uma capacidade de fazer reviravoltas que nunca vi. Por isso, mesmo que o Taremi saia, mantenho a minha aposta de que irão ser campeões.
Sobre o Aursnes, concordo perfeitamente, é um dos meninos do Rogério, tal como o Esgaio e o Paulinho o são do Amorim, ou o Zaidu é do Conceição, por isso onde houver um buraco, nem que seja a ponta de lança, o norueguês irá jogar.
Gostava muito que o Neres saísse mas não me acredito, o Vlacho acho que sai, o Ristic é que também não me cheira a rumores, e seria mau para ele ficar. Como diz o Tio, é ver é ver…
Uma coisa é certa, prevejo alguma agitação para aqueles lados, nem que seja com a questão Felix
Tchim-tchim!
Ghost Writer
Começo pelo primeiro ponto do VM, em relação ao mercado do Sporting.
Segundo dados do Transfermarkt, o Sporting nas últimas 5 épocas gastou o seguinte:
2023/2024 – 47M (Profit atual: 78.50M)
2022/2023 – 53,27M (Profit: 73.53M)
2021/2022 – 27,75M (Saldo negativo: 11.08M)
2020/2021 – 42,45M (Profit: 8.93M)
2019/2020 – 32M (Profit: 83.16M)
Ou seja, nos últimos 5 anos, o Sporting tem um Profit de 233.04M. Óbvio que não é líquido este valor, mas demonstra o excelente trabalho feito pela atual direção.
A diferença este ano em comparação com a época anterior por exemplo, é que o valor gasto foi melhor direcionado, para jogadores que elevam a equipa para um patamar superior e não foi gasto em suplentes/não convocados. É este que deve ser o caminho!
Em relação ao jogador, é um upgrade a nível defensivo em relação ao Esgaio e Geny, a nível ofensivo tem que crescer mas tem margem para o fazer. Na minha opinião é uma excelente aquisição e que será rentabilizado a médio prazo.
jimmyvicente
É constantemente dito este verão que o Sporting está a apostar muito forte e que está a investir muito mas vejamos a realidade, nunca o Sporting teve tanto lucro num mercado de transferências na sua história
Passo a mostrar as contas do que recebemos este verão :
-porro 45 milhões
-ugarte 48 milhões
-rafael leão 20 milhões
-chermiti 15 milhões
-tiago Tomás 8.8 milhões
-gonzalo plata 6 milhões
-renato veiga 4.6 milhões
Mais 2.1 milhões se o Matheus Nunes for vendido e mais 5 milhões se o palhinha for vendido, sendo que ambos parecem estar de saída
Fora as outras receitas do clube isto perfaz 154 milhões, sendo que foram gastos 47 em 3 jogadores
O Sporting tem um lucro de 107 milhões de euros
Espero que se consiga abater passivo e dar o exemplo na tentativa de ser um clube sustentável
Pormenor Tatico
Já é a época em que o Sporting mais investiu, em toda a sua história, só nestes 3 foram perto de 60M.
Mais 8 de Pote, 2 de Ugarte e 7 de Trincão, já estamos perto dos 80, quando o recorde andava nos 70 da época passada, em 2 mercados…
Tudo isto sem Champions, porque fizemos 140M em vendas, a contar com estas últimas, nunca vendemos tanto, em tão pouco tempo.
Preferia com 60M ir buscar 5 ou 6 jogadores, porque o plantel é curto em qualidade e quantidade, e porque acho que era possível manter a qualidade, com menos alguns milhões, mas para isso era preciso ter scouting, nós não temos.
Compramos bons jogadores, mas caros, que toda a gente conhece, um clube como Sporting devia comprar a metade do preço, vendas tem sido boas, mas as comprar podem melhorar muito.
Satisfeito com os 3 reforços, vem claramente elevar o nível, especialmente o sueco na frente, Fresneda sempre foi a 1ªopçao, é dos laterais mais promissores do Mundo, funçao que escasseia e dos 3 este foi claramente uma pechincha, comparando com os outros 2.
E veremos, se ficamos por aqui, eu ainda acredito em mais algum reforço, mas será mais low cost, fala-se de Damsgaard por empréstimo, queremos 1 ala, mas não descartava 1 central pelo facto de haver CAN em Janeiro ou de um 8.
Faltam 2,3 soluções, mas sem lesões, podemos lutar pelo título e retificar em Janeiro, mas está é a altura certa para investir, está muita coisa em jogo e os rivais estão claramente ao alcance, pelo que se viu.
É dia de jogo
Meu deus, que aberração de comentário, o Sporting não tem scouting? O Sporting tem contratado nestes últimos 4/5 anos sempre na mouche, a valorizar N jogadores e a fazer grandes vendas, aliás os dois reforços já estão a dar perspectiva de que vão dar bastante dinheiro ao Sporting e encaixaram que nem luvas no 11, vai buscar um sub-18 dos melhores do mundo em potencial atualmente e mesmo assim não tem scouting? Eu fico completamente parvo com o que leio neste blogue às vezes…
Pormenor Tatico
Comprar jogadores caros e conhecidos, qualquer um de nós fazia, quem trabalha no scouting, devia saber identificar jogadores baratos, em mercado periféricos, um clube como o Sporting não tem capacidade para dar 20 M por 2,3 jogadores, não é sustentável, com 60 M, deviam ter entrado mais jogadores, porque o plantel é demasiado curto.
Kacal
Grande reforço! É muito jovem mas não me admirava que pegasse de estaca e tivesse uma ascensão rápida, é daqueles que pode dar rendimento desportivo e depois proporcionar uma grande venda até porque não há muitos laterais de topo por aí fora atualmente. E esta clausula de rescisão permite muita margem ao Sporting. Um excelente movimento, na minha opinião!
Depois de Gyokeres, Hjulmand e agora Fresneda fala-se que o Sporting poderá estar a fechar o Damsgaard num empréstimo com opção de compra. Ok que continuará a faltar um GR (concordo com quem diz que um upgrade seria positivo) e quem sabe mais um lateral esquerdo para concorrer com Nuno Santos, mas nenhum plantel é perfeito e nunca temos tudo que queremos, agora para um só mercado o Sporting está a ter um critério que já não via há muito tempo por Alvalade. Grande mercado! Temos candidato forte ao titulo, não tenho duvidas!
O Comendador
Candidatos somos sempre, “forte” é discutível. Acho que é melhor manter os pés na terra e ver as incidências da época. Lesões, castigos, etc. Muitos fatores podem fazer, ou “matar” um campeão.
SL
Kacal
Claro que é discutível. Mas tendo em conta que fui eu que escrevi o comentário acho não ser necessário dizer que isto é na minha opinião. Na minha opinião vejo o Sporting como forte candidato ao titulo esta época!
Neville Longbottom
É preciso mais do que apenas bons jogadores para que o Sporting seja “candidato forte” ao título. O Fresneda é um projeto de jogador, efetivamente o Hjulmand e o Gyokeres vieram acrescentar, mas o Porto e o Benfica estão claramente um nível acima e o Braga também está com cabedal, embora aquela defesa seja um handicap.
A não ser que o Porto e o SLB percam bastantes pontos que permitam ao Sporting distanciar-se (como em 2020/2021) não estou a ver como haja capacidade de bater ambos num campeonato.
SL
opiniaodeadepto
Não conheço, não sei se é bom ou fraco, mas lá que era uma posição necessitada era … o Esgaio só disfarça, convenhamos!
Antonio Clismo
Fresneda e Esgaio na equipa principal.
Na equipa B:
Leonardo Barroso e Gonçalo Esteves (se estiver com vontade de jogar futebol este ano em vez de futsal) sendo que o Travassos mais mês menos mês regressa também ele de lesão e é mais um com boas perspetivas de futuro.
(Na minha opinião quer o Gonçalo Esteves e o Flávio Nazinho deveriam ser emprestados para a Segunda Liga, por exemplo o Belenenses seria uma excelente opção para eles continuarem a sua evolução nesse nível).
Nos sub23 está o José Silva a ser desenvolvido (João Pereira pode ainda ter as suas debilidades como técnico principal mas de laterais direitos percebe ele, digo eu).
Nos sub19 têm o Nikitenko a evoluir.
Rambo13
Lembram-se quando o Benfica comprava jogadores por valores altos e vinham dizer que o Benfica dervitualizava a competições, lavava dinheiro, fazia concorrencia desleal etc?
Não sei o que se passou, mas terminou….
E mais, agora até interessa os balanços de transferências dos anos anteriores.
Como as coisas mudam nao é?
Gndias
Calma este só custou 9 milhões
batalha34
O Benfica (LFV) efetivamente lavou muito dinheiro com esses negócios, tanto que os benfiquistas o tiraram de lá e está envolvido em multiplos processos judiciais
Stromp1906
Comentário que seria possível no “verdadeiro “Rambo”
Niall joaQuinn
O Benfica foi, é e será a equipa que gasta mais dinheiro em contratações.
Não vejo problema nenhum nisso e não é pelo Sporting ter comprado um jogador ao preço de um qualquer Schjelderup que as coisas mudam.
O Sporting gastou €47M em três jogadores porque fez €130M em vendas desde janeiro de 2023.
Neville Longbottom
Quem é que disse isso?
Boneco21
dervitu… quem? Desvirtuava?
aponta
O plantel do Sporting é muito facilmente candidato ao título este ano, até pela ausência de Champions.
.
Se compra um GK nesta janela (em janeiro at best) é o favorito.
.
Equipa coesa, com continuidade, titulares (e oh damn!) a entrar (elevando nível e criando profundidade), a jogar mais futebol neste arranque de campeonato e com Amorim.
Espero que sim =P
Stravinsky
Se fosse tão bom quanto dizem não vinha para o Sporting, principalmente por 9M€.
Qualquer desses clubes se estivesse realmente interessado tinha comprado o miúdo… foram concerteza notícias plantadas por empresários.
aponta
O Diomande custou o mesmo, é péssimo…
Mas tens razão, se o Barcelona o quisesse mesmo, por este valor, tinha-o comprado…pena preferirem o Cancelo…e não terem dinheiro sequer para o empréstimo!
Stravinsky
O que eu quero é que me prove que foi uma boa compra e que dê rendimento desportivo! Mas claro que se um tubarão o quisesse realmente não vinha para nós.
João
100% de acordo. O jogador veio para PT porque nenhum clube superior o quis de momento , ponto final. Que é como qualquer jogador quando vem para PT. Agora se o rapaz pode dar o salto num 1 ou 2 anos claro que pode e render muito $
João
Mas alguém sabia quem era o diamondé ? Era o Real Madrid que vinha a PT comprar um gajo ao Mafra. Eu leio com cada coisa
Mantorras
Excelente opcao.
Joga muito e vai render dinheiro ao Sporting.