Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Luís Castro deixa Vitória e assume Shakhtar

Quem deve ser o substituto? Pepa e Ivo Vieira são os melhores colocados. Já Castro passa de em Dezembro ter estado com pé e meio numa das piores equipas do Championship para em Junho assumir um conjunto de Liga dos Campeões. No entanto suceder a Fonseca, que realizou um trajecto notável, com 7 títulos em apenas 3 anos, não é propriamente uma missão fácil (terá de lidar com as comparações, e certeza que no máximo só conseguirá fazer igual ao nível de troféus). 

Luís Castro é oficialmente o sucessor de Paulo Fonseca no comando técnico do Shakhtar Donetsk. O treinador, de 57 anos, que assinou até 2021, deixa assim o Vit. Guimarães, depois de uma época onde alcançou o 5.º lugar no campeonato. Os vimaranenses vão receber uma indemnização que rondará o milhão de euros, já que Castro ainda tinha contrato.

67 Comentários

  • Daniel Alves
    Posted Junho 12, 2019 at 7:04 pm

    Como diz o VM, é um salto enorme para quem esteve quase a ir para o Championship, e para uma das equipas piores.
    O perigo de assinar por equipas que já dominam o seu campeonato é que não há muito melhor que possa fazer. Caso vença as competições internas, não fará melhor que o antecessor, caso as perca, vai ser visto como um passo atrás. Portanto, será avaliado pela forma como as vencer. Há ainda o facto de as equipas dele demorarem a começar a carburar, o que num campeonato bipolar como o ucraniano, pode ser fatal para o título.

  • T. Pinto13
    Posted Junho 12, 2019 at 6:30 pm

    Setien também foi apontado e pensei que fosse sobre ele que recaísse a aposta do Shakhtar.
    É algo surpreendente que depois desta época em que o futebol do VSC nunca encantou que seja LC o escolhido. Espero que faça um bom trabalho pela Ucrânia e que aproveite esta oportunidade única.
    Quanto ao VSC continua mergulhado no caos, talvez seja Ivo Viera o próximo treinador.

  • PauloDybala1O
    Posted Junho 12, 2019 at 4:50 pm

    Ivo Vieira !

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 12, 2019 at 4:17 pm

    Enorme salto para LC. Vai direto para o melhor clube da Ucrânia, com mais dinheiro, melhores jogadores, campeão e com um legado português, algo que poderá suavizar a transição. Vai jogar Champions, vai lutar por títulos e não vai ter, de todo, a instabilidade do Vitória.

    É um projeto tão forte que nem o facto de andarem sediados em Kiev e a jogar em Kharkiv lhes tira força e qualidade.

    Se merecia? Não sei, a época em Guimarães foi fraca, mais pelo futebol apresentado que pelos resultados em si, mas talvez esta segunda época fosse a de afirmação. No entanto, também tinha a possibilidade de se queimar e, digamos, que queimar-se no Vitória ou no Shakhtar tem um impacto muito diferente na sua carreira.

    Expectante para ver o que vai acontecer por terras ucranianas.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 12, 2019 at 3:57 pm

    Já se falava nesta mudança há uns dias.

    Acho que é boa para todas as partes envolvidas.

    Para Luis Castro é um passo gigante para mostrar o seu trabalho.
    Vai estar na Champions, e vai para uma liga onde a probabilidade de somar troféus é enorme já que a única concorrência é do Dinamo Kiev que não está ao mesmo nível.

    Para o Vitória também é uma boa notícia.
    Luis Castro nunca convenceu, o clube está em processo eleitoral e assim cada candidato poderá escolher o seu técnico em função do projecto desportivo e ainda ganha dinheiro com isso.

    Quanto a reforços em Portugal, já li aqui coisas que não fazem qualquer sentido.

    O Shakthar é um clube de Champions mas que joga numa liga infelizmente marcada por vários conflitos geo-politicos.
    Não é neste momento um destino de eleição para ninguém.
    O número de estrangeiros caiu a pique na liga ucraniana.

    Para além do mais não pude deixar de sorrir com alguns nomes apontados…o Shakthar não é propriamente o Cova da Piedade…basta ver que têm o core da Selecção da Ucrânia que neste momento lidera o nosso grupo.

    • João Ribeiro
      Posted Junho 12, 2019 at 4:11 pm

      As eleições são a 20 de julho, 5 dias antes do 1º jogo oficial para a Liga Europa… Ficaria extremamente preocupado se até então ainda não houver treinador em Guimarães.

      • Flavio Trindade
        Posted Junho 12, 2019 at 6:29 pm

        João e Reaper,

        Obrigado pela nota.
        Pensei mesmo que seriam mais cedo.

        É uma data que não abona nada o Vitória, na preparação da época.

        Mas um presidente demissionário estar a escolher o treinador também não me parece satisfatório.

        Dependendo dos candidatos talvez seja possível chegar a uma solução de compromisso

        • Reaper
          Posted Junho 12, 2019 at 8:59 pm

          Eu concordo com o que dizes, e um consenso talvez fosse o melhor, mas é muito pouco usual isso acontecer num ato eleitoral e no VSC muito menos.

    • Reaper
      Posted Junho 12, 2019 at 4:07 pm

      Eu duvido muito dessa do “Cada candidato poderá escolher o seu técnico em função do projeto”. Apesar do ato eleitoral, as eleições são 5 dias antes do 1º jogo europeu, a época começa dia 24 de Junho, não se pode estar à espera do ato eleitoral para arranjar um treinador, e duvido muito que alguém queira estar a prazo.

  • BrunoFernandes14
    Posted Junho 12, 2019 at 3:18 pm

    Lema interessante o do Shakhtar, desconhecia!
    Em relação a Luís Castro vai ter um teste de fogo, muito devido às inevitáveis comparações com o seu antecessor. Acredito que irá fazer um bom trabalho, pois o Shakhtar é um clube extremamente organizado, embora ache que não irá superar os feitos de Paulo Fonseca.

  • Pedro Salgado
    Posted Junho 12, 2019 at 3:15 pm

    Excelente decisão de Luís Castro. A sua carreira ganha novo fôlego e após uma época decepcionante nada melhor que abraçar um projecto vitorioso, onde de certeza ganhará títulos e manterá intacta a aura de extraordinário treinador – o que acabaria por perder em Guimarães – e quiçá no futuro ser uma opção para um “grande”.
    Quanto ao Vitória, é mais um “pedregulho” na preparação da próxima época, já de si extremamente difícil atendendo ao período eleitoral que vive. A questão é perceber qual a opção a tomar sabendo esta direcção que no dia 20 de julho já não está em funções. A minha opção seria sempre por um treinador experiente, com um passado com títulos e que tivesse passagem por grandes clubes. Alguém por aqui falou no Jesualdo, não é um treinador da moda, mas parece-me reunir as qualidades que defendo para liderar o Vitória. Agora “misters” que só treinaram clubes de meio da tabela e que se deslumbram por liderarem um clube com muita gente no estádio tenho dúvidas que serviam para um cargo.

  • Eagle1991
    Posted Junho 12, 2019 at 3:11 pm

    Luís Castro tem aqui a oportunidade de uma vida. Equipa que está na champions e tem a hegemonia do futebol Ucraniano. Vai sofrer com as comparações com Paulo Fonseca e dificilmente conseguirá fazer melhor que o antecessor. Depois de uma época muito aquém em guimarães espero que seja mais um treinador Portugues a dar cartas no estrangeiro embora sinceramente esteja algo pessimista. Do ponto de vista do Vitória é super negativo pois a direção demissionária terá de encontrar treinador à pressa dado que o início da pré época tão está assim tão longe. Ivo Vieira é para mim sem sombra de dúvidas a escolha mais óbvia.

  • Foi no ano 21
    Posted Junho 12, 2019 at 2:52 pm

    Na minha opinião é uma péssima noticia para o Vitória de Guimarães…
    Se por natureza já é um clube instável devido à pressão dos adeptos, que não raras vezes já estão a assobiar a equipa na primeira parte e ainda com 0-0, imaginem um plantel que começa a trabalhar em Julho sem equipa directiva definida e com um novo treinador e plantel (serão várias as saídas).
    Contudo, pode não ser tudo mau, e um bom início de Liga Europa pode dar uma certa folga anímica ao plantel.
    Pena porque faz falta um Vitória forte ao nosso campeonato…

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 12, 2019 at 2:39 pm

    Não seria mal pensado o Luís Castro levar o Rui Pires e o Alex Pinto por empréstimo para o Shaktar.

    Poderiam evoluir bastante a um nível de Liga dos Campeões e de certeza que entrariam no XI

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 12, 2019 at 2:39 pm

    Um salto muito interessante e justo para Luís Castro. Tem feito excelentes trabalhos em Portugal, tem uma postura admirável e é um nome consensual no futebol português. Saltar do Vitória para um clube tricampeão e habitualmente presente na Champions é significativo. Terá de lidar com as comparações e com um Dínamo que está em crescendo, sendo que em termos financeiros e de projecção vale claramente o risco. Fez aqui o contrato da sua vida certamente e agora pode mostrar à Europa se tem unhas para estas andanças. Veremos se pesca em Portugal.

    Quanto ao Vitória, será um defeso terrível com mudança de presidente e treinador. Está um projecto novo em causa. Acredito que o escolhido será o Ivo Vieira, pois o Pepa penso que está interessado em fazer uma pausa para crescer enquanto treinador lá fora.

  • Xyeh
    Posted Junho 12, 2019 at 2:27 pm

    Fico contente pelo Luís Castro, é daqueles treinadores que gosto muito a nível de discurso e ideias de jogo, penso que com os recursos do Shaktar vai poder preparar uma equipa como pretende e mostrar todo o seu valor como treinador.

  • Futbolero
    Posted Junho 12, 2019 at 2:25 pm

    Penso que é um passo maior do que a perna, mas estas propostas não se rejeitam e desejo as maiores felicidades ao Luís nesta aventura por terras ucranianas. Quanto ao seu sucessor, espero que seja Ivo Vieira. Merece jogar a Europa pelo que fez no Moreirense e é um homem que tem uma proposta de jogo extremamente interessante, o que iria permitir dar continuidade ao que LC vinha fazendo.

  • AngeloGJ
    Posted Junho 12, 2019 at 2:05 pm

    Este sera verdadeiramente um teste de fogo para Luis Castro, a epoca no Vitoria de Guimaraes nao foi maravilhosa, nao tinha assim um plantel tao bom(como muitos queriam fazer passar), varios jogadores limitados tecnicamente e pouco inteligentes que nao conseguiam absorver as ideias do treinador, agora no Shaktar encontra um contexto onde é claramente o PSG da Ucrania e que vai ter de mostrar trabalho e nao apenas potencial, e juntamente com Luis Castro devem rumar alguns jogadores consigo, acredito que o Toze, Sacko e o Osorio e/ou Pedro Henrique possam rumar ao Shaktar tambem.

    Quanto ao Vitoria, a escolha mais acertada seria apostar no Ivo Vieira (fala-se que o Mario Silva ex-treinador dos sub19 do FCP ira ser seu adjunto), um treinador que tem mostrado trabalho e capacidade de fazer render e evoluir os jogadores que lhe passam pelas maos, rumando ao Vitoria acredito que leve consigo jogadores como Arsenio, Neto e Jonathan do Moreirense, e penso que seria muito mais entusiasmante ver o Ivo Veira em Guimaraes do que o Pepa (que tambem tem qualidade mas a forma como a ultima epoca correu ao Tondela fez diminuir a idoneadade dele para assumir uma equipa como o Vitoria)

    Penso que para o ano os treinadores na primeira liga serao:

    Benfica – Bruno Lage
    FCP – Sergio Conceicao
    Sporting – Marcel Keizer
    Sporting de Braga – Abel
    Rio Ave – Carlos Carvalhal
    Vitoria Sport Clube – Ivo Vieira
    Belenenses SAD – Silas
    Boavista – Lito Vidigal
    Maritimo – Nuno Manta
    Portimonense – Folha
    Santa Clara – Joao Henriques
    Desportivo de Aves – Augusto Inacio
    Vitoria de Setual – Sandro
    Tondela – ?
    Moreirense – ?
    GIL VICENTE – Vitor Oliveira
    Pacos de Ferreira – ?
    Famalicao – Carlos Pinto

    Olhando para esta lista, fico cada vez mais convencido que ha ali aliens que nao deveriam estar na Primeira Liga e que o campeonato deveria ser reduzido o mais rapido possivel para 14 equipas de forma a canalizar a qualidade e competitividade, mas de uma coisa estou quase certo, a epoca 19/20 o futebol jogado vai ser bastante melhor ha aqui varias equipas que vao benefeciar do rebolico esperado no mercado, varios treinadores com ideias de jogo positivas e muitas equipas que vao receber os jovens oriundos dos grandes e ate de outras equipas europeias, estou muito curioso para ver o que a Liga Portugesa 19/20 vai trazer, a cereja no topo do bolo seria a FPF tomar conta da primeira liga, fazer o necessario para que haja qualidade na arbitragem e punir severamente os clubes que andarem ai a causar polemicas desnecessarias que apenas envorganham o futebol portugues, o pais e a percepcao estrangeira da cultura futebolistica.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 12, 2019 at 2:50 pm

      Não auguro um bom campeonato ao Portimonense nem ao Vit. de Setúbal.

      O facto do Augusto Inácio ainda ter espaço na Primeira Divisão diz tudo sobre o nível desta competição…

      Se os clubes não apostam na formação e não conseguem ter modelos sustentáveis, então que se reduza o número de equipas para 16 ou 14.

      Está visto que ter 18 equipas na Primeira Liga não serve para nada.

      • AngeloGJ
        Posted Junho 12, 2019 at 3:18 pm

        Ate agora o Portimonense nao perdeu ninguem de importante, ja contratou alguns jogadores interessantes para a proxima epoca, e deve receber alguns excendentarios dos grandes e apostar no mercado, o Folha nao é o Guardiola mas tambem nao é o Manuel Machado, acho que o Portimonense consegue ficar entre os 12 primeiros com alguma facilidade.

        Quanto ao Setubal, concordo, tenho comigo que vao descer (ja deveriam) a nao ser que alguem com muito poder decida investir no clube asserio, os grandes ja so podem emprestar 1 jogador por equipa entao vejo o Setubal com dificuldades em formar um bom plantel.

        Em relacao ao Augusto Inacio, lol, ele ate nao é mau treinador, o pessoal bate sempre nele e diz que ja nao é para este nivel mas verdade é que ate tem feito trabalhos bons nos clubes que passou, conseguiu manter o Aves na primeira e montou ali 343 muito interessante.

        Aposta na formacao nao sera feita da noite para o dia, mas acho que cada vez mais clubes o farao e ate teem feito, mas ha uma coisa que eu ainda nao entendi, o pessoal quer aposta na formacao ou aposta em jogadores jovens? se o Rio Ave for buscar 2 brasileiros de 17 anos, 1 sueco de 16 anos, 1 gabones de 18 (que joga na equipa principal do Moscavidade desde os 15), 2 franceses de 17 e um argelino de 17 anos(vindo do Arsenal), é considerado por vos aposta na formacao? ou aposta na formacao é apostar em jogadores portugueses, de Portugal, que cheguem ao clube entre os 12 e os 16, e que sejam aposta na primeira equipa logo que comecar a mostrar ter qualidade? Sera que se o Benfica contratar 5 brasileiros com 16 anos e com 19 anos apostar neles na primeira equipa, sera considerado de aposta na formacao ?

    • AngeloGJ
      Posted Junho 12, 2019 at 2:43 pm

      Joao e Kacal, obrigado pelos inputs, penso que as equipas que descem na epoca 19/20 serao:

      Tondela, Setubal e Pacos ou Moreirense ou Famalicao(1 destes 3), olhando para os planteis atuais e aquilo que se fala e se sabe de cada equipa penso que estas sao as equipas mais fracas

    • João Ribeiro
      Posted Junho 12, 2019 at 2:19 pm

      Ah, e o do Famalicão não é o Carlos Pinto, mas sim o João Pedro Sousa, ex-adjunto do Marco Silva.

    • Kacal
      Posted Junho 12, 2019 at 2:17 pm

      O Moreirense e o Paços já têm treinador. Só falta o Tondela. O novo treinador do Moreirense é o Vítor Campelos e do Paços é Filipe Rocha (mais conhecido por Filó) que treinava o Sporting Covilhã na época que terminou.

    • João Ribeiro
      Posted Junho 12, 2019 at 2:12 pm

      Onde viu isso do Mário Silva?

      O Moreirense já contratou o Vítor Campelos e o Paços o Filó.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 12, 2019 at 2:04 pm

    Isto mostra que o treinador português está muito cotado, o Luís Castro nem se estava a destacar no Vitória, o Shakthar tinha certamente melhores opções. Para o Vitória, Parece-me óbvio que a escolha será o Ivo Vieira e acho que vai fazer um trabalho muito bom.

  • Baia_99
    Posted Junho 12, 2019 at 2:03 pm

    Momento certo para dar o ‘salto’! Não acredito que mais uma época em Guimarães (em que não passará do 5 lugar desta) o fôsse valorizar mais, logo tendo a oportunidade de Jogar a Champions e Ganhar títulos, a escolha é obvia!

    Acho que fará um bom trabalho (tem bom plantel, ele é um bom treinador, com un futebol positivo que entusiasma jogadores e adeptos)!

    Quanto ao substituto em Guimarães, acho este um lugar de risco (por o objectivo ser o 5 lugar e mesmo alcançando ficam atrás do Braga o que causa sempre desagrado! E por não haver direcção – nem digo presidente, não é mesmo uma direcção que o clube queira seguir) e por isso espero que o meu conterrâneo Ivo Vieira não aceite se fôr convidado! Ainda para mais fecha a porta ao Braga onde sim acredito que poderia fazer um bom trabalho.
    Logo ‘sobram’ Pepa, Petit e Daniel Ramos dos de ‘Primeira liga’ e alguns que podiam ser ‘apostas’ como Rui Faria, Pedro Emanuel ou Caixinha.
    Se tiverem um novo presidente com visão iam buscar Jesualdo Ferreira e davam-lhe liberdade para ser manager de todo o Futebol! Ai sim seria um Vitória com Direcção!

    • AngeloGJ
      Posted Junho 12, 2019 at 2:30 pm

      Jesual Ferreira como presidente? Hum, seria estranho ver um treinador que ainda tem muito para acrescentar no treino a dedicar-se a presidencia de um clube, e acho que os estatutos do Vitoria nem sequer permitem que um nao socio (a nao ser que o Jesualdo seja socio nao sei) seja presidente, o Prof.Jesualdo nao seria mal pensado é para treinar o Vitoria, se lhe dessem ovos de qualidade certamente que muitos seriam potenciados, para presidente penso que o Vitoria deveria passar para as maos de um magnata, nao um sheik Arabe (os arabes dificilmente teriam vontade em vir investir dinheiro em Portugal) alguem diferente

      • Baia_99
        Posted Junho 12, 2019 at 3:19 pm

        Lê melhor antes de comentar sff.
        Mas pelo menos estamos de acordo, JF presidente seria uma barbaridade!

  • josediogo
    Posted Junho 12, 2019 at 1:28 pm

    Cada vez mais treinadores portugueses no estrangeiro em clubes de relevo.
    Importante este reconhecimento da figura de imagem do treinador português na sua generalidade.

  • mcthespecialone
    Posted Junho 12, 2019 at 1:27 pm

    É um super-projeto para o Luís Castro. Chega a uma equipa que joga sob uma filosofia semelhante à sua e onde pode colecionar muitos títulos para o currículo. Além disso, vai poder disputar Champions.

    Uma experiência que pode servir de trampolim para uma das Big5 como aconteceu com o Paulo Fonseca porque imagino que o LC não tenha sucesso no Shakthar. Têm uma equipa recheada de craques (May on, Taison, Marlos, Kovalenko e até o Lendário Pyatov) e o Dinamo Kiev ainda parece-me estar bem atrás em termos de qualidade.

    Agora a dúvida é perceber se LC pesca em Portugal? Pelo menos, o recrutamento de Brasileiros é garantido. Não me admiraria se Raphinha começásse a ser apontado aos Shakthar Donetsk.

    • AngeloGJ
      Posted Junho 12, 2019 at 2:11 pm

      O Raphinha do Sporting?

      • mcthespecialone
        Posted Junho 12, 2019 at 2:18 pm

        Esse mesmo.

        • AngeloGJ
          Posted Junho 12, 2019 at 2:48 pm

          Nao acredito que o Sporting venda um jogador pelo qual pagou 7M neste momento, nao acho que o Raphinha se vai tornar num fora de serie mas pode vir a tornar-se num jogador interessante e importante na equipa, porque nao o Otavio do FCP no Shaktar? O FCP certamente pediria 20M por ele, mas acho que bem negociado poderia sair por menos 14M + 6M em objectivos

          • mcthespecialone
            Posted Junho 12, 2019 at 3:50 pm

            Também não acredito que o Sporting o venda. Aliás, seria um erro. O Raphinha ainda tem muito para evoluir no Sporting. Quanto ao Otávio, é outra hipótese. Tenho dúvidas é até que ponto o Porto quer vender o Otávio confirmando-se que o Brahimi e Hernâni vão sair.

    • mcthespecialone
      Posted Junho 12, 2019 at 1:37 pm

      *não imagino

  • Messi 1906
    Posted Junho 12, 2019 at 1:25 pm

    Saída pela porta pequena. Temporada de expectativas altas, nem tanto do ponto de vista do sucesso desportivo objetivo, mas sim pela possibilidade de se ver um Vitória com outro tipo de identidade e futebol. O currículo de Luís Castro apontava para essa forte possibilidade, mas, na verdade, várias foram as exibições que desiludiram, e poucos foram os jogadores potenciados para outro patamar.

    Posto isto, uma temporada de menor sucesso não retira as qualidade a Luís Castro, que tanto no Chaves como no Rio Ave, foi dos melhores treinadores da liga. Porém, quando assumiu um projecto de maior pressão, falhou. Além disso, vai para um clube onde está praticamente obrigado a ser campeão, e, a juntar a isto tudo, vai apanhar uma herança pesada de Paulo Fonseca. Veremos qual a será a reação do treinador luso a esta passagem para outro nível: teoricamente tem as ideias para triunfar em clubes que queiram vencer títulos, mas é igualmente verdade que a sua experiência a este nível é nula.

    Pela excelente postura que tem enquanto profissional e discurso lúcido que apresenta, desejo-lhe todo o sucesso.

  • João Ribeiro
    Posted Junho 12, 2019 at 1:20 pm

    Notícia muito preocupante para a época do Vitória. Se é verdade que Luís Castro não deslumbrou, também não deixa de ser verdade que a sua continuidade, numa época que começa oficialmente em julho, era muito importante para o sucesso da mesma. Vem novo treinador, o que vai obrigar a uma adaptação brusca a novos métodos para entrar bem na época, e uma má entrada na época pode ser quase fatal. A época de 2015/2016 foi mais que provas disto mesmo…

  • André Dias
    Posted Junho 12, 2019 at 1:19 pm

    Já tinha ouvido o rumor mas custou-me a acreditar. Embora ache Luís Castro um bom treinador que sempre fez trabalhos de qualidade, não considero que tenha feito mais que o serviço mínimo no VSC. É estranho dar o salto para um clube como o Shakhtar. Mas sendo assim, que seja tão feliz na Ucrânia como foi Paulo Fonseca. Vai para um clube que lhe permite acumular títulos, disputar a Champions e treinar vários jogadores talentosos. Óptimo passo na carreira.

    Para o VSC aposto que a escolha será Ivo Vieira.

    • Explorador do Submundo
      Posted Junho 12, 2019 at 2:31 pm

      O Shakhtar agora só quer treinadores Portugueses,ou melhor, que falem Português , o que tendo em conta a qualidade dos treinadores Brasileiros e suas recentes estadias no futebol Europeu, reduzindo virtualmente o seu espaço de escolha para treinadores Portugueses.

      É o modelo do Shakhtar, contratar jovens Brasileiros, potenciar e vender.

      Alías mesmo quando o Lucescu ainda estava lá o Miguel Cardoso já trabalhava lá como Coordenador de Formação,Treinador da Equipa B/Adjunto da equipa A, se ele tivesse ficado mais um ano no Rio Ave e somado outra boa época provavelmente estaria de volta á Ucrânia(além do Luis Gonçalves que também esteve lá bem ainda bem antes do Miguel Cardoso no papel de diretor/chefe de scouting antes de voltar ao Porto)

      O Luis Castro pelo seu trabalho de sucesso e experiência na formação e acompanhamento de jogadores, conexão direta com Paulo Fonseca/Luis Gonçalves(trabalhou com eles no Porto, provavelmente foi recomendado) e complementado pelos resultados de futebol Português – Um 7º lugar no Rio Ave quando assumiu a equipa a meio(estavam em 12º e em queda livre) ; 6º lugar no Chaves(com um joguinho pelo meio bem controverso contra o Rio Ave que os podia ter lançado para o 5º lugar), sendo que na época seguinte, ou seja, esta desceram de divisão e finalmente um 5º lugar no Guimarães sem um ponta de Lança de qualidade…

      Acho que vai encaixar bem lá

      • André Dias
        Posted Junho 12, 2019 at 5:59 pm

        Eu compreendo a contratação de Luís Castro. Tem o perfil que eles procuram e qualidade suficiente para treinar a equipa principal, não é isso que está em questão. Só estranho a sua contratação porque não é um treinador exactamente experiente em clubes com pressão elevada e o Shakhtar é clube de Champions. Paulo Fonseca já tinha mais bagagem quando chegou à Ucrânia e mesmo assim nunca foi unânime junto dos adeptos. Luís Castro não terá uma tarefa fácil em mãos, até porque os seus antecessores deixaram a fasquia elevada.

    • offtopicguy93
      Posted Junho 12, 2019 at 1:35 pm

      André mais estranho era se contratassem um ex-jogador sem o mínimo de experiência a treinar um clube… isso sim era estranho! O luis castro tem uma carreira enorme na formação do Porto, e sempre o achei um treinador com umas ideias muito boas! Pena este ultimo ano ter ficado aquém das expectativas a nivel de futebol jogado… contudo ficou em 5º e cumpriu!

      Ainda mais preocupante é associarem o Pepa a este cargo, mas pronto!

      • André Dias
        Posted Junho 12, 2019 at 1:45 pm

        Paulo Fonseca tinha mais currículo que Luís Castro quando chegou ao Shakhtar e na Ucrânia fez um excelente trabalho. Mesmo assim nunca se livrou das comparações com Mircea Lucescu. Por isso sim, acho estranho terem escolhido LC, acho uma aposta arriscada por parte do conjunto de Donetsk.

        • FrancisMelo
          Posted Junho 12, 2019 at 3:19 pm

          Luís Castro já há uns anos esteve na iminência de ir para a Ucrânia para liderar o departamento de formação quando ainda lá estava o Luís Gonçalves que está no Porto agora. Por isso não é um desconhecido da parte deles, é o estilo de jogo não varia muito para o estilo de jogo do PF o que pode ajudar também à escolha.

          • André Dias
            Posted Junho 12, 2019 at 5:51 pm

            Liderar o departamento de formação e assumir controlo da equipa principal são funções bastante diferentes. Eu reconheço qualidade a Luís Castro mas vamos ver se uma mudança para o Shakhtar não é um passo maior que a perna.

        • offtopicguy93
          Posted Junho 12, 2019 at 2:22 pm

          Arriscada também concordo, estranha já depende do ponto de vista de cada um!

          Bem haja!

  • Joao X
    Posted Junho 12, 2019 at 1:19 pm

    Excelente passo na carreira do Luís Castro.
    Ivo Vieira seria a melhor opção.

  • offtopicguy93
    Posted Junho 12, 2019 at 1:19 pm

    Excelente movimento! Shakhtar agora vai de tuga em tuga! Não me admirava nada se o clube ucraniano viesse reforçar-se em portugal…

    Bem haja!

  • Dona Dolores
    Posted Junho 12, 2019 at 1:19 pm

    Passar de cavalo para burro

    • Tsubasa
      Posted Junho 12, 2019 at 2:20 pm

      Se era isso erro meu, mas a forma como foi escrito permite os 2 tipos de interpretação

    • Tsubasa
      Posted Junho 12, 2019 at 1:36 pm

      Passar de cavalo para burro?

      O Shaktar é neste momento o melhor clube da Ucrânia, e historicamente é o 2o melhor de sempre… É ainda um clube que todos os anos joga a Champions e tem orçamento suficiente para poder todos os anos lutar pela 2a divisão Europeia (Liga Europa), caso seja eliminado da Champions

      A nível de apoio e adeptos o Shaktar também é superior ao Guimarães, tendo um base de adeptos muito superior

      Gostava de saber uma única coisa em que o Guimarães é superior ao Shaktar, é que eu não encontro, vá pronto em Donetsk faz mais frio que em Guimarães mas para mim isso nem é vantagem, pois gosto mais do frio que do calor, mas pronto vá se o Luis Castro gostar mais de calor então ficou a perder..

      • João Ribeiro
        Posted Junho 12, 2019 at 2:15 pm

        A nível de apoio dos adeptos o Shakhtar em Kiev tem tantos adeptos como a União de Leiria tinha… Basta ver a reportagem da federação com o Paulo Fonseca onde o próprio diz que é dificílimo motivar os seus jogadores com 300, 400 pessoas nas bancadas. O caso apenas muda de figura quando recebem gigantes para a Champions, e duvido que as pessoas vão ao estádio ver o Shakhtar nesses jogos.

        Ainda assim concordo, é um enorme upgrade passar do Vitória para o Shakhtar.

      • Nunop
        Posted Junho 12, 2019 at 1:53 pm

        Ele ta a dizer que o Shaktar é que passou de cavalo para burro ao perder o PF e entrar o Luis Castro ?‍♂️?‍♂️?‍♂️

      • Drubal
        Posted Junho 12, 2019 at 1:53 pm

        Segundo percebi referia-se a escolha do shaktar ou seja passar de fonseca para castro.

      • LevonAronian
        Posted Junho 12, 2019 at 1:47 pm

        Acho que a passagem de cavalo para burro era do Shaktar em relação ao treinador

      • E o que temos
        Posted Junho 12, 2019 at 1:45 pm

        Provavelmente é mais um adepto do vitória sem noção da realidade. Pensam que o clube deles está na 2 linha europeia quando nem a arranhar a 4/5 linha europeia andam.

      • GuGu
        Posted Junho 12, 2019 at 1:45 pm

        Pela minha interpretação, o user não se estava a referir aos clubes mas aos treinadores, neste caso, Paulo Fonseca e Luís Castro.

      • Dca
        Posted Junho 12, 2019 at 1:45 pm

        Tenho ideia que ele estava a falar entre Paulo Fonseca e Luis Castro..

      • Khal Drogo
        Posted Junho 12, 2019 at 1:42 pm

        Posso estar enganado, mas penso que na frase da Dona Dolores, o “cavalo” é o Paulo Fonseca e o “burro” é o Luís Castro…

    • Tsubasa
      Posted Junho 12, 2019 at 1:31 pm

      Passar de cavalo para burro?

      O Shaktar neste momento é o melhor clube da

Deixa um comentário