Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Piqué deixa Barcelona e pendura as chuteiras

Que lugar ocupa nos melhores centrais da história? Tem um currículo incrível, fez parte da melhor equipa e seleção de sempre, contribuindo para isso, com a sua saída de bola, capacidade defensiva e até golos (apontou alguns que nem avançados de topo conseguiam), ainda por cima tinha características técnicas e físicas incríveis. Contra si este final de carreira algo ‘cansado’, que desgastou a sua imagem no clube e para quem segue futebol, no entanto durante uma década esteve acima de quase todos.

Gerard Piqué anunciou que este sábado será o seu último jogo pelo Barcelona em Camp Nou e que vai pendurar as chuteiras. O central, de 35 anos, esta época estava a ser pouco utilizado por Xavi, fora de campo também tem sido notícia devido ao seu brutal salário, mas surpreende tudo e todos com esta decisão a meio da época. Recorde-se que Piqué esteve 22 anos ligado ao Barça, tendo ainda tido uma passagem de 4 anos no Man Utd. Em termos coletivos conquistou 4 Champions, 8 La Ligas, 7 Taças do Rei, 3 Mundiais de clubes, uma Premier League, um Mundial pela Espanha e um Europeu. A nível individual figurou 5 vezes no 11 do Ano da UEFA, e em 4 no da FIFA.

58 Comentários

  • Quinhas
    Posted Novembro 3, 2022 at 10:35 pm

    Dos jogadores Mais Sobrevalorizado da História!!!
    Resultou no tempo de Guardiola devido ao esquema utilizado”Pressão Alta” ,aonde recuperavam a bola em 5 segundos ,sendo a sua posição minimamente beliscada ,o menino apanhava bolas que vinham extraviadas devido a pressão exercida ,ainda tinha tempo para ir constantemente lá acima .
    Defesa alto mais que poucas vezes marcou a diferença pela altura ,nada que se compare com Sérgio Ramos que foi seu companheiro na seleção ou adversário directo .
    Após a “Era Guardiola”, viveu da protecção dos jornalistas ,era um autêntico buraco ,LENTO,sem tempo de abordagem, PÉSSIMO NA CONSTRUÇÃO (pensava que era Beckenbauer ,demorava em demasia com a bola nos pés ,o que originava a pressão alta do adversário ,e os seus constantes atrasos de bola a Ter Stegen ,originando perigo constante) ,devido a sua lentidão ,quando o Barça exercesse pressão alta e com 50 metros para o adversário explorar ,era sufoco constante ,por ele não conseguir parar,principalmente quando tinha Lenglento como dupla???
    Desculpem por não conseguir encontrar pontos fortes dentro de c
    ampo .

    • Quinhas
      Posted Novembro 3, 2022 at 10:46 pm

      CONTINUAÇÁO ***
      O seu dom sem foi fora das 4 linhas ,muito bom na guerra de palavras ,principalmente com o principal oponente,Real Madrid , o que me faz depreender que seja um bom líder…!!!

      Nota:Se olharmos para o seu Salário versus Rendimento ,mais veremos como esse Reformado de Longa data passeou sobre “Protecção da Imprensa” sendo um SOBREVALORIZADO!!!???

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 4, 2022 at 11:05 am

        concordo.

        • Joga_Bonito
          Posted Novembro 4, 2022 at 11:09 am

          Só acrescento que a protecção da imprensa se deve também ao império mediático que criou. El vai a caminho de ser um dos homens mais ricos de Espanha, comprou à pouco tempo os direitos de transmissão da Ligue 1, quando Messi foi para o PSG. Tem várias empresas e investimentos na área da imprensa, nas redes sociais e parcerias com youtubers e podcasters famosos. No fundo, tem muitos contactos e gente que ganha com ele na imprensa, daí essa protecção. Tem o seu mérito na carreira mas concordo que foi muito sobrevalorizado, está muito longe do nível de um Puyol, Carvalho Terry e outros. É um dos jogadores que mais títulos ganhou no Barça e por isso será sempre recordado, mas longe de ser um dos melhores na história do Barça, são coisas diferentes.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 3, 2022 at 10:00 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=NN0IvrZCniM&ab_channel=ElChiringuitodeJugones

    Ontem os jogadores do Barcelona foram juntar juntos, e Lobo Carrasco, um símbolo do clube, veio dizer no Chiringuito que estes jantares nunca servem para nada, e que servem normalmente para conspirar contra os treinadores…

    Será que já sabia alguma coisa? Ouvindo isto HOJE as coisas ganham todo um novo sentido, e aquilo que Lobo diz parece colar com o que se passou.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 3, 2022 at 8:18 pm

    Foi um bom jogador que beneficiou muito do contexto e que fora dali duvido que tivesse impacto que teve. Mas foi um bom jogador principalmente enquanto as suas equipas eram supers mas longe de um Puyol ou de ser um super central em qualquer equipa como alguns que são essa ideia/certeza para os que mudam… Acho eu.

  • Mantorras
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:51 pm

    Finalmente. Fez parte da geracao e equipa mais brilhante do Barelona, mas arrastou se tempo a mais.

  • Kafka
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:46 pm

    Se gostasse tanto do clube como diz, já tinha saído do Barça há alguns anos atrás, mas preferiu usar o clube para se ir mantendo no radar do público e aproveitar com isso para promover os seus negócios pessoais e ao msm tempo prejudicava o clube brutalmente dentro de campo

    Com amores destes, o Barça nem precisa de inimigos,

    • Manuel A
      Posted Novembro 3, 2022 at 9:17 pm

      Mais uma posta de pescada terrível do Kafka…

      Se estava lá é porque achava que podia contribuir, tanto que ainda foi jogando. É impressionante como é que tu é que achas que sabes as razões pelas quais ele está lá ou deixa de estar. Pronto, é mais um bitaite ao lado teu.

      • Kafka
        Posted Novembro 3, 2022 at 11:04 pm

        Se ele achava q podia contribuir então percebe zero de futebol e tem imensa falta de noção

        Depois posta de pescada aqui só mesmo tua, porque se tu visses os jogos do Barça, sabias que eu tenho razão e que ele não tem qualidade nem capacidade para o nível em que o Barça queria estar, mas se tens dúvidas vai ver os imensos erros que ele deu nos últimos anos

    • fernando pimentel
      Posted Novembro 3, 2022 at 8:38 pm

      Quis continuar a receber o salario superior a 10M net que tinha sido acordado. Alias so saiu agora porque tem aspiracoes maiores no Barca.

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:40 pm

    Um dos melhores centrais da sua geração, enquanto esteve no auge. Agora, dizer que jogou na melhor equipa de todos os tempos e na melhor seleção de todos os tempos ( será coincidência ? ), cuidado que vem já aí o Kafka dizer que jogou com pernetas e sem treinador e que o Real é que era muito melhor, aliás, como ele sempre prova pra toda a gente, na cabeça dele, é claro.

    • Kafka
      Posted Novembro 3, 2022 at 9:17 pm

      Nem o Barça nem a Espanha são o melhor clube e selecção de sempre, não confundas o teu desconhecimento da história do futebol e do futebol em si, com a realidade q inventas na tua cabeça

      Para além disso és mentiroso, porque eu nunca disse q o Barça entre 2008 e 2012 não teve treinador, pelo contrario nesses 4 anos teve o melhor treinador do Mundo, agora eu sei é matemática e como tal não transformo 4 anos num total de carreira, quando esses 4 anos são uma clara minoria face ao que foi a maioria do tempo em termos de treinadores, mas para isso tu precisavas de perceber de futebol e de matemática, o que é bastante grave especialmente matemática que é fundamental para a nossa vida

  • Stravinsky
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:15 pm

    Carreira enorme. Esteve no topo dos topos até aos 30 anos e algumas pessoas vão achar que foi o central pesado das últimas épocas.

    Também gosto da sua personalidade e Barcelona diz-lhe muito. Um dia vai voltar para dirigir o clube.

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:08 pm

    Só eu que sempre achei o Piqué muito melhor que o Ramos no seu prime?
    O ramos ficou com o estatuto que ficou muito pelos golos importantes e pela sua postura de líder, mas volta e meia lá dava umas casas, já o Piqué foi durante muito tempo um central “à Ricardo Carvalho” mas com a capacidade física e técnica que todos sabemos…

  • henry14
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:05 pm

    Faz lembrar o Luisão. A meio da época e tudo. Já atrapalhava mais do que ajudava.
    Ainda assim, carreira incrível.

  • batalha34
    Posted Novembro 3, 2022 at 7:02 pm

    facil top 5 deste seculo no seu auge

  • DNowitzki
    Posted Novembro 3, 2022 at 6:41 pm

    Sai tarde, demasiado tarde, e mal, muito mal, queimando parte da imagem que tinha, mas é um direito que lhe assiste.

  • Hugo
    Posted Novembro 3, 2022 at 6:35 pm

    um dos melhores centrais da sua geraçao junto com Pepe, Sergio Ramos, Thiago Silva vai deixar saudades

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 3, 2022 at 6:07 pm

    Excelente central, não sempre tão centrado no futebol como deveria. Foi a certa altura uma vítima do Proces independentista catalão, que ele NÃO apoiou ao contrário do que se tornou num mito urbano, designadamente quando os adeptos e imprensa do Real Madrid montaram uma campanha contra ele, mas o facto de ser um provocador não jogou a seu favor.

    As sucessivas eliminações do Barça tiveram muitas vezes a sua fotografia, foi-se tornando no central lento e estático, um autêntico matreco. Na era do United e para aí nos primeiros cinco anos de Barcelona, mas teve uma decadência futebolística terrível, e o pior é que jogava por decreto. Fica com a imagem bem queimada por este final de carreira, mas está tranquilamente num top 10 de centrais deste século, mais do que isso não me parece.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2022 at 6:23 pm

      Vítima do processo independentista catalão? Depende, aos olhos de quem?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Novembro 3, 2022 at 6:53 pm

        Ah mas dito isto tudo foi vítima de si próprio também, deveria ter sido mais prudente, como jogador da seleção espanhola não deveria ter ido votar num referendo ilegal. E fazer algumas declarações explosivas e imprudentes. Foi sempre um desbocado.

        Mas isso não se confunde com o resto.

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 3, 2022 at 7:15 pm

          Não deixa de ser esquisito o governo ESPANHOL ter declarado a inconstitucionalidade do referendo catalão alegando que violava a constituição ESPANHOLA. Já para não falar do uso abusivo da força por parte da Guardia Civil e forças policiais centrais do regime de Madrid. Ora sendo a Espanha uma invenção, em que ficamos, no direito à auto-determinação?

          Já agora, o resultado do referendo foi 93% a favor da independência e 7% contra a independência.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Novembro 3, 2022 at 8:09 pm

            Portanto és a favor da independência do Dombass e contra o regime de Kiev certo?

            • Antonio Clismo
              Posted Novembro 3, 2022 at 8:31 pm

              Em relação a ser contra o regime de Kiev, porque haveria de ser?

              Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. A não ser que houvesse uma terceira força a instigar a revolução, digamos, a França, a militarizar a resistência e a disseminar propaganda? É isso? Não faz sentido nenhum.

              Vivi na Catalunha, sei uma coisa ou outra sobre o assunto. Não há um mês em que não descubram ossadas à beira das estradas e nos quintais dos tempos da Guerra Civil espanhola, quando o General Franco mandava oprimir e matar catalães indiscriminadamente bem como proibir a língua e as tradições catalãs, tentando colocar na Catalunha o máximo de Castelhanos e colocando o máximo de Catalães a viver noutras zonas de Espanha para tentar homogeneizar a coisa ao longo de décadas.

            • Antonio Clismo
              Posted Novembro 3, 2022 at 8:25 pm

              Sou a favor da auto-determinação regional, sob aspetos históricos e culturais, claro.

              Se houvessem eleições justas e se o povo do Dombass votasse para regressar à Rússia ou ser um estado independente acho que isso deveria ser tido em conta. Obviamente que não é agora em tempos de guerra e com toda a sua população exilada e cidades destruídas que se faz alguma coisa. A minha via é a via da diplomacia, mas esse combóio já passou há muito tempo. Aliás a zona do Dombass sempre foi históricamente uma zona tremendamente pró-russa (quando digo históricamente, falo apenas de 1992 para cá, data em que a Ucrânia ganhou a independência sobre a União Soviética).

              Tal como a independência unilateral do Kosovo (teve razões humanitárias para o fazer) sobre a Sérvia.

              Tal como a questão do Chipre do Norte que toda a gente se esquece que a Turquia invadiu aquilo há décadas e nunca largou o osso.

              Tal como Timor-Leste teve o seu direito à autodeterminação nos anos 90 quando toda a comunidade internacional (menos Portugal e Austrália) ficaram do lado do opressor (Indonésia)

              Tal como todos os povos dentro da Rússia, desde a Chechénia ao Daguestão.

              A Bélgica actual, outra invenção, a partir do momento que eles chegarem a um consenso e fizerem uma eleição para a Wallónia ir para um lado e a Flandres para o outro, nada contra.

              No Reino Unido a mesma coisa, os povos têm todo o direto à sua auto-determinação.

            • Paulo Roberto Falcao
              Posted Novembro 3, 2022 at 8:22 pm

              Sou por princípio a favor da autodeterminação dos povos, em Portugal, em Espanha, na Ucrânia e em todo o lado. Sou eu como cidadão democrata, e que acredita que o povo é que deve decidir quem mais ordena, mas sobretudo é a Constituição da República Portuguesa:

              “Artigo 7.º
              (Relações internacionais)

              (…)

              3. Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao
              desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de
              opressão. “

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Novembro 3, 2022 at 7:54 pm

            Tudo certo, mas ele como CATALÃO e como ESPANHOL tem o direito CONSTITUCIONAL de ser a favor do que muito bem entender, porque ESPANHA é uma DEMOCRACIA, e numa DEMOCRACIA há LIBERDADE?

            Ele não deveria ter votado repito. Mas nunca disse, em lado nenhum que era a favor da independência, deu aliás a entender que era contra, quando subscreveu o texto de Ada Colau sobre a Espanha e a Catalunha como duas irmãs que devem viver juntas.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Novembro 3, 2022 at 6:51 pm

        Aos olhos do próprio. Ele disse que era a favor do referendo, mas não há um único passo onde ele defenda a independência da Catalunha. Ele disse que era a favor de se votar, não da independência, não há um único depoimento dele a favor disso, e há vários onde ele insinua que é contra.

        Ser a favor de votar, e da autodeterminação, não significa ser a favor da independência. A não ser que se veja a realidade a preto e branco.

        Eu sei que o ódio tende a misturar tudo, mas ele foi num certo sentido uma vítima do radicalismo de ambos, catalães e espanhóis.

  • rmatos24
    Posted Novembro 3, 2022 at 6:07 pm

    Boa forma de comunicar, com um vídeo que mostra claramente toda a sua ligação ao Barcelona desde criança, apelando ao sentimento e deixa o registo para poder ser partilhado. Uma mensagem de identidade que mostra que Piqué vai, mas irá voltar (provavelmente integrará a estrutura ou irá preparar um futuro como treinador, quem sabe).

    Estava claramente em sub rendimento e já era mais um problema que uma solução, mas no seu auge foi um excelente central e figura numa das melhores equipas e seleções da história do futebol, há que reconhecer esse mérito.

  • Dario Nunes
    Posted Novembro 3, 2022 at 5:56 pm

    Não ocupa nenhum lugar de relevo nos melhores centrais da história, para mim fora de um top 100.

    • henry14
      Posted Novembro 3, 2022 at 7:08 pm

      Isto é sério?

    • Dario Nunes
      Posted Novembro 3, 2022 at 7:00 pm

      Para os que pediram:
      Ricardo Carvalho
      Rúben Dias
      Pepe
      Germano
      Humberto Coelho
      Antônio Silva
      Lúcio
      Capita
      Thiago Silva
      Marquinhos
      Aldair
      Miranda
      Fernando Hierro
      Ramos
      Puyol
      Staam
      Korman
      Van Dijk
      Bobby Moore
      Tony Adams
      Terry
      Campbell
      Ferdinand
      Figueroa
      Córdoba
      Otamendi
      Koulibaly
      Maldini
      Baresi
      Costacurta
      Nesta
      Chiellini
      Bonucci
      Desailly
      Blanc
      Varane
      Vidic
      Mascherano
      Kompany
      Rudiger
      Beckenbauer
      Hummels
      Ok se calhar exagerei um pouco. Diria que está entre um top 20 e um 50

      • Diogo Moura
        Posted Novembro 4, 2022 at 2:21 am

        CANNAVARO! Bola d’Ouro. Falar em centrais e não referir o único que ganhou uma bola d’ouro deveria dar pena de prisão ?

        • Filipe Ribeiro
          Posted Novembro 4, 2022 at 3:00 pm

          Isso da bola de ouro não quer dizer muito,ninguém no seu perfeito juízo,diz que o Cannavaro,foi superior ao Scirea,Baresi e Nesta por exemplo.

      • DNowitzki
        Posted Novembro 3, 2022 at 9:19 pm

        Ricardo Gomes
        Mozer
        Wright
        Passarella
        Santamaria
        Scirea
        Krol
        Facchetti
        Domingos da Guia

      • Ss
        Posted Novembro 3, 2022 at 8:54 pm

        Ok, era uma piada então?

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 3, 2022 at 8:13 pm

        Desta lista apenas encontro 5 ou 6 que foram efectivamente melhores do que Piqué (tendo em conta o seu prime e os títulos que ganhou).

        Não sei onde foste copiar essa lista de defesas centrais, mas acho engraçado que o único central a ganhar a Bola de Ouro nem esteja nessa lista.

        • Dario Nunes
          Posted Novembro 3, 2022 at 8:59 pm

          Esqueci-me do Cannavaro. De qualquer forma dizer que só 5 ou 6 são melhores não faz sentido.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Novembro 3, 2022 at 10:47 pm

            Óbvio que não faz,os 100 foi um exagero claro,mas uns 25 ou 30 claramente superiores sem puxar muito pela cabeça.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 3, 2022 at 8:11 pm

        Não metes o Scirea,Krool ou Passarella que são superiores a prácticamente todos que tens aí?

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 3, 2022 at 8:10 pm

        Quem é o Antônio Silva?

      • Acnologia
        Posted Novembro 3, 2022 at 8:09 pm

        Espera. Acabei mesmo de ler António Silva?

      • Oldasity
        Posted Novembro 3, 2022 at 7:59 pm

        António Silva? Ahahaha
        Ruben Dias?

        De facto referiste muito bons centrais, mas muitos deles, tipo Bonucci, Rudiger, etc. não tiveram perto do nível de Piqué. E atenção que tenho sido dos maiores críticos deste à 3 anos.

        • Dario Nunes
          Posted Novembro 3, 2022 at 9:01 pm

          Pode ser polémico mas acho que se o Bonucci tivesse jogado no Barcelona não tinha feito pior que o Piqué. O Rudiger aceito mais facilmente, mas acredito que vai se reformar com uma carreira equivalente ou superior à do Piqué.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Novembro 3, 2022 at 10:39 pm

            Pois eu acho que o Bonucci sem o Chiellini ao lado mostrou o banal que é,Milan fracasso e agora o mesmo.

    • SilvadasAguas
      Posted Novembro 3, 2022 at 6:50 pm

      Dario Nunes chamado a recepção pra vir justificar o disparate que disse

    • Ss
      Posted Novembro 3, 2022 at 6:31 pm

      Adorava ver essa lista de 100 centrais melhor que o Piqué.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2022 at 6:24 pm

      A sua parelha com Puyol no Barça e com Ramos na seleção espanhola são certamente duplas que ficam na história do jogo.

    • BAFANA BAFANA
      Posted Novembro 3, 2022 at 6:16 pm

      Enfim..

      Central titularíssimo da melhor equipa e seleção para mim que alguma vez vi jogar e dominar (não meto melhor de sempre porque ainda sou novo e não vi grande seleções antigas) e mesmo assim há comentários destes..

      Sim, já sei que cada um tem direito à sua opinião, certo.. Mas então justifica com 99 nomes melhores que ele. Cumprimentos

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 3, 2022 at 7:23 pm

        Ao menos fazes a ressalva do que viste e na tua opinião.
        Porque isso do melhor de sempre é uma grande tanga,porque é apenas baseado num gosto pessoal e nada sustentado com factos.
        O clube não foi dominador como o Real ou Ajax foram,nem a selecção ganhou dois mundias seguidos como fez o Brasil.

  • Af2711
    Posted Novembro 3, 2022 at 5:53 pm

    Os últimos anos não apagam em nada a sua trajetória e o enorme central que foi. Sempre defendi que após o 2-8 em 2020 ele deveria ser um dos primeiros a sair porque já estava muitos furos abaixo do que precisava o Barcelona dentro de campo, mas como disse sempre será lembrado pelas conquistas no clube e seleção e até a forma como defende a Catalunha.

  • JFN
    Posted Novembro 3, 2022 at 5:51 pm

    Grande despedida. Vai cerca de dois anos tarde demais, mas para quem não é difícil reconhecer quando as valências começam a desaparecer?

    Desta maneira assegura facilmente uma posição na estrutura do Barcelona a longo prazo, deixando de jogar nos seus termos, em vez de ter mais complicações com a direcção que surgiriam seguramente.

Deixa um comentário