Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Jesualdo Ferreira é o novo treinador do Santos

Para ter o impacto de Jorge Jesus? É um treinador diferente, mas que valoriza jogadores como poucos, que o digam Quaresma, Hulk, Lisandro, Falcao, etc. O problema é que vai encontrar um contexto muito difícil. O Peixe tem poucos recursos financeiros, a herança de Sampaoli é pesada (o argentino fez um grande Brasileirão, pelos resultados e futebol), ainda por cima ter o Paulista logo a abrir é uma grande prova de fogo, devido à qualidade das equipas. 

Jesualdo Ferreira foi anunciado como novo treinador do Santos, sucedendo a Jorge Sampaoli. O treinador português assinou contrato por um ano, até final de 2020, com o 2.º classificado do último Brasileirão. Recorde-se que Jesualdo, de 73 anos, que já passou pelo Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga, Málaga ou Panathinaikos, estava sem treinar desde Abril, quando levou o Al-Sadd ao título.

37 Comentários

  • Chico
    Posted Dezembro 24, 2019 at 11:47 am

    Os brasileiros são realmente muito emocionais e vivem demasiado no momento. Chega a ser cómico. Se calhar daqui a um ano, 90% dos treinadores do Brasileirão vão ser portugueses… De resto, Jesualdo é competente, mas vai ser um desafio agreste numa idade já muito avançada. A acompanhar.

  • Richrad
    Posted Dezembro 23, 2019 at 11:37 pm

    Grande movimento do Santos. Não coloco ao ponto a palavra insubstituível mas Sampaoli fez um exelente trabalho num plantel que entre os principais candidatos era sem dúvida o mais fraco.
    Friso novamente, exelente movimento por parte da direção do Santos. De longe vejo algum treinador brasileiro com brilho para um outro tipo de futebol, um futebol não só de qualidade mas principalmente que potencializa e desenvolve competições.
    Estou muito expectante daquilo que poderá Jesualdo realizar. É na minha opinião, dos bons treinadores e conhecedores do futebol português, Daquilo que por aqui já li… Jorge Costa, Petit, Manuel Machado, o próprio Inácio… isso para mim são nomes ao nivel do que infelizmente o campeonato brasileiro já tem. Trará sem dúvidas nenhumas, valores e conhecimento e assim potenciar miúdos de um clube que tem por miudagem fora, muito talento por lapidar.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 23, 2019 at 9:01 pm

    Que ninguem duvide que o Prof. Jesualdo é dos treinadores que mais percebe de futebol e que apesar da idade continua modernizado.

    Apesar de tudo o desafio de igualar ou superar JJ será muito complicado porque o nível do Santos está bem longe do nível do Flamengo.

    Ainda por cima, Sampaoli fez um trabalho notável nos santistas, conseguindo superiorizar-se a clubes muito melhor estruturados como o Palmeiras, Grémio, Corinthians ou São Paulo.

    Terá um ponto muito positivo a seu favor que é a inesgotável fileira de talentos que o Santos consegue produzir a juntar a uma boa base com destaque para o imprevisível Soteldo, o personagem Marinho, o pilar Lucas Verissimo ou o motor Carlos Sanchez.

    Interessante vai ser o Paulistao já que todos os grandes de São Paulo estarão muito fortes com Thiago Nunes a querer confirmar o estatuto adquirido de melhor treinador brasileiro ao serviço do Corinthians, outro jovem técnico Fernando Diniz ao leme do São Paulo e o regresso de Vanderlei Luxemburgo no poderoso Palmeiras.

    No cenário nacional, a juntar ao quarteto de São Paulo teremos o super Flamengo com Jesus, o Grémio ainda com Renato Gaucho e os sempre ultra competitivos Atletico Paranaense.

    Com o Cruzeiro na B duvido que hajam outros clubes a lutar pelos lugares cimeiros.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 23, 2019 at 6:51 pm

    Também se está a falar de josé peseiro e carlos carvalhal para o atlético mineiro.

  • Analista Especialista
    Posted Dezembro 23, 2019 at 6:37 pm

    Jesualdo ou AVB são os meus preferidos para suceder FS.

  • PJVFF
    Posted Dezembro 23, 2019 at 4:43 pm

    Tal como Mourinho em 2004 abriu portas aos treinadores portugueses para os principais campeonatos europeus, desta vez é JJ a fazer o mesmo para o campeonato brasileiro.
    Claro que são impactos e contextos diferentes, mas são feitos extraordinários.

    O Augusto Inácio não deve durar muito tempo! É um treinador fraco e vai para uma equipa que acabou de descer de divisão.

    Agora o campeonato brasileiro tem 2 treinadores tugas em 2 grandes clubes (Flamengo e Santos) é muito bom!

    Acredito que treinadores como Domingos Paciencia, Sá Pinto, Manuel Machado, Jorge Costa ainda vão lá parar, apesar de achar que estes não representem a qualidade do treino português.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 23, 2019 at 4:16 pm

    Jorge Jesus, ao contrário de Paulo Bento, abriu portas no Brasil. Até se chegou a falar em Rui Vitória.

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 23, 2019 at 3:47 pm

    Só espero que não tragam o Zé Mota ou o Petit, vão dar péssima imagem dos técnicos lusos.

    • Chico
      Posted Dezembro 24, 2019 at 11:49 am

      Juro que não percebo como metem o Petit no mesmo saco dos outros treinadores fraquíssimos. A amostra não é grande, mas já teve excelentes trabalhos na curta carreira. Não é o melhor do mundo, mas está longe de ser dos piores.

    • RicardoFaria
      Posted Dezembro 23, 2019 at 3:52 pm

      Já levaram o Augusto Inácio eheh.

      Saudações DesPortistas!

      • Joga_Bonito
        Posted Dezembro 23, 2019 at 5:46 pm

        E nem é dos piores. Já agora, às tantas o Sá Pinto depois da excelente campanha europeia que fez possa ser opção. Nem quero imaginá-lo num confronto com a imprensa brasileira, ou com os dirigentes brasileiros, que gostam de meter o bedelho em tudo…

        • RicardoFaria
          Posted Dezembro 24, 2019 at 3:13 pm

          É bem possível eheh.
          O problema são mesmo os comentadores e treinadores porque o povo brasileiro adoram o JJ e os portugueses.
          Acho que o Sá Pinto não consegue melhorar aquela entrevista quando estava na Bélgica eheh.

          Saudações DesPortistas!

  • RicardoFaria
    Posted Dezembro 23, 2019 at 3:27 pm

    Jesualdo percebe muito de futebol e será, sem dúvida, uma boa opção para o Santos.
    O mercado brasileiro começa a olhar para os treinadores portugueses como alvos “apetecíveis”.

    Saudações DesPortistas!

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 23, 2019 at 3:56 pm

      Ricardo,

      Sem dúvida que o Professor foi a melhor escolha que o Santos poderia fazer. Ele, Jorge Jesus e Vítor Oliveira são dos treinadores mais experientes do futebol português. Caso um dia Silas saia do Sporting (espero que não saia tão cedo), gostava de voltar a ver o Professor em Alvalade.

      Outro treinador que gostava de ver no Brasil, assim que deixar a Colômbia, seria o Carlos Queiroz. Penso que também poderia fazer um bom trabalho para aqueles lados das terras de Veracruz.

      Saudações Leoninas

      • RicardoFaria
        Posted Dezembro 24, 2019 at 3:20 pm

        Eu gostava que Jesualdo fosse o director de formação do meu Porto já que sabe e gosta de trabalhar com jovens.

        O Carlos Queiroz parece preferir treinar seleções mas também acho que já mereci um cargo em que tivesse mais tempo ocupado porque tem feito bons trabalhos.

        Saudações DesPortistas!

  • Af2711
    Posted Dezembro 23, 2019 at 3:26 pm

    Ele vem sendo alvo de bastante críticas por um comentário que fez um tempo atrás dizendo que a Liga Brasileira é a pior liga entre as melhores do mundo. Particularmente errado ele não está, mas os comentaristas não lhe darão vida fácil (talvez menos até do que Jorge Jesus).

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 23, 2019 at 3:21 pm

    A seguir a Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira é outro dos bons treinadores portugueses que passaram pelo futebol português. Pelo menos a velha geração de treinadores. Ao contrário de Augusto Inácio, consigo imaginar o Professor a ter sucesso no Santos e rivalizar com Jorge Jesus. Vai valer bem a pena acompanhar o futebol brasileiro. Promete.

    Saudações Leoninas

    • Filipe Ferreira
      Posted Dezembro 23, 2019 at 3:50 pm

      Rivalizar duvido, Jorge Jesus é melhor treinador e tem melhores recursos. Mas acredito que o professor possa deixar também ele uma marca positiva no Brasil

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 23, 2019 at 4:03 pm

        Filipe,

        Sim, o Flamengo tem melhores recursos, mas, mesmo assim, será interessante de acompanhar o percursos destes dois senhores do futebol português.

        Saudações Leoninas

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 23, 2019 at 3:00 pm

    Incrível o Jesualdo ir para o Brasil aos 73 anos, mas mostra a sua qualidade e cotação. É difícil fazer melhor que o Sampaoli, sobretudo porque os recursos do Santos são poucos, mas a vertente de professor do Jesualdo terá chegado ao Brasil e será essa a ideia da direcção. Estou expectante para ver. Espero que o 11 compre o Brasileirão, pois com Jesualdo no Santos, Tiago Nunes no Corinthians e JJ a manter-se no Flamengo há muitos aliciantes para os portugueses seguirem o campeonato.

    • Gaspar Paixao
      Posted Dezembro 23, 2019 at 3:46 pm

      Só é pena que o Palmeiras, o clube com mais meios para fazer frente ao investimento do Flamengo, não tenha aprendido nada com o último ano e tenha seguido a mesma linha, mas talvez a coisa corre mal logo de início e ainda cheguem a tempo de contratar alguém do nível desses.

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 23, 2019 at 4:13 pm

        O atual Luxa é só mais um exemplo dos medalhões: retranca, pontapé para a frente à espera de um golo fortuito.

        O Luxa dos anos 90 e dois mil já não existe há muito tempo.

        • Gaspar Paixao
          Posted Dezembro 23, 2019 at 6:20 pm

          Por acaso até acho que é dos menos retranqueiros e é capaz de ser o menos mau do rodízio (Mano, Felipão, Cuca, Abel e afins), mas simplesmente não tem o nível técnico dos melhores treinadores. Acho que é tipo Ranato Gaúcho, dos melhores dentro da pobreza técnica brasileira, mas bem atrás quando comparado com os melhores de outros países, como os portugueses ou argentinos.

          • DNowitzki
            Posted Dezembro 23, 2019 at 7:56 pm

            O Renato tem outra proposta, que passa pelo posse de bola e tal , só que desvaloriza totalmente as provas de regularidade para se concentrar nas taças .

        • Joga_Bonito
          Posted Dezembro 23, 2019 at 4:55 pm

          Isso tem muito que ver com os plantéis que herdou. Este Vasco que herdou era só mesmo para jogar no autocarro e pouco mais. Já não há Vasco de Edmundo e Romário ou Juninhos, a queda de qualidade do futebol das suas equipas tem muito que ver com o declínio de qualidade das equipas brasileiras. É que passar de Djalminha, Rivaldo e Flávio Conceição para o elenco que tinha no Vasco neste ano e em outros casos não é fácil. Ninguém faz milagres.

          • DNowitzki
            Posted Dezembro 23, 2019 at 7:16 pm

            Sim e não, Joga. É óbvio que o plantel do Vasco era mediano, mas a proposta de jogo do Vasco era muito pobre. Com exceção do Fla, o Luxa tinha plantel para jogar de outra maneira. Por exemplo, o Flu tem muito mais problemas e até jogou algumas partidas bem interessantes.

            • Joga_Bonito
              Posted Dezembro 23, 2019 at 8:05 pm

              Sim, mas o Luxa tem ordens claras no Vasco de manter o clube na 1ª Divisão e não pode arriscar muito. Sem grande qualdidade, o receio de fracasso é grande, sabendo-se que pode tentar jogar bem e não conseguir. O trabalho dele foi manter o Vasco à tona e foi o que fez. Claro que eu preferia o Luxa dos anos 90, agora tornou-se um gestor táctico e pouco mais.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 23, 2019 at 4:03 pm

        Foram buscar o treinador mais titulado que disputa a liga brasileira.
        De certeza é jogar mais no seguro do que no Jesualdo Ferreira.

        • Gaspar Paixao
          Posted Dezembro 23, 2019 at 6:13 pm

          É, mas para quem estava a negociar com o Sampaoli é uma mudança drástica. Depois, esses títulos foram conquistados há já algum tempo, o nível técnico brasileiro nunca foi grande coisa e o Luxa era unanimemente considerado ultrapassado até este último trabalho no Vasco, muito bom, mas sobrevalorizado depois daquele empate no Maraca. A questão é que o Palmeiras parece ter meios para conseguir alguém do nível do Jesus e deve ser ousado na sua escolha para poder competir pelo título. Não achava descabido tentarem o Vitor Pereira ou mesmo o Rui Vitória, apesar de todos os ódios que foi cultivando.

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 23, 2019 at 3:26 pm

      Rodrigo,

      Quem é esse Tiago Nunes? É bom treinador?

      Saudações Leoninas

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 23, 2019 at 5:15 pm

        O T. Nunes é a nova esperança brasileira no que toca a treinadores. Fez uma ótima campanha no A. Paranaense, tendo ganho a Taça do Brasil este ano, derrotando precisamente o Flamengo e retirando ao pastilhas o único troféu intestino que lhe escapou.

Deixa um comentário