Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Russell vai ser o companheiro de equipa de Hamilton

Para tentar ser protagonista ou ter o ‘papel de Bottas’? O finlandês, que ainda na última corrida foi avisado para não fazer a volta mais rápida, nunca teve margem para beliscar Hamilton, sendo certo que também revelou alguma incapacidade quando o cenário o beneficiou.

Já era esperado, mas agora é oficial! George Russell vai ser piloto da Mercedes a partir da próxima época. O piloto inglês, que está a cumprir a 3.ª temporada na Williams, vai ocupar a vaga de Bottas, que irá correr na Alfa Romeo, e ser assim o companheiro de equipa de Lewis Hamilton. Recorde-se que Russell chegou a fazer uma prova pela Mercedes na época passada, quando Hamilton teve Covid-19, e deu espetáculo, mas a sua equipa cometeu tantos erros que impediu que chegasse à vitória.

34 Comentários

  • Rui Afonso
    Posted Setembro 7, 2021 at 10:31 am

    Ansioso por finalmente ver dois competidores na mercedes.
    Espero que o Checo consiga subir de nível na próxima temporada e teremos um ano em grande.

  • ThatMan
    Posted Setembro 7, 2021 at 10:39 am

    Para quem dizia que o Hamilton tinha umas clausulas no contrato que não podia ser colega do piloto X ou Y vou gostar de ver as “desculpas”…

    É uma excelente noticia para o Russel e para a Mercedes.
    A Mercedes ganha aquele que é, para mim, o piloto mais promissor da grid (ainda mais do que Norris e Leclerc) e juntando-o a um dos melhores de sempre (se não mesmo o melhor) Russel tem tudo para melhorar e aprender.

    Juntando a isto as alterações na F1 para a próxima época, está tudo a alinhar-se para uma excelente época.

    • Alforreca
      Posted Setembro 7, 2021 at 12:00 pm

      Acredito que o Lewis seja tido e achado nas contratações para o seu colega de equipa. Agora não creio que possa bloquear, até porque certamente já começa a pensar na reforma e a equipa legitimamente tem que pensar em sucessão e um piloto como o George pode garantir a equipa por muitos anos.

      Até acho, não de forma pública, que a Mercedes no próximo ano vai promover uma aproximação entre os dois de modo a que o Hamilton ajude no crescimento do Russel. E com isso terá que assumir o papel de 2º piloto. Não li nada sobre a extensão do acordo mas penso que seja de um ano, esta é também uma forma de manter os pilotos “na linha”.

  • julioflores
    Posted Setembro 7, 2021 at 10:45 am

    Confirmado algo que já vinha a ser falado á bastante tempo. Tenho quase a certeza que Russel nao se vai resignar a ser o n2 da Mercedes, tem talento e potencial para se bater com Hamilton e Max! Curioso para perceber qual vai ser a estratégia da Mercedes para o proximo ano, ainda para mais se perderem o campeonato este ano (que acho bastante possivel, Max foi arredado de duas corridas seguidas e já voltou para o topo do campeonato). Acho que esta mudança vai ter sinais positivos para o campeonato em geral, Russel ainda assim é novo e nao está habituado a pressão de uma Mercedes! Muita sorte para ele neste novo capitulo da sua carreira.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 7, 2021 at 10:48 am

    Vamos ver o que sai daqui. O Russell chega aqui como um dos pilotos mais hyped sem nunca ter feito nada na F1.
    É verdade que dominou na GP3 e na F2 (à frente do Norris e do Albon) e na F1 esteve 2 anos na pior equipa do grid e este ano na 2.ª pior.

    Apesar de tudo, demonstrou ainda muito pouco e, na minha opinião, é ainda uma incógnita o que vai fazer naquele lugar.

    Uma coisa é certa, não parece ter o perfil Bottas e vai seguramente (tentar) dar luta ao Hamilton.

    Foi também confirmada a renovação por mais 1 ano do Pierre e do Yuki na AlphaTauri. Compreendo que o japonês esteja ainda em adaptação e que o francês é dos melhores pilotos do grid, mas a diferença entre os dois é tão grande que me custa a compreender a renovação do japonês. Talvez porque os pilotos da RedBull na F2 este ano estarem a obter maus resultados ou não haver muita confiança no Albon, não sei. Mas o japonês tem cometido erro atrás de erro. Vai ter de dar muito à perna.

    • Mpenza
      Posted Setembro 7, 2021 at 11:07 am

      Dizer que o Russell nunca fez nada na F1 é muito injusto para com ele. Durante o seu tempo na Williams a maior parte dos anos conduziu o pior carro em pista. Mesmo assim qualificou-se sempre à frente do companheiro de equipa e conseguiu ir com regularidade à Q2 e com alguns ingressos na Q3. É verdade que demorou muito a conseguir pontos mas era difícil pedir mais.
      Além disso, a única vez que pegou no Mercedes ia ganhar a corrida ao Bottas, que tem muito mais experiência no carro. Só não ganhou por fatores externos.
      Sinceramente, o Russell merece todo o hype que tem. E mesmo assim acho que o Leclerc aquando da mudança para a Ferrari tinha mais hype fazendo menos.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 7, 2021 at 11:27 am

        A Williams foi sempre a pior equipa (à exceção deste ano) e por isso o Russell não conseguiu demonstrar grande coisa. É só por isso que digo que não mostrou quase nada na F1 (e é verdade). Conseguiu destacar-se em 2 GPs e foi isso (e já foi bom no carro que tem). Foi pouco ou nada. É mais culpa do carro do que dele, mas na F1 não mostrou quase nada. Aliás se não o conhecêssemos da F2, ele não era mais que um Latifi ou um Giovanazzi que lá andam.

        Em relação à comparação com o Leclerc, talvez tivesse mais hype, mas tinha demonstrado mais. Quanto mais não seja, a nível de pontos, fez mais num ano que o Russell em 3. Aliás, na 1.ª época do Leclerc, ele fez mais do dobro dos pontos que o Russell em 3 anos na F1. O hype do monegasco era merecido.

        Agora, atenção que não estou a dizer que o Russell não tem mais potencial que o Leclerc. Só acho é uma incógnita o que o inglês vai fazer na Mercedes porque tudo o que ele fez para merecer este lugar fê-lo há 3 ou 4 anos. Na F1 não fez mais que um Latifi ou um Hulkenberg ou um Giovanazzi (talvez até pior que estes últimos 2).

        • Mpenza
          Posted Setembro 7, 2021 at 11:49 am

          Eu percebo o teu ponto de vista mas isso é só olhando para os pontos o que me parece muito redutor. Para mim um bom parâmetro de avaliação na F1 é a comparação com o colega de equipa e aí o Russell mostrou-se sempre superior, quer na Williams quer no GP que fez na Mercedes.

          • Tiago Peixoto
            Posted Setembro 7, 2021 at 1:37 pm

            Eu compreendo o que dizes e concordo.
            O que eu quero dizer, e claro que o carro é o principal culpado, o Russell ainda não mostrou na F1 ser merecedor de um lugar numa das 2 melhores equipas. Pode já tê-lo mostrado na F2, mas eu estava só a falar da F1. Mas compreendo perfeitamente o que dizes.

        • Alforreca
          Posted Setembro 7, 2021 at 11:56 am

          Sinceramente não acho que o teu argumento para o facto do Charles ter provado algo e o Russel não, válido.

          Um porque bateu consistentemente o colega de equipa é relevante porque significa pontos, para o outro não é relevante porque não significa pontos. Mas o principal “benchamark” na F1 é de facto o colega de equipa.

          A questão aqui é um teve um carro similar ao restante pelotão o outro não (além de estar numa equipa falida…). Derrotar consistentemente os seus colegas (e normalmente por grandes margens) é de facto um dos melhores indicadores sobre um piloto, sobre a sua velocidade bem como capacidade de afinar um carro.

          A grande incógnita, embora o Russel de alguma forma já tenho mostrado que não deverá ser problema, é como estes pilotos lidam com a pressão ao dar o salto.

          Não menos importante, e aqui acho que a Mercedes escolheu bem o timing para fazer a troca o próximo vai trazer muitas mudanças, o que quer dizer que os dois pilotos vão partir de forma “igual”.

          A acreditar que os novos carros vão facilitar as ultrapassagens, talvez uma das grandes vantagens do Russel vá à vida (a capacidade de produzir voltas muito rápidas na qualificação). Uma vez que em ritmo de corrida, parece sempre mais lento / irregular o que o pode prejudicar, especialmente comparando com pilotos como Hamilton, Verstappen, Norris ou mesmo o Leclerc.

          O facto de já ter estado um fim de semana com a equipa e ter feito uma corrida, onde correspondeu, dá, também, à Mercedes alguma segurança extra. Imaginem se Gasly tivesse feito uma corrida pela RedBull antes de se transferir definitivamente para a equipa? Muito provavelmente teriam percebido que haveria por parte do mesmo grandes problemas de adaptação ao carro e filosofia de desenvolvimento.

        • react
          Posted Setembro 7, 2021 at 12:26 pm

          não fez mais que um Latifi?

      • plt120
        Posted Setembro 7, 2021 at 11:34 am

        Ia ganhar a corrida num carro e nuns sapatos onde nem cabia :D

    • JJoker
      Posted Setembro 7, 2021 at 11:42 am

      Williams a segunda pior este ano?
      Estamos conversados quanto a esse enormissimo conhecimento de F1.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 7, 2021 at 1:34 pm

        Até parece que disse algum escândalo. A Haas é de longe a pior. E entre a Alfa Romeo e a Williams este ano não tem havido grande diferença.

        Quanto ao “enormíssino” conhecimento de F1, vejo desde criança, mas nunca disse que sou dono da verdade e que a minha opinião vale mais que a dos outros.
        Mas pronto, leve lá a sua medalha do conhecimento, Sr. Sabichão ?

    • SantAimar
      Posted Setembro 7, 2021 at 11:52 am

      Concordo na perspetiva de que o Russell ainda tem de mostrar realmente o seu valor na F1. Tem potencial mas acho que esta a ser vendido por algo que ainda não mostrou realmente.
      Quanto a AlphaTauri dá mais um ano ao Tsunoda porque efetivamente esperam muito dele e acham que este ano foi desenvolvimento e transição (eu particularmente acho que ele não é metade do que esperam, até porque tem um controlo psicológico muito fraco parece-me), mas também porque tem surgido rumores que o Albon vai para a Williams para o ano.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 7, 2021 at 1:40 pm

        Sim, veremos. Eu até gosto do japonês, mas desiludiu muito este primeiro ano (apesar de ainda ir a tempo de fazer um final em grande). Mas claro, nem toda a gente a chega à F1 e adapta-se perfeitamente logo à 1.ª. A questão do psicológico afeta muito e o Yuki parece ser, como dizes, fraco nesse aspeto.

  • Zpteixeira
    Posted Setembro 7, 2021 at 11:07 am

    O piloto n.º1 da Mercedes.

  • SantAimar
    Posted Setembro 7, 2021 at 11:46 am

    Era a contratação esperada por parte da Mercedes, que assim pensa numa logica de equipa que será extremamente importante para o próximo ano. Digo isto mesmo sendo adepto da Ferrari, a Mercedes com esta contratação segura um dos dois melhores pilotos do F1 no Hamilton e junta um dos 4 pilotos mais promissores desta geração. E isto num ano em que veem carros novos é muito importante, porque não se conhecem os carros que vão competir e assim juntam dois pilotos muito capazes de pontuar o que numa ótica de equipa vale bastante pela questão dos orçamentos anuais.

    Nesta sequencia acho que a RB devia ponderar o Pérez muito bem (apesar de ter renovado por um ano), pois é um piloto que não rola muito bem nas qualificações e isso numa perspetiva de equipa pode tirar pontos importantes.

    Quanto a minha Ferrari que esta fechada para o ano com um primeiro piloto de quem espero muito o Leclerc e o Sainz que tem estado esta ano bem a adaptar-se a Ferrari e garante bons pontos. Espero um carro mais competitivo para o ano da Ferrari. E acho que vai haver surpresas neste requisito porque a RB a partida (fala-se) nao vai ter motor Honda e isso pode ser uma situação importante.

    À visão de mercado agradeço estes espaços para falar de F1 e espero mais posts semanais como estes.

  • JJoker
    Posted Setembro 7, 2021 at 11:48 am

    Não era de todo a preferência de Hamilton – não foi inocente o comentário no GP da Austria elogiando Norris quando o ultrapassava.
    Russell representa aquilo que Hamilton despreza, será um Rosberg 2.0 com a diferença de, na minha opinião, ter muito mais confiança em si mesmo do que o alemão tinha.
    Toto não colocaria Russell em Brackley sem lhe passar a mensagem da importância do mundial de construtores, mas duvido que essa limpeza cerebral leve o miúdo a ser outro Bottas, e seguramente teremos mais fricção na Mercedes para o ano.
    Tudo dependerá daquilo que os novos carros serão capazes e é nesse sentido que a Mercedes aceita tomar o risco: num cenário de igualdade (ou semelhante) performance entre estes, SF e RBR, em época de novas mecânicas, ir para a luta com Hamilton e Bottas ou com Hamilton e Russell são dois cenários muito diferentes, era inevitavel que a escolha recaisse na opção que lhes dá melhores perspectivas de conseguirem competir com dois pilotos altamente competitivos (coisa que Bottas deixou de ser no ano passado).

    • SantAimar
      Posted Setembro 7, 2021 at 1:47 pm

      Concordo exatamente com este ponto de vista, o Toto sem saber como estarão os carros no próximo ano jogou seguro para ter dois pilotos que ele considera mais capazes de corresponder no mundial de construtores.

    • julioflores
      Posted Setembro 7, 2021 at 4:11 pm

      Só espero mesmo que nao seja um Bottas, porque o Lewis (isto sem lhe tirar o devido valor) tem de saber andar sem a muleta atras! Muito curioso para ver a sua maneira de trabalhar em equipa com George!

  • Kuiper
    Posted Setembro 7, 2021 at 11:54 am

    Peca por tardia esta mudança. Tenho pena do Bottas pela posição em que ficou. Acho que nunca foi piloto para a Mercedes, mas o tratamento que lhe têm dado mesmo quando as coisas lhe estão a correr bem é muito mau e fez-me perder um pouco o respeito pela equipa.
    Com o Russel acredito que a história será outra. O rapaz ainda é novo e pode até haver ali alguma intenção de nos primeiros anos ser relegado para um papel secundário, caso ele seja demasiado humilde e a própria Mercedes queira continuar a dar destaque apenas ao Hamilton. No entanto, acho que será precisamente o contrário, já que o Russel não será de se ficar e mal tenha a oportunidade de correr no seu Mercedes (tal como no Bahrain), vai querer lutar pelo topo.
    Por outro lado, se a Mercedes não conseguiu gerir da melhor maneira a relação entre o Hamilton e o Bottas, será também interessante perceber como vai gerir os interesses do Lewis com um piloto jovem, ambicioso e talentoso pronto a ocupar-lhe o lugar…

  • Xyeh
    Posted Setembro 7, 2021 at 12:04 pm

    Hamilton e Russel vs Max para o ano, é isto.

  • dabide23
    Posted Setembro 7, 2021 at 12:15 pm

    respondendo à primeira pergunta da parte em bold, tenho quase a certeza de que Russell vai para ser protagonista e que não irá aceitar ser um mero número 2 de Hamilton.

    e, tal como escrevi ontem no post acerca do Bottas, não sei se Hamilton vai saber lidar com isso, já que este ano está difícil conquistar o 8º de forma tão fácil como os anteriores e, para o ano, não terá um companheiro de Equipa tão “passivo” como foi Bottas.

    avizinha-se um 2022 bem interessante!

  • NoSense
    Posted Setembro 7, 2021 at 12:34 pm

    If you need to compromise my race to keep Lewy in the points, do it

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 7, 2021 at 1:32 pm

    Noticia já esperada.

    A prova do ano passado quando Russell substituiu o Hamilton foi o tira teimas e mesmo não ganhando foi instrumental para garantir o seu lugar.

    Que Russell tem mais talento que Bottas é inquestionável.

    Se será uma ameaça assim tão grande como querem fazer parecer? Tenho as minhas dúvidas.

    Nunca será fácil para ele coexistir com um dos maiores de sempre e os níveis de pressão serão igualmente bem maiores.

    Uma coisa é ir ao Q3 com a Williams, outra bem diferente é assegurar day in and day out pelo menos um lugar no top 3.

    Russell tem talento, é rápido mas no meu entender o melhor jovem piloto do grid é mesmo Lando Norris.

    Esse sim num Mercedes daria luta pelo título

  • cratera
    Posted Setembro 7, 2021 at 2:28 pm

    Curiosamente, existe um produtor de vinhos chamado Hamilton Russell, da Africa do Sul. Cheira-me a boost nas vendas :)

  • Helder C
    Posted Setembro 7, 2021 at 3:55 pm

    Entretanto, este fim de semana há Monza na F1 e Aragón na MotoGP e AC Milan x Lazio no domingo; Santa Clara x Benfica e Sporting x Porto, Leverkusen x Dortmund, Leipzig x Bayern, Mónaco x Marseille, Napoli x Juventus no sábado;

    Siga siga.

    Em relação ao assunto do artigo, Russell está protegido. Se falhar, falar-se-á em contexto e adaptação. Se acertar, chamado de génio. Não espero grandes mudanças. Hamilton é o chefe e não será um pirralho que vai mexer com a estrutura. Foi uma grande perda para a F1 a retirada de Nico Rosberg.
    Já esperamos há 3 anos que o quinteto Gasly, Leclerc, Russell, Norris e Verstappen domine e torne competitiva e equilibrada a F1 mas nos últimos 10 anos, apenas 2 carros assumiram-se como candidatos ao título. RBR e Mercedes. A última vez que a Ferrari esteve perto de vencer foi em 2012 quando Alonso fez -3 pts que Vettel da RBR. Em 2010 Alonso -4 (ferrari) que Vettel (rbr) e em 2008 com Massa (ferrari) -1 pt que Hamilton (Mclaren Mercedes) e a Mclaren venceu em 2008 e desde então tem estado afastada. A Renault, agora Alpine, já não vence desde 2006 com o Alonso e a própria Red Bull não vence desde 2013. Desde 2014, só dá Mercedes. Por quanto mais tempo durará a dinastia de prata?

    Comparando com o MotoGP, a F1 está mt menos interessante. Apesar de entre 2013 e 2019 Márquez ter dominado, do 2º para baixo houve sempre grandes mudanças que não se verificam na F1. Aceito que a F1 é mais dual do que individual durante a corrida que o MotoGP (devido à dimensão dos veículos, o que dificulta ultrapassagens e não só) mas ou mudam radicalmente, como se espera a partir de 2022, ou a tendência de perder ainda mais fãs manter-se-á ou aumentará. 2020 foi um ano brilhante para a MotoGP. E para a F1? No ano passado, Gasly ganhou em Monza e foi bom ver alguém que não o Hamilton ou Verstappen lá em cima. Não é que não goste do Hamilton ou do Verstappen mas enquanto fã da F1, gostaria de ver mais vencedores diferentes de corridas como acontece no MotoGP.

  • Carvalho
    Posted Setembro 7, 2021 at 7:26 pm

    Como já se esperava quase desde o início da época.
    Abre-se agora uma oportunidade na Williams que deverá ser preenchida por Albon, naturalmente, dadas as conversas entrar Horner e Toto. A Red Bull terá assim de encontrar um terceiro piloto que seja competente e esteja à altura quando chamado,
    Acerca da dupla da Mercedes, será interessante ver a dinâmica de equipa, pois Russell não irá certamente concorrer para ficar em segundo no campeonato.
    Botas na Alfa Romeo como já se especulava há umas semanas, o que acaba por ser a sua melhor opção. A Mercedes não merecia de facto Bottas, e prova disso foi o que lhe fizeram em Zandvoort. Com os rumores da mudança de motor da Alfa Romeo, quem fica a ganhar é mesmo a Mercedes. Financeiramente, conseguem um encaixe histórico com mais uma equipa a utilizar um motor Mercedes (a Ferrari sairá como grande derrotada), e desportivamente, já se fala de Nyck de Vries como companheiro de Bottas na Alfa Romeo. Estaremos perante uma nova equipa satélite da Mercedes? Vai ser engraçado ver o que guarda a nova época de 2022 com todas as mudanças de regulamentos e carros. Será interessante ver o que irá acontecer à Williams se esta mudança de motores realmente se der, pois em 2022 vão mostrar o quão poderosa é a sua aerodinâmica e a Mercedes terá de calcular muito bem em que equipa investe.

    De resto, aguardar o fecho do line up, mas sabendo que Latifi fica na Williams, apenas resta aguardar o que faz Nyck de Vries (até Toto já admitiu que Nyck tem 50/50 de ir para a Fórmula 1 em 2022).

Deixa um comentário