Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Saidy Janko é o 2.º reforço do FC Porto

Continuidade de Maxi Pereira deixa de ser prioritária (ou era importante manter o uruguaio)? Janko, à semelhança de João Pedro, é mais um jovem, o que pode levar os azuis a dar mais um ano de contrato a Maxi (atacar a época com 2 laterais inexperientes pode ser arriscado). Ainda por cima o suíço, que se caracteriza mais pela sua vertente ofensiva que defensiva (as lacunas a defender fizeram com que fosse um dos maiores flops do Celtic Glasgow nos últimos anos), não tem uma época a titular como sénior e desde final de Janeiro só fez 5 minutos. 

Saidy Janko, lateral direito de 22 anos, é oficialmente reforço do FC Porto, chegando ao Dragão proveniente do Saint-Étienne a troco de 3 milhões de euros. O suíço, que se junta a João Pedro nas contratações já confirmadas para 2018-19, assinou até 2023. Janko é um produto das camadas jovens do FC Zurich, tendo completado a sua formação no Man Utd, de onde seguiu para Bolton (por empréstimo) e Celtic (a título definitivo). Na última época esteve no Saint-Étienne, disputando 22 partidas sem marcar qualquer golo.

https://twitter.com/FCPorto/status/1011934691597979648

57 Comentários

  • Kacal
    Posted Junho 27, 2018 at 4:47 pm

    Não conheço portanto não vou opinar, muito menos criticar. Vou dar o benefício da duvida e apoiar até prova em contrário. Pode ser que surpreenda, não faltam casos de jogadores que são desconhecidos e chegam cá para brilhar, além dos casos de “mais um” lá fora e “estrela” cá. Os 22 anos dão-lhe margem para progredir e evoluir. Parece-me um tipo confiante, humilde e com vontade de aprender. Ter qualidade ofensiva já é um principio. Agora o resto há que trabalhar e melhorar. Pode correr bem. Há potencial a explorar, parece-me. As credenciais como jovem são boas pela formação na Suíça e no Man Utd, mas como sénior não tanto, mas não indica nada. Vamos esperar e ver como corre. Além disso o custo da transferência não é tão elevado assim e o risco é menor.

    No entanto, com um custo de cerca de 8 milhões talvez pudéssemos ir buscar um só lateral e renovar 1 ano com o Maxi, em vez de 2. Embora o mercado seja complicado hoje em dia. Não me agradam muito à partida estas contratações de nomes desconhecidos e sem créditos firmados, mas pode ser que surpreendam. Que venha a pré-época!

  • Eagle1991
    Posted Junho 27, 2018 at 4:00 pm

    O Porto está-me a lembrar um pouco o Benfica da época passada para a que agora terminou. A defesa é a base de uma equipa e com a saída de Marcano e Ricardo o Porto ficou mais fraco. Os 2 jogadores que contrataram para a lateral direita são uma incógnita e quem substituir Marcano no centro terá a fasquia bem elevada. Ao ficar mais uma época a experiencia de Casillas poderá ajudar neste processo de transição coisa que infelizmente o meu Benfica não teve.

    • cmba
      Posted Junho 27, 2018 at 4:14 pm

      A diferença (pelo menos para já) é que ainda estamos em Junho! O mercado fecha a 31 de Agosto. Estranho seria comprar camiôes de jogadores que nunca vestirâo a camisola do clube simplesmente para emprestar. Pede-se calma e criterio até porque comprar bem e rápido nem sempre é possível. Agora se o Porto já tivesse vendido Brahimi, Herrera, Aboubakar ou Marega sem se ter mechido no mercado a finais de Agosto aí sim acho que seria comparavel ao SLB da época passada.

  • cmba
    Posted Junho 27, 2018 at 3:19 pm

    Aos mais criticos/cépticos deixo a pergunta: Quem era o Freddy Guarin quando chegou ao FCP?… 1desconhecido com boa estampa física (para fazer de Lucho), suplente no Saint Etienne e custou 1M/€ o resto todos sabemos como foi. Não foi uma contratação cara para os dias que correm e ainda é muito novo, dou o benefício da duvida. Acho que o Porto não pode andar em grandes loucuras e à falta de craques emergentes pelo menos que venham jogadores com boas condições para poderem vir a sê-lo num futuro próximo.

    • Empaler
      Posted Junho 27, 2018 at 5:33 pm

      O Guarin já era há muito conhecido. Estranho foi ter sido tão barato

      • cmba
        Posted Junho 27, 2018 at 5:51 pm

        Talvez para jogadores de FM! Mas na vida real (que afinal de contas ainda é o que realmente conta), era um jogador que andava no campeonato Francês sem grande destaque. Onde se fez jogador foi mesmo no FCP.

  • cmba
    Posted Junho 27, 2018 at 3:01 pm

    Gostava que o Porto fizesse regressar Quintero e Rafa Soares. Que comprasse o Nakajima e o de Paul à Udine se. Com um esforço acho que se podia fazer (chegar acordo com River e Portimonense). Meu plantel seria:
    GR:Casillas, Vana e Diogo Costa (B)
    DD: Layún ou Maxi e J.Pedro ou Saidy
    DC: Felipe, Chidozie, Osório e Mbemba
    DE: Telles e Rafa Soares
    MDC: Danilo e Mikel
    MC: Sergio, Oliver, Paulinho, Quintero
    ALAS: Corona, Otávio, Nakajima e de Paul (Paulinho ou Marega tb podem jogar aqui)
    Avançados: Paciência, Abouba, Marega e T.Soares (+ Rui Pedro ou A. Pereira em caso de alguma saída)

    *Vendia em caso de boa Oportunidade: Herrera, Brahimi e Tiquinho Soares (ou outro dos avançados que não Marega). Emprestava os Diogos DC a clubes de 1a para ganharem rodagem e o Jorge Fernandes para o caso de não vir o Mbemba ou troca com Osório). Acho que não é um plantel descabido para a realidade do Porto e o Sérgio Conceição fica com boa matéria prima para lapidar.

    • Prontauro
      Posted Junho 27, 2018 at 3:30 pm

      Seria um bom plantel para lutar pelo segundo lugar com o Braga. Esse meio campo até metia medo… Vendias o Herrera e não compravas ninguém para o lugar dele? Uma época inteira só com um médio centro? Não tem cabimento. Óliver, Paulinho e Quintero são médio com caraterísticas ofensivas, aliás, os dois últimos já jogaram várias vezes a extremo.

      De resto até nem está mal, apesar das várias incógnitas para as várias posições. Mas esse meio campo está completamente desequilibrado.

      • cmba
        Posted Junho 27, 2018 at 4:20 pm

        Para além de Danilo e Mikel o S.Oliveira já mostrou que pode (e bem) jogar como medio centro mais de contençâo. Também há o miudo da (B) que o SC estreou em Liverpool que é um medio centro que aponta maneiras!

        • Prontauro
          Posted Junho 27, 2018 at 8:12 pm

          O Bruno Costa? É médio ofensivo, não joga a médio centro. Muito menos de contenção…

          • Marques
            Posted Junho 27, 2018 at 11:53 pm

            O Bruno Costa é médio centro e nao médio ofensivo.

            • Prontauro
              Posted Junho 28, 2018 at 8:51 am

              O Bruno Costa é médio ofensivo centro. E já fez alguns jogos a extremo. Contra o Liverpool, por exemplo, jogou a médio direito. Tem caraterísticas muito mais ofensivas do que Herrera e Sérgio Oliveira (que são os médios centro do Porto) e, em certa medida, até que o Óliver (que é mais 3º médio/número 10).

              • Marques
                Posted Junho 28, 2018 at 3:42 pm

                jogou 99% da época a 6/8 e muito bem, alternando em campo de posição com o Luizão. Na minha opinião pode vir a ser um excelente jogador a medio centro, a medio ofensivo, extremo e segundo avançado é um jogador banal.

          • cmba
            Posted Junho 27, 2018 at 9:29 pm

            Herrera ainda não foi vendido, caso se confirme a sua venda certamente virá outro médio (até porque AA também vai sair) mas pessoalmente acho as é preciso fortalecer as alas mais urgentemente que o meio campo, são opiniões..

            • Prontauro
              Posted Junho 28, 2018 at 8:41 am

              Eu também concordo com isso. Estava simplesmente a fazer um reparo ao plantel que idealizaste em cima, no qual não incluíste o Herrera.

      • cmba
        Posted Junho 27, 2018 at 4:18 pm

        Sergio Oliveira ?? Se fez otima dupla com Herrera porque nâo a faria com Danilo Pereira/Mikel (até porque teria menos responsabilidades defensivas)? Eu confio no Óliver para 3º medio e a tendencia é ter mais protagonismo.. Quintero ofereceria outro dipo de coisas á equipa.. nâo me parece que fosse um meio campo descompensado mas para gostos estâo as cores do arco-iris!

        • Prontauro
          Posted Junho 27, 2018 at 8:10 pm

          O Sérgio Oliveira e…? Mikel é o substituto do Danilo, e o substituto do Sérgio Oliveira seria quem? O Óliver, que, como disse, tem características mais ofensivas? Como dizes, Óliver seria para 3º médio, coisa que não existiu sempre que o Porto jogou em 4-4-2, talvez daí o espanhol ter jogado “pouco”. Portanto, continuo a dizer, esse meio campo estaria descompensado não existindo uma alternativa para 2º médio.

  • MiguelF
    Posted Junho 27, 2018 at 2:47 pm

    Já esperava que o FC Porto fosse contratar outro lateral direito e se calhar o Maxi está para sair.

    Saiu o melhor lateral direito do campeonato, Ricardo Pereira, para o Leicester, e o principal candidato ao seu lugar e um dos jogadores mais promissores de Portugal, Diogo Dalot, para o Man United.

    A questão aqui é quem será o lateral direito do FC Porto na próxima época…

    Maxi deve sair, já não caminha para novo e apesar de ajudar muito ao equilíbrio defensivo não tem tanta preponderância ofensiva, nem resistência como tinha antigamente. Além disso é dos que recebe melhor no plantel e será um “alívio” a nível de salários.

    Janko e João Pedro não conheço para poder fazer avaliações mas deverão ser testados na pré-época e estou curioso para ver como se saem.

    O que achava melhor para o FC Porto, mas deve ser improvável, era tentar o regresso de Miguel Layun.

    O mexicano é um jogador que trabalha muito, é polivalente podendo fazer as duas laterais, dá profundidade e é excelente a nível de cruzamentos, conhece bem o clube e sempre mostrou raça.

    Eu apostaria nele a começar a lateral direito esta época mas, ou muito me engano, deverá ser vendido depois do Mundial.

  • Ricardo M.
    Posted Junho 27, 2018 at 2:20 pm

    Será que o Porto com isto aproveita o jogador também para extremo direito, visto ser bom ofensivamente? Gostava que também olhassem para o Layun como opção para extremo direito, mas não me parece que vá acontecer, infelizmente…

    Saudações desportistas

  • RodolfoTrindade
    Posted Junho 27, 2018 at 2:04 pm

    Parece-me mais ou menos óbvio que lógico que o FCP irá ficar com o Maxi ou com o Layun.

    Não fazia sentido atacar a época com dois miúdos na lateral direita.

  • AngeloGJ
    Posted Junho 27, 2018 at 2:00 pm

    Esta contratacao faz sentido se tentarmos anasilar a situacao do ponto de vista do treinador do FCP e daquilo que foi o FCP a epoca passada, ora vejamos, o FCP a epoca passada tinha 3 laterais direitos + 1 lateral esquerdo e 1 polivalente, a meio da epoca prescindiu do polivalente porque era alguem prescendivel mas reparem que todos os laterais direitos excepto Maxi podiam actuar a esquerda ou seja eram “polivalentes”, neste momento o FCP contratou 2 laterais direitos que podem ambos actuar na esquerda, e se SC seguir a logica da epoca passada é isso que acontecera 3 laterais direitos (caso Maxi nao saia) e 1 lateral esquerdo, caso Maxi saia entao creio que o FCP vai atacar o mercado por um lateral esquerdo ou um jogador polivalente que possa jogar a lateral esquerdo e fazer outra posicao em campo, e nao creio que sera o Layun o escolhido (muito soberbo para estar no banco).

    Quanto ao jogador, parece-me ser um jogador interessante, pelo Youtube convenceu-me mais este do que o Joao Pedro, é rapido, é bom a atacar, tem alguma tecnica para um lateral (a semelhanca do Ricardo Pereira) e quanto a questao de ser fraco a defender, isso resolve-se facilmente e inclusive os elogios que veem de Franca dizem que ja melhorou muito a nivel defensivo, creio que o FCP tem na lateral direita 2 laterais interessantes que bem potenciados podem dar cartas, é esperar para ver…

  • De Carvalho
    Posted Junho 27, 2018 at 1:59 pm

    Percebo a contratação apesar de nao conhecer.
    Mas a não ser que LAYUN se vá embora devido ao excelente mundial e ser um bom encaixe, não faz sentido renovar com maxi.
    Falta um Central de topo para se juntar a Filipe, não sei se chidiozie tem vida.
    Um extremo topo PAVON ou lozano era uma super contratação e com a venda de abubacar comprar um ponta matador

    • MiguelF
      Posted Junho 27, 2018 at 3:26 pm

      Sem dúvida que seriam super-contratações mas neste momento são irrealistas.

      O Pavon deve ficar num valor perto dos 20 milhões e não acredito que o Boca venda por menos.

      Lozano ainda mais difícil é. Chegou à 1 ano ao PSV, fez uma excelente época de estreia na Holanda, foi campeão e está a fazer um grande Mundial.

      A cotação do Mexicano está alta e devem existir vários interessados de ligas superiores à portuguesa. Devem pedir pelo menos 30 milhões por ele e mesmo assim, com o mercado atual, acho que será mais caro ainda.

      Eu já me contentava com o Nakajima, que para mim já estava no FC Porto.

    • Prontauro
      Posted Junho 27, 2018 at 2:21 pm

      Tanto o Lozano (valor de mercado transfermarkt: 25ME) como o Pavón (valor de mercado transfermarkt: 20ME) são compras completamente utópicas para o FC Porto. Para além de serem jogadores de seleção (e estão no Mundial), têm um valor de mercado irrealista para a realidade portista e deverão ter mercado em ligas mais interessantes que a portuguesa.

  • vascoosb
    Posted Junho 27, 2018 at 1:44 pm

    Ha que apontar para a ma gestao no Porto. Uma equipa que ganhou o campeonato e que este ano da a parecer querer acomodar-se. Se antigamente eram guarda redes, hoje sao defesas direitos. Contratacoes precipitadas e sem grande fundamento. Muito dificilmente algum destes pegara de estaca. O suico pela falta de qualidade e o brasileiro pelo tempo de adaptacao. O mesmo sera com os que estarao para vir para outras posicoes. Se Brahimi sai, nao ha quem o substitua (Otavio?), se sai Telles como e? Ja foram dois centrais a custo zero quando podiam ter rendido ainda desportivamente. Sabendo esta direcao da situacao em que muitos jogadores se encontravam ha um ano, nao era comecar a preparar esta epoca desde ai? Devem estar a espera que o Sergio continue a fazer milagres.

    • Francisco Torgal
      Posted Junho 27, 2018 at 2:08 pm

      Perderam 2 laterais (Dalot e Ricardo) e contrataram 2. Até agora está equilibrado.

      • RMCL
        Posted Junho 27, 2018 at 2:27 pm

        Que importa a quantidade contratada se a qualidade que saiu era superior?

        • cmba
          Posted Junho 27, 2018 at 4:23 pm

          Raras vezes (para nâo dizer nunca) as equipas Portuguesas contratam reforços superiores em qualidade demonstrada ás vendas efectuadas assim que nâo entendo bem o coment. A fazer contrataçôes deste tipo tambem é agora antes do inicio para avaliar saber realmente com o que se conta, se fosse no fecho do mercado á desesperada até entendia as criticas mas assim há que dar o beneficio da duvida.

    • FCPenta
      Posted Junho 27, 2018 at 1:59 pm

      Saíndo Telles, que seria sempre pela cláusula de 40M, ainda existe Layún para render no imediato e haveria muito dinheiro para ir ao mercado. Mas não vejo ninguém a bater a cláusula do brasileiro neste momento.

      É preciso lembrar que o Porto não vai anunciar grandes contratações antes de 1 de Julho e no que toca a saídas, foram 2 laterais direitos por outros dois e Mbemba deve estar por dias. Um eixo defensivo com Felipe, Mbemba, Osorio/Diogos/Chidozie é mais do que suficiente.

      Se estamos mais fracos na posição de LD? Sempre que sai um titular estamos. Só na pré-epoca se poderá tirar ilações.

      Duvido que Maxi fique e digo ainda bem sem qualquer sobranceria, o seu salário, mesmo reduzido, é ridículo para a valia que traz ao campo. Que seja muito feliz no Peñarol.

      Só podemos fazer um real balanço da pré-epoca no final da mesma.

      Dado o papel que Sérgio teve na conquista do campeonato o ano passado tenho quase a certeza que está envolvido nas contratações, os reforços têm a sua aprovação.

      E para quem chora os extremos, ainda não saiu ninguém e vieram Paulinho e Waris, este último pedido expresso do técnico e que deverá ser aposta. Saíndo Brahimi vem uma truta com toda a certeza.

      Há que ter calma, a procissão ainda vai no adro.

      • vascoosb
        Posted Junho 27, 2018 at 4:16 pm

        Layun, apesar de o considerar mais um ala do que um lateral, ate poderia render no imediato. No entanto seria sempre um remendo em comparacao. E se assim fosse o Porto perderia a oportunidade de ter aqui algum retorno financeiro apos o Mundial. Mbemba, apesar de a partida ser uma boa opcao para o nosso campeonato, parece-me um pouco arriscado depois de uma epoca muito pouco conseguida. E um jogador muito poderoso fisicamente mas que deixa a desejar no capitulo psicologico (qual Martins Indi). Paulinho e Waris nao corresponderam as expectativas mas ainda vao a tempo de ser mais valias, sim. Mas se Brahimi sair e se nao for Bernard a ser negociado, quanto e que sera que esta direcao esta a disposta a dar por essa “truta”? O Porto nunca foi clube de contratar jogadores feitos, compreendo, mas o mercado anda muito diferente daquilo que era ha 10-15 anos.

  • Portofan
    Posted Junho 27, 2018 at 1:18 pm

    Não acredito que o FCP vá atacar a nova época com João Pedro e Janko. Seria muito arriscado! Acredito que Janko ou jogue pela equipa B ou seja cedido.
    Nos planos dos dirigentes deve estar a renovação contratual do Maxi que, na minha opinião, não se justifica muito. Prefiria que ficássemos com Layun e João Pedro.

  • Teixeira
    Posted Junho 27, 2018 at 1:15 pm

    Boas,

    Esta contratação leva-me a crer que o Maxi não renovará pelo FCP. Honestamente não sou fã do Maxi, mas até lhe daria crédito se ficasse mais um ano no FCP, mas creio que o Maxi devia querer um contrato de no mínimo 2 anos, algo que seria injustificável, do meu ponto de vista.

    Para mim neste momento a grande dúvida será o Layún. Possivelmente gahou mais mercado com o Mundial e certamente que daria jeito também ao FCP (evitando a compra de 1 DE), mas também poderá significar um encaixe suficiente, por exemplo, para pagar estes 2 laterais direitos.

    Por outro lado, penso que as contratações “sonantes” só acontecerão apartir da próxima semana, para se terminar o ano fiscal de acordo com as pretensões da FIFA. Segundo percebi os objectivos foram conseguidos e portanto a próxima época o FCP estrá mais folgado, até porque ainda irá sair certamtne mais alguém (Marega ou Brahimi, ou os 2).

    O que eu espero enquanto portista, é que esta vigilância da FIFA tenha servido de lição aos dirigentes da SAD e que as contratações sejam muito bem ponderadas. Um central, um médio, um ala e possivelemente um avançado. Comprar 4 jogadores de categoria e preencher o resto com prata da casa.

    Cmpts

  • Dca
    Posted Junho 27, 2018 at 1:08 pm

    Pelo negrito do VM, que raio de contratação.

  • Estigarribia
    Posted Junho 27, 2018 at 1:07 pm

    Passar de Ricardo Pereira e Diogo Dalot para João Pedro e Saidy Janko não e, propriamente, a mesma coisa, apesar do João Pedro ter mais potencial que este Janko. E além disso, com Maxi Pereira no plantel na faz sentido ir buscar dois laterais-direitos. Ou vinha o João Pedro ou vinha o Saidy Janko.

    P.S.: O último Janko que passou pelo Dragão flopou á grande (para quem não já não se lembra falo de Marc Janko). Vamos a ver se este novo Janko também não flopa.

    Saudações Leoninas

    • cmba
      Posted Junho 27, 2018 at 3:13 pm

      Depende ponto de vista, veio em Janeiro e ainda marcou uns golos (deve andar ela por ela em termos de golos com o Jiménez que custou 6vezes+) o conconceito de flop é muitas vezes usado sem demasiado critério aqui no blog.

      • Estigarribia
        Posted Junho 27, 2018 at 3:57 pm

        cmba, também já reparei que o conceito de flop é muitas vezes usado, aqui no blog, sem muito critério. Mas eu, na resposta ao Jorge F., acabei por mencionar esse pequeno pormenor de ter vindo em Janeiro (aliás veio juntamente com Lucho González, quando o argentino deixou o Marselha e regressou ao Dragão).

        Saudações Leoninas

    • Ze Maria
      Posted Junho 27, 2018 at 1:51 pm

      Porque dizes que este tem menos potencial que o João Pedro?

      • Estigarribia
        Posted Junho 27, 2018 at 2:01 pm

        João Pedro tem créditos firmados nas seleções jovens do Brasil e, salvo erro, foi o Vice-Campeão Mundial de Sub-20, pelo Brasil, em 2015, quando perdeu para a Sérvia de Milinkovic-Savic, Zivkovic, Predrag Rajkovic, Nema Maksimovic ou de Filip Jankovic.
        Mas isto no futebol tudo muda de um dia para o outro: se calhar se o Saidy Janko for grande reforço e o João Pedro flopar, venho cá admito sem problema algum.

        Saudações Leoninas

    • Jorge F.
      Posted Junho 27, 2018 at 1:27 pm

      O Janko ainda marcou uns golitos importantes e deu um meme cómico. Só o 2º fez valer a pena a sua curta passagem :)

      • Estigarribia
        Posted Junho 27, 2018 at 1:58 pm

        Mesmo assim, se calhar a maioria dos portistas não tem grandes saudades do Marc Janko. Mas lá está, há muitos jogadores que rendem em campeonatos medianos (salvo erro, o Janko veio do Basileia) e em Portugal marcou poucos golos (diga-se que também veio em Janeiro).

        Saudações Leoninas

  • Nodlehs
    Posted Junho 27, 2018 at 1:04 pm

    Para mim era o Layun na direita caso o Sevilla não exerça a opção de compra, é um jogador que faz a ala toda, cruza bem e seria do lado direito ( à partida melhor ainda) já conhece a casa e podíamos apostar noutras posições

  • Hugorr
    Posted Junho 27, 2018 at 12:53 pm

    Tendo a possibilidade de manter Maxi (com redução salarial), com a contratação de Joao Pedro estavamos orientados. Esta contratação custa-me a compreender, visto que mantendo Maxi, teremos 3 jogadores para a mesma posição, com mais gastos, e saindo Maxi teremos dois jogadores ‘inexperientes’ para a posição, o que só por si não é “errado”, mas poderia ter sido feito de outra maneira.

    Dito isto, espero que tanto Janko como João Pedro se integrem rapidamente e consigam ter boas exibições.

    Cumprimentos

    • KingZlatan
      Posted Junho 27, 2018 at 1:12 pm

      Hugorr, concordo com o teu ponto de vista.
      Custa-me a entender esta contratação tendo em conta os pontos já referidos por ti.
      Além disso ainda existe a “incógnita” Layun, que pode jogar na mesma posição (caso o Sérgio pretenda ficar com o jogador no plantel).

      Espero sinceramente que não entremos na política do contratar “porque sim”.

  • Azevedo
    Posted Junho 27, 2018 at 12:49 pm

    Contratação sem sentido nenhum, ao j. Pedro Ainda dou o benefício da dúvida agora este? Por favor
    3 M por Janko + 4 M por J.Pedro já dava para contratar Esgaio que evoluiu muito com Abel e tinha tudo para ser um grande substituto de Ricardo

    • Prontauro
      Posted Junho 27, 2018 at 12:51 pm

      O Esgaio evoluiu muito a ala, onde jogou a maior parte do tempo, não foi a defesa direito.

      • Azevedo
        Posted Junho 27, 2018 at 1:03 pm

        Sim mas vejo Esgaio com características muito interessantes para fazer a posição, e acho que concordas comigo que era uma opeçao bem melhor do que as que foram contratadas

        • cmba
          Posted Junho 27, 2018 at 1:16 pm

          Só um detalhe (insignificante) era preciso que o Braga o solta-se por 7M€. É preciso calma, ver como rendem estes 2 na pré época e lembrar também que o Maxi está 1 ano + velho que o ano passado, mais lento, menos fôlego… eu nâo entrava em loucuras para ele ficar.

        • Prontauro
          Posted Junho 27, 2018 at 1:15 pm

          Sinceramente, para comprar o Esgaio, mais valia manter o Layún. Defensivamente, ambos têm algumas lacunas e sempre seria menos uma contratação.
          Em relação ao João Pedro e a este Janko, sinceramente não sei se serão piores opções porque simplesmente não os conheço nem nunca vi jogar, mas se tiverem um nível de qualidade semelhante ao do Esgaio, certamente o português seria melhor opção pois já conhece a realidade da nossa Liga.

  • Prontauro
    Posted Junho 27, 2018 at 12:48 pm

    Para já, o Porto deixou sair dois Defesas Direitos e contratou igualmente dois jogadores para a posição. Neste sentido, e atendendo à valia dos jogadores que saíram e à dos que entraram, estamos claramente mais fracos nesta posição. Veremos que tipo de negócios o mês de Julho trará, mas, na minha opinião, o mês de Junho foi claramente negativo no que ao mercado do FC Porto diz respeito e à força do plantel para 2018/19.

    Quanto ao jogador em questão, não conheço nem nunca o vi jogar mas, apesar de ainda ter 22 anos, não fez ainda uma época a titular em nenhum clube, ou seja, temos duas incógnitas para lateral direito e, eventualmente, o Maxi.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 27, 2018 at 12:44 pm

    É um lateral potente pelo que vi, mas parece-me um negócio estranho. Não só por ser praticamente um desconhecido, mas também pelas razões elencadas no negrito, visto que não tem uma época a titular como sénior e desde Janeiro não jogou. O FC Porto acreditará muito em João Pedro, mas passar de Ricardo, Maxi e Layún para João Pedro, Janko e, possivelmente, Maxi é um retrocesso em termos teóricos. A somar a isso a defesa já está debilitada com a saída de Marcano e também de Reyes, ao passo que na frente Marega e Aboubakar parecem querer sair. Brahimi acaba contrato em 2019, Danilo veremos como regressa, Herrera está a fazer um bom Mundial e tem pretendentes. Não se prevêem tempos fáceis para o FC Porto.

    • cmba
      Posted Junho 27, 2018 at 1:19 pm

      Também nâo eram o ano passado e aqui estamos! Impossivel que desses que referiste saiam todos e certamente haverâo reforços mais sonantes, nâo acredito que o FCP vá dar uma de Benfica na época passada. Ainda nem entrou Julho meus amigos, isto ainda está muito no inicio.

      • Xyeh
        Posted Junho 27, 2018 at 3:45 pm

        A má gestão no caso Dalot, Marcano, Reyes parece-me que vem no sentido de que o Porto fez o que queria fazer (parar o penta ao Benfica), agora vai fazer dinheiro para aliviar na UEFA, não me parece que o Sérgio Conceição vá ter muitos ovos novos, vai ser mais um ano a ter que trabalhar com pouco. Se o Quintero e o Layun vierem como estão a jogar no mundial já era bom, ainda temos Adrián Lopez, Alberto Bueno, Kelvin e Rui Pedro (nem falo do Walter) para tratar e tentar realizar algum encaixe com eles, João Carlos Teixeira também é incognita

    • Joao X
      Posted Junho 27, 2018 at 1:16 pm

      100% de acordo com a última frase. Ou o Porto reforça-se muito bem ou dificilmente vai conseguir fazer frente ao Benfica.
      Segurar os principais jogadores já seria bom.

  • RicardoFaria
    Posted Junho 27, 2018 at 12:44 pm

    Não conheço o jogador mas pelo que se diz, é bom ofensivamente mas defensivamente deixa muito a desejar.
    Espero que melhore as suas lacunas e que se torne numa opção válida.
    Gostava que Maxi ficasse mais um ano para ajudar os dois jovens laterais na adaptação e evolução contudo acho que 3 laterais direitos não serão necessários.
    É preciso reforçar os centrais, um defesa esquerdo para ser alternativa ao Alex e contratar 1 ou 2 extremos.
    Se existirem saídas também será necessário ir ao mercado para substituir esses jogadores

    Saudações DesPortistas!

    • cmba
      Posted Junho 27, 2018 at 3:04 pm

      Eu acho que se o Saidy tem boas condições físicas/técnicas e vem com humildade para trabalhar duro e aprender tem tudo para funcionar, o R.Pereira também era extremo e deu um senhor lateral (não foi do dia para a noite mas com trabalho e confiança transfigurou-se).

      • RicardoFaria
        Posted Junho 28, 2018 at 8:27 am

        Certo, é preciso dar o benefício da dúvida até porque ainda vão fazer a pré época.
        A direção está a trabalhar para tentar dar um bom plantel ao Sérgio.
        Hoje já se fala do Raúl Silva para central e se for a baixo custo para 3o central eu acho uma boa contratação.
        Para 2o central espero que venha o Mbemba.

        Saudações DesPortistas!

Deixa um comentário