Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Paco Jémez despedido pelo Granada

jemezUma ligação curtíssima (apenas seis jogos), que prometeu bastante mas que acabou por não resultar. Jémez, apesar de na época passada não ter conseguido evitar a descida do Rayo, havia protagonizado, nas três temporadas anteriores, campanhas bastante meritórias na La Liga com elencos compostos por jogadores a custo zero e emprestados, ao passo que o Granada parecia ter conseguido formar um plantel com soluções de qualidade suficiente para conseguir bons resultados. No entanto, o arranque de campeonato foi desastroso e esta saída acaba por ser uma solução relativamente natural, ainda que seja sempre de questionar quando se aposta num treinador e passados seis jogos esgota-se a paciência. Veremos que aposta fará agora o clube, sendo que Jémez passa, em poucos meses, de uma espécie de “treinador da moda” (foi apontado à selecção espanhola) para conduzir uma equipa à descida e ser despedido em Setembro.

O Granada anunciou a saída do treinador Paco Jémez do cargo que ocupava no conjunto espanhol, numa decisão “unânime”. Jémez, ex-Rayo Vallecano, havia chegado ao Granada no início desta temporada, mas não resistiu aos maus resultados, já que em seis partidas na La Liga os andaluzes (que contam no plantel com os portugueses Rubén Vezo e Luís Martins e com Carcela – contratado ao Benfica – e Bueno – cedido pelo FC Porto) somaram dois empates e quatro derrotas

VM
Author: VM

39 Comentários

  • Goncalo R
    Posted Setembro 28, 2016 at 12:10 pm

    Um treinador cujo hype nunca foi realmente justificado. De resto um treinador que esta a levar uma sova do Real e continua a mandar a equipa para a frente abrindo-se toda, nunca seria bem-vindo no meu clube de minha parte.

    Ha que saber adaptar-se aos contextos e saber pensar fora da (sua) caixa para se ser um bom treinador.

    • Tio Charles
      Posted Setembro 28, 2016 at 12:19 pm

      Subscrevo inteiramente. Parece que se começa a desmitificar o mito, entenda-se, dos treinadores suicidó-românticos que ano após anos falham nos seus projectos desportivos.

    • Diogo
      Posted Setembro 28, 2016 at 12:30 pm

      E se não me falha a memoria estava a jogar reduzido a 9 ou 10 jogadores nesse jogo e tinha tudo aberto na defensiva, tudo balanceado para a frente, uma auto-estrada ao pé daquilo parecia algo pequeno.

    • Kafka
      Posted Setembro 28, 2016 at 12:32 pm

      Totalmente de acordo Gonçalo

      Esse jogo foi completamente surreal, é que a somar ao que dizes o Rayo já tinha 2 expulsão e estava com 9 jogadores e ele mesmo assim mandou a equipa defender com apenas 2 jogadores…depois levaram 10 claro esta…

      Treinador sem noção da realidade e incapaz de se adaptar ao contexto

      • Pedro Barata
        Posted Setembro 28, 2016 at 12:36 pm

        Se um treinador que com uma equipa sem dinheiro para contratações e que cada ano via os melhores jogadores abandonarem o clube e serem substituídos por camiões de contratações duvidosas não tem “noção da realidade” e é “incapaz de se adaptar ao contexto”…

        • Kafka
          Posted Setembro 28, 2016 at 12:50 pm

          É o mesmo treinador que no Bernabeu contra uma das 3 melhores equipas do Mundo e com 9 jogadores em campo manda a sua equipa defender com 2 jogadores… De facto é de alguém com muita noção não haja a menor dúvida

          • Pedro Barata
            Posted Setembro 28, 2016 at 1:02 pm

            Quem é que no Bernabéu, jogando com 9, não se arrisca a levar 10? E quantos que não são apelidados de “tipos com falta de noção” não saem daquele estádio de saco cheio? Eu não sou um super-fã do Jémez, mas acho que o argumento de “romântico que não entende o contexto” é demasiado redutor e simplista.

            • Kafka
              Posted Setembro 28, 2016 at 1:13 pm

              Quem é que no Bernabeu jogando com 9 vai continuar a atacar loucamente defendendo com apenas 2? Nem o Barça / Bayern fariam uma coisa dessas

      • Andre Dias
        Posted Setembro 28, 2016 at 1:53 pm

        Quem é que a perder, seja com 11 ou 9 em campo, não arrisca jogar ao ataque? Seja contra quem for, se a derrota já é algo garantido, mais vale atacar e tentar o golo, correndo o risco de perder por 3 ou por 10. Por causa de mentalidades como a tua é que vemos equipas em Portugal a defender 90 minutos em busca do ponto contra os 3 grandes. Oxalá existissem mais Paco Jémez.

        • Kafka
          Posted Setembro 28, 2016 at 2:01 pm

          Lá esta, mais um exemplo da falta de noção…

        • Goncalo R
          Posted Setembro 28, 2016 at 2:12 pm

          Sim, mesmo a sério. Oxala va um Jémez treinar o teu clube e não se preocupe com a transição defensiva e a tua equipa sofra golos com frequência. Que ela perca pontos porque não se preocupou com o momento defensivo, oxala.

          Oxala, o teu clube jogue contra um rival, tenha um expulso, e o teu treinador ponha a tua equipa a defender com 2 elementos. Toda a gente sabe que com 2 elementos na defesa tas sempre mais perto do sucesso, eu se fosse a ti até pedia ao teu treinador para nem usar guarda redes e meter mais um elemento no ataque, usar gr é mesmo mentalidade de fraco.

          Qual Guardiola, Paco Jémez é que é! Oxala agora seja aquela parte em que me dizes que o Guardiola ia defender com 2 jogadores em pleno bernabeu. Se não o fizeres, vais ter de dizer que ele tem uma mentalidade fraca, para seres coerente.

        • Goncalo R
          Posted Setembro 28, 2016 at 2:16 pm

          Ja agora, viste estes jogos do Granada? Para dizeres algo como “oxala existissem mais paco jémez” é porque o tens acompanhado, tens apreciado o queijo suiço da sua equipa, certo? Qual Guardiola! Equipas desequilibradas é que é, Tudo para a frente sem pensar no resultado é que é. Parece que para os lunaticos essa é a melhor versão do futebol, pelo menos até terem um treinador desses no seu clube e ganharem bola.

        • Gustavo
          Posted Setembro 28, 2016 at 2:27 pm

          Em Portugal e em todo o mundo, as equipas com menos recursos optam por uma atitude mais defensiva.

          Ja agora festejou o campeonato da Europa ou Portugal nao devia de ter disputado os jogos todos no ataque em busca do golo em vez de jogarem na espectativa ?

        • Jonas
          Posted Setembro 28, 2016 at 2:27 pm

          A ver se percebi é melhor levar 15 mas marcar 2 ou 3 golos e isso? Tu a treinar um clube arruinavas aimagemdo mesmo com records negativos. A ganhar por 2 nua final metias tudo no atzque e perdias a final com uma defesa extremamente aberta? Eras crucificado pelos adeptos. Nem os melhores treinadores do mundo fazem isso mas tu e aquele que foi despedido do granada é que sabem.

        • Andre Dias
          Posted Setembro 28, 2016 at 3:27 pm

          O que uma opinião diferente provoca…

          Não disse que achava bem o Jémez defender apenas com 2 elementos, elogiei sim a postura atacante quando já se está a perder. Claro que vocês lêem e interpretam aquilo que vos apetece, afinal quem não estiver de acordo convosco não tem noção e é incoerente.

          Comparar Jémez com Guardiola não faz qualquer sentido, não disse em lugar algum que Jémez era um dos melhores do mundo.

          A minha apreciação do seu estilo não significa que ache o futebol dele perfeito, que obviamente não o é.
          Gostava sim que existissem mais Jémez, no sentido de gostar de ver as equipas “pequenas” arriscar mais contra os chamados grandes e colossos desta Europa. “ah e tal, mas depois são goleados”, o que acabam muitas vezes por ser, mesmo jogando com 1 GR, 5 defesas e 5 trincos. Quem joga contra um grande do seu país ou um colosso europeu arrisca-se sempre a perder, mas depois há aquelas equipas que surpreendem e essa é uma das belezas do futebol.

          Compreendo que cada equipa jogue com as armas que tem, Portugal é um exemplo disso e sim, festejei o Euro. Mas se me perguntassem se preferia ter vencido o Euro a jogar um futebol mais atractivo, obviamente que sim. Não é hipocrisia, são preferências. Tal como há pessoas que não se importariam de ser campeões com 23 estrangeiros, eu não me importo de ser campeão a jogar mal e porcamente. Mas se a minha equipa ganhar e jogar bem, isso é perfeito.

          • josev
            Posted Setembro 28, 2016 at 6:03 pm

            A tua ultima frase diz tudo, o problema é que as ultimas equipas do Paco nao ganhavam e o futebol tambem nao era de encantar, simplesmente era tudo ao ataque e fé.

            Como se costuma dizer ataques bons ganham jogos, mas defesas boas ganham campeonatos e mais uma vez tem o exemplo de Portugal.

  • João Lains
    Posted Setembro 28, 2016 at 12:17 pm

    2 empates, 2 derrotas pela margem mínima e outras duas mais pesadas, com equipas (Las Palmas e Alavés) com quem o Granada se poderia perfeitamente bater. Não vou dizer se é precipitado ou não, porque não vi nenhum dos jogos. A equipa perdeu muitos jogadores. Dos 16 que cumpriram mais de 1000 minutos na última temporada, apenas 4 permaneceram no clube. São muitas entradas e saídas. Ainda assim, Paco Jémez recebeu matéria-prima com muita qualidade. José Angulo, ponta-de-lança do Independiente Del Valle (finalista vencido da última Libertadores), Carcela, Samper, Tito, Bueno, Ochoa, Kravets, Boga, Tabanou ou Vezo. O sector defensivo também tem sido muito massacrado com lesões. Lombán e Foulquier, dois dos tais 4 que permaneceram em Granada. Tabanou ou Gabriel Silva, dois laterais esquerdos com muita qualidade. Talvez a equipa precisasse de mais tempo para assimilar as ideias do treinador, mas só quem tem acompanhado a equipa poderá dizer se isso estava a acontecer ou não.

  • Dca
    Posted Setembro 28, 2016 at 12:59 pm

    Enquanto Guardiola, a jogar ao ataque, gosta de ter a suas peças montadas de modo a que na transição defensiva esteja tudo no ponto para a outra equipa não conseguir sair a jogar, Paco Jemez (parece-me, é apenas uma opinião minha) monta a sua equipa em campo de modo a que esta consiga jogar bem e não pensa na transição defensiva. Vejam os golos do Las Palmas contra o Granada. A continuar assim não sei quem o vai buscar. Mas vamos ver.

    • Goncalo R
      Posted Setembro 28, 2016 at 1:12 pm

      Sim, vejam os golos do Las Palmas

      Tudo dito Dca

    • chemahatma
      Posted Setembro 28, 2016 at 2:37 pm

      Boa análise.

      Jemez tem umas boas ideias mas ainda não tem a “coisa” bem trabalhada no processo defensivo. Mas acho que ele num campeonato mais fraco e numa equipa candidata pudesse fazer “mossa” tipo um Shaktar ou um Celtic .

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 28, 2016 at 2:21 pm

    Desfecho mais que esperado.

    É um treinador completamente passado dos carretos, que descura por completo a vertente defensiva das suas equipa.

    É um treinador que terá de se “reinventar”.

    Aqui no VM era famoso porque o pessoal curte ver goleadas e este boneco é propício a isso, seja a favor seja contra.

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 28, 2016 at 2:59 pm

      No fundo, eu também gosto mais de ver um 9-4 do que um 1-0 onde as equipas dão uma lição táctica (que a mim me dá menos prazer).
      Mas entendo quem pense o contrário.

      • Goncalo R
        Posted Setembro 28, 2016 at 3:14 pm

        Eu também gosto de ver um 9-4 se o clube que perde não me disser nada. Agora se for o meu clube a levar uma sova dessas….saiam-me da frente. Até pago para levar antes o 1-0.

      • Kafka
        Posted Setembro 28, 2016 at 3:46 pm

        Sporting Fan

        Imagina agora, que era o Sporting a levar 9-4 e que nitidamente seria por TOTAL culpa do Jesus, que dava instruções à equipa para apenas defender com o Coates e Semedo, e tudo o resto era a atacar desenfreadamente

        Como é que te sentias enquanto adepto do Sporting e relativamente ao teu treinador, no fim do jogo??

  • Pedro o Polvo
    Posted Setembro 28, 2016 at 2:25 pm

    Paco Jemez há uns tempos disse algo do género :
    “Quando o Todo Poderoso criou os homens chegou aquela parte de dividir as características das pessoas e fiquei com a inteligência pela metade.. Mas os tomates, esses vieram os maiores! ”
    Perfeita definição do treinador ahah
    Fora de brincadeiras, é bom treinador e pensa de forma diferente dos restantes colegas de profissão, privilegia sempre a procura de golo em detrimento de uma possível humilhação.
    Mas não é burro nenhum, acho qque também sabe vender aquela personagem. Jogos como os contra real e Barcelona acabaram mal mas fizeram no ser falado…
    Gostava de o ver em outro clube com mais condições. É absolutamente parvo despedir alguém após estes pouquíssimos jogos. Se o foram buscar é porque tinham um projeto, ou deviam ter.

  • Proudhon
    Posted Setembro 28, 2016 at 2:25 pm

    O Granada não investiu nada este ano e a equipa ainda está pior que nos últimos anos em que se aguentavam sempre no fim. Foram buscar o Jemez para fazer milagres (como no Rayo) mas nem sequer dão tempo para isso. Ao contrário dos comentários anteriores, sou fã incondicional do Paco acho que com jogadores com outras qualidades ofensivas faria coisas muito interessantes.

    PS: o banco do Valência está livre

    • Gambuzino
      Posted Setembro 28, 2016 at 2:34 pm

      não pode porque a federação espanhola não permite que um treinador treine duas equipas da La Liga na mesma temporada (já aconteceu isso este ano com outro treinador que não me recordo o nome e curiosamente para o Valência)

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 28, 2016 at 2:45 pm

    Expectável.
    Nunca percebi o porquê de se endeusar um treinador que está completamente desfasado da realidade.

    O futebol tem 4 momentos chave, plano ofensivo, plano defensivo, transição ofensiva e transição defensiva.

    Os grandes treinadores são aqueles que não só dominam os 4 momentos como inovam dentro deles e para os bons treinadores basta o domínio desses momentos, isto retirando a vertente comunicacional e psicológica cada vez mais importantes e que fazem a diferença entre os bons, os grandes e os génios.

    Qualquer outra coisa não é viável.

    E Jemez nos planos defensivos é uma lástima, logo nunca na vida poderá ser considerado sequer um bom treinador…

    Se uma vitória por 5-4 vale o mesmo do que uma vitória por 1-0, é fácil de ver em qual dos resultados o treinador terá mais trabalho na semana seguinte…

    Falta apenas saber se Jemez não o faz por dificuldades técnicas ou por casmurrice.
    Se for pela segunda opção pode sempre tornar-se um bom scout ou director desportivo.

  • bmcrl
    Posted Setembro 28, 2016 at 3:20 pm

    O esperado. É preciso ter cojo*** para tentar praticar um futebol ofensivo numa equipa pequena, mas é sempre complicado e apenas em 10% das vezes deve resultar. E sejamos honestos, é um treinador overrated. O Granada tem um elenco interessante, que tem condições para garantir a manutenção com facilidade.

  • Joao C Alves
    Posted Setembro 28, 2016 at 3:24 pm

    Um dos treinadores da moda, com bom princípios de jogo ofensivos, futebol apoiado, combinativo e trabalhado, mas que expõe em demasia as debilidades defensivas da sua equipa que já por si não é de grande qualidade (tanto Rayo como Granada são equipas formadas com refugo de outros clubes).
    Faz-me em certa medida lembrar Sampaoli, provavelmente por teres uma densidade capilar semelhante.

    Como alguém já referiu acima, um treinador que domine a parte ofensiva mas que seja medíocre defensivamente nunca poderá ambicionar a chegar ao topo.
    Eu entendo quem defenda que, assim que a sua equipa está a perder por 1, o melhor que há a fazer é meter toda a carne no assador e arriscar no ataque com várias unidades ofensivas, afinal vale o mesmo perder por 1 ou por 10 … Mas eu pessoalmente não concordo; acho que às vezes mais vale dar um passo atrás para poder dar dois à frente, ou seja muitas vezes o segredo está em povoar o meio campo, ou trocar as funções entre 2 jogadores, ou efectuar uma pequena nuance tática para fazer com que a equipa passe a atacar com mais critério e qualidade, ao invés de simplesmente tirar um médio/defesa e meter um avançado e já está. E acho que é nisto que Jemez ainda falha com demasia.

  • Joao C Alves
    Posted Setembro 28, 2016 at 3:51 pm

    Um dos treinadores da moda, com bom princípios de jogo ofensivos, futebol apoiado, combinativo e trabalhado, mas que expõe em demasia as debilidades defensivas da sua equipa que já por si não é de grande qualidade (tanto Rayo como Granada são equipas formadas com refugo de outros clubes).
    Faz-me em certa medida lembrar Sampaoli, provavelmente por terem uma densidade capilar semelhante.

    Como alguém já referiu acima, um treinador que domine a parte ofensiva mas que seja medíocre defensivamente nunca poderá ambicionar a chegar ao topo.
    Eu entendo quem defenda que, assim que a sua equipa está a perder por 1, o melhor que há a fazer é meter toda a carne no assador e arriscar no ataque com várias unidades ofensivas, afinal vale o mesmo perder por 1 ou por 10 … Mas eu pessoalmente não concordo; acho que às vezes mais vale dar um passo atrás para poder dar dois à frente, ou seja muitas vezes o segredo está em povoar o meio campo, ou trocar as funções entre 2 jogadores, ou efectuar uma pequena nuance tática para fazer com que a equipa passe a atacar com mais critério e qualidade, ao invés de simplesmente tirar um médio/defesa e meter um avançado e já está. E acho que é nisto que Jemez ainda falha com demasia.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 28, 2016 at 5:03 pm

    Gosto muito do Paco! É um treinador que faz as suas equipas jogar um bom futebol, apoiado, comvidativo e ofensivo. As suas equipas têm sempre problemas defensivos também por esse excesso de momentos atacantes que acabam por despovoar a defesa. Penso que 6 jogos não dão para avaliar o trabalho de um treinador e penso que lhe deveriam dar mais tempo para a equipa poder consolidar as suas ideias e o seu futebol.

    Gostava de o ver no Valência mas já sei que não pode tal como o Toral. Mas se fosse a ele parava este ano e trabalhar nas suas lacunas, nomeadamente nos processos defensivos das suas equipas para depois voltar e treinar um bom clube em Espanha tipo o Valência ou o Sevilha, ou mesmo experimentar uma carreira no estrangeiro.

  • Rui Vasques
    Posted Setembro 28, 2016 at 8:03 pm

    Boa aposta para o SCP em Janeiro.

Deixa um comentário