Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting compra Gyökeres por 20 ME + 4 em objetivos

O avançado que faltava ao Sporting? Amorim chegou a garantir que com Chermiti e Paulinho não chegaria ninguém, mas antes do final da temporada já tinha mudado de ideias e esta verba (compra mais cara da história do clube) mostra a importância deste investimento e a crença no sueco, que também era cobiçado por equipas da Premier League e apesar de jogar numa II Liga é presença assídua na seleção. Ao contrário do que os estereótipos podem dizer sobre Gyökeres (nórdico, 1,87 metros, encorpado), está longe de ser um ‘pinheiro’. Bem pelo contrário, não se destaca pelo ar (baixa percentagem de duelos aéreos ganhos e pouquíssimos golos de cabeça, sendo bem pior que Paulinho nesse aspeto), mas sim em aspetos como o drible, em que é acima da média para alguém da sua dimensão física, e até na assistência a companheiros, além de ter números goleadores melhores que o ex-SC Braga. Neste sentido, estava habituado a jogar em dupla de ataque no Coventry e veremos se, com Amorim, não irá ser opção para parceiro de ataque de Paulinho — Amorim admitiu a hipótese de jogar com dois pontas-de-lança, sendo que o sueco até pode jogar pela esquerda. Fisicamente também é um dianteiro bem diferente dos que os leões tinham, pela sua potência, força e até velocidade. De notar ainda que nas últimas duas épocas não teve lesões e fez praticamente os minutos todos num campeonato duro como o Championship. Finalmente, é importante ver como é que o nórdico se irá adaptar a uma equipa totalmente diferente do Coventry. O Sporting ataca e domina muito mais, enquanto nos Sky Blues tinha mais espaço para o seu estilo de jogo.

O Sporting anunciou a contratação de Viktor Gyökeres. Pelo avançado, internacional sueco, de 25 anos e 1m87, os leões pagaram 20 milhões de euros ao Coventry, mais 4 milhões em objetivos, um valor recorde na história do clube. Gyökeres, que assinou até 2028 e será o novo camisola 9 da turma de Amorim, chega a Alvalade depois de ter somado 40 golos e 17 assistências nas últimas duas épocas, sendo que em 2022-23 foi o 2.º melhor marcador do Championship.

https://twitter.com/SportingCP/status/1679490930041290754

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

85 Comentários

  • Oldasity
    Posted Julho 13, 2023 at 2:08 pm

    O destaque do VM vai de encontro ao que me tem incomodado. Não me parece que seja esta contratação que irá fazer o Paulinho ser suplente.
    Provavelmente vão jogar juntos 90% das vezes.

  • Veridis Quo
    Posted Julho 13, 2023 at 2:09 pm

    Como já tinha dito, gosto do perfil e gosto do jogador. Continuo a achar que se pagou demais, mas isso acabar por ser ser consequência da postura de Amorim perante o mercado de se fixar num e mostrar-se inflexível. Já correu bem no passado, mas também já vai somando uns desaires nesse capítulo.

    Mas, como referi também, se marca 30 golos ninguém em Maio vai estar assim tão chateado com isso.

    • Stromberg
      Posted Julho 13, 2023 at 2:25 pm

      Concordo plenamente. Mas, sinceramente, seria interessante fazer uma exercício relativamente aos 3 grandes, para verificar quantos dos grandes investimentos deram efectivo resultado… creio que a maioria foram flops:

      Dou o meu contributo quanto ao Benfica:

      Benfica (flops):

      • Raul de Tomás (20 milhões);
      • Carlos Vinícius (17 milhões);
      • Waldschmidt (15 milhões);
      • Yaremchuk (20 milhões);
      • Weigl (20 milhões);
      • Everton Cebolinha (20 milhões);
      • Pedrinho (18 milhões);
      • Ola John (12 milhões);

      Benfica (sucesso):

      • Enzo Fernández (18 milhões);
      • Darwin (24 milhões);
      • Jiménez (22 milhões);
      • Rafa (16 milhões);
      • David Neres (15 milhões).
      • Veridis Quo
        Posted Julho 13, 2023 at 2:38 pm

        O Vinícius marcou 24 golos e 10 assistências numa época em que só foi titular 26 vezes. Não faz sentido estar aí, na minha opinião. O estranho (ou talvez não) foi como a carreira dele tem sido gerida.

        • henry14
          Posted Julho 13, 2023 at 3:22 pm

          Exatamente o que eu vinha dizer. Vinicius para mim não foi flop no Benfica, muito pelo contrário.

        • Kenya24
          Posted Julho 13, 2023 at 3:24 pm

          Exatamente o Vinícius foi mal gerido, no entanto rendeu milhões quer seja nos empréstimos como na Transferência.
          Rdt foi mais problema psicológico e de não marcar golos, pq ele até jogava bem.
          Os restantes foram quase sempre bem vendidos, alguns com lucro.
          O Olá John até nem era mau de todo, mas não tinha consistência nem objetividade.

      • Diogo Moura
        Posted Julho 13, 2023 at 3:16 pm

        Não considero o Vinicius flop. Aliás, foi despachado por mais uma Vieirada e rodou sempre pelo carrocel Mendilhoes. O Pedrinho foi um jogador que nem sequer teve oportunidades decentes. Valeu a pena pela troca com o David Neres. O resto sim, foi flop.

  • Gndias
    Posted Julho 13, 2023 at 2:12 pm

    Que marque muitos golos!!

    Agora é urgente reforços para o meio campo

  • El Pipito
    Posted Julho 13, 2023 at 2:13 pm

    Será que Amorim vai inovar e alterar de sistema?
    Curioso para ver este jogador. Vai jogar numa equipa muito superior e com muito mais bola, pode passar por alguma dificuldades.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 13, 2023 at 2:16 pm

    Nao estou a ver o Amorim a mudar o sistema. Será o habitual 523 com um homem no eixo do ataque como foi com TT e Paulinho. Eventualmente poderá jogar com os 2 em alguns contextos ou sem nenhum deles (frente movel).

    Vik9. Que seja homem para meter 30 golos por época, sem comprometer as dinâmicas da equipa.

    Fechado este assunto, faltam um Defesa direito e um médio mais intenso. Quem sabe se esse médio poderá ser o Matheus Fernandes (pessoalmente não vi nele ainda nada de transcendente) ou o Tanlongo (mas parece la descartado, para mim era a esperança para esta época).

    Não gostava muito de atacar esta época com o Esgaio como titular.

    SL

    • Veridis Quo
      Posted Julho 13, 2023 at 2:39 pm

      Não sei que dinâmicas ofensivas vem comprometer, porque grande parte da época passada houve perto de zero ideias com bola (nos jogos contra autocarros) para lá de despejar em cruzamentos.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 13, 2023 at 3:24 pm

        Quando compramos o Bas Dost passamos a jogar pior. É certo que também saiu o João Mário mas não justificou tudo.

        Não concordo que tenhamos jogado sem dinâmicas. Houve vários jogos bem conseguidos em que implementamos bem o nosso jogo. Com um ponta de lança de profundidade será diferente (em vez de apoios).

        Mas eu até acho que isso possa fazer bem. Liberta Trincao e Ed para outras ações.

  • stanpanan
    Posted Julho 13, 2023 at 2:22 pm

    Parece ser um reforço bem interessante, diria um claro upgrade ao Paulinho, talvez não tão forte nos apoios mas mais forte na finalização. Do pouco que conheço dele parece me um avançado muito dinâmico o que vai casar bem com a forma de jogar do Sporting, não me parece que seja um goleador como muitos esperam (não tem números assim tão bons para quem já vai na 6/7 época como sénior), mas jogará numa equipa que costuma ter facilidade em criar oportunidades, por isso terá das melhores oportunidades na carreira para provar se é um matador ou não. O Valor é normal, mesmo no ultimo ano de contrato comprar em Inglaterra é comprar caro á nossa realidade. O Scp faz este ano uma aposta forte (Ainda deve contratar 2/3 jogadores) face a estar esta época fora na champions, mas penso que vamos ter um Scp claramente mais forte que na epoca passada.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 3:25 pm

      O que te leva a achar que vai contratar mais 2/3 jogadores?

      • stanpanan
        Posted Julho 13, 2023 at 3:46 pm

        Falta um substituto para o Ugarte, um lateral para o lugar do Porro/ballerini e diria um ala para o lugar do Arthur/Rochinha, sendo que estes últimos pode não chegar um substituto, vamos ver como corre a pré época.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 13, 2023 at 6:38 pm

          Certo concordo. Mas se formos por aí falta muita coisa ao Sporting. O facto de haver lacunas não me parece suficiente para acreditar que venham jogadores.

          Espero que tenhas razão mas nem sempre a resposta está no mercado. Achava que tinhas alguma inside information.

          SL

          • stanpanan
            Posted Julho 13, 2023 at 8:59 pm

            Não, apena a minha opinião :) não há plantéis perfeitos, e até acho que o Sporting precisasse de mais reforços, mas acredito que não dá para tudo… Acho que a posição deixada pelo N.Mendes nunca foi bem colmatada, acho que até precisavam de 2 médios e não 1, mas acho que realisticamente precisam de um médio urgente para o lugar do Ugarte, seria um risco imenso atacar a primeira meia época com os médios actuais

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 13, 2023 at 9:43 pm

              100% de acordo isso. Talvez não seja tão radical. Ficava satisfeito com um DD e um médio.

  • batalha34
    Posted Julho 13, 2023 at 2:29 pm

    Acredito que haja alguma insistencia natural em tentar jogar com os dois ao mesmo tempo mas se este Gyokeres entregar o que se espera dele acredito que la para o meio na epoca o Paulinho ja tenha finalmente sido arrumado na gaveta.

    Agora falta arrumar o Esgaio na mesma gaveta, arranjar um 6 e trancar a gaveta à chave

  • MuchoG
    Posted Julho 13, 2023 at 2:34 pm

    Como benfiquista, não minto que seria satisfatório ver o meu clube ganhar uns quantos campeonatos estilo Bayern, mesmo que não fosse bom para a competividade da liga. Como sei que isso é irrealista, prefiro sempre ver um Sporting forte para termos uma luta a 3, beneficia os adeptos e o campeonato quando temos os 3 grandes fortes e a lutar pelo mesmo objetivo até ao fim, não temos tido muitos anos desses.

    Gyokeres só vai ajudar a tornar isso numa realidade. Era o alvo principal desde o início do mercado, para talvez a posição mais importante do plantel e onde o Sporting estava desesperado por um reforço. Fez um grande esforço financeiro e a esperança é que seja alguém que garanta 20/25 golos por ano. Se o vai ser, vamos ter de esperar para ver.

    Parabéns à direção e aos adeptos do Sporting que têm desesperado por um avançado. Entusiasmado por uma luta a 3 pelo titulo, Amorim é perigoso quando tem as peças que precisa.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 6:36 pm

      Eu também gostava de dominar a liga estilo Bayern. Então se o SCP ganhar as próximas 50 edições maravilha!

  • prfj
    Posted Julho 13, 2023 at 2:39 pm

    Na minha opinião, boa contratação, parece ser bastante completo.

    Avançados são caros
    Avançados com numeros mais caros

    • o TT custou 8ME ao Wolfsburgo
    • o Tengstedt tambem custou uns milhoes
    • o Darwin, Evanilson, RDT, Waldschmidt idem

    Avançados com numeros que o salário seja compativel há realidade do Sporting são raros, as vezes uma transferencia mais cara mas um salário adequado sai mais barato do que parece.

    Óbvio que se não render tem peso e terá muita pressao com certeza

    Penso que com mais um lateral direito mais ofensivo, e com mais um box-to-box o Sporting fica com um plantel bem competitivo.

    Dos nomes falados para lateral o Sugawara penso que é o mais equilibrado, o Lamptey parece ser bom mas tem contra a sua baixa estatura(mas até parece ser potente) e o Sporting precisa de fisico.

    Para médio o Sporting deveria procurar um do genero do Alan Varela, visto que para mais ofensivos tem o Bragança/Pote e o Morita faz 6/8.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 13, 2023 at 2:42 pm

      O Alan Varela por 8M, que é o que se fala, já cá devia estar. Era o ideal. E se lá dentro se olhou para o Tanlongo, acho muito estranho que se ignore o Alan Varela, especialmente por menos de 10M. Mas talvez seja consequência de largar boa parte do orçamento num só jogador e o resto tenha que ser 3 ou 4 fraquinhos por 3M, como o Carmona.

      • Jeco Baleiro
        Posted Julho 13, 2023 at 3:06 pm

        Era o ideal sem dúvida mas já anda a ser noticiado o interesse do Porto (vale o que vale eu sei). Era menino para entrar de caras na equipa e por 8M eu nem hesitava.

      • Artur Trindade
        Posted Julho 13, 2023 at 6:56 pm

        Preferia claramente o Johnny Cardoso, pelos mesmos 8M, bem menos mediático, mas mais adaptado ao duplo-pivot, defende, conduz e distribui, e faz falta alguém com 1,87, quando todos os outros médio têm menos de 1,80, nomeadamente o titular Morita.
        Ugarte não era particularmente alto, mas era insuperável no choque.

        Tanlongo já foi rejeitado em detrimento de Essugo, precisamente pela falta de encaixe no duplo-pivot, embora tenha muito discernimento técnico, falta-lhe preponderância física para o sistema de Amorim.

        • Veridis Quo
          Posted Julho 13, 2023 at 7:29 pm

          Não tenho tanto conhecimento do brasileirão, confesso.

          Quanto ao Tanlongo, pareceu-me ter muito pouca mobilidade. Custava a fechar espaços e isso é difícil de ultrapassar nestes sistema. Diria que são quase as mesmas debilidades do Bragança, mas o Dani ainda mostrou capacidade de ultrapassar isso pela contribuição com bola. O Tanlongo não. Pareceu-me muito curto, pela amostra. Passe longo engraçado, mas tudo o resto pareceu-me fraquinho para este nível.

  • João-Pedro Cordeiro
    Posted Julho 13, 2023 at 2:40 pm

    Como escrevi há uns dias, Gyökeres é um avançado que oferece um perfil bastante diferente do de Paulinho. Não é tão forte a oferecer apoios frontais e a tabelar com os companheiros, não é tão associativo, mas oferece uma dimensão física e uma capacidade goleadora que o Sporting não tem com Paulinho. É um avançado mais de condução de bola, mais de ataque ao espaço, vertical, com uma capacidade de remate muito forte. É o chamado jogador de remate fácil. Demora pouco a preparar o remate e não tem problema em disparar de onde for. A principal dúvida com Gyökeres é perceber como irá conseguir lidar com os habituais blocos baixos contra os quais as equipas grandes em Portugal jogam já que é um jogador que floresce num jogo de transições e está mais confortável quando tem espaço para explorar.

    No Coventry beneficiou mais quando jogou ao lado de uma referência ofensiva, pelo que a sua coexistência com Paulinho é bastante possível, ainda que seja algo raramente visto no modelo de Amorim, daí que seja interessante perceber de que forma pode encaixar se vier para Alvalade. É um jogador que beneficia de ter alguém com quem tabelar, de ter um lançador, já que os seus pontos fortes estão mais na mobilidade e finalização.

    Também não seria de estranhar vê-lo partir de um dos corredores laterais do ataque do Sporting, posições habitualmente ocupadas por Pote, Edwards, Trincão, já que a sua posição habitual é um pouco híbrida entre extremo invertido e o avançado interior, ou seja, é um jogador que gosta de partir de terrenos mais laterais para explorar o corredor central com movimentações incisivas. Que gosta de isolar o adversário em posições mais laterais, nos chamados half-spaces, para depois atacar zonas de finalização. 

    • Jeco Baleiro
      Posted Julho 13, 2023 at 2:54 pm

      Confesso que estava à espera da tua análise face à proveniência do Gyokeres.

      Sem dúvida que conseguimos perceber melhor aquilo que ele pode trazer à equipa.

      Obrigado.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 13, 2023 at 3:05 pm

      Concordo, o Gyokeres vai ser inportante no ataque pelas soluções diferentes que oferece e pelo facto de encaixar bem num futebol mais de transição que o Sporting gosta de jogar. Acredito que muitas vezes o Sporting jogue até com uma dupla de avançados como aconteceu muitas vezes no ano do título em que o Pote muitas vezes se juntava ao Tiago Tomás ou do Sporar antes da chegada do Paulinho.

    • TLFlow
      Posted Julho 13, 2023 at 5:11 pm

      E continua a falácia que o Paulinho é bom a associar-se com os colegas. Estamos a falar do Paulinho do Sporting, não o do Braga. O Paulinho atual é péssimo em praticamente tudo e em associar-se com os colegas e a jogar em apoios também. Sou do Sporting, vejo todos os jogos, e ele tem sido péssimo nesse capítulo!!

      • Lima
        Posted Julho 13, 2023 at 6:28 pm

        O Paulinho é péssimo a meter a bola na baliza tudo o resto ele faz bem, mas lá está o importante é marcar

        • Kacal
          Posted Julho 14, 2023 at 12:09 am

          É bom sim, mas não é tão bom como fazem dele e não acho que esses aspectos compensem a falta de golos dele. Mas como suplente agora pode jogar mais relaxado e acrescentar, até acredito nisso. Se ele fizer uns 8-10 golos mais umas quantas assistências poderá ter um contributo interessante.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 6:34 pm

      O Sporting não é tao respeitado como os outros grandes, isso notou-se em 2020/2021 depois de termos ficado em 4° lugar. Pode ser que agora seja um pouco o mesmo. A equipa está muito desacreditada, eventualmente podemos beneficiar das equipas jogarem subidas connosco.

    • Kacal
      Posted Julho 14, 2023 at 12:13 am

      Excelente comentário, João! O habitual nível que acrescentas ao blog! Muito Obrigado na minha parte que fico a saber mais e sempre a aprender!

      Do que vi tenho uma ideia idêntica à tua. Acho que vai dar sem duvida coisas ao Sporting que faltavam e terá impacto forte e imediato cá, mas também tenho curiosidade em saber como lidará contra os blocos baixos porque não é propriamente talhado para esse tipo de características e mesmo no jogo aéreo não é o mais forte para a altura que tem. Mas pode melhorar nesse aspecto e se fortalecer noutros tem capacidade para o fazer. O tempo dirá!

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 13, 2023 at 2:42 pm

    Queria fazer aqui uma adenda quando os Sportinguistas dizem que o Sporting ainda não está ao nível do Porto nas contratações. Desde que Amorim entrou e contando com este período que ainda vai a meio:

    • Sporting: 150M (301M em vendas)
    • Porto: 115M (242M em vendas)

    Eu digo que nesta fase, neste aspecto, o Porto até já está pior que o Sporting e ambos ainda longe do Benfica. Grande trabalho de Varandas que consegue tantos títulos como os rivais e equilibra as contas do clube!

    Sobre o jogador, não conheço, logo não vou opinar. Sobre o plantel:

    • Acho que na frente de ataque apenas fica a faltar um elemento que faça de Pote quando este não está, havendo do outro lado Trincão e Edwards, mais Paulinho na frente.
    • Para trás é que ainda acho que existem várias lacunas. Falta para mim alguém que faça de Ugarte, alguém que faça de Matheus Nunes, alguém que faça de Porro e se houvesse dinheiro um ala esquerdo também e fixar Matheus Reis como 5º elemento na defesa (Neto seria o 6º).
    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 6:30 pm

      Coates
      Inácio
      St. Juste
      Moniz
      Diomande
      Matheus Reis

      Neto seria o 7° e ainda há o Quaresma que integra o estágio.

      Acreditando nesses números, o Sporting não está ao nível do Porto no que respeita a transferências porque não é tao aliciante (não devo ter sido um dos que escreveu isso que acusas, mas como falaste dos “Sportinguistas” como sendo um grupo homogéneo de pessoas senti-me na obrigação de responder).

      O Gyökeres tinha sido mais barato provavelmente e não pensava duas vezes como pensou em vir para o SCP. Mas isso, é um “estudássemos”.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 13, 2023 at 10:04 pm

        Neville,

        Quaresma vai integrar o estágio mas aquilo que mostrou até hoje parece-me curto para o Sporting. E Moniz até ver é uma incógnita, não aparecem Inácios todos os dias. Veja-se Nazinho que ainda noutro dia era o substituto de Mendes e onde está agora! (E não digo que foste tu mas a generalidade)

        Daí eu olhar para Matheus Reis como 5.º elemento e onde rende mais é na defesa pelo que havendo dinheiro investia numa alternativa a Nuno Santos.

        Eu não falei de aliciamento ou valores gastos, só falei de valores absolutos e aí o Sporting está até melhor que o Porto. Vocês gastaram 20M agora, nós gastamos no Carmo. Vocês deram 10M pelo Trincão, nós pelo Veron! Sobre negociatas e preferências, é tudo do diz que disse normalmente, não ligo a isso sinceramente. Tomára eu ter conseguido Pote ou Ugarte em vez de Grujic e outros.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 14, 2023 at 8:55 am

          Olha que nao sei, às vezes os jogadores mostram-se mais tarde, o Quaresma é muito novo, era praticamente uma crianca quando apareceu há 3 anos. O Moniz idem, seguiram ambos para estágio e o Amorim é exigente com as suas escolhas.

          Eu nao sabia desses dados, mas é obvio que o Sporting tem a “mesma” responsabilidade que o Porto. E mesmo do Benfica, enfim… Aliás concordo que essa desculpa nao cola, mas a diferenca também advém do Sporting estar a perder titulares fulcrais todos os anos (o ano passado até foram 2 e logo os 2 do meio-campo).

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 14, 2023 at 9:22 am

            Obviamente os jogadores têm maturação diferente. O maior exemplo foi Sérgio Oliveira que era um prodígio quando apareceu com 17 anos e teve a maior cláusula na altura de 30M mas só se “fez jogador” a partir dos seus 25/26 anos, tendo que dar vários passos atrás para atingir patamares mais elevados. Agora, do que vi de Quaresma não parece que seja esse jogador mas isso quer dizer muito pouco. Outro exemplo é Florentino que desperta no Benfica de Lage (penso eu) e teve posteriormente 2 empréstimos que pouco jogou até voltar com Roger e voltar a jogar a alto nível segundo a comunicação social (os seus adeptos pediram seleção, por exemplo).

            Sobre os dados, os clubes Portugueses são por definição clubes vendedores. O problema (ou não) é como tu consegues fazer essa transição. No caso desta zona nefrálgica, o Porto vende Danilo mal vendido (perdeu o timing) e investe 50% do valor em Uribe que deixa sair a custo zero. O Sporting vendeu Palhinha por 20M, comprou Ugarte por 12M (6M + 6M), vendeu agora por 60M. Teoricamente o vosso processo oi mais bem gerido até porque quando vendem Palhinha, Ugarte já levava 1 ano de Sporting (algo que o Porto fazia no passado). Matheus Nunes substitui João Mário mas ainda coincidem no Sporting, é outro exemplo de uma gestão bem feita. Agora vocês não o substituíram como nós também não ao Vitinha, porque não há dinheiro para tudo!

            Por fim, nota que quanto mais o Sporting crescer mais jogadores fulcrais vai perder porque a montra aumenta e o apetite também. É por exibições em finais de taça, competições europeias, etc, que estes jogadores valorizam, não a jogar contra Marítimo e Santa Clara.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Julho 13, 2023 at 10:28 pm

      O Benfica tem que números nesse intervalo, já agora?

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 14, 2023 at 7:01 am

        Segundo o mesmo site:

        Contratações – 294M
        Vendas – 413M

        Em rácio o Benfica investe, ao dia de hoje, 71% do que recebe, o Sporting 50% e o Porto 48%. O que volta a mostrar que precisa de menos mais valias para ter um orçamento para uma época desportiva, visto que tira mais rendimentos de outras fontes (merchandising, TV, patrocínios, etc).

        Obviamente para ser o mais correcto, devia analisar apenas no final do período mas não era sequer esse o objectivo inicial do meu comentário mas nivelar o Sporting ao Porto.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Julho 14, 2023 at 1:13 pm

          Obrigado! Não tinha mesmo ideia dos valores.

        • Joe
          Posted Julho 14, 2023 at 4:09 pm

          Francisco, no período que tu escolheste (consulado Ruben Amorim) as tuas conclusões têm muito que se diga:

          1. É verdade que os “rendimentos de outras fontes” são superiores às dos outros clubes. A diferença é significativa face ao Sporting (246 M versus 180 M) mas quando ao Porto é marginal (246 M vs 227 M)
          2. Mas em contrapartida os custos do Benfica são muito superiores ao dos outros clubes: 575 M versus 362 M no caso do Sporting e 518 M no caso do Porto
          3. Isto significa que o resultado corrente do Benfica é de -328 M versus -181 M no caso do Sporting e de – 291 M no caso do Porto.
          4. Este defice é geralmente financiado por:
          5. Receitas UEFA: no período em questão o Benfica teve 128 M versus 81 M do Sporting e de 172 no caso do Porto
          6. Mais valias: no período em questão o Benfica teve 135 versus 140 M no caso do Sporting e de 162 M no caso do Porto
          7. É por isso que no período em questão:

          a.o Sporting teve lucros acumulados de 39 M, o Porto de 38 milhões e o Benfica um prejuizo acumulado de 65 milhões.
          b. o passivo aumentou 14 milhões no Sporting, 29 milhões no caso do Porto e de 65 milhões no caso do Benfica.

          Em resumo não é verdade que o Benfica precise de menores menos-valias. Face ao diferencial de custos (mais 213 M no caso do Sporting e mais 57 no caso do Porto) eu diria o contrário….

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 13, 2023 at 2:52 pm

    Finalmente. Esta novela de transferência, a fazer lembrar anos passados, é algo que, arrastando no tempo, começa a incomodar.

    Dossiê fechado, agora é trabalhar, fazer golos que garantam vitórias e que estas garantam títulos, que é disso que um clube da grandeza e dimensão do Sporting vive.

    Quanto ao preço é o que é, os PL são sempre mais caros, acredito que pagamos porque podemos (esta direcção tem sido responsável no aspecto financeiro). Que daqui há umas semanas seja um não assunto face ao rendimento do jogador.

    Agora é trazer um #6 e um ala direito com urgência.

    Bem vindo Viktor!

  • Kacal
    Posted Julho 13, 2023 at 3:15 pm

    Finalmente o Sporting consegue fechar uma das maiores lacunas que tem tido na equipa nos anos recentes! Virou “novela” mas lá fecharam a contratação. E ainda bem porque depois do arrastar das coisas e sendo ele claramente a prioridade do Sporting falhar a contratação seria um rombo na preparação da época, mas acabou por correr bem. Do que vi acho que vai colmatar bem a lacuna e o Sporting faz uma grande contratação, embora overpriced na minha opinião mas pronto dada a necessidade do Sporting nesta posição e o desespero de ser esta a única escolha que pareceu haver como prioridade, além de outros possíveis interessados no jogador que devem ter existido e o Conventry estar disposto a perde-lo a custo zero para o ano, só mesmo a pagar acima do valor é que seria possível fechar a contratação agora para iniciar a pré-temporada e é o sucesso do mesmo que vai ditar se valeu a pena o esforço ou não. Há que apoiar o jogador e dar o benefício da duvida tirando depois as conclusões. É preciso dar 1-2 épocas pelo menos ao jogador. Lembro-me logo do Darwin que na 1ª época não foi totalmente convicente e depois na 2ª afirmou-se. Há que ter paciência mas dinheiro à parte parece-me um ótimo reforço! Avançado alto, imponente fisicamente, que ataca bem a profundidade mas que tem capacidade técnica, de drible e também mobilidade q.b para ter impacto interessante noutras zonas que não apenas a zona de finalização dentro da grande area como demonstram as 12 assistências na época que passou. E tem golo claro, mas acredito que cá adaptando-se bem e a equipa se adaptando bem a ele também pode ser mais goleador até. Parece ser um jogador competitivo tambem o que é bom. Na prática vamos ver se corresponde, mas na teoria parece-me bem apostado por parte do Sporting com risco do valor que custou mas por vezes quem não arrisca não petisca e se fosse sportinguista estaria entusiasmado e otimista com este reforço!

    A parte negativa ou menos positiva desta contratação é que o Sporting pelos vistos foi além do próprio limite que traçou. Supostamente começaram abaixo dos 20 milhões e depois o limite seria os 20 mas acabam por pagar 24. Isto pode demonstrar aos outros clubes que o Sporting não tem plano B e assim eles baterem o pé para sacar o máximo possível como alguém referiu num post que li e até concordo. Arrastou-se em demasia este processo e o Sporting devia ter sido mais firme. Se o jogador calha de não ter sucesso vão cair em cima da direcção porque puseram-se a jeito disso, deviam ter mostrado que tinham mais alternativas.

    Isto faz lembrar a contratação do Darwin por parte do Benfica. Ambos jogaram e renderam em segundas divisões de países de topo com um na 2ª divisão espanhola e outro na 2ª divisão inglesa. Ambos são avançados que não são fixos, capazes de cair mais na ala e explorar a profundidade com ambos a serem capazes fisicamente. Não estou a comparar a qualidade dos jogadores mas sim o contexto do negócio e as suas características de jogo. Mas depois há um pormenor relevante que é a idade o que aumenta o valor de mercado em relação ao outro assim como a possibilidade de uma maior venda no futuro em relação ao outro. Sendo que o Benfica tem uma maior capacidade na venda de ativos que o Sporting atualmente. Embora o Sporting tenha melhorado bastante e venda bem e caro o Benfica está acima com vendas de 100 ou mais milhões. Gyokeres tem 25 anos, o Darwin quando chegou tinha 21 tendo feito duas épocas saindo para o Liverpool aos 23. O sueco fazendo duas épocas terá 27 anos o que continua a ser uma ótima idade mas a margem será menor. Inclusive custaram os dois um valor idêntico a Benfica e Sporting, curiosamente. Isto para concluir que talvez o Sporting tenha tentado um “efeito Darwin” e acredite que Gyokeres vá ter impacto e sair daqui a 1-2 anos por “100 milhões”. Mas depois de Paulinho ter custado 16 agora Gyokeres 24 o risco aumenta porque em caso de falhanço continuam sem PL e com 40 milhões deitados ao lixo o que tem peso nas contas e fragiliza a direcção.

    Mas pronto seja como for, embora não ache que o Sporting vá vender o Gyokeres por valores astrónomicos, acredito convictamente que ele vai agarrar a titularidade cá, vai dar rendimento e ter forte impacto. E acredito muito também que o Sporting vai pelo menos vende-lo pelo dobro ou mais do que comprou (uma venda acima dos 50). Mas no momento são suposições e prognósticos meus apenas, o tempo dirá. Agora é bom que o Sporting acerte caso contrário é péssimo.

    Eu como adepto de futebol e torcedor do futebol português espero uns rivais fortes porque gosto de competição e para ganhar que seja aos melhores portanto esta contratação entusiasma-me e faz-me querer acompanhar os jogos do Sporting, curioso e expectante por ver o que fará em Alvalade mas acredito no seu sucesso. Deixo aqui o meu prognóstico de que Gyokeres marca mais de 15 golos na Liga (mínimo) e faz pelo menos 5 assistências (mínimo) e será um dos melhores marcadores!

    E junto ao meu comentário deixo uma imagem que vi já que comparei com Darwin de dados estatísticos da época de Gyokeres no Coventry em 22/23 e do Darwin em 19/20 na II divisão espanhola. Sendo o Championship superior em teoria. Não quer dizer que as coisas corram igual nem diz tudo mas estes dados podem deixar os sportinguistas entusiasmados tendo em conta o impacto do Darwin cá, a ver vamos mas eu ficaria!

    PS:. Não sabia que agora não dá para pôr imagens juntamente com o comentário ou pelo menos não consigo faze-lo mas só dizer que esses dados são do Goal Point e o Gyokeres venceu em um parametro.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 5:03 pm

      15 golos e 5 assistência depois de ter feito melhor no Championship parece-me um fracasso. Esses são números de Trincao quase. Gyökeres tem de fazer bem melhor, ser decisivo em momentos chave e ainda dar retorno. Tem de ser um Bas Dost.

      • Kacal
        Posted Julho 13, 2023 at 7:59 pm

        Eu disse “mínimo” o que é a palavra-chave do que falei porque indica que poderá fazer mais do que isso. Além disso referi que para mim iria estar entre os melhores marcadores da Liga. A não ser que aches que o melhor marcador vai ter menos de 18-20 golos, indica logo que ele terá mais que 15. É só ler com atenção e interpretar!

        Depois se o Gyokeres fizer 15 golos e 5 assistências e juntar a Pote ter os grandes números que tem sempre mais outros jogadores terem outros bons números mesmo que mais baixos (Edwards, Trincão, Paulinho, etc) o Sporting ficará sempre mais forte e perto da vitória. Basta ver o que Paulinho e Chermiti juntos fizeram na época que passou com 8 golos e 6 assistências em conjunto. Já seria um upgrade!

        Mas sim pela qualidade que Gyokeres apresenta e o valor que custou, precisa de marcar uns 25-30 golos em todas as competições mais umas quantas assistências, concordo. Mas o meu comentário não disse o contrário como referi sobre o “mínimo”.

        Ainda assim a comparação com o Championship faz pouco sentido já que nos últimos 5 anos o melhor marcador da nossa Liga teve 23 golos por duas vezes, 22 noutra, 18 noutra e 26 noutra. Já o Championship nesses mesmos anos teve 29 numa, 26 noutra, 31 noutra, 43 noutra e 28 noutra portanto como vês é mais fácil marcar no Championship que na Liga Portuguesa portanto não seria de admirar que cá marcasse menos que marcou no Championship onde marcou 22 portanto se cá marcar 20 será menos mas para época de estreia acho que não faz sentido considerar um fracasso, na minha opinião.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 13, 2023 at 9:42 pm

          Isso é assim agora. Porque não temos goleadores como tínhamos com o Jonas ou o Bas Dost. Ou o Falcão, ou o Jackson. Ou o Lisandro, o Liedson, ou o Cardozo. Ou mesmo o Jardel.

          Se calhar durante esse tempo tínhamos mais golos marcados pelo melhor marcador do que o Championship.

          Quanto ao resto, é a pressão normal que ele vai sentir. Normal para quem custou 20M mais % de mais valias e objetivos que podem ser 4 e ainda os custos de intermediação que são 2M.

          • Kacal
            Posted Julho 14, 2023 at 12:06 am

            Certo mas o Liedson em 6 ou 7 épocas de Sporting só por duas vezes marcou mais de 15 golos na Liga mas era um grande avançado e dava mais ao jogo que apenas golos. Certo que a Liga tinha 30 jornadas e não 34 mas mesmo assim nunca foi tão goleador como outros.

            O Bas Dost para muitos era mal visto mesmo marcando muito porque pouco dava ao jogo.

            O Gyokeres caso marque 15 golos na Liga e faça 5 assistências se calhar ajudando noutros tantos em que não marca nem assiste mas participa na jogada colectiva com a sua qualidade e movimentações. Lembrando que eu falei apenas na Liga portanto ele pode marcar mais noutras competições e ter 20 golos e 10 assistências por exemplo, seria mau para época de estreia cá? Seria um fracasso? É aqui que discordo de ti. Outros marcariam mais mas podem ter dado menos ao jogo o que importa também.

            Darwin marcou 6 golos na Liga na época de estreia… depois marcou 26 na 2ª época e deu o salto para o Liverpool! Se o Gyokeres marcar 15 já faria bem melhor mas eu falei em mínimo como disse e repito portanto pode fazer mais.

            E por acaso continuávamos a ter menos golos marcados que o Championship tem atualmente, nessa altura. Desde 2010/2011 tivemos 3 épocas onde Jonas e Bas Dost desequilibraram as coisas e marcaram quase 30 e 30 e tal noutras. Mas de resto foi 26 numa ou duas épocas e o resto 23 para baixo.

            O Championship desde 2010 em 13 épocas o melhor marcador fez por uma vez 23 golos logo em 2010/2011, mas nas outras tirando outro ano em que foi 25 golos. Todos os anos o melhor marcador teve 27 ou mais golos, a média é mais alta. Mas também o campeonato tem mais jogos naturalmente, mas cá não é tão fácil marcar golos como parece. Só avançados como Jonas, Cardozo, Falcao, Jackson e Bas Dost é que desequilibraram a balança. Tens que ser realmente bom e/ou goleador. Vejo capacidade para tal no Gyokeres mas não é qualquer um que cá marca mais de 20-22 golos na Liga numa época.

            E a pressão será natural para o que custou como dizes e concordo e também o quanto o Sporting apostou tudo nele e criou expectativas nos adeptos com a “novela”. Criou o tal hype. Mas acho que ele vai corresponder!

            Se tiver mesmo que apostar a sério vou com um valor entre 24 e os 28 golos na época (todas as competições) sendo 18 ou acima na Liga e umas 8-9 assistências na época sendo pelo menos 5-6 na Liga. Se tiver menos que isto podes vir aqui dizer que sou um tretas!

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 14, 2023 at 8:48 am

              Tranquilo nao digo nada que és um tretas, estamos a falar do futuro.
              Obrigado pelos dados do Championship.

              24/28 golos sao numeros de Bas Dost, já ficava contente, assinava por baixo.

              SL

              • Kacal
                Posted Julho 14, 2023 at 4:35 pm

                Isso do tretas foi mais para mostrar que acredito na minha opinião sobre o jogador e o seu possível sucesso no Sporting. Mas podes vir cobrar depois eheh

                E não tens de quê, fiz a pesquisa para ajudar no debate!

                Sem duvida e acredito nesses números mais umas quantas assistências e uma colaboração boa no jogo colectivo da equipa! Agora é esperar e o tempo dirá!

                Saudações DesPortistas

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Julho 13, 2023 at 10:25 pm

      Calma…. respira.

      • Kacal
        Posted Julho 13, 2023 at 11:34 pm

        Não percebi se o teu comentário era para mim mas se foi é bastante infeliz. Tentar contribuir com algo mais positivo e interessante para debate no post que é para o que estamos aqui. Se não for para mim peço já desculpa em avanço!

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 13, 2023 at 3:20 pm

    O vídeo da apresentação é alguma referência ao Bane, antagonista do Batman?

  • henry14
    Posted Julho 13, 2023 at 3:31 pm

    Muitos criticaram o SCP apostar todas as fichas neste avançado mas eu vou um pouco contra a corrente. Se era este o jogador que o treinador queria, acho que fez muito bem o SCP fazer-lhe a vontade. É certo que Amorim não é perfeito e já cometeu os seus erros mas sem ele muito provavelmente também nem existiam Nuno Mendes, Inácio, Matheus Nunes, entre outros.
    Era clarinho que o SCP precisava de um avançado, mesmo na época em que foram campões precisavam e eu até me arrisco a dizer que precisavam doutro. Sporar, TT e Paulinho não têm nível para o SCP. E provavelmente Chermiti também não terá mas a esse ainda dou o benefício da dúvida. Fica a faltar um lateral direito titular, dois médios e quem sabe um extremo esquerdo.

    • bong0
      Posted Julho 13, 2023 at 3:42 pm

      Não tenho visto muitas críticas e as que vão aparecendo é pelo facto de terem gasto 24M, o que seria quase a totalidade do orçamento de transferências numa época normal, num único jogador e para uma posição que não era a mais necessitada (a somar a isto, tanto presidente como treinador andaram quase uma época inteira a frisar isso). No entanto, acho que o SCP ainda pode ter uns milhões para gastar e assim reforçar outros setores mais necessitados. Caso não o faça é que é caso para preocupação, é que atualmente acho o plantel muito desequilibrado em termos de qualidade.

      • henry14
        Posted Julho 13, 2023 at 4:20 pm

        A posição não era a mais necessitada? No máximo é 50/50 com a posição do Ugarte. Ponta de lança é uma posição necessitada há 3 épocas.

        Não tens visto críticas mas eu tenho. Ou por o Sporting estar a dar mais dinheiro do que o jogador vale, ou por pagar 20M por um jogador da segunda divisão, ou por não ter plano B, etc. Atenção são críticas legítimas mas simplesmente acho que o SCP mais tarde ou mais cedo teria que se render às evidências do mercado e pagar as “batuladas” que este o exige. Se continuar a encontrar Potes, Ugartes, Diomandes aqui em Portugal e talentos na formação, perfeito. Caso contrário tem que abrir cordões à bolsa. E com tanto dinheiro amealhado nas transferências de Ugarte, Matheus e por aí fora obrigatoriamente teriam que ter esse dinheiro.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 13, 2023 at 5:00 pm

      Extremo esquerdo não acredito que venha alguém, parece-me que Amorim utilizará o Trincao aí. Quanto muito vira uma opção de rotação.

  • Dr. Esgaio
    Posted Julho 13, 2023 at 3:48 pm

    O Esgaio a assistir este Homem vai ser mel ?

  • Naskaly
    Posted Julho 13, 2023 at 3:52 pm

    Não lhe desejo sorte, por não ser do meu clube, mas acredito que vá ser um avançado que vai fazer golos em Portugal

  • disturbed17
    Posted Julho 13, 2023 at 3:58 pm

    É uma quantia avultada sim, principalmente porque terminava contrato no final da época, mas é com reforços assim que o Sporting pode continuar a ser candidato ao título.
    A nível individual acredito que facilmente marca 15/20 golos por época, mas não é jogador apenas para marcar golos.
    A nível tático acredito que Amorim vá intercalar entre o 5-2-3 mais habitual e um 5-3-2 e tornar a equipa mais imprevisível, os adversários já conheciam bem demais o esquema táctico do Sporting e tem de haver mudanças nesse sentido.

  • offtopicguy93
    Posted Julho 13, 2023 at 4:44 pm

    Nunca o vi jogar e duvido que alguém do blog tenha visto um jogo completo dele, mas a 1 ano de acabar contrato custar 24M alguma coisa terá que jogar! Veremos como se adapta ao futebol português, espero que não se adapte (como benfiquista) mas se for realmente bom, é mais um jogador para valorizar a liga

  • Stravinsky
    Posted Julho 13, 2023 at 5:32 pm

    Estourar 20M num suplente do Paulinho…. Só no Sporting mesmo.

    • henry14
      Posted Julho 13, 2023 at 5:46 pm

      É óbvio que vai ser titular maior parte dos jogos, vai uma aposta?

      • Stravinsky
        Posted Julho 13, 2023 at 6:00 pm

        Com um valor astronómico destes seria estranho não ser titular a maior parte dos jogos… mas não subestimes o amor do Amorim pelo Paulinho.

      • DICAS
        Posted Julho 13, 2023 at 6:03 pm

        EPA eu até faço uma aposta contigo.

        Aposto que o Paulinho terá tempo de jogo semelhante a Vik (sem lesões prolongadas de ambos claro ). Não sei quem sai, mas o Paulius vai continuar a jogar.

        No máximo Paulinho vai ter menos 20% de tempo de jogo do Sueco.

        Olha o que te digo. Para o trincas faço a mesma previsão.

        Pelo andar da carruagem vamos perder o nosso jogador com mais potencial na frente, Edwards, e o Pote que até já é 8, deverá jogar com Morita … Os fetiches vão jogar der por onde der.

        O homem já se viu que não muda.

        • henry14
          Posted Julho 13, 2023 at 6:39 pm

          Se isso eventualmente acontecer, vou assumir que Giokeres será um negócio ruinoso. Porque não estou a ver Amorim a jogar com os 2 ao mesmo tempo. Se isso acontecer será a exceção e não a regra.

          Quanto ao Trincão, não quero apostar porque ainda não percebi se rende mais à esquerda ou à direita e se vem mais alguém para essas posições ou não. Eu metia Edwards na direita, Giokeres no centro e Pote na esquerda. Claro que não estou à espera dum super rendimento de Pote. Vai andar lá perdido na Maior parte do jogo como sempre mas vai subir os números. E independentemente de gostarmos ou não do estilo, números são sempre importantes. Trincão e Paulinho começariam no banco. Claro, mas para isto faltam médioS para soltar Pote na frente.

          Vais a perder a aposta Dicas, o Amorim é teimoso mas não é burro ?.

          Agora o futebol está sempre a surpreender-nos. Isto também pode ser o maior barrete do século e os sportinguistas até terem saudades do Paulinho. A verdade é que quase ninguém conhece o jogador e a maior parte está a avaliar o jogador pelos números e pelos pormenores dos vídeo. Que é o meu caso ?.
          Abraço.

          • DICAS
            Posted Julho 13, 2023 at 9:37 pm

            Obrigado pelo comentário Henry !

            Concordo contigo 100% contigo no trio titular. Pote Viktor e Edwards fácil. Mas deixar dois dos fetiches no banco ? Quando ambos somados dão 26M … No banco ? Não me cheira.

            O Trinquinhas vai continuar a ter imensas oportunidades e o Paulinho até me parece ser daqueles jogadores que se parar de.ter.tempo.de.jogo é capaz de começar aos poucos a virar o balneário contra o sueco. É o gajo que é influente e tal mas é péssimo jogador. São os mais perigosos a minar o balneario

  • DICAS
    Posted Julho 13, 2023 at 5:58 pm

    Parece ser um jogador que tem potencial para se correr bem, ser um monstro da liga mas sinceramente com o Amorim já não digo nada … Aposto que vai andar a rodar com o Paulinho ou mesmo jogar juntos já que o Amorim fez da missão dele proteger o português e o seus amigos esgaio e trincao. O que todos têm em comum ? São fracos que dói.

    Este sueco parece ter tudo para ser uma contratação acertada, agora pode não resultar como é óbvio.

    Also, mais uma vez o Sporting a comprar muito mal a nível financeiro pois o treinador deve exigir que já que perde peças importantes tem de ter os seus fetiches, que normalmente sao fracos. Espero que a tendência mude com este senhor mas claro.

    Se marcar menos de 20 golos vai ser flop.
    Estatisticamente os jogadores mais caros da liga são maioritariamente flops
    O Sporting parte claramente atrás dos rivais como tal a probabilidade de ter uma época “boa” não é assim tão alta o que desvqloriza o valor dos jogadores.

    Agora claro! Se ele for mesmo bom e o Amorim não estiver a queima-lo a tentar dar tempo de jogo ao limitado do Paulinho, vai mostrá-lo e será uma bomba.

    • Pao com Presunto
      Posted Julho 14, 2023 at 12:13 pm

      Coitado do rapaz, nem tem direito a 1 época de adaptação.

      Já a outros jogadores dá-se n épocas à espera que explodam.

      • DICAS
        Posted Julho 14, 2023 at 6:01 pm

        Ok eu darei uma época de adaptação mas garanto que a imprensa e a opinião dos rivais não vai dar. Não se trata-se de um jogador do Sporting.

        Se ele não marcar vá lá 15 no mínimo garanto que vai começar pressão que os avançados do Sporting geralmente sofrem “Viktor já não marca desde X” , ” Chermiti a tentar roubar lugar a Viktor”, etc

        • Pao com Presunto
          Posted Julho 14, 2023 at 8:51 pm

          Isso já não era uma má informação. É que o Chermiti na época passada nem ao Paulinho fez competição para roubar o lugar.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 14, 2023 at 11:26 pm

          Eu estou a marimbar-me para a imprensa e para a opinião dos rivais. Esta última então entra a 100 e sai a 200. Preocupa-me é a nossa opinião.

  • coach407
    Posted Julho 14, 2023 at 10:29 am

    Não é um ponta de lança “puro” efetivamente, não é aquele 9 que é uma referência.

    Acaba por ser um “mini-Darwin”. Não tem a velocidade do Darwin (dos jogadores mais rápidos do mundo), mas até é rápido. É muito forte, muito forte mesmo, coloca um braço no defesa e o defesa nem se mexe.

    Está longe de ser um jogador que espante do ponto de vista técnico, mas com as suas caraterísticas físicas também consegue passar por adversários no drible e acaba a cair na linha e a procurar esses espaços constantemente (lá está, um pouco como o Darwin, mas sem o motor surreal do uruguaio).

    Em relação ao Paulinho, acrescenta aquilo que falta muito no ataque do Sporting que é agressividade, um jogador combativo, mostra os dentes aos centrais e esmaga-os pelos seus atributos físicos.

    Não é ótimo a movimentar-se dentro de área (novamente, tal como o Darwin), nem sequer é um bom cabeceador (ao contrário do Darwin que é bem superior), mas com certeza tem argumentos dentro de área bem superiores, no geral, ao Paulinho que é muito passivo.

    Claro que não podem esperar que seja tão bom tecnicamente como o Paulinho. Nada disso, vai ter lances constrangedores do ponto de vista técnico (tal como o Darwin).

    No geral, é claramente uma mais-valia no plantel e, perante Paulinho, não terá dificuldade em acrescentar mais.

    • Pao com Presunto
      Posted Julho 14, 2023 at 12:11 pm

      Vou guardar este comentário para vermos no próximo ano o que é mais constrangedor: a aparente gritante falta de técnica do jogador, ou este comentário.

      • coach407
        Posted Julho 14, 2023 at 1:23 pm

        Estás a falar de um comentário que compara o reforço do Sporting com um dos melhores reforços da história do futebol português (Darwin Nuñez), mas achas que o critiquei.

        Achas que quê? Que o Sporting contratou o melhor jogador do Mundo? É que se comparar com o Darwin Nunez, jogador do Liverpool (não é do Coventry nem dos outros interessados – Fulham, West Ham, Everton, Burnley, Brentford, Wolves, Brighton ou Crystal Palace), é um insulto então não sei o que é um elogio.

        Obviamente o Gyokeres não é um primor técnico e vai ter momentos constrangedores tecnicamente, tal como tiveram o Darwin, o Vinicius, o Gonçalo Ramos, o Yaremchuk…

        E estou a falar de avançados muito bem sucedidos nas suas carreiras e que proporcionaram ou podem proporcionar boas transferências ao Benfica, jogarem em campeonatos de topo, etc.

        O Gyokeres em termos físicos é uma ‘besta’ e é esse o tipo de avançado dele. Se fosse rápido, forte, agressivo e ainda fosse bom tecnicamente então, amigo, não jogava no Sporting, jogava no Real Madrid. Ou achas que o Sporting é o único que vê o Championship? É que, ainda por cima, não tens nenhum avanço tão forte fisicamente como o Gyokeres e realmente bom tecnicamente no topo do futebol mundial… É normal, não é por isso que deixa de ser muito bom para o Sporting e até pode dar um salto maior como deram muitos avançados que tecnicamente não são incríveis.

        • Pao com Presunto
          Posted Julho 14, 2023 at 8:00 pm

          A minha única questão é: porque é que é preciso forçar tanto comparações com o Darwin (trend do momento no blog), se pelos vistos têm muito pouco a ver um com o outro (a posição e o preço e de serem de Segunda Liga?).

          Substancialmente dizem que é diferente de Darwin, ok. Não há debate então. No final de 2 épocas faz-se o balanço.

          • coach407
            Posted Julho 14, 2023 at 9:20 pm

            Não sabia que era uma trend no blog sequer.

            Se eu comparo é porque eu acho que têm alguma coisa a ver. Basta ler o meu comentário onde explico as semelhanças.

          • Kacal
            Posted Julho 14, 2023 at 10:22 pm

            Custaram o mesmo, ambos vieram de segundas ligas e têm várias características de jogo em comum. Foram contratados ambos para jogar cá e um para cada rival. Darwin foi bem sucedido e deu o salto dando muitos milhões ao Benfica. É normal que se faça a comparação para aferir que o Gyokeres poderá ter muitas hipóteses de sucesso. Além disso a clausula d rescisão dl é do valor que o Darwin foi vendido ao Liverpool. Acho válida a comparação!

            O que não significa que o Gyokeres não possa ter uma ou outra diferença no seu jogo mas se render e ainda for vendido por metade do Darwin já seria ótimo!

            • coach407
              Posted Julho 15, 2023 at 2:21 pm

              Percebo quem compare por isso, mas a minha comparação foi indiferente a jogar numa segunda liga, quanto custaram, cláusula de rescisão ou quanto podem valer…

              Eu comparei as caraterísticas apenas.

              Aliás, já disse algumas vezes que para mim o Championship é o 6º melhor campeonato do Mundo, não olho para um reforço do Championship como alguém que veio de uma 2ª linha desportiva já que lá defronta adversários bem melhores do que vai defrontar no campeonato português.

              Aliás, até para os grandes em Portugal não é fácil contratar jogadores de destaque no Championship. O Sporting conseguiu aqui um jogador, mas teve de fazer um investimento enorme e, claro, como o próprio disse: era o clube mais interessado porque se houvesse um Burnley desta vida que quisesse mesmo como topo de prioridades… não vais querer competir financeiramente.

              Dizer isto é assustador, mas é verdade, um Burnley, se quiser, esmaga um Sporting no mercado do ponto de vista financeiro. Aliás, basta ver como chegam ali ao Man City e pagam £19M por um guarda-redes… que tem jogado na 3ª divisão inglesa. Se quisessem dar 30M€ por este jogador era tranquilíssimo e o Sporting nem o cheirava. É outra dimensão financeira.

              E o Benfica para dar 10M€ pelo Bento borra-se todo. Ou o Sporting para dar estes valores por um avançado.

  • Jamil Barreiros
    Posted Julho 15, 2023 at 2:16 am

    Pelos valores que veio (22+4 M€), havia opções bem melhores, como por exemplo Elye Wahi, PLança do Montpellier, , 19 Golos e 5 assistências na 1ªLiga Francesa, mas…

Deixa um comentário