Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Silvestre Varela na equipa B do FC Porto até aos 38 anos

Faz sentido? O FC Porto tem tido esta política de ter um veterano na equipa B. 

Silvestre Varela, de 37 anos, renovou o contrato que o liga ao FC Porto por mais uma época. O extremo vai continuar assim a capitanear a equipa B portista. Recorde-se que Varela já tinha feito 7 temporadas pelos azuis e brancos, tendo regressado há um ano para se juntar aos B, onde somou 4 golos e 6 assistências em 2021-22.

21 Comentários

  • Diogo Moura
    Posted Junho 30, 2022 at 4:25 pm

    É Portista, está bem na cidade, sente-se bem no clube, não deve ganhar nada por aí além e vai jogando a passando experiência aos mais novos. Por certa irá integrar uma equipa técnica no futuro.

    • Xyeh
      Posted Junho 30, 2022 at 4:38 pm

      É isto, quem dera a muitos jogadores poderem apenas fazer o que gostam e onde gostam e depois integrar parte técnica se assim o desejarem, sempre gostei muito do Varela, jogador humilde, boa personalidade em campo, nunca entrou em picardias e sempre deu tudo pelos clubes onde jogou e no FCP marcou muitos golos importantes e sempre assumiu quando os jogadores chave vinham e iam (assumia a titularidade até a próxima figura aparecer).

    • Tiago Silva
      Posted Junho 30, 2022 at 6:19 pm

      Concordo, um elemento ou outro destes faz muito bem à equipa, os miúdos evoluem com estímulos competitivos também, algo que um jogador com a experiência do Varela dá. Também faz bem haver jogadores que possam ser referência para os mais novos, que possam aprender como se deve estar no futebol e um jogador que transmita os valores do clube. Penso que o Porto tem abusado desta política, também devido à fraca qualidade que tem na formação, mas ter um elemento ou outro destes, acho que faz bastante sentido.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 30, 2022 at 5:08 pm

    Basicamente não se tem notado nada a presença de um elemento mais velho junto da equipa! Seja ele Varela, Zé António ou outro qualquer. Nada contra o Varela que é um jogador que aprecio e a quem dou valor pelo seu passado no clube. Mas o caminho não é, para mim, este.

    Até porque Varela fez 2300 minutos dos 3000 que o clube fez o que dá cerca de 75% dos minutos da equipa e no final não só tivemos uma época sofrida como foram muitos minutos que não foram dados a jogadores das camadas jovens que podem ter um retorno financeiro e desportivo (marcou 4 golos e 6 assistências) ao clube e a eles próprios. Claro que no final os Esteves, Félix e Abreus desta vida preferem continuar as suas carreiras noutros clubes!

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 30, 2022 at 6:00 pm

      A formação do FC Porto está pelas horas da morte. O clube acaba de ser salvo (mais uma vez) pelo dinheiro que jovens da cantera têm trazido para o clube. Tem sido assim nos últimos anos. Desdenharam a formação desde sempre, até se dão ao luxo de nem sequer ter uma equipa sub23, porque para o FC Porto a formação é algo inferior.. coisa de rivais… Incrível.. Um clube completamente à deriva, nada sustentável e parado nos anos 90..

      Tiveram uma campanha nos sub17 que foi talvez a campanha mais fraca de sempre da história do clube acabando em 5º lugar no nacional com mais jogos do que pontos na fase final. Péssimo trabalho do Malafaia à frente da equipa este ano.

      Não é estranho terem mudado de caras para a nova época apostando no Ricardo Costa para novo treinador dos sub17 e no regresso do Nuno Capucho ao futebol de formação para comandar os sub19 (vai herdar a equipa de juvenis que fez a péssima campanha e arrisca-se a ter a pior equipa de sempre do FC Porto a competir na Youth League…)

      O que é certo é que o clube, como é seu apanágio prepara-se para comprar já 4 ou 5 jogadores africanos de 1.90 para compensarem a falta de qualidade futebolística, pois a triagem ao longo dos anos falhou redondamente…

      • GoldenFCP
        Posted Junho 30, 2022 at 6:23 pm

        Não costumo concordar muito contigo mas aqui não tenho outra alternativa. É a formação que tem salvado este clube da falência. Não são os Pintos da Costa, Macacos, Baías, Fernandos Gomes da vida.. No que dependesse desses o meu clube já nem existia pq é tudo do mais incompetente que pode haver
        Até sair esta direção a formação vai ser olhada sempre como ultimo recurso. Não vai mudar. Até o Braga já tem a formação num nível acima do nosso. Tenho um amigo que conhece pessoalmente o AVB e uma das coisas que ele mais promete se for presidente é a construção de uma academia e fazer da formação a imagem de marca do clube. De qualquer das maneiras e mesmo que tal aconteça não será de um dia para o outro

        • Antonio Clismo
          Posted Junho 30, 2022 at 7:05 pm

          AVB já andou por muitos clubes do Mundo e sabe o que é preciso para um clube ser sustentável a longo prazo. É um modelo um pouco diferente do modelo absolutista que o Pinto da Costa instituiu há décadas no clube sempre com muitas manobras de bastidores.. Aliás, o sucesso do Porto e a ilegalidade andam de mãos dadas nas últimas décadas, fruto do modelo absolutista que o Pinto da Costa e os seus amigos criaram para o clube.

          Nem um colosso com dinheiro ilimitado como o Manchester City pode sobreviver sem formação quanto mais uns pobretanas da periferia da Europa como o FC Porto…

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 30, 2022 at 5:25 pm

    Extensão de António Folha no campo e possivelmente a sua experiência vai ajudar a equipa que poderá perder o Gonçalo Borges e o Danny Loader no ataque.

    É muito provável que esta renovação tenha a ver com a vinda do seu sobrinho Nílton Varela para o Porto B também. E do Luís Mota também. A ser verdade, muito bem sacados pelo FC Porto.

    Os jogadores mais jovens chegam ao balneário e têm ali um bom modelo de profissional que podem mimetizar para as suas carreiras. Penso ser essa a função do Silvestre Varela na equipa B do Porto.

    • GoldenFCP
      Posted Junho 30, 2022 at 6:13 pm

      ”Muito bem sacados”???

      Mal sabes tu que foi a forma que eles arranjaram de sacar algum para meter ao bolso no negocio do Afonso Sousa?

  • Mantorras
    Posted Junho 30, 2022 at 5:32 pm

    Da equipa B do Sporting aos 18 a equipa B do Porto aos 38.
    E disto que falamos quando dizemos “eterna promessa”?

    Mais a serio, se acrescenta algo no treino, convivio e no campo, junto dos mais novos acho muito bem.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 30, 2022 at 5:49 pm

    Mais um ano a chuchar, a acrescentar 0 e a tirar o lugar a jovens com potencial ❤️

    Mas atenção que é para fortalecer o balneário e transmitir mística e rassa de dragoum.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 30, 2022 at 6:02 pm

      Não sei se tens acompanhado os escalões jovens do Porto mas o grande problema é que não há jovens com muito potencial para subirem à equipa B.

      Para essa posição sobe o Rui Monteiro e ficam-se por aí.

    • GoldenFCP
      Posted Junho 30, 2022 at 6:16 pm

      E recusaram ir buscar de volta o Afonso Sousa por um valor baixíssimo, ainda para mais tínhamos metade do passe.

      Esta direção é o cumulo da incompetência. Beira o surreal, eu nem tenho palavras para classificar a gestão que estes senhores fazem

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 30, 2022 at 5:56 pm

    Ainda me lembro de usar o Varela no Sporting no FM 2006 na altura bem novo mas com notas medíocres ainda. Tinha boa margem de evolução, sem ser nenhum wonderkid. Fez uma bela carreira para o que eu esperava dele e fez parte integrante de uma das equipas mais fortes do século em Portugal (a par do Benfica de Jesus e do Porto de Mourinho).

    SL

    • Estigarribia
      Posted Junho 30, 2022 at 8:34 pm

      Neville,

      O FM 2006 foi o primeiro FM que joguei. E na primeira vez que joguei, treinei o Sporting e consegui a proeza de descer de divisão o nosso Sporting ?

      Saudações Leoninas

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 1, 2022 at 10:11 pm

        Nem sabia que tal era possível ahah!

        O meu primeiro foi o cm01/02, mas joguei muito o cm03/04 com Paim e Zé Mario em cada ala.

        SL

  • Kacal
    Posted Junho 30, 2022 at 6:16 pm

    Para mim faz pouco sentido, pelo menos se já não acrescenta desportivamente. Mas mesmo que até acrescentasse. Uma equipa B não precisa desta experiência a meu ver. Não é suposto serem candidatos a vencer títulos mas sim apostar nos jovens num contexto competitivo superior dando-lhes outro estimulo e potenciando-os para depois serem aposta na equipa principal. Se precisam dessa experiência podem perfeitamente treinar com a equipa principal de vez em quando ou até mandar um elemento mais experiente da equipa principal que conte a sério para fazer lá uns jogos quando volta de lesão ou está a ter menos tempo de jogo. Cabe ao treinador também incutir essa experiência. Posto isto acho que faz pouco sentido a não ser que ganhe mesmo pouco a nível salarial.

    Agora também não vem mal ao Mundo isto e claro que é sempre positivo ter um elemento destes num balneário cheio de jovens, desde que ele aceite o estatuto de suplente e não ganhe tanto a nível salarial, ok.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 30, 2022 at 7:01 pm

      Um jovem também pode evoluir ao equipar-se todos os dias com um veterano, ouvir os seus conselhos e tentar fazer igual.

      • Kacal
        Posted Junho 30, 2022 at 8:17 pm

        Pode mas se esse veterano nada acrescentar desportivamente já, estiver a tapar espaço aos jovens e ganhar muito em termos salariais não vale a pena, a meu ver. Não digo que aqui seja o caso daí dar o benefício, mas nem sempre faz sentido este tipo de aposta numa equipa B.

  • FranLx81
    Posted Julho 1, 2022 at 12:04 am

    Discordo com esta permanência do Varela na equipa B do Porto.
    Tira o lugar aos jovens e para dar conselhos e experiência está lá a equipa técnica.
    Por exemplo, a equipa B do Benfica tem sempre uma média de idades muito baixa, ninguém tem mais de 22 anos, alguns até se estreiam com 17, e não é por aí que têm fracas campanhas.
    Isto reflete a atual estrutura do Porto no que a camadas jovens diz respeito. Péssimos rendimentos no ano transacto e sem infra-estruturas (incompreensível ainda não ter uma academia) para dar as condiçōes necessárias para que se volte a ganhar a Youth League e surjam novos vitinhas, vieiras ou costas.

Deixa um comentário