Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Rafa Benítez é o substituto de Carvalhal

Já foi bicampeão da La Liga pelo Valencia, também venceu a Champions ao serviço do Liverpool ou a Liga Europa no comando do Chelsea, o que diz bem do seu currículo. Inclusive até surpreende que dê este passo, já que dificilmente vai lutar pelo top 8.

Rafa Benítez é o sucessor de Carlos Carvalhal no comando técnico do Celta de Vigo. O treinador, de 63 anos, não treinava na La Liga desde que saiu do Real Madrid na época 2015-16. Recorde-se que Rafa já passou pelo Valencia, Liverpool, Inter, Nápoles, Chelsea ou Newcastle, tendo tido a última experiência ao serviço do Dalian Professional.

18 Comentários

  • henry14
    Posted Junho 23, 2023 at 4:28 pm

    Finalmente começa a assumir clubes que são do nível dele. Este é capaz de ser o treinador com o currículo mais mentiroso de sempre.

    • Jeco Baleiro
      Posted Junho 23, 2023 at 6:02 pm

      Mentiroso não é. Sao títulos que ele efectivamente ganhou. Podemos não gostar dele ou do seu trabalho mas, descontando o Mundial de clubes ganho no Inter (no pós Mourinho, ou seja um título quase “de borla) foi duas vezes campeão no Valência (na era do Real dos Galácticos) e venceu uma Taça UEFA, ganhou a Champions no Liverpool e da forma que foi (e olha que aquele Liverpool não era favorito), ainda foi ganhar uma Supertaça Europeia por via disso, uma Liga Europa no Chelsea e uma Taça de Itália no Nápoles.

      A figura não é a mais simpática ou agradável mas algum mérito o homem teve na carreira.

      • henry14
        Posted Junho 23, 2023 at 6:42 pm

        Perdão, Jeco.
        “Mentiroso”, assim fica mais correto.
        Acho que entendeste o que quis dizer. O currículo é incrível, daí ser tão estranho.
        Felizmente que os colossos mundiais já riscaram Benitez da equação. Mas para o Celta ou para o Newcaste (não o desta época, claro) tá fixe.

        • Jeco Baleiro
          Posted Junho 23, 2023 at 9:16 pm

          Sim percebi. Na tua opinião ele tem um currículo maior que as suas capacidades como treinador poderiam prever. Mas ele, no inicio do século era um treinador de grande cartel e no pós-Valência praticamente poderia escolher para onde ir, escolheu Anfield e olha que não se pode dizer que não teve coragem (na altura falava-se muito no Real Madrid e outros clubes de nomeada de então).

          Como disse o Manel Ferreira abaixo, ele já é treinador há muito tempo e, provavelmente, a partir de determinada altura deixou de evoluir, culminando essencialmente em dois trabalhos maus (Real Madrid em 2015 e a descida no Newcastle em 2016, se bem que aqui entrou já numa fase complicada e depois voltou a subir).

          Agora ali no período 2000-2010 foi um dos treinadores mais reputados do futebol europeu, e mesmo na década seguinte venceu a Liga Europa no Chelsea e fez um bom percurso no Nápoles.

          Acho que a personalidade por vezes um pouco truculenta, as guerras com Mourinho e algumas más opções de carreira (a ida para o Inter essencialmente) o fazem ter uma imagem mais negativa do que a qualidade que apresentou enquanto treinador.

          • henry14
            Posted Junho 24, 2023 at 3:33 am

            Acrescento ainda a forma como arruinou o Inter de Mou em 2010 e nessa passagem pelo Real “tentar” tirar o Ronaldo no seu prime da esquerda para lá meter o seu fetiche Bale. Claro que foi despedido entretanto. E já nem me lembrava dele ter descido o newcastle. Opa não gosto do homem. E nem me fales dessa LE de 2013, que isso ainda dói hoje em dia :(. Mas até quando foi para o Chelsea, os adeptos se revoltaram com a contratação do Benitez.
            Em relação às épocas no Valência, confesso que ainda era novinho e não me recordo muito bem. Já via futebol mas sobretudo o Benfica, não a liga espanhola. Mas tenho ideia que também teve grandes equipas, apanhou um Valência “à antiga”, não foi o Valência do André Almeida ou do Samuel Lino. Mas sendo contra os galáticos tenho que reconhecer que tem valor.
            Ainda assim, continuo a achá-lo fraco. No Benfica, eu não o queria.
            Esta resposta foi para o Jeco mas serve para os restantes.
            Abraço maltinha.

      • Manel Ferreira
        Posted Junho 23, 2023 at 7:23 pm

        Exato. Desculpa lá, Henry, mas ninguém ganha tantos títulos “por acaso” ou sem ter alguma influência nisso. Alguma coisa ele tem que ter feito bem.
        Isto parece a história das “classificações mentirosas” de uma equipa, que acaba no lugar X mas merecia acabar 10 lugares acima ou abaixo porque a qualidade de jogo, o azar, a sorte, a injustiça e tal. A certa altura, a realidade tem que se sobrepor às hipóteses. Não se ganha tanto sem querer.

        Podemos é dizer que o Benitez se acomodou, que não quis mudar ou evoluir e que isto lhe chega atualmente. Mas isso não foi só com ele que isso aconteceu. Parecendo que não, ele já é treinador de futebol sénior há 30 anos. São poucos os treinadores que tinham enorme sucesso há 20 anos e continuam a ter agora.

      • Kafka
        Posted Junho 24, 2023 at 1:45 pm

        Ganhou 2 Taças Uefas, uma pelo Chelsea e outra pelo Valência

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Junho 23, 2023 at 6:17 pm

      Benítez no inicio era um grande treinador. Fazia frente ao Mourinho. Curiosamente que caíram os dois quase na mesma altura

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 23, 2023 at 7:11 pm

      Dizes isso com base em quê? Há mitos e mitos, e este é daqueles que nunca vou entender.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Junho 24, 2023 at 11:45 am

        Tens a explicação do Jeco Baleiro. Mas se calhar és miúdo e não vias futebol na altura. Benítez impediu aquele super Chelsea de ir a duas finais da Champions e eram dois treinadores muito táticos no auge da carreira. Benítez entre 2000-2010 era dos melhores do mundo.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 24, 2023 at 4:22 pm

          Se era puto ou não, não sei. Mas que consigo ver a que comentário é que respondi, isso consigo.

          Sou adepto do Liverpool, sei muito bem quem é o Benítez e a alegria que ajudou a dar-me em 2005. E adorava aquele Valencia.

          Abraço e tenta ver melhor para a próxima.

    • Kafka
      Posted Junho 24, 2023 at 1:49 pm

      Discordo Henry, o Benitez de 2000 a 2010 era um treinador de topo, o Valência então era uma máquina de jogar de futebol e portanto o palmarés dele é justificado para o momento que ele o conseguiu

      Agora desde o Liverpool que estagnou por completo e aí já concordo ctg, nesta fase da carreira de facto não tem capacidade para mais que lutar para não descer em Espanha

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 24, 2023 at 5:21 pm

      Parece que estamos a falar de um Di Matteo…

  • Naskaly
    Posted Junho 23, 2023 at 8:18 pm

    O Carlos Carvalhal fez assim tão má época que foi despedido?

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Junho 23, 2023 at 9:36 pm

      Carlos Carvalho fez o que faz sempre. Chega, seduz tanto pelo speach comp pelos resultados, começa a ganhar melão e demonstrar excesso de confiança nas conf de imprens e depois é sempre a descer. Acabou por se manter na mesma.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 24, 2023 at 6:58 am

    Foi durante muito tempo o adjunto do adjunto de Del Bosque, um pouco como sucedeu com Jesualdo Ferreira em relação a Toni. Teve sempre mau timing nas escolhas que fez na sua carreira, sobretudo na forma como entrou e saiu de clubes, tendo parado no tempo em tudo, nos conceitos, na tática, em tudo. O exemplo de tentar mostrar a Cristiano Ronaldo como se marcavam livres é penoso, mas há muitos outros. Ele vê-se como um Mestre Escola, e o futebol profissional não é isso.

    É mais um passo de um percurso absolutamente decadente, desde que há dez anos saiu do Liverpool, que foi o auge da sua carreira, um clube que vai sobrevivendo, mas que a cada ano está cada vez mais a olhar para baixo e não para cima. Segue-se o Almeria, o Alavés e o Getafe.

  • HeberPrincipe
    Posted Junho 24, 2023 at 9:41 am

    Um updgrade em relação a Carvalhal com certeza os vai querer a fazer um época tranquila que esta foi bastante agitada.

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Junho 26, 2023 at 11:37 am

    É um treinador com um percurso já em descendente, é normal que assim seja. Já fez grandes trabalhos mas o Rafa Benitez de jogo perdeu tanto mercado que tem que se sujeitar a um clube de luta pela permanência para estar no ativo. Embora ache que o celta é um grande clube que tem estado aquém da sua real valia.

Deixa um comentário