Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Kökçü no Besiktas

Quem deve ser o sucessor? O turco esteve longe de justificar o estatuto de mais caro na história do clube, mas o problema é que não tem um substituto no plantel. Já o negócio é satisfatório para as águias – recuperam o investimento, apesar de provavelmente terem perdido uns 12 ME em salários e prémios.

Orkun Kökçü foi apresentado como reforço do Besiktas, deixando o Benfica dois anos após ingressar vindo do Feyenoord. O médio turco, de 24 anos, tinha custado 29,7 ME e sai mais ou menos pelo mesmo valor depois de adicionar uma Supertaça e uma Taça da Liga ao seu palmarés. Nos 98 jogos que realizou pelas Águias, apontou 19 golos e 22 assistências.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

62 Comentários

  • Honestly
    Posted Julho 12, 2025 at 1:09 pm

    12M de salários em 2 anos? Como?

    • Antonio Clismo II
      Posted Julho 12, 2025 at 2:49 pm

      Se ganha 3 milhões líquidos por ano é porque o Benfica precisa de pagar 6 milhões brutos por época.

    • GabCel
      Posted Julho 12, 2025 at 2:55 pm

      se estivesse no topo custaria 2,5M€ limpos + Impostos daria ±5M€/ano, mais alguns prémios, Não me admira que esta direcção tenha pago essa atrocidade por este “mono”… e fez saldos do Neves porque não lhe queria pagar algo do género.

  • EM21
    Posted Julho 12, 2025 at 1:21 pm

    Aí está o Liverpool que tanto quis…Jogador com profissionalismo bastante questionável que dificilmente será lembrado por cá dentro de uns anos.
    .
    Fica a urgência de encontrar um substituto para a posição, esperando que seja um jogador com mais atitude competitiva e profissionalismo.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 12, 2025 at 1:25 pm

    Bom jogador, daqueles que não tem medo de rematar e isso até é algo raro porque a maioria prefere tentar fintar a defesa toda.
    Não rendeu tanto no borderline porque muitas vezes esteve preso a tarefas defensivas e isso não é o melhor para as suas características.
    Mas hey, a narrativa diz agora que os treinadores é que têm a sua filosofia e que o clube e os jogadores é que têm de vergar a mola.
    Muito bom. Dá para tudo.
    Em relação a este jogador é interessante perceber que criticam mais a direção pela contratação e não tanto o treinador que o comprou e que o conhecia dos países baixos.
    Portanto temos ao mesmo tempo a narrativa que um clube tem de dar o que o treinador pede, mas se dá e não resulta é culpa da direção.
    Tá certo.
    A narrativa é assim diz isto e aquilo e uma coisa e o seu contrário e espera que o pessoal esteja desatento.
    Se fossem pregar para o Conde Redondo fariam melhor.
    Valente anedota.

    • O Patrão
      Posted Julho 12, 2025 at 1:40 pm

      Muitas das vezes discordamos; mas nesta estamos em concordância.

    • JP8
      Posted Julho 12, 2025 at 5:41 pm

      Preso a tarefas defensivas !? Tenho uma certa dificuldade em perceber o que dizes. Alguém que tem o melhor recuperador da fases de grupos da champions atrás e um box to box com uma capacidade de cobrir espaço incrível ao lado não percebo que tarefas defensivas a mais é que ele tinha. Consegues arranjar alguém na história do futebol que tenha tido a liberdade que desejavas para o turco?

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Julho 12, 2025 at 7:17 pm

        Boa noite.
        Mesmo não sendo benfiquista provavelmente vi mais jogos que tu porque só isso explica.
        Quantas vezes jogou o Roger Schmidt com dois no meio e o turco ali? Depois como não sabia o que fazer jogou com o Florentino e o Barreiro num clube como o Benfica num campeonato português.
        Hey, era a vossa grande paixão o Schmidt ou não era?
        Como diria alguém com muita graça vocês no borderline parecem aquelas tipas que se envolvem porque querem com gajos que não valem nada e depois vão chorar para a televisão.
        Sejam mais machos uma vez que seja nessa vida!
        Kokcu é um jogador para jogar solto, não é para essas coisas.

      • Kacal
        Posted Julho 12, 2025 at 11:16 pm

        Certo, mas isso que falas não foi sempre a sua função no Benfica. Nem sempre o Benfica jogou com esses 2 atrás e ele nessa posição.

  • Kacal
    Posted Julho 12, 2025 at 1:51 pm

    Acho que Kokçu foi mais vítima do que custou, não acho que tenha sido “flop” mas apenas não correspondeu ao que foi pago porque para mim foi demasiado caro e não valia perto disso. Tivesse custado um valor dentro de 10 milhões ou pouco mais se calhar era um jogador mais valorizado. Mas apenas não acho que seja um craque que vá chegar a titular de um colosso, não vejo isso nele faltam algumas coisas. Tem qualidade e no Benfica não esteve mal, teve jogos bons e a época até não foi má esta, mas é jogador de picos e não vejo mentalidade também para ser de elite. Bom jogador, mas demasiado caro e não é um craque. Posto isto no Besiktas a jogar no seu País tem tudo para ter impacto e o Benfica conseguir praticamente reaver o investimento é brutal. Agora deviam investir forte num #8 perfil Enzo nem que tenha metade da qualidade do Argentino, acho que iria elevar o nível da equipa. A não ser que Aursnes seja aposta nessa função e aí apostem num #6 que tenha outra qualidade no passe e na saída de bola (tecnicamente) mantendo o lado defensivo e físico.

    • Petrol
      Posted Julho 12, 2025 at 2:30 pm

      Concordo plenamente. Outro problema que Kokçu teve foi a comparação com Enzo. O perfil do jogador foi mal escolhido pela direção e isso acabou por afetar as avaliações feitas a Kokçu que tem qualidade mas está longe de ser a solução que o Benfica precisava após a saída de Enzo. Isto a juntar aos factos que já enumeraste.

      • Jons Mendi
        Posted Julho 12, 2025 at 7:39 pm

        É isto mesmo – andou a tentar fazer uma posição que não era bem a dele. Se fosse um jogador mais disponível mentalmente e fisicamente talvez se tivesse adaptado e dado o passo que lhe falta para ser um jogador acima da média. No entanto não tem mentalidade para isso.

      • Kacal
        Posted Julho 12, 2025 at 11:15 pm

        Sem dúvida, Petrol. Essa expectativa também piorou as coisas. Subscrevo. Acho que o ideal para Kokçu seria jogar como 3o médio num 433 numa equipa mais de posse que tenha bola. Aí acho que pode ser uma mais-valia sobretudo tendo as costas “guardadas” com mais liberdade de defender. Mas para o que Benfica precisa não serve porque não é #10, nem é segundo avançado e nem extremo e por isso acaba por dar umas coisas boas mas ficar aquém. Que seja feliz e tenha sorte no Besiktas!

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 12, 2025 at 1:58 pm

    Tem uma qualidade de passe absurda mas joga à antiga e isso não dá para certos grupos que depois vêm chorar pela falta arte no futebol, mas insistem em exigir que os jogadores hoje sejam perfeitos.
    Kokcu é completamente diferenciado no passe, mas hoje no futebol o que conta é só correr e defender, menos nos defesas, que esses até podem arriscar na saída de bola para jogar à Ankara Messi, que se errarem no pasa nada, só os médios é que têm de ser touros atrás da bola…
    Kokcu tem também um feitio difícil e diz sempre o que pensa…
    Creio que quer sair para jogar no seu país de origem, o qual representa nas seleções (ignoro se é adepto do Besiktas), para se sentir confortável e ser acarinhado.
    —-
    Creio que esta venda é um erro, porque Lage acabará por sair, ou por um mau arranque de época e sendo demitido pela nova direcção, ou porque pelos erros que tende a fazer, acabará por fazer m**** mais tarde ou mais cedo. Não esquecer a desastrosa época em que perdeu um campeonato ganho com apostas e decisões incompreensíveis, feito que repetiu no Botafogo…
    A entrada de um novo treinador será inevitável e se este quisesse contar com Kokcu e já agora Prestianni e Schelderup, agora já não dará. Mais um diferenciado que sai, tal como Neres, quando já se via que o treinador estava a prazo…Temo que saiam o norueguês e o argentino, com os quais Lage, sem que se perceba porquê não conta, para ficarmos com Bruma que é um tiro no escuro, porque nunca se sabe o que irá fazer e já tem 30 anos…

    • chuta dai
      Posted Julho 12, 2025 at 2:20 pm

      Eu só li a 1ª linha e já fiquei incrédulo. Qualidade de passe absurda? Qualidade de passe absurda tinha Rui Costa, Beckham, Pirlo. No Benfica boa qualidade de passe teve Enzo, João Félix, Carlos Martins, Aimar. Este gajo perdi a conta das vezes que ele meteu a bola na bancada sem ter pressão de nenhuma. Eles chegou a fazer bons passes, mas isso sendo a sua principal qualidade não chegou a ser relevante sequer. Um jogador que quanto está pressionado não consegue jogar o desporto. Por 25M foi uma aberração no Benfica, conseguir o retorno é luxo. Já para não falar que ele se acha uma vedeta (só mesmo na cabecinha dele) e ser conflituoso. Finalmente uma boa noticia para nós benfiquistas. PS: Ai e tal, a inteligência e técnica em supremacia do físico (ridículo).

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 12, 2025 at 2:42 pm

        Ridículo é achar que para jogar futebol só basta saber correr…se calhar é por isso que há anos o Benfica nem consegue fazer jogos em que faça 5 passes seguidos, deve ser por desprezar a inteligência e visão de jogo.
        Quando tínhamos Aimar e Saviolas, anões com qualidade técnica sublime vê como jogamos então e como jogamos agora…
        Já esperava posts destes, quem acha que futebol é correr é já um caso perdido…

        • Pablo2
          Posted Julho 14, 2025 at 6:27 am

          Olha que o Benfica precisa desses touros em campo atualmente. Os que estão lá são fracos. O Benfica não faz 5 passes seguidos justamente por não ter jogadores com físico. Eh só veres o jogo contra o Chelsea.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 14, 2025 at 2:45 pm

            Não faz passes porque a maioria não tem qualidade para isso. Aimar ou Saviola enfrentam verdadeiros bichos e cães de caça e seguiam em frente. O problema é ter jogadores que não têm nível técnico superlativo.

      • GabCel
        Posted Julho 12, 2025 at 2:44 pm

        Tudo dito…

    • Petrol
      Posted Julho 12, 2025 at 2:28 pm

      A saída de Kokçu está muito longe de ser um erro independentemente de Lage. Kokçu tem qualidade. A minha opinião é que foi mal escolhido porque está longe de ter as características que o Benfica precisava. É um jogador bastante diferente de Enzo que veio substituir. Já com Schmidt teve um caso de indisciplina. Alguém garante que saindo Lage e chegando outro treinador não se repete? Não. E jogadores destes causam mau estar num plantel. Sai não pela sua qualidade mas pelo feitio. De qualquer das formas já havia características que estavam em falta nas opção para o meio campo do Benfica que se agravam com a sua saída.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 12, 2025 at 2:45 pm

        É um erro porque é um jogador diferenciado e a menos que venha alguém para o seu lugar, não se percebe isto a não ser à luz da relação com Lage. Tal como Neres com a insatisfação final com RS.
        Já se comentou no post do Diogo Nascimento que o Benfica não aproveitou para o comprar (não tínhamos uma política de recompra?) e saindo Kokcu, das duas uma: ou vem Félix, que nem é um jogador igual, mantendo-se o problema a meio-campo, ou então Rui Costa vai apostar numa truta qualquer e precisa de encaixe…

        • Sloth
          Posted Julho 12, 2025 at 4:03 pm

          Mas pq é que um jogador assim tão diferenciado acabou no Besiktas? É um jogador com algumas valencias, inegável, mas o rótulo de “absurdo” na qualidade de passe parece-me exagerado. O futebol não é só correr, mas correr é muito do que é o futebol, portanto também não é só técnica e passe, há que combinar atributos

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 12, 2025 at 4:49 pm

            Coloca a bola onde poucos conseguem, pensa muito rápido e saca passes de ruptura incríveis. Se isto não é qualidade de passe absurda é o quê? Mil passes sem nexo algum para quem não está nem a 5 metros?

            • Petrol
              Posted Julho 12, 2025 at 6:27 pm

              É muito bom no passe, certo mas e sob pressão? Ele é bom no passe quando tem tempo para pensar. Sob pressão perde a bola facilmente. Kokçu teve problemas com dois treinadores. Não há sequer discussão sobre o seu feitio.

              • Joga_Bonito
                Posted Julho 12, 2025 at 9:11 pm

                Não concordo mas é a tua opinião.
                Quanto ao feitio dele é claro que tem mau feitio, ninguém discute isso.

    • GabCel
      Posted Julho 12, 2025 at 2:49 pm

      Gosto muito dos teus comentários. mas neste não concordo em nada…

      Mesmo que fosse diferenciado como dizes, um indisciplinado como ele, não pode ser mantido no plantel.

      Além disso, já sabíamos que ele nunca passaria disto, por isso vender pelo que nos custou, acaba por não ser mau. Nenhum clube fora da turquia daria este dinheiro por ele. Era de aproveitar enquanto as saudades e bairrismo justificam o dinheiro que ele nunca valeu.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 12, 2025 at 4:46 pm

        A indisciplina é a explicação, mas não faz sentido vendê-lo se não há mais ninguém para o lugar e tendo em conta que Lage estará a prazo.
        Ou virá alguma truta ou Lage vai voltar a jogar numa dupla com Félix a 9.5 e isso faz Kokcu perder espaço.
        No post do Nascimento disse que esse poderia ser comprado (ou aliás recomprado) mas provavelmente não quererá vir se ficar tapado por Félix mais alguma truta e aos 22 anos, depois de uma grande temporada, ir para o Olympiakos é um grande passo. Uma grande temporada lá leva-o ao Nottingham Forrest e à PL. Não creio que quisesse vir para jogar pouco.
        Creio que isto significa que Félix voltaria (o que me agrada muito) talvez por 30 milhões e que Lage vai voltar para uma dupla de avançados.
        Mas terá que ter um miolo forte. Tino, Ausrnes, Barreiro dão qualidade defensiva, mas será preciso qualidade de passe. Acho que vai vir alguma truta…

  • fernando pimentel
    Posted Julho 12, 2025 at 2:13 pm

    Excelente venda, culpa do RPB e RC que o contrataram quando não tinha perfil para o Benfica. Se tivesse ficado, seriam anos a tentar justificar más exibições.

  • Jasomp
    Posted Julho 12, 2025 at 2:26 pm

    Honestamente, aquele típico jogador que não é mau mas também não é nada de mais. Não é jogador para mais que clubes deste nível.

  • Petrol
    Posted Julho 12, 2025 at 2:33 pm

    Em relação ao jogador acho que já está tudo dito. Em relação ao título do VM, acho que não faz sentido quantificar o quanto custou em salários porque caso não estivesse no plantel certamente o Benfica ia pagar a outro jogador para estar no seu lugar. Quanto aos prémios, aí já acho que faça sentido julgar e é um problema que o Benfica tem tido com toda esta rotação no plantel nos anos recentes. Até pode recuperar o investimento em alguns jogadores mas certamente não recupera o valor dos prémios.

  • Veridis Quo
    Posted Julho 12, 2025 at 2:37 pm

    Acho que até teve um rendimento bom, mas esperei que um MVP da Eredivisie (e de uma equipa que ganhou títulos) tivesse um impacto mais positivo na sua equipa. As estatísticas avançadas são positivas, mas é difícil olhar só para isso e ignorar os problemas no seu jogo. A pouca capacidade atlética, a pouca disponibilidade e capacidade defensiva (tanto em pressão alta como a jogar mais baixo) e uma atitude imprópria em inúmeras ocasiões. Fico com um lance contra o AVS este ano onde falha um passe à entrada da área do Benfica e simplesmente vira as costas. Também tinha poucas armas para sair da pressão quando pressionado de costas (sem drible, pouca agilidade, pouco à vontade com o pé esquerdo).
    Esperava-se outra dimensão. Tem qualidade de passe, é uma ameaça de meia distância, mas tudo o resto mostrou-se curto. Olhando a outros médios que andaram pela liga, falta-lhe a capacidade de lidar com a pressão de um Morita (pela agilidade, ambidestria, técnica em espaços curtos) e falta-lhe a disponibilidade sem bola de um Aursnes. E depois falta-lhe ser 30% mais atlético do que é. Entre ele, Gabriel e Taarabt, está um molde físico de médio que não aprecio.
    Jogador que em 2005 seria brilhante, em 2025 é difícil esconder os seus problemas numa equipa que lute por títulos em ligas destas. A Turquia será um bom país para ele, dado a facilidade com que se partem os jogos, a pouca coesão tática e o espaço que se encontra lá.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 12, 2025 at 5:09 pm

      Tudo dito, é um jogador muito forte tecnicamente e com qualidade no passe que foi apreciada no Benfica por ter poucos jogadores com essa qualidade. O único médio do Benfica com qualidade de passe acima da média a meu ver é o Manu neste momento e deverá ser uma incógnita após a lesão. Mas de resto o Kokcu mostrou muito pouco e as suas deficiências físicas e a falta de atitude não foram bem vistas no Benfica. Fez bem o Benfica em despachá-lo mas deveríamos já estar com um substituto contratado e com um jogador com qualidade na saída de bola, quer em passe como em condução já contratado. Eu tentaria o Diogo Nascimento e ainda teria que chegar mais um.

  • Jons Mendi
    Posted Julho 12, 2025 at 2:49 pm

    Vai ser esquecido com facilidade. Mas deixa-nos com um problema = não ha substituto neste moment e a supertaça é já daqui a dias.

    • Petrol
      Posted Julho 12, 2025 at 5:33 pm

      Ou há várias surpresas nos próximos dias ou então o Benfica vai começar uma época em que 2 semanas após o começo vai disputar a supertaça e pouco depois o acesso à liga dos campeões com o plantel muito longe de estar definido.

      • Jons Mendi
        Posted Julho 12, 2025 at 7:36 pm

        Exatamente. Só se houve falar no Felix e no Almada. Dois negócios complicadíssimos em que ambos não são para a posição do Kökçü (espero eu!). Quero acreditar que o substituto do turco é na verdade o substituto do Enzo visto que foi a posição que tentou fazer.

        • Petrol
          Posted Julho 13, 2025 at 10:15 am

          Também espero que a ideia não seja substituir Kokçu com um desses jogadores. É exatamente como dizes, na verdade fica a faltar um substituto do Enzo, coisa que Kokçu nunca foi. Falando em Almada em Félix, espero que não venham os dois porque idealmente pisam os mesmos terrenos. E a vir espero que seja por valores razoáveis e não por quantias como 28M€ por 60% do passe…

  • Antonio Clismo II
    Posted Julho 12, 2025 at 2:51 pm

    O facto do Besiktas estar confortável com o papel de ser o caixote do lixo do Benfica deveria ser melhor investigado.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 12, 2025 at 3:22 pm

    Já vai tarde.

    Pseudo vedeta turca que reinava no tulipão e que se acha melhor do que é na realidade.
    Joga na Seleção turca onde se acha também a última bolacha do pacote esquecendo-se que há dezenas de Kokcus na Turquia e que as verdadeiras estrelas são na realidade o Guler e o Yildiz.

    Ao contrário do jogador que veio substituir vai deixar zero saudades.

    Discutiu com adeptos, com comunicação social, com os dois treinadores que teve.
    Vai certamente discutir com Solsjkaer também porque vai voltar a casa (acha ele) para ser ele e mais 10.

    Qualidade de passe?
    Qualidade de passe tem o Diogo Nascimento mas esse não dá comissões.

    Óptima venda.

    Agora cabe a quem cá está escolher jogadores pelo seu perfil técnico, táctico mas principalmente pelo que eles podem aportar enquanto lideres e enquanto jogadores colectivos.

    O Benfica tem comprado jogadores. Não tem comprado homens. E depois na altura das decisões…

  • Red Scorpius
    Posted Julho 12, 2025 at 3:58 pm

    Um bom jogador, mas não um grande jogador.
    Esperava-se bastante mais de um jogador que foi bastante caro para a nossa realidade.
    Tem qualidade de passe e pontapé fácil, mas também não terá muito mais. Uma morfologia que não o favorece para grandes intensidades e um temperamento pouco racional também mostram que a sua avaliação não foi completa, quando da sua contratação.
    Veremos se consegue evoluir na Turquia ou se ficará a marcar passo.

  • Sloth
    Posted Julho 12, 2025 at 4:06 pm

    Bom jogador técnico, atleta medíocre. Má relação com o clube. Tendo em conta o que custou, foi o negócio possível, obrigado e boa sorte

  • João
    Posted Julho 12, 2025 at 4:53 pm

    Jogador cansado. O maior clube da carreira dele deve ter sido o benfica mesmo. Agora vai sempre a descer

  • Cossery
    Posted Julho 12, 2025 at 6:13 pm

    Esta ideia de que o clube perdeu o que gastou em salários num jogador que foi titular da equipa é um pouco ridículo. Podemos discutir que o salário era alto demais para a qualidade do jogador, mas então o jogador mais caro da história do clube viria jogar para cá dois anos à borla?!?
    O negócio é excelente, tendo em conta que ele não mostrou ser o que custou, apesar de não ser mau jogador. O salário que recebeu foi o que o Benfica justamente despendeu para ter o melhor jogador do campeonato da Holanda ao serviço durante dois anos, não perdeu nada, podia é ter ganho mais, tivesse investido num jogador melhor.

  • BP
    Posted Julho 13, 2025 at 2:29 am

    Pelos vistos serei quase o único, mas esta saída do Kokçu deixa-me muito triste. Um dos jogadores com melhor tomada de decisão que já vi no meu Benfica. A taxa de acerto nas decisões do Kokçu é absurda – porque a montante da decisão está o cérebro e um QI futebolístico excepcional.

    É um 10 clássico do século XX, daquele futebol em que uns só defendiam e outros só atacavam. E portanto, é uma espécie em vias de extinção no futebol actual. Os 10 hoje em dia, ou descem para 8 ou sobem para segundo avançado ou são encostados a uma ala, de pé contrário para virem para o corredor central, o seu habitat mais natural.

    Reconheço também que jogar com Kokçu praticamente implica um sistema táctico com meio-campo a três – 433 ou 352. Acho que Lage percebeu isso quando chegou e que foi também por isso que mudou do 442 para o 433 – queria que Kokçu fosse protagonista e também por isso escolheu um sistema com meio-campo a três, em vez do duplo pivot do Schmidt.

    E sobretudo nesta época de 24/25, a interior esquerdo no 433, Kokçu mostrou toda a sua classe e qualidade. Mesmo para os que do jogo só vêem os números – não percebendo que, para haver assistências e golos, há muita coisa que tem que correr bem a montante -, teriam obrigação de reconhecer um segundo médio (que até descia muitas vezes para primeiro médio, na primeira fase de construção!) que marca quatro golos na Champions, incluindo um golo à Vecchia Signora em Turim…e que no campeonato, acho que acabou com 7G7A…e se contasse também o penúltimo passe (o passe antes da assistência, que na maioria das vezes é o passe que cria o desequilíbrio no adversário), como eu acho que devia contar, os números seriam ainda melhores.

    Valdo, Rui Costa, Pablo Aimar, Orkun Kokçu. Em 45 anos de benfiquismo, só reconheço estes quatro médios centro ofensivos como estando à altura da mítica camisola 10 do Sport Lisboa e Benfica (estou a falar de médios centro ofensivos, não de avançados como o Gaitán a extremo e o Jonas a segundo avançado). Aliás, sendo todos diferentes, naturalmente, há várias qualidades de jogo que o Kokçu partilha com o Valdo, o Rui Costa ou o Aimar: classe e critério com bola; leitura de jogo fenomenal; tomada de decisão excepcional; capacidade técnica superlativa na execução da decisão, seja passe ou remate; capacidade de fazer passes que rasgam blocos e queimam linhas adversárias como faca quente em manteiga (Kokçu no passe põe a bola literalmente onde quer, ao ‘milímetro’, seja a 7 ou a 70 metros); grande remate de meia-distância, no espaço entre-linhas do corredor central (entre médios e defesas adversários); qualidade rara na execução de cantos e livres directos.

    Last but not least, para se perceber tudo o que o Kokçu dá ao jogo, tem que se estar a ver o jogo ao vivo, num lugar relativamente alto, que dê para ter a panorâmica táctica do jogo – a TV não lhe faz justiça, com os seus planos sempre próximos dos jogadores. Vou ter saudades de o ver ao vivo, do meu lugar anual no piso 3 inferior do Estádio da Luz, onde a sua inteligência, o acerto nas decisões, os passes visionários e os golaços de fora da área me encheram as medidas.

    • Non-Flying Dutchman
      Posted Julho 13, 2025 at 9:54 am

      Acho que és mesmo o único a achar isto tudo dele. Se ele fosse tudo isto e ao preço que foi, não sairia certamente para o Besiktas.

      Percebo ainda menos quando o colocas na mesma mesa com Valdo, Rui Costa e Aimar, mas são opiniões, todos temos uma.

      • GabCel
        Posted Julho 13, 2025 at 6:41 pm

        o BP é um Bot da Assessoria de Imprensa do turco…. obviamente está triste porque ficou sem trabalho…

        • BP
          Posted Julho 13, 2025 at 8:50 pm

          😂😂🤣🤣🤣 comédia involuntária digna do antigo SCP: tu é que estás com essa piada em endless loop há quase um ano e eu é que sou um bot??? Oh pá, priceless, Bynia – muito obrigado! 🙏🏼

      • BP
        Posted Julho 13, 2025 at 8:47 pm

        Pois, mas se calhar a explicação para ele ir só para o Besiktas também está no que eu escrevi acima…nomeadamente quando afirmo que jogadores como ele são uma espécie em vias de extinção, que já não há lugar no futebol contemporâneo para um 10 clássico do século XX; e quando reconheço que jogar com Kokçu praticamente implica jogar num sistema com meio-campo a três…não é um jogador de rotação e andamento para jogar no duplo pivot do 343 tão em voga, ou no duplo pivot de um 442 clássico ou de um 4231.

        Portanto, é um jogador muito específico, que só rende o seu máximo no 433 ou 352. Um pouco como jogar com o Félix praticamente implica jogar em 442 com um nove e meio…

        Acho que é muito por aí.

    • Pablo2
      Posted Julho 14, 2025 at 6:18 am

      comentário a roçar a alucinações. Então ate a tv de culpa da injustiça que andam a fazer com o mago turco…

    • Lickass
      Posted Julho 14, 2025 at 8:57 am

      Tens o 442 losango, para mim o sistema ideal para ele. Assim tem 3 médios a cobrir-lhe as costas para poder andar a passear em campo e marcar com os olhos e ainda tem 2 avançados para fazer esses passes milagrosos que mais ninguém no mundo faz. E esqueceste o Roger ou o Zahovic.

  • sinamanaopoegolle
    Posted Julho 13, 2025 at 7:25 am

    Quanto à capacidade técnica, o julgamento é unânime. Quanto à personagem, é claro que não faz falta ao campeonato. Julga-se maior que a equipa e que o campeonato. Foi patético quando refilou por não ter sido escolhido melhor médio do campeonato. Qual o jogador que liga a essas coisas? Deveria refilar por não ter ganho os principais títulos.

  • dgenio
    Posted Julho 13, 2025 at 8:57 am

    Kökçü sai como entrou: com muito hype, poucas certezas e uma conta bancária bem recheada. Foi o reforço mais caro da história do clube… e também o mais mal aproveitado?

    Entre episódios de indisciplina, posicionamentos estranhos e a já clássica falta de ideias no meio-campo, fica a dúvida: falhou o jogador, o contexto tático ou a estrutura?

    Recuperar o investimento é positivo, mas perder dois anos, milhões em salários e ainda estar sem sucessor direto é sintomático do planeamento a curto prazo que se tornou regra na Luz.

    Agora é esperar para ver se o substituto virá da prospeção… ou mais uma vez de um catálogo qualquer com selo Jorge Mendes™.

  • ACT7
    Posted Julho 13, 2025 at 9:10 am

    Depois do que se passou é natural ir embora.
    O Benfica com a saída do turco e do Di Maria aliviou a folha salarial, mas vai perder também o Carreras. Olhando para o atual plantel, a 15 dias da supertaça, Temos um plantel de ir às lágrimas.
    Não temos lateral direito, o meio campo é de rir e só temos um PL. Ou seja lacunas graves em todos os setores. A 15 dias do início da época estamos piores que nunca e só estamos a insistir no Félix e no Almada.

  • Mantorras
    Posted Julho 14, 2025 at 10:16 am

    Sempre gostei dele, porque gosto de jogadores inteligentes e que sabem o que fazem a bola, mas ficou sempre longe de encantar, longe de ser um medio completo, e hoje em dia, um medio centro que nao seja minimamente completo esta condenado a nunca passar de um jogador jeitoso. Desaparecia quando o jogo subia muito de intensidade, porque tinha muitas dificuldades em lidar com a pressao, e isso nao é de craque, e aparecia quando os jogos partiam, onde sabia usar o passe para acelerar o jogo de forma criteriosa. Tinha excelente meia distancia, batia muito bem faltas, mas durante muito tempo foi sempre Di Maria a bater tudo, o que lhe retirou tambem essa possibilidade de brilhar. Nunca me pareceu “a gosto” ou realmente feliz na luz, e espero que o seja na Turquia. Teve demasiadas atitudes de vedeta para o que mostrou, e a saida acaba por ser uma boa solucao para todos. Que Rui Costa meta os olhos nisto e se ponha a andar tambem.

Deixa um comentário