Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Mais um médio japonês no Gil Vicente

Para repetir o impacto de Fujimoto? Os clubes portugueses perceberam que os nipónicos acrescentam técnica e qualidade à nossa Liga e agora estão a insistir nesta fórmula.

Mizuki Arai é o mais novo reforço do Gil Vicente. O médio japonês, de 25 anos, chega a Barcelos por empréstimo do Tokyo Verdy. Arai, que já tinha jogado na Europa ao serviço dos austríacos do Horn, junta-se assim a Fujimoto nos elementos nipónicos ao serviço do conjunto de Ivo Vieira.

21 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 29, 2022 at 12:14 pm

    Finalmente começa-se a perceber o que já tenho dito. O Japão vai ser um mini-Brasil dos anos 90: jogadores talentosos, baratos e com muita vontade de se afirmar.
    Penso é haver certo desprezo por este mercado, porque não tem “nome histórico”. Além disso a baixa estatura destes jogadores condiciona a aposta neles.
    Espero que esta viragem traga mais magia ao futebol português, nos últimos tempos há demasiado foco numa posse de bola chata ou em transições rápidas sem grande recorte técnico.

    • coach407
      Posted Julho 29, 2022 at 1:30 pm

      É muito diferente porque o mercado brasileiro realmente tem jogadores com o perfil físico necessário para chegar ao topo do futebol mundial.

      O Japão inteiro tem quantos jogadores no topo do futebol mundial? Tem o Tomiyasu no Arsenal, adoro o Kamada do Frankfurt, o Minamino no Mónaco… e agora? Provavelmente o seguinte é o Junya Ito que fez uma grande época no Genk, mas já começa a ser forçado falar em top mundial…

      Estou a falar da geração atual do Japão que está longe de ser uma seleção de topo mundial. Não estou a falar do passado.

      Mesmo em relação ao futuro, quem é que o Japão tem assim de tão brilhante que permita dizer “olha o Japão está a crescer muito”?

      Vou resumir: tens 1 jogador que é o Kubo. Depois o nível dos jogadores sub-21 do Japão desce IMENSO. Na Europa o nome maior a seguir provavelmente é o Koki Saito que vem de uma época interessante na 2ª divisão da Bélgica e agora foi emprestado a uma equipa que luta para não descer na Holanda.

      É isto… uma pobreza. Não estou a falar de sub-18, aí seria normal, mas estou a falar de sub-21. Com idade sub-21 a maioria dos jogadores de topo mundial já estavam, no mínimo, no patamar do Kubo. Se calhar o nº 3 do Japão na Europa em sub-21 se calhar até é o Kokubo do Benfica… Quem é o Kokubo? Ninguém…

      Não dá para comparar o mercado brasileiro com o Japão.

      • DICAS
        Posted Julho 30, 2022 at 3:34 am

        Pois mas o Kagawa quando deram oportunidade no Dortmund foi um monstro !

        Adoro jogadores japoneses são o que eu considero de futebol !

        São trabalhadores, tem uma técnica muito refinada, veja-se o exemplo de Fujimoto, Morita, Kagawa, nakata.

        Sim nem todos vão resultar. Mas a questão e que se houver uma aposto mais acentuada vão aparecer mais kagawas.

        O japoneses são prai uns 20 em todos as ligas europeias.
        E são todos competentes nos seus campeonatos.

        Nível mundial ? Não sei, mas se aparecerem mais craques nipónicos, acho que é uma questão de tempo.

        Como referido acima, é o Brasil dos anos 90.
        Tem técnica e querem singrar.

      • João Ribeiro
        Posted Julho 29, 2022 at 2:52 pm

        Penso que o Joga_Bonito se referia ao Japão enquanto mini-Brasil no que toca aos inputs que os seus jogadores trarão, em termos de caraterísticas, ao nosso mercado, não tanto em termos qualitativos entre as nações. Mas posso ter interpretado mal.

        No que toca aos jovens japoneses, de idade sub-21 há um que está bem acima do Kokubo, que é o Takuhiro Nakai do Castilla, que até muitos afirmam que poderá ser um grande nome no futebol mundial. No Barcelona B também há o Hiroki Abe, mas já tem 23 anos. Ainda assim, acredito que haja muito talento japonês escondido, mas também concordo que o Japão continuará longe do topo do futebol mundial, apesar de estar a crescer.

        • coach407
          Posted Julho 29, 2022 at 4:31 pm

          O Takuhiro Nakai talvez seja jogador do Castilla este ano, sobretudo depois do belo contrato de marketing assinado com uma empresa japonesa, mas estamos a falar de um jogador de 18 anos que na época passada jogava nos juniores do Real Madrid e até foi suplente muitas vezes. Por exemplo, na Youth League só foi convocado para 3 jogos e foi titular 0 vezes.

          Como é lógico, ser da formação do Real Madrid ou ser da formação do Benfica a mim é-me igual. O Benfica está no mesmo nível ou até superior à formação do Real Madrid.

          E é importante frisar que o Real Madrid não confiou até agora neste jogador para fazer 1 único minuto na 3ª divisão espanhola. Recordo que, com a mesma idade, Vinícius Jr ou Rodrygo (quando se fala em promessas brasileiras de 18 anos é deste tipo…..) já lutavam até para serem titulares no Real Madrid e sentarem jogadores como Eden Hazard, Asensio, etc.

          Dada a mediocridade de jogadores que saem da cantera do Real Madrid constantemente tenho dificuldade em acreditar que será um jogador de topo mundial. Se o Martim Neto ou Diego Moreira, por exemplo, que ao dia de hoje são MUITOO superiores e mesmo assim existem dúvidas…

          Mas vamos ver. Ao dia de hoje continuo a achar que o Kokubo é melhor jogador que ele, até por ser 3 anos mais velho. Apesar de ser GR (mais difícil jogar), da idade dele não só era completamente indiscutível nos juniores (Youth League) como até era o GR dos sub-23 do Benfica já. Sendo o Benfica do mesmo nível do Real Madrid até se pode recuar aos 18 anos do Kokubo e dizer que, até aí, no mínimo haviam dúvidas se esse jogador do Real Madrid era melhor que ele. Sendo o Kokubo agora 3 anos mais velho e supondo que evoluiu a jogar nos sub-23 e equipa B… deverá ser melhor do que era com 18 anos.

          Isto não invalida que o Kokubo não tenha menos potencial até porque é um guarda-redes mediano, mas estou a falar da qualidade atual. O Kokubo também andava cheio de hype no Japão e veio como grande promessa e tal… enfim, um filme já visto algumas vezes.

          • João Ribeiro
            Posted Julho 29, 2022 at 4:54 pm

            Quando digo que está bem acima falo a nível de potencial, não do que já fizeram.

            • coach407
              Posted Julho 29, 2022 at 5:31 pm

              Claro, mas eu neste caso estava a referir os melhores jogadores sub-21 japoneses a jogar na Europa da atualidade. Os que são efetivamente melhores. Honestamente tenho dificuldades em encontrar 1 melhor que o Kokubo além daqueles 2 que mencionei…

              1 – Kubo (Real Sociedad)
              2- Koki Saito (Sparta Rotterdam)
              3 – Kokubo (Benfica B)
              4 – Takashi Uchino (Fortuna Dusseldorf)
              5 – Kawasaki (Portimonense sub-23)
              6 – Nakai (Real Madrid Castilla)
              7 – Takahashi (Barcelona – Juvenis)

              Coloquei um miúdo de 16 anos que está super longe do nível sénior e nem consigo fazer um top 10 porque simplesmente não conheço mais japoneses sub-21 na Europa… Eu diria mesmo que duvido que exista algum a jogar num nível minimamente relevante além destes.

              É claramente pouco. Faço-te aqui uma lista de 300 brasileiros sub-21 na Europa então se for a equipa miúdos de 16 anos de formações do nível do Barcelona ou sub-23 do Portimonense… nunca mais saio daqui.

              Claramente o Brasil e o Japão não têm nada a ver.

              • João Ribeiro
                Posted Julho 29, 2022 at 9:34 pm

                Claro que não, o Brasil continuará a ser a maior fonte de talentos do mundo. Daí que o máximo do Japão seja considerar o mini-Brasil (reforçar a palavra mini).

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 29, 2022 at 2:23 pm

        Não estou a falar de jogadores de classe mundial, mas sim do facto que o Brasil nos anos 90-2000 encheu a liga portuguesa e outras de bons jogadores a baixo preço.
        Não estou a falar daquelas feras de nível mundial como o R9 ou o Djalminha mas sim da abundância de jogadores de qualidade boa e média a baixo preço que por cá elevaram o nível da liga portuguesa.
        Desde então a qualidade média do futebol brasileiro caiu a pique e os preços subiram e muito.
        Eu estou a falar da abundância de talentos de nível médio a baixo preço, é nesse sentido que o Japão pode ser um mini-Brasil dos anos 90. É claro que no que toca a gerar BO a conversa é outra.

        • coach407
          Posted Julho 29, 2022 at 5:02 pm

          Eu acho que a realidade dos brasileiros que vêm para Portugal continua a manter-se.

          Olha estamos a falar do Gil Vicente, não é? Conheces um gajo que veio lá do Brasil dos estaduais por uns trocos que agora foi por 6,5M€ para o Atletico Madrid?

          Sabes o Rodrigão que o Gil Vicente foi buscar à 3ª divisão do Brasil já com 24 anos? Aquele que assinou agora pelo Zenit por 3,5M€…

          O Gil Vicente também tem um dos melhores médios defensivos em Portugal, não é? Veio emprestado de um clube da 2ª divisão do Brasil…

          Outra excelente venda do Gil Vicente é aquele Lucas Mineiro que agora joga no Braga, mais um da 2ª divisão do Brasil…

          E outro grande ativo do Gil Vicente é aquele Lucas Cunha que o Braga foi buscar ao… Marissol. Alguém conhecia no Brasil sequer?

          Voltando aos extremos era Samuel Lino de um lado e do outro lado… Murilo Souza, um jogador que o Nacional foi buscar ao Barra (???) do Brasil.

          E quando se lesionou o Ziga Frelih entrou aquele puto para a baliza que até brilhou e se tornou um dos guarda-redes mais novos a ser titular na 1ª Liga portuguesa. Veio da formação do Botafogo, o Andrew. Quem é o outro mais novo? Ah, o Luiz Júnior do Famalicão… também brasileiro, engraçado, que coincidência. Pode ser que esteja aí o novo… Ederson?

          E só em 3 épocas de Gil Vicente na 1ª Liga poderia referir aqui mais uma série de jogadores brasileiros que se revelaram ser de muita qualidade como Dénis, Nogueira, João Afonso, Soares, Lourency ou Sandro Lima.

          E ainda estou no Gil Vicente! Poderia ir às outras equipas todas da base da tabela até ao topo da tabela (Helton, Pepe, João Victor, Lucas Veríssimo, Morato, Gilberto, Otávio, Pepê, David Neres, Tabata, Evanilson, Rodrigo Pinho…).

          Ou seja, não é os anos 90… é a atualidade. E o Japão não vai chegar a este nível, nem de perto nem de longe.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 29, 2022 at 7:08 pm

            Eu percebo o que queres dizer mas eu sinceramente acho que o Brasil já não tem nem a qualidade a nível técnico que dantes tinha e sobretudo com a abundância de talentos que dantes tinha. O facto de o Gil e outros estarem bem a explorar o mercado brasileiro antecipando-se a outros não nega que no geral o Brasil decaiu muito de qualidade. E era aí que me referia. Eu usei a expressão mini-Brasil precisamente para frisar que o Japão poderia ser o que o Brasil foi nos anos 90 mas numa dimensão menor, eu não disse que iriam gerar o mesmo número de jogadores, até porque demograficamente o Japão tem menos população e sofre de um processo de envelhecimento, ao contrário do Brasil.
            Mas numa escala menor podem ser um Brasil anos 90, muita magia a preços baixos. Era essa a ideia do meu comentário, eu não estou a discordar do que dizes em cima.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Julho 29, 2022 at 4:14 pm

          O Coach tocou no ponto fulcral que é o físico e mesmo a mentalidade competiva, isso é o que separa o jogador japonês da elite,porque tecnicamente a J-League é superior à liga brasileira e não é por pouco.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 29, 2022 at 7:04 pm

            Sim, eu percebi o que ele quis dizer, mas eu quis frisar foi o que o Japão pode trazer ao “inundar” de bons jogadores com fino recorte técnico e baratos o futebol português e ligas secundárias. Isso foi um pouco o que fez o Brasil nos anos 90.
            Agora concordo que a dimensão física dos japoneses é o grande entrave à sua afirmação. Se surgissem com esta qualidade nos anos 90-2000 seriam um caso sério a nível mundial, mas hoje a dimensão física é altamente valorizada e os japoneses perdem nisso.
            No que toca á técnica brasileira, sem dúvida que o Brasil hoje está a milhas do que já foi e concordo que é bem mais agradável ver o Japão a jogar (eu não sigo tanto a J-League mas sigo mais a selecção nipónica) do que ver qualquer equipa brasileira. A qualidade técnica no Brasileirão caiu a pique, só de pensar que um Gagibol ou Everton são lá reis…

  • coach407
    Posted Julho 29, 2022 at 11:19 am

    Mais um que nas mãos do Ricardo Soares era magia…

    O Gil Vicente foi mais conservador no perfil dos laterais em que apostou para esta época. Talocha e Zé Carlos eram muito fortes tecnicamente, mas miseráveis defensivamente. Este ano a aposta é mais equilibrada e até se vê uma posição mais robusta fisicamente.

    No entanto no que aos avançados diz respeito continua a aposta no bom futebol. Villodres, Mizuki e Fujimoto foram 3 contratações com um perfil técnico elevadíssimo, típicos jogadores baixinhos que espalham chocolate tecnicamente, mas falta-lhes alguma objetividade/golo. Segurar o Fran Navarro (até ver) também coloca o Gil Vicente com um ponta de lança muito dentro deste estilo.

    A estes junta-se Boubacar Hanne que é mais um nesta linha. Boselli é mais forte fisicamente, mas também enquadra-se bem, tal como Bilel. O único extremo do Gil Vicente que foge deste registo é o Murilo que é uma besta fisicamente e traz coisas bem diferentes.

    Segurando o Fran Navarro, o ataque do Gil Vicente fica recheado de opções. A ver se chega um médio mais defensivo para suplente ou se vai ser para fazer all in num perfil de meio-campo claramente mais ofensivo.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Julho 29, 2022 at 11:02 am

    Bem, vou começar a ver jogos do Gil, era o jogador mais talentoso da J-League 2,daqueles jogadores que dá gosto ver jogar, tecnicamente será topo da liga, o resto veremos…

    • JoaoMiguel96
      Posted Julho 29, 2022 at 11:56 am

      Para mim era entre ele e o Shion Homma, que foi agora para o Brugges.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Julho 29, 2022 at 2:51 pm

        Verdade, jogadores bastante semelhantes,o Homma a jogar numa equipa superior e sendo 3 anos mais novo, ajudou a ter um interessado de um nível superior, mas acho o Arai mais desequilíbrador.

      • Amadeu Carrelo
        Posted Julho 29, 2022 at 2:46 pm

        Muito interessante o shion Homma!

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 29, 2022 at 10:54 am

    Mizuki Arai chega ao Gil. Depois de Fujimoto, mais um excelente jogador a vir do Verdy para Barcelos.

    Gosto muito. Estranhamente continuava na J2, apesar de ter talento para muito mais. O salto que dá agora é prova disso.

    Médio ofensivo/extremo de alta qualidade.

    Destaca-se por ser forte a jogar em espaços curtos, seja em drible ou em combinações.

    É muito criativo, consegue sempre criar uma jogada de perigo, seja a tirar adversários da frente, seja com um cruzamento/passe letal.
    Também consegue brilhar em campo aberto. É muito rápido e tem uma condução de bola estonteante.

    Partindo da esquerda para o centro ou vindo diretamente do meio, é um jogador diferente daqueles que o Gil tem, tanto no meio campo como no ataque.

    Apesar de vir da J2, chega, aos 25 anos, como um jogador “feito” e pronto a render. Claro que terá aspetos a evoluir como a decisão e a maneira como gere o ritmo que impõe no jogo.
    Por vezes é demasiado vertical. Quer sempre ir para cima e atacar o adversário.
    Melhorando isso e apanhando um treinador ofensivo como Ivo Vieira, tem tudo para evoluir e brilhar.

  • Ghost Writer
    Posted Julho 29, 2022 at 10:35 am

    25 anos? Parece bem mais novo.
    Já dizia o Valete:
    “Não mana, eu tenho 25 anos
    Carinha de puto, mas funciono como um homem grande.”

    • J Silver
      Posted Julho 29, 2022 at 9:22 pm

      Ia comentar a mesma coisa. Este é o inverso do que se costuma ver nas idades suspeitas eheh. Se calhar ainda é menor

Deixa um comentário