Vai afirmar-se na equipa principal? É o 5.º central às ordens de Conceição, mas nesta fase nem David Carmo, que custou 20 ME, parece contar.
João Marcelo renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2027. O central brasileiro, de 22 anos, chegou para Dragão em 2020 para reforçar o FC Porto B numa cedência que contemplava opção de compra e soma até ao momento 2 jogos pela equipa de Sérgio Conceição. Já na B contabiliza 67 partidas.


19 Comentários
Rui Silva
Isto é verídico: já nem me lembrava que o David Carmo era jogador do Porto até ler esta notícia (não tenho visto os jogos todos, é certo). Está lesionado?
Xyeh
Se não está, quando joga parece estar.
Acho que tem potencial mas acusou bastante o preço, é dar tempo ao rapaz.
Francisco Ramos
O movimento chamado encher chouriços.
Olá Uribe, Adeus Uribe.
Joe
Bom jogador. Não sei se vai impor na equipa principal, mas sempre que o vi jogar gostei.
Antonio Clismo
Ninguém compreende esta política do FC Porto que contrata jogadores batidos para reforçar a sua equipa B para tapar os provas das falhas e na carência de valor proveniente da sua própria formação.
Não faz sentido nenhum ter centrais como o Zé Pedro ou o Romain Correia que já passaram a idade para serem apostas numa equipa B (quando um jogador com 23 anos ou mais ainda está numa equipa B é sinal que muito provavelmente já não chegará ao topo. João marcelo é outro caso desses.
Mesmo na frente, a contratação de jogadores já batidos como Marcus Abraham, varela ou Wendel Silva são incompreensíveis.
Não é para isto que foram criadas as equipas B.
Gabriel Brás e David Vinhas já deveriam estar a ser testados na equipa B há mais tempo, uma vez que são os centrais com mais potencial.
Francisco Ramos
Sobre os jovens.
Não foi para isto que foram criadas as equipas B? Querem ver que tu sabes a política da B de cada clube?
E se há coisa que não te podes queixar muito é da aposta da equipa B, visto que na última época e meia conto, por exemplo, Diogo Costa, João Mário, Vitinha, Francisco Conceição, Fábio Vieira (estes três já saíram) e agora Gonçalo Borges com 500 minutos e Danny Namaso com 600 minutos.
Sabes quem tinha muito potencial? Fábio Paim e Zé Gomes. Olha onde estão agora. Tirando raros prodígios, o crescimento deve ser sustentado!
Sobre os outros.
Concordo contigo em grande parte. Jogadores como Romain Correia, João Mendes, Zé Pedro ou Wendell não faz sentido. Não porque estão a tapar lugar mas porque não têm, nem irão ter capacidade para jogar ao mais alto nível pelo que se deviam procurar alternativas.
Já Varela faz sentido, tal como Marcus. O primeiro porque também eu sou apologista que a mudança para o futebol sénior deve ser acompanhada de alguém que tenha experiência e consiga passá-la aos mais novos nos diferentes momentos do jogo (dentro e fora das 4 linhas) e ninguém melhor que Varela que tem 3 campeonatos, 2 supertaças, 5 taças e 1 liga europa. E este ano nem está a ter minutos por aí além, sendo mais uma voz que um corpo. E Marcus tem um potencial muito bom (faz-me lembrar Galeno) pelo que tem que ser aposta e ver se dá ou não dá!
Antonio Clismo
Eu não sei a política de cada equipa B, mas sei o regulamento que a FPF aprovou em 2011 para as criar novamente e sei porque o fizeram.
Deixaram-nas morrer e o aparecimento de jogadores como CR7, Quaresma, Nani, etc foram escamoteando muitas coisas e só quando se aperceberam que estavam a deitar várias gerações de talento ao lixo por péssimo desenvolvimento organizativo em Portugal (Paim, Diogo Viana, Hélder Barbosa, Vieirinha, Diogo Rosado, e muitos outros) é que voltaram a criar um enquadramento que permitisse a aposta em equipas B.
As equipas B foram criadas para potenciar e maximizar o aproveitamento dos jogadores da formação dando-lhes mais um nível intermédio que não existia durante um período de tempo e os efeitos foram logo notados (gerações entre 87 e 92 poucos foram os que chegaram ao topo).
Aurinegro
Realmente o Nani fartou-se de jogar na B e beneficiou imenso disso, principalmente quando passou direto dos juniores para os A. Depois dos exemplos que dás, o Helder Barbosa que jogou na B do Porto com muitos nomes conhecidos e o Vieirinha, que até teve mais que uma epoca na B do Porto, são excelentes exemplos do que se perde de não ter equipas B.
Antonio Clismo
Quando o Vieirinha jogou na B do Porto já ninguém ligava ao projeto. Achavam as equipas B desnecessárias, uma vez que pareciam brotar talentos em todo o lado.
Pouco depois acabaram definitivamente com os projectos das equipas B (Só o Marítimo é que continuou) e o FC Porto até criou aquele projeto absurdo da Visão 611 pensado pelo Luís Castro que nunca deu em nada e foi um fracasso total durante antes.
Nem preciso falar na Liga Intercalar que também foi outro valente tiro no pé…
O que vemos em Portugal é:
Existe uma necessidade e acontecem reformas (muito raramente).
Daí até os clubes começarem a deturpar e a subverterem as competições e os projetos vai um passo muito curto… Olha para a Liga Revelação e constata que cada vez há maior percentagem de estrangeiros e em alguns clubes até cheira a tráfico de humanos… Não foi para isso que essas competições foram criadas…
kanjy6
Projecto Visão 611 foi ridículo?
Ridículo é achar isso, pois se falar em quem participou dele (André Castro, Diogo Costa, João Mário, Fábio Vieira, Vitinha, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Diogo leite, Diogo Queiros, Gonçalo Borges, Dalot, João Félix, Gonçalo Paciência, André Silva, Ruben Neves) e com quem joga do que de lá nasceu (Dragon Force) talvez tenha uma ideia contrária.
Depois dizer que foi o Luis Castro e não o Prof. Vitor Frade é mais uma queda no ridículo da sua parte!!
Animazor
Primeiro as equipas B é suposto servirem para jogadores que já não tem idade de junior (+19) e estão a fazer a transição para a equipa principal.
Agora este processo de junior para senior é custoso para a maioria, e nada melhor que ter ao lado um jogador experiente que o ajude, e se tiver também a mistica do clube no sangue, tanto melhor.
É para isso que la estão Varela e os mais velhos, facilitar esta transição.
Dizer que o Porto não tem aproveitado a formação é uma falácia. Especialmente com Sergio Conceição que em 5 anos de treinador do Porto deve ter lançado uns 50 jogadores. Grande parte deles manteve-se no plantel principal.
Sobre o visão 611 ser um fracasso, não é assim tão preto no branco. A ideia principal do Visão 611 era aumentar o numero de jogadores da formação na equipa principal.
O 6 marca o inicio do projeto (2006) e o 11 marca o primeiro ano para isso dar frutos (2011)
Podemos dizer que o projeto em 2011 foi um fracasso? Podemos.
Mas o Visão 611 era muito mais que isso. Era um projeto que mudou a forma como o FCPorto formava os seus jogadores, passou a incluir varios programas especificos e ou valências, tais como Apoio psicológico, nutrição, mentalidade e forma de ver o jogo, jogador de Elite entre outros.
Esta forma de trabalhar não morreu com o visão 611, esta forma manteve-se até aos dias de hoje, foi um fracasso? Não!
Mas também convém dizer que o Visão 611 não foi bem sucedido em 2011 porque as caras e almas do projeto sairam, de seus nomes Luis Castro, Ilídio Vale (sai pra seleção sub-19) Pedro Emanuel, João Brandão (sairam para a Academica como Treinador e Adjunto) e, principalmente, Wil Coort, Pepijn Ljinders e Vitor Matos (os 2 ultimos sairam para o Liverpool)
No entanto diria que apesar de chegar atrasado um bocadinho, a partir de 2014 começamos a colher frutos, com a entrada de Ruben Neves, Gonçalo Paciencia e Ivo Rodrigues
2015 entram Chidozie e o chileno, Tomás Podstawski, Omar Govea, Francisco Ramos, Ismael Diaz e… André Silva
2016 João Costa, Fernando Fonseca e Rui Pedro
2017 Diogo Dalot, Jorge Fernandes, Rafa Soares, André Pereira, Bruno Costa e Galeno
2018 Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queiroz, e Rabiechuk
2019 Mbaye, Meixedo, Tomás Esteves, Vitinha, João Mario, Romario Baró, Fabio Vieira e Fabio Silva
2020 Francisco Conceição
2021 Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gonçalo Borges e Namaso
Alguns não ficaram, outros foram alternando entre a principal e a B (excelente forma de evoluir)
Mas todos fizeram o caminho equipa formação e B para a principal. Isto os que me lembro.
Não vamos dizer que a formação do Porto é má por favor.
Só relembrar que apenas 10% dos jovens conclui a formação, e uma percentagem menor chega a jogador de primeira divisão, e uma ainda menor chega a jogador de elite.
Relembrar também que isto não é o FM. O jogador quando sai dos juniors não tem um numero de estrelas gravado nem no BI nem no cartão da federação.
Existem indices que podem servir para prever mais ou menos o potencial do jogador, mas as intangíveis são bem mais marotas para a afirmação de um jogador.
Em suma, deixai lá a equipa B do Porto a fazer o seu percurso que pelos ultimos anos até tem formado umas boas pérolas.
Diogo Cunha Ribeiro
FC Porto e as comichões…comissões.
Esta política que o FC Porto teima em fazer está delapidar o futuro. Basta verificar o nível atual do plantel quando comparado com o do passado, e a corda teima em ficar apertada ano após ano. Devia ser motivo de escrutínio por parte dos sócios.
Joga_Bonito
Eu defendo que só se deva jogar numa equipa B até aos 21 anos. Depois disso já não faz sentido. Até aos 21 dá para ver o potencial do jogador, depois disso cada um tem de rumar ao futebol sénior e os que derem jogador explodem e os que não tiverem nível vão desaparecendo. Não faz sentido ter jogadores de mais idade que 21 anos nos planteis da equipa B.
Contudo, esta política actual de ter jogadores mais velhos é para garantir resultados desportivos e colocar excedentários do plantel principal. É legal mas sou contra, acho que vai prejudicar o propósito real destas equipas.
Antonio Clismo
Não é bem assim, um jogador com 21 anos ainda pode perfeitamente chegar a níveis muito altos. Veja-se o caso de jogadores como José Fonte, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, ou o Beto que está na Udinese… todos eles com 21 anos ainda estavam em divisões secundárias a fazer pela vida, e no caso do Beto, estava nos distritais se não me engano.
Esse para mim não é o problema aqui..
O problema aqui é estar a encher as equipas B (que deveriam ser equipas de desenvolvimento) com jogadores já feitos e maturados apenas para alcançar melhores resultados instantâneos e escamotear as falhas da formação…
Francisco Ramos
E a equipa B está com resultados brutais porque a diferença do Zé Pedro para um Rui Correia do Trofense (em zona de descida) é abismal e a isso permite.
As falhas da formação tanto existe com ou sem equipa B, uma coisa não valida (ou invalida) a outra.
Neville Longbottom
Digam-me sinceramente uma coisa: que relevância tem ter resultados na equipa B? Mas alguém se da ao trabalho de pensar no sucesso desportivo da sua equipa B? Enchem-se de jogadores já feitos porque se enchem os bolsos.
Joga_Bonito
Eu falo de um limite de idade para se ver o potencial. Se a partir dos 21 anos já dá para ver o que cada um dará, então os jogadores têm de começar a jogar no futebol a sério e não ficarem em equipas B até mais tarde.
Neville Longbottom
Mas as equipas B já são futebol sénior. E sénior duro, principalmente na nossa segunda ou terceira liga.
Joga_Bonito
Nunca é a mesma coisa que uma equipa profissional composta por jogadores mais maduros. Os plantéis da B têm sempre muitos jovens, nunca um jogador aí pode evoluir como no futebol a sério, em plantéis de milhões de euros e com pressão máxima.