Quem deve ser o substituto? Esta saída acaba por ser inevitável. Os resultados, à excepção dos jogos com o Estoril e Portimonense, até foram mais satisfatórios do que se previa, o problema é que o futebol apresentado não dava garantias para o futuro, bem pelo contrário – Peseiro não pode chegar ao final de Outubro com apenas uma exibição positiva (contra o Boavista) em 14 possíveis. Ainda por cima a essa falta de qualidade juntou sempre um discurso até caricato em algumas situações, pela forma como menorizou o próprio elenco, sendo que a maneira como tentou impor uma autoridade que não possui também foi um tiro ao lado.
José Peseiro foi demitido do comando técnico do Sporting na sequência da derrota caseira frente ao Estoril. O treinador, que estava a orientar pela 2.ª vez os leões, foi o escolhido por Sousa Cintra, depois do afastamento de Mihajlovic, mas não chegou sequer a completar 15 jogos, deixando o clube com 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas (três delas nos últimos 5 encontros). Paulo Sousa, Leonardo Jardim e Jorge Jesus são os favoritos de Frederico Varandas para ocupar a cadeira verde e branca.


141 Comentários
BDEINTER
Curiosamente Madeira Rodrigues (ou lá como se chama o fulano) mais uma vez tinha razão antes do tempo.
Foi o único que se opôs a BC e pelos vistos o homem tinha razão sobre o lunático! Quer em termos de feitio quer em termos de méritos de gestão.
Foi o único que admitiu em campanha que não queria Peseiro e todos lhe caíram em cima (incluindo o soldado Varandas), passado 1º mês de presidente o soldado Varandas dispensa Peseiro.
Muito bom!
Harakiri
Bem… Ia conseguindo bater o Lopetegui na “corrida ao despedimento”. Foi por pouco.
José S.
E pimba!! Toda a gente (quase) a apostar no costinha para primeira chicotada e sai peseiro. Caricato mas não surpreendente. Mas ainda pensei que aguentasse até Dezembro.
Parece que Paulo Sousa é preferido, vamos ver.
Francis19scp
So resta rir daqueles que criticam esta decisão. Peseiro nunca ganharia um título com o Sporting esta temporada. E o mais importante, não conseguiria construir base nenhuma para a próxima época. Iria evoluir 0 jogadores, iria até regredir muitos. Estabilidade por estabilidade e para fracos, e Varandas não podia ser fraco. Passou no primeiro teste, despedir este fraco treinador num timeline perfeitamente plausível. Estava no limite desse timeline e percebeu-o felizmente. Agora que contrate um treinador que faça a equipa jogar futebol (porque nem sei o que ela jogava).
Artur Trindade
Satisfeito com a demissão de Peseiro.
A decisão de Cintra em trazê-lo enquadra-se no seu perfil de total desenquadramento do futebol atual, apesar da boa vontade, trouxe gente do seu tempo com o tal regresso ao passado, Peseiro, Fernando Ferreira, Lima, Venâncio, etc.
Com Peseiro não há margem de progressão, daí a decisão não ser precipitada, não faz um trabalho decente há muito tempo, aliás fez apenas uma época decente.
No Porto, Braga e Guimarães, meu Deus como Jorge Mendes consegue enganar tanta gente, provou total incapacidade de construir uma equipa, a culpa foi sempre das circunstâncias.
O risco de passar para Tiago Fernandes é nulo, pois não é inferior a Peseiro.
Varandas teve a postura correta na campanha, não se muda o treinador sem se dar uma oportunidade. Não houve nem haveria melhorias, porque com Peseiro não é possível.
O divórcio com os adeptos era total, não se pode ter 27 mil num domingo, contra o Boavista.
Não pode haver a apologia da mediocridade, se tiver que haver época zero que seja a construir uma equipa.
porra33
Estranho, então agora demite-se um treinador por 3 ou 4 derrotas… Se ainda tivesse sofrido a maior humilhação europeia da história centenária do seu clube… Ah espera também não chega… Se calhar o Peseiro não será um bom chefe de família e não cumpra o horário de trabalho se calhar foi isso…
Falando mais a sério, acho que o Sporting fez bem, o desempenho da equipa não corresponde ao seu real valor e ainda vão a tempo de ir buscar um treinador que lhes permita ter alguns resultados em Maio. Tenho a ténue esperança que o Leonardo Jardim siga ainda esta época para a Luz, portanto o Varandas que vá buscar o Paulo Sousa que já fica bem servido!
campeaaodomundo
Não sou fã de Rui Vitória mas comparar o trabalho que ele tem feito com o Peseiro não faz grande sentido. Rui Vitória tem aproveitado bastante bem a academia do Benfica e isso tem dado resultados a nível financeiro e desportivo. Obviamente que poderia fazer mais e tem algumas lacunas evidentes mas não é nenhum Peseiro.
cards
O Sporting joga pouco, os resultados tirando Portimonense e Estoril são excelentes.
Acima de tudo culpem a claque LEGAL Juve Leo.
O ataque terrorista vai demorar anos a ser esquecido.
Mike The Kid
Jesus a caminho
Joao X
Espero que não.
Gordon Ramsay
Só peca por tardia este despedimento mais do que esperado.
A minha escolha seria LJ mas acho algo irrealista, oxalá esteja enganado.
Paulo Sousa parece-me uma hipótese interessante (1000x superior a Peseiro) e talvez seja ele o escolhido mas o que não faltam são bons treinadores capazes de pôr o Sporting a praticar bom futebol e lutar por títulos.
Maiqueke
Como referi ontem, não esperava que o Peseiro saísse antes de Janeiro.
Surpreende Varandas, espero que muito bem (é certo que mais vale ao início salvo seja do que a meio da época, e apesar de o futebol ser inexistente, há sempre riscos em despedir um treinador nesta situação, mas espero que a equipa não acuse a saída do treinador), vamos ver quem pegará na equipa agora, sendo que há bastantes treinadores livres e alguns nomes pomposos na calha (suponho que o Jardim caia muito bem no seio dos adeptos e outros nomes à cabeça como Jesus ou Sousa).
Vamos ver
Dca
Apesar de tudo, a gestão foi vergonhosa.
Saltaram do comboio e deixaram Peseiro sozinho.
Sousa Cintra acreditava que ia ser campeão. Viu no que é que ia dar e mandou as culpas para o Peseiro.
Varandas, disse “Peseiro é o meu treinador” (PMR foi criticado por querer mudar de treinador em Setembro), percebeu no que é que ia dar, entrevista a por a hipótese de despedir o Peseiro.
Que atitude mais fraca. Assim não vai lá.
campeaaodomundo
Olhar para equipa e não ver qualquer sinal de melhoria ou potencial melhoria é ridículo.
hmarques
Hmm, o que foi vergonhoso foram as exibições. A inexistência de qualquer tipo de táctica, processo de jogo, etc.
Se fosse apenas no início e fosse possível observar que o futebol estava a melhorar de jogo para jogo não havia problema. Mas foi exactamente o contrário. Já para não falar que foi o Peseiro que mandou jogadores embora criando conflitos com os mesmos.
Varandas naquele momento só podia dizer que o Peseiro era o treinador dele, ainda iamos no inicio do campeonato e só podia melhorar, pensou ele e muitos. Só que não. E então fez o que (sejamos honestos, o Peseiro não ia durar) ia ser feito o mais cedo possível e mandou-o embora depois de uma derrota contra uma equipa da 2a em que fez uma exibição miserável.
Joao X
Se o Peseiro não fosse o treinador de Varandas, tinha saído no dia 8 de Setembro. Hoje é dia 1 de Novembro.
Embora possa parecer injusto, o mais importante são os interesses do clube e neste momento o Peseiro não tinha condições para servir esses mesmos interesses, pura e simplesmente.
Ze Maria
Sim devíamos deixar o Peseiro no poleiro e acabar a época em 8.º. Tá certo.
Dca
Não é isso que está em causa. O processo em si é que foi vergonhoso. Podiam despedir sem darem estas entrevistas ridículas. Quando o cerco apertou e perceberam que não dava para mais saltaram fora do barco. Ele só está a 2 do 1.º Lugar e com a Liga Europa bem encaminhado.
Ze Maria
Que entrevistas?
O Varandas disse à 3.ª jornada que o Peseiro era o treinador dele. Mudou (e muito bem) de opinião.
Miguel Caçote
Subscrevo.
Varandas não tem perfil para ser Presidente de um clube como o Sporting.
SuperEsteves
Acho que o Varandas teria dado mais tempo a alguém que estivesse a evoluir e no começo de um projeto.
Cada dia com o Peseiro era um dia mais longe do título e não havia necessidade de esperar até ao verão.
Se for Jesus, Leonardo ou Paulo Sousa bato palmas à competência de Varandas
Kostadinov
Como disse aqui várias vezes, a dúvida era perceber se ainda conseguia chegar a Dezembro. Afinal nem a Novembro chegou. O estar a 2 pontos da liderança não interessa muito quando se joga da forma que o Sporting tem vindo a jogar porque a determinada altura a sorte acaba e a distância para o 1º começa a aumentar. Decisão natural de um presidente que sente o Sporting e claramente nunca teve no Peseiro o seu treinador, apenas lhe concedeu o benefício da dúvida.
ThatMan
Pena que o RV não tenha sido despachado primeiro.
Sobre o Peseiro, é fraco. As suas equipas não mostram qualidade e continuam com muitos erros que podem ser corrigidos com um treinador a sério. Por algum motivo ele é despachado de todo o lado…
Acho que Miguel Cardoso ou Paulo Sousa estão na linha da frente para o cargo de Alvalade.
MiguelF
E cá está a primeira chicotada na Liga Portuguesa.
Era esperado que Peseiro fosse embora mas sempre pensei que iria ficar até Dezembro.
No post do VM sobre as chicotadas na Primeira Liga que ainda não tinham acontecido, até ao momento, apostei que seria Costinha o primeiro a sair, pelos vistos enganei-me mas também estará para breve.
Curioso em saber quem será o próximo treinador do Sporting.
Miguel Caçote
Só assim se vê a qualidade do Presidente do Sporting Clube de Portugal… Parafraseando José Maria Ricciardi, “não tem nem capacidade para gerir uma cantina”.
Como é que é possível despedir um Treinador que está apenas a 2 pontos da liderança no mês de Novembro. Quem é que pode ser o treinador agora? Alguém que não conhece nenhuma dinâmica da equipa? Não faz sentido.
Até o Octávio Machado já está na CMTV a rasgar o atual presidente Varandas.
Gui Loureiro
Falar é fácil para toda essa gente principalmente Ricciardi que só quer é dinheiro do Sporting, mais nada. Nada do que saia daquela boca é verdade. Esse sim era um Vale e Azevedo.
A decisão era urgente, quanto mais cedo melhor. Futebol miserável, vitórias à rasca e a jogar pior que adversários muito inferiores. Ter um bom jogo desde o início da época é um facto tão grande como estar a 2 pontos da liderança mas é este o tipo de exigência que temos no Sporting. Este gajo é mau mas deixá-lo ficar.
O Miguel Cardoso está desempregado e é 10 vezes melhor que o Peseiro. Arranjar treinador não vai ser o pior trabalho. Grande decisão do Varandas. Todos esses que referes bem como a CMTV a mim não me dizem nada!
Miguel Caçote
Só quer é dinheiro, até porque um homem que trabalhou no ramo bancário a vida toda precisa imenso de dinheiro.
Não consigo raciocinar como pode ser plausível a demissão de um treinador que bem ou mal estava a 2 pontos da liderança no dia 1 de Novembro e no seguimento de um jogo da importantíssima Taça da Liga…
O Miguel Cardoso é tão bom que conseguiu ser despedido no Nantes no principio de Outubro.
JoseRibeiro
Não é muito difícil a um treinador novo conhecer a dinâmica porque ela é inexistente. O Sporting está a 2 pontos unicamente por demérito dos adversários, que este Sporting é de longe o pior desde 2012/2013.
Joao X
Eu percebo que seja arriscado mas também pode-se ver as coisas de outro prisma… Aproveitar agora que só estamos a 2 pontos para despedir um treinador fraco.
Miguel Caçote
E vem quem? Um treinador que não terá conhecimento nenhum da equipa? Cai assim de paraquedas?
Além disso, isto demonstra que o Presidente mentiu aos sócios dado que durante a campanha disse que o Peseiro seria o seu presidente. Porque não assumiu logo outra escolha como fez Madeira Rodrigues?
Não tem o mínimo de cabimento uma decisão destas. Numa fase que o clube necessitava de estabilidade, de prosseguir um rumo sustentado, despede-se assim levianamente um treinador.
Joao X
Conhecimento de quê? O Sporting não tem uma ideia de jogo pelo que não será difícil tentar aplicar uma. E era uma questão de tempo até ficar a arrumado de vez da luta pelo título. Porque o Sporting só está na luta devido à qualidade individual de jogadores como Nani, Bruno Fernandes e Montero…
Ze Maria
Ele disse que era o Peseiro à terceira jornada. À oitava percebeu o erro e corrigiu. E ainda bem.
Flavio Trindade
Opção natural de Varandas.
Nunca pareceu que era um treinador que recolhesse a sua simpatia, e acabou por ir atrás da procissão, quando todos os candidatos disseram que iriam manter Peseiro.
Se os resultados não são tão piores assim do que os seus rivais directos, e a qualidade exibicional também não está assim tão atrás, o discurso de Peseiro sempre foi um tiro ao lado e este tipo de discursos de perder por 1 é bom…num clube grande não ganha adeptos nem é lógico.
Enquanto é tempo, Varandas opta por tomar a sua primeira grande decisão (tem estado bem sossegado) e contratar um treinador para o seu projecto e com o qual se identifique.
Acredito que possa ser Paulo Sousa.
Kerflor
Espero bem que a ingratidão que o clube mostrou para com o Peseiro deixe o Sporting fora dos lugares europeus no fim da época! Tem o clube numa situação indescritível, o homem aceita pegar numa equipa mentalmente em cacos e despedem-no à primeira oportunidade… espero que paguem bem caro
Ze Maria
O que tu queres sei eu. Queres um incompetente de primeira no banco do Sporting.
Ze Maria
O homem aceitou, eu também aceitava e nao precisavam de me pagar um cêntimo.
O Peseiro não tem onde cair morto. E óbvio que aceitou, não é nenhum herói, é um nabo que nunca devia ter vindo.
f0ra de Jogo
Ahaha
Então prescindir de um treinador que em momento algum da época conseguiu transmitir processos ou ideia de jogo, que geriu mal o balneário e que sofre humilhações como a de Portimão, mostra ingratidão?
O seu comentário transporta mais anti-clubismo que opinião
Gui Loureiro
Para além de que ele não fez trabalho nenhum. Quem o fez foi Sousa Cintra na recuperação dos jogadores.
Gui Loureiro
Digo o que disse no post do jogo. Ele não tinha nada a perder. Mais reputação não perdia, porque não se perde o que não se tem. Se ganhasse alguma coisa, se mudasse alguma coisa, ganhava mais do que perde nesta situação. Mas você não é do Sporting é normal que não apoiasse a sua saída.
Steleao
Não está confirmado o despedimento! Pessoalmente acho algo precipitado esta acção, o resultado de ontem é mais da displicência dos jogadores. Vi jogadores aos poucos indo melhorar seus índices, como o Nani e Montero. Vi jogadores colocados na posições onde mais rendem como o Acunã e Diaby. Vi um jovem da academia a ser lançado e a render o Jovane. O único Aquiles dele penso que não tem haver com a táctica essencialmente os dois pivôs do meio campo, mas sim o facto de nesse pivô não estar a usar o Wendell e não ter mantido o Wallinson que tem as mesmas características, para ter ali um verdadeiro criativo.
A minha escolha para substituto vai para o Paulo Sousa, treinador que impõe respeito no balneário de modo a que ponha até as estrelas a correr para defender e jogar sem bola. Que saiba manter o foco de uma equipa que luta pelo título. Retirar o melhor dos jovens.
coach407
Eu não consigo compreender.
Depois de tudo que aconteceu, Peseiro foi o treinador que assumiu o risco de pegar no Sporting.
Como o VM referiu, os resultados são bastante mais satisfatórios do que seria de esperar estando a apenas 2 pontos da liderança e no último jogo “a sério” fez a melhor exibição da época. Isto na oitava jornada. Poucos previam que o Sporting tivesse a apenas 1 ponto do Benfica e 2 do FC Porto. Foi empatar à Luz, perdeu 1-0 com o Braga e o resultado mais surpreendente foi a derrota com o Portimonense. Não são precauços que os adversários não tivessem tido com planteis bem superiores.
Na Liga Europa em 3 jogos ganhou 2 e perdeu 1-0 contra o Arsenal.
Na Taça da Liga ok, perdeu com o Estoril depois de ter vencido o Marítimo. E o que tem? O FC Porto ainda esta época empatou com o Chaves e ganhou ao Varzim à rasquinha.
Na época passada o Benfica empatou com Braga, Portimonense e V. Setúbal e não passou da fase de grupos. Num grupo em que o Braga do todo-poderoso Abel Ferreira ficou em último. Na fase de grupos o FC Porto também empatou com o Leixões. A diferença de um empate para uma derrota pela margem mínima é muito pouca.
Há duas épocas o FC Porto ficou em último no grupo de Moreirense, Feirense e Belenenses e o Sporting também não passou da fase de grupos. O Benfica ganhou os 3 jogos mas depois foi eliminado pelo Moreirense.
Em 2015/16 o FC Porto conseguiu a proeza de ter 0 (ZEROOOOOO) pontos no grupo do Marítimo, Feirense e Famalicão. O Sporting não passou também da fase de grupos (passou o Portimonense). Temos de recuar a 15/16 para ver um percurso de um grande sem dissabores surpreendentes. Nesta época o Benfica de RV fez os 9 pontos na fase de grupos, eliminou o Braga e deu 6 ao Marítimo que tinha vencido o grupo que o Porto ficou em último com zero pontos.
Em 2014/15, o Sporting não passou da fase de grupos, o FC Porto foi eliminado pelo Marítimo e o Benfica voltou a ganhar os jogos todos.
Só em 2013/14 é que esta competição, apesar de ser muito curta, não teve surpresas nos jogos dos grandes. E nessa época o Sporting nem passou da fase de grupos (estava no grupo do Porto). O FC Porto depois foi eliminado pelo Benfica que, novamente, ganhou os jogos todos.
Se não pode ser despedido pela sua prestação no campeonato que está a ser melhor do que se esperava, se não pode ser despedido pela Liga Europa onde só não ganhou ao Arsenal, se está na luta na Taça de Portugal e na Taça da Liga (aqui teve uma derrota que, historicamente, não surpreende)… está a ser despedido porquê?
Varandas a ir na treta dos treinadores de bancada. Se LFV fosse assim o RV também teria sido despedido no início do seu percurso e, nessa mesma época, bateu o recorde de pontos da história da competição (e provavelmente de número de golos marcados), a isto juntou o tetra, taça da liga, taça de portugal, supertaça, a histórica passagem na Liga dos Campeões em duas épocas seguidas (quando foi a última vez que o Benfica tinha conseguido tal feito?). Basicamente ganhou tudo nas duas primeiras épocas enquanto os rivais não ganharam nada além da tal Supertaça logo no início do percurso de Rui Vitória.
Se eu acredito que Peseiro iria repetir os feitos de Rui Vitória? Não. No entanto não há motivos para o despedir. A tendência era para melhorar o que até agora estava a ser acima das expetativas iniciais.
Só posso compreender se Varandas já tivesse acordo com um treinador, incontestavelmente, superior. Vamos ver. E mesmo assim compreendo mas não me identifico. Acho uma falta de respeito para com a pessoa se for o caso. Enorme falta de valores. A ir ao encontro daquilo que tem sido as declarações de Varandas a querer demonstrar que ele é que manda à força ao dizer que contratou jogadores para 2019 e Peseiro vive bem com isso, por exemplo. Para não falar da recente entrevista em que o “despediu”.
Na minha opinião, um líder tem de ter caráter, valores, ética, compromisso. Até pode acabar esta época ligeiramente melhor do que iria acabar mas esta decisão é uma falta de respeito e mancha o seu percurso. Isto paga-se sempre no longo prazo. Não vale tudo. Defendi que seria o melhor presidente pelo seu descurso realista e moderado, inclusive pela sua crítica a quem propôs mudar o treinador para Ranieri que, realmente, é uma enorme falta de ética. No final vai-se a ver e, ao mínimo mau resultado, deixa a postura moderada e realista de lado para despedir o treinador. Vamos ver se pelo menos vai contratar um treinador do nível de Ranieri.
Fernando neves _36
O Peseiro também nunca repetirá o feito do “treinador” Rv de fazer 0 pontos na Champions.
coach407
Que tem isso a ver? Estava a comparar a situação inicial de RV e do Peseiro.
Fernando neves _36
Tu continuas a não dizer a verdade, o Rv não ganhou tudo nas 2 primeiras épocas, o JJ esse sim ganhou tudo no penúltimo ano mas o Rv nunca conseguiu.
No 1 ano ganhou Campeonato e taça da liga e no 2 ano ganhou campeonato supertaca e taça de Portugal, portanto NUNCA ganhou tudo.
coach407
Eu disse apenas que em 2 anos ganhou os troféus todos. Que é um facto. Não disse que ganhou 2 troféus de cada.
Fernando neves _36
*ganhou os troféus todos nacionais.
Continuo à espera das finais europeias e que elimine Juventus e afins.
coach407
Sim, internacionais ganhou tantos como o Jorge Jesus.
De qualquer forma, o Benfica de RV não disputou qualquer jogo da Liga Europa. Isto porque qualificou-se sempre para a Champions e nunca ficou em terceiro. Fez história ao passar duas vezes seguidas a fase de grupos e fez história também ao ficar em último. Isto JJ conseguiu também mas RV fez com mais estrondo. Não vou estar a comparar jogos de Champions com jogos de Liga Europa. São divisões diferentes. Este ano o Benfica deve ficar em terceiro e pode ser que possas mandar mais umas postas.
Mas agora que falas o Rui Vitória já disputou a Liga Europa. Foi com o V. Guimarães. Até se saiu bem. Aliás, pelo teu critério acho que goleou em quase todos os jogos. E o mal-educado nem sequer agradeceu ao Jorge Jesus publicamente.
Perder a final da Taça contra o V. Guimarães de RV com aquele 11 inicial não é fácil. Artur, Maxi, Luisão, Garay, André Almeida, Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo. Contra uma equipa do Vitória feita de remendos e jogadores da equipa B… um dos tais da B que Rui Vitória pegou foi, precisamente, o desconhecido Ricardo Pereira que até marcou um golinho. Só deu mesmo para fazer essa época na equipa principal e foi logo transferido para o FC Porto. Outro que foi titular promovido da equipa B por Rui Vitória nessa época foi outro desconhecido chamado Paulo Oliveira. Esse ainda ficou para a época seguinte, também com RV, e depois transferiu-se para o Sporting. Outro titular promovido essa época da equipa B foi o Kanú. Uma época depois… brincadeira, este era fraco. Outro jogador que estava na sua primeira época vindo do CNS era outro desconhecido. Este chamava-se André André. Outro promovido por Rui Vitória da equipa B NESSA época que também foi titular (sim, mais um. É tão impressionante como parece) foi o Tiago Rodrigues. Chegou meia época de Rui Vitória para no final ser transferido para o FC Porto. Mas não foi só jogadores da equipa B que ele lançou. El Adoua seguiu de Guimarães para o Levante nessa mesma época. Douglas em duas épocas nunca tinha jogado, afirmou-se nessa época. O Soudani transferiu-se para o Dinamo Zagreb. Até o Amido Baldé deu o salto para o Celtic. Marco Matias foi outro que subiu essa época da equipa B pela mão de Rui Vitória. Crivellaro foi outro. Assis outro.
Sim, estou a fazer isto pegando só nos 18 convocados para a final. Agora pensa. Verdadeiramente impressionante a quantidade de jogadores que Rui Vitória tinha com ZERO experiência e que os lançou para um enorme patamar. Um exemplo de uma época em tantas do Rui Vitória. Ele não nasceu ontem. Chegou ao Benfica com provas dadas em patamares inferiores e nas duas primeiras épocas demonstrou ter mãos para um grande. Como em todas as carreiras de todos os treinadores, há épocas menos boas. Isso não põe em causa as enormes provas dadas que tem.
Se é melhor ou pior que o Jorge Jesus não me interessa nada, nunca disse tal coisa sequer. Sei que Rui Vitória é um bom treinador porque olho para o que fez antes de mandar postas. Estamos a falar de um treinador que tornou o Fátima uma máquina ofensiva brutal, um treinador que levou um V. Guimarães com recursos miseráveis para reforços a ganhar a Taça de Portugal, antes disso levou o Paços à final da Taça da Liga. Nas duas primeiras épocas fez um trabalho de excelência no Benfica… claramente não há grandes motivos para atacarmos os seus conhecimentos de futebol (ridículo mesmo). Claro que não o faz imune a críticas e muito menos tem o lugar confortável. Nenhum treinador no Benfica pode ter. No entanto vai ficar até ao final da época ou estar fora da luta por todas as competições. Porque é justo. Porque teve mérito para conquistar esse direito. Mas ou ganha esta época ou está fora. É a lei da vida de um treinador do Benfica. Só algo excecional como a época em que o JJ perdeu tudo nos últimos jogos é que pode fazer sentido manter o RV. Isso é um caso diferente em que se faz uma excelente época mas no fim não se ganha nada. Aí faz sentido manter o treinador. Não deixa de ser uma excelente época.
Gordon Ramsay
Que brincadeira…
Claro que tu, como benfiquista, querias que ele lá estivesse, só é burro o rival que não o quereria lá, não precisavas de inventar historinhas, treinador muito fraco sem capacidade para assumir a equipa do Sporting e atingir os objetivos.
Maiqueke
Bem, lamento ser eu a dar a informação, mas o Peseiro não foi despedido por ter feito uma má prestação a nível pontual. Foi despedido por até agora ter apresentado um futebol coerente em apenas um jogo (ou 2), não haver fio de jogo com uma equipa com valores individuais claramente acima da média (pelo menos para o nosso campeonato), da maioria das vitórias que teve terem sido às 3 pancadas por demérito do adversário ou por um talento individual (Quantos jogos seguidos salvou o Jovane? E isto por si só nem quer dizer que seja mau, uma vez por outra é normal que o individual se superiorize ao colectivo, agora sistematicamente é muito mau sinal) e principalmente PELO SEU DISCURSO E ATITUDES perante a derrota. Adoptou sempre uma má exibição como boa exibição e se contra um Arsenal isso possa ser considerado aceitável, não me digas que perder com o Estoril do segundo escalão (não comecem outra vez) e dizer que se joga bem (Era possível, mas nem foi o caso) e afirmar que a equipa jogou bem e foi um resultado injusto é coerente para ser treinador do Sporting.
O Rui Vitória ganhou isso tudo é verdade, mas dos primeiros anos tinha o trabalho todo feito do JJ que praticava do melhor futebol que se viu jogar em Portugal e equipa jogava em piloto automático. Sempre que tentava mudar a estratégia e adoptar uma sua (que não a que Jesus usava) dava-se mal, pelo que voltava sempre à original e ao mínimo deslize era pedido a sua cabeça num espeto, mas apesar de nem sempre convencer, ao menos fazia boas e sólidas exibições, sabia gerir e blindar bem o balneário e tem outras competências que Peseiro não tem (fora táctico). Com o tempo foi adoptando as suas ideias de jogo e a equipa reagiu bem eventualmente, mas nem sempre foi uma caminhada no parque como alguns devem pensar hoje em dia, além de que sempre foi a escolha do presidente (escutas à parte).
O Peseiro assumiu o risco de pegar no clube é verdade, e Varandas disse que era o seu treinador, também é verdade, e deu-lhe um tempo, mas se o treinador não corresponde nem se identifica com a cultura do Sporting, então o melhor talvez seja mesmo mudar. Eu não sou apologista de despedir um treinador nesta fase, mas agora já está e sinceramente já me metia impressão os jogos do Peseiro que o Sporting podia enfrente um Mafra ou Cova da Piedade (com o devido respeito) e ficar na dúvida se vai ganhar por 1-0 ou levar 3 batatas secas e no fim se perder até levas com um :” está tudo bem, a equipa jogou bem e foi um resultado injusto, os jogadores estão a ganhar processos e a adquirir rotinas (…)” – Estamos em Novembro e a pré época não começa em Setembro como ele quer fazer parecer.
Percebes? Não é tanto pelo nível pontual (que a cada jogo ia acender uma velinha à igreja para conseguir marcar), mas sim pelo nível exibicional e por esse prisma talvez seja mesmo melhor mudar já para a equipa finalmente adquirir processos. Além que jogar com 2 pivots defensivos não seja sempre a melhor opção.
Quanto ao penúltimo parágrafo,acredito que já tenha conversações com alguém (superior sim). Não seria necessariamente para já, mas depois do discurso daquela derrota terá sido a gota de água, pelo que deverá antecipar uma conversação já iniciada.
Já agora, o PMR era a tua escolha para presidente?
E falas como se os rivais não tivessem despedido ninguém ao fim de alguns meses (ou semanas mesmo?)
coach407
PMR? Acabei de fazer um comentário a defender posição moderada, ponderada e ética e falas de um candidato cuja primeira medida era despedir o treinador independentemente do seu desempenho? O meu candidato preferido era o Varandas. O segundo era o Benedito.
Jorge Jesus melhor futebol quem? Basta comparar com o número de golos marcados do Benfica de RV e percebes logo a diferença. E RV nunca teve David Luiz, Maxi, Coentrão, Di Maria, Ramires, Aimar e Saviola na mesma equipa ter o futebol champanhe que quase perdia o título para o Braga. Nas outras épocas de JJ o futebol não foi superior ao que temos visto nas 3 épocas de RV (tirando a meia época desastrosa da época passada). RV tinha tudo feito do Jorge Jesus? Então a pior fase do RV foi, precisamente, na fase inicial! Antes de introduzir as suas mudanças. O 11 base de sucesso do JJ na época anterior tinha sido Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Pizzi, Salvio, Gaitan, Jonas e Lima.
O 11 do Benfica base de RV era Ederson, André Almeida, Jardel, Lindelof, Eliseu, Fejsa, Renato, Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou. É preciso não ter noção nenhuma para achar que o processo ofensivo pode ser sequer parecido quando tens o Pizzi a jogar como falso extremo em vez do Salvio, Renato no meio-campo em vez de Pizzi e Mitroglou muito mais fixo que Lima. Ofensivamente é um processo ofensivo completamente diferente.
Defensivamente, também era muito diferente porque o Benfica de RV defendia mais à frente para massacrar. Isto só foi possível com Lindelof em vez de Luisão e depois com Ederson na baliza também ajudou. Processo defensivo também diferente. Mais forte no controlo da profundidade (impressionante rigor da última linha) mas, por exemplo, sofreu mais nas bolas paradas defensivas sem o Luisão. Enfim, um conjunto de diferenças que eram obrigatórias fruto da alteração de jogadores-chave que é impensável jogarem no mesmo modelo de jogo. Mas, mesmo que isto não fosse um facto, estás a sugerir o quê? Que foi o Jardel a ensinar o Lindelof a defender? Que foi o Pizzi a dizer ao Renato como deve jogar? E o Salvio ao Pizzi? E o Jonas ensinou o Mitroglou como se deve movimentar “à Lima”? É que é tão ridículo que não dá mesmo para perceber.
Ou RV teve a ver os vídeos de como o JJ joga? É que se fosse assim não havia só um Guardiola já que ele é o treinador mais estudado do Mundo. É preciso não ter noção nenhuma para mandar essa posta de “já tinha tudo feito pelo JJ”. É mesmo a gozar. Ainda por cima durante 2 épocas! Na segunda época a defesa era Nélson Semedo, Lindelof, Jardel e Grimaldo sendo que só o Jardel é que passou pelas mãos do JJ… enfim, é escandaloso esse argumento.
ThatMan
Só vejo duas hipóteses: ou és desonesto ou então não percebes mesmo nada disto.
Com que então vê-se a qualidade de um treinador pelos golos marcados? Dizer que RV é melhor que JJ devia dar cadeia, chega a ser ridículo.
O sistema do RV é tão diferente do do JJ que quando jogamos para a Supertaça o RV perdeu, no campeonato levamos 3-0 em casa, na taça perdemos e no campeonato ganhamos num jogo que o Sporting falhou golos atrás de golos (não foi a defesa a funcionar bem, foi mesmo o Sporting a falhar golos, lembras-te do Bryan Ruiz???).
Logo os “processos” do Benfica são os que JJ tinha deixado. Até hoje o que o RV tentou mexer fez SEMPRE asneira, mas como não se pode criticar o “Deus”…
coach407
E quem puxou as questões dos golos fui eu por acaso? Eu falei de títulos. Falaram de futebol ofensivo. Aí é preciso falar em golos que é o critério mais relevante para avaliar o futebol ofensivo de uma equipa.
Para mim, um treinador vê-se pelos títulos. Prefiro o JJ cínico da penúltima época que a tentativa de futebol champanhe da segunda época, por exemplo.
ThatMan
Já deu para ver que tu é que percebes e que os outros não sabem nada disto.
Então vais dizer que o RV não aproveitou o trabalho do JJ? Se não o fizesse seria (ainda mais) incompetente.
Mas os processos de jogo do Benfica atual é o que? O chutão? a tabela do Grimaldo com o extremo? Ai não, é dar a bola ao Pizzi, só que o Pizzi quando sobe o nível não aparece.
Para veres o que percebes deixo aqui duas frases tuas:
– “Gabriel devia jogar no lugar do Fejsa”;
– “Gedson devia ser o lateral do Benfica”;
Fernando neves _36
O tal cinico da penúltima epoca nesse ano ganhou 4 troféus. Tudo em Portugal em 1 ano coisa que ninguém ganhou e dizes que foi com futebol cínico, agora percebi, está explicado.
E na 1 epoca também jogamos com muita nota artistica, 1, 3, 4 e 5 epocas com JJ fantástico em termos de futebol espetáculo, 2 foi miserável como a do Rv o ano passado apesar de tu dizeres que foi só até Janeiro, curioso que em janeiro só tinhamos o campeonato para ganhar o que nunca aconteceu com JJ, chegávamos sempre a fevereiro com pelo menos 2 trofeus para conquistar, e por fim, a 6 época que ai sim foi um futebol cínico, mas em 4 desses 6 anos foram massacres atrás de massacres e todos sabem como perdemos os campeonatos para o vitor pereira, no primeiro existe o golo do Maicon 10 metros fora de jogo e no 2 ano o tal lance na mata real que um jogador do Paços faz falta à entrada da área e é expulso e o árbitro ainda marca penalty, já para não falar no lance do Aimar nesse mesmo ano em Coimbra.
coach407
Futebol cínico foi um elogio. Eu disse que preferi esse futebol que o da primeira época. Foi uma época fantástica, ótimo trabalho de Jorge Jesus. Não percebo porque é que falar em futebol cínico te deixou ofendido. Afinal de contas nessa época tivemos 25 (VINTE E CINCO) jogos com 1 ou 0 golos marcados. Destacadamente a época com mais jogos assim. Foi a época de maior qualidade de Jorge Jesus. É um elogio. Um enorme elogio!
Por favor, não me venhas falar de arbitragens para justificar títulos. Certamente os nossos adversários também tiveram as suas razões de queixa.
Não me armo em vítima. E, além disso, fui árbitro de futebol desde os meus 15 anos até aos 21. Das três equipas em campo a que apoio mais é sempre a de arbitragem portanto podemos falar de forma construtiva, não como desculpas esfarrapadas.
Fernando neves _36
E quando dizes que preferes qualquer futebol que seja ao da 1 época do JJ nem sei o que te diga sinceramente. Foi o melhor ano de todos pelo menos dos ultimos 40 em termos de futebol espetáculo no 1 ano de JJ era um verdadeiro prazer ir ver o Benfica.
coach407
Eu disse que prefiro qualquer futebol ao da primeira época de JJ? Quê? Onde disse isso? Já passaram os patinhos…
Fernando neves _36
Se achas que o golo do Maicon em fora de jogo é uma desculpa esfarrapada não consigo discutir mais contigo.
Aquele fora de jogo até um cego via, o fiscal não viu ou porque era corrupto ou porque era incompetente, portanto aqui não há defesa nenhuma mas quem defende o Rv defende qualquer coisa.
Fico à espera dos resultados massacrantes com Rv, com JJ foram só 55.
coach407
Estás a falar de um assistente que foi eleito o melhor do Mundo. Quando fores o melhor do Mundo na tua profissão podes tentar chamar incompetente aos outros. Chamares corrupto é mesmo à típico português que só entristece o futebol.
Erros todos cometem. Hás de ter de lidar com isso na tua vida.
coach407
Isso foi para dizer que os processos de JJ eram fracos? Estás a dizer que o Benfica ter perdido uns jogos significa que eram os processos eram de JJ?
Que lógica incrível. Na realidade sempre que o RV inventou correu bem até. Ele não costuma inventar também. Estás a confundir com o JJ, esse é que mudava a equipa toda cheia de magias táticas nos grandes jogos.
Esqueces-te que nessa época o Benfica bateu o recorde de pontos, fez 88 golos, chegou aos quartos de final da Champions e ainda ganhou a Taça da Liga. Estou satisfeito com a Supertaça que o JJ ganhou.
Fernando neves _36
“com Rv defendemos mais à frente para massacrar”.
Acreditas mesmo no que dizes ou és pago para fazer isto?
Se acreditas mete aqui alguns jogos em que tenhamos feito isso porque em 4 anos de Rv lembro me de 2 ou 3 massacres em jogos contra mortos. Nunca deste nenhum massacre a uma Juventus, Psg, Hertha, Liverpool, Fenerbache, Newcastle e por ai fora, isso só demos com JJ.
Mas o Ranking da UEFA é uma prova como tens razão. Quando ele chegou 6 lugar, agora, 21 lugar, se fosse o tal homem honrado tinha se demitido no final da época anterior.
coach407
Eu disse “defendia*”. Estava a falar da primeira época de RV que marcamos 88 golos. Números que JJ nunca atingiu na sua longa carreira de futebol champanhe.
A sério que JJ massacrou essas equipas? Levamos 4 do Liverpool e consegues dizer que “massacramos”. A mesma tortura que nós demos ao Dortmund? PSG? Estás a falar de qual massacre? O que levamos 3-0? Quando falaste no Hertha até me ri porque pensei que tinha sido desses que levamos 3-0 mas afinal foi o Hapoel. Mas dou a mão à palmatória no Hertha. Sim, senhor. O JJ deu 4 batatas no Hertha na sua primeira época. Sim, senhor.
Juro que não omiti nenhuma goleada a essas equipas. Falei de todas. Claramente estás confuso.
O ranking da UEFA beneficia o JJ porque o Rui Vitória conseguiu fazer o que ele nunca fez. Passar duas vezes seguidas a fase de grupos da Champions. Se o JJ tivesse feito isso quando foi às finais da Liga Europa de certeza que o Benfica não estava em sexto. É um bocado óbvio mas ok. Ficar em último e nem Champions nem Liga Europa foi um feito que ambos conquistaram.
Chegas a um ponto tão ridículo… o Benfica de RV na primeira época teve 19 jogos com 3 golos ou mais. A segunda também 19. A passada 15.
A primeira época de JJ teve 21. É caso para dizer que com aquela equipa também eu. Segunda época 15 jogos. Terceira época 14. Quarta época 19. Quinta época 13. Sexta época 21.
Como vês os números de JJ são parecidos aos de RV no que diz respeito a marcar 3 ou mais golos no mesmo jogo.
Mas até podemos fazer diferentes. Vamos ver os jogos com 1 golo marcado ou menos.
2017/2018: 19
2016/17: 19
2015/16: 18
2014/15: 19
2013/14: 25
2012/13: 18
2011/12: 18
2010/11: 21
2009/10: 20
Novamente números muito parecidos apesar de RV ter tido piores equipas.
Não sei onde é que JJ fez alguma coisa assim de tão impressionante ofensivamente que RV não tenha feito.
ThatMan
A tua ultima frase resume o teu conhecimento do futebol.
Quando se olha para o futebol como apenas numeros não se percebe muitas coisas se passam, assim já não me espanta o que dizes.
Fernando neves _36
Fazes me recordar tudo e ainda bem
para ter a noção que já jogamos à bola, vou dar o exemplo de alguns jogos, (não todos) em que demos verdadeiros massacres com JJ, se conseguires dizer metade com o Rv já ficava contente.
1 epoca de JJ:
5-0 ao Belenenses ao Everton ao Leixões ao Maritimo e ao olhanenese, 8-1 ao Setubal, 6-1 ao Nacional, 3-0 ao Porto, 4-1 ao Sporting 4-0 à académica e ao Hertha, 2-0 ao Everton e 2-1 ao Liverpool.
2 época :
4-1 ao Psv.
2-1 ao Psg.
2-0 ao Estugarda.
4-0 ao Aves e à Naval.
5-0 ao Olhanense.
3-0 ao Setubal ao Leiria e ao Vitória de Guimarães.
3 época:
2-0 ao zenit, 3-0 ao Maritimo, 4-1 ao Vitória de Guimarães, à Académica e ao Paços, 5-1 ao Rio Ave e 4-0 ao Leiria.
4 época:
4-0 à Académica, 6-0 ao Aves, 3-1 ao Fenerbache,
3-1 ao Newcastle, 5-0 ao Setúbal, 3-0 ao Nacional, ao Gil Vicente, ao Vitória de Guimarães ao Vitória se Setubal e ao Paços de Ferreira, 4-1 ao Maritimo e 6-1 ao Rio Ave.
5 época:
3-1 ao Porto e ao Totenham, 5-0 ao Gil Vicente, 2-1 ao Psg e à Juventus, 2-0 ao Porto, 4-1 e 4-0 ao Rio Ave.
6 Época:
4-0 ao Arouca ao Maritimo e ao Penafiel, 5-0 ao Setúbal e ao Gil Vicente, 6-0 ao Estoril e 5-1 à Académica.
Com isto quero mostrar que tivemos vários massacres com o JJ, também não seria o meu treinador mas apesar de não apostar nos jovens é muito melhor que Rv.
P.s. 1- Peço desculpa a todos os leitores deste blogue por já ser a 2 ou 3 vez que coloco este comentário aqui é so porque apesar de todos os defeitos de JJ faz me imensa confusão como alguém acha Rv melhor treinador que JJ e isto é um verdadeiro exemplo de verdadeiros massacres que demos com JJ inclusive a nível Europeu que com Rv temos 1 ou 2.
coach407
Obrigado por te teres dado ao trabalho. A minha resposta está em cima. Já me dei ao trabalho. Não me vou dar novamente.
Fernando neves _36
Com o Liverpool na Luz na 1 época demos um verdadeiro massacre mais uma vez não estás a ser verdadeiro no teu comentário. Ganhamos 2-1 mas podiam ter sido alguns 4.
Roubaram 2 penaltys ao Benfica nesse jogo no caso de não te lembrares.
Os jogos contra Fenerbache, Juventus e afins nem recordas que não vale a pena.
Com Rv nunca repito NUNCA demos um massacre a nivel europeu.
Quanto ao Psg podes ir ver não estou a mentir ganhamos 2x a eles com JJ como treinador.
Piores equipas também é relativo porque a deste ano é mais forte do que a última que teve JJ e pelo menos a do 2 ano com JJ também.
Curioso que colocaste aqui vários números mas goleadas e jogos e a prova como com Rv defendemos mais à fente ainda estou à espera.
A nível de futebol espetáculo era bem melhor com o JJ jogávamos muito à bola. Com o jj havia trabalho, havia ideias, havia imaginação, havia alegria a jogar, tudo trabalhado ao pormenor. Neste momento somos a única equipa que ainda não marcou golos de bola parada no campeonato, não temos uma ideia de jogo, é tudo à toa, não temos nada estudado, cada um faz o que quer se achas que isto é melhor do que era com JJ está explicado.
Fernando neves _36
Coach o Rv tem melhor futebol que o JJ ? Sabes quantos massacres o JJ deu em 6 épocas ? Foram praticamente 10 por época, ainda ontem coloquei aqui um comentário em que o JJ tinha dado 55 massacres enquanto foi treinador do Benfica e não te disse todos. 55 volto a repetir, se me deres 30 com o Rv já ficava contente.
Quanto à equipa não era assim tão diferente, o Julio Cesar jogou até Março, o Renato Sanches só entra na equipa quando estamos a 8 pontos do 1 lugar, portanto em dezembro.
O Luisao também jogou ate à lesão na taça de Portugal portanto até dezembro também.
coach407
Sim mas estás a dar-me razão. O período com Luisão e mais próximo da equipa de JJ foi o pior. Quando Rui Vitória mudou tudo é que tornou a equipa um rolo compressor. Foi precisamente isso que eu disse. Isso comprova que não foi pelo que JJ tinha feito que RV teve sucesso.
coach407
Vai ver o número de golos marcados do RV e do JJ e depois volta.
Tomas B88
Coach, acho curioso como parece que sabes tanto sobre as questões técnico-tácticas, mas depois na análise que fazes ao trabalho do Peseiro nem uma menção às mesmas!! Sabes porque? porque é 0 o trabalho dele desde que assumiu o Sporting, uma total anarquias em todos os aspectos do jogo, tanto defensivos como ofensivos, e por isso mesmo foi despedido! Não por resultados que aconteciam por milagre… Mas é fácil de perceber a tentativa de fazer agora do Peseiro um mártir…
Rodrigo Ferreira
Não acreditas que o Peseiro fosse igualar o Rui Vitória, mas mantinhas e não vês motivos. Está certo.
Tendência para melhorar? Oiço isso desde Julho e até agora nada mudou. Já se começou a queixar dos jogadores até. O mais certo era continuar essa tendência até Maio para depois vir outro.
coach407
Não acredito que o Peseiro seja campeão com recorde de pontos e golos marcados, ganhe a Taça da Liga e chegue aos quartos-de-final da Champions. Não, não acredito. Mesmo sendo impossível chegar aos quartos da Champions porque o Sporting está na Liga Europa, fazendo uma conversão simpática… podes substituir por meias da Liga Europa.
Não, não acredito. Nem acredito que Peseiro o faça nem nenhum treinador do Mundo, incluindo o próprio Rui Vitória no atual Sporting.
Despedias um treinador só porque não foi campeão com recorde de pontos, ganhou a taça da liga e foi às meias da Liga Europa, tudo simultaneamente? Se isto é motivo para despedir realmente andamos exigentes. A ver se o Varandas vai buscar o Guardiola.
Rodrigo Ferreira
Referia-me a ser campeão ou ganhar qualquer troféu.
coach407
Pronto mas eu disse “se eu acredito que Peseiro iria repetir os feitos de Rui Vitória? Não.”
Isto porque o Rui Vitória não se limitou a ser campeão ou a ganhar qualquer troféu. Daí que o teu comentário não tenha feito sentido tendo em conta o que eu disse.
Interpretaste mal o que eu disse como acabaste de dizer. Concordamos que não tem hipótese de o fazer portanto não é motivo para o despedir. Está certo.
Rodrigo Ferreira
Mas eu e muitos (a grande maioria) não acreditávamos que pudesse conquistar algo e o Varandas também já percebeu isso logo existe motivo para despedir. Quando não se acredita no treinador deve-se mudar em detrimento de deixar o problema avançar e depois quando se opta por mexer já é demasiado tarde.
coach407
É sobretudo por questões éticas. Falo de valores.
Peseiro, de forma pragmática, estava a ter resultados SUPERIORES às expetativas.
Eu compreendo o que estás a dizer. Eu disse que “compreendo mas não me identifico” se trocar Peseiro por um treinador superior (se for inferior é óbvio que não compreendo sequer).
Compreendo porque reconheço que não há respostas certas e os dois pontos de vista têm argumentos sólidos. Eu integro o outro ponto de vista porque tenho dificuldade em aceitar que alguém seja despedido porque “acreditas” que no futuro vai piorar apesar de até agora ter superado as expetativas.
É a minha forma de estar na vida. Peseiro esteve lá no momento difícil quando muitos não tiveram, Peseiro tem feito mais do que era previsível. Numa fase tão inicial. Peseiro teve uns ridículos 4 meses no Sporting. Não conseguia tomar uma decisão dessas. Não só corto-lhe a oportunidade de ter sucesso como ainda lhe fecho as portas de qualquer grande. Possivelmente até ao final da sua carreira. Porque não estava com um bom “feeling” em relação ao futuro.
Não gosto de fazer de pessoas bonecos ou peças de um xadrez que uso quando me apetece e risco quando me apetece.
Por acaso Rui Vitória é muito gozado por falar muito de ser boa pessoa, casado e pai para chamar a atenção para o nível a que se elevam as críticas e atitudes perante profissionais que, por sinal, também são pessoas e não robôs. Se acho que o RV faz mal em vir com esta conversa (falar para idiotas não compensa) pelo menos acho que as decisões dos dirigentes devem ser respeituosas. Despedir um treinador nestas circunstâncias, a fazer um trabalho acima do esperado… é cruel. Tenho esperança que exista mais alguma coisa para Varandas o querer fora do Sporting. As declarações do Futre são um indicador nesse sentido. Ajuda a atenuar esta decisão à la Bruno de Carvalho quando arranjou uma desculpa qualquer para despedir o Marco Silva para ter o Jorge Jesus como quem troca uns cromos.
JoseRibeiro
Os motivos para o despedir são bastante simples e para isso basta ver os jogos para além dos resultados. Com excepção do jogo contra o Boavista o Sporting fez exibições patéticas que só fazem lembrar os tempos de Bettencourt/Godinho.
Basta os rivais melhorarem um pouco o seu nível que o Sporting fica certamente no 4 lugar.
Gui Loureiro
Há mais que motivos para despedir Coach. O Benfica e os seus adeptos querem maioritariamente mandar um homem embora que mal ou bem, teve títulos e tem uma equipa que em portugal massacra na maioria dos jogos. Não é que eu o ache um treinador brilhante mas é aceitável. Como é que é um erro o Sporting despedir um treinador que não fez nada. Ganhou muitos jogos com uma sorte descomunal, por valores individuais. Não mostra trabalho, fio de jogo… nada, zero. E curiosamente aqui só são contra o despedimento a malta que não é do Sporting. Pois eu também gostava muito que o Chalana continuasse como treinador do Benfica mas há gente que quer o bem das suas coisas.
coach407
A questão é que são apenas 8 jornadas. Numa equipa destruída. Sem Bas Dost muito tempo, sem Mathieu muito tempo, Gudelj e Storaro ainda não estão minimamente integrados, Bruno Fernandes está agora a subir de forma, Nani também tem correspondido melhor. A tendência seria sempre positiva. É normal que se mude de treinador e a equipa melhore. Na realidade se mantivesse o Peseiro também iria melhorar. É só a tendência normal das coisas. O Peseiro sempre foi um treinador que se destacou mais pelo processo ofensivo que defensivo portanto não torturar os adversários é uma questão que deve ser resolvida com tempo. Reconheço a ambição, critico os valores e a ética da decisão. Os resultados até agora foram bons. Mas pronto pelo menos que sirva para trazer o Paulo Sousa para estas andanças apesar de que espero que não se enterre.
Joao X
Penso o mesmo relativamente a uma coisa: o Varandas já deve ter alguém encaminhado.
ThatMan
Se eu que não sou do Sporting sei porque o Pedrito foi despedido, como é que o Coach não sabe o porquê?
coach407
Quem é o Pedrito?
ThatMan
*Peseiro (corretor automático)
Kerflor
Concordo com tudo menos com o Ranieri ser bom
coach407
Eu disse “um treinador do nível do Ranieri”. Não disse que era bom ou mau mas vamos ver se o treinador tem uma qualidade pelo menos igual à do Ranieri.
Pedro Salgado
Lopetegui a caminho de Alvalade.
Xefe
Como Benfiquista desejo que o Sporting vá buscar JJ, seria menos um concorrente ao titulo =)
Ze Maria
Como Sportinguista também desejo. Seríamos uma equipa de futebol.
Maiqueke
Deves ser novo ou perceber pouco de futebol, já que o Jesus no Sporting com uma estrutura instável como a de BdC não foi campeão por 1 ponto
DiogoC
Ainda há o Rui Jorge. Acredito que seja uma forte possibilidade.
mcthespecialone
O Varandas refere que quando despede alguém é porque tem uma hipótese melhor salvaguardada. Se isto tiver um pingo de verdade, só vejo treinadores livres como opção. Nomeadamente, Jardim e Paulo Sousa.
Maiqueke
Não é muito difícil para ser melhor que Peseiro também.
Bardias
Enorme jogada de xadrez por parte de Varandas! Prevê que a saída de Rui Vitória está para breve, então antecipa o despedimento de Peseiro e parte na frente, nesta corrida aos treinadores. De génio!!
P.s- Alguém sabe qual é o valor da indemnização que o Sporting tem que pagar ao Peseiro. ( Já é o Mourinho ca do sítio, no que toca a receber por ser despedido) hsha!
RhaiL
Vejo aqui muita gente a apontar o Abel ao Sporting. Acham mesmo que ele ia sair de um Braga a meio da época, em primeiro lugar, para arriscar a sua carreira no Sporting? Além disso, nos dias de hoje não é uma grande salto passar de Braga para Alvalade.
Rodrigo Ferreira
Afinal não foi preciso esperar muito. Varandas já poderia ter tomado esta medida pós-Portimão, mas ainda vai a tempo. Após a exibição e as declarações de ontem era insustentável manter Peseiro. Percebi a escolha de Sousa Cintra, visto que entre Peseiro ou Le Guen a escolha era óbvia, mas o trabalho de Peseiro revelou-se uma desilusão. Não sei como é possível regredir tanto. Ainda há bem pouco tempo o seu SC Braga era muito forte em termos ofensivos, mas nesta fase as equipas de Peseiro são completamente inócuas. Está ultrapassado. O Sporting era uma equipa com falta de trabalho, débil no processo ofensivo, defensivo e nas bolas paradas. Além disso, tinha ao leme um treinador que não acreditava nos jogadores. Jorge Jesus tinha o hábito de rebaixar alguns elementos, mas Peseiro não foi diferente e procurou desculpar os seus fracassos com argumentos risíveis. A flash e conferência de imprensa ontem foram a gota de água. Peseiro tinha visto outro jogo e a paciência de Varandas terá esgotado.
Quanto ao futuro, Varandas não se pode dar ao luxo de falhar na escolha. Não é altura para brincar aos treinadores e, por isso, parece-me que nomes como os de Miguel Cardoso, Luís Castro, Rui Faria ou Rui Jorge são desaconselháveis neste momento. Parece-me que, entrando a meio da época, ser português é um requisito e, partindo do pressuposto que Paulo Fonseca, Jorge Jesus, Leonardo Jardim e AVB são inacessíveis por razões várias, parece-me que Paulo Sousa será o nome mais bem posicionado para assumir o cargo. Tem experiência de futebol italiano, conhece o mercado e tem uma ideia de jogo apelativa. Pode ser um bom casamento com Varandas. Veremos qual será a decisão do presidente.
Para já, há uma difícil deslocação aos Açores. Terá de ser um jogo ganho por Tiago Fernandes e pelos jogadores. Se querem algo desta época terão de se assumir e superar-se. Era muito importante vencer para acalmar os ânimos.
Barinho
Vejo tanta gente aqui a pedir Abel. Primeiro sabem que ele tem uma cláusula de 15 milhões? O Sporting pode pagar isso? Segundo, acham mesmo que neste momento o Abel ia querer sair do Braga pro Sporting? Está num projecto consolidado onde pode conseguir alcançar história, iria pra outro que neste momento é uma perfeita incógnita só pra ganhar mais meia dúzia de tostões.
Foi no ano 21
Não vale a pena tentar explicar isso… Esqueça porque eles acham que o Braga não serve para ninguém e os 3 metralhas são a ultima bolacha do pacote…
O problema é que essa bolacha costuma vir partida, que é o caso do Sporting neste momento!
E o Abel é um homem sério e parece-me que nunca deixará um projecto a meio. No fim da época é que já me custa a crer que fique caso ganhemos pelo menos uma competição.
Fernando neves _36
Sem querer tirar mérito ao Braga e ao Abel se fosse para o Benfica ou para o Porto o Abel vinha a correr.
No Sporting creio que tem razão
Foi no ano 21
Temos convicções realmente diferentes!
Acredito que mesmo que Porto ou Benfica quisessem Abel, ele empurraria para o final da época, é a minha convicção…mas claro que sendo o Sporting fica ainda mais claro que só não vai acontecer…
TH0014
Boa jogada de Varandas na minha opinião. Tem um bom pretexto – mais do que justificável – para despedir o treinador e assim pode começar com um projeto verdadeiramente “seu”. É certo que a época já começou, mas o Sporting apesar da sua posição só está a dois pontos do primeiro e ainda tem possibilidade de boas campanhas em todas as competições.
Relativamente às possibilidades, não acredito que Jardim queira o cargo, é demasiado “bom” para o campeonato português e deve estar à espera de um cargo numa boa equipa inglesa ou espanhola. Paulo Sousa, Luís Castro ou AVB seriam as opções mais realistas, na minha opinião, sendo que este último irá provavelmente exigir um salário absurdo. Luís Castro é na minha opinião o melhor candidato.
O Sporting pode beneficiar do facto de nenhum dos 3 grandes estar a jogar um futebol brilhante e se escolherem o treinador certo ainda têm todas as capacidades para lutar pelo campeonato, e que esta época seja uma época a 3.
Cumprimentos.
CarlosFCP
Este varandas tem mão quente.
A verdade é só esta: só está a 2 pontos da liderança, se algum sportinguista acreditava que ao fim de 8 jogos só ia estar a 2 pontos do 1º lugar, só podem ser pessoas muito religiosas, ninguém acreditava que ainda estariam dentro da luta a nível de pontos, se é de facto candidato ou levado a sério pelos rivais, é outra conversa.
Era previsível mas achei precipitado, não acho que o próximo venha fazer melhor.
LevonAronian
Não é por só estar a 2 pontos da liderança que não deixa de não ser treinador para o Sporting, mas concordo que neste momento vai ser difícil arranjar alguém que faça muito melhor, sobretudo com a época já em andamento
JoseRibeiro
O Sporting está a 2 pontos devido ao demérito dos adversários e não por mérito próprio. Os resultados no campeonato são completamente banais assim como na liga Europa (e ainda tivemos a derrota humilhante contra o Portimonense).
CarlosFCP
Mas so está a 2 pontos e a única derrota humilhante foi só contra o portimonense como bem referes e só no último minuto é que não sai da luz com os 3 pontos.
É verdade que Porto e Benfica podiam ter mais pontos e a distancia ser maior mas o que fica são apenas dois pontos.
Acredito que será o Paulo Sousa a vir.
Estigarribia
Grande notícia. José Peseiro teve coragem em vir para o clube no pior momento da sua história, mas nunca conseguiu por a equipa a jogar com qualidade apesar de ter grandes jogadores (Bruno Fernandes, Nani, Bas Dost, Wendel, Gudelj, Raphinha ou Mathieu, por exemplo).
Em relação ao sucessor penso que Leonardo Jardim era perfeito, mas é impossível já que tem muito mercado lá fora. Assim sendo penso que Abel Ferreira, Paulo Sousa ou Miguel Cardoso seriam opções interessantes a ter em conta.
Mais vale mudar agora de treinador do que em Janeiro/Fevereiro a 15 ou mais pontos do primeiro lugar.
Grande decisão de Frederico Varandas. Temos Presidente.
Saudações Leoninas
Andre Pina
Rui Vitoria seria a melhor opção. Tirava um treinador bicampeão ao rival e levava um bom chefe de família, ainda por cima. Espero que se concretize.
Ricardo F.
Ahahah melhor comentário.
SL
MILKA
Morri :D
Fernando neves _36
É oficial o Benfica tem o pior treinador dos grandes.
Joao X
Não esperava que fosse já. Varandas demonstrou coragem e tomou a decisão acertada.
Apostaria tudo no Paulo Sousa.
DavidDop
Já deveria ter sido, na paragem para as seleções…. Mas mais vale tarde do que nunca.
Em relação a treinadores.:
Leonardo jardim – não acredito que aceite vir para o Sporting. Ganhou estatuto, mercado, e o projeto desportivo do Sporting neste momento é muito fraco.
Paulo Sousa – acho que iria ser caro, e não me convence muito sinceramente.
Jesus – Acredito que seja o favorito de varandas, mas acho difícil, mas a vir, nunca poderia ser por valores tão disparatados como antes, a ser, que seja mediante objetivos.
Agora os meus favoritos.
Abel Ferreira – admiro muito, enquanto treinador, e pelo discurso. Seria uma opção muito viável e interessante, no entanto, tem uma cláusula algo elevada, que tentei compensar com palhinha, Petrovic, Jefferson, lumor, (caramba nem no braga este entulho teria lugar).
Miguel Cardoso – já vi um grande treinador falhar redondamente quando a exigência foi maior, e agora estar num nível bem elevado , Paulo Fonseca. Tal como ele, também Miguel Cardoso falhou em França, mas quem acompanhou, percebeu perfeitamente a evolução do futebol. Tem processos que precisam de tempo para ser assimilados, e aqui também está o problema para vir para o Sporting, onde se exige resultados imediatos.
Na minha opinião, o Sporting este ano não tem hipótese em nada, e assim sendo optaria pela opção mais viável a nível econômico, e que pudesse eventualmente ser boa a médio prazo (próxima época). Nesta ótica Miguel Cardoso seria a minha opção, seguido de Abel. Saudações
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
Ainda me lembro das palavras do Varanda durante a campanha e a forma como se criticou o Madeira Rodrigues por querer mudar de treinador… Enfim….
Expectável, até acho que demorou mais tempo. Mas, creio, um novo treinador será apenas um paliativo para os problemas mais gerais e graves. E, tendo em conta o estado financeiro do clube, cheira-me a Abel…
Foi no ano 21
Esta era fácil de adivinhar desde cedo.
Treinador fraco, nunca fez um grande trabalho ( o mito da sua primeira passagem no Sporting é grande, o plantel era muito bom, os rivais estavam fraquíssimos e na europa não apanhou nenhum tubarão até à final) e tem sido corrido de todo o lado que tem passado. Espero que, de vez, deixem de oferecer cargos a sério a este senhor e apostem em gente de qualidade.
Assim sendo e para a sucessão, não me parece que Jardim venha para Portugal ( tem demasiado mercado), não acredito num estrangeiro ( os treinadores portugueses estão na moda, e verdade seja dita, geralmente em portugal os estrangeiros não resultam) , por isso vejo AVB e Paulo Sousa como maiores candidatos. Abel não deve sair de Braga, por isso se for para ir buscar alguém que esteja a treinar na primeira liga acredito no máximo em Luís Castro.
Para terminar, parabéns ao Sporting por se ter livrado deste empecilho
GonkaPT
Discordo. Na sua primeira passagem pelo Sporting jogou-se futebol como já não se vê jogar há muito tempo por aqueles lados. Parece-me é que se esqueceu que o futebol muda e que é preciso mudar com ele. Um pouco o que aconteceu com Mourinho, apesar de num nível completamente diferente.
Foi no ano 21
Percebo mas não concordo…
De facto, ofensivamente a equipa produzia bastante, mas eram um coador defensivamente, aliás, ele próprio já o admitiu várias vezes! E se o futebol ofensivo cativa muito e chama gente aos estadios, o defensivo ganha campeonatos! Com isto não falo em jogar à retranca a la Mourinho. Mas sim em não consenti oportunidades de golo, e o melhor exemplo disso são as equipas de Guardiola, onde por exemplo este ano o City é a equipa que menos remates e remates enquadrados consente.
Para além disso, o Sporting de Peseiro não ganhou nada num ano que tinha uma equipa fabulosa! Com jogadores como Pedro Barbosa, Hugo Viana, João Moutinho, Rochemback, Liedson, Sá Pinto, Tinga, Niculae, Danny ou Carlos Martins, dificil era jogar mal!
Eu sou suspeito pois Peseiro treinou o Braga e foram anos que me custava muito ver a minha equipa “a jogar”…
Mas são opiniões
JoseRibeiro
Nunca devia ter vindo. Entendia-se que o momento que ele veio era muito complicado mas para além de pôr a equipa a jogar um futebol horrível, não teve habilidade em gerir o plantel (como se viu nos casos com Geraldes e Matheus). E a verdade é que o plantel mesmo com lacunas tem obrigação de estar a jogar muito melhor.
Sombras
Vou ser absolutamente sincero: alguém acredita mesmo que Leonardo Jardim vai aceitar? Nem o Sporting tem o dinheiro para lhe pagar, nem sequer tem um projecto desportivo que faça sentido para o Leonardo nesta fase da sua carreira. Não me parece que seja possível, mas posso estar enganado.
Espero que não aconteça, mas eu apostava tudo em Abel Ferreira. O Sporting ficava com o melhor treinador dos grandes e ainda secava um rival. Era uma win-win.
José S.
Gosto mais do Abel do que do Paulo. Em termos de personalidade nunca gostei do Sousa, não o acho coerente e mais tarde ou mais cedo descarrila, já como treinador vejo lhe muitas competências e fará bem melhor que peseiro (Não é difícil eu sei…). Poderá ser uma bem mais valia para o Sporting este ano. Abel era óptimo como treinador e gestor, até porque está em fase de “amadurecimento” como se costuma dizer. Mas é leal e comprometido. Não sai do Braga antes do final da época e mesmo assim não sai por qualquer preço.
Parece me que se chegarem a acordo Sousa será o novo treinador do Sporting.
Cumprimentos
Joao X
Mas é óbvio que o Jardim não vem, nem sequer faz sentido na perspetiva dele. Seria dar um passo atrás.
As melhores soluções à partida são o Paulo Sousa ou o Abel Ferreira como dizes mas este último é praticamente impossível.
A minha convicção é que não vai ser nenhum dos 2 e vai ser uma opção duvidosa.
bstrider
Se o Leonardo Jardim é muito difícil, então o Abel é impossível… Que brincadeira…
JoaoMiguel96
De acordo com os dois parágrafos, Sombras. Dado que Jardim deve ser inacessível, apostava as fichas todas em Paulo Sousa ou Abel.
Abel então era ouro sobre azul.
exodie7
Grande noticia.
Para que esperar ate janeiro/fevereiro e tar a 15 pontos ou mais da liderença…
Mudar enquanto é tempo. Grande decisao do Varandas.
Leonardo Jardim parece me impossivel.
Rui Faria para treinador ou apostar num estrangeiro
PedroAlexB
Habemus Presidente! Penso que será entre Paulo Sousa e Jorge Jesus o jogo da cadeira. Apesar de que Jorge deverá partir atrás. Venha quem vier hoje é um dia positivo para o Sporting, é inadmissível as exibições e constantes conferências de imprensa falhadas, pouco esclarecedores e diga-se até algo cómicas.
bstrider
As pessoas que agora exigem a saída do Peseiro são as mesmas que achavam estranho os adeptos do Braga exigirem a saída do Peseiro há 2 anos atrás… Curioso…
Gunnerz
A sério? Apontaste o nome dessas pessoas?
Daniel Moreira
José peseiro pensava que tinha os mesmos privilégios do Rui Vitória. Que podia pôr a equipa a jogar mau futebol e dizer as maiores barbaridades nas conferências de imprensa que não lhe ia acontecer nada….
Francisco Ramos
Aguardo a escolha, que não será fácil. O ideal era Leonardo Jardim, mas é inacessível. Paulo Sousa seria uma boa escolha e acessível caso queira relançar também a sua carreira ao voltar à Europa. Gostaria de ver Miguel Cardoso tem uma oportunidade, no Nantes falhou pelo nível dos intérpretes. Treinadores com clube, era Abel (merece um grande), mas não sei a que ponto voltará ao Sporting ou João Henriques e Daniel Ramos.
Filipe_Carvalho
João Henriques e Daniel Ramos? Brincadeira de halloween…
Francisco Ramos
Penso que o Sporting não tem dinheiro para um AVB, Leonardo Jardim. E Rui Faria não quererá o primeiro projecto em Alvalade tal como se encontra o clube hoje. E a melhor maneira de potenciar talento, que existe, é com treinadores que priveligiem o futebol atrativo e conheçam a realidade portuguesa. Por isso falei nesses 2 nomes. Mourinho veio do Leiria, JJ do Braga (onde está Abel), Rui Vitória do Guimarães. Porque não arriscar? Perdido por 10, perdido por 1000.
mcthespecialone
Acho que só perca por tardia. O plantel tem lacunas mas isto que se viu nos últimos 4 meses não foi nada.
Peço um treinador que trabalhe bastante as suas equipas, ou seja, olho para a forma de jogar da equipa e reconheço características que aquele treinador impõe em todas as suas equipas (like Sarri and Pep).
Peço um treinador com um discurso lúcido, inteligente e motivador. Não quero um como o que acaba de sair nem como o que ainda está sob contrato no Benfica.
Jardim, Paulo Sousa, Vitor Pereira, JJ, Luis Castro, etc. Não é dificil arranjar melhor do que o JP.
B.Guima
Se isto fosse FM era fácil de arranjar treinador como mencionas. Basta perceber que todos (empregados) tem cláusula de rescisão e não são pequenas. Os outros não querem treinar em Portugal porque estão noutro nível.
Conclusão, Sporting despede 1 treinador e vais buscar outro que nada mostrou de fantástico por aonde passou, então o último clube foi um festival de futebol…Paulo sousa.
mcthespecialone
*peca
ACT7
É natural está saída.
O Peseiro foi uma aposta de último recurso, dadas as circunstâncias dificilmente alguém aceitaria vir para o Sporting.
Numa fase inicial o Peseiro até tinha desculpa, a equipa perdeu Patrício, William e Gelson.
Agora já não havia grandes desculpas até porque o futebol praticado era muito fraco, mas isto já é um mal que veio do ano passado, mesmo com Jorge Jesus o Sporting fez exibições muito más e só não perdeu mais vezes por uma sorte descomunal e alguns erros de arbitragem.
Os 3 nomes apontados são nomes fortes, no entanto a capacidade financeira do clube não é a melhor para trazer estes nomes, mas em Portugal já vamos estando habituados a que os clubes vivam a cima das suas capacidades.
JoaoMiguel96
Tinha que ser. Exibições vergonhosas com um plantel que dá para mais, discurso a roçar o patético e falta de qualidade a todos os níveis.
Agradeço por ter vindo para o clube naquele momento terrível, mas mostrou que não dava para mais e, como tal, tinha que ir embora.
Fala-se em Paulo Sousa e Leonardo Jardim. Qualquer um dos dois me deixava mais do que feliz, mas parece me que só o primeiro é que è realista. Vamos ver.
B.Guima
Porquê o Paulo Sousa te deixa mais feliz do Peseiro?!
JoaoMiguel96
Sei lá, talvez porque tenha mostrado um muito melhor futebol, porque já esteve em clubes internacionais e porque já foi campeão em pelo menos dois clubes.
B.Guima
Acompanhantes algum clube por aonde o Paulo Sousa passou ?!
Eu acompanhei na fiorentina e os adeptos gostavam tanto dele como os do Sporting do Peseiro. E o resto treinou aonde a serio!?
Rodrigo Ferreira
Isso não é muito verdade. Ele terminou por sair de forma inglória, mas teve um arranque brutal, acabou em 5.º na 1.ª época, algo que nunca mais aconteceu. Tinha um futebol apelativo e, além disso, revelou o seu conhecimento de mercado ao sacar Astori, Kalinic ou Kuba. No 2.º ano perdeu vários elementos como Marcos Alonso, Mati Fernández ou o capitão Gonzalo e mesmo assim valorizou imensos jogadores como Vecino, Chiesa, Bernardeschi, Ilicic ou Badelj. Fez um grande trabalho num clube com grandes ambições, mas que tem dificuldade em competir com Juventus, Nápoles, Roma, Inter ou mesmo Lazio e Milan.
Maiqueke
A sério?
T. Pinto13
Melhor notícia era impossível. Vejamos quem é o escolhido mas pior é difícil.
Gunnerz
Ainda ontem no post das chicotadas disse q podia começar pelos grandes.. E ai está. Obrigado varandas